Quarta 04/05/2011

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QUARTA-FEIRA, 04 DE MAIO DE 2011 Nº41014 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! Padrasto estupra e engravida uma menor em Soturno Os alunos da rede municipal de Conceição do Castelo irão concorrer nacionalmente na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas. pag.06 Geral O Museu Ferroviário Domingos Lage, de Cachoeiro de Itapemirim- ES, vai promover uma exposição com objetos de funcionários da ferrovia no município. pag.13 Regional Luiz Antonio, preso em Cachoeiro-ES, é acusado de estuprar sua enteada de 14 anos Pág. 15

description

edição nº 41014

Transcript of Quarta 04/05/2011

Page 1: Quarta 04/05/2011

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QuARTA-FEIRA, 04 DE MAIO DE 2011 Nº41014 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

Padrasto estupra e engravida uma

menor em Soturno

Os alunos da rede municipal de Conceição do Castelo irão concorrer nacionalmente na 7ª Olimpíada Brasileira de

Matemática das Escolas. pag.06

GeralO Museu Ferroviário Domingos

Lage, de Cachoeiro de Itapemirim-ES, vai promover uma exposição com objetos de funcionários da ferrovia no município. pag.13

Regional

Luiz Antonio, preso em Cachoeiro-ES, é acusado de estuprar sua enteada de 14 anos Pág. 15

Page 2: Quarta 04/05/2011

02 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 04 de Maio de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES) opinião

Um bom dia a to-dos // E agora, assim o declara o Senhor, aquele que te criou: Não tenhais medo, porque eu resga-tei-te, chamei-te para me servires: e tu pertences--me Isaías 43, 1 // Motos continuam matando como numa verdadei-ra guerra // Até a conclusão desta coluna, 65 pessoas já ha-viam perdido a vida nesse tipo de acidente // Os aci-dentes tem acontecido de forma diária // E ainda cres-ce o número de motocicle-tas nas ruas // Depois do feriadão, o Mourad’s come-çou a semana ontem // Ter-ça-feira com o local fervi-lhando // Conversas para todos os gostos // De po-lítica ao futebol // Barbosa servindo e ouvindo as “no-vas” do dia // Capuccino quase não deu para a fre-guesia // Morte de Osama: verdade ou lenda urbana // Linha Vermelha, infeliz-mente, mais uma vez pal-co de selvageria depois de uma partida de futebol // O que era para ser festa aca-bou em pancadaria // É o povo soltando seus instin-tos mais primitivos // Mui-ta gente inocente pagando por isso // Cachoeiro imu-nizando contra a gripe até o dia 13 de maio // Juninho vendendo mais jornais com as notícias da morte de Obama // Enquanto espera seu Botafogo melhor para o campeonato brasileiro // Casa da Memória, na Rua Vinte e Cinco de Março, abandonada // Muito mato e galhos caídos das árvo-res dão um aspecto horrí-vel ao local // Prefeitura de Cachoeiro prometeu refor-mar o Centro Operário e de Proteção Mútua // Fi-cou apenas na promessa // Enquanto o velho e histó-rico casarão ameaça a de-sabar // É o prefeito Carlos Casteglione (PT) com sua memória curta // Prome-te, mas não cumpre // Fe-liz o homem que encontrou a sabedoria, O Homem que alcançou o entendimento! Provérbios 3,13 / / O Inte-rino produziu o Desfolhan-do / / Até a próxima vez

EditorialMassacre sobre duas rodas

O último final de semana fe-chou as estatísticas do comando do Batalhão de Trânsito da Po-lícia Militar com o número de sessenta e seis pessoas mortas em acidentes de trânsito envol-vendo motocicletas. Na região norte capixaba, o retrato da im-prudência: numa moto seguiam pai, mãe e filha de três anos e em outra, duas pessoas. Cinco vidas perdidas numa curva de estrada.

Em Venda Nova do Imigran-te, num dos trechos mais peri-gosos da BR 262, por atravessar

uma cidade inteira e em posi-ção de declive, mais uma pessoa perdeu a vida. Já se tornou uma indesejável rotina os casos de acidentes com motos no Espíri-to Santo. Nessa verdadeira car-nificina, por incrível que pareça, o sul do Estado lidera em núme-ro de ocorrências.

Nem o tráfego louco da re-gião da Grande Vitória tem pro-vocado tantas mortes e ferimen-tos em condutores de veículos de duas rodas. Enquanto isso, o que deveria ser uma região de

paz no trânsito se transformou exatamente no contrário.

As mortes, é claro, produ-zem uma comoção maior, mas os casos de pessoas mutiladas superam em muito os núme-ros divulgados sobre as mortes no trânsito na briga entre au-tomóveis e motocicletas. São pessoas que tem seus planos interrompidos em plena efer-vescência da vida.

O Detran e as Companhias de Trânsito têm feito campa-nhas nas ruas das cidades, nas

rodovias e em escolas do en-sino médio, mas os resultados apresentados são apenas tími-dos e longe do mínimo ideal. Uma mistura de imprudência, negligência, imperícia e o des-caso com a própria vida forma esse círculo vicioso que resul-ta em mortes diárias no Espíri-to Santo.

A guerra do trânsito vai cei-fando vidas, destruindo fa-mílias e enfrentando todas as formas de combate até hoje apresentadas.

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Provérbios 4:18

[email protected]

O verdadeiro Cristão em tudo se revela

Desfolhando

Charge

Reverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

Espaço Bíblico

No prazer é comedido;Na dor é resignado.Na alegria é expansivo, sem alarde;Na tristeza é recolhido, sem reclamos.Na saúde é temperante;Na enfermidade é sofrido.Na abastança é generoso;Na pobreza é conformado.No juízo próprio é severo;No juízo de outrem é indul-gente.No falar não é petulante;No calar não é covarde.Na sociedade é fraterno;Na intimidade é afetuoso.No dizer”Sim” - é sincero;No dizer “Não” - é benigno.

No saber, não se vangloria;No ignorar não dissimula.Na promessa é fiel;No dever é reto.Na paz é advertido;Na luta é diligente.Na prática do bem é altruís-ta;Em recebê-lo é reconheci-do.Na fé espiritual e na espe-rança é perseverante;No amor é puro;No querer é firme.No sucesso da Vida querque sobre a sua vontade prevaleça sempre A VON-TADE DE DEUS!

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Artigo

[email protected]

A Escola e aUniversidade PúblicasLuiz Carlos Amorim bom Enem (argh!).

As escolas públicas, além de pagarem pouco aos pro-fessores, estão mal equipadas, sem manutenção, sem segu-rança, sem qualidade de en-sino. Não é via de regra, mas grande parte dela está nessas condições. Então os alunos que saem dela e não logram êxito nos testes para adentrar a universidade pública, acabam dando lugar àqueles estudantes que podem pagar escola parti-cular e que poderiam pagar, também, o ensino superior.

Há quem defenda a co-brança da universidade pú-blica. Se considerarmos que a grande maioria que estu-da lá pode pagar, isso seria justo. Mas o que aqueles me-nos favorecidos que querem e precisam estudar esperam, é que a educação brasilei-ra mude e seja mais coeren-te, mais justa na distribuição dos recursos que, na verda-de, saem não só do bolso do aluno da escola particular, mas também de todos os ou-tros, porque todos pagamos impostos. É preciso que a qualidade da escola pública melhore, que se dê mais qua-lidade a ela, que ela seja me-lhor equipada, que se pague melhor os professores e que eles sejam qualificados, para que os estudantes que saem dela possam ter acesso à uni-versidade pública.

Falou-se muito, recente-mente, no gasto astronômico da verba para a educação no ensino universitário, em detri-mento do ensino fundamental. O MEC destina quase a totali-dade dos recursos destinados à educação no ensino superior e quase nada no ensino de base. Não vou citar porcentagens, nem nomes de pesquisadores ou de revistas que publicaram as denúncias, pois é lastimá-vel comprovar uma constata-ção que não é de hoje.

O governo usa o dinheiro público para beneficiar estu-

dantes universitários que po-deriam pagar, enquanto aque-les que não podem pagar ficam de fora. Ah, diriam alguns, mas porque aqueles que não podem pagar não passam no vestibu-lar da universidade pública? Ora, porque esses não podem pagar ensino fundamental e de segundo grau em escolas par-ticulares, nem cursinhos pré--vestibulares. E justamente o ensino fundamental e também o de segundo grau, relegados a último plano, é que estão suca-teados, não dando base para os alunos que saem deles para fa-zer um bom vestibular ou um

O governo usa o dinheiro público para beneficiar estudantes uni-versitários que poderiam pagar, enquanto aqueles que não po-

dem pagar ficam de fora.

Page 3: Quarta 04/05/2011

03Folha do E. SantoQuarta-Feira, 04 de Maio de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Esta história pode representar tantas outras que acontecem dia-riamente em nosso país. Em 1916, em brejo de Areias no sertão do Estado da Paraíba, uma menina com mais 11 irmãos e irmãs, ten-tou, como uma parcela significativa dos chamados nordestinos, so-breviver. Viveu na casa do seu avô em um pequeno sítio de proprie-dade da família onde lá experimentou o aconchego e a dura vida do campo.

