Quadro Resumo - Uso Do Hífen

3
NÃO SE USA O HÍFEN: Regra Exemplos Observações Em palavras compostas que apresentam elementos de ligação. pé de moleque, pé de vento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra, mão de obra. Incluem-se neste caso os compostos que formam uma oração. Ex.: Maria vai com as outras, leva e traz, diz que diz que, deus me livre, deus nos acuda, cor de burro quando foge, bicho de sete cabeças, faz de conta. * Exceções (7): água-de-colônia, arco-da- velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé- de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa. Se o prefixo terminar com letra diferente daquela com que se inicia a outra palavra. autoajuda, autoestrada, autoescola, antiaéreo, intermunicipal, supersônico, superinteressante, agroindustrial, aeroespacial, semicírculo. Se o prefixo terminar por vogal e a outra palavra começar por < r > ou < s >, dobram-se essas letras. contrarrelógio, minissaia, antirracismo, ultrassom, semirreta. Quando o prefixo < co- > juntar-se com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por < o > ou < h >. coobrigação, coedição, coeducar, cofundador, coabitação, coerdeiro, corréu, corresponsável, coocorrência. Com os prefixos < pre- > e < re- >, mesmo diante de palavras começadas por < e >. preexistente, preelaborar, reescrever, reedição. Como o acento do prefixo é praticamente imperceptível em algumas palavras, como ‘predeterminado’ e ‘preexistente’, na dúvida é sempre bom consultar o dicionário. Na formação de compostos começados por ‘não’. (acordo de) não agressão (reservado para) não fumantes. O acordo ortográfico aboliu o hífen das formas em que a palavra "não" tem valor prefixal: ‘não agressão’, ‘não engajado’, ‘não fumante’, ‘não violência’, ‘não participação’, ‘não governamental’ etc. USA-SE O HÍFEN: Regra Exemplos Observações Com os prefixos < circum- > e < pan- >, quando o segundo elemento começa por vogal, < h >, < m > ou < n >. circum-navegação, pan- africano;

description

Uso do HIFEN conforme novo acordo gramatical da língua portuguesa

Transcript of Quadro Resumo - Uso Do Hífen

NO SE USA O HFEN:

RegraExemplosObservaes

Em palavras compostas que apresentam elementos de ligao.p de moleque, p devento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vrgula, camisa de fora, cara de pau, olho de sogra, mo de obra.Incluem-se neste caso os compostos que formam uma orao. Ex.: Maria vai com as outras, leva e traz, diz que diz que, deus me livre, deus nos acuda, cor de burro quando foge, bicho de sete cabeas, faz de conta.* Excees (7): gua-de-colnia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, p-de-meia, ao deus-dar, queima-roupa.

Se o prefixo terminar com letra diferente daquela com que se inicia a outra palavra.autoajuda, autoestrada, autoescola, antiareo, intermunicipal, supersnico, superinteressante, agroindustrial, aeroespacial, semicrculo.

Se o prefixo terminar por vogal e a outra palavra comear por < r > ou < s >, dobram-se essas letras.contrarrelgio, minissaia, antirracismo, ultrassom, semirreta.

Quando o prefixo < co- > juntar-se com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por < o > ou < h >.coobrigao, coedio, coeducar, cofundador, coabitao, coerdeiro, corru, corresponsvel, coocorrncia.

Com os prefixos < pre- > e < re- >, mesmo diante de palavras comeadas por < e >.preexistente, preelaborar, reescrever, reedio.Como o acento do prefixo praticamente imperceptvel em algumas palavras, como predeterminado e preexistente, na dvida sempre bom consultar o dicionrio.

Na formao de compostos comeados por no.(acordo de) no agresso(reservado para) no fumantes.O acordo ortogrfico aboliu o hfen das formas em que a palavra "no" tem valor prefixal: no agresso, no engajado, no fumante, no violncia, no participao, no governamental etc.

