Quarta 26/01/2011

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QUARTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO de 2011 Nº40940 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! CEI DAS TENDAS O secretário de Obras da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Leandro Moreno (foto) , confirmou ontem em seu depoimento a Comissão Especial de Inquérito que era o dono do mini trio-elétrico usado em vários eventos e disse que a Secretaria de Cultura agiu de forma irregular em licitações Página 05 SECRETÁRIO CONFESSA PARTICIPAÇÃO EM ESQUEMA DE FRAUDES

description

edição nº 40940

Transcript of Quarta 26/01/2011

Page 1: Quarta 26/01/2011

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QUARTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO de 2011 Nº40940 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

CEI DAS TENDAS

O secretário de Obras da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Leandro Moreno (foto), confirmou ontem em seu depoimento a Comissão Especial de Inquérito que era o dono do mini trio-elétrico usado em vários eventos e disse

que a Secretaria de Cultura agiu de forma irregular em licitações Página 05

SECRETÁRIO CONFESSAPARTICIPAÇÃO EM

ESQUEMA DE FRAUDES

Page 2: Quarta 26/01/2011

Toda corrupção e injustiça desapa-recerão, mas a fi-delidade perma-nece para sempre Eclesiastes 40,12 // A partir de fe-vereiro, o progra-ma “Manhã Tupi, caso de polícia” terá duração de meia hora // Ma-landro que se cui-de // Presidente da Federa-ção de Futebol do Espírito Santo não consegue falar com presidente do Estrela // Gramado do Sumaré corta-do pela metade // Por causa d ‘gato’ // A Escelsa chegou na hora // No Cachoeiro Fu-tebol Clube não tem essas malandragens // // Prefeitu-ra e empresários não podem ajudar clube que usa dessas práticas // Sob pena de ‘quei-mar o filme’ // Até o busto do seu Zezinho estão queren-do tirar do local // Tem car-tório autenticando Xerox de certidão para clube // Sem a acompanhar o documen-to original // Em breve da-remos ‘nomes aos bois’ // O time do CTCE, dirigido pelo treinador Cosme Eduardo avançou na copa ‘A Gaze-tinha’ nacional // Venceu o América, do Rio de Janei-ro nos penaltis // No tem-po normal foi um a um, gol marcado por Bruno Bazon-ni // Luiz da Caixa Econô-mica, em breve, será vovô // Gente da melhor qualida-de // Outros deixando a de-sejar na cidade // Chapisco de carro novo pela cidade // secretário Leandro Mo-reno depondo na CEI das tendas // Confessando par-ticipação em esquema de fraude // Medico Vicente de Paulo Miranda que estava sumido, apareceu na reda-ção da Leia // O filho do Ho-mem não veio para ser ser-vido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar a hu-manidade.Mateus 20, 28 // Desfolhan-do escrito pelo Interino nesta quarta-feira // Até o próximo

EditorialE ainda pode ficar pior

O ano de 2011 começou violen-to no sul do Espírito Santo e ape-nas em Cachoeiro de Itapemirim--ES, a maior cidade da região, já contabilizou cinco assassinatos. Quatro deles tem a característi-ca de execução por conta do tráfi-co de drogas onde a lei segue re-gras rígidas: não pagou pelo uso, morreu.

Aliás, as drogas trouxeram uma nova realidade para Cachoeiro e até mesmo os municípios de me-

nor índice populacional. É uma invasão maldita que chega de to-dos os lados, principalmente do estado do Rio de Janeiro. Um exemplo é a cidade de Alegre e Guaçui onde as polícias civil e militar tem redobrado o trabalho para o combate aos traficantes.

Cidades, antes bucólicas, onde o tempo parecia correr em câme-ra lenta e que hoje sofrem com a corrida desenfreada pelo uso de todo o tipo de entorpecente.

Um trabalho de inteligência pre-cisa ser aprimorado em todo o es-tado do ES para tentar, ao menos, diminuir essa escalada de violên-cia que parece não ter fim. Os veí-culos de comunicação são a prova do poder de fogo dos marginais que não se intimidam com a se-gurança pública e a cada edição mostram o resultado de mais um dia de fogo cruzado entre o bem e o mal.

A morte parece banalizada no

Espírito Santo e o descontrole chegou ao máximo principalmen-te nas áreas de periferia onde os marginais se escondem em meio aos cidadãos de bem. Nesses lo-cais, muitos de difícil acesso, ins-talam suas fortalezas e usam os moradores, principalmente dos jovens, como mão de obra para as ações criminosas.

Sem uma força-tarefa para bater de frente com esses bandidos, a coisa pode ficar ainda mais grave.

João 10:10

[email protected]

vida em abundância

Desfolhando

opinião

Artigo

A prevenção das tragédiasLuiz Carlos Amorim al qualificado (geólogos, etc.), para

que o poder público – as prefeitu-ras – não autorizem a construção de benfeitoria em áreas de risco. Signi-fica tirar os moradores das áreas de risco, mas não só tirar. É preciso pla-nejar, realocar, organizar e implantar políticas de assentamento dessas fa-mílias em área apropriada, para que não saiam de uma área de risco e se transfiram para outra, sem a orienta-ção do poder público.

Então, a prevenção é o que se pre-cisa, mas prevenção de verdade. As prefeituras têm que fazer o seu tra-balho, que é autorizar a construção de benfeitorias apenas em terrenos que não estejam em área de risco ou área de preservação. E cumprir a lei, não autorizando a construção onde há risco. Esse trabalho, que é dever do poder público, não está sendo fei-to. Por isso as tragédias que ora se abatem sobre nós não são culpa do tempo, são tragédias esperadas, são crimes premeditados.

Esperemos que o envolvimento da presidente na organização das ações do Estado para a criação de ações que façam com que existam equipes - e equipamentos - treinadas e habi-litadas para agirem em situações de emergência extrema, como as que estamos tendo atualmente, realmen-te tenha resultados. E que faça par-te do pacote a exigência de um tra-balho mais eficiente das prefeituras, no sentido de não permitir a constru-ção em áreas de risco onde quer que seja e por nenhuma razão. Além de retirar os moradores que essas mes-mas prefeituras deixaram que se ins-talassem onde não deveriam estar, colocando-os em lugar livre de ris-co. Porque se os moradores invadi-ram e ficaram morando nas regiões de risco, é sinal que as prefeituras não proibiram, não fizeram cum-prir a proibição e, em muitos casos, acabaram até legalizando a invasão, pois muitas famílias dessas regiões pagam IPTU, tem água e luz, então está provado que houve conivência do poder público.

Charge

[email protected]

Espaço Bíblico

Pois sabemos que a nos-sa velha natureza pecado-ra já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nos-so eu pecador fosse mor-to, e assim não sejamos mais escravos do pecado. Pois quem morre fica li-vre do poder do pecado. Se já morremos com Cris-to, cremos que também vi-veremos com ele. Sabemos que Cristo foi ressuscitado e nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele. A sua morte foi uma morte para o pecado e valeu de uma vez por todas. E a vida que ele vive ago-ra é uma vida para Deus. Assim também vocês de-vem se considerar mortos para o pecado; mas, por es-tarem unidos com Cristo Je-sus devem se considerar vi-vos para Deus. (Romanos

6:6-11)Jesus lembra que o ladrão vem

para roubar, matara e destruir em oposição a ele que veio para que nós tivéssemos vida e vida em abun-dância. Enquanto dermos guarida à nossa velha natureza pecaminosa, Satanás comanda a nossa vida e co-lheremos as consequências do peca-do. Mas a partir do momento em que nos rendemos a Cristo, nós nos “fingimos” de mortos e não damos mais ouvidos aos convites do pe-cado. Somos agora novas criaturas em Cristo. Somos livres do jugo do pecado e do poder de Satanás.

Aproveitemos a oportunidade que o Senhor nos está oferecendo.

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

As tragédias que têm assolado cidades de vários estados do Bra-sil nesta temporada não são novi-dade, já são velhas conhecidas, só que este ano vieram mais forte. Todo início de ano é a mesma coi-sa. Por que não se faz prevenção, para evitar que tantas pessoas per-cam tudo, que tantas pessoas per-cam a vida?

Alguém havia dito, no início do ano, que a prioridade era investir na reconstrução do que foi destruí-do e não na prevenção. Ainda bem que a presidente tomou a frente do assunto – bem diferente de certo

presidente que deixou o poder re-centemente – e determinou a rees-truturação do Sistema Nacional de Defesa Civil brasileiro, para que seja feita prevenção e alerta dos desastres naturais como os que es-tão acontecendo.

Menos mau. Prevenção é uma coisa que precisa ser feita e não é de agora. Se tivesse começado antes, não teríamos tantos mortos nem tantos cidadãos que perderam tudo. E quando digo prevenção, não significa avisar antes os mo-radores de uma região ou de uma cidade que vai cair uma tempesta-de ou que vão abrir uma comporta de barragem – barragens que são sempre construídas na boca de um vale, com várias cidades abaixo. Significa o estudo do solo de cada cidade, de cada região, por pesso-

Por que não se faz prevenção, para evitar que tantas

pessoas percam tudo, que tantas pessoas

percam a vida?

Cachoeiro de Itapemirim (ES)02 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 26 de Janeiro de 2011

Page 3: Quarta 26/01/2011

Adolescente de 14 anos (direita) foi apreendido pela 16ª vez na madrugada desta terça-feira (25), no Jardim Sonia, na zona sul de SP. Ele dirigia um carro furtado na companhia de outros três menores. O caso foi registrado no 98º DP

EM FOCO

Filhote de tigre de cinco meses reage ao encontro com um coelho

em zoológico de Wuhan, provín-cia de Hubei, na China. O coelho foi colocado perto do tigre como

parte de um treinamento para estimular o instinto de caça do

felino, informou a imprensa local. Além disso, o Ano Novo Lunar

começa em 3 de fevereiro no país, e marca o fim do Ano do Tigre

e o início do Ano do Coelho, de acordo com o zodíaco chinês

Três jornais

atribuíram o

primeiro aumento

de juros de 2011

ao “BC de Dilma”

Banco Central, juros e manchetes

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, desmentiu nesta manhã que a licitação para compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) tenha sido re-aberta. Em visita ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, Jobim negou que a presidente Dilma Rousseff tenha anuncia-do a reabertura do processo de escolha com possibilidade de entrada de novos candidatos. Ele atribuiu essa informação a uma suposta “balbúrdia cria-da pelos concorrentes já elimi-nados e que estariam tentando voltar de alguma forma”.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça--feira (25) que o financiamen-to da saúde deve ter uma “regra estável”. Segundo ele, “melho-rar a gestão” e buscar formas de garantir um financiamento estável para a saúde são temas “prioritários” e que devem ser debatidos no Congresso Nacio-nal. ”O sentimento de todos os partidos é que é importante ter um financiamento estável para a saúde, para que o cumpri-mento da emenda 29, ou seja, o que estabelece aquilo que cada ente - União, governos estadu-al e municipal - têm que colo-car na saúde por ano não seja só um compromisso do gover-no que está naquele momento. Que seja uma regra estável, in-dependente de governos”, disse Padilha.