Na pobreza da região nordeste do Brasil, sobejamente conheci-da, nesse pequeno sítio, tudo era partilhado com muita dificulda-de, mas também havia a felicidade e o carinho como tem sido em muitas famílias que lutam para sustentar e educar seus filhos nes-te imenso país.

A menina começou desde cedo, como milhares de crianças e adolescentes, a ajudar nos trabalhos domésticos e assim foi ganhan-do experiência. Aos doze anos de idade, para ajudar no sustento e na sobrevivência da família, começou a trabalhar na casa de um professor universitário. Lá aprendeu o que significava estar longe do seu lar, de sua família. Lá, teve sua primeira experiência de vida e as siladas que o coração permite sobre a necessidade do afeto: sua primeira experiência amorosa e dois filhos não reconhecidos.

Não podendo criar esses filhos, seu pai e sua mãe acharam por bem assumir a paternidade e a criação dos mesmos. E, na inquie-tude da juventude, como toda jovem mulher em busca da felicida-de, nas voltas que a vida dá, apaixonou-se mais uma vez e resolveu, como muitos nordestinos, ir para São Paulo, a terra prometida, onde tudo parecia ser mais fácil: mais opções, mais empregos.

Seguiu em um caminhão pau-de-arara e chegou a tão falada ci-dade. Como era grande! Quanto movimento, quantas luzes, quanta agitação! Lá teve mais três filhos e enfrentou várias dificuldades e

muitas humilhações. Na terra prometida lhe faltava tudo: um lugar para morar, emprego, comida, afeto, o cheiro da terra querida, a sua cultura. Restava a saudade da família distante.

Mesmo assim acreditava que tudo iria mudar. Um dia, sem mui-tas explicações, o seu companheiro foi embora, deixando-a para trás, sozinha com três crianças, sem família, sem emprego e sem ter onde morar.

A vontade era a de voltar para o nordeste, para a sua família, para a sua terra. Mas como? O que iria dizer? Como poderia explicar? Como iria sobreviver por lá agora tinha mais três crianças? Nesse momento, acreditando que existia um Ser superior que, com certe-za, poderia ajudar, resolveu permanecer em São Paulo e enfrentar o que viesse.

Conseguiu, assim, uma oportunidade de emprego como em-pregada doméstica. Mas a patroa foi logo dizendo que precisaria dormir no emprego e que as crianças, ali, não poderiam ficar. Mas quem poderia cuidar das suas crianças enquanto ela cuidava das

crianças dos outros?A patroa ofereceu, então, como ajuda, a indicação de um colégio

interno no interior do Estado de São Paulo, distante 500 km da ca-pital, onde poderia deixar as crianças. Nesta época estava em pleno funcionamento a Política Nacional do Bem Estar do Menor, repre-sentada pela FUNABEM e FEBEMs nos vários Estados brasilei-ros. Esta política, com o discurso de proteção ao “menor”, punia as famílias pobres que, muitas vezes, não tinham condições de cui-dar de suas crianças. Pobres, as crianças eram então rotuladas como “abandonadas” e, portanto, como medida de proteção, eram inter-nadas em instituições públicas e/ou subsidiadas pelo Estado.

Não tendo outra opção, a jovem mãe teve que separar a famí-lia e encaminhou os dois irmãos para uma instituição masculina e a irmã seguiu para outra cidade. Uma vez por ano, a mãe buscava as crianças para passar as “férias” na capital onde trabalhava. Ao dei-xá-las de volta na instituição, as prometia que um dia viria buscá--las definitivamente.

E trabalhou para isso: noite e dia, até que entendeu que poderia começar a morar fora da casa do patrão. Mas, quando isso aconte-ceu, ligaram do colégio avisando que as crianças não poderiam fi-car mais lá. Essa foi a resposta da patroa.

No quarto alugado de 12 metros quadrados com uma cama, um fogão, um pequeno guarda roupas e um banheiro externo (para ser dividido com outras 10 famílias que ocupavam quartos iguais) co-meçou a reconstrução do seu lar.

Aos doze anos seus filhos foram levados para morar junto com ela, porque já podiam trabalhar. Depois do trabalho, quantas vezes eles ficavam aguardando a mãe também chegar do emprego com a primeira refeição do dia, pois sabiam que ela traria consigo a comi-da, que deveria ser o seu almoço no trabalho.

Mesmo sem saber ler e escrever a mãe exigiu dos filhos que es-tudassem e um deles terminou a graduação, o mestrado e chegou a “virar doutor”. Com o seu emprego de doméstica (que não tinha di-reito a domingos, feriados e nem festas de fim de ano), a mãe criou os três filhos e os salvou da morte, marginalidade e do abandono. E o tempo foi passando... e através do trabalho precoce e exaustivo de todos, a família superou a pobreza extrema.

Este é o breve relato da história da minha mãe que não mais po-derei beijar, abraçar, dar carinho e agradecer por me permitir chegar até aqui, pois já partiu para descansar dessa difícil jornada.

Aproveito esta oportunidade, então, contanto a sua história, para homenageá-la e a todas as mulheres, da Candelária, Realengo, Vi-tória da Conquista, Bahia e Brasil, a todas as mães que, com deter-minação e amor supremo conseguem, muitas vezes sozinhas e sem a presença do homem que um dia amaram, criar os seus filhos e fi-lhas.

E, àquele(a)s que ainda têm a oportunidade de conviver com o aconchego de sua mãe (biológica ou de criação), que não percam a oportunidade de agradecê-la, amá-la, respeitá-la e fazê-la muito fe-liz. Pois não basta dizer que as amam, é preciso demonstrar, é pre-ciso que elas sintam-se amadas!

Agradeço a Deus por minha mãe ALICE e desejo a todas as mu-lheres/mães um FELIZ DIA DAS MÃES.

A todas as mães que lutam porque acreditam no amor supremo!

REGINALDO DE SOUZA SILVA – DOUTOR EM EDUCAÇÃO [email protected].

artigo

Este é o breve relato da história da minha mãe que não mais poderei beijar, abraçar, dar carinho e agradecer por me permitir chegar até aqui, pois já partiu

para descansar dessa difícil jornada.

Page 4: Quarta 04/05/2011

04 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 04 de Maio de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES) opinião

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - BaiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: Ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

www.folhaes.com.br - [email protected]

Espaço Cidadã[email protected]

Dá o que pensar

Shelley Brown - [email protected]

Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia não são su-ficientes... Lembre-se do frasco de maionese e do café.

Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num fras-co de maionese e esvazia-o...ti-rou a maionese e encheu-o com bolas de golf.

A seguir perguntou aos alu-nos se o Frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim.

Então o professor pega numa caixa cheia de pedri-nhas e mete-as no frasco de maionese. As pedrinhas enche-ram os espaços vazios entre as bolas de golf.

O professor voltou a per-guntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.

Então...o professor pegou noutra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maione-se. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o pofessor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estu-dantes responderam em unâni-me "Sim !".

De seguida o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços

vazios entre a areia. Osestudantes nesta ocasião

começaram a rir-se...mas repa-raram que o professor estava sério e disse-lhes:

'QuERO QuE SE DÊEM CONTA QuE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'.

As bolas de golf são as coi-sas Importantes:

como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE.

São coisas, que mesmo que se perdessemos todo o res-to, nossas vidas continuariam cheias.

As pedrinhas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc.

A areia é tudo o demais,as pequenas coisas.

'Se puséssemos 1º a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golf.

Brigando com amor Briga nunca é uma coi-

sa boa. Faz mal para todos. É pior quando acontece com quem se ama. No momento da disputa tudo se faz para ofender. Acertamos no ponto fraco da pessoa, pois conhe-cemos muito bem o ser ama-do. A mira é certeira. A bala acerta a “mosca”. Parecemos atiradores de elite querendo eliminar o alvo no primeiro tiro. O problema é posterior-mente corrigir o estrago. Ja-mais conseguimos completa-mente. É como se enfiássemos pregos em uma madeira. Po-demos retirá-los, mas os furos continuam. Quanto maior o prego, maior fica o furo. De-pendendo do caso nem mes-mo sobra madeira. Apenas um buraco enorme.

O tiro, no entanto, não afeta somente o ofendido.

Afeta também o ofensor. No momento em que o atirador acerta o coração alheio está também acertando o próprio coração. Não há nada pior do que ofender injustamente alguém que amamos. Senti-mo-nos seres da pior espécie. Humanos de segunda classe. Desprezíveis.

As brigas podem até mes-mo gerar um ciclo terrível de ofensas no qual cada um fere, e em seguida é ferido. Caso alguém não pare, a luta continuará até a exaustão, e haverá um momento em que ambos surgirão como os grandes perdedores. A briga com quem se ama não tem vencedores. Só derrotados. É interessante que na maio-ria vezes somos mais toleran-tes com aqueles que amamos menos.

Marcelo Harger – [email protected]

Aprenda a dar prioridade ao que realmente é impor-tante na sua vida, o restan-te achará seu espaço

ATENÇÃO: As cartas devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação. E-mail sem identificação completa será desconsiderado

MotosForam vendidas mais de 600 mo-tos em 2010 somente na revende-dora Honda que detêm 90% do mercado no balneário. Esse nú-mero coloca o balneário em ven-das proporcionais como um dos maiores no Estado. Com a alta no preço do petróleo as motos ganharam força no mercado das vendas. O público que mais com-pra esse veículo são oriundos do interior impulsionado pelas boas safras de abacaxi e da cana de açúcar. a tendência é que esse nú-mero aumente para esse ano devi-do as opções de crédito cada vez mais ao alcance do consumidor.