USA-SE O HFEN:

RegraExemplosObservaes

Com os prefixos < circum- > e < pan- >, quando o segundo elemento comea por vogal, < h >, < m > ou < n >.circum-navegao, pan-africano;

Com os prefixos < hiper- >, < inter- > e < super- >, quando o segundo elemento comea por < r >.hiper-realista esuper-resistente

Quando o prefixo terminar com a mesma letra com que se inicia a outra palavra.micro-ondas, anti-inflacionrio, sub-bibliotecrio, inter-regional, infra-axilar

Nas palavras compostas que no apresentam elementos de ligao.guarda-chuva, arco-ris, boa-f, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joo-ningum, porta-malas, porta-bandeira, po-duro, bate-boca.No se usa o hfen em certas palavras que perderam a noo de composio, como girassol, madressilva, mandachuva, pontap, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.

Em palavras onomatopeicas (isto , que representam rudos ou sons naturais) que so compostas, mas no apresentam elementos de ligao.reco-reco, bl-bl-bl, zum-zum, tico-tico, tique-taque, cri-cri, glu-glu, rom-rom, pingue-pongue, zigue-zague, bi-bi, fom-fom, tim-tim (tim-tim por tim-tim).Como o acento do prefixo praticamente imperceptvel em algumas palavras, como predeterminado e preexistente, na dvida sempre bom consultar o dicionrio.

Nos compostos entre cujos elementos h o emprego do apstrofo.queda-d'gua, gota-d'gua, copo-d'gua.

Nas palavras compostas derivadas de topnimos (nomes de lugares) que apresentam ou no elementos de ligao.belo-horizontino (Belo Horizonte);porto-alegrense (Porto Alegre);mato-grossense-do-sul (Mato Grosso do Sul); rio-grandense-do-norte (Rio Grande do Norte)

Nos compostos que designam espcies animais e botnicas (nomes de plantas, flores, frutos, razes, sementes), tenham ou no elementos de ligao.bem-te-vi, peixe-espada, peixe-do-paraso, mico-leo-dourado, andorinha-da-serra, lebre-da-patagnia, erva-doce, ervilha-de-cheiro, pimenta-do-reino, peroba-do-campo, cravo-da-ndia.No se usa o hfen, quando os compostos que designam espcies botnicas e zoolgicas so empregados fora de seu sentido original. Observe a diferena de sentido entre os pares: 1) arroz-do-campo (certo tipo de erva) e arroz de festa (algum que est sempre presente em festas). 2) bico-de-papagaio (espcie de planta ornamental) e bico de papagaio (deformao nas vrtebras).3) olho-de-boi (espcie de peixe) e olho de boi (selo postal).

Diante de palavra comeada por < h >.anti-higinico, sub-heptico, super-homem, sobre-humano.Exceo: subumano

Com o prefixo < sub- >, usa-se o hfen tambm diante de palavra comeada por < b > e < r >.sub-base, sub-bibliotecrio, sub-regio, sub-reitor, sub-regional.

Com os prefixos < ex- >, < sem- >, < alm- >, < aqum- >, < recm- >, < ps- >, < pr- >, < pr- >, < vice- >.ex-aluno, sem-terra, alm-mar, aqum-mar, recm-casado, ps-graduao, pr-vestibular, pr-europeu, vice-rei.A dvida, nesse caso, sempre comum. Como o acento nos prefixos < pr- >, < ps- > e < pr- > praticamente imperceptvel na fala, em algumas palavras, como predeterminado e preexistente, muitos no sabem se o hfen deve ou no ser usado. Assim, tambm aqui sempre bom consultar o dicionrio.

Com o prefixo < mal- >, quando a palavra seguinte comear por vogal, < h > ou < l >.mal-assombrado, mal-entendido, mal-estar, mal-humorado, mal-limpo.* Nos outros casos, escreve-se sem hfen: malcriado, malcomportado, malcheiroso, malfeito, malsucedido, malvisto.* Quando mal significa doena, usa-se o hfen se a palavra no tiver elemento de ligao. Ex.: mal-francs. Se houver elemento de ligao, escreve-se sem hfen. Ex.: mal de lzaro, mal de sete dias.

Com < bem- >, de modo geral, nos compostos.bem-aventurado, bem-intencionado, bem-humorado, bem-merecido, bem-nascido, bem-falante, bem-vindo, bem-visto, bem-disposto.* Mas h vrios casos em que bem se liga sem hfen palavra seguinte. Ex.: benfazejo, benfeito, benfeitor, benquisto.