Passaporte diplomáticoO Itamaraty divulgou na noite desta segunda-feira (24) uma por-taria que regulamenta a emissão de passaportes diplomáticos. A partir de agora, a emissão do do-cumento só será permitida quan-do houver uma solicitação formal e fundamentada por parte da auto-ridade máxima do órgão compe-tente que o requerente integre ou represente.As regras foram aprovadas em uma reunião entre a presidente da República, Dilma Rousseff, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, realizada nesta segunda-feira.

Licitação de caças

Saúde com regra estável

Três jornais atri-buíram o pri-meiro aumento de juros de 2011 ao “BC de Dil-

ma”. A expressão apareceu nas primeiras páginas do Es-tado de S.Paulo, da Folha de S.Paulo e do Globo na quin-ta-feira (20/1). Não foi uma casualidade. Sob nova dire-ção, o Banco Central enfren-tou seu primeiro teste na reu-nião dos dias 18 e 19/1. O aperto monetário pode

ter sido uma decisão autô-noma, confirmando a pro-messa da presidente Dilma Rousseff de respeitar a auto-nomia de fato da instituição. “BC de Dilma” pode ter mais de um significado. Pode ser uma referência à dupla mu-dança – no Palácio do Pla-nalto e no banco – ou a uma nova fase da política mone-tária. Alguns analistas prefe-rem esperar um pouco mais para formular uma opinião.

As duas hipóteses ficaram abertas nos jornais. O Glo-bo acrescentou um toque de politização à sua manche-te: “BC de Dilma aumen-ta juros para conter inflação de Lula”. Dois dos assuntos mais quentes da semana fi-caram na fronteira da econo-mia e da política. O primeiro foi levantado na quarta-feira (19/1) em manchete da Fo-lha de S.Paulo: “Anatel terá acesso a sigilo das ligações telefônicas”. O Estadão também ex-

plorou o tema na edição de quinta-feira. O mero aces-so aos números chama-

dos, à duração e à frequên-cia das ligações configura violação de sigilo, segundo advogados especialistas ci-tados pelos dois jornais. Di-rigentes da Anatel e do Exe-cutivo negam. Segundo eles, o objetivo da agência é pro-teger o consumidor e só ha-verá acesso aos números, sem identificação de nomes. Nenhuma fonte não oficial mencionada pelos jornais le-vou a sério esse tipo de ale-gação. O tema envolve uma questão constitucional. Me-rece maior envolvimento de todos os meios de comunica-ção.

A Secretaria de Comércio Ex-terior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) fi-cará a cargo de Tatiana Lacer-da Prazeres, servidora pública de carreira e analista de comér-cio exterior.Ela substituirá Welber Barral (foto). A nomeação foi publica-da na edição de hoje (24) do Di-ário Oficial da União. Gustavo Saboia Fontenele e Silva tam-bém foi nomeado como novo secretário-executivo do Conse-lho Nacional de Zonas de Pro-cessamento de Exportações (CZPE).

Aposentadorias de ex-governadoresO presidente da Ordem dos Ad-vogados do Brasil, Ophir Ca-valcanti, disse nesta segun-da-feira (24/1) que já tem três Ações Diretas de Inconstitucio-nalidade (Adin) prontas para serem movidas, até a próxima semana, contra os estados de Sergipe, do Paraná e Amazo-nas.Segundo Cavalcanti, a OAB de-verá entrar com as três ações ao mesmo tempo. “Ingressaremos com ações diretas de inconsti-tucionalidade em relação a cada uma das leis estaduais que es-tabeleceram este privilégio, que é realmente uma agressão à so-ciedade civil brasileira”.

Inflação para 2011Analistas e investidores do mercado financeiro elevam pela sétima vez a estimati-va de inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).De acordo com o boletim Fo-cus, editado semanalmen-te pelo Banco Central, a esti-mativa de inflação subiu para 5,53% ante a expectativa an-terior de 5,42%. Já a taxa de câmbio deve ficar em R$ 1,75 no final do ano.O mercado também estima uma taxa básica de juros de 12,25% ao ano e queda na dí-vida líquida do setor públi-co para 39,30% em compara-ção ao Produto Interno Bruto (PIB).

Comércio Exterior

opinião Cachoeiro de Itapemirim (ES) 03Folha do E. SantoQuarta-Feira, 26 de Janeiro de 2011

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Page 4: Quarta 26/01/2011

A escola diante da modernidade

Paulo Henrique Soares – [email protected]

A sociedade passa por mudanças profundas. A globalização configura países, empresas e a própria socieda-de. O sonho de um mundo mais harmô-nico se esvai após poucos anos do fim do século XX. Novos projetos de ser hu-mano, mundo e sociedade revelam ve-lhas formas de articulação do capital em busca da ampliação dos mercados de consumo.

Presenciamos o mundo marcado por importantes e urgentes questões: a in-fluência dos novos meios de comuni-cação, informática e telemática. O ser humano arbitrariamente destrói seu ecossistema (poluição, guerras, misé-ria, fome). O meio urbano perde senti-do numa atmosfera de cidade sem lei, marcada pela violência, tráfico de dro-gas e corrupção. Enfim, um quadro de perplexidade diante da metáfora de uma sociedade movida pelo aparen-te sucesso.

A globalização defende o modelo social de um mercado econômico aces-sível a todos. Um discurso sedutor e fa-lacioso. O desmonte do Estado moder-no é única resposta para a crise do capital, afirmam os estudiosos do mer-cado. As garantias sociais de emprego, educação, saúde etc. são esmagadas por um mercado arrebatador e cruel.

A exclusão social é o resultado de uma economia sem coração, cujo obje-

tivo principal é a manutenção do consu-mo para um grupo de habilitados con-sumidores – a elite econômica local e mundial.

Para Marrach (1996), o neoliberalis-mo é uma ideologia que procura res-ponder à crise do Estado nacional, ocasionado pelo processo de globali-zação, isto é, o processo de interligação

crescente das economias das nações in-dustrializadas por meio do comércio e das novas tecnologias.

As políticas neoliberais defendem os interesses do consumidor e não do ci-dadão. O Estado é reorganizado pela lógica do capital. Novos tempos para velhas farsas. O desmonte estatal favo-rece os grandes sistemas empresariais de arrecadação de lucros imensuráveis no jogo do mercado.

Espaço Cidadã[email protected]

A globalização da pobrezaDiante do cenário global contem-

porâneo, evidencia-se a pobreza e a desigualdade fazendo-se pre-sentes no cotidiano sob a ótica de um pensamento hegemônico e so-cialmente dominante oriundo das ajudas assistencialistas praticadas por empresas, entidades filantró-picas e pessoas voluntárias. Estes, a partir do emprego da filantro-pia, buscam soluções ilusórias, para a erradicação destes entraves na promoção do desenvolvimento so-cial. Nesta perspectiva, como rom-per com uma visão assistencialista, objetivando vencer a pobreza e a desigualdade?

Primeiramente, pode-se decla-rar que políticas públicas internas eficientes e eficazes, capazes de produzir efeitos maximizadores no bem-estar da população e, conse-qüentemente, minimizar os proble-mas sociais, é de suma importân-cia para favorecer a integração do indivíduo ao Estado e ao gozo dos direitos que lhe permitam par-ticipar da vida pública. Em outras

palavras, desenvolver a criticidade do indivíduo perante a sua realida-de, reivindicando seus direitos e de-veres enquanto um agente transfor-mador do meio do qual pertence. Neste sentido, todos os cidadãos es-tariam aptos a lutar pela sua me-lhoria social, tornando desnecessá-rias as ajudas assistencialistas.

Além disso, outra medida favorá-vel na diminuição da pobreza e de-sigualdade faz-se pela implemen-tação de políticas educacionais de qualidade. A partir dos conheci-mentos transmitidos pelo professor, somos levados a questionar uma determinada realidade através da identificação dos problemas da es-fera social, na tentativa de buscar soluções possíveis. Assim, seriam to-dos capazes de preconizar o surgi-mento de uma nova sociedade sem o abismo econômico entre os sujei-tos, o que propiciaria a melhora da qualidade de vida, isenta de cari-dades que hoje suprem a sobrevi-vência de milhões de pessoas ao re-dor do globo.

Francisco José Carvalho - [email protected]

A exclusão social é o resultado de uma econo-

mia sem coração , cujo objetivo principal é a

manutenção do consu-mo para um grupo de ha-

bilitados consumidores

DengueNeste domingo, 23, às 10 horas da manhã, o prefeito municipal de Ale-gre, José Guilherme, esteve em Vitó-ria para participar de um evento or-ganizado pelo Governo do Estado que teve como foco principal a pro-liferação do mosquito da dengue. O objetivo da reunião, foi alertar prefei-tos e secretários municipais de Saúde quanto à situação da doença no Espí-rito Santo, que desde o final do ano passado vem apresentando aumen-to na média semanal de notificações.

UngidoBrilhantismo, foi assim que come-çou a noite do último sábado na ci-dade de Alegre-ES, com a lua alta e cheia, luzindo forte e com vigor, dei-xando a noite bela e com uma ilumi-nação natural. Foi nesse clima que aconteceu o lançamento do CD Gos-pel “Um Louvor de um Ungido” das cantoras alegrenses Betânia Vargas e Andressa Moulin. O templo estava cheio, com comitivas vindas de vá-rios locais da região como Anchieta e Cachoeiro de Itapemirim.