CampanhasO Município de Itapemirim possui ações permanentes de investimentos em cursos de qualificação profissional. On-tem ,terça-feira, dia três de maio, no auditório da Univer-sidade Aberta do Brasil – UAB de Itapemirim, a Secretaria Municipal de Desenvolvimen-to Econômico e Social em par-ceria o Sebrae, promoveu o curso ““Como elaborar cam-panhas promocionais”. Foram ofertadas 30 vagas e os inte-ressados procuraram a sede da Agência do Nosso Crédito para efetuar as inscrições.

+ O Surto de Conjuntivi-te atingiu até o caro titu-lar dessa coluna.+ Maior e mais podero-so do que o surto de den-

gue... coisa estranha.. Não a nada que se possa fa-zer?+ Nesta quarta só rock das "antigas" creedence.

Newton BragaPor Wellington [email protected]

Curta Metragem

COMO ARRASAR UM CORAÇÃOUma agência de matrimônio às avessas. Esse é o tipo de negó-cio comandado por Alex (Ro-main Duris) e sua irmã. Os dois são contratados para provocar a separação entre casais apaixo-nados. A loucura se dá quan-do um homem muito rico cha-ma os dois irmãos para pôr um fim no casamento da sua filha, mas tem uma pequena exigên-cia: o trabalho tem de ser feito em uma semana. Diretor: Pas-cal Chaumeil. Elenco: Romain Duris, Vanessa Paradis, Julie Ferrier, François Damiens, An-drew Lincoln, Natasha Cash-man. Produção: Nicolas Duval--Adassovsky, Laurent Zeitoun, Yann ZenouDuração: 105 min.

C I N E M A

MegaUm prêmio previsto de R$ 28 mi-lhões é o que aguarda os aposta-dores do concurso 1.280 da Me-ga-Sena, a ser sorteado nesta quarta-feira (4). O prêmio é resul-tado de três concursos acumula-dos consecutivos, inclusive o do último sábado (30), em que fo-ram sorteadas as dezenas 08 – 14 – 29 – 35 – 36 – 40. Caso o prê-mio de R$ 28 milhões saia para apenas um apostador, ele poderia comprar mais de 1,1 mil carros populares, ou ainda 5,5 mil motos de 125cc. Aplicado na Poupança da CAIXA, esse valor renderia, mensalmente, quase R$ 170 mil

ALEGRE

XIII FEST GOSPELEstá chegando o XIII Fest Gospel Evangélico de Ale-gre. Os dias 06 e 07 de maio movimentarão a Praça 06 de Janeiro com muito louvor e adoração, sempre a partir das 18h. Todos os dias do even-to haverá Tenda de Oração e Aconselhamento. Presenças confirmadas do cantor Da-vid Quilan, Ludmila Ferber, banda Giom, Anderson Frei-re, dentre outros. No sábado (07) terá concentração evan-gelística a partir das 9h.

C A C H O E I R O

AGENDA DE EVENTOS

Evento: LA TEQUILALocal: The One, CachoeiroData: 06/05/2011Hora: 22hValor: Masc R$25,00 Fem R$15,00 - Atrações: Dj Claudinho + Dose dupla de tequila durante toda a noiteEvento: ABSOLUT PARTYLocal: The One, CachoeiroData: 07/05/2011Hora: 22hValor: Masc R$25,00 Fem R$15,00 - Atrações: Dj Hugo Fiório + 50% na gar-rafa de absolut até meia noite

Page 5: Quarta 04/05/2011

05Folha do E. SantoQuarta-Feira, 04 de Maio de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

políticamai

s

O Governo do Estado anunciou ontem , os inves-timentos previstos no Pro-grama Estadual de Sane-amento para os próximos quatro anos. A coletiva de imprensa foi no gabine-te do governador Rena-to Casagrande, no Palá-cio Anchieta, em Vitória, e contou com a presença do diretor-presidente da Companhia Espírito San-tense de Saneamento (Ce-san), Neivaldo Bragato. Os investimentos fazem parte de um dos 10 eixos do Planejamento Estraté-gico Estadual, chamado “Desenvolvimento da In-fraestrutura Urbana”.

ES lança projeto de saneamento

Para marcar a celebra-ção do Dia do Traba-lho, o governador Re-nato Casagrande e o vice-governador Gi-valdo Vieira recebe-ram aproximadamente 300 pessoas e repre-sentantes das centrais sindicais no Palácio An-chieta. Durante o even-to, foi anunciada a im-plantação de uma mesa de trabalho permanen-te com as organizações representativas das di-versas categorias de trabalhadores no Espí-rito Santo.

Trabalho permanente com sindicatos

política

ES nos jogos Rio de 2016 O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Parao-límpicos Rio 2016 divulgou a avaliação inicial das op-ções apresentadas pelas di-versas cidades brasileiras como Centros de Treinamen-tos para os Jogos. As 15 al-ternativas capixabas foram aprovadas sem nenhum tipo de ressalva. O anúncio está no site oficial do Comitê Rio 2016 e foi recebido pelo secretário de Estado de Es-portes e Lazer, Vandinho Lei-te, como o primeiro sinal de que a candidatura capixaba para ser um Centro de Trei-namento Pré-Jogos está no rumo correto.

A e x e m p l o de Guaçui--ES, o mu-nicípio de Conce ição

do Castelo também foi contemplado com in-vestimentos nas áreas de infraestrutura, saúde e esportes pelo gover-no do Estado. O gover-nador Renato Casagran-de, acompanhado do vice-governador Gival-do Vieira, do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite e do secretário de Esta-do da Agricultura, Enio Bergoli, inaugurou no último final de semana, uma ponte, do ginásio de esportes, da reforma do Hospital Municipal e entregou materiais es-portivos e uniformes do Programa Campeões de Futuro.

“Vamos continuar as parcerias com os muni-cípios, em todas as áre-as de Governo, para fa-zer o desenvolvimento regional se transformar em realidade no Espírito Santo. Podemos ter uma unidade hospitalar refe-rência em cada região,

PESQUISA A exemplo de Guaçui-ES, o município de Conceição do Castelo também foi contemplado com investimentos nas áreas de infraestrutura

Sul do Estado contempladocom infraestrutura

RENATO CASAGRANDE e autoridades inaguraram um ginásio de esportes em Conceicão de Castelo

Antes da cerimô-nia oficial, o gover-nador inaugurou a ponte da Cachoei-ra do Vargas, sobre o Rio Castelo. A obra, realizada pelo Gover-no do Espírito Santo, por meio da Secre-taria de Estado da Agricultura, Abaste-cimento, Aquicultura

e Pesca (Seag), em convênio com a Pre-feitura de Conceição do Castelo, viabiliza o tráfego seguro de veículos na região, facilita o transporte de produtos agríco-las, além de melho-rar a qualidade de vida dos moradores do município

Agricultura

bem como em serviços de outras pastas”, disse.

“O mais importan-te é fazer chegar servi-ços, programas e obras a todos os cidadãos ca-pixabas, principalmente aos mais necessitados, como estamos fazendo nessa solenidade aqui, em Conceição do Caste-lo”, concluiu Casagran-de.

EsportesDuzentas crianças e

adolescentes receberam materiais esportivos e

uniformes para início das atividades do pro-grama de inclusão so-cial estadual Campeões de Futuro. O programa de inclusão social que oferece aulas gratuitas de diversas modalida-des esportivas por todo o Espírito Santo, no mu-nicípio, passará a ofere-cer aulas de futsal.

O vice-governador destacou que, neste ano, o Governo do Estado já percorreu pelo menos 20 municípios, levando

para as cidades a ban-deira do esporte como inclusão social. “De ja-neiro até este mês, as-sinamos ordens de ser-viços e entregamos materiais esportivos para uso do programa Campeões de Futuro. Estas ações estão entre as prioridades do Go-verno e terão continui-dade, pois nosso foco é investir na melhoria da qualidade de vida dos capixabas”, disse Gival-do Vieira.

OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Page 6: Quarta 04/05/2011

06 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 04 de Maio de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Wilson Márcio Depes, aDvogaDo

artigo

[email protected]

PESQUISA

geral

Pois é, volto a falar sobre política. Corro o risco, no entanto, em perder os meus, diga-mos numa Visão otimis-ta, três leitores. O Se-nado da República, ao indicar Renan Calheiros - que jáfoi comunista na juventude - para a Co-missão de Etica,parte do princípio de que “quem jáfoi processado pelo Conselho tem mais chances de punir os fal-tosos”.

E aquela velha tese defendida pelo irre-verente e eterno vere-ador e Cachoeirense presente deste ano – Juarez Tavares Matta. Se Cláudio Guerra é (foi)o policial mais ban-dido do estado, faria jus ao cargo de Secre-tário de Segurança...

