Qua, 29/05/2013

16
ANO 4 - Nº 1110 QUARTA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2013 D ISTRIBUIÇÃO G RATUITA SETE DE 12 AEROPORTOS DAS CIDADES-SEDE DA COPA DO MUNDO ESTÃO COM AS OBRAS ATRASADAS. O JK, EM BRASÍLIA, SEGUE DENTRO DO PROGRAMADO E DEVE SER ENTREGUE EM MAIO DO PRÓXIMO ANO Dois veículos aéreos não tripulados ajudarão na segurança da abertura e do encerramento da Copa das Confederações. PÁGINA 3 BRASÍLIA ALO DRONES: SEGURANÇA QUE VEM DO AR CRONOGRAMA ESTÁ NO PRAZO O GOLEIRO ARTILHEIRO, TAMBÉM CAPITÃO DA EQUIPE TRICOLOR, TREINOU COM O GRUPO, ONTEM, E ESTÁ ESCALADO PARA ENCARAR O VASCO, HOJE, ÀS 19H30, PELA SEGUNDA RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO. QUEM ADQUIRIU O PASSAPORTE PARA ASSISTIR AO CONFRONTO ENTRE BRASIL E JAPÃO, PELA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, PODE RETIRÁ-LO NO POSTO MONTADO PELA FIFA, NO CENTRO DE CONVENÇÕES ULYSSES GUIMARÃES. PÁGINA 15 Roberval Eduão Thayse Lopes Reprodução Divulgação Roberval Eduão Durante cerimônia, realizada ontem, governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou decreto que libera a convocação de mais 300 profissionais. Desde 2011, 12 mil servidores foram nomeados para a Saúde. GDF EMPOSSA 350 TÉCNICOS DE ENFERMAGEM PÁGINA 3 PÁGINA 5 INGRESSOS À DISPOSIÇÃO SÃO PAULO TEM CENI DE VOLTA PÁGINA 4 EXPECTATIVA DE AUMENTO DE 15% NAS VENDAS COM O DIA DOS NAMORADOS Sgt Jhonson /Ag Força Áerea

description

Edição de Quarta-feira, 29/05/2013 do Jornal Alô Brasília

Transcript of Qua, 29/05/2013

Page 1: Qua, 29/05/2013

ANO 4 - Nº 1110 QUARTA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2013 D I S T R I B U I Ç Ã O G R AT U I TA

SETE DE 12 AEROPORTOS DAS CIDADES-SEDE DA COPA DO MUNDO ESTÃO COM AS OBRAS ATRASADAS. O JK, EM BRASÍLIA, SEGUE DENTRO DO PROGRAMADO E DEVE SER ENTREGUE EM MAIO DO PRÓXIMO ANO

Dois veículos aéreos não tripulados ajudarão na segurança da abertura e do encerramento da Copa das Confederações.

PÁGINA 3

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO

DRONES: SEGURANÇA QUE VEM DO AR

CRONOGRAMA ESTÁ NO PRAZO

O GOLEIRO ARTILHEIRO, TAMBÉM CAPITÃO DA EQUIPE TRICOLOR, TREINOU COM O GRUPO, ONTEM, E ESTÁ ESCALADO PARA ENCARAR O VASCO, HOJE, ÀS 19H30, PELA SEGUNDA RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO.

QUEM ADQUIRIU O PASSAPORTE PARA ASSISTIR AO CONFRONTO ENTRE BRASIL E JAPÃO, PELA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, JÁ PODE RETIRÁ-LO NO POSTO MONTADO PELA FIFA, NO CENTRO DE CONVENÇÕES ULYSSES GUIMARÃES.

PÁGINA 15

Roberval Eduão

Thayse Lopes

Rep

rodu

ção

Divulgação

Roberval Eduão

Durante cerimônia, realizada ontem, governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou decreto que libera a convocação de mais 300 profi ssionais. Desde 2011, 12 mil servidores foram nomeados para a Saúde.

GDF EMPOSSA 350 TÉCNICOS DE ENFERMAGEM

PÁGINA 3PÁGINA 5

INGRESSOS À DISPOSIÇÃOSÃO PAULO TEM CENI DE VOLTA

PÁGINA 4

EXPECTATIVA DE AUMENTO DE

15% NAS VENDAS COM O DIA DOS

NAMORADOS

Sgt Jhonson /Ag Força Áerea

Page 2: Qua, 29/05/2013

pontopontopontodededepontopontopontodepontopontopontodepontopontopontodepontopontoponto vistavistavistadededevistadededevistadededevistadedede Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 32

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

Gerente de Circulação / Paulo Sérgio / [email protected]

O Alô circula diariamente em todo o

Distrito Federal - As edições impressas estão disponiveis diariamente

no portal: www.alo.com.br

Matriz / Setor Comercial Sul (SCS), quadra 05 bloco B, número 73.

Edifício Farah Brasília - DF / CEP: 70.305-000 Fone: 3335-9200

Alô Brasília Comunicação Ltda.CNPJ: 09612937/0001-92

PRESIDENTE / Hélio QueirozDIRETORA EXECUTIVA / Ivanilda [email protected] / ( 61) 3335 - 9232e-mail: [email protected]

EDITORA-CHEFE Lilian Magalhã[email protected]

SUBEDITORJoão [email protected]

TELEFONES:(61) 9972-7804(61) 9249-8324

REDAÇÃO (61) 3335-9200 e-mail - [email protected] CIRCULAÇÃO (61) 3335-9235 IMPRESSÃOGRÁFICA ALÔ BRASÍLIA

Quadra 10 Lote 25 / 26,São Sebastião - DF Fone (61) 3224-6049 / 3335-3600

TIRAGEM:45.000 exemplares (de segunda à sexta)10.000 exemplares(sábado e domingo)

BRASÍLIA

ALO

ALO

ALO

COMERCIAL

EDITOR DE ESPORTES

Ádamo Araú[email protected]

REVISOR

Rodrigo Ramthum

VALTER LUIS

Ed

it

or

ia

l

IMAG

EM D

O DI

A

OS IDOSOS do DF serão benefi ciados com mais investimentos em programas

sociais com a criação do Fundo dos Direitos do Idoso do Distrito Federal, publicado hoje no Diário Ofi cial, para

o qual a população poderá fazer doações e receber, em contrapartida,

abatimentos no Imposto de Renda

FIM DE TARDE no Lago Paranoá.

A Câmara dos Deputados deve votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público (MP), no fi nal de junho. A previsão é do presidente da Casa, depu-

tado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Segundo Henrique Alves, o ministro da Justiça, José Edu-

ardo Cardozo, pediu 30 dias para que seja construído um acordo sobre a PEC.

A PEC 37 foi apresentada em junho de 2011 pelo deputado federal e delegado de polícia Lourival Mendes (PTdoB-MA). O texto altera trecho da Constituição, indicando que a apuração das infrações penais é função privativa das polícias Civil e Fe-deral. Na prática, a medida impedirá o Ministério Público de assumir investigação de crimes, prática usual desde que teve seus poderes ampliados na Constituição de 1988.

Na semana passada, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu, por maioria de votos, apoiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que tira poderes de investigação do MP. O texto, em tramitação na Câmara dos Deputados, determina que somente as polícias podem apurar crimes.

A proposta é polêmica e coloca em lados opostos o Minis-tério Público e as polícias Civil e Federal. Representantes do Ministério Público Federal têm criticado a PEC e se mobilizado para evitar sua aprovação.

Levando-se em conta a possibilidade que o MP adquiriu de contribuir no combate à impunidade, de forma efetiva, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, parece ex-pressar opinião mais sensata: “queremos que a impunidade deixe de ser uma das piores mazelas brasileiras. É preciso que o Ministério Público continue a investigar”, destacou. Para a sociedade civil, é o que importa, é que seja feita justiça em to-dos os níveis, sobretudo nos mais altos, onde a ordem tem tido difi culdade de alcançar. Se algum órgão for capaz de contribuir com isso, qual o verdadeiro impedimento?

A autonomia do Ministério Público

Rob

erva

l Edu

ão

Brit

o/G

DF

GERENTE COMERCIAL Keila [email protected]

conceitoconceito

RECEBI mensagem de um amigo que recentemente visitou Brasília. Ele é arquiteto, formado pela UnB, nos anos 60, veio à cidade, pois pretende voltar a morar aqui. Andou à pé, em especial pela Asa Norte e fez as observações que transcrevo abaixo:

“Andando pela Asa Norte, fi quei chateado com os brasilienses, de como tratam mal a cidade. Queria lhe sugerir pautas para a sua coluna Ambiência, se é que já não foram abordadas.