AnchietaPara agitar o último final de semana do mês, a Prefeitura de Anchieta traz na sex-ta-feira (28) a Banda Cheiro de Amor e, no sábado (29), a cantora gospel Ali-ne Barros, na Praça de Eventos. Como o movimento no município está muito grande e, pensando em levar entreteni-mento para o turista, a Prefeitura prepa-rou uma ampla programação cultural e esportiva. Para esta semana a programa-ção começa na terça-feira (25), às 08 ho-ras, no Campo da Comunidade de Jaba-quara, com a Copa Nacional de Futebol.

DE ALEGRE

M A C H I M B OMachimbo é uma nova banda de Alegre que surgiu em outubro de 2010. Seus cinco integrantes são provenientes de outras ban-das do interior do Espírito San-to, com o intuito de fazer um som inovador: mistura de reg-gae e rock. Outra característica da Machimbo são as letras mar-cantes. Observador Mudo foi a primeira música gravada pela banda e que vem sendo toca-da na rádio e muito procurada na internet. Com uma letra ex-pressiva que fala sobre o respei-to ao próximo, a natureza, e so-

bre como aproveitar o tempo da melhor forma possível. “A Ban-da Machimbo quer fazer a dife-rença nos palcos, com uma pre-

sença marcante, positiva e se dedicando a levar qualidade so-nora onde passar”, destaca Ru-menick, vocalista.

E S TA D O

DONATIVOS

O Governo do Estado liberou o envio de 72 toneladas de donativos para os desabrigados Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. Entre os itens enviados estão alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, biscoitos e leite longa vida. Produtos de limpeza e de higiene pessoal, a exemplo de fraldas descartáveis, escovas de dente e creme dental também foram destinados. Dezoito caminhões partiram do Espírito Santo nos últimos dias em direção à região serrana do Rio de Janeiro, levando os donativos

+Visando agradar os turis-tas a programação de ve-rão de Anchieta tá bom-bando mesmo.+ Os shows da semana co-meçaram desde ontem.+ Na minha querida Atílio

Vivacqua pude constatar muita animação pela cida-de com os jogos de verão no último fim de semana.+ Nesta Quarta-feira fecho a coluna ouvindo o bom e ve-lho Ozzy Ousborne.

Newton BragaPor Wellington [email protected]

Curta Metragem

C I N E M A

INVERNO DA ALMAEstréia próximo dia 28. Ree Dolly (Jennifer Lawrence) tem 17 anos e quer encontrar seu pai, um homem de meia idade que sumiu no mun-do após usar a casa da famí-lia como fiança. Ela começa a seguir rastros deixados por ele e descobre uma rede de mentiras e conspiração. Um pedaço da América triste. Po-dre, drogada, escondida en-tre segredos sórdidos. Muito longe da imagem de pros-peridade e modernidade que Hollywood costuma vender para o mundo

JL Editora Ltda / CNPJ: 01.846.837/0001-19Rua: Dr. Deolindo, n°129 - Baiminas

CEP: 29300-000 - Cachoeiro de Itapemirim-ESTelefone (28)3521-8044 / e-mail: [email protected]

Site: www.folhaes.com.br

ATENÇÃO: As cartas devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação.

E-mail sem identificação completa será desconsiderado

opiniãoCachoeiro de Itapemirim (ES)04 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 26 de Janeiro de 2011

Page 5: Quarta 26/01/2011

PESQUISA A CEI das tendas entra na reta final dos trabalhos de investigação de fraudes

Secretário confirma suaparticipação em esquemaO secretário de

obras da pre-feitura de Ca-choeiro de Ita-p e m i r i m - E S ,

Leandro Moreno, confessou ontem em seu depoimen-to a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal que era o proprie-tário de mini trio-elétrico usado em dois carnavais mu-nicipais, nos anos de 2009 e 2010, além de dar a enten-der que a Secretaria de Cul-tura agiu de forma irregular em algumas licitações. Com isso, crescem as suspeitas de fraudes praticadas nos dois

anos de governo petista.Leandro Moreno disse

que em 2009, apesar de ser o proprietário do mini trio--elétrico, a gestão do veí-culo ficava por conta de seu irmão. Além disso, o secre-tário afirmou que no mes-mo ano, apesar de a pre-feitura ter utilizado o mini trio-elétrico, ele não rece-beu nada por isso. “Nós o emprestamos à municipali-dade”, disse.

Já em 2010, Leandro Mo-reno ponderou que o mes-mo veículo estava arrenda-do para empresa Collisom e, portanto, também não re-

cebeu nada, apesar de seu mini trio-elétrico estar sen-do utilizado.

A irregularidade está no fato de o secretário ter ar-rendado o mini trio-elé-trico e depois a prefeitu-ra contratar o veículo pra prestar serviços durante o carnaval.

Para os componentes da CEI, a sessão de ontem foi proveitosa. “Pudemos esclarecer fatos que an-tes estavam na dúvida. Os depoentes ajudaram a nos dar ainda mais fundamen-to para continuar as inves-tigações”, comentou o pre-

sidente da CEI, vereador Roberto Bastos (PMN).

O outro depoimento co-lhido ontem foi de Ander-son Cansian. Ele é presi-dente da Liga Desportiva de Cachoeiro de Itapemi-rim e gerente de infraes-trutura da secretaria mu-nicipal de arte e cultura, e teria recebido recursos para pagamento de arbi-tragem. Os vereadores o convocaram para expli-car como funciona o paga-mento e pediram para que ele apresente o mais rápi-do possível a prestação de contas.

políticamai

s

O Congresso vai gastar neste ano R$ 88 milhões para o pagamento de aposentadorias e pensões a ex-parlamentares, seus parentes e ex-servidores que ainda recebem bene-fícios pelo extinto IPC (Ins-tituto de Previdência dos Congressistas). O modelo, desativado em 1997, con-cede privilégios que foram extintos pelo Legislativo após mudança de sistema. Estão vinculados ao regi-me 583 ex-deputados, 75 ex-senadores e 602 viúvas de congressistas, além de ex-servidores, cujo núme-ro não foi informado pelo Congresso. Sozinho, o Se-nado gasta, mensalmente, R$ 938,2 mil com o paga-mento aos beneficiários do IPC.

Congresso e os aposentados

O governo de Dilma Rous-seff deve reavaliar a po-lítica externa brasileira, dando um peso maior aos direitos humanos, disse o diretor para América La-tina da organização Hu-man Rights Watch, José Miguel Vivanco. “Esperamos que o gover-no da presidente Dilma Rousseff possa mostrar uma mudança no que tem sido até agora a política externa brasileira”, disse Vivanco, durante o lança-mento do relatório mun-dial da entidade, em Wa-shington. “Uma política externa que se caracteri-zou durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por deixar em segundo plano as preocu-pações em matéria de di-reitos humanos”, afirmou.

Os direitos humanos

política

O Ministério Público do Esta-do do Espírito Santo já ajuizou ação pedindo o afastamento do secretário de Obras de Cacho-eiro, Leandro Moreno Ramos, por suposta irregularidade na contratação de serviços para evento festivo na cidade. O MP pediu ainda a quebra de sigi-

lo bancário, perda dos direitos políticos e indisponibilidade de bens e afastamento cautelar do secretário de Obras.

Ao deixar de se exigir a com-provação da propriedade dos bens no momento do pregão, acaba-se por privilegiar em-presas que já sabiam que não

seria exigida a comprovação, evidenciando-se indícios de di-recionamento da licitação, diz a ação.

A Justiça de Cachoeiro de Ita-pemirim-ES, por meio do juiz Robson Louzada, da Vara dos Feitos da Fazenda Pública, de-terminado a suspensão dos con-

tratos de locação de tendas e outros serviços de eventos por considerar indícios de improbi-dade administrativa da prefei-tura e do secretário de Obras, Leandro Moreno, envolvendo várias pessoas, entre elas asses-sores diretos do prefeito Carlos Casteglione (PT)

Sobre o caso

A intervenção do Ministério Público do Espírito Santo e o depoimento de ontem, do secretário Leandro Moreno, fecha ainda mais o cerco aos escândalos que a prefeitu-ra de Cachoeiro de Itapemirim vem proporcionando nos últimos meses. O pedido de afastamento do secretário

de Obras Leandro Moreno pelo MP-ES pelas práticas de improbidade administrativa e corrupção deixam o pre-feito Carlos Casteglione numa situação extremamente difícil e, ao mesmo tempo não se entende o porquê de o secretário não ter sido afastado há mais tempo.

Opinião da Folha OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

O secretário Leandro Moreno foi ouvido pela CEI das tendas e confirmou ser dono do mini trio elétrico usado em eventos da prefeitura

Cachoeiro de Itapemirim (ES) 05Folha do E. SantoQuarta-Feira, 26 de Janeiro de 2011

Page 6: Quarta 26/01/2011

Cachoeiro de Itapemirim (ES)06 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 26 de Janeiro de 2011

PESQUISA As reservas de Mata Atlântica receberão mudas espécies nativas

Burarama ganha projeto ambientalO I n s t i t u -

to Estadu-al de Meio Ambien-te (Iema)

vai distribuir 34 mil mu-das de espécies nativas para produtores rurais da região de Burara-ma e Pedra Lisa. A ini-ciativa é parte do proje-to de extensão ambiental do instituto e tem como objetivo a recuperação de Áreas de Preserva-ção Ambiental (APAs), como matas ciliares e to-pos de morros.

As propriedades bene-ficiadas com a doação das mudas fazem par-te da região do Corredor Ecológico que liga tre-chos remanescentes de Mata Atlântica em Bu-rarama, Pedra Lisa e Ca-fundó. A proposta da ini-ciativa é aumentar ainda mais a cobertura de mata nativa na região.

Além das mudas de es-pécies diversas, os pro-dutores vão receber for-micidas para ajudar no combate às formigas. As mudas começam a ser entregues esta semana.

São cerca de 70 espé-cies como aroeira e ja-carandá, entre outras. Cada produtor vai rece-ber uma quantidade pro-porcional ao tamanho da área de preservação em sua propriedade.