Segundo Juarez, só bandido conhece rigo-rosamente as entranhas do crime. Ele justificava que precisamos deixar de ser hipócritas, dan-do curso ao seu prag-matismo. Só que Jua-rez, com isso, apenas exercitava sua irreve-rência. E o Senado, meu Deus, levou a sério. Re-nan foi processado, no órgão, por desvio de conduta: pensão pes-soal paga por lobistas; lobby a favor da Schin-cariol para evitar o pa-gamento de dívida de R$ 100 milhões; propi-nas dos Ministérios; es-pionagem; empresas fantasmas.

Aliás, diga-se, um belo currículo...Apar disso, paradoxalmente, vejo constandonos indi-cadores de livros mais vendidos, “Os dez dias que abalaram o mun-do”, de John Reed. É um livro que recorda, com uma intensidade e um vigor extraordinários, os primeiros dias da Revolução de Russa. Li-vro, aliás, lido na juven-tude e que retoma com todo vigor. Que curioso!

O destino, por outro lado, desferiu um duro golpe na Oposição. Aécio Neves, em sua vida de boêmio, aca-bou levando consigo o PSDB. E uma estrela re-luzente, com boa apa-rência, bom conceito de administrador e fu-turo candidato à presi-dência pela Oposição. Aécio, além de ter que enfrentar o PT, possui, dentro de seu parti-do, um amigo pior que qualquer inimigo: José Serra.

Em Cachoeiro, o mo-vimento em torno da eleição de prefeito já se faz nos bastidores. E Casteglione, em busca de reabilitação,contra o resto. Aí se inclui Fer-raço, Glauber, Jathir, Abelzinho e outros me-nos votados. A grande dúvida dos candidatos de oposição é se Fer-raço aceitará disputar mais um mandato. E al-guém tira alguma coisa da velha raposa?

O ovo da serpente

Guaçui-ES promove cultura para as Mães

As mães guaçuienses vão receber uma homenagem espe-cial da prefeitura do município no próximo sábado. A Secreta-ria de Cultura, Turismo e Espor-te e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) reali-zam, na Praça João Acacinho, uma Feira Cultural especial em homenagem ao Dia das Mães. O evento conta, ainda, com a

parceria da Aca-demia Guaçuien-se de Letras e Cultura.

A progra-mação vai reu-nir a tradicional feira, com co-midas, bebidas entre outros pro-dutos da culiná-ria caseira gua-çuiense, peças de decoração fa-

bricadas artesanalmente entre outros produtos do artesanato local. Porém, como a feira tem tema especial, a novidade fica por conta do momento de de-clamação de poesias com Vera Moraes e Jô Fonseca e, ainda, uma noite de boleros para as mães com a Lira Santa Cecília de Varre-Sai - RJ.

De acordo com o secretá-rio municipal de Cultura, Turis-mo e Esporte e, também, ma-estro da Lira Santa Cecília de Varre-Sai - RJ, Wildes José Fer-reira, a população, em espe-cial as mães, podem esperar o melhor da Feira Cultural. “Vai ser um evento diferente, será um diferencial a noite de bole-ros dedicada às mães”, disse.

Segundo Wildes, serão executados aproximadamente 40 boleros, canções sucessos de artistas como o Rei Rober-to Carlos e ele acredita que a emoção vai ser forte durante o evento. “Acredito que as mães vão se emocionar, além das músicas vamos apresentar um vídeo com fotos de mães conhecidas, acho que vai to-car fundo na alma”, finalizou o secretário.

Os alunos da rede municipal irão concorrer com estudantes de todo o país na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Conceição do Castelo em olimpíada nacional

Os alunos da rede munici-pal de ensino de Conceição do Castelo-

-ES irão concorrer com es-tudantes de todo o país na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pú-blicas (OBMEP). A compe-tição é dirigida aos alunos de 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas muni-cipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classifica-ção nas provas.

Professores, escolas e se-cretarias de educação dos alunos participantes tam-bém concorrem a prêmios e na rede municipal de ensi-no, de Conceição do Caste-lo, participarão todos os alu-nos de 5ª a 8ª série.

As inscrições acontece-rão de 18 de abril a 03 de junho e a coordenadora do Ensino Fundamental II da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as professoras de Matemá-tica, vai inscrever todos os alunos da Rede Municipal de Ensino por acreditar que

PROFESSORES e escolas participantes também concorrem a prêmios essa é uma excelente oportu-nidade de crescimento para nossos alunos.Objetivos da olimpíada

* Estimular e promover o estudo da Matemática en-tre alunos das escolas públi-cas.

* Contribuir para a me-lhoria da qualidade da Edu-cação Básica.

* Identificar jovens ta-lentos e incentivar seu in-gresso nas áreas científicas

e tecnológicas.* Incentivar o aperfei-

çoamento dos professores das escolas públicas, con-tribuindo para a sua valori-zação profissional.

* Contribuir para a inte-gração das escolas públicas com as universidades públi-cas, os institutos de pesqui-sa e sociedades científicas.

* Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Page 7: Quarta 04/05/2011

07Folha do E. SantoQuarta-Feira, 04 de Maio de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Consultoria em Gestão EmpresarialPlanejamento Fiscal e Tributário

Advocacia Civil, Trabalhista e TributáriaContabilidade em Geral

Auditoria Contábil

Fone/fax: 28 2101-6950

VITRINE e s s a t o d o m u n d o v ê

Praça São João, n.º 05 - Em frente à Telemar

28 3521-9991

Gentileza“Se um homem é gentil com desconhecidos, isto mostra que ele é um cidadão do mundo, e que seu coração não é uma ilha que foi arrancada de ou-tras terras, mas um continente que se une a eles.” (FRANCIS BACON)

HighlightsPrimeira-dama do Município, AUXILIADORA CAS-TEGLIONE, no sábado passado, almoçando na Ki-ko’s Restaurante e Pizzaria. ### Também, por lá, o diretor de Desenvolvimento do Grupo Itapemirim,CELMO FREITAS. ### Anote na agenda: dia 09 dejunho, às 19 horas, no Unimed Hall, no Shopping Sul, palestra sobre Gestão Pública, com HUMBERTOFALCÃO MARTINS. ### Sucesso absoluto a Con-ferência do Rotary Distrito 4410, realizada no Eco daFloresta. ### Os vereadores JÚLIO FERRARE eALEXANDRE BASTOS estão vibrando com o Men-gão! ### PAULO REINAN atencioso com os bons amigos! ### Nosso bom dia especial de hoje para a assessora de Comunicação da Foz do Brasil, ROSA MALENA. ### Até amanhã se o Senhor permitir!!!

Nossa fielpatrocinadora

MARIAANTONIETA

“TIETA”FONTOURA,

com a mamãe‘dona’ IRACY,

em noite delançamentos,

na TopázioGranitos.

Vidraçaria Casagrande: vidro para todos os gostosJá reparou como a maior parte das lojas modernas está preferindo o vidro para suas fachadas? Além de dar uma visão completa da loja, o vidro melhora a iluminação interna. O vidro também está sendo muito utilizado nas residências com inúmeras aplicações. Se você observar, vai se surpreender com o material, que tem se mostrado excelente pa-ra o acabamento e decoração de ambientes. Em visita, esta semana,à VIDRAÇARIA CASAGRANDE, localizada na Avenida Jones dos San-tos Neves, nº 414, no Trevo do IBC, o casal SUELY e OSWALDO CA-SAGRANDE nos mostrou um ‘mundo’ de novidades. Tudo muito lindo! Passa lá para ver! Informações ligue: 28 3521-3003 ou 28 9955-0906. Foto: AGG

28 3511-2029

Devido aoambienteacolhedor, oatendimentopersonalizadoe uma infinitavariedade deóculos de sole de grau,das melhoresmarcas domercado, os casaisPAULINHA -ALBERTOMOREIRA e ROSEANE-ROBSONCASTRO elegeram,mais umavez, asÓticas Diniz.

O destaque especial, destaquarta-feira, é a simpática

e elegante VIRGINIA ZANCHETTA, esposa doempresário e deputadofederal CAMILO COLA.

Destaque

Durante asatividades deorientação eatendimento para a terceira idade, emsaúde e direitos sociais, da IISemana de Saúde do Idoso “Viva e Vida”, afonoaudiólogaCLAUDIRSCHIMITTEL,que ministrou palestra sobrea Disfagia, ea secretáriaMunicipalde Saúde,MÁRCIAFARDIM.

Foto: HG2 Studio

Foto: AGG

RUA JOAQUIM VIEIRA, GUANDU(NA RUA DO TEATRO)

28 3521-7420

Rua Antônio Penedo,Gilberto Machado

28 3522-4700

Consulte nossaequipe no

primeiro pisodo Shopping

Cachoeiro

Rua 25 de Março, nº 33, 1º Piso do Shopping Cachoeiro Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES - CEP 29.300-100

28 3521-6111

Av. Jones dos Santos Neves, nº 414 - Trevo do IBC

Cel.: (28) 9955-0906

Tel.: (28) 3521-3003

Page 8: Quarta 04/05/2011

08 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 04 de Maio de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

CHILIQUES HERMÉTICOSCH I L I Q U E S

H E R M É T I -COS é um show intimista, mas com gran-

de capacidade de aglutinação artística e de fruição. Depois de cantar em vários espetá-culos no Espírito Santo, Bra-sil e exterior, incluindo África (onde cantou em Iorubá) e Eu-ropa, (cantando em português inglês e francês). E depois de ter apresentado, no Brasil, por algumas vezes, o show CHI-LIQUES HERMÉTICOS e também o SEM A LOUCU-RA NÃO DÁ, baseados em repertório urdido em 2004 pelo escritor Marco Antônio Carvalho, biógrafo de Ru-bem Braga com o livro RU-BEM BRAGA – UM CI-GANO FAZENDEIRO DO AR, com o qual ganhou o prê-mio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira.

