QUARTO PASSO

45

Transcript of QUARTO PASSO

Page 1: QUARTO PASSO
Page 2: QUARTO PASSO

TEMA DA AULA DE HOJE:

SAINDO DO ESCONDERIJO... Fazendo um MINUCIOSO E DESTEMIDO Inventário moral de nós mesmos...

Page 3: QUARTO PASSO

GEN 3;6-13=E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus,entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que 12 te ordenei que não comesses? Então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isso? ...

Page 4: QUARTO PASSO

HERDAMOS MUITAS COISAS DE ADÃO...

Em NOSSA humanidade(carnal, Natural), temos a tendência deNOS ESCONDERMOS, NOSESQUIVARMOS de nossasResponsabilidades, e DE CULPARMOS O PRÓXIMOPelas NOSSAS FALHAS!!!

É mais fácil culpar o OUTRO do que eu ter que assumirQue ESTOU ERRADO!!!

Page 5: QUARTO PASSO

DEUS espera de nós que ASSUMAMOS NOSSAS FALHAS!!!Diferença do REI ESCOLHIDOSegundo o coração humano,SAUL, ele tinha APARÊNCIA,1 Samuel 9MAS O SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS, Davi“não tinha aparência”era ruivo,e formoso de semblante,e deboa presença 1 Samuel 16:12

Page 6: QUARTO PASSO

O PASSO QUATRO envolvedestapar as coisas que escondíamos, inclusive de nóspróprios!!

Depois que ADÃO E EVA, seesconderam, porque desobedeceramA Deus,desde então, os seres humanos tem ACOBERTADO ESE ESCONDIDO.

Segredos sãoFORTALEZAS DESATANÁS

Page 7: QUARTO PASSO

A palavra HIPÓCRITA,descreve uma pessoa que pretende uma pessoaQue pretende ter virtudes ou qualidades que na realidade não tem(Mt 23:25,26).Quando a pessoa verdadeira do nosso interior sai doEsconderijo, teremos de encarar alguma outra sujeira.Fazer esteInventário é uma boa maneira de lavar o interior, uma parte dessaLavagem pode envolver um banho de lágrimas na nossa vida.

OS FARISEUS

Page 8: QUARTO PASSO

SOMENTE DESTAMPANDO

As PARTESESCONDIDAS é que seremoscapazes de mudar o exterior da pessoa,inclusive nossos comportamentosadictivos e compulsivos.

Page 9: QUARTO PASSO

ENFRENTANDO

AS

TRISTEZAS

Neemias 8:7-10

Page 10: QUARTO PASSO

Após a reconstrução do muro da cidade e do templo, os sacerdotescongregaram o povo Para ler o livro da Lei.O povo sentiu-se sobrecarregado de tristeza e começou a chorar porque sua vida estava longe de conformar-se com a Palavra de Deus

Page 11: QUARTO PASSO

E Jesua, e Bani, Neemias e Sereias, e Jamim,e Acube, e Sabetai, e Hodias, e Maaséias, e Quelita, e Azarias, e Jozabade, e Hanã, e Pelaías, e os levitas ensinavam ao povo na Lei; e o povo estava no seu posto. E leram o livro, na Lei de Deus, e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse. E Neemias (que era o tirsata), e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que Ensinavam ao povo disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao SENHOR, vosso Deus, pelo que não vos lamenteis, nem choreis.Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei.Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras,e enviai porções aos

que não têm nada preparado para si; porqueesse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.

NEEMIAS 8:7-10

Page 12: QUARTO PASSO

A maioria de nósHESITA em realizar um INVENTÁRIO pessoal honesto. São inúmeras as desculpas para se evitar esse passo. A razão desse procedimento está no fato de sabermos que há uma enorme dose de tristeza a nossa espera,etememos a dor que o ENFRENTAMENTO datristeza causará

Page 13: QUARTO PASSO

Quando avançamos paraenfrentar a dor e a tristeza de realizar uminventário moral, necessitamos da “ALEGRIA DO SENHOR”para nos dar força.Essaalegria vem do reconhecimento, até mesmo da celebração,da Habilidade de Deus de nosRESGATAR da escravidão e cuidar de nós ao transpormosa tristeza e nos dirigirmospara uma forma de vida.