Para 2012, o proje-to será estendido a ou-tras áreas da mesma re-gião de Mata Atlântica e mais mudas serão doa-

geral

As mudas serão plantadas na região do distrito de Burarama e Pedra Lisa

As Áreas de Preservação Permanente são áreas de grande importância eco-lógica, cobertas ou não por vegetação nativa, que têm como função preservar os recursos hídricos, a paisagem, a es-tabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, prote-ger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas. Como exemplo de APP estão as áreas de mananciais, as encostas com mais de 45 graus de

declividade, os manguezais e as ma-tas ciliares. Essas áreas são protegi-das pela Lei Federal nº 4.771/65 (al-terados pela Lei Federal nº 7.803/89).Qualquer intervenção em APP deve re-querer autorização do DEPRN. Caso contrário, será considerada crime am-biental, conforme dispõe a Lei Federal nº 9.605/98, passível de pena de de-tenção de um a três anos e multa de até R$ 50.000 por hectare danificado.

Áreas de Preservação Permanente OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

das aos produtores par-ticipantes.

O produtor que tiver interesse em participar deve ter em sua pro-priedade alguma Área

de Preservação Am-biental. O produtor ru-ral interessado em fazer parte do programa de revitalização das matas pode fazer o cadastro

na Secretaria Munici-pal de Desenvolvimen-to Rural, que é parceira no programa, pelos te-lefones 3521-1385 ou 3521-1147.

Meu avô materno mo-rava na cidade de Leo-poldina- Minas Gerais. Chamava-se Alon-so Alves de Oliveira. Pude conviver com ele até os sete anos. De-pois ele se foi. Mas, nas férias, íamos para a doce e bela Leopol-dina. Cidade pequena e que vivia sob as ordens da família Junqueira. O Colégio Estadual, pa-recido com o nosso Li-ceu, era um educandá-rio famoso. Ziraldo me conta que estudou lá; aliás, ele e um monte de gente famosa. Eles guardavam, com or-gulho e a memória em festa, a visita do então presidente Getúlio Var-gas, como um fato his-tórico. Meu avô, que eu me lembre, não per-doava Getúlio, porque guardou mágoas do pe-ríodo em que ele foi ditador. Resmungava muito quando ouvia fa-lar das proezas do pre-sidente. A casa de meu avô fi-

cava perto de um ria-cho; que só se trans-formava em rio nas chuvas. Mas possuía um nome curioso: “Fei-jão cru”. Ali, os tropei-ros, desbravadores em busca de pedras precio-sas, paravam para co-mer o seu feijão tropei-ro. Alguém reclamara que o feijão não estava suficientemente cozi-do e aí, na certa, pegou o, digamos, apelido.

Nesse riacho fiz as mi-nhas primeiras pesca-rias. Mas logo frustra-das, pois a impaciência nunca conseguiu espe-rar que o peixe comes-se as minhocas de an-tanho, como diria o velho Rubem. Mas na casa de meu

avô Alonso aprendi as melhores lições de vida. Às 5h da manhã ele me acordava para caminhar. E dizia o se-guinte: “Deixa para você dormir depois que morrer. Agora, va-mos viver a vida”. De-pois, no almoço, comí-amos vários tipos de verdura. Todos os dias. Ensinava: “Não coma muito. Saía da mesa ainda com um pouco de fome”. Um pequeno descanso e, em segui-da, as leituras de Ma-chado de Assis, com um dicionário ao lado. Me obrigava anotar as palavras que não sa-bia – que, afinal, eram muitas. Líamos à tar-de toda. Ele era o meu melhor amigo. Depois da leitura, íamos para o quintal colher as fru-tas. Lembro-me tão bem que até hoje, mais propriamente até ago-ra quando escrevo esta crônica, sinto na boca a cica da polpa doce do abio. Ah, ia me esque-cendo, o meu avô era a cara do Drummond. Ou, para meu orgulho, Drummond era a cara do meu avô...

Wilson Márcio Depes, ADvogADo

Artigo

Lembranças da casa do meu avô

[email protected]

Page 7: Quarta 26/01/2011

Cachoeiro de Itapemirim (ES) 07Folha do E. SantoQuarta-Feira, 26 de Janeiro de 2011

PESQUISA A oficina da estação foi construída em 1937 e estava abandonada

Marataízes resgata seu patrimônio históricoDepois da

r e s t a u -r a ç ã o do Palá-cio das

Águias, um trabalho em parceira com o Governo do Estado, o município de Marataízes-ES quer buscar novos recursos para prosseguir nesse resgate de sua história.

A próxima investida da municipalidade é para recuperar o prédio da Oficina da Estação de Ferroviária (foto) que foi construído em 1937. O local servia para a ma-nutenção dos trens que circulavam entre Usi-na Paineiras, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre e Castelo, trazendo produ-tos agrícolas que eram escoados pelo Porto da Barra, através do Trapi-che dos Soares. Essa es-trada foi construída en-tre os anos de 1910 e 1920.

No local será constru-ído um teatro para du-zentas pessoas, além de um Centro de Artesana-to e uma área para gas-tronomia. Todo o tra-balho será coordenado pela Secretária de Cul-tura e Patrimônio Histó-

A recuperação do ní-vel de emprego deve seguir em ritmo len-to em 2011, especial-mente nos países de-senvolvidos, apesar de indicadores aponta-rem melhoras na econo-mia. É o que indica um relatório da OIT (Or-ganização Internacio-nal do Trabalho), divul-gado hoje em Genebra, na Suíça. A OIT prevê que o de-

semprego atinja 203 milhões de pessoas este ano, o que significa uma taxa de 6,1%, ligeira-mente mais baixa que os 6,2% registrados em 2010 e os 6,3% de 2009. Antes da crise, em 2007, o índice de desemprego estava em 5,6%.

OIT e o trabalho no mundo

A cidade de São Paulo recebeu um terço dos in-vestimentos estrangeiros que aportaram no Brasil em 2010. A cifra supe-ra US$ 10 bilhões, recur-so que financiou, em par-te, projetos imobiliários na capital paulista. A estimativa é da secre-taria municipal de De-senvolvimento Econômi-co de São Paulo. Apesar dos problemas de infraes-trutura, de transporte, de segurança pública e das enchentes, a capital pau-lista mantém a condição de principal destino de in-vestimentos no Brasil. E a previsão é que essa posi-ção se mantenha nos pró-ximos 15 anos.

Investimentos estrangeiros

regional

A oficina da estação ferroviária (foto) será transformada num centro de artes e gastronomia

O Palácio das Águias, hoje totalmente recuperado, será transformado numa grande biblioteca munici-pal com um conjunto de milhares de títulos de es-critores brasileiros e estrangeiros. A recuperação do prédio, que estava em ruínas, demorou anos, mas fi-nalmente foi concluída no final de 2010.

Outra obra que deve começar nos próximos meses é a recuperação do Trapiche dos Soares, um impor-tante símbolo do período áureo da economia de Ma-rataízes.

O Trapiche fica na Avenida Simão Soares, no anti-go porto fluvial e marítimo de Itapemirim, a edifica-

ção é marco de vital importância para a história eco-nômica do Sul do Estado do Espírito Santo, pois dali subiam o Rio Itapemirim os vapores que transporta-vam toda a produção de café, cana-de-açúcar e ou-tros gêneros agrícolas da região.

Construído em 1883, em estilo colonial, o arma-zém era coberto por telhas vindas da cidade de Mar-selha (França) e possuía janelões e portas de pinho de riga de procedência portuguesa. Teve como pri-meiro proprietário o Capitão Deslandes que o ven-deu, posteriormente, ao Senhor Simão Soares, prós-pero comerciante português estabelecido na região.

Os patrimônios OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

notatom

e

rico de Marataízes.A intenção em recu-

perar os patrimônios que fazem parte de um grande acervo históri-

co do balneário conheci-do como “Pérola do Sul” é proporcionar aos mo-radores e turistas, que mais que dobram a popu-

lação flutuante do muni-cípio nesta época do ano, grandes espetáculos cul-turais e da deliciosa gas-tronomia local.

Page 8: Quarta 26/01/2011

Música – Os integrantes da banda são : Rumeni-ck, vocalista; Heitor (Gui-tarra/Voz); Ricardo (Gui-tarra); Warlen (Baixo) e Diogo (Bateria). O pri-meiro CD sai ainda nes-te ano com letras próprias e sucessos de outros artistas

Machimbo II

Esportes – As inscrições para os núcleos do projeto “Campeões de Futuro” con-tinuam abertas no ginásio de esportes Nello Volla Bo-reli, em Cachoeiro de Itape-mirim-ES, de 8h às 17, até o dia 31 de janeiro. O progra-ma atende jovens entre 13 a 15 anos e é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura. As modalidades são: jiu-jit-su, ginástica rítmica, bas-quete, atletismo e natação e a pretensão é formar cida-dãos e, se possível, atletas de alto nível.

Campeões

Cachoeiro de Itapemirim (ES)08 Folha do E. SantoTerça-feira, 25 de Janeiro de 2011

40 Graus+ Carnavalescos de Ca-choeiro-ES se preparan-do para a festa de Momo + Dia 11 de fevereiro tem apresentação da Beija--Flor na cidade, na Li-nha Vermelha + Progra-mação do litoral sul a mil por hora: música e espor-te + Francisco Carlos, de Cachoeiro para São Pau-lo, cantando nas noites +

Didi, o mestre do grafite, na Praça Jerônimo Mon-teiro, mostrando sua arte a bico de pena + Arol-do Sampaio será uma das atrações do Carnaval de Cachoeiro-ES + Teatro Rubem Braga preparando a agenda 2011 com mon-tagens capixabas e na-cionais + Atílio Vivacqua com extensa programação

de verão + Musical Chen--Em-Em neste final de se-mana no litoral sul com muito forró + Lei João Inácio beneficiando a cul-tura e o folclore do muni-cípio + Robson Castro, a alegria das festas, com seu teclado de ouro + Tri-lhas de Burarama atrain-do centenas de turistas que curtem um belo visual

Música – O cantor Eduardo Costa, reve-lação nacional , lan-ça seu CD no dia 4 de fevereiro num grande show em Castelo-ES. A produção do artis-ta prepara uma mega festa para comemo-rar mais um disco do cantor sertanejo uni-versitário. A festa será às 22h no espaço de eventos Castelo e con-tará com a presença de outras bandas do esti-lo forró e sertanejo ro-mântico

Castelão

Lazer – O município de Conceição do Castelo lide-ra outros seus municípios do sul do estado no projeto ‘Rota do Imperador’. As ati-vidades são as caminhadas por belas trilhas com direi-to a visita às cachoeiras que existem em profusão na re-gião sul. Dores do Rio Pre-to e Divino de São Louren-ço são alguns do municípios participantes do projeto.