Depois de amadurecer, ain-da aos 27 anos, sua voz e pos-tura no palco, Amélia empresta sua voz e alma a esse novo pro-jeto, junto com o violonista e di-retor musical Julio César San-tos, para um show minimalista em seus elementos cênicos, mas extremamente rico em seu con-ceito e nuanças que valorizam

fundamentalmente as canções. Ao escolher um repertório den-so de autoria dos artistas capixa-bas, Juliano Gauche e João Mo-raes, que também é cronista em A Gazeta, Amélia sempre teve como ponto de partida a canção, segundo suas próprias palavras “não quero que nada no palco concorra com as canções; é pre-ciso que o público tenha a chan-ce de se encantar com as pala-vras e os sons. Sem artifícios exagerados que acabam por es-conder a arte da composição; a moldura não pode chamar mais atenção que o quadro”.

Por isso no palco estão apenas ela e Julio Santos num casamento musical que tem encantado todos que têm a oportunidade de ver e ouvir. Um cenário de algu-mas lanternas de vela, um abajur encimado numa me-sinha e dois pufes são a mol-dura minimal do show.

O timbre de Amélia é bem peculiar com poucos similares no Brasil; a tensão e entrega de suas interpretações enchem os espectros e o ar das salas de espetáculo, assim como o vio-lão preciso, bem harmoniza-do e aveludado de Julio San-tos. Um show para se amar ou odiar, jamais esquecer.

Telefone: (28)3522-9296

A cantora Amélia Barretto se apresenta no Bistrô (subida do Jaraguá), hoje, à partir das 21h00.

Serviço:

Local – Bistrô (na subida do Jaraguá)Horário – dia 4 de Maio, o show começará às 21:00h (impreterivelmente)Duração – Uma hora e vinte minutos.Ingresso – R$10,00

Page 9: Quarta 04/05/2011

A menina britânica Olivia Binfield, de 7 anos, deixou o público (assista) de um show de talentos da emissora "ITV" apreensivo ao se apresentar em programa no último sábado com uma jiboia de quase 2 metros enrolada no pescoço enquanto declamava um poema sobre a necessidade de proteção de espécies ameaçadas de extinção, segundo o jornal inglês "Daily Mail".

Três anos depois do colapso nervoso, que a levou a ser in-ternada em uma clínica psiquiátrica, Britney Spears ainda vive como prisioneira em sua própria casa com quase to-dos os aspectos de sua vida sob o controle do pai/tutor, Ja-mie Spears. “Ela não pode ter celular e não pode receber ligações a menos que os seguranças chequem antes. Se qui-ser fazer chamadas do telefone de sua casa, os seguranças é quem discam o número desejado para ela. Ainda ganha “mesada”, mas se quiser algum dinheiro extra, tem que fa-zer um pedido formal.”

Eu fico sozinho na boa".Fábio Jr., cantor, falando sobre seus casamentos no programa da "Hebe".

Novo clipeAguardado por mi-lhares de fãs do mun-do todo, o canal ame-ricano E! marcou para quinta-feira (5), o lan-çamento do novo clipe de Lady Gaga, Judas.

Em um breve comer-cial lançado pela emis-sora para divulgar o vídeo, Gaga apare-ce dançando usando uma jaqueta de couro e uma bandana.

JRC O L U N A

A cantora Jennifer Lopez tem tudo para voltar a fazer um grande sucesso no mercado da mú-sica com seu novo álbum 'Love?', mas ela está tendo que enfrentar algumas barreiras para que isso aconteça. Depois de ser acusada de plágio por um com-positor de Bollywood na canção On The Floor, Jennifer agora está prestes a ter uma nova ação contra ela movida pelo ex-marido Ojani Noa, alegando que a canção One Love é sobre ele.

Espécies ameaçadas

Protesto inusitado Na última terça-feira (26) o poeta alpinista francês Hervé Cou-asnon chamoi aten-ção ao escalar o pré-dio da prefeitura de Limoges, na França, para protestar e fa-lar de sua intenção de concorrer à presi-dência da França em 2012. Veja esse e ou-tros protestos inusi-tados.

» PRISÃOImigranteilegal

Tentando fugir Um homem nu foi flagrado correndo através de um te-lhado em Chang-chun, na provín-cia chinesa Jilin, depois que a po-lícia invadiu um bordel (assista). O homem foi visto

tentando desespe-radamente descer do prédio duran-te a ação policial. Mulheres enrola-das em toalhas também foram fo-tografadas durante a fuga, segundo a imprensa chinesa.

HOMENAGEM

Gisele Bündchen, que viajou para Nova York e será uma das convidadas de honra do Baile de Gala do MET (Metropolitan Museum of Art), vai para a festa usando um modelo vermelho e longo assinado pelo estilista Alexander McQueen. No Twitter a top re-lembrou a genialidade o e McQueen, que se matou no ano passado e contou que foi ele que lhe deu sua primeira oportunidade na carreira.

MICARETA >>Claudia Leitte mostrou suas curvas em mi-careta em Fei-ra de Santa-na, na Bahia. A banda Psirico foi outra atra-ção da mica-reta nesta do-mingo, 1º.

Adriana Galisteu, que em bre-ve apresenta o programa Pro-jeto Fashion – versão brasi-leira do reality show Project Runway, que promove uma competição entre estilistas –,

dá um trato no visual para es-tampar a capa da revista Clau-dia Bebê. Em seu Twitter, a loura postou uma foto com as madeixas divididas em uma parte lisa e outra enrolada.

Projeto Fashion

Britney Spears M

elho

r ato

r coa

djuv

ante

Murilo Rosa ganhou o prêmio de melhor ator coadju-vante por sua atuação no filme "Como Esquecer", na 4ª Los Angeles Brazilian Film Festival, que foi encerrada no sábado (4). O festival, que começou na última quarta--feira (27), exibiu 30 longas e curtas-metragens brasilei-ros. O filme "Teus Olhos Meus", de Caio Sóh, com trilha sonora de Maria Gadú, Maycon Ananias e Aureo Gan-dur foi premiado em quatro categorias.

Festival no QuirguistãoUma águia trei-nada atacou um lobo du-rante um fes-tival de caça tradicional cha-mado "Salbu-run", realiza-do no domingo (1), na aldeia de Tyup, a 370 quilômetros de Bishkek, no Quirguistão.

co luna j r@fo lhaes .com.br

» MÉXICOPolo com burros e vassourasUm festival na cidade de Otumba, no México, contou com uma partida de polo na qual os parti-cipantes montavam em burros e usavam vassou-ras como tacos. Realiza-do desde 1960, o evento também teve corridas de rua com os animais, além de desfiles com máscaras como a do ex-presidente do país Vicente Fox. An-tes indispensáveis como meio de transporte, os burros foram substituídos na cultura mexicana pou-co a pouco, mas ainda são muito celebrados no país.

O Departamento de Po-lícia de Anchorage, no Alasca (EUA), descobriu que um de seus agentes era um imigrante ilegal. Rafa-el Mora-Lopez foi pre-so na última quinta-feira (21). Durante audiência na sexta-feira (22), Mora-Lo-pez se declarou culpado da acusação de ter fraudado seu passaporte. A fraude foi descoberta depois que o suspeito solicitou a reno-vação do documento. Mo-ra-Lopez trabalhava como agente da polícia de An-chorage desde 2005 sob o nome de Rafael Espinoza.

Page 10: Quarta 04/05/2011

10 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 04 de Maio de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vende-se / troca-se por uma casa no litoral. Uma casa no Bairro Zum-bi. 100m2 , rua José Félix Cheim Nº 32. Tel. 9884-1671, falar com Ilario Ribeiro.

Vende-se um terreno, na rodovia Cachoeiro x Muqui em Santa Fé de Baixo. 4.600 m² a 8 Km de Cacho-eiro. Terreno com água. Tel 3522-8455 - 9956-7735. em frente ao as-falto.

Vende-se uam Casa na rua Cardo-so nº 300, Próximo ao Condomínio da Polícia Federal. Em Itaóca Praia - 3511-5094 / 9991-4242 - Luciano

Vende-se casa no bairro Gilson Ca-roni, Valor R$ 20 mil. tel 9921-6932 - Josué ou 9978-8177 Edson.