Page 14: QUARTO PASSO

CONFISSÃO Neemias 9:1-3;

E, no dia vinte e quatro deste mês, se ajuntaram os filhos de Israel com jejum e com pano de saco e traziam terra sobre neemias si. E a geração de Israel se apartou de todos os estranhos, e puseram-se em pé e fizeram CONFISSÃO dos seus pecados e das iniqüidades de seus pais. E, levantando-se no seu posto, leram no livro da Lei do SENHOR, seu Deus, uma quarta parte do dia; e, na outra quarta parte, fizeram confissão; e adoraram o SENHOR, seu Deus. E Jesua, Bani, Cadmiel, Sebanias, Buni, Serebias, Bani e Quenani se puseram em pé no lugar alto dos levitas e clamaram em alta voz ao SENHOR, seu Deus.

Page 15: QUARTO PASSO

Ao fazermos nosso inventário moral, provavelmente faremos uma lista de nossos hábitos destrutivos das nossas falhas de caráter,dos erros cometidos,dasconseqüências de escolhaserradas com as quais convivemos agora e dos danos que causamos a outras pessoas.

Page 16: QUARTO PASSO

É semelhante a REVIRAR TODO O LIXO de nosso passado. Isso é doloroso, mas é procedimento necessário para jogar fora os hábitos e comportamentos deteriorados.

Page 17: QUARTO PASSO

OS EXILADOS judeus quando retornaram do cativeiro,CONFESSARAM SEUS PECADOS,a idéia de confissão envolve NÃO APENAS assumir meusPecados, mas também incluir SENTIR VERDADEIRA TRISTEZA por causa dos mesmos.

Page 18: QUARTO PASSO

PECADOS SÃO OFENSAS CONTRA DEUS,Inclusive toda e qualquer transgressão contra a vontade Dele. Devemos ASSUMIR, LAMENTAR E ABANDONAR O PECADO que nos separam de Deus.

Page 19: QUARTO PASSO

UM EXEMPLO A SEGUIR

A CONFISSÃO DOSISRAELITAS, nos serve demodelo a seguir ao realizarmos NOSSOINVENTÁRIO MORAL.Podemos LISTAR asOcasiões em queOCORRERAM ESSASOFENSAS,e que CONSEQUENCIAS causamosEm nossas vidas e de outros!!!!

Page 20: QUARTO PASSO

JOGANDO O LIXO FORA!! ENTÃO, depois de nosresponsabilizarmos portodo o lixo, podemos jogá-lo na lixeira...

PODEMOS DESCARTAR OS PECADOS DEIXANDO-OS PARATRÁS E DIRECIONANDO-NOS PARA O FUTURO.

PECADOSADICÇÕESMAUSPENSAMENTOSAUSÊNCIADE DEUS

Page 21: QUARTO PASSO

INFLUÊNCIA FAMILIAR (Neemias 9:34-38) E os nossos reis, os nossos príncipes, os nossos sacerdotes e os nossos pais nãoGuardaram a tua lei e não deram ouvidos aos teus mandamentos e aos teus testemunhos, que testificaste contra eles Porque eles nem no seu reino, nem na muita abundância de bens que lhes deste, nem na terra espaçosa e gorda que puseste diante deles te serviram, nem se converteram de suas más obras. Eis que hoje somos servos; e até na terra que deste a nossos pais, para comerem o seu fruto e o seu bem, eis que somos servos nela. E ela multiplica os seus produtos para os reis que puseste sobre nós porcausa dos nossos pecados; e, conforme a sua vontade, dominam sobre os nossos corpos e sobre o nosso gado; e estamos numa grande angústia. E, com tudo isso, fizemos um firme concerto e o escrevemos; e selaram-no os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes.

Page 22: QUARTO PASSO

Alguns de nós imaginamQue NOSSA FAMILIAFoi ou é quase PERFEITA!!!Alguns tendem em evitá-la, outros as Culpam por suas ações.Seja como for, Precisamos aprender a Lidar com todos efeitosCausados por nossa família em nossas vidas.

Page 23: QUARTO PASSO

Neemias 9:2

Quando os judeus cativos retornaram,elesAcusaram seus antepassados pelo cativeiro e pela situação que enfrentavam.Está certo admitir a verdade da causa que nos levou ao cativeiro.É normalExpressar nossas raivasPor todas as conseqüências mas, não é certo usar tudo isso como desculpas para continuarmos em nossos Erros CONFORTAVELMENTE!!!

Page 24: QUARTO PASSO

VOCÊ JÁ OUVIUFALAR DE

ISAACNEWTON?

Ele é um exemplo deAlguém que tinha tudo para dar ERRADO masConseguiu reverterSua história,“EM GLÓRIA”!!!