Imperador

Lazer – O município de Domingos Martins já res-pira a festa da cultura ale-mã, a Sommerfest. De 28 a 30 de janeiro, comi-das tí-picas, dança e mui-ta música, além do ótimo chope são os ingredien-tes especiais da festa. Essa é a XXII edição Festival da Imigração Alemã. O evento atrai capixabas e visitantes de outras partes do Brasil.

Sommerfest

Lazer – No próximo dia 11 de fevereiro, acontece em Cachoeiro de Itapemirim o ensaio aberto da Beija-Flor, com participação do can-tor Neguinho da Beija-Flor, às 20h30, na Linha Verme-lha, Guandu. Nessa mesma noite tem a eleição do Rei Momo e da Rainha do Car-naval 2011

Carnaval

Música – Machimbo é uma nova banda de Alegre que surgiu em outubro de 2010. Seus quatro integrantes são provenientes de outras ban-das do interior do Espírito Santo, com o intuito de fa-zer um som inovador: mis-tura de reggae e rock. Outra característica da Machimbo são as letras marcantes.

Machimbo

Lazer – Depois do su-cesso da VI Caminhada Castelo x Forno Grande, a sétima edição já está sendo preparada pelos organizadores do even-to. Com um percurso de 30 Km, aventura come-ça na Praça Três Irmãos e percorre be-las trilhas, cachoeiras em meio a muito verde. O even-to que atrai trilheiros de várias partes do esta-do tem como objetivo a divulgação das belezas naturais, além de incen-tivar o agroturismo.

Trilhas

Arte – O V Salão de Artes Levino Fanze-res prossegue até o dia 31 de janeiro, das 8h às 18h, no Palácio Bernar-dino Monteiro. A expo-sição reúne trabalhos de artistas capixabas que se inscreveram para projeto. Ao final da exposição, a coor-denação do salão vai anunciar os prêmios.

Salão

RAUL SAMPAIO, cantor e compositor de ‘Meu pequeno Cachoeiro”, hino oficial da cidade, é o destaque da coluna desta quarta-feira

HELÔ e LUCIANO MACEDO, dupla sempre presente nas festas de amigos e apresentações em solenidades e barzinhos de Cachoeiro-ES

Page 9: Quarta 26/01/2011

Mão de alumínio ‘agarra’ Fiat 500 em escultura colocada em Londres. Chamada ‘Vroom Vroom’, a obra é de autoria de Lorenzo Quinn, filho do fa-lecido ator Anthony Quinn. Localizada no parque Lane e com 5 metros de altura, ela deve ficar em exposição até abril na capital britânica.

“Leonardo DiCaprio, de 36 anos, comanda uma viagem animadíssima na companhia de sua namorada, a top Bar Rafaeli, e dos amigos, como o ator Tobey Maguire, a su-permodelo Naomi Campbell, a atriz Came-ron Diaz e o namorado dela, Alex Rodri-guez. O grupo vai desfrutar de atividades como o surf, mergulho e remo.

Adoraria ter mais filhos, mas não neste momento. Adotar é uma con-versa que teria que ter com meu marido, mas adoraria, disse Gisele

Bündchen"

Glória Pires Glória Pires foi clicada nesta se-gunda-feira (24) enquanto passe-ava pelo Leblon,

na Zona Sul do Rio de Janeiro, na companhia dos fi-lhos mais novos Ana e Bento.

JRC O L U N A

Paris Hilton pode ter de visitar seu compa-nheiro na cadeia, se as coisas não forem a

favor dele no dia 17 de fevereiro, dia da audi-ência de Cy Waits. Ano passado, Cy foi fla-

grado na rua principal de Las Vegas fumando maconha. Hilton também foi detida naquela

noite por posse de cocaína.

Mão gigante de alumínio

UniversidadeEm outubro de 2010, estudan-tes filipinos cor-reram nus pelo campus da Uni-versidade Poli-técnica das Fi-lipinas para cobrar mais in-vestimentos na educação.

» CALENDÁRIO

Polêmicana Itália

Revistas pornôs O norte-ame-ricano Bradley E. Drew, de 48 anos, foi preso na última segun-da-feira em Ro-ckdale, no es-tado de Illinois

(EUA), acusado de colocar revis-tas pornográficas em carros de mu-lheres, segundo reportagem do jornal “Chicago Tribune”.

IVETE ENTREVISTA

Ivete Sangalo lançou um novo canal em seu site, o Ivete Entrevista. Para inaugurar a sessão, a Musa do Axé escolheu seu mais novo parceiro de suces-so: Luan Santana. O primeiro bate papo foi ao ar nesta segunda-feira (24), no qual Ivete pergunta sobre carreira, Carnaval, sucesso e muito mais. Para finalizar, a cantora disse que a Bahia e ela amavam Luan Santana e pediu um recadinho aos baianos.

CRÍTICA >>Randy Jack-

son, um dos ju-rados do Ameri-

can Idol, criticou a nova colega de programa, Jenni-fer Lopez, numa

entrevista que ele concedeu semana passada ao apre-sentador Jimmy

Kimmel.

Reese Witherspoon, que tem os filhos Ava, de 11 anos, e Dea-con, 7, com o ex-ma-rido Ryan Phillippe, insiste que seu su-

cesso mundial não a fez ser extravagante e manteve os princípios de sua educação em Nova Orleans, Loui-siana.

Futilidades

Férias no Havaí C

loone

y nã

o pe

nsa

se ca

sar

Apesar das pistas recentes de Elisabet-ta Canalis, namorada de George Clooney, exibindo um anel de noivado e visitan-do o ateliê de Vera Wang, famosa estilis-ta de vestidos de noiva em Hollywood, o ator disse em entrevista ao programa Piers Morgan Tonight, da CNN, que não pensa se casar outra vez.

Deitado em trilhos Um homem que

filmou um ví-deo de si mesmo deitado na linha

férrea enquan-to o trem pas-sava por cima

foi chamado de “idiota” pela empresa, no

Reino Unido.

co luna j r@fo lhaes .com.br

» FLAGRADO

Interrogatório policial

Um homem de 28 anos foi flagrado se masturbando du-rante um interro-gatório policial em Evesham, no esta-do de Nova Jersey (EUA), segundo re-portagem do jornal “Philadelphia Daily News”.

O conhecido fo-tógrafo italiano Oliviero Toscani, célebre por suas campanhas para a Benetton, voltou a criar polêmica ao lançar um calen-dário com closes de genitálias fe-mininas.

Page 10: Quarta 26/01/2011

Vende-se / troca-se por uma casa no litoral. Uma casa no Bairro Zum-bi. 100m2 , rua José Félix Cheim Nº 32. Tel. 9884-1671, falar com Ilario Ri-beiro.

Vende-se 2 casas no bair-ro Gilson Carone. Uma no valor de R$ 70.000,00 e a outra no valor de R$20.000,00. Contato 9921-6932.

Vende-se apartamento em construção com pre-visão de término em De-zembro/2011. Ed. Miko-nos - 3º andar - aptº 303 - Bairro: Gilberto Macha-do - 3 quartos, lindo, área de lazer comum com pis-ci1na na cobertura. Tele-fone: 3522-5609 / 9883-1663. Falar com Luciana.

Vende-se casa com 80m² de construção e área to-tal de 300m². Rua princi-pal Corinto Barbosa, Villa-ge da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Leandro. Preço a combinar.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Alfredo Levy Ra-mos nº 62, bairro: Novo Parque em frente a praça, mais ônibus na porta. Tra-tar direto com o proprietá-rio - França : 9939-0031

Passa-se uma loja “Cosy” no Shop 1º piso Cachoei-ro com todos os móveis e estoque. Tratar com Es-tela e Janine 3521-8034 / 8804-3112 e 9916-7070

Vendo ou troco uma área de 1.520 m2, área no-bre com uma casa de 115 m2, em Itaoca praia, valor: R$120.000,00. Tratar Dir-ceu (28) 9904-1412.

Vendo uma fazenda de 200 Alqueires em Itupiran-ga Para 50 KM de Mara-bá negocio por outros imó-veis ou carro, tratar com Dirceu (028) 9904-1412.

Vendo um terreno em praia das neves, 2 qua-dras da praia ou troco por carro. Tratar Dirceu. Con-tato: (028) 99041412.

Vende-se um sítio, no Re-tiro com 3 alqueires, no va-lor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mau-ro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 va-randas, sala, copa, co-zinha, 1 banheiro, ga-ragem, resistência para 2 casas em cima, terra-ço, escritura. Localizada no bairro Alto Novo par-que. Falar com João Lou-renço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Sil-va (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tiju-ca, com 1,5 alqueire, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mau-ro.

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amorim, nº 18, sala 102. Em fren-te ao Móveis Rafael. Te-lefone (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓ-RIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comer-cial • Toda montada • Es-toque • Estrutura fiscal em dia • Funcionários treina-dos • Certidões negativas de todas as esferas • Fa-turamento garantido. 20 anos de mercado - Car-teira de 10.000 Clientes TRATAR DIRETO COM O PROPRIETÁRIO, SEM INTERMEDIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bair-ro Basiléia medindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

Alugo apartamento ter-reo (temporada) em Ma-rataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, varanda e garágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

AlUGO APARTAMENTO, bairro Monte Cristo, 2 quartos, sala, cozinha, varanda, banheiro, área de Serviço e garagem. Prédio novo, local tran-quilo. Tratar: Jair 9985-2341

Galpão comercial, com 286m², portão de ferro, escritório e banheiro, na rua Nelson Borelli 71, ot-ton marins. Falar com Miro -- 9956-7735.Alugo casa 3 quartos, 2

Cachoeiro de Itapemirim (ES)10 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 26 de Janeiro de 2011

VENDO TERRENO, Bairro Gilberto Machado, exce-lente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vendo ou alugo uma casa no bairro Novo Parque, na rua principal. 3 quar-tos, sala. Cozinha, 2 ba-nheiros, garagem para 2 carros, terraço coberto. Contato: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Ronaldo.

