PVC Luiz e Lucas

10
Policloreto de vinila (PVC) Curso de Licenciatura em Química – 6º Período Luiz Henrique Ribeiro Dos Santos Lucas castro

description

PVC

Transcript of PVC Luiz e Lucas

Page 1: PVC Luiz e Lucas

Policloreto de vinila (PVC)

Curso de Licenciatura em Química – 6º PeríodoLuiz Henrique Ribeiro Dos Santos

Lucas castro

Page 2: PVC Luiz e Lucas

O PVC é o segundo termoplástico mais consumido em todo o mundo, com uma demanda mundial de resina superior a 35 milhões de toneladas no ano de 2005, sendo a capacidade mundial de produção de resinas de PVC estimada em cerca de 36 milhões de toneladas ao ano.

Dessa demanda total, 21% foram consumidos na América do Norte (principalmente nos Estados Unidos), 20% na China, 18% nos países da Europa Ocidental e 5% no Japão. O Brasil foi responsável pelo consumo de cerca de 2% da demanda mundial de resinas de PVC

Demanda Comercial

Page 3: PVC Luiz e Lucas
Page 4: PVC Luiz e Lucas

A polimerização via radicais livres do cloreto de vinila produz um polímero de coloração branca, com alta massa molar, rígido e quebradiço.

Polimerização

Page 5: PVC Luiz e Lucas

Cerca de 10 a 15% do PVC consumido mundialmente é produzido pelas técnicas de polimerização em emulsão e micro-suspensão. Por estes processos, obtêm-se os chamados látices de PVC, que são definidos como emulsões estáveis de pequenas partículas de polímero em água, contendo ainda pequenas quantidades de constituintes não poliméricos, tais como emulsificantes e aditivos ( Estabilizantes térmicos, compatibilizantes, espessantes, antiespumantes, plastificantes, cargas e pigmentos) As partículas formadas apresentam tamanho médio da ordem de 0,1 a 0,25 µm.

Page 6: PVC Luiz e Lucas
Page 7: PVC Luiz e Lucas

As principais aplicações do PVC:

* Médico-hospitalar: embalagens para medicamentos, bolsas de sangue, tubos para transfusão e hemodiálise* Brinquedos e artigos infláveis: bolas, bóias, colchões e barcos, etc.;* Artigos escolares: facilmente moldados, têm grande variedade de aspectos (cor, brilho, transparência) e baixo custo;* Embalagens* Tecidos, malas e bolsas;* Garrafas* Estruturas de computadores: assim como peças técnicas destinadas à indústria eletrônica;* Automóveis: aplicado a revestimento de interiores devido à sua facilidade de moldagem e de manutenção;* Tubos e conexões:* Mangueiras* Laminados* Frascos* Eletro-eletrônicos: principalmente fios e cabos.

Page 8: PVC Luiz e Lucas
Page 9: PVC Luiz e Lucas

Reciclagem Química:

* O Processo Vinyloop®, Método já em operação industrial, torna possível resolver um dos únicos obstáculos para a reciclagem dos Compostos de PVC: a separação do PVC e seus aditivos dos outros materiais.O processo Vinyloop® é um processo fechado, onde um solvente reciclável é usado para dissolver o PVC, após moagem e posterior separação e secagem gerando uma quantidade mínima de resíduos adequadamente tratados.

Reciclagem Mecânica:

Após a separação mecânica, os produtos a serem reciclados são moídos, lavados e tratados para eliminação de impurezas, são então reprocessados utilizando-se diversas técnicas (granulado ou em pó) e reutilizado na produção entre outros, eletroprodutos, pisos, solados, partes para sapatos e bancos.

Page 10: PVC Luiz e Lucas