Page 25: QUARTO PASSO

PAI DA TEORIA DA GRAVIDADE

>com 3 anos perdeu o Pai>foi criado pela avó que não gostava dele>sua mãe, casou-se novamente, teve mais3 filhos>ela não o deixou estudar em sua escola

acostumado>fez ele, com 10 anos tomar conta daFazenda de seu pai, mas ela não era bomDe negócios.>Na escola não ia bem também, a ponto

daDiretora pedir sua mãe para retirá-lo deLá porque não conseguia aprender.>Um tio distante, ficou compadecido e Resolveu encarregar-se da educação dele,Investiu nele, mudou de escola e eleRevelou-se o gênio que foi!

Tudo depunha contra ele mas, ele deuA volta por cima!!!

Page 26: QUARTO PASSO

VOCÊ JÁOUVIU FALAR DESOICHIROHONDA?

Page 27: QUARTO PASSO

VAMOSASSISTIR

UM VIDEO!Disponível no

youtube a história de vida deste

homem

Page 28: QUARTO PASSO

Vamos ver uma parábolaSobre a

ÁGUIA OUGALINHA?

Page 29: QUARTO PASSO
Page 30: QUARTO PASSO
Page 31: QUARTO PASSO
Page 32: QUARTO PASSO
Page 33: QUARTO PASSO
Page 34: QUARTO PASSO
Page 35: QUARTO PASSO
Page 36: QUARTO PASSO
Page 37: QUARTO PASSO
Page 38: QUARTO PASSO

É provável que tenha havido momentos nos quais ignoramosos nossos pecados e problemas e APONTAMOS O DEDO para alguém.Talvez não estejamos em sintonia com nossos assuntos internos porque ainda estamos culpando outros pelas nossas decisões morais.Ou ainda, talvezestejamos evitando um AUTO-EXAME e FAZEMOS INVENTÁRIOS DOS OUTROS!!

Page 39: QUARTO PASSO

TAMBÉM PODEMOS FUGIRdos nossos problemas avaliandoe criticando os outros. Enquanto praticamos esse passo,devemos lembrar constantemente, que esse é um tempo de AUTO-EXAME.Devemos cuidar para não culpar e examinar a vida dos outros. No futuro, haverá oportunidade para ajudar os outros,depois que nos tornarmos responsáveis pelanossa própria vida

Page 40: QUARTO PASSO

TODOS TEMOS QUE LUTAR CONTRA A TRISTEZA.Podemos tentar escondê-la ou ignorá-la. Podemos afogá-la rendendo a adicção, ou lidamos com ela de maneira racional para não senti-la. Mas a tristeza não vai embora.Precisamos aceitar que a tristeza fará parte do processo ao fazer o inventário.Nem sempre a tristeza é algo ruim para nós.o apóstolo Paulo tinha escrito uma carta aos crentes de Corinto. Esta carta Provocou muita tristeza porque Confrontou aos Corinto com algo erradoque estavam fazendo.

Page 41: QUARTO PASSO

A aflição dos Corintios foi boa,pois foi produto de uma Honesta avaliação, interna e não de uma mórbita auto-Condenação. Podemos aprender a aceitar

nossa tristeza como um Aspecto positivo da recuperação e não como um castigo.

Page 42: QUARTO PASSO

É possível que não desejemos fazer um inventário moral da nossa vida, é normal que queiramos evitar um exame pessoal. Mas, no fundo, provavelmente, sintamos que teremos de encarar a verdade sobre nós e sobre a nossa vida. A Bíblia nos diz que virá o dia quando será feito um inventário da vida de cada pessoa.

Page 43: QUARTO PASSO

NAQUELE DIA TODOS OS LIVROS SERÃO ABERTOS:>o livro da LEI(Moisés) = Mc 12:26>o livro dos PROFETAS = Atos 7:42>o livro das CONSCIENCIA= Romanos 2:15e16>o livro da natureza=Romanos 1:25e27>o livro dos RETOS = Josué 10:13>o livro da VIDA= Apocalipse 13:8

Page 44: QUARTO PASSO

Os que rejeitarama oferta divinade misericórdiaserão JULGADOSsegundo suasObras registradas“NOS LIVROS”ter convicção deQue NOSSOSPECADOS estãoCOBERTOS pelosangue de Jesus,nos ajuda a

examinarnossa vida sem

temor e comSinceridade!!!

Page 45: QUARTO PASSO