LEILÕES JUDICIAIS SER-RANO, Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escritório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cachoeiro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.lei-loesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltan-do acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima lo-calização. Falar com Eli-mário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Ma-rataízes, excelente locali-zação, 9945-4646. Vilceir

Vende-se um terreno em Córredo do Ubá, 6 km de São José de Fruteiras - Vargem Alta -ES, Próximo a área de Lazer e Pesque e pague Giore e a rampa de Vôo Livre de Ubá, 1 km para cada lado, 100 m da estrada Principal. Area com um alquere e meio de ter-ra, uma casa com Palmei-ras, frutas e tudo gramado, barracões, dois terreiros 13.000 pés de café. Melhor lugar da comunidade, óti-ma paisagem. Valor do imó-vel R$ 170.000,00 contato. 9971-2981 ou 9945-9501

Passa-se uma loja monta-da, na rua Pedro Dias. Valor do aluguel: R$600,00 / Va-lor da loja R$7.000,00. Tel. 3522-5592 / 9882-0668.

banheiros sala, copa, co-zinha, área de serviço e garagem, no bairro Alto Novo Parque, próximo ao Supermercado Poloni-ni. Tratar com Margarida (28)3511-6541.

Aluga-se um ponto co-mercial na Av. Jones dos Santos neves. Fun-dos com Linha Verme-lha . 8.60 mt fundos, e 3,50 . 30 . 100 mt. Va-lor: R$ 300,00.Tel.9883 - 8291 ou 9918 - 4445 , fa-lar com Ademir ou Mario dos Anjos.

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para temporada.Ótima locali-zação, capacidade para 12 pessoas. Pacote es-pecial para o reveillon. Contato: (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Aluga-se apartamento com 3 quartos no bair-ro Coronel Borges, falar com Antônio 3521-2100.

Aluga-se 2 casas no centro de Piúma para temporada de verão ou fixo. Tel: (28) 3522-3777 falar com Elizeu Ramos

Aluga-se uma casa para temporada de verão, em ci-dade nova, com 3 suites, 2 quartos, 2 banheiros, chur-rasqueira, garágem ampla a 50 metros da praia. Tra-tar: (28)9222-2700.

Aluga-se uma casa de praia em Maarataízes com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de servi-ço, garágem para carro. Tel: (28)9902-6600 ou (31) 3411-9198. Falar com Arlete Farias. Rua Sebastião Cortez Nº 23 Marataízes.

Aluga-se uma casa com 2 quartos (suite), piscina, ga-ragem com vaga para 2 carros, churrasqueira. Rua Tapajós Nº101, esquina da praça Elísio Imperial. Con-tato: (28)9956-2913 (Fáti-ma), (28)3522-5695 / (28) 9884-7009 / (28)8119-6584 (Terza Colli).

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima vi-sinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gonçalvez coelho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrí-cio, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Eze-quiel

Vende-se um terreno no bairro Vila Rica, próximo a casa das meninas. Valor R$15.000,00. Tratar com Deuclésio. Tel. (28)3511-2369.

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, ur-gente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tra-tar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha Vermelha, José Felix Cheim Nº 32 - Bair-ro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ribeiro

Page 11: Quarta 26/01/2011

Vende-se um Corsa Wind ano 95, 02 portas, trava + vidro elé-trico. Contato: (28) 3522-7892 / 9938-2254, falar com Márcia.

Vende-se gol 1000 bran-co, ano 2000, 4 portas, dire-ção, ar, trava, alarme, 16v. R$ 14.000,00 - 3518-1350 / 9989-6640. Vera Tá no vermelho? Dinheiro na mão, Financio seu carro, casa, caminhão 28 9984-7272 / 3518-2844

Corsa Sedan Milenium, 2002, Trava, Alarme, Farol de Mi-lha, reboque, 4 pneus novos e documentos 2010 pago Su-per econômico em execelen-te estado de conservação R$ 14.000,00 Diego 9923 5777

Vende-se Toyota Corolla, auto-mático, prata, 2001, motor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, completo. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gasolina, IPVA 2010 pago. Branco, duas por-tas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Strada, ver-melho, 2001, motor 1,6, com-pleto, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palo, azul, 2004/05, motor 1,0, ar condi-cionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Caminhão 1113 ano 71, toco, caçamba boa, motor com 25.000 km, turbo, hidráulico, único dono, todo bom 9946-1208

Chevette ano 93, álcool, pintura nova, azul metálico, estofamento novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir

Vende-se Honda CBX 200 Strada Ano 98 e uma HAO BAO - HB 110cc, partida elétrica ano 2008. Leonar-do 9885-5626

Transforme seu imóvel em dinheiro sem sair dele, bai-xas taxas, valores até R$ 400 mil 28 9984-7272 / 28 3518-2844, capital de giro em ape-nas uma prestação mensal.

Vende-se em Atílio Vivacqua, uma TV simples de 14 pole-gadas, marca Semp, valor R$ 170,00. Vende-se uma gela-deira duplex 410l, marrom, marca Brastemp. Valor R$ 430,00 Tratar com Quênia - 9917-0910

Vende-se duas mesas, sendo uma mesa giratória em grani-to e outra com base de már-more e tampo de vidro com 2,20 m e seis cadeiras. Va-lor: R$ 1.000,00 cada (o valo r pode ser dividido em até 5x), tel 3521-5334 e 9298-5208 - Creuza

Vende-se Empresa atuante no ramo de pó de café desde 1985. Documentação toda em dia, 1 torrador com capacida-de de 240 kg por torrada com resfriador da marca J.Araújo, 1 painel semi-automático com comando, 1 elevador para café, 1 exaustor para café tor-rada, 1 ciclo com capacidade para 5 toneladas de café torra-da, 1 moinho a martelo, capaci-dade de moer 600 kg/h da mar-ca Incapé, 01 empacetadeira semi automática com eleva-dor da marca Jocam. 20 mil re-ais em embalagens, 25 mil em caixas de papelão, 02 marcas de café registradas. OBS: Só no mercado de café de Cacho-eiro esta empresa vende 4 to-neladas de café por mês. Valor R$ 200.000,00. Gustavo 3528-4273 / 9975-0743.

Aulas de redaçãoPara aprimoramento pes-soal, vestibulares e concur-sos. Aulas personalizadas, com melhora expressiva na interpretação e desenvolvi-mento de textos.(28) 9905 1903.

Auxiliar de Serviços Gerais. Mulher, tratar com Luciana (28) 3522 5609.

OPORTUNIDADE DE EM-PREGOA Embratel chegou em Ca-choeiro, e está cadastran-do vendedores para o Li-vre, o melhor telefone fixo do Brasil. Seja um vende-dor do Livre: entregue ain-da HOJE o seu curriculum com foto no ponto de ven-das da Embratel, no Sho-pping Cachoeiro, 2º piso. Esta é uma excelente oportunidade de ganhos permanentes.”

Contrata-se Analista Suporte Jr2º. Grau completo (Minino)- conhecimento em Sistemas Operacionais ( Linux, Windows)- conhecimento em Redes TCP/IP- noção de manutenção de hardware- Disponibilidade.- conhecimentos em rede HFC

Enviar Currículos:e-mail:

[email protected]: Rua Resk Salin Caro-ne, 22 – Bairro Gilberto Ma-chado (atrás da Rodoviária)

REGISTRO CIVIL PRIMEIRO OFÍCIO - CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ESCARTÓRIO FERNANDO VIEIRA

Saibam que pretendem se casar os noivos JUNIO DA SILVA FERNANDES e JOSIANE DA SILVA SOUSA. Ele é brasileiro, com 27 anos de idade, solteiro , filho de JURACY FER-NANDES MENDES e ZELI CORREA DA SILVA FERNANDES. Ela é brasileira, com 28 anos de idade, solteira , filha de JOSE MARIA DE SOUSA e MARIA JOSÉ DA SILVA SOUSA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 18 de janeiro de 2011 . Oficial: Bel. Fernando

Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos LEANDRO COSTA AYRES e ÂNGELA ASSAD. Ele é brasileiro, com 27 anos de idade, solteiro , filho de JOSÉ AYRES DA PENHA e ANA MARIA COSTA AYRES. Ela é brasileira, com 32 anos de idade, solteira , filha de PEDRO LUIZ ASSAD e ARLETE DA SILVA ASSAD. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 19 de

janeiro de 2011 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos ROSIEL RIBEIRO COZAQUEVE e ARIANE DE PAIVA SILVA. Ele é brasileiro, com 28 anos de idade, solteiro , filho de GABRIEL DE AZEVEDO COZAQUEVE e ROSA MARIA RIBEIRO COZAQUEVE. Ela é brasileira, com 24 anos de idade, solteira , filha de ADEMIR FERREIRA DA SILVA e JOANA D´ARC DE PAIVA SILVA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 17 de janeiro de 2011 . Oficial: Bel. Fer-

nando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos MAURO SANTOS BAYERL e FRANCIELE SILVA DE ALMEIDA. Ele é brasileiro, com 30 anos de idade, solteiro , filho de MARLUCIO PEDRO BAYERL e MARCIA SANT´ANNA SANTOS BAYERL. Ela é brasileira, com 25 anos de idade, solteira , filha de FRANCISCO GOMES DE ALMEIDA e ROSANGELA MARIA SILVA DE ALMEIDA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 18 de janeiro de 2011 . Oficial: Bel.

Fernando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos LUCAS FRANÇA GAVA e OLIVIA DA SILVA COUTO. Ele é brasileiro, com 25 anos de idade, solteiro , filho de ANSELMO LUIZ GAVA e IVANETE FRANÇA GAVA. Ela é brasileira, com 24 anos de idade, solteira , filha de OLIVEIRA AZEVEDO COUTO e ANADEIA DA SILVA COUTO. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de

Itapemirim-ES, 17 de janeiro de 2011 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos LUIZ FELIPE MARTINS VIRGINIO e PATRICIA ROCHA. Ele é brasileiro, com 19 anos de idade, solteiro , filho de LUIZ CARLOS VIRGINIO e MARIA APARECIDA MARTINS. Ela é brasileira, com 22 anos de idade, solteira , filha de JORGE LUIZ ROCHA e ROSA HELENA DA CONCEIÇÃO ROCHA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 21 de janeiro de 2011 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos FELLIPPE SILVA BANDEIRA e ALINE FERREIRA MADEIRA. Ele é brasileiro, com 26 anos de idade, solteiro , filho de CARLOS MAGNO BANDEIRA e ANA MARIA SILVA BANDEIRA. Ela é brasileira, com 22 anos de idade, solteira , filha de LECIO MADEIRA e IONE LUCIA FERREIRA MADEIRA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de

Itapemirim-ES, 21 de janeiro de 2011 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos VALDECIR DA CONCEIÇÃO GOMES e NÚBIA GONÇALVES DO NASCIMENTO. Ele é brasileiro, com 39 anos de idade, solteiro , filho de JOSÉ ANTONIO PEREIRA GOMES e SÔNIA AUGUSTA DA CONCEIÇÃO GOMES. Ela é brasileira, com 35 anos de idade, solteira , filha de JOSÉ BRAGA DO NASCIMENTO e ADILCINEIA GONÇALVES DO NASCIMENTO. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 21

de janeiro de 2011 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

EDITAIS DE PROCLAMAS

Folha do E. SantoQuarta-Feira, 26 de Janeiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES) 11

Vende-se um volante Joystick universal, com carregador e pilha. Valor: R$300,00. Conta-to: (28)3522-1159 / (28)3515-0435 / (28)9955-1357. Falar com João ou Igor.

