pxspxplay4

15
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CRYSTIAN DA SILVA SORATO FERNANDO DA SILVA CEOLIN ARQUITETURA: PLAYSTATION 4

description

Jogo da vida

Transcript of pxspxplay4

Page 1: pxspxplay4

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

CRYSTIAN DA SILVA SORATO

FERNANDO DA SILVA CEOLIN

ARQUITETURA:

PLAYSTATION 4

Tubarão

2015

Page 2: pxspxplay4

CRYSTIAN DA SILVA SORATo

FERNANDO DA SILVA CEOLIN

ARQUITETURA:

PLAYSTATION 4

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Ciência da Computação da Universidade do Sul de Santa Catarina

Orientadora Márcia Cargnin Martins Giraldi

Tubarão

2015

Page 3: pxspxplay4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................................4

2 ARQUITETURA JAGUAR...............................................................................................5

3 HARDWARE DO PLAYSTATION 4...............................................................................5

4 PROJETO............................................................................................................................6

5 INTERFACE.......................................................................................................................6

6 MÍDIA FÍSICA E CONEXÕES EXTERNAS .................................................................7

7 DUALSHOCK 4..................................................................................................................7

8 CONCLUSÃO .....................................................................................................................8

ANEXOS....................................................................................................................................9

ANEXO A – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS.....................................................................9

ANEXO B – DIMENSÃO........................................................................................................9

ANEXO C – PS4 POR DENTRO..........................................................................................10

REFERÊNCIAS......................................................................................................................11

Page 4: pxspxplay4

Introdução

O  intuito  desse trabalho é a  apresentação  da  nossa pesquisa  sobre  a arquitetura do console  comercial  PlayStation 4. 

Sendo  a  SONY  a  empresa  responsável  por  projetar  e  fabricar  o  console, lançado  em  2013  na  E3  (a  maior  exposição  de entretenimento eletrônico mundial).  SONY,  é  uma  das  maiores   fabricantes  de  consoles  e  outros  dispositivos eletrônicos  que  vem  dominando  o mercado desde o lançamento do seu primeiro console, o  Playstation  1.

Ela adota  a  arquitetura  Jaguar,  desenvolvida  pela  AMD para os seus últimos projetos. Tendo  em vista  isso,  o  trabalho  fara uma apresentação sobre a sua arquitetura e suas particularidades.

4

Page 5: pxspxplay4

2. Arquitetura Jaguar 

A AMD (Advanced Micro Devicers ou Micro Dispositivos Avançados) é uma empresa norte-americana que fabrica circuitos integrados, principalmente processadores de uso geral (x86 e x64), e processadores gráficos.

Sendo ela a criadora do jaguar, uma arquitetura desenvolvida para consoles, sistemas embarcados, tablets e outros dispositivos mais compactos que necessitam de menos energia.

3. Hardware do PlayStation 4

O planejamento da nova máquina começou pouco tempo após o lançamento do PlayStation 3. Mais precisamente, cerca de um ano depois.

A empresa baseou o projeto do aparelho na parceria com os desenvolvedores, ou seja, ela se reuniu com os principais estúdios de jogos do mundo e perguntou em que tipo de máquina eles queriam trabalhar na próxima geração. Entre os principais requisitos estava um aparelho com memória unificada, ou seja, vídeo e sistema compartilhando os mesmos bits de dados.

Quem ficou a cargo de desenvolver CPU (Unidade de processamento central) e GPU (Unidade de processamento gráfico) foi a AMD, que criou uma APU (unidade de processamento acelerado) personalizada para o sistema. Dentro do chip estão oito núcleos da arquitetura Jaguar (x86) dividindo espaço com a GPU, uma versão modificada dos chips Radeon.

De acordo com a Sony, o chip gráfico do PlayStation 4 possui capacidade de processamento de 1,84 TFLOPS (operações de ponto flutuante por segundo) e é capaz de realizar a renderização de gráficos, física e muito mais. A GPU é baseada na arquitetura GCN (Graphics Core Next) da AMD. O chip possui 18 unidades de computação, o que resulta em 1152 stream processors (nome dado a esta nova tecnologia gráfica) e 72 unidades de textura.

Os 8 GB de memória GDDR5 (16 vezes mais do que a encontrada na PlayStation 3) rodam a 5.500 MHz com uma banda de 256 bits, resultando em uma velocidade de 176 GB por segundo. Se compararmos essas especificações com as de um PC atual, temos uma máquina excelente, mas ainda mediana. A diferença é que, sendo um console, é possível usar todo esse poder de processamento direcionado 100% aos jogos, permitindo criar games com efeitos visuais incríveis.

5

Page 6: pxspxplay4

4. Projeto

Segundo Mark Cerny (arquiteto chefe do PlayStation 4), o microprocessador x86 tem uma historia de mais de 30 anos. É possível rodar códigos escritos em 1978 (quando o chip original foi criado) nos chips atuais. O arquiteto e sua equipe tiveram que estudar todo o manual para entender a evolução desta tecnologia e preparar apresentações para as equipes internas da SONY de forma a provar que o x86 era uma opção viável no desenvolvimento de jogos.

O x86 é um microprocessador mais comum em desktops, que segue a linha de arquitetura CISC (Complex Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Complexo de Instruções) que permite executar centenas de instruções complexas diferentes, o que o torna mais versátil, pois é possível trabalhar de diversas formas com os registradores do processador.

A memoria unificada também foi um dos pontos que chamam a atenção para o console, pois em seus antecessores havia muitas limitações o que atrapalhavam os estúdios, foi algo que muitos pediram a Cerny que fosse resolvido. Com a memoria unificada Cerny espera que o desenvolvimento de jogos seja mais rápido e flexível.

