Qualidade - Grupo VIP · vendeu uma mula para outro fazendeiro por 100 reais, que concordou em...

4
Dirigir com prudência, respeitar a sinalização de trânsito e a velocidade da via, respeitar o sinal para embarque e desembarque dos clientes são atitudes que fazem a diferença do motorista profissional. Qualidade Dengue Vale a pena relembrar... A Dengue é uma doença que não pode ser esque- cida, pois depende da conscientização de todos e de al- guns cuidados a serem tomados no dia a dia: - Quais são os sintomas da dengue? Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em al- guns casos, sangramento, mais comum nas gengivas. - Quais os cuidados para não se pegar dengue? Como é praticamente impos- sível eliminar o mosquito, é preci- so identificar objetos que possam se transformar em criadouros do Aedes. Por exemplo, uma bacia no pá- tio de uma casa é um risco, porque, com o acúmulo da água da chuva, a fêmea do mosquito poderá depositar os ovos neste local. Então, o único modo é limpar e re- tirar tudo que possa acumular água e oferecer risco. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências. Faça a sua parte! Leia mais na pág. 3 SAÚDE Bom Atendimento Publicação Interna do Grupo VIP Ano 4 • n˚ 15 Maio / Junho 2008

Transcript of Qualidade - Grupo VIP · vendeu uma mula para outro fazendeiro por 100 reais, que concordou em...

Page 1: Qualidade - Grupo VIP · vendeu uma mula para outro fazendeiro por 100 reais, que concordou em receber a mula. No dia seguinte, entretanto, ele chegou e disse:

Dirigir com prudência, respeitar a sinalização de trânsito e a velocidade da via, respeitar o sinal para embarque e desembarque dos clientes são atitudes que fazem a diferença do motorista profissional.

Qualidade

DengueVale a pena relembrar... A Dengue é uma doença que não pode ser esque-cida, pois depende da conscientização de todos e de al-guns cuidados a serem tomados no dia a dia:

- Quais são os sintomas da dengue? Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em al-guns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.

- Quais os cuidados para nãose pegar dengue?

Como é praticamente impos-sível eliminar o mosquito, é preci-so identificar objetos que possam se transformar em criadouros do Aedes. Por exemplo, uma bacia no pá-tio de uma casa é um risco, porque, com o acúmulo da água da chuva, a fêmea do mosquito poderá depositar os ovos neste local. Então, o único modo é limpar e re-tirar tudo que possa acumular água e oferecer risco. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências. Faça a sua parte!

Leia mais na pág. 3

Saúde

Bom Atendimento

Publicação Interna do Grupo VIPAno 4 • n˚ 15 • Maio / Junho 2008

Page 2: Qualidade - Grupo VIP · vendeu uma mula para outro fazendeiro por 100 reais, que concordou em receber a mula. No dia seguinte, entretanto, ele chegou e disse:

Fogos de artifíciose balões representam perigo A partir deste mês, com os festejos juninos, chega a época também em que muitas pessoas insistem em soltar balões. É preciso saber que, além do perigo,

essa é uma atividade que infringe a Lei de Crime Ambiental (9.605/98).A pena de detenção para quem fabricar, transportar, vender ou soltar balões, pode variar de um a três anos.

A atividade é proibida pelos sérios riscos de incêndio às florestas, matas, indústrias, residências e postos de gasolina, colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco. É importante lembrar que os balões também representam risco de colisão com aeronaves, quando cruzam ou caem no interior de aeroportos.

Fogos Outro hábito desta época é o uso de fogos de artifício ou estampido, que também são considerados crime, exceto aqueles que pelo seu reduzido potencial sejam incapazes de provocar qualquer dano físico. Neste caso,a pena de detenção para quem usá-lo indevidamente é de seis mesesa 2 anos e multa.

Em caso de algum acidente com balões ou fogos, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) para atendimento de emergência, resgatee incêndios. Outros dois números podem ser utilizados para denunciar irregularidade: 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil).

Soltar balões agora é crime ! Você sabia que de acordo com a nova Lei de Crimes Ambientais,Lei Nº 9.065, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões agoraé “crime”, como também fabricar, vender ou transportar? A pena prevista

é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

A brincadeira de alguns pode ser a tristeza de muitos.

Entre os inúmeros contratempos que representam, os balões podem ainda oferecer sérios riscos à aviação, principalmente, às pequenas aeronaves.

Em julho teremos o dia D – Limpeza.