A primeira e que me deixou impressionado, é a poluição visual na W3 Norte e nos comércios locais: parece uma competição para ver quem consegue colocar a publicidade maior, algumas ultrapassam o tamanho da fachada.

Outra, são as calçadas esburacadas nunca reparadas e com a mesma idade de Brasília, entretanto, ciclovias são construídas paralelas às calçadas. Os pedestres logicamente passam a transitar nelas e são quase atropelados pelas bicicletas.

A terceira, é a usurpação dos

espaços públicos pelos moradores e comerciantes: grades vão cercando e privatizando áreas públicas, gramados viram estacionamento, pavimentos vão sendo acrescidos nas residências desrespeitando o gabarito estabelecido...

Não sei se sobretaxas e multas poderiam conter esses abusos, mas, pelo menos, aumentaria a arrecadação que poderia ser aplicada em outros equipamentos urbanos.”

Esses assuntos foram tratados em crônicas anteriores, mas continuam atuais. Tem-se a impressão de que o governo não dispõe de mecanismos de

manutenção da cidade. A presença do governo se dá por macro projetos e os pequenos reparos são postergados.

A Copa das Confederações terá inicio no próximo mês. Estima-se que a cidade receberá um grande número de turistas que virão de avião e andarão a pé pela cidade. A cidade vista pelo pedestre é diferente daquela vista por quem está no automóvel.

Brasília sob olhar de visitante

EUSTAQUIO FERREIRA, arquiteto responsável pelo blog Ambiência Brasília, um canal para discurssão da cidade, sua vivência, seus espaços, arquitetura e urbanismo, com foco na capital

Page 3: Qua, 29/05/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

cidadescidadescidades&&&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidadesNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

BrasíliaBrasíliaBrasília&&&Brasília&&&Brasília&&&Brasília&&& Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 33 A PARTIR DA próxima segunda,

o Hospital de Base terá nova coordenação de internação, para garantir organização e

qualidade no atendimento de diferentes especialidades a

pacientes que são internados em unidades clínicas.www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

Lula

Lop

es/G

DF

Mesmo com a p r o x i m i d a -de dos even-tos esportivos

no Brasil, dos aeroportos das 12 cidades sede, sete estão com as reformas fo-ra do prazo previsto e, na maioria, os serviços se-rão entregues com quatro meses de atraso, ou seja, apenas no ano que vem. O Aeroporto de Brasília é um dos poucos com o cro-nograma em dia.

A situação piora se ampliar o balanço para os aeroportos que recebem recursos do Programa de

Aceleração do Crescimen-to (PAC) – dos 23 investi-mentos do governo federal, 18 estão com obras atrasa-das. A previsão é que se-ja injetado nos aeroportos cerca de R$ 7 bilhões.

De acordo com o go-verno, falta qualidade nos projetos, o que provo-ca os atrasos na execução das reformas. “Sem proje-to executivo de qualida-de, não se tem obra boa”, afi rma o ministro da Se-cretaria da Aviação Civil, Moreira Franco.

As obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Brasília tiveram início em outubro de 2012 e estão no

prazo e em dia. O espaço da capital federal não uti-liza recursos do PAC para as obras, de acordo com o Consórcio Inframérica que administra o local.

O término das obras do Aeroporto JK para a Copa do Mundo é maio de 2014, com reformas pontuais vi-sando os eventos esporti-vos. A concessão é de 25 anos e a administradora garante que, após a Co-pa do Mundo, o aeropor-to deverá passar por novas intervenções. Serão inves-tidos cerca de R$ 900 mi-lhões até a Copa do Mundo. Até o fi nal da concessão, em 2037, R$ 2,85 bilhões.

AEROPORTO Sete cidades ainda têm atrasos nas obras

Cronograma de Brasília em dia

BRUNO CASSIANO

AEROPORTO JK é um dos locais que está com todas as obras obedecendo os prazos

Durante a posse de 350 técnicos de enferma-gem, o governador Agnelo Queiroz assinou o decreto que convocará outros 300 profissionais da mesma área. O documento deve ser publicado no Diário Oficial do Distrito Fede-ral de hoje (29).

“Os novos servidores vão, prioritariamente, pa-ra serviços que estamos ampliando, [como] clíni-cas da família, emergên-cias dos hospitais, equipes de saúde da família e tam-bém UTI”, detalhou o che-fe do executivo local

Desde 2011, foram no-meados 12 mil servidores para a Secretaria de Saú-de, entre médicos de di-versas especialidades, enfermeiros, técnicos ad-ministrativos, psicólogos, psiquiatras, farmacêuti-cos e nutricionistas.

Para o secretário Ra-

fael Barbosa, ampliar o número de profissionais faz parte da política de reestruturação e qualifi-cação da rede: “A recupe-ração da saúde pública do DF passa pela reformula-ção dos nossos quadros profissionais”, afirmou chefe da pasta da Saúde.

Além disso, o gover-no autorizou que os novos servidores, selecionados para vagas de 24 horas se-manais e remuneração mé-dia de R$ 1.700, optem por cumprir uma jornada maior, de 40 horas por se-mana, com salário em tor-no de R$ 3.300. (B.C).

Reforço de técnicos na rede pública de Saúde

SERVIDORES

AGNELO nomeou 350 e convocou mais 300 profi ssionais

O Hospital de Campanha, montado no início de maio, em Brazlândia, para diag-nosticar pacientes com dengue, princi-palmente do Entorno, foi desativado ontem (28), pela Secretaria de Saúde. A estrutura atendeu 2.724 pacien-tes, segundo informa-ções do órgão. Deste total, 1.009 pesso-as foram confirmadas com dengue.

A previsão inicial do GDF era para o hos-pital funcionar durante 15 dias, mas, por cau-sa da grande procura, o prazo foi prorrogado. O motivo da retirada da estrutura de apoio, se-gundo a Secretaria, foi a redução de 40% no número de novos regis-tros da doença.

L e v a n t a m e n t o apontou que 74% dos pacientes que pro-curaram atendimen-

to moram no Entorno. Destes, mais de 90% eram de Águas Lindas.

O secretário da Saúde, Rafael Barbo-sa, avaliou que mesmo com a demanda gran-de, o que pressionou a emergência do Hos-pital de Brazlândia, o espaço cumpriu o pa-pel. “Se precisar de algum outro ponto, va-mos voltar, pois é um modelo que deu cer-to”, pontua. (B.C.)

Missão cumprida

Brasília tem mais de 29,6 mil crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, no mercado de trabalho. A ci-dade fi cou em 24º lugar entre as 27 unidades da Federa-ção no mapa com indicado-res sobre o trabalho infantil no Brasil, divulgado ontem (28), pelo IBGE. Adolescen-tes com idade entre 16 e 17 anos representam 62% dos

trabalhadores da cidade.O resultado teve como

base os resultados da amostra do Censo Demográfi co 2010. São Paulo e Minas Gerais li-deram a lista como os estados que mais empregam crianças e adolescentes, com 553 mil e 399 mil pessoas trabalhan-do de maneira irregular. No DF, o controle desse tipo de trabalho é feito pela Sedest, que é responsável pelo pro-jeto de erradicação e enfren-

tamento do trabalho infantil.O levantamento foi fei-

to a pedido dos Ministérios do Trabalho, do Desenvolvi-mento Social e Combate à Fo-me, do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho e deve servir para subsidiar a elaboração dos planos plu-rianuais dos municípios, especialmente no que se re-fere ao combate ao trabalho de crianças e adolescentes.

Distrito Federal tem 30 mil crianças trabalhando

TRABALHO INFANTIL

MARCUS FOGAÇA

Roberval Eduão

Roberval Eduão

Page 4: Qua, 29/05/2013

ALÔ BRASÍL IA 4 Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 3ALÔ BRASÍL IA 4 Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 3cidades&Brasília

Após a baixa pro-cura nos dois mutirões para conceder a licen-

ça de transporte aos moto-boys, desde segunda-feira (27), o Detran disponibi-liza 510 vagas semanais para vistoria veicular de motofrete, distribuídas de acordo com o número fi nal das placas. Segundo o ór-gão, apenas 475 dos 20 mil profi ssionais do DF estão regularizados. Os traba-lhadores acentuam a baixa adesão devido ao custo ele-vado para se regularizar e a falta de informação sobre as ações.

O motociclista Francis-co Martis, 24 anos, recla-mou da falta de divulgação. “Não estou sabendo de ne-nhum mutirão. Fiquei ciente agora. Se soubesse, já teria ido”.