Pedal de guitarra behringer gdi 21, preço 140.00 reais ce-lular 28- 9885-1366 /9981-2583.

Computador simples, po-rém completo e rápido, ide-al para pesquisas escolares, internet, orkut e msn. R$ 250,00. 3518-7396 ou 9974-3827, falar c/ Rody.

Vende-se um Gol G3, sé-rie ouro, ano 2000, 8 válvulas completo IPVA 2010 pago. Fa-lar com Márcia 35212-7892 e 9938-2254

Fiorino Furgão Ano 2006 - 1.3 FIRE 54.000 KMS Original (Semi-Novo). Vendo melhor oferta. Fone: (28)8804-5940.

Prece poderosa para a prosperidade

Page 12: Quarta 26/01/2011

saúde

Tel: 9883-1999 / 3521-3393

12 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 26 de Janeiro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Tendo como base um es-tudo ante-rior realiza-do na mesma

universidade (Universida-de de Tübingen), um estu-do alemão mostrou obje-tos geométricos e posições de xadrez a experts do jogo e iniciantes, e comparou a atividade cerebral de am-bos utilizando ressonância magnética.

Os cientistas esperavam que partes do cérebro que estão envolvidas em reco-nhecimento de objetos fos-sem ativadas mais rapida-mente nos experts. Porém, o tempo de reação de am-bos os grupos foi o mesmo.

Os objetos foram identi-ficados pelos participantes em tempo igual, o que indi-cou que os experts não pos-suem habilidades visuais es-peciais. Houve, porém, uma diferença no tempo em que os iniciantes levaram para identificar as jogadas de xa-drez – eles demoraram mais.

A diferença de atividade ocorreu na parte do cérebro responsável pelo reconheci-mento de padrões. Nos ex-perts, essa área foi ativa-da mais rapidamente. Além disso, os testes demonstra-ram que a informação es-tava sendo processada em dois lugares ao mesmo tem-po. Outra diferença encon-trada é que, quando apresen-

saúdemai

s

Cientistas irlandeses desenvol-veram um jogo de computa-dor projetado para ajudar as pessoas a melhorarem as ha-bilidades de tomada de deci-são em todos os aspectos da vida.A equipe da Universidade Queen’s, de Belfaste, desen-volveu um protótipo que pode ser incluído pelos fabricantes comerciais de jogos em seus próprios games, transforman-do-os em uma ferramenta de e-learning - ou treinamento à distância - para profissionais e para o público em geral.Como alternativa, algumas das características do novo jogo podem ser incorpora-das em jogos de computador já existentes e que tenham um elemento de estratégia.

Cientistas do Instituto de Tecno-logia em Fármacos (Farman-guinhos/Fiocruz) estão usando a nanotecnologia para com-bater a esquistossomose.O trabalho da pesquisado-ra Laís Bastos da Fonseca con-siste em usar nanopartículas para transportar quantida-des minúsculas de praziquan-tel (PZQ), o medicamento mais indicado no tratamento da do-ença.Nanopartículas são mate-riais com dimensões na faixa dos nanômetros - 1 nanôme-tro equivale a 1 bilionésimo de metro -, geralmente polímeros, que funcionam como carrega-dores dos fármacos.As nanopartículas permitirão a administração de doses mais adequadas no tratamento da esquistossomose, principalmen-te para as crianças.A doença é responsável pela morte de 200 mil pessoas por ano no país.

os experts olhavam para o meio do tabuleiro e observavam tudo com a visão periférica

Jogador de xadrez temmelhor raciocínio

Combater a esquistossomose

Como tomar decisões

Nos experts a informação estava sendo processada em dois lugares ao mesmo tempo.PESQUISA

tados a diagramas de xadrez, os iniciantes observavam peça por peça, enquanto os experts olhavam para o meio do tabu-leiro e observavam tudo com a visão periférica.

Merim Bilalic, cientista cog-nitivo da Universidade de Tü-bingen afirma que a forma de lidar com o jogo utiliza-da pelo cérebro dos experts é mais eficiente. Outro resulta-

do apresentado por esse estu-do é que ser um especialista em algo não é uma habilida-de nata, e sim adquirida. “Isso te diz que não existem atalhos para a proficiência”.

Page 13: Quarta 26/01/2011

Foram apenas dois jogos, três gols e uma as-sistência, mas nas Laranjei-

ras bastou Fred ter um bom início de ano para que o assunto Seleção Brasileira tomasse conta das entrevistas coletivas. De volta ao Brasil desde mais de 2009, o atacan-te via a presença na Copa da África como uma ob-sessão. Quase dois anos depois, porém, sequer foi convocado por Dunga ou Mano Menezes. Talvez por isso, encare o tema com maior precaução.

- Seleção é uma coisa natural. Fazendo gols e jogando bem, o Mano vai estar vendo – disse após a boa exibição diante do Olaria, pela segunda ro-dada da Taça GB.

A aposta em um retor-no à Seleção Brasileira, por outro lado, veio até mesmo do sempre come-dido Muricy Ramalho.

O elogio bem recebido, mas que não foi capaz de fazer o camisa 9 do Flu-minense mudar o tom do discurso.

- O Muricy sempre me dá força. Nos momentos difíceis e nas horas boas. É bom ouvir elogios, principalmente dele. Mas tenho os pés no chão. Te-nho que ter uma sequên-cia de bons jogos. Que-ro ser mais participativo nos gols, nas jogadas. E para isso preciso de for-ça e fôlego. Hoje sei que preciso muito disso, e por isso faço um trabalho especial com o Ronaldo (Torres, preparador físi-co).

Capitão tricolor, Fred frisou bastante o trabalho em grupo durante a en-trevista e repetiu que sua meta particular é sim-ples: se machucar o me-nos possível para apare-cer mais em campo do que no departamento mé-dico em 2011.

Depois de 21 anos, o Flamengo volta a fa-zer festa no dia do ani-versário de São Paulo. O Pacaembu, tomado de vermelho e preto, come-morou o título do time carioca na Copa São Paulo de Futebol Júnior, após a vitória por 2 a 1 sobre o Bahia, na ma-nhã desta terça-feira. O Tricolor chegou a em-patar e até ter chances de vencer, mas cometeu um pênalti na segunda etapa e abriu o caminho para o Rubro-Negro, que passou a dominar o

jogo e poderia ter am-pliado o placar. Com as presenças da presiden-te Patrícia Amorim e do técnico Vanderlei Lu-xemburgo como torce-dores ilustres, a equi-pe carioca conquistou seu segundo título na história da competi-ção - o primeiro foi em 1990, em um time que tinha Marcelinho Ca-rioca, Djalminha, Pau-lo Nunes, Júnior Baia-no e Nélio. Os nomes de hoje são César, Negue-ba, Frauches, Rafinha, Lucas e Adryan.

Há 27 anos que o Vasco não perdia nas duas primei-ras rodadas do Campeona-to Carioca, e o desempe-nho ruim da equipe começou até a levantar a suspeita em parte da torcida de que os jogadores não estavam se empenhando nos jogos com o objetivo de prejudicar o trabalho de PC Gusmão. De-pois do 3 a 2 contra o Nova Iguaçu, o cargo do treinador ficou sob ameaça mas a di-retoria optou pela continui-dade. O atacante Marcel garantiu que o elenco não tem interesse em forçar uma saída de PC.- Entre os jogadores isso não existe, mesmo porque nos-so treinador é competen-te e procura fazer o melhor no dia a dia. Estamos unidos para ajudar o Vasco a vol-tar a vencer. Dentro da nossa cabeça isso (derrubar o téc-nico) não passa jamais.

Já teve gol de três dedos na Granja Comary, em Te-resópolis, e malabarismos no Peru. Mas na última se-gunda-feira, em Tacna, o atacante Neymar se su-perou. Durante a ativida-de na academia, a bola suíça, também utilizada no pilates, serviu de moti-vação para o craque da sub-20 usar e abusar da habilidade. Foram embai-xadas e mais embaixadas com a pelota, tudo antes do início do treino coman-dado pelo fisioterapeuta Bruno Mazziotti. O joga-dor participou da ativida-de na academia em Tacna por cerca de 45 minutos. Apenas os jogadores que disputaram a partida in-teira contra a Bolívia re-alizaram o treino leve da última segunda-feira.

PESQUISA Após elogios de Muricy, atacante diz que convocação tem que ser natural

Fred sem pressa para chegar à Seleção

Bi da Copinha

esporteCachoeiro de Itapemirim (ES) 13Folha do E. Santo

Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2011

Fred confia em seu bom desempenho pelo Flu para voltar à Seleção

Com grande atuação do goleiro César, rubro-negro vence o Bahia na decisão

Bola de pilates

Equipe não quer derrubar PC

Page 14: Quarta 26/01/2011

A camiseta “Sinais de Aler-ta” foi criada pe-los designers Nien Lam e Su-san Ngo, a fim de visualizar a poluição invisí-vel ao nosso re-dor.

A peça, feita de tecido ter-mocromático, muda de cor conforme a concentração de monóxido de carbono no ar, variando do rosa para o cinza.

Em dois modelos, pulmão e coração, os detalhes das camisetas são cortados a la-ser, para dar mais precisão. A “Sinais de Alerta” ainda não está disponível para venda.