Neste dia, além de organizar materiais, equipamentose o local de trabalho, os funcionários devem manter as salas, equipamentos e materiais limpos. A responsabilidade pela limpeza é de todos nós.

A avaliação do 3º S – Limpeza está prevista entre osdias 07 e 15/07.

Os melhores setores na avaliação estarão recebendo uma carta de parabenização e a divulgação será feita nos quadrosde avisos.

Preparem-se!

Projeto

Não permita que seus filhos adquiram fogos de artifício.

Acidentes graves podemacontecer com crianças ou adultos que transportam e utilizam fogosde artifícios de forma irregular.

O perigo dos fogos de artifícioé indiscutível. Se uma bombinha

explodir nas mãos de uma criança ou próximo de seus olhos, poderá

causar mutilação ou cegueira.

aMBIeNTaL

2

JORNAL VIP é uma Publicação Interna do Grupo VIP. • Endereço para sugestões: Rua José de Alencar, 25 - Brás Cep: 03052-020 Unidades Participantes: • Unidade Imperador / Responsável - Elias • Unidade Brás / Responsável - Mara • Unidade Jabaquara / Responsável - Valéria

Jornalista Responsável: Vera Lucia Correia Macedo (MTB 26.361) • e-mail: [email protected] Gráfico: RiFla Designer e Comunicação • Diagramação: Ricardo e Flávia • e-mail: [email protected]

Distribuição Interna e Gratuita • Tiragem: 8.500 exemplares

EXPEDIENTE

Page 3: Qualidade - Grupo VIP · vendeu uma mula para outro fazendeiro por 100 reais, que concordou em receber a mula. No dia seguinte, entretanto, ele chegou e disse:

Grupo VIP

Linha Quant.637A-10 119637C-10 1153459-10 1055652-10 642765-10 575342-10 56273X-10 532552-10 52675K-10 50674A-10 502076-10 49609C-10 47516P-10 44354M-10 44675Z-10 43

Consórcio Plus

Linha Quant.3459-10 1052765-10 57273X-10 532552-10 522076-10 49354M-10 44274P-10 431178-10 412523-10 412678-10 40312T-10 403574-10 403749-10 39273N-10 38263J-10 37

Temos que diminuir o número de reclamações.Essa situação não pode continuar. Os operadores podem ultrapassar e até trafegar alguns trechos pela esquerda,

mas devem atender todos os pontos e clientes.Qualquer dúvida ou reclamação utilize o nosso

Serviço de Atendimento ao Cliente:Consórcio Plus (Itaim, AEC, Imperador e Brás)

0800-11-44-24Unidade Jabaquara – 0800-770-4464

Consórcio 7 (Guarapiranga e MBoi Mirim)0800-16-2728

Neste ano de 2008, o Grupo VIP está recebendo grande número de reclamações 156. A principal recla-mação do cliente diz respeito ao “Não atendimento ao sinal de embarque e desembarque” (veja o ranking das empresas). Um procedimento que não condiz com uma empresa de transporte urbano, que tem como seu objeti-vo principal, o transporte de passageiro.

Ranking das operadoras do Subsistema Estrutural Passageiros Transportados/ Reclamação.

A área operacional iniciou um trabalho de conscien-tização juntos aos operadores de todas as unidades, atra-vés de comunicados, avisos nos holerites e orientação nos treinamentos internos. Além destas ações, a partir do mês de junho, a Fiscalização de Ponto - FISPO será renovada, tendo um maior número de fiscais para acom-panhar as infrações cometidas na operação. Nos quatro primeiros dias de fiscalização, os operadores serão orien-tados, porém a partir de 16/06, os operadores que forem notificados pela FISPO serão encaminhados ás respecti-vas gerências para providências disciplinares.

Projeto de Reconhecimento A partir de julho/08, a VIP estará avaliando os motoristas na economia de combustível dos veículos. Os motoristas que tiverem os melho-res desempenhos estarão concorrendo a prê-mios. Fiquem atentos! Em breve estaremos divulgando os critérios de que serão utilizados para avaliação.

Aumenta o número de reclamações 156 referente ao não atendimento aos clientes

VIP pesquisa clientes para melhorar o transporte urbano O Grupo VIP contratou a IPK Engenharia para realizar pesquisa com seus clientes. Neste mês de junho, os pesquisadores estarão conversando com os clientes sobre atendimento aos clientes, con-duta do operador, intervalo entre os carros, limpeza entre outros.

O objetivo principal é levantar informações para que a empre-sa possa melhorar a satisfação dos clientes.