O diretor de Policia-mento e Fiscalização do Detran, Nelson Leite, acre-dita que com mais de 500 vagas de vistorias por se-mana, todos os motofretis-tas sejam atendidos até o

fi nal do ano. “Quem dei-xar para a última hora cor-re o risco de enfrentar fi las e demora no atendimento”. O chefe do núcleo de ope-rações técnicas do órgão, Helder Athan, informa que das 1300 vagas disponibi-lizadas em março e abril, apenas 10% foram preen-chidas.

“Um motoboy ganha em torno de R$900. Ninguém vai conseguir tirar do bolso tanto dinheiro pra se regu-larizar. Daqui a pouco vai ser mais fácil vender dro-ga do que trabalhar direi-to”, reclamou o motoboy Taubi Barbosa. Já o moto-ciclista Maurício Pereira, 35 anos, discorda do co-lega. “Minha moto já está toda regularizada. A pro-fi ssão vai ser valorizada e o cliente vai confi ar mais. Só vão ter profi ssionais na rua e no início de 2014, quem não estiver em dia, não vai poder trabalhar ”, disse.

A fi scalização come-çará em janeiro de 2014, com orientações do Termo de Ajustamento de Condu-ta (TAC) assinado em mar-ço pelo Detran.

TRÂNSITO Detran disponibiliza 510 vagas para atender os motoboys que buscam a licença de transporte

Novo processo de vistoriaJÉSSICA NASCIMENTO

ANA KAROLINE LUSTOSA

MOTOBOYS ainda reclamam de falta de informação

DF recebe mais 102 tratamentos de Tamifl u

SAÚDE

A prescrição e o aces-so rápido ao Tamifl u é uma das principais recomenda-ções do Protocolo de Trata-mento de Infl uenza 2013, manual que orienta e atua-liza a conduta dos profi ssio-nais de saúde no manejo da doença. Para atingir sua efi -cácia máxima, o antiviral de-ve ser tomado nas primeiras 48 horas após o início da do-ença. Mesmo ultrapassado esse período, o Ministério da Saúde indica a prescrição do antiviral. Ao Distrito Fe-deral, o ministério da Saúde enviou, neste ano, 102 cai-xas do produto na fórmula para adultos (75 mg). Além disso, o estado possui, em estoque, 19 caixas do trata-mento para adultos, 108 de 30 mg e 10 45 mg (fórmula infantil). Técnicos do Depar-tamento de Assistência Far-macêutica do Ministério da Saúde monitoram os almoxa-rifados estaduais e, caso haja necessidade ou novas solici-tações, mais remessas serão

enviadas.O medicamento é oferecido gratuitamente na rede pública e reduz compli-cações e óbitos pela doença. O ministro da Saúde, Ale-xandre Padilha, recomenda aos estados e municípios que facilitem o acesso ao medica-mento. Para isso, sugeriu que o antiviral seja disponibiliza-do em todas as unidades de saúde, nas UPAs, nos pron-tos socorros, entre outras. Para retirar o antiviral, basta apresentar a prescrição mé-dica emitida tanto por médi-cos da rede pública como da rede privada.

O Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, deve aquecer os corações dos casais e o bolso dos comerciantes. Estima-se que as vendas no setor subam 15%, 7% a mais do que ano passa-do. Isso é o que espera os lojistas, segundo uma pesquisa divulgada on-tem (28), pela Fecomér-cio. Das 206 empresas que participaram do le-vantamento, mais da me-tade afi rmou que vai usar alguma estratégia para incrementar as vendas nesta data comemorativa.

Além da decoração nas vitrines, com balões e frases românticas, preços promocionais e kits serão algumas das artimanhas usadas pelos comercian-tes para conseguir atin-gir essa meta. Neste ano, a média estimada de gas-tos pelos apaixonados se-rá entre R$56 e R$85.

Crescimento de 15% no comércioDIA DOS NAMORADOS

Roberval Eduão

Thayse Lopes

Elza Fiúza/ABr

Segundas-feiras - fi nais 0 e 1Terças-feiras - fi nais 2 e 3Quartas-feiras - fi nais 4 e 5Quintas-feiras - fi nais 6 e 7Sextas-feiras - fi nais 8 e 9Sábados - Todas as placas (só não haverá vistoria no dia 15 de junho devido ao jogo de abertura da Copa das Confederações)

Cronograma para as vistorias, de acordo com as placas:

Porém, esse valor varia entre os estabelecimentos ou o tipo de presente.

Chocolataria, lojas de departamento e sex shop são os segmentos com a maior expectativa de ven-das. Na 108 norte, uma loja de chocolates pos-sui presentes dos mais românticos até aos mais picantes. “Nós temos al-guns produtos especiais

para o Dia dos Namora-dos, além disso montamos kits a gosto do cliente. O movimento ainda está tranquilo porque os bra-sileiros sempre acabam deixando para última da hora”, afi rmou a vendedo-ra Bárbara Batista.

Proprietário de um sex shop na área central de Brasília, Luís Fernan-do Gonçalves afi rma que o

possível aumento só acon-teça em junho.’’ Com o fe-riado no fi nal deste mês, muita gente viaja e gas-ta muito. Esperamos que o movimento e as vendas aumentem no início do mês. Sobre produtos, vi-bradores e algemas são bastante procurados. Os valores são variados, ten-do até de R$9,90’’, disse.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Antônio Augus-to de Moraes, o dia dos namorados é a terceira melhor data para os lojis-tas, fi cando atrás do Natal e Dia das Mães. ‘’Segun-do amostragens feitas pelo próprio sindicato, produ-tos de última geração co-mo televisão e informática terão um aumento de mais de 10%. Isso se deve à proximidade dos grandes eventos como a Copa das Confederações e do Mun-do, além dos incentivos fi scais do governo’’, con-cluiu.

CHOCOLATES são os presentes mais procurados no dia

REMÉDIO é vistoriado

Page 5: Qua, 29/05/2013

ALÔ BRASÍL IA 5 Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 3ALÔ BRASÍL IA 5 Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 3cidades&Brasília

A Copa das Con-federações vai receber dois veí-culos aéreos não

tripulados (Vants) para fa-zer a segurança dos jogos de abertura da competição, em Brasília, e de encerramento, no Rio de janeiro. Os aviões modelos RQ-450, conheci-dos como Drones, possuem câmeras de alta resolução com infravermelho, que po-dem enviar todos os dados da região em tempo real pa-ra a central, além de senso-res e radares.

De acordo com a asses-soria da Força Aérea Bra-sileira (FAB), no dia da abertura do evento, em 15 de junho, os modelos vão sair da Base Aérea de Bra-sília e farão toda a vigilância da proximidade do Estádio Nacional Mané Garrincha, auxiliando o trabalho da for-ça policial e demais segu-ranças em terra.

Os aviões vão circular du-rante o período de restrição ao

espaço aéreo por causa dos jo-gos, que acontecerá uma hora antes e quatro depois do iní-cio do confronto. Os RQ-450 são quase imperceptíveis pa-ra quem está no solo, pois a aeronave vai voar a uma al-tura de 5.500 metros e quase não faz barulho. A autonomia

dessas aeronaves no céu pode chegar até 16 horas.

A FAB possui quatro mo-delos de aviões não tripula-dos, porém só vai utilizar dois na Copa, os mais novos da frota, que foram adquiridos em fevereiro deste ano. As cidades de Brasília e do Rio

de janeiro vão receber o pa-trulhamento aéreo pelo fato de serem sedes das partidas de abertura e encerramento da Copa das Confederações, o que torna os confrontos com maior potencial a incidentes terroristas, manifestações e outros delitos.

COPA Aviões não tripulados farão patrulha na abertura dos jogos

Vigilância do altoSelo de qualidade para restaurantes e hotéis

ALIMENTAÇÃO

Com base em cri-térios sanitários, 12 restaurantes e dois ho-téis receberam o selo máximo de certifi ca-ção de higiene, na se-gunda-feira (27). A categorização dos es-tabelecimentos é feita através de notas A, B e C, sendo o A considera-do o nível de maior qua-lidade. Em dois meses, 100 estabelecimentos foram vistoriados.

Segundo o gerente de alimentos da Vigi-lância Sanitária, André Godoy, os estabeleci-mentos da área central de Brasília, que rece-be mais turistas, serão os primeiros a receber o selo. Até o fi nal do ano que vem, segundo ele, serão atingidos todos os hotéis e comércios.

“Nossa primeira estratégia é diagnosti-car o setor. Além dis-so, queremos fornecer uma comunicação de risco para o consumi-dor, que poderá ser

usado por ele ao fazer a escolha de um estabe-lecimento. Queremos garantir a qualidade”, afi rma o gerente.