Ele também acredita que o ciclo de vida do PlayStation 4 será tão longo quanto seu antecessor (cerca de 10 anos). Sabendo disso a equipe criou diversas funcionalidades e ferramentas para que os desenvolvedores explorem durante os próximos anos e incorporem em seus futuros projetos.

5. Interface Sucedendo sua antiga interface de usuário Xrossmediabar, a atual Playstation Dinâmic Menu é bela, agradável, intuitiva e ligeiramente simples.

Conta com um sistema de troféus, aplicativo para mensagens instantâneas, histórico de atividades recentes, biblioteca de jogos, navegador, a loja virtual playstation store, tem suporte a diversos aplicativos, possui vários nativos e de terceiros, como o Netflix, serviço mundialmente conhecido por fornecer filmes para assistir online, e o The Play room, um aplicativo que se utiliza da câmera para fazer divertidas interações da realidade com personagens virtuais.

Possui um sistema de compartilhamento, que inclusive para ativa-lo usa-se o controle, pressionando o botão Share, quando feito o usuário pode percorrer os últimos minutos de um jogo e a seu critério enviar para websites como twitter, facebook, youtube ou até mesmo para usuários individuais da playstation network, pode-se também fazer streaming ao vivo, além de poder dar controle total a outro jogador, mesmo que este não possua o jogo em questão.

A interface pode ser controlada por voz, utilizando-se de um microfone ou da Playstation câmera. Mais de uma tarefa pode ser executada simultaneamente.

6

Page 7: pxspxplay4

6. Mídia física e conexões externas

A mídia física principal do console continua sendo o Blu-ray, mas os jogos podem ser adquiridos por meio digital na PlayStation Store, já que a Sony prometeu dar mais destaque a essa apresentação, trazendo todos os seus lançamentos nos dois formatos simultaneamente.

Para a instalação dos games, o console traz um HD de 500 GB que pode ser substituído pelo jogador com facilidade (o PS4 não aceita armazenamento externo). Um dos recursos interessantes do sistema é a possibilidade de se jogar enquanto o jogo ainda é baixado.

Outra novidade em termos de download é que, como o PS4 pode ser deixado em modo de espera. Os dados continuam sendo baixados mesmo em stand by, o que ajuda a economizar tempo.

Para conexão com a internet, existe um conector Ethernet e WiFi IEEE 802.11b/g/n que, trabalha a 2,4 GHz.

A Sony deixou de lado as saídas analógicas do console e agora tudo é completamente digital. O PlayStation 4 suporta resolução HD (720p), Full HD (1080p e 1080i). O console também suporta telas de baixa definição sem problemas.

Ao contrário do PlayStation 3, que chegou com suporte a leitores de cartão, infravermelho e outros, o novo console da Sony traz apenas duas portas USB 3.0 na parte da frente. Bluetooth 2.1, uma porta auxiliar para a ligação com a PlayStation Câmera, uma câmara digital que detecta movimentos, introduzida inicialmente na PlayStation 3.

O sistema de refrigeração do console é bastante eficiente. Mesmo com a fonte interna é possível ver que o cooler consegue retirar grande parte do calor dos componentes.

7. Dual Shock 4

O novo controlador conta com as mesmas funcionalidades de seus antecessores, porém contém diversas melhorias, seu design pela primeira vez foi alterado, desde a primeira geração, ergonomia aperfeiçoada, está mais confortável segurá-lo.

Conta com sensor de movimentos de seis eixos, possui uma superfície touchpad, tem adequação para navegação em redes sociais, que são acessadas rapidamente pelo botão share incluso no controle, a lightbar, um painel com leds que oferecem uma forma simples de identificar jogadores e também dar informações úteis do jogo, como quando um personagem está com ferimento grave. Possui um autofalante e entrada para fones de ouvido.

7

Page 8: pxspxplay4

Conclusão

A SONY adotou uma arquitetura comum para direcionar o centro da próxima geração de consoles. A combinação de uso eficiente de energia e desempenho oferecidos pelo núcleo da AMD é difícil de superar quando o objetivo é construir um console compacto e silencioso.

Utilizando seus componentes que combinar duas APU’s customizadas com 4 núcleos jaguar cada e com uma memoria GDDR5, combinados com outros componentes, foi criado o console mais poderoso em termos de processamento gráficos da atual geração

A maior parte desta criação deve-se ao arquiteto chefe da SONY Mark Cerny e sua equipe que ouviram as desenvolvedoras de jogos e seu publico para adaptar seu novo console conforme as necessidades de seus futuros projetos no ramo do entretenimento eletrônico.

Portanto o Playstation 4 ainda leva vantagem de seus concorrentes devido sua grande combinação de hardwares e a sua arquitetura personalizada.

Anexos

Anexo A (Especificações técnicas)

8

Page 9: pxspxplay4

Anexo B (Dimensão)

Anexo C (Ps4 por dentro)

9

Page 10: pxspxplay4

10

Page 11: pxspxplay4

Referências

Analise PlayStation 4 disponivel em:< http://www.tecmundo.com.br/ps4/analise-playstation-4.htm> Acesso em 14 \ junho\ 2015

Interface do PlayStation 4 disponivel em:<http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/09/playstation-4-veja-os-melhores-aplicativos-para-o-console-da-sony.html> Acesso em 14 \ junho\ 2015

Especificações do PlayStation 4 disponivel em:< https://www.playstation.com/pt-br/explore/ps4/techspecs> Acesso em 14 \ junho\ 2015

Dualshock 4 disponivel em:< http://br.playstation.com/ps4/features/dualshock4-controller> Acesso em 14 \ junho\ 2015

11