Questionário Economia I - HEG, HPE e FEB

3
DISCIPLINA: ECONOMIA I 2º SEMESTRE 2015 QUESTÕES ABERTAS MÓDULO 1 PROFESSOR: FRANCISCO JOSÉ BARRETTO DA SILVA ALUNO: DYLAN TADEU ALVES AVALIAÇÃO Responda 1 questão de cada tema (1 de HEG, 1 de HPE e 1 de FEB). Cada resposta deve ter no mínimo 1 página e no máximo 3 páginas. Apresente a bibliografia utilizada. HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL 1. Eleja duas relações de apropriação e duas relações de propriedade que distingam as sociedades primitivas das civilizações antigas. 2. Quais os elementos fundamentais que permitiram a apropriação fixa do solo por parte das civilizações hidráulicas? Como a fixação no território revolucionou as relações de propriedade? 3. Explique como a extensão territorial e o aumento populacional representaram a base da expansão das civilizações comerciais e ao mesmo tempo passaram a ser os motivos de suas desestruturações. 4. Ao tempo que o Feudalismo significou um recuo no desenvolvimento tecnológico, comercial e científico; por outro lado, estabilizou de forma sustentável a relação população/recursos. Comente esta afirmativa. 5. Como o Renascimento e a expansão colonial passaram a representar a desestruturação das relações feudais? 6. Distinga as concepções de troca baseada no “justo preço” e na “acumulação mercantilista” nas relações econômicas de distribuição no Modo de Produção Feudal. 7. Apesar do objetivo principal ter sido a acumulação de riquezas, existe uma diferença substantiva entre os sistemas mercantilistas “metalista” e “fiduciário” no tocante a política monetária. Comente esta afirmativa. 8. “A industrialização não é somente um processo técnico. Significa, também, a inauguração de novas relações sociais de produção.” Comente esta afirmativa, discorrendo sobre os papéis das revoluções industriais no Capitalismo. 9. Distinga as pirâmides das classes sociais nos modos de produção antigo, feudal e capitalista.

description

Questões de HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL, HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO e FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL

Transcript of Questionário Economia I - HEG, HPE e FEB

Page 1: Questionário Economia I - HEG, HPE e FEB

DISCIPLINA: ECONOMIA I 2º SEMESTRE 2015 QUESTÕES ABERTAS MÓDULO 1

PROFESSOR: FRANCISCO JOSÉ BARRETTO DA SILVA

ALUNO: DYLAN TADEU ALVES

AVALIAÇÃO

Responda 1 questão de cada tema (1 de HEG, 1 de HPE e 1 de FEB). Cada resposta deve ter no mínimo 1 página e no máximo 3 páginas. Apresente a bibliografia utilizada.

HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL1. Eleja duas relações de apropriação e duas relações de propriedade que distingam as

sociedades primitivas das civilizações antigas.2. Quais os elementos fundamentais que permitiram a apropriação fixa do solo por parte

das civilizações hidráulicas? Como a fixação no território revolucionou as relações de propriedade?

3. Explique como a extensão territorial e o aumento populacional representaram a base da expansão das civilizações comerciais e ao mesmo tempo passaram a ser os motivos de suas desestruturações.

4. Ao tempo que o Feudalismo significou um recuo no desenvolvimento tecnológico, comercial e científico; por outro lado, estabilizou de forma sustentável a relação população/recursos. Comente esta afirmativa.

5. Como o Renascimento e a expansão colonial passaram a representar a desestruturação das relações feudais?

6. Distinga as concepções de troca baseada no “justo preço” e na “acumulação mercantilista” nas relações econômicas de distribuição no Modo de Produção Feudal.

7. Apesar do objetivo principal ter sido a acumulação de riquezas, existe uma diferença substantiva entre os sistemas mercantilistas “metalista” e “fiduciário” no tocante a política monetária. Comente esta afirmativa.

8. “A industrialização não é somente um processo técnico. Significa, também, a inauguração de novas relações sociais de produção.” Comente esta afirmativa, discorrendo sobre os papéis das revoluções industriais no Capitalismo.

9. Distinga as pirâmides das classes sociais nos modos de produção antigo, feudal e capitalista.

10. “Os ciclos econômicos no modo de produção capitalista representam contraditoriamente um avanço tecnológico e uma centralização da riqueza.” Comente esta afirmativa.

HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO1. Estabeleça uma conexão entre o termo “Fisiocracia”, a concepção de “ordem natural” e

a crítica ao “Mercantilismo”.2. “A divisão do trabalho é o progresso técnico mais visível nas sociedades modernas”.

Comente esta passagem da “A Riqueza das Nações” de ADAM SMITH.3. Porque as teses de MALTHUS e RICARDO sobre as relações econômicas da sociedade

capitalista são consideradas liberais e de teor pessimista?4. As ideais socialistas representam uma crítica aos princípios liberais. Destaque os

principais argumentos deste debate.

Page 2: Questionário Economia I - HEG, HPE e FEB

DISCIPLINA: ECONOMIA I 2º SEMESTRE 2015 QUESTÕES ABERTAS MÓDULO 1

PROFESSOR: FRANCISCO JOSÉ BARRETTO DA SILVA

ALUNO: DYLAN TADEU ALVES

5. O Socialismo Real ou Marxista é dito científico porque baseia-se em um método de análise materialista histórico e dialético. Comente esta afirmativa, diferenciando o Marxismo do Socialismo Utópico.

6. Apresente as teses de KARL MARX sobre a mais-valia e sobre a tendência da acumulação capitalista.

7. Contextualize as ideias que baseiam a escola utilitarista com as mudanças econômicas e tecnológicas trazidas pelo Imperialismo e a Revolução Técnico-Científica do final século XIX.

8. A teoria Keynesiana inaugura uma nova ordem econômica internacional a partir dos meados do século XX. Apresente as principais transformações ocorridas e os pontos centrais desta teoria.

FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL1. Como poderemos caracterizar a forma de inserção da economia brasileira no cenário

colonial internacional?2. Diferencie os ciclos econômicos (pau-brasil, açúcar, mineração, algodão e