Para os proprietá-rios que conseguiram a classifi cação A, a cer-tifi cação vai favorecer a cidade como um to-do. “Nós fazemos muita questão de priorizar es-se tipo de coisa porque eu posso matar alguém se não tomar os devidos cuidados. Não adianta eu ter um bom nome na cidade se o que eu faço nos bastidores não está de acordo. O selo prova que o que faço dentro do meu restaurante es-tá dentro das normas”, afi rmou Mauro Calis-man, um dos proprie-tários presentes na solenidade de entrega.

Além do GDF, a iniciativa faz parte de uma parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restauran-tes no DF (Abrasel) e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhbar).

RODRIGO NUNES

VEÍCULO deverá voar a 5 mil metros do chão auxiliando a polícia na segurança do evento

ANA KAROLINE LUSTOSA

Sgt Jhonson/Ag Força Áerea

Page 6: Qua, 29/05/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

O ARTISTA indonésio Ichwan Noor chamou a atenção neste fi m de semana

com sua instalação “Beetle Sphere” (Fusca esfera), em exposição de

arte em Hong Kong. Ele mostrou, na exposição de arte contemporânea Art Basel, uma escultura feita a partir de

peças originais de um Fusca 1953

Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 36

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

BizarroBizarroBizarro.com.com.com

Rep

rodu

ção

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Moradores da ci-dade de Madi-son, no estado norte-america-

no do Wisconsin, fi caram perplexos ao avistar um ho-mem que pilotava uma lam-breta vestindo apenas sunga e uma capa. Mas apesar da cena bizarra, as autoridades

garantem que não se trata de uma contravenção, e nada podem fazer a respeito.

A polêmica ganhou força depois que o mis-terioso “super-herói so-bre duas rodas” passou em frente a uma escola de ensino fundamental da cidade, bem na hora que

os alunos embarcavam em um ônibus para voltar para casa. Depois de um fl agra em vídeo e recla-mação de testemunhas, os policiais localizaram o pi-loto e foram até sua casa.

“Ele disse ter fei-to uma decisão errada ao passar diante da escola

naquele momento, afi r-mou não ter sido inten-cional, pois estava apenas circulando pela área”, in-formou ao “Metro” o por-ta-voz da polícia Joel DeSpain. O nome do desi-nibido não foi divulgado, pois o cidadão não come-teu crime algum.

Para o alto e avante

AMERICANO é fl agrado pilotando lambreta apenas de sunga e capa de super-herói. Polícia garante que não há contravenção

SUPER-HERÓI Vestindo apenas sunga e capa, homem gera polêmica, nos EUA

Liu Lingchao é conhe-cido na província de Guan-gxi, China, como o “caracol humano”. O homem de 38 anos ganhou notoriedade por construir uma casa que carrega com a própria força por onde passa, e está sem-pre em constante mudança.

“Posso ir aonde eu quiser. É uma decisão fácil quando quero me mudar”, disse ao si-te Orange News. Sua humilde, porém bem bolada, residência é feita de uma leve estrutura de bambu coberta por plásti-co. “Esta já é a terceira casa portátil que construí”, conta.

“Elas pesam apenas cerca de 60kg e duram aproximada-mente um ano.”

Em suas andanças, Liu se sustenta coletando e venden-do materiais recicláveis. “Me sinto livre, posso ir até onde quiser, e não depender de nin-guém”, garante.

Chinês carrega casa nas costasCARACOL HUMANO

Bandeirão da Romênia bate recorde

Seis são presos após show de sexo ao vivo

Jovem usa máscara em feira de quadrinhos

PARA A COPA

SURUBA NO CINEMA

ASSUSTADOR

Na região sul de Buca-rest, capital da Romênia, uma bandeira nacional en-trou para o Guinness como a maior do mundo, e precisou ser fotografada do alto para caber na imagem.

O pendão possui 349 m de comprimento por

226 m de altura, três vezes o tamanho de um campo de futebol, e fo-ram necessárias mais de 200 pessoas para esten-der a bandeira de cinco toneladas, em um pro-cesso que levou horas para ser concluído.

Seis pessoas foram pre-sas na última quinta-feira (23) em Syracuse, no esta-do de Utah (EUA), após um show de sexo ao vivo em uma sala de cinema.

Shelby Boyce, de 21 anos, Lillian Scott, de 22, Krystle Morales, de 21, e Troy Manning, de 33, fo-ram detidos pela polícia

do condado de Davis acu-sados de protagonizarem o show sexual.

O responsável pela sa-la de cinema, Anael Ibea-nez, e Terrill Holidei, que estaria assistindo também foram presos. Anael foi acusado de recrutar parti-cipantes para os atos sexu-ais no site Craigslist.

Os apaixonadas por quadrinhos e cultura pop vão gostar de visitar a MCM London ComicCon 2013, que termina neste domin-go, em Londres. A motiva-ção não vem só das atrações, mas também pelos visitan-tes, que se empolgam e le-vam bem à sério a fantasia para visitar o evento.

Foi o que aconteceu

com o jovem Wayne Adams, que confeccionou uma más-cara para lá de diferente, com um boca cheia de den-tes pontudos e uma língua bifurcada para fora.

A MCM London Comic-Con 2013 começou no últi-mo dia 24. A conferência traz novidades de cinema, vídeo games, fi cção cientí-fi ca, animes e quadrinhos.

A americana Lisa Grant, moradora de Su-ffolk, no estado de Virgínia, fi cou revoltada com a moto-rista do ônibus escolar de seu fi lho, quando recebeu um bilhete de advertência. Aparentemente, o garoto estava causando confusão no coletivo, e a direção re-solveu mandar o comuni-cado. Em retaliação, a mãe teria abaixado suas calças e apontado o traseiro nu em direção ao veículo, que transportava 45 crianças.

O “bundalelê” saiu caro para Lisa. O fato te-ria acontecido em novem-bro do ano passado, mas nesta semana a mulher foi condenada a seis meses de prisão, sendo cinco em con-dicional, pelo crime de con-duta desordeira. De acordo com a sentença, a mãe terá que cumprir o primeiro mês atrás das grades, mas só aos fi nais de semana.

Mostrou as nádegas para ônibus escolar

PRISÃO

LIU LINGCHAO é conhecido como “caracol humano” e vive em constante mudança

BANDEIRA precisou ser fotografada do alto de tão grande

WAYNE ADAMS foi atração na London ComicCon

Page 7: Qua, 29/05/2013

A Companhia Teatral Escambo, leva pa-ra seis regiões ad-ministrativas do

Distrito Federal, o sonho de compartilhar com as crianças a importância e a beleza do te-atro de rua. O projeto traz em seu ideal a soma de diversas linguagens para a construção da cena. O espetáculo “Vou te contar” apresenta 2 histórias coloridas que mostram a im-portância do meio ambiente e como melhorar nosso conví-vio com ele. Música, bonecos e personagens clássicos se unem nessas histórias sérias contadas com muito humor para os pequenos. E busca promover o respeito à diver-sidade, pluralidade cultural, igualdade social e racial, pro-dução e manejo do lixo, tudo isso inserido dentro da temá-tica maior, que é o meio am-biente. SERVIÇO – Espetáculo “Vou te contar” acontece de 1º de junho à 6 de julho, sempre às 17h. Informações: 8223-0054. Classifi cação indicativa: livre.