Vende-se uma casa no Alto Village com 140 m² quadrados de área, e uma sobra de terreno nos fundos que pode ser feita outra casa. Toda murada com excelente localização em uma esquina que liga Rua Wa-lace de Castro Barbosa com a rua Papa Pio XII. Próximo Cólegio, su-permercado, posto milica, creche e praça de laser. 2 quartos, sala, co-zinha, 2 banheiros, copa, garagem para 2 carros, terraço. Preço R$ 95.000,00. troca-se por casa peque-na em Marataízes com volta em di-nheiro. 9885-6333 e 9905-9409

VENDO APARTAMENTO, com Es-critura, no Conj. Residencial Áttila Vivacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bairro Independência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de empregada com área de serviço, cozinha, copa e sala de estar. Reformado com ar-mários embutidos, piso de mármo-re e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo re-formado na Rua Raimundo Andrade Edifício Paulo Sul, Apartamento 403 - IBC - Tel 9925-0930 e 3521-4485 , Audicéia

Vendo ou troco áreas para reser-va legal em Rive municipio de Alegre. falar com Dirceu. 9904-1412

Vendo ou troco Fazenda de 200 alqueires em Itupiranga Pará a 50 Km de marabá. Falar com Dirceu.

9904-1412

Vende-se 2 casas no bairro Gil-son Carone. Uma no valor de R$ 70.000,00 e a outra no valor de R$20.000,00. Contato 9921-6932. Vende-se apartamento em cons-trução com previsão de término em Dezembro/2011. Ed. Mikonos - 3º andar - aptº 303 - Bairro: Gil-berto Machado - 3 quartos, lindo, área de lazer comum com pisci-1na na cobertura. Telefone: 3522-5609 / 9883-1663. Falar com Lu-ciana.

Vende-se casa com 80m² de cons-trução e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbosa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Leandro. Preço a combinar.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Alfredo Levy Ramos nº 62, bair-ro: Novo Parque em frente a praça, mais ônibus na porta. Tratar direto com o proprietário - França : 9939-0031

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no valor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 varan-das, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, garagem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritura. Loca-lizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, com 1,5 alquei-re, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amorim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafael. Telefo-ne (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓRIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comer-cial • Toda montada • Estoque • Es-trutura fiscal em dia • Funcionários treinados • Certidões negativas de todas as esferas • Faturamento ga-rantido. 20 anos de mercado - Car-teira de 10.000 Clientes TRATAR DIRETO COM O PROPRIETÁRIO, SEM INTERMEDIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530

Alugo apartamento terreo (tem-porada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, varanda e garágem (interna) p/ 2 automó-veis. Contato: (28) 9985-7080.

Vendo e alugo casas e aparta-mentos para carnaval e tempo-rada de verão. Rua sete de se-tembro nº 220 - Marataízes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para temporada.Ótima localização, capacidade para 12 pessoas. (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Aluga-se uma casa na rua das Acácias, 37, vila rica, 3 quartos, sala cozinha, banheiro, área de serviço. Copa, banheiro, área de serviço. Tel 3522-6147

Aluga-se ponto comercial no Edi-ficio Franklin no centro da cidade de cachoeiro de Itapemirim próxi-mo ao Posto Oasis. sala com 2m² ideal para chaveiro, tel 35221660 ou tratar no proprio Edificio.

Aluga-se apartamentos e salas comerciais no Edificio franklin, no centro da cidade de cachoeiro de itapemirim TEl 3522 1660

Aluga-se uma casa na Rua Padre José de Anchieta, Ilha da Luz. Com 2 quartos, sala x copa, cozi-nha, suite, terraço e cobertura - 3511-5094 / 9991-4242 - Luciano

Aluga-se um apartamento com 2 quartos, sala , cozinha e ba-nheiro. Rua Nilton Prado nº 04 - Bairro Ibitiquara. Próximo ao Tiro de Guerra. Falar com Edna: Tel 3511-5644 ou 9976-2070.

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bairro Basiléia medin-do 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, Bairro Gilber-to Machado, excelente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vendo ou alugo uma casa no bair-ro Novo Parque, na rua principal. 3 quartos, sala. Cozinha, 2 banheiros, garagem para 2 carros, terraço co-berto. Contato: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Ronal-do.

LEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escri-tório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cacho-eiro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima localiza-ção. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gonçalvez co-elho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, Valor R$ 20mil, com urgên-cia, tel 9921-6932.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha Verme-lha, José Felix Cheim Nº 32 - Bair-ro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ri-beiro

Vendo loja de papelaria, xerox, bou-tique e etc, toda montada em perfei-to estado, em funcionamento, com firma registrada a 21 anos, no mes-mo local, endereço Av. Monte Cas-telo, Independência, sem nenhum protesto. Boas condições de paga-mento. Motivo: Mudança de cidade. Telefones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vendo Siena 2001 - Ar, direção, tra-va - R$ 13.000,00 tel 28-9988-2082

Vende-se um Caminhão 1113 toco completo, direção, freio, por dentro e por fora, R$ 35.000,00 cel - 8808-0284.

Vende-se CB 500 01/01 Preta, Re-visada, Pneus Novos somente R$ 11.900,00 cel: 9969-5699

Vende-se um Corsa Wind ano 95, 02 portas, trava + vidro elétrico. Contato: (28) 3522-7892 / 9938-2254, falar com Márcia.

Fiesta Hatth.0 2005 1.0, motor zet-tech-rocam, trava e alarme, cor pra-ta, superconservado R$17.500,00 - 9923-5777 Tá no vermelho? Dinheiro na mão,

Vende-se um Refrigerador Eletrolux 37 ano 2004 R$ 500,00 - 1 Fogão Daki 2003 R$ 200,00 e um Depurador Suggar R$ 100,00 . Tel 3511-4648. Falar com Hélio ou Ana Maria

vendo 01 carregadeira Caterpillar 988a ano 1976, funcionando em perfeito estado. 04 pneus em bom estado. Tudo funcionando. Acei-tamos troca em granito. Valor R$ 70.000,00. Contato: 21- 7817-9727 aloisio.

Vendo um título do Jaraguá tenis clube R$ 4.000,00. 9975-1026

Vendo loja de papelaria, xerox, arti-gos de presente, boutique e etc. Toda montada, funcionando em perfeitas condições na Avenida Monte Castelo, 53, bairro Independência, firma regis-trada com mais de 10 anos de funcio-namento, motivo da venda: Mudança de cidade. Telefones de contato, 28 9901 7350 e 28 9255 9631, boas con-dições de pagamento.

VENDE-SEJazida de Mármore Branco

em Prosperidade com 44 ha. Tel (27) 9846-6217

VENDE-SEEquipamentos eletro-eletrônicosLivros e materiais didáticosMobiliário escolarUtensílios de refeitório/cantinaLaboratório de ciências

Contato: COTECI/Anchieta - 3511 1030

Financio seu carro, casa, caminhão 28 9984-7272 / 3518-2844

Vende-se Toyota Corolla, automáti-co, prata, 2001, motor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, comple-to. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gasolina, IPVA 2010 pago. Branco, duas portas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, motor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palio, azul, 2004/05, motor 1,0, ar condicionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Chevette ano 93, álcool, pintu-ra nova, azul metálico, estofamen-to novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir

Fiorino Furgão Ano 2006 - 1.3 FIRE 54.000 KMS Original (Semi-No-vo). Vendo melhor oferta. Fone: (28)8804-5940.

Honda Fit 2005/2005 completo au-tomático. Prata. 3521-6854 / 9975-1026

Page 11: Quarta 04/05/2011

11Folha do E. SantoQuarta-Feira, 04 de Maio de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

[email protected]

Vende-se um volante Joystick uni-versal, com carregador e pilha. Valor: R$300,00. Contato: (28)3522-1159 / (28)3515-0435 / (28)9955-1357. Falar com João ou Igor.

Máquina de recarga de cartucho semi--nova, com pressurizador e alguns ml de tinta- barato - 9974-3827

Computador Dual Core 2.6 Ghz, com 2Gb de RAM, HD de 500 Gb, monitor 20’’ LCD, Placa de video para jogos 512Mb. Com menos de um ano de uso, na garantia. R$ 1.000,00 - 9278-2082. Falar com Paula

Serviços de informática em geral, manutenção, redes, roteamento de modem, compartilhamento de inter-net. Orçamento gratuito em domicí-lio - 9882-6613 - Anderson Castro.

Ofereço-me para trabalhar como Babá - tenho experiên-

cia - TEL: 9901-9313

PRECISA-SE DE EMPREGADA DOMÉSTICA

Precisa-se de Empregada Do-méstica com Experiência e Boas referências para traba-lhar de segunda a Sábado. Sa-lário R$ 600,00. Contato Kátia cel: (28) 9885-5864

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

A Embratel chegou em Cacho-eiro, e está cadastrando ven-dedores para o Livre, o melhor telefone fixo do Brasil. Seja um vendedor do Livre: entre-gue ainda HOJE o seu curri-culum com foto no ponto de vendas da Embratel, no Shop-ping Cachoeiro, 2º piso. Esta é uma excelente oportunidade de ganhos permanentes.”

Aprenda a Gostar de Matemática

AULA PARTICULAR DE MATEMÁTICA Ensino Fundamental/ Ensino Médio /

Preparação p/ Concursos PREÇOS EXCELENTES

Profª Gisely Miranda (28) 9935-3880

FAÇA A SUA ENCOMENDA DE SALGADOS PARA FESTAS

Criado a 25 anos em Cachoeiro, tirei todos os documentos neste local, residência no bairro Zumbi - A Certidão de Nas-cimento é de Muniz Freire. Quem encontrar os documentos

entrar em contato pelo 9974-0555 - 3522-9691 e 3518-0775

Page 12: Quarta 04/05/2011

12 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 04 de Maio de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

saúde

Cientistas descobri-ram que drogas usa-das para tratar o HIV também poderão se tornar medicamen-

tos para doenças parasitárias como a leishmaniose e a malária.