Além de imprimir estilo na forma como se vestem, os campuseiros levam a sério o vi-sual de seus computadores. Alguns chegam a gastar até R$ 10 mil reais para ter o que consideram o computador perfeito: hardwa-re de última geração e gabinete estilizado. Na Campus Party 2011, há máquinas com várias luzes, outras com pinturas especiais e até com heróis de quadrinhos. Confira a seguir alguns desses computadores estilizados, chamados casemods ou moddings, exibidos no evento. O Hulk, na foto, é um dos mais estilosos

O termo “podcast” vem da contração de iPod e broadcast. Se traduzido ao pé da letra, seria algo como transmitir conte-údo por meio de um iPod. A atividade de um “podcaster”, porém, vai além de simplesmente “transmitir”. Não adian-ta editar e tornar disponível o áudio em alta definição, se sua captação foi reali-zada em baixa definição. Além disso, o podcaster recomendou o uso de softwa-res que nivelam o áudio para que o ou-vinte não tenha que brigar com “o bo-tão de volume”. “Ninguém espera uma aula no podcast, mas o ouvinte tem que aprender alguma coisa. Tem que sair com gostinho de quero mais”.

tecnologiapor Wellington Rody

Téc. de Hardware

DICAS DE UM CORRETOPOADCAST

Gabinetes personalizados

Em junho do ano passado, um vídeo com um trailer de um suposto filme do Mortal Kombat (veja abaixo) foi postado no YouTube e cau-sou um alvoroço entre os gamers fãs da sé-rie. Pouco tempo depois, foi descoberto que o vídeo era uma produção amadora e indepen-dente do diretor Kevin Tancharoen, que que-ria mostrar para a Warner Bros o que era ca-paz de fazer. Aparentemente, a estratégia deu certo. A Warner confirmou nesta segunda-fei-ra (24) que produzirá uma série em live action (com atores de verdade) do Mortal Kombat

Mortal Kombat

A poeira acumulada em seu PC pode parecer inofensiva, mas na verdade é um perigo. Ela pode se aglomerar em “tufos” que atrapalham o funcionamen-to das ventoninhas que retiram o calor de componentes críticos, como o pro-cessador, e entupir saídas de ar dificul-tando a refrigeração. Com isso o PC pode superaquecer, o que pode levar a “reboots” misteriosos ou até a uma fal-ha total de hardware.

Mas resolver esse problema é fácil e não leva mais que alguns minutos. Em primeiro lugar, desligue o micro e desplugue todos os cabos, exceto o de

Dê uma limpeza em seu micro

[email protected]

O Google anunciou nesta segunda-feira (24) uma versão beta (de testes) do seu serviço Google Cloud Print que permi-tirá imprimir documentos em impressoras a partir do celular.

Com o serviço, que está disponível para usuários com idioma inglês, será possí-vel imprimir documentos do Google Docs e mensagens do Gmail, por exemplo, além de alguns tipos de arquivo anexa-

dos em e-mails, como PDF e DOC.

O sistema requer um ce-lular com Android 2.1 ou su-perior ou um dispositivo com iOS (iPhone, iPad ou iPod tou-ch) com versão 3 ou superior.

É preciso ter um compu-tador com Windows e conec-tar a sua impressora ao Google Cloud Print. A empresa pro-mete suporte para Linux e Mac “em breve”.

O que devo comprar?Uma Câmera ou um bom Celular?

O destino das suas me-lhores fotos é praticamen-te certo: redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Orkut.

O caminho até lá, po-rém, pode ser mais curto ou mais comprido, dependen-do do dispositivo que você usar.

Se for uma câmera compac-ta, você precisará lembrar de sair de casa com ela, checar se a ba-teria está carregada, bater a foto, conectar a máquina a um com-putador com acesso à internet, encontrar a imagem desejada e, finalmente, compartilhá-la na rede.

Se for um celular, basta tirá--lo do bolso, bater a foto e dar al-guns toques na tela.

Embora geralmente ofereça uma qualidade superior de ima-gem, a câmera digital compacta parece cada vez mais anacrônica em comparação ao celular inteli-gente --um dispositivo mais ínti-mo e que está sempre à mão.

Além da conexão direta à in-ternet, os celulares podem ser in-crementados com programinhas como o badalado Instagram, para iPhone, que permitem acrescentar efeitos às suas fotos, fazendo-as parecer mais interessantes.

Imprimindo à partir de um celular

Camisetas mostram nível de poluição do ambiente

O Google tornou disponível para usu-ários do navegador Chrome uma fun-ção para desabilitar cookies de rastre-amento – arquivos de texto utilizados por anunciantes para identificar hábi-tos de navegação de uma pessoa e criar publicidade personalizada baseada ne-les. As informações foram divulgadas no blog da empresa nesta segunda (24). Para usar o recurso, será preciso baixar a extensão Keep My Opt-Outs. O novo mecanismo atende a um interesse re-cente da Comissão Federal de Comér-cio (Federal Trade Commission – FTC) dos Estados Unidos de que os consumi-dores pudessem deixar de participar de campanhas online personalizadas.

CHROME PODE DESABILITAR RASTREAMENTO DE DADOS

força. Toque em alguma parte de metal expos-to do gabinete (como a cobertu-ra dos slots PCI) para descarregar a energia estáti-ca acumulada em seu corpo e impedir que ela danifique componentes internos. Ago-ra sim, desplugue o cabo de força.

Faça uma limpeza usando um seca-dor de cabelo e um pincel. Para lubrificar os componentes o ideal é vaselina líquida que você encontra em farmácias.

Cachoeiro de Itapemirim (ES)14 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 26 de Janeiro de 2011

Page 15: Quarta 26/01/2011

Intervenção na Rua Pedro Dias, em Cachoeiro-ES, gera polêmica

Os semáforos da Rua Pedro Dias e Beira Rio foram desativados para fazer fluir o tráfego

PESQUISA

Comerciantes protestam contra mudanças no trânsito

Os comercian-tes estão criti-cando a mudan-ça de trânsito no trecho que liga

a Rua Pedro Duas à Avenida Beira Rio e garantem que es-tão sofrendo prejuízos com a medida. Apesar de a alteração ter melhorado o fluxo de veí-culos, muitos lojistas ficaram sem estacionamento o que, se-gundo eles, prejudicou as ven-das no comércio da região em caíram em até 80%.

“Essa mudança dificultou o acesso dos nossos clientes que estacionavam em frente as lo-jas para realizarem as com-pras, “disse um dos comer-ciantes”

Porem de acordo com o se-cretário de Segurança e Trân-sito, Guilherme Thompson de Mendonça, antes da mudança havia um acumulo de veícu-los de uma proporção enorme causando um engarrafamen-to ao longo da Bernardo hor-ta e prejudicava vários setores. Ainda de acordo com o secre-tário, foi feita uma experiência que deu certo com a desativa-ção de dois semáforos. Com isso o trânsito fluiu melhor.

Foi colocada uma seqüência

de blocos, conhecidos como tartarugas, em parte da Bei-ra Rio. Eles permitem que o motorista que vem da Pedro Dias entre na Beira Rio com mais segurança, explica o se-

cretário.Quanto aos estacionamen-

tos, Thompson pede para que os usuários busquem pe-las vagas disponíveis logo à frente das vagas extintas. De

acordo com o secretário não existe previsão de que um novo estacionamento seja criado e a população terá que se adaptar as novas regras do transito na avenida.

políciamai

s

A equipe da Delegacia de Po-lícia (DP) de Itapemirim concluiu na tarde de ontem o inquérito policial contra dois acusados de tráfico de drogas no bairro Itaó-ca, no município. De acordo com o responsável pela DP de Itapemirim, delega-do Fabrício Chartoni, Clayson Falcão Vicente, 19, e Samuel de Sousa Santos Júnior, 20, foram detidos no último dia 16 de ja-neiro, no momento em que ven-

diam entorpecentes em uma fes-ta. Com os suspeitos foram encon-trados seis papelotes de cocaína e R$ 83,00 em notas pequenas. Na Delegacia, os jovens disse-ram não se conheciam e que a cocaína encontrada era para uso próprio. Clayson e Samuel foram indi-ciados pelo crime de tráfico de entorpecentes e permanecem à disposição da justiça.

A partir de amanhã, os profissionais que atuam nas Polícias Civil e Militar, no Cor-po de Bombeiros e servidores adminis-trativos da Segurança Pública poderão se inscrever nos 60 cursos gratuitos ofe-recidos pela Secretaria Nacional de Se-gurança Pública (Senasp). A iniciativa integra o Programa Nacio-nal de Segurança Pública com Cidada-nia (Pronasci) e as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de janeiro por meio do endereço eletrônico da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social

(www.sesp.es.gov.br) no link de Serviços, e no site www.mj.es.gov.br/ead. As aulas dos cursos têm previsão de início no dia 23 de fevereiro e serão ministra-dos pela Rede Nacional de Educação a Distância (EAD), do Ministério da Justiça. Os cursos possibilitam aos profissionais a educação continuada, integrada e qua-lificada de forma gratuita, além de aju-dar a compartilhar conhecimentos e in-formações para todos os profissionais da área de segurança pública, estimulando doutrinas e práticas unificadas indepen-

dentemente da distância e favorecendo o diálogo social entre as diversas institui-ções que compõem o sistema de Segu-rança Pública. Dentre os cursos disponibilizados estão: Uso das Informações na Gestão das Ações de Segurança Pública; Violência, Criminalidade e Prevenção; Técnicas e Tecnologias Não Letais de Atuação Po-licial; Sistema e Gestão em Seguran-ça Pública; Polícia Comunitária; Identifi-cação Veicular; Direitos Humanos, entre outros.

Presos por tráfico em Itapemirim

Curso grátis para a segurança publica

polícia

As mudanças no trânsito de Ca-choeiro de Itapemirim-ES são fei-tas de forma aleatória, sem pla-

nejamento. O Conselho Municipal de Trânsito criado no final de

2009 até agora não apresentou nenhum estudo concreto para dar

fluidez ao tráfego.Essa falta de projeto e nenhum di-álogo com os cidadãos, principal-mente os empresários do setor lo-

jista, provoca as mais variadas reações de protesto contra medi-das paliativas que não resolvem ou ao amenizam os gargalos do

trânsito na cidade

Opinião da Folha

OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Cachoeiro de Itapemirim (ES) 15Folha do E. SantoQuarta-Feira, 26 de Janeiro de 2011

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

Page 16: Quarta 26/01/2011