CINEMA Finalmente 18 – Jeff Chang, um es-tudante sério e inteli-gente, está prestes a comemorar 21 anos de idade, na véspera de uma importante prova para entrar na escola de medicina. Ao invés de descansar e se pre-parar, ele decide tomar uma cerveja com seus dois amigos. Mas a noite toma rumos ines-perados, e sai comple-tamente do controle de Jeff. Comédia. Clas-sifi cação: 16 anos. Direção:Jon Lucas, Scott Moore Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 4 – 15h00 - 17h10 - 19h20 - 21h40

Somos Tão Jo-vens – O jovem Renato Russo não tem tempo a perder: sonha ser um astro do rock. Mas ainda é cedo. Ele pre-cisa estudar dar aulas de inglês tranquilizar os pais curtir a turma curar dores de amor e principalmente arrumar

quem toque na sua ban-da. Do Aborto Elétrico à Legião Urbana Somos Tão Jovens apresenta os primeiros acordes do mito Renato Russo e da turma do Rock Brasília criadores de sucessos como “Que País é Este”, “Geração Coca-Cola”, “Eduardo e Mônica” e muitas outras músicas que marcam e transfor-mam fãs geração após geração iniciando a trajetória que a tornará a maior banda do Rock Brasil e Renato Russo o porta-voz da juventude urbana do país inteiro. Drama�� . Classifi ca-ção: 14 anos. Direção: Antonio Carlos da Fon-toura.Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 10 – 13h20 - 15h50 - 18h20 - 20h50 - 23h20

Homem de Ferro 3 – Desde o ataque dos chitauri a Nova York, Tony Stark (Robert Dow-ney Jr.) vem enfrentando difi culdades para dormir e, quando consegue, tem terríveis pesadelos. Ele teme não conseguir

proteger sua namorada Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) dos vários inimi-gos que passou a ter após vestir a armadura do Homem de Ferro. Para enfrentá-lo Stark precisa-rá ressurgir do fundo do mar, para onde foi levado junto com os destroços da mansão, e superar seu maior medo: o de fracas-sar. Ação. Classifi ca-ção: 12 anos. Direção: Shane Black.Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 13 – 14h10 - 16h50 - 19h40

Velozes e Furiosos 6 – Desde que o golpe de Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) no Rio de Janeiro deixou o gru-po com US$100 milhões, os heróis se espalharam pelo globo. Mas a inca-pacidade de voltar para casa e viver em um lar tor-nou suas vidas incomple-tas. Enquanto isso, Jobbs (Dwayne Johnson) esteve perseguindo uma orga-nização de mercenários sobre rodas, um grupo de

CULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

LazerLazerLazer&&&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazerCULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

VidaVidaVida&&&Vida&&&Vida&&&Vida&&&www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 37

[email protected]

ROTEIRO CULTURAL Quer divulgar seu evento no roteiro do Alô? Envie sua programação (música, dança, teatro, shows e outras manifestações artísticas) informando horário, local, classifi cação indicativa, fotos, valor do ingresso e contatos para: [email protected], aos cuidados de Rogério Avellar

TEATRO Espetáculo infantil passeia por seis cidades do DF

A Beleza do Teatro de Rua

Continua na página 8

Divulgação

ESPETÁCULO de bonecos abordas vários temas de cidadania

Programação:Programação:01 de junho às 17h – Quadra Poliesportiva da Qd. 25 – Paranoá08 de junho às 17h – Escola Classe 1 – Qd. 61 Área Especial Del Lago – Itapoã15 de junho às 17h – Qd. 1031, entre os conjuntos 1 e 2, Expansão da Samambaia22 de junho às 17h – Praça São Sebastião – Planaltina29 de junho às 17h – Praça da AR-13 (em frente ao posto de saúde) – Sobradinho II06 de julho às 17h – Parque dos Jequitibás – Sobradinho

Page 8: Qua, 29/05/2013

Private Eva Depois da nova formação liderada pelo cantor Felipe Pezzoni, a Banda Eva se apresenta em Brasília pela primeira vez no Villa Mix hoje (29), vés-pera de feriado, a partir das 22h. A nova formação promete trazer modernidade mu-sical e repertório bastante variado para a Private Eva. A festa tem um perfil diferen-ciado e mais sofisticado. A nova formação do Eva é composta por: Felipe Pezzoni (voz), Marcelinho Oliveira (teclado e vio-lão), Raoni Maciel (guitarra), Alex Pontes (percussão), Hugo Alves (percussão), Ton Carvalho (metais), Cristiano Ferreira (bai-xo) e Esso Brumom (bateria).

Serviço – Private Eva acontece hoje (29), a partir das 22h, no Villa Mix Brasília. Ingressos: de R$ 40 a 100. Informa-ções: 3326-9796. Classificação indi-cativa: 18 anos.

CINEMA MÚSICA

Lazer&Vida A L Ô B R A S Í L I A 8 Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 3

CULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS – [email protected]

CINEMARK IGUATEMI (61) 3577-5140

CINEMARK PIER 21(61) 3352-4708

CINEMARK TAGUATINGA(61) 3481-8283

KINOPLEX PARKSHOPPING(61) 3223-1617

EXPOSIÇÕES

TEATRO

O Universo Femi-nino – A Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade apresenta a ex-posição de Tony Lima, até 30 de maio, das

Divulgaçãohomens cruéis divididos em 12 países, cujo mentor (Luke Evans) tem ajuda da destemida Letty (Michelle Rodriguez), a antiga na-morada de Dom, que ele acreditava estar morta. A única maneira de parar este grupo de criminosos é superá-los nas ruas, por isso Hobbs pede a Dom para reunir um grupo de elite em Londres. A recompensa? Perdão a todos eles, para poderem voltar para as suas casas e tornarem suas famílias completas novamente. Ação / Suspense . Classifi cação: 14 anos. Direção: SJustin Lin.Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 3 – 13h05 - 16h00 - 19h00 - 22h00

Reino escondido – Uma adolescente é ma-gicamente transportada para um universo secre-to, e precisará da ajuda de vários seres místicos para conseguir salvar seu mundo, e o universo secreto, de uma força maligna. Animação. Classifi cação: livre. Di-reção: Chris Wedge Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 11 3D – 13h00 - 15h25 - 17h50 - 20h30

8h às 20h. Entrada: franca. Informações: 3114-1070 Classifi ca-ção indicativa: livre.

Voto no Brasil: Uma História de Exclu-são e Inclusão – reúne documentos históricos e objetos seculares, a mostra acontece até 19 de dezembro, segun-da a sexta das 12h as 19h, no Museu do TSE. Entrada: franca. Clas-sifi cação indicativa: livre.

Recortes em Con-junto acontece até 16 de julho, de segunda a sexta das 14h às 18h, no Espaço Cena – 205 Norte. Abertura aconte-ce hoje (22), a partir das 19h. Entrada: franca. Informações: 3349-3937. Classifi cação indicativa: livre.

Movie-se – Uma ex-posição que traz um pa-norama dos 150 anos desse tipo de produção cinematográfi ca. Crian-ças e adultos se encan-tarão com a mostra que exibe desde os primeiros projetos ligados a ima-gem em movimento, até a recente produção cria-tiva de estúdios e fi lmes experimentais. A mostra ocorre até 7 de julho, terça a domingo, das 9h às 21h. Endereço: no CCBB Brasília. Entrada: franca. Informações: 3108-7600. Classifi ca-ção indicativa: livre.

Abraham Pala-tnik – A mostra traz uma retrospectiva inédi-ta das obras do artista, com desenhos, pintu-

ras, móveis, aparelhos e objetos cinéticos e uma réplica de seu ate-liê. A exposição aconte-ce até 14 de Julho, de terça a domingo, das 9h às 21h, na Galeria I do CCBB Brasília. En-trada: franca. Infor-mações: 8404-6069. Classifi cação indi-cativa: livre. “Um olhar livre” de Antanas Sutkus acon-tece até 30 de junho, de terça a domingo, das 9h às 21hm na Caixa Cul-tural Brasília. Entrada: franca. Informações:

3206-9448. Classifi ca-ção indicativa: livre.

Vinte anos de van-guarda – As primeiras décadas do século 20 fo-ram profícuas no avanço das linguagens e do fazer artístico em diversas áre-as. A Argentina não fi cou longe dessa infl uência. O refl exo disso na produção literária do país é o tema da exposição Vanguar-das literárias argentinas: 1920-1940, que ocupa o Museu Nacional da Re-pública (Esplanada dos Ministérios) entre 9 e 29

Herculano, dema-siado urbano – está em cartaz nos dias 31 de maio , 1, 2, 7, 8 e 9 de junho, sexta e sábado às 21h e domingo às 20h, no Espaço Cena – 205 Norte. Ingressos: R$ 15 (meia). Informa-ções: . Classifi cação indicativa:.

Jogo de Cena – acontece hoje (29), às 20h, no Teatro da Cai-xa Cultural. Ingressos: R$ 10 (meia). Infor-mações: 3206-6456 . Classifi cação indicati-va: 14 anos.

Encontro de Basti-dor – acontece nos dias 30 e 31 de maio, às 20h, no Espaço Cultural Pé Di-reito – Vila Telebrasília. Entrada: franca. Clas-sifi cação indicativa: livre.

Fabiano Cambo-ta – Solo de Stand Up acontece nesse sábado (1º), às 21h, no Centro de Convenções Brasil 21. Ingressos: R$ 30 (meia). Classifi cação indicativa: 14 anos.

O homem caden-te – está em cartaz até 2 de junho, de quinta à domingo às 21h, no IESB – 613/614 Sul. Ingres-sos: R$ 15. Informa-ções: 8132-5205. Clas-sifi cação indicativa: Livre.

Minha Casa, Mi-nha Dívida – está em cartaz até 21 de junho, sábados às 19h e 21h30 e domingos às 20h30, no Teatro Marista – 615 Sul. Ingressos: R$ 20 (meia) . Classifi cação indica-tiva: 14 anos.

Adoniran – está em cartaz de 7 a 9 de junho, sexta às 20h, sábado às 17h e 20h, domingo às 19h, no Teatro da Caixa Cultural Brasília. Ingres-sos: R$ 10 (meia). Infor-mações: 3206-9448.

Amor Sem Juros, uma comédia quase ro-mântica, do Grupo Os Mais Comédias está em cartaz nos dias 1º, 2, 8 e 9 de junho, sábado às 21h e 22h30 e domingo às 20h , no Teatro da Es-cola Parque – 307/308 Sul. Ingressos: R$ 20 (meia). Informações: 8535-4979.

Afi nal, o que querem as mulheres? do come-diante Fábio Moraes está em cartaz nos dias 1º e 2 de junho, sábado às 19h e domingo às 20h, na Sala Martins Penna do Teatro Nacional. In-gressos: R$ 35 (meia). Informações: 3325-6256 . Classifi cação indicativa: 12 anos.

de maio. A exposição faz parte da série de eventos Cultura Azul e Branca, em comemoração à data nacional argentina. En-trada: franca. Classifi -cação indicativa: livre.

“Nerd Style” acon-tece até 2 de junho, de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 12h às 20h, na Ala Norte, piso 1 do Conjunto Nacio-nal . Entrada: franca. Classifi cação indica-tiva: livre.

Crer em Fantas-mas: Territórios da Pin-tura Contemporânea acontece até 30 de ju-nho, de terça a domin-go, das 9h às 21h, nas Galerias Picolo I e Picolo II da Caixa Cultural Bra-sília. Entrada: franca. Classifi cação indica-tiva: 14 anos.

Page 9: Qua, 29/05/2013

A L Ô B R A S Í L I A 9 Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 3Lazer&Vida

MarleneGaleazzi

[email protected]

Depois que Dilma Rousseff revelou a um jornalista que a sopa de beterraba que faz é imbatível, o que tem de programa de culinária das TVs atrás da presidenta para que ela faça ao vivo e a cores a receita para o país inteiro ver, não está no gibi. Será que Dilma vai? Começam as apostas.

Hoje, a Secretaria de Justiça (Sejus) vai levar 100 crianças do Centro de Ensino Especial do Guará I ao Zoológico de Brasília, pelo projeto Brasília para Todos. Um projeto que merece o apoio e os aplausos de todos nós, pois tem o objetivo de proporcionar a crianças, idosos, defi cientes físicos e pessoas de baixa renda momentos de lazer. Eles também merecem.

Logo mais, a partir das 19 horas, o restaurante Esquina Gourmet receberá os participantes da 3ª etapa de Enduro Equestre para um jantar e a realização do briefi ng. Haverá um cardápio especial preparado pelo proprietário da casa, Marcelo Pandolfi . Esta competição é uma modalidade onde o cavalo e cavaleiro devem percorrer uma trilha com obstáculos naturais. Vence a prova quem chegar ao fi nal do percurso no menor tempo ou no tempo mais próximo do ideal, com o cavalo em boas condições de saúde. O Enduro acontecerá no dia primeiro. O jantar promete ser um sucesso.

O embaixador do Canadá, Jamal Khokhar, retornou do Rio de Janeiro, onde participou do jantar de lugares marcado oferecido pelo Consul Geral do seu pais, Sanjeev Chowdhury, ao diretor executivo do Grupo Maple de Aquisição de Empresas ,Thomas Klopet, que também é o CEO da Bolsa de Valores de Toronto. O que o poderoso está fazendo no Brasil? De olho nas empresas de mineração e petróleo.

Nesta sexta-feira próxima, dia 31, o Cristo Redentor vai ganhar iluminação escarlate. A iniciativa é do Centro de Câncer de Brasília (Cettro) com o objetivo de marcar a passagem do “Dia Mundial Sem Tabaco”. A cor vermelha é um alerta para a população que ainda desconhece os números relacionados ao fumo. “A epidemia global do tabaco mata cerca de 6 milhões de pessoas a cada ano, dos quais mais de 600 mil são fumantes passivos. Sem ações competentes, a epidemia ceifará a vida de 8 milhões de pessoas anualmente até 2030”, enfatiza o o cancerologista Murilo Buso, um dos idealizadores do movimento.

Dilma na cozinha

Bela iniciativa

Enduro Equestre

Diplomacia e negócios

Cristo Redentor Escarlate

Janine Brito é o exemplo de uma executiva moderna. Bonita, elegante e com muita garra para o trabalho, está à frente da Ferragens Pinheiro, empresa pioneiro criada por seu pai, Getúlio Pinheiro. Na foto, ela e as fi lhas Débora e Natália, as quais passa seu exemplo

Patrícia Viçosa, depois de passar uns dias de férias em Por-Patrícia Viçosa, depois de passar uns dias de férias em Por-Patrícia Viçosa, depois de passar uns dias de férias em Por-tugal e Lisboa, com o maridão Pedro Calmon, recebeu uma tugal e Lisboa, com o maridão Pedro Calmon, recebeu uma tugal e Lisboa, com o maridão Pedro Calmon, recebeu uma desejada notícias. Os pastéis Viçosa foram os vencedores da desejada notícias. Os pastéis Viçosa foram os vencedores da desejada notícias. Os pastéis Viçosa foram os vencedores da categoria O Melhor Pastel, do Comer & Beber, da revista Veja.categoria O Melhor Pastel, do Comer & Beber, da revista Veja.categoria O Melhor Pastel, do Comer & Beber, da revista Veja.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Page 10: Qua, 29/05/2013

1010minutos10Lazer&Vida

Horó

scop

o

Cruzadas Diretas

ÁRIESAtividades que exijam atenção aos detalhes são as mais benefi ciadas. Momentos simples farão toda a diferença. Cor: vermelho.

TOURONo trabalho, mal-entendidos não estão descar-tados neste dia. Então, mantenha uma distância segura de confusões. Cor: amarelo.

GÊMEOSTudo o que conseguir será resultado dos seus es-forços, por isso, se dedique. Cuidado o com risco de acidentes em casa. Cor: creme.

CÂNCERMantenha as situações sob controle no trabalho. Preserve sua independência e tome decisões que se alinhem ao seu modo de pensar. Cor: amarelo.

LEÃOConte com sua intuição para resolver questões profi ssionais. Mostre que tem disposição em aju-dar no que for preciso. Cor: roxo.

VIRGEMFique distante de gente encrenqueira no ambiente de trabalho. Mantenha o foco em suas tarefas e não se curve às energias negativas. Cor: vinho.

LIBRAO seu sucesso incomodará os colegas e pode ser motivo de desavenças: mantenha a discrição. Seja mais paciente com seu amor. Cor: tons claros.

ESCORPIÃOÉ dia de colocar a mão na massa e ajudar colegas de trabalho para aumentar a produtividade. Você estará com a paciência curta. Cor: preto.

SAGITÁRIOSua vida profi ssional precisa de mais entusiasmo, dê continuidade às suas tarefas com o mesmo empenho que as começou. Cor: vermelho.

CAPRICÓRNIOQuanto mais distante fi car de pessoas que lhe trazem problemas, mais inde-pendência terá para se dar bem. Cor: cinza.

AQUÁRIOSiga seus pontos de vista, sem se importar com o que os demais vão achar. Não deixe que assuntos externos interfi ram. Cor: pink.

PEIXESAtividades independentes são as mais favoreci-das. Não se irrite com o mau humor das outras pessoas. Ouça mais e fale menos. Cor: vermelho.

Mantenha as situações sob controle no trabalho.

A L Ô B R A S Í L I A 1 0 Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 3

nemnemnemtetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContoContoContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemteteteContoteteteContoteteteContotetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnem

A supermodelo Gisele Bündchen cri-ticou recentemente, em um jornal inglês, o demasiado uso do recurso do photoshop no mundo da moda. Gisele, que possui uma fortuna estimada em US$ 250 mi-lhões, disse que os fotógrafos deveriam usar as imperfeições das modelos a favor das mesmas para que a naturalidade as torne belas e únicas. Na última campa-nha da top, que ainda não foi divulgada, ela disse que conseguiu usar cabelo e maquiagem da forma mais natural pos-sível. A modelo é também empresária, atriz e garota-propaganda da Victoria’s Secret e juntamente com Claudia Schi-ffer e Naomi Campbell são vistas como as verdadeiras supermodelos.