Segundo uma nova pesquisa publicada no The Faseb Journal, os cientistas descobriram que a ação de algumas drogas anti--HIV tem poder de matar graves parasitas.

Apesar de os cientistas já sa-berem que essas drogas podem matar parasitas do HIV, a forma como isso acontecia era até en-tão desconhecida. A partir dessa nova pesquisa, os pesquisadores descobriram que uma proteína chamada Ddi 1 do parasita da

saúdemai

s

ANOPHELES: mosquito transmissor da malária

Drogas anti-HIV podem serusadas contra a malária

Cientistas descobriram que proteína de parasitas é sensível ao medicamentoPESQUISA

leishmaniose é sensível aos ini-bidores anti-HIV, o que pode mudar o rumo do tratamento das doenças parasitárias, explica Co-lin Berry, um dos pesquisadores.

- As pessoas nos países em desenvolvimento podem ser ex-postas a doenças parasitárias, como malária e leishmaniose, que pode matar milhões de pes-soas. Essas eficazes drogas são urgentemente necessárias para combater essas infecções.

Segundo Berry, os cientistas esperam explorar essa fraqueza do parasita para desenvolver no-vos remédios para combater es-sas doenças.

Ao usarem a proteína em hu-manos, os cientistas identifica-ram que as drogas eram capazes

Pessoas acima do peso sentem mais o sabor doce

de bloquear a atividade da proteí-na da leishmaniose, com possibi-lidade de efeitos colaterais mais leves do que o tratamento padrão.

De acordo com Gerald Weis-smann, editor-chefe do Faseb Journal, “tal como o HIV, doen-ças parasitárias foram e ainda são uma séria ameaça para a saúde

humana em todo o mundo”. - Milhões de pessoas morrem

a cada ano a partir desses males e precisamos desesperadamente de novas drogas. Não por acaso os agentes projetados contra o HIV podem agora se voltar contra do-enças parasitárias como a leish-maniose e a malária.

Adultos obesos ou com so-brepeso podem ter um pa-ladar mais apurado para identificar o gosto doce nos alimentos do que aqueles com peso normal. Esse é o resultado de um estudo re-alizado pela Faculdade de Saúde Pública da uSP (uni-versidade de São Paulo). Essa habilidade faz as pes-soas acima do peso consu-mirem mais comidas ado-cicadas ou, pelo contrário, procurarem alimentos mais salgados

Page 13: Quarta 04/05/2011

13Folha do E. SantoQuarta-Feira, 04 de Maio de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Os preços do etanol hi-dratado praticados nos postos brasileiros caíram em 8 Estados e subiram em 16, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na semana encerrada em 30 de abril. Nos Es-tados do Amapá, do Rio Grande do Sul e no Dis-trito Federal, os preços do etanol permanece-ram estáveis.

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veícu-los Automotores (IPVA) come-çou ontem para os proprie-tários de veículos com placa de final 6 a 9 e zero. Duran-te o mês de maio, esses con-tribuintes deverão pagar a primeira parcela do impos-to ou quitá-lo em cota úni-ca – nesse caso, terão 5% de desconto. É também em maio que os proprietários de veículos com placa de final 1 a 5 deverão efetuar o pa-gamento da segunda parce-la do imposto, caso não te-nham feito o pagamento em cota única no mês anterior

O Museu Fer-roviário Do-mingos Lage, de Cachoeiro de Itapemi-

rim-ES, vai promover uma exposição com objetos de funcionários da ferrovia no município, entre os dias 16 de maio e 16 de junho. Ex-ferroviários que quise-rem colaborar com a mos-tra podem encaminhar para o museu fotos, documen-tos, uniformes, entre ou-tros pertences que tenham relação com o trabalho na ferrovia.

O prazo para entrega dos materiais vai até o pró-ximo dia 16. É preciso en-viar junto aos objetos uma foto (tamanho 10 X 15 cm) do funcionário, além de um pequeno histórico con-tendo data de nascimento, data de início e término do tempo de serviço na ferro-

PESQUISA O Museu Ferroviário Domingos Lage vai promover uma exposição com objetos de funcionários da ferrovia

Cachoeiro-ES expõe a história da ferrovia

regional

As fotos dos ferroviários e seus históricos serão integrados ao acervo do museu

Apresentar as suges-tões e as contribui-ções técnicas de inte-ressados em participar do processo licitató-rio para a contratação de Service Desk (supor-te em informática) pelo Governo do Estado. Esse é o objetivo do Ins-tituto de Tecnologia da Informação e Comuni-cação do Estado do Es-pírito Santo (Prodest). O Service Desk consis-tirá no atendimento aos usuários de computa-dores dos órgãos pú-blicos estaduais. Tam-bém será contratado o gerenciamento do in-ventário dos equipa-mentos de informática do Executivo Estadual, que será realizado por meio de programas es-pecíficos.

Prodest com novos equipamentos

Etanol capixaba mais caro

Pagamento de IPVA continua

A campanha de vacina-ção contra a gripe que co-meçou no dia 25 de abril e teve seu dia D no último sábado já imunizou 10.154 pessoas em Cachoeiro de Itapemirim-ES. A mobiliza-ção para atingir a cobertu-ra vacinal recomenda pelo ministério da Saúde vai até o próximo dia 13.

A quantidade corres-ponde a 42% da previsão para toda a campanha, que é de imunizar 24.046

pessoas. A previsão abran-ge 80% do público-alvo, composto por gestantes, idosos com mais de 60 anos, profissionais da área de saúde e crianças com idade entre seis meses e dois anos. A dose combate a gripe comum (sazonal) e a nova gripe (H1N1).

Trinta dias após se-rem imunizadas, as crian-ças precisam receber nova dose, disponíveis nas sa-las de vacina mais próxi-

mas de suas residências. Durante a campanha, fi-cam abertas salas de vaci-na em unidades de saúde de nove bairros e seis dis-tritos e dos dois centros de saúde do município, das 7h às 16h.

Somente durante o Dia D, 3.242 pessoas compa-receram a um dos 34 pon-tos de vacinação. De se-gunda-feira a sexta-feira da semana passada, foram vacinadas 6.912 pessoas.

Cachoeiro imuniza dez mil contra a gripe OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

via e função exercida.“As fotos dos ferrovi-

ários e seus históricos se-rão integrados ao acervo do museu. Já os objetos, uni-formes e documentos ficam no espaço cultural só du-rante o período da exposi-ção. Depois, serão devolvi-dos aos respectivos donos”, explica o coordenador do

museu, Lucimar Costa. O Museu Ferroviário

fica na Rua Coronel Fran-cisco Braga, s/n (Anti-ga Estação Ferroviária), bairro Guandu. O CEP é o 29.300-220.

Semana Nacional de MuseusCom a exposição, o Mu-

seu Ferroviário Domingos

Lage participa da 9ª Se-mana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, en-tre 16 e 22 de maio. A pro-gramação do evento ainda conta com festival de crô-nicas sobre a ferrovia, ex-posição do acervo do mu-seu, além de exibição de documentário.

Page 14: Quarta 04/05/2011

14 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 04 de Maio de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

políciaO motorista perdeu o controle e bateu contra uma árvore na rodovia que liga a BR 101 a Atílio Vivacqua

O MOTORISTA Sandro Luiz de Freitas, vendedor, não resistiu aos ferimentos e morreu no local

PESQUISA

Motorista bate em árvore e morre na BR-101 sul

O represen tan -te comercial Sandro Luiz de Freitas, 38, que trabalhava

como vendedor de uma em-presa de abrasivos perdeu o controle do carro em que dirigia uma Fiat pick-up Estrada, placa MSY 6706, e bateu contra uma árvore na rodovia que liga a BR 101 a Atílio Vivacqua.

Segundo as informações de pessoas ligadas a San-dro e colegas de trabalho, ele teria saído de Mimoso do Sul por volta das 17h30 e seguia para Atílio Vivac-qua. No local do acidente varias pessoas acompanha-ram o serviço do Corpo de Bombeiro que foi acionado para retirar o corpo da viti-ma das ferragens. O servi-ço de perícia da policia ci-vil também foi acionada e encaminhou o corpo para o SML onde depois de ne-cropsiado foi liberado para sepultamento.

por Ronaldo Índio Brasil

políciamai

s

Menores são presos com pistola

Policiais do Grupo de Apoio Operacional apreenderam, na tarde da última segunda--feira, dois menores de 17 anos com uma pistola calibre 380 da marca Imbel municia-da. Eles foram detidos quan-do passavam pela localida-de da Safra pelos policiais da RP 1773 da GAO. No momento da abordagem, a PM realizava uma busca de pessoas envolvidas em rou-bos de carro e perceberam que os dois estavam em atitu-des suspeitas. Feita a revista percebera que no celular de um deles havia a foto da pis-tola e os policiais ao pergun-tarem onde estava a arma um deles confessou que es-tava na casa do outro menor. Os menores disseram que a arma havia sido encontrada próximo a uma casa de sho-ws e que estava na sua casa. A PM foi na residência dos menores localizaram a arma e eles foram apreendidos e estão à disposição da justiça.

