Quem sou como professor e aprendiz?

3
Quem sou como professor e aprendiz ? Maria Inês Ehmke Gnani Olá colegas, Hoje, como professor não sou só aquele que ensina, mas também, aquele que aprende e se não procurar estar sempre aprendendo não conseguirei ensinar. É preciso mais do que ter conhecimento da matéria que ministro em minhas aulas, é preciso estar atento as mudanças que ocorrem à minha volta. Meus alunos sabem que na internet podem adquirir muitas informações, por isso, eu tenho que ensiná- los a filtrar essas informações, tenho que fazer com que eles sejam críticos quanto às informações que recebem e saibam filtrá-las para formar seu conhecimento. Um Abraço. Valéria Cristina Cintra Brida Nesses últimos anos nossa sociedade vem sofrendo um processo de desenvolvimento tecnológico esta cada vez mais acelerado, aparelhos eletrônicos tornam-se obsoletos com uma rapidez incontrolável, novos aparelhos são lançados , formando consumidores cada vez mais exigentes, não esquecendo da flexibilidade da aquisição dos mesmos. Se a tecnologia vem avançando a passos largos, consequentemente exige-se mais especialistas para suprir as necessidades do mercado de trabalho; com isso entra nós professores que temos a responsabilidade de encaminhar esses jovens para esse mercado em transformação. Como orientá-los se não tivermos nos aprimorando com assiduidade? Esta é a questão, para podermos ensinar é preciso estar aprendendo, pois as transformações não param e nem ficam esperando por nós. Acredito que eu como todos professores precisam praticar essa troca de informação para que o conhecimento científico se fixe e com isso a aprendizagem ocorra com eficácia,

description

Questionamento feito através do Curso Tecnologias na Educação

Transcript of Quem sou como professor e aprendiz?

Page 1: Quem sou como professor e aprendiz?

Quem sou como professor e aprendiz ?

Maria Inês Ehmke Gnani

Olá colegas, Hoje, como professor não sou só aquele que ensina, mas também, aquele que aprende e se não procurar estar sempre aprendendo não conseguirei ensinar. É preciso mais do que ter conhecimento da matéria que ministro em minhas aulas, é preciso estar atento as mudanças que ocorrem à minha volta. Meus alunos sabem que na internet podem adquirir muitas informações, por isso, eu tenho que ensiná-los a filtrar essas informações, tenho que fazer com que eles sejam críticos quanto às informações que recebem e saibam filtrá-las para formar seu conhecimento. Um Abraço.

Valéria Cristina Cintra Brida

Nesses últimos anos nossa sociedade vem sofrendo  um  processo de desenvolvimento tecnológico esta cada vez mais acelerado, aparelhos eletrônicos tornam-se obsoletos com uma rapidez incontrolável, novos aparelhos são lançados , formando consumidores cada vez mais exigentes, não esquecendo da flexibilidade da aquisição dos mesmos.

Se a tecnologia vem avançando a passos largos, consequentemente exige-se  mais especialistas  para suprir as necessidades do mercado de trabalho; com isso entra nós professores que temos a responsabilidade de encaminhar esses jovens para esse mercado em transformação.

Como orientá-los se não tivermos nos aprimorando com assiduidade? Esta é a questão, para podermos ensinar é preciso estar aprendendo, pois as transformações não param e nem ficam esperando por nós.

Acredito que eu como todos professores  precisam praticar essa troca de informação para que o conhecimento científico se fixe  e  com isso a aprendizagem ocorra com eficácia, dessa forma podemos estar encaminhando nossos alunos com segurança para resolver as situações de problematização decorrentes de seu desenvolvimento pessoal.

Essa troca de  informações com nossos alunos exige abertura suficiente  para essa  revolução tecnológica ocorra também em nossas vidas. Professor que aprende aprendendo esta em  constante movimento, sem “peia” capaz de segurá-lo nessa caminhada sem fim de um mundo globalizado.  

Como professora que almeja sucesso pessoal e dos meus alunos procuro participar dos cursos proporcionados pelo Estado, sempre  pesquisando formas e caminhos de  comunicação através dos aplicativos tecnológicos.   

 

Page 2: Quem sou como professor e aprendiz?

DANIELA MARIA STOLF BORETTI

Ser professor nos dias atuais é acompanhar a evolução das novas tecnologias adquirindo a habilidade e o conhecimento necessários para transmitir aos alunos todas estas novas ferramentas de trabalho. Assim sendo faremos com que os alunos tenham mais interesse no aprendizado desenvolvendo suas competências e habilidades, inclusive tornando-os mais criativo. Como professora preciso estar sempre atualizada com tudo aquilo de novo que vem acontecendo e inclusive, enfrentar os novos desafios possibilitando desta forma proporcionar cada vez mais aos nossos alunos uma melhor qualidade no ensino.

Edna Aparecida Martin Palomo

Ser professor hoje não é uma tarefa fácil,pois existem muitos fatores externos vinculados a sala de aula,temos muitos desafios a enfrentar e acredito que as novas tecnologias podem acrescentar muito nessa nossa tarefa de ensinar de ter que renovar sempre.Como professor também aprendemos sempre com as experiências de nossos alunos que as vezes dominam muito a informática.mesmo sendo uma tarefa muito difícil é muito gratificante quando alcançamos os objetivos proposto.

Ana Odete Cipoletto Tavares

Ser professor é ter o "dom" de ensinar e aprender com os alunos. Atualmente trabalhamos com classes heterogêneas, numerosas, com dificuldades de aprendizagem, experiências de vida diferentes e muitos com comportamentos inadequados em sala de aula, sem limites e regras de convivência em grupo. Portanto, temos que nos adaptar a essa realidade e buscar alternativas na sala de aula que desperte e motive nossos alunos a participar com assiduidade nas aulas e realizar as atividades e tarefas propostas pelo professor.