As 15 linhas com maior númerode reclamações 156

QUaLIdade

FIQUe SaBeNdO

3

Page 4: Qualidade - Grupo VIP · vendeu uma mula para outro fazendeiro por 100 reais, que concordou em receber a mula. No dia seguinte, entretanto, ele chegou e disse:

A placa de madeira e os pregos

Era uma vez um garoto que tinha um temperamento muito explosivo. Um dia ele recebeu um saco de pregos e

uma placa de madeira.

O pai disse a ele que martelasse um prego na tábua toda vez que perdesse a paciência com alguém.

No 1º dia o garoto colocou 37 pregos na tábua.

Já nos dias seguintes, enquanto ele ia aprendendo a controlar sua raiva, o número de pregos martelados foi diminuindo gradativamente.

Ele descobriu que dava menos trabalho controlar sua raiva do que ter que ir todos os dias pregar diversos pregos na placa de madeira.

Finalmente chegou um dia em que o garoto não per-deu a paciência em hora alguma.

A mula morta Um mineirinho com sérios problemas financeiros vendeu uma mula para outro fazendeiro por 100 reais, que concordou em receber a mula. No dia seguinte, entretanto, ele chegou e disse:- Cumpadi, cê me discurpa mais a mula morreu.- Morreu? - Intão me devorve o dinheiro.- Ih... já gastei.- Tudo?- Tudin.- Intão me traiz a mula.- Morta? - É, uai, ela num morreu? - Morreu. Mais qui cê vai fazê com uma mula morta?- Vou rifá?- Rifá?- É, uai!- A mula morta? Quem vai querê?- É só num falá qui ela morreu.- Intão tá intão.Um mês depois os dois se encontram e o fazendeiroque vendeu a mula pergunta:- Ô Cumpadi, e a mula morta?- Rifei. Vendi 500 biete a 2 real cada. Faturei 998 real.- Eita! I ninguém recramô?- Só o homi qui ganhô.- E o que o cê feiz?- Devorvi os 2 real pra ele.

Pensamento do mês“Se Deus não abençoar,

inútil é o trabalho do homem”.

Bolo bombom de morango

INGREDIENTES:6 ovos (claras e gemas separadas), 1 e ½ xícara (chá) de açúcar, ¼ de xícara (chá) de

óleo, ¾ de xícara (chá) de chocolate em pó, 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó e Margarina e farinha de trigo para untar.

Recheio: 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) rasa de maisena, ½ xícara (chá) de leite e 1 xícara (chá) de morango picado.

Cobertura: 400g de chocolate ao leite.

MODO DE PREPARO: Bata as gemas com o açúcar e o óleo por5 minutos. Junte o chocolate e a farinha peneiradose bata mais um pouco. Adicione as claras em nevee o fermento e misture delicadamente com uma colher de pau. Unte e enfarinhe uma forma retangulare despeje a massa. Leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos. Leve ao fogo o leite condensado e a maisena dissolvida no leite mexendo sempre até engrossar. Misture o morango e deixe esfriar.Corte o bolo ao meio e espalhe o creme de morango. Cubra com a outra metade do bolo e leve para gelar por 2 horas. Derreta o chocolate ao leite em banho-maria, tire do calor e misture até derreter e ficar brilhante. Corte o bolo em pedaços e passe pelo chocolate colocando em seguida sobre uma folha de papel-manteiga até secar. Embrulhe os pedaços em papel colorido e em seguida em papel celofane transparente como se fosse bombom. Leve para gelar por 4 horas antes de servir.

Ele falou com seu pai sobre seu sucesso e sobre como estava se sentindo melhor em não explodir com os outros e o pai sugeriu que ele retirasse todos os pregos da tábua e que a trouxesse para ele.

O garoto então trouxe a placa de madeira, já sem os pregos, e a entregou a seu pai.

Ele disse: Você está de parabéns, meu filho, mas dê uma olhada nos buracos que os pregos deixaram na tá-bua... ela nunca mais será como antes.

Quando você diz coisas estando com raiva, suas pa-lavras deixam marcas como essas.

Não importa quantas vezes você peça desculpas, a cicatriz ainda continuará lá.

Uma agressão verbal ás vezes faz tanto mal quanto uma agressão física.

Amigos são como jóias raras. Eles te fazem sorrir e te encorajam para alcançar o sucesso. Eles te emprestam o ombro, compartilham dos teus momentos de alegria, e sempre querem ter seus corações abertos para você.

ReFLexãO

HUMORReceITa

4