Confusão de torcedores na Linha VermelhaUma confusão generalizada na Linha Vermelha entre torcedo-res que comemoravam a vitória do Flamengo sobre o Vasco ter-minou com um rapaz baleado e duas pessoas feridas. Moisés Sil-va e Silva, 21, participava da festa e acabou baleado na per-na. Ele disse que não viu quem atirou. Um rapaz foi preso, acu-sado de ter efetuado o disparo, mas negou. Na confusão, uma me-nina foi atingida por duas vezes com golpes de capacete na cabe-ça. Ela desmaiou e ficou desacor-dada durante alguns minutos no chão, até ser socorrida por poli-ciais militares. Ela não reconhe-ceu os agressores.Ainda durante a confusão, um adolescente de 15 anos foi atingido com coronhada na cabeça.

A policia militar pren-deu, na tarde da última se-gunda-feira, Marlon Can-dido da Silva, 18, morador do bairro Vilage da Luz. Ele estaria em companhia de mais três pessoas que es-tavam sendo procuradas por um roubo de uma pick--up Strada na localidade de Prosperidade, zona rural de Vargem Alta.

Os assaltantes esta-riam em um veiculo Ford

Fox de CRO, preta, placa MSS 1313, que fugiram, mas Marlon foi detido em um matagal próximo a uma ponte na localidade de bairro Monte Líbano.

Ao avistar os policiais Guimarães e Estofes, ele tentou se livrar da arma um revolver de calibre 30 mu-niciado, mas foi impedido e preso em flagrante. Várias viaturas realizaram buscas porem não encontraram

os outros participantes da quadrilha, mas todos já fo-ram identificados.

O veículo roubado foi re-cuperado, encaminhado ao pátio do Detran e será de-volvido ao proprietário.

Ladrão de carros preso em Vargem Alta-ES OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Page 15: Quarta 04/05/2011

15Folha do E. SantoQuarta-Feira, 04 de Maio de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

políciaO Acusado vinha mantendo relação com a menor sob ameaças de morte a cerca de três anos

LUIZ Antonio Gaspar morador de Soturno, acusado de estupro

PESQUISA

Homem estupra e engravida menor em Soturno-ES

A policia mili-tar prendeu, na noite de domingo, o polidor Luiz

Antonio Gaspar, 43, mo-rador de Vargem Grande de Soturno. Ele é acusa-do de molestar e estuprar uma menor de 14 anos e na pratica da violência ele teria engravidado a menina. Além disso, ele vinha mantendo relação com a menor sob amea-ças de morte. O acusado morava com a mãe adoti-va da criança a cerca de três anos.

De acordo com os de-poimentos das vítimas a policia civil, a menor te-ria sido estuprada pelo acusado dentro de sua residência, no momen-to em que a mãe cuidava da horta. Luiz teria leva-

por Ronaldo Índio Brasil

políciamai

s

Preso por tráfico em Atílio VivacquaFoi preso na madru-gada de domingo, no bairro Niterói, Atí-lio Vivacqua, Anto-nio de Assis Mariano, 20, que estava acom-panhado de sua na-morada, uma menor de 15 anos, próximo a uma escadaria no bairro Niterói.A PM, depois de receber uma denúncia anô-nima, foi ao local e conseguiu apreender cerca de R$ 365, 49 pedras de crack, 14 buchas de maconha e seis papelotes de cocaína, prontos para serem comercializa-dos. Antonio ao ser preso confessou a po-licia de que o dinhei-ro encontrado era proveniente das ven-das das drogas e que em sua casa havia mais drogas. Os po-liciais seguiram para a casa do acusado onde foi encontrada uma sacola com 120 pedras de crack e 30 gramas de cocaína.

Jovem se mata no Valão Ruan Dias dos Santos, 19, foi encontrado mor-to dentro do banhei-ro de sua residência. Ele deixou um bilhete para família explican-do o motivo de ter se suicidado. Ruan era de-pendente químico e ha-via saído recentemente da cadeia. O corpo foi encaminhado pra o SML onde foi necropsiado e liberado para sepulta-mento.

do a menor para um dos quartos da casa manti-do a relação sexual e de-pois ameaçado a menor e a família de morte caso ela contasse o que havia acontecido.

Com o passar do tem-po e o surgimento da gra-videz, Luiz teria man-dado a menor falar que a gravidez seria de um menino da rua e para ela arrumar um nome, indu-zindo a menor para poder escapar do crime.

Luiz Antonio confes-sou para a delegada An-cila Zanol, titular da De-legacia de Defesa da Mulher, que realmen-te havia mantido relação sexual com a enteada, mas não tinha certeza de que a criança que a me-nor estar gerando seria sua, alegando que a me-nina já havia mantido re-lação com outros homens e não era mais virgem

A policia militar prendeu, na madruga-da do ultimo domingo, Lucas Guido de Assis Melo, 20, que estava com um grupo de pes-soas. A policia fez a abordagem e encon-trou com o acusado, um revolver de calibre

38 municiado.Lucas que é mora-

dor do bairro Santo Antonio, em Cachoei-ro de Itapemirim-ES, foi preso e autuado em flagrante por posse ile-gal de arma de fogo e ficou a disposição da justiça.

Preso com arma de fogo na festa de Atílio Vivacqua OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Diante da confissão de Luiz Antônio e de uma denúncia feita anterior-mente contra ele, a dele-

gada o autuou em flagran-te pelo crime no artigo 217-a parágrafo 1º do có-digo penal.

Page 16: Quarta 04/05/2011

16 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 04 de Maio de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A Coluna registra o encontro dos queridos amigos WINDSOR HORA, RENATA BAPTISTA e MARLA SANTIAGO

40 Graus+ Sexta-feira tem Elba Ra-malho na festa de emancipa-ção política de Venda Nova + Já no sábado, a banda Capital Inicial é quem faz a festa na re-gião serrana + Domingo tem almoço comunitário e show com Rodrigo Bala e banda + Mais um bom motivo para su-bir a serra e curtir o frio que já está presente + Mostra do mu-seu ferroviário destaque a his-tória da ferrovia em Cachoei-ro + Teatro municipal Rubem Braga com agenda para todo o mês de maio + As atrações se-rão de grupos locais e nacio-nais com variada programa-ção + Cineclube Jece Valadão se superando a cada dia e com grandes atrações + Fanfaju-ma se destacando em concur-sos de bandas em várias partes do país + Preparando repertó-rio, a banda Chen-Em-Em lan-ça seu novo CD ainda neste ano + Feira da Bondade, com as entidades já inscritas, pro-metendo repetir o sucesso do ano passado

Cada compositor pode concorrer com até duas músicas que não te-nham sido gravadas ou divulga-das comercialmente. Os interessa-dos podem se inscrever até junho pelo e-mail [email protected], na Superintendência de Cul-tura ou enviando o material via sedex para o endereço Avenida Ângelo Giuberti, s/n - Biblioteca Municipal, Bairro Esplanada, Co-latina-ES, CEP 29702-902

Festival II

Aventura - Vem ai a caminhada Castelo X Cachoeira da Abundân-cia, mais um desafio do Projeto Caminhadas na Natureza Castelo. Será no próximo domingo, dia 15 de maio, com saída às 7h da ma-nhã da Praça Três Irmãos. As ins-crições estão abertas até o dia 13 de maio, na Secretaria de Turismo e Cultura. Maiores informações pelo telefone: 28 3542-8532.

Caminhada

Festival Música - Se você é compositor, corra para inscrever suas canções no 11° Festival Nacional de Mú-sica de Colatina (Festcol). O Fes-tival vai acontecer nos dias 6 e 7 de Agosto, na Praça do Sol Poen-te, em Colatina. Para participar, os candidatos devem ser brasilei-ros e as músicas devem ser inédi-tas e em língua portuguesa.

Aventura – A segunda etapa da Caminhada das Águas de Burarama será o Circuito Fa-zenda Petrópolis, no próximo dia 07, com início na Praça José Gava. Roteiro: Flamí-nio Gava (Corredor Ecológi-co), Moinho de Pedra da Ana Gava, Mata, Lavoura de Café e Comunidade São Brás. Um bom moti-vo para praticar exercício e apreciar as bele-zas do local

Caminhada II

Arte - "Magulejo: crônicas ilustradas do nosso povo", do artista plástico e desig-ner Wilson Ferreira, é a mos-tra da vez que está expos-ta na Sala Levi-no Fanzeres, no Palácio Bernardino Mon-teiro, centro da cidade. São 29 peças, entre gravuras, pin-turas, desenhos, ilustrações e uma instalação, que retra-tam manifestações culturais da cidade de Muqui, no sul do Espírito Santo, onde o ar-tista nasceu. Magulejo tra-ta de lendas e mitos como o boi pintadinho e o medo do lobisomem nas noites de lua cheia, entre outros

Magulejo

Cultura – No próximo sábado será inaugurada a bi-blioteca comunitária de Vargem Alegre, distrito de São Vicente, no centro comunitário da localidade. É uma ótima iniciativa que levará cultura e entrete-nimento para crianças, jovens e adultos.

Biblioteca