O jogador namorava há dois anos e meio com Barbara Berlusconi, filha do primeiro ministro da Itália, Silvio Ber-lusconi. De acordo com o colunista Leo Dias, quem terminou o namoro foi a pró-pria Barbara. Após várias tentativas do craque de retomar a relação que estava possivelmente balançada pelos boatos de um affair de Pato com Patrícia Abrava-nel, filha de Sílvio Santos, Pato usou a assessoria de imprensa para divulgar que não conhece Patrícia, mas parece que não adiantou e o namoro chegou ao fim.

Amanda Bynes resolveu atacar Rihan-na, sem motivos aparentes. Em seu perfi l no twitter, Amanda escreveu que a canto-ra caribenha é feia e que esse foi o mo-tivo pelo qual Chris Brown, namorado de Rihanna na época, teria a agredido. Logo depois a postagem saiu do ar, no entan-to, Rihanna respondeu a ofensa recebida dizendo que essa era a consequência por cancelar a intervenção.

Modelo é contra o uso excessivo de photoshop

Alexandre Pato está solteiro novamente

Atriz diz que Chris Brown teve razão em bater em Rihanna

DE CARA LIMPA

CHEGA AO FIM

TWITTER

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Page 11: Qua, 29/05/2013
Page 12: Qua, 29/05/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

EM SEIS dias, o Brasil enfrentará mais um processo

eleitoral internacional. É a disputa por uma das três vagas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. O candidato é o ex-ministro Paulo Vannuchi,

de 63 anos

Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 312

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

BrasilBrasilBrasil&&&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil MundoMundoMundo&Mundo&&&Mundo&Mundo&Mundo&&&Mundo&

A partir de janeiro de 2014, planos de saúde que atuam no país terão que ofer-

tar 36 medicamentos orais in-dicados em terapias contra o câncer, usados por pacientes em tratamento domiciliar. A mudança faz parte da amplia-ção do rol de procedimentos obrigatórios a serem oferta-dos pelas operadoras.

A medida foi anunciada ontem (28) pela Agência Na-cional de Saúde Suplemen-tar (ANS) e pelo Ministério da Saúde. De acordo com o diretor-presidente da ANS, André Longo, esses serviços passam a vigorar após con-sulta pública e aprovação da resolução normativa.

Segundo o dirigente, a consulta pública não vai al-terar a decisão de oferecer os medicamentos orais, poden-do servir para ampliar a lis-ta divulgada ontem. “Nossa expectativa é de ampla parti-cipação da sociedade. No úl-timo rol, realizado de dois em dois anos, a ANS conseguiu mais de 6 mil contribuições”.

Os remédios têm 54 in-dicações contra o câncer, entre esses os de próstata,

SAÚDE Planos terão que oferecer medicamentos orais para tratamento do câncer

Novos tratamentosWilson Dias/ABr

Wils

on D

ias/

AB

r

AB

r

OMS aprova plano para reduzir obesidade

MST entrega carta à Presidência da República

SAÚDE

REFORMA AGRÁRIA

Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, por consenso, uma resolu-ção que recomenda esforços para reduzir a obesidade no mundo até 2020. A resolu-ção estabelece um plano de ação contra as doenças não transmissíveis (cardiovascu-lares, câncer, respiratórias crônicas e diabetes), por in-termédio do combate a uma série de fatores de risco, en-tre os quais a obesidade.

A ideia é reduzir, em média, 30% do consumo de sal e aumentar em 20% as atividades físicas. A estima-tiva da OMS é que há mais de 40 milhões de crianças, menores de 5 anos, com ex-

cesso de peso. Dados da Pesquisa de Orçamento Fa-miliar do IBGE, apontam que, em 2009, 21,7% dos brasileiros na faixa de 10 a 19 anos estavam com exces-so de peso. Em 1970, o índi-ce estava em 3,7%.

No Brasil, o Ministé-rio da Saúde reduziu a ida-de mínima para a realização da cirurgia bariátrica de 18 para 16 anos. Antes de fazer a cirurgia, os jovens devem passar por uma avaliação clí-nica. No prontuário, deverão constar a análise da idade ós-sea e avaliação criteriosa do risco benefício, feita por uma equipe com participação de dois médicos especialistas.

Representantes dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) entre-garam ontem (28) car-ta ao secretário nacional de Articulação Social da Presidência da Repúbli-ca, Paulo Maldos, rei-vindicando agilidade no processo de reforma agrá-ria e o assentamento das 90 mil famílias acampa-das em todo o país.

Segundo a assesso-ria da Secretaria-Geral da Presidência da Repú-blica, representantes do MST pediram uma au-diência com o ministro Gilberto Carvalho. A as-sessoria informou que o encontro deve acontecer

mama, pulmão, rim, estôma-go e pele, do câncer colorre-tal, leucemia e linfoma. Os medicamentos servem de al-ternativa ou de complemen-to a outros tratamentos, como a quimioterapia tradicional e a radioterapia.

Pelo rol atual, os planos de saúde só são obrigados a

conceder o tratamento oral contra o câncer em locais de serviço de saúde (hospitais e salas de quimioterapia). Agora, de acordo com An-dré Longo, cada plano deve-rá estabelecer sua lógica de distribuição dos remédios – distribuição direta; defi nição de convênios com farmácias

privadas; ou criação de me-canismos de reembolso aos pacientes.

Ainda de acordo com as novas regras, a operadora não poderá limitar a quantidade de medicamentos usada pe-lo paciente. Ele terá direito ao volume prescrito pelo médico, enquanto durar o tratamento.

MNISTRO DA SAÚDE, Alexandre Padilha (d), participou do anúncio dos novos medicamentos

na próxima semana.Trecho da carta argu-

menta que, para os traba-lhadores, o acesso à reforma agrária é primordial para o suprimento dos direitos bá-sicos previstos na Constitui-ção Federal. “Entendemos

que é de extrema necessi-dade o assentamento destas famílias para a democrati-zação do acesso à terra e a produção de alimentos sau-dáveis”, assinala a carta.

De acordo com o docu-mento, a prioridade da re-

forma agrária é também permitir que a agricultura tenha base ecológica. E acrescenta: os trabalha-dores rurais necessitam de apoio para ter acesso à educação, à saúde e à cultura.

Cerca de 300 pesso-as, das 400 instaladas há quase 80 dias no Acam-pamento Nacional Hugo Chávez, marcharam – an-tes da entrega da carta - pela Esplanada dos Mi-nistérios e fi zeram ato em frente ao Congresso Na-cional ao som de tambo-res e apitos. Depois do Congresso, os manifes-tantes seguiram até o Pa-lácio do Planalto.

MANIFESTATNES fi zeram ato em frente ao Congresso Nacional

IBGE aponta que 21,7% dos jovens estão obesos

Page 13: Qua, 29/05/2013

Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 313

OFFS&ONS

A política no seu dia a dia

Cientista Político

Tiago Monteiro Tavares

Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 313

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO A COLUNA “ONs e OFFs” terá espaço reservado para os leitores

fazerem comentários de temas aqui tratados. Assim, os amantes da política poderão fazer comentários e tê-los publicados

no jornal, desde que sejam breves e respeitosos. Participe, compartilhe seu pensamento e faça da política um verdadeiro meio de regulação do convívio social. Mande seu comentário

acompanhado de foto e torça para ser o escolhido do dia.E-Mail: [email protected]

Um vídeo no Youtube levou o deputado Dr. Michel à Tribuna da CLDF, na tarde de ontem (28). O Plenário simplesmente parou durante 5 minutos para ouvir a ira do parlamentar. Trata-se de uma denúncia quanto ao aluguel de uma caminhonete Hilux por R$ 4 mil mensais, a qual o parlamentar faz uso diariamente. O veículo seria custeado com a verba indenizatória. “Não devo nada pra ninguém! Sou homem sério, não mudo meus posicionamentos. Alugo mesmo o veículo porque preciso estar em locais de difícil acesso. Podem abrir processo pra investigar, não tenho medo. Só não vou admitir que joguem meu nome na vala comum para encobertar denúncias de outros deputados desta Casa! Não sou papel higiênico para limpar a ca... de ninguém”, berrava incisivo o delegado.

Em aparte ao colega, o deputado Agaciel Maia (PTC) deu um conselho a Dr. Michel: “Vossa Excelência é deputado somente a 2 anos e meio e já é “de ponta”. Se for se preocupar com vídeo do Youtube, vai se cansar e dar margem para que todos vejam o vídeo. E, asseguro, daqui até as eleições isso vai acontecer ainda mais, pois o senhor já é um deputado de destaque”, sugeriu o experiente amigo.

Mon

tage

m s

obre

repr

oduç

ão d

a in

tern

et

Rep

rodu

ção

CLDF

Apagando as velinhas

Papel higiênico

Conselho de amigo

Divergência articulada

#Raad tem Razão!?

Fim aos preços abusivos

Escondendo a careca

Oito por dezesseis

Quem comemorou, ontem (28), 63 anos foi a deputada Arlete Sampaio (PT), ex-vice-governadora do DF. Arlete comemora a data de ontem, a de seu nascimento, pois foi registrada somente um mês depois, o que confunde os parabéns da parlamentar.

Uma fonte ligada a deputada afi rma que ela ainda estuda a possibilidade de uma festa, mas não estaria muito animada. Nas últimas semanas a líder do governo na CLDF tem dito que quer deixar a política, não sendo candidata a nenhum cargo eletivo nas próximas eleições. Contudo, as declarações do senador e ex-governador Cristovam Buarque (PDT), que teve Arlete como vice, dizendo que gostaria de vê-la novamente candidata ao GDF e, neste caso, apoiaria novamente o PT, deixaram fervorosas algumas alas do partido. Quem sabe?

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da CLDF não teve quórum, novamente, ontem (28), para deliberação da pauta apresentada. O fato que teria levado a debandada dos deputados seria a divergência entre a categoria de agentes de trânsito do Departamento de Estardas de Rodagem (DER), que não concordam com o projeto do GDF para carreira. Com isso, um deputado novato teria articulado o esvaziamento da sessão para segurar o projeto até que consigam negociar com o Buriti. Enquanto isso, a Casa espera pela aprovação dos projetos de interesse da população, sem contar a pressão que sofre de segunda a quinta com diversas categorias de servidores pedindo a votação de seus planos de carreira. Restou ao presidente da CCJ, deputado Chico Leite (PT), encerrar a sessão.

As deputadas Eliana Pedrosa e Celina Leão, ambas do PSD, protocolaram na CLDF projeto de lei que cria o “Ingresso Legal”. A ideia é inibir atos que vão contra a ordem econômica e a economia popular, reprimindo assim aumento arbitrário nos lucros de quem realiza o evento. Se aprovada, a proposta vai impedir, por exemplo, que jogos como Santos e Flamengo cobrem mais que 15% da média cobrada pelo Brasil. Quando não for possível apurar essa média, o valor cobrado será feito mediante apresentação de planilha técnica e de custos.

Chamou a atenção dos presente no Plenário da CLDF a cena protagonizada pelos distritais Patrício (PT) e Eliana Pedrosa (PSD), na tarde de ontem (28). Eliana afagou a cabeça de Patrício e fez algum comentário sobre sua calvice, que está bem menor. O colega sorriu e abaixou a cabeça para que Eliana pudesse ver o resultado do que, provavelmente, foi um implante capilar feito durante os dias de folga que Patrício tirou do Plenário. Há quem diga que a deputada falou: “Ta careca de saber heim”...

Depois de anunciada sua saída da corrida eleitoral de 2014, o deputado distrital Evandro Garla (PRB), que se candidataria a deputado federal, assume a coordenação nacional do PRB, acumulando a secretaria-geral do partido. Para ele, seu papel é ajudar a legenda. Do mesmo modo que ele não era político até 2010, fi cará sem mandato agora para fortalecer o partido, que entende que para articular aumento de espaço é bom que não tenha mandato. Sua missão em 2014 será dobrar a bancada do partido na Câmara dos Deputados, passando dos atuais oito deputados para 16. Com isso, os atuais secretários do Idoso e do Esporte, Ricardo Quirino e Júlio Ribeiro saírão, respectivamente ao Senado e à CLDF. O federal puxador de votos é o deputado Vítor Paulo, que presidiu o partido e atualmente é deputado pelo Rio de Janeiro.

O deputado distrital Raad Massouh (PPL), acusado de desvio de emenda parlamentar de sua autoria, contratou uma nova empresa para cuidar exclusivamente de suas redes sociais. A estratégia desta empresa é lançar, em breve, uma campanha nas mídias sociais com o slogan: “#Raad tem Razão”. Acreditam que com uma forte inserção nestas mídias com o slogan “subliminar”, podem reverter o desgaste na imagem e, de quebra, convencer que Raad não tem culpa na execução da emenda. A estratégia das redes sociais é excelente, mas convenhamos que o slogan deixa a desejar. Tem razão em que? Pra dar certo é preciso algo mais forte, mais convincente!

VALE LEMBRAR que o cidadão pagou entre R$ 160 e R$ 400 para ver uma partida do campeonato brasileiro no novo Mané Garrincha, gerando a maior renda do futebol brasileiro, quase 7 milhões de reais, sobrando míseros R$ 4 mil para o GDF, por emprestar o Estádio. Setembro já tem show confi rmado da cantora Beyoncé, quem sabe o PL é aprovado antes disso?

Page 14: Qua, 29/05/2013
Page 15: Qua, 29/05/2013

Jogorápido

“Sensação é de frio na barriga. Ainda sinto isso. Estou realizando o sonho de jogar com vários craques: Messi, Xavi, Iniesta, Adriano,

Daniel Alves”

NEYMARATACANTE DO BARCELONA

Negociação

O MEIA-ATACANTE Bernard, que disputará a Copa das Confederações, está na mira do Borussia Dortmund. A diretoria do Atlético-MG aceita passar o jogador por 20 milhões de euros.

Alemães fazem proposta por Bernard

EsportesEsportesEsportesQUEM JÁ COMPROU ingresso para

a Copa das Confederações, pode começar a retirá-los a partir de

hoje (29), no posto montado pela Fifa, no Centro de Convenções

Ulysses Guimarães, no Eixo Monumental, que fi cará aberto sete

dias por semana, das 10h às 18h.

Q U A R T A - F E I R A , 2 9 D E M A I O D E 2 0 1 315

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

Rep

rodu

ção

Reprodução

Em busca de superar o Olimpia, do Para-guai, às 22h de ho-je, e conquistar

vaga nas semifi nais da Copa Libertadores da América, o Fluminense tem na veloci-dade de seus jogadores uma de suas principais armas. Atento ao estilo de jogo do time adversário, o atacante Wellington Nem espera uti-lizar sua grande caracterís-tica para vencer o sistema defensivo rival.

“Acredito que eles te-rão uma postura bem mais ousada jogando em casa. Somo um time que gosta muito de atuar na base dos contra-ataques. Portanto, se conseguirmos atuar com velocidade, temos gran-des chances de marcarmos os gols que precisamos pa-ra conseguirmos a classifi -cação”, analisou o atacante Wellington Nem.

Recuperado de lesão na panturrilha esquerda, o meia Thiago Neves treinou

normalmente, mas deve mesmo começar no banco de reservas do Tricolor. O técnico Abel Braga vai op-tar por dar mais uma chan-ce a Rhayner.

Os tricolores terão que arrancar um empate sem gols se quiserem avançar à próxima fase da competi-ção continental. Uma nova igualdade sem gols leva-

rá a decisão da vaga aos pê-naltis. Após viagem em voo fretado, o elenco voltará a treinar, desta vez em solo pa-raguaio, em local ainda não confi rmado.

LIBERTADORES Fluminense aposta em velocidade para eliminar Olimpia

Arma será a velocidade Rogério Ceni está de volta ao gol do São Pau-lo. O capitão participou do treino ontem, no CT da Barra Funda, e está esca-lado para enfrentar o Vas-co, às 19h30 de hoje, no Morumbi, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O meia Roni e o zagueiro Paulo Miranda são as outras novidades.

O goleiro vinha se re-cuperando de dores no pé direito, problema sofrido no clássico contra o Co-rinthians, ainda pela pri-meira fase do Paulistão. Ele passou as duas se-manas da intertemporada em tratamento e acabou fora da estreia na compe-tição nacional, diante da Ponte Preta, em Campi-nas. Denis atuou.

O zagueiro Rafael To-loi e o meia Paulo Hen-rique Ganso, com lesões musculares na coxa es-querda, continuam fora. O zagueiro Edson Silva, ex-pulso em Campinas, cum-pre suspensão automática.

São Paulo está escalado com três mudanças

BRASILEIRÃO

FLUMINENSE aposta na velocidade do elenco para eliminar o Olimpia, em jogo no Paraguai

Ricardo Ayres/Photocamera

Page 16: Qua, 29/05/2013