Quadro Das Energias

4
ENERGIAS ENERGIAS PRODUÇÃO DISTRIBUIÇÃO FUNÇÕES JING QI Tem duas origens: -Essência pré-natal; -Essência pós-natal É armazenado nos Rins, sendo distribuída aos outros órgãos em caso de necessidade Está na origem da formação das “medulas”. É um potencial construtivo de qualidades não específicas, contendo em si todas as possibilidades YUAN QI (energia original) Forma de energia derivada da Jing. É transformada a partir da essência pré-natal (Jing Qi) e mantida pela essência pós-natal. (a sua abundância deve-se maioritariamente à herança pré-natal) Rn TR P 12 MP difunde-se pelo organismo armazena-se nos M curiosos inunda os 365 ptos espaços entre pele e músculos (couli) e grandes e pequenos capilares (luomai) concentra-se na extremidade dos 4 membros (ptos Jing) difunde-se através dos ramos internos dos meridianos na profundidade em direcção aos órgãos nuca shu/mu M curiosos acumula-se no Ren Mai e Du Mai Rim Distribui-se no organismo através do TR: - no interior irriga órgãos e vísceras; no exterior percorre a pele, músculos e espaços intersticiais. - Activar - Aquecer Activa, aquece e estimula a actividade fisiológica dos órgãos e das vísceras. Força motriz primária do processo vital e preserva as substâncias mais essenciais à actividade vital.

description

dsdgf

Transcript of Quadro Das Energias

Page 1: Quadro Das Energias

ENERGIAS

ENERGIAS PRODUÇÃO DISTRIBUIÇÃO FUNÇÕES

JING QITem duas origens:-Essência pré-natal;-Essência pós-natal

É armazenado nos Rins, sendo distribuída aos outros órgãos em caso de necessidade

Está na origem da formação das “medulas”.É um potencial construtivo de qualidades não específicas, contendo em si todas as possibilidades

YUAN QI(energia original) Forma de energia derivada da

Jing.

É transformada a partir da essência pré-natal (Jing Qi) e mantida pela essência pós-natal. (a sua abundância deve-se maioritariamente à herança pré-natal)

Rn TR P 12 MP difunde-se pelo organismo armazena-se nos M curiosos inunda os 365 ptos espaços entre pele e músculos (couli) e grandes e pequenos capilares (luomai) concentra-se na extremidade dos 4 membros (ptos Jing) difunde-se através dos ramos internos dos meridianos na profundidade em direcção aos órgãos nuca shu/mu M curiosos acumula-se no Ren Mai e Du Mai Rim

Distribui-se no organismo através do TR: - no interior irriga órgãos e vísceras; no exterior percorre a pele, músculos e espaços intersticiais.

- Activar - Aquecer

Activa, aquece e estimula a actividade fisiológica dos órgãos e das vísceras.

Força motriz primária do processo vital e preserva as substâncias mais essenciais à actividade vital.

ZONG QI(energia primeira) Provém da reunião da energia

alimentar extraída pelo Rt / E da água e dos cereais, com o ar exterior inspirado pelo Pulmão.

Acumula-se no tórax (“Mar superior da energia”) Pulmão (funções de difusão e dispersão) sai pela garganta regressa aos vasos do Coração permanece em reserva no dantian (abdómen inferior) penetra pelo 30E zu yang ming (MPE)

- Activa a respiração (elocução e força da voz). Sai pela garganta.

- Activa a energia e o sangue (tem influência na força e ritmo da pulsação cardíaca, na circulação do líquido sanguíneo e nos movimentos e temperatura dos membros). Percorre os vasos do coração.

Page 2: Quadro Das Energias

ENERGIAS PRODUÇÃO DISTRIBUIÇÃO FUNÇÕESYING QI (RONG QI)

(energia nutritiva)Provém da transformação da energia da água e dos cereais quintissenciada pelo Rt / E (sobe ao P, a parte mais refinada entra nos vasos para formar a Ying).Circula nos vasos e possui uma acção de nutrição. Circula juntamente com o sangue. Esta energia pertence ao Yin (em comparação com a Wei).Deriva sobretudo das essências subtis da água e dos cereais.

Sai do Aq. Médio P percorre os 12 MP F P

Uma parte da energia sai do F frente sobe até ao vertex penetra no Du Mai e Ren Mai fossa infra-clavicular P

Atravessa 50 vezes por dia os 14 meridianos (25x de noite + 25x de dia)

- Produção de líquido sanguíneo (é conduzida pelo P para os vasos onde se transforma num componente do sangue).

- Nutrição do organismo (Circula nos vasos por todo o organismo, fornece as substâncias nutritivas necessárias ao bom funcionamento da actividade fisiológica dos órgãos, vísceras e meridianos)

WEI QI(energia defensiva)

Deriva sobretudo das essências subtis da água e dos cereais.Circula no exterior dos vasos.O Rt/ E conduzem as essências subtis dos alimentos para o P, de onde a sua parte animada, móvel e fluida se difunde para o exterior dos meridianos e dos vasos. Aí encontra-se com a energia quintissenciada pré-natal que está no Rn e que estimula o processo de produção da energia defensiva.

A fonte da Wei é o Aq. Inferior, é alimentada pelo Aq. Médio e distribuída a partir do Aq. Superior.

Pertence ao Yang quando comparada com a Ying.

Cada dia circula 25x na parte Yang da seguinte forma:

1V (jing ming) qd acordamos sobe ao crânio penetra sucessivamente (de cima para baixo) no meridiano taiyang (do pé e da mão) shaoyang (do pé e da mão) yangming (do pé e da mão) parte Yin (pé) shaoyin do pé (Rn)

Cada noite circula 25 vezes na parte Yin da seguinte forma:

MP Rn MP C MP P MP F MP Rt Mp Rn

- Protecção (resiste à agressão das perversidades externas; expulsa as xie qi para o exterior do organismo)

- Aquecimento (mantém a estabilidade da temperatura corporal para que os órgãos e vísceras possam assegurar as suas funções nas condições de temperatura adequadas)

- regularização do organismo (regula e controla a abertura e o fecho dos espaços intersticiais e dos poros da pele e regula e controla a excreção do suor)

A Wei regula o metabolismo dos líquidos do organismo em função das necessidades induzidas pela actividade fisiológica, agindo sobre a abertura e fecho dos espaços intersticiais para preservar a estabilidade da temperatura corporal e o equilíbrio entre o meio interior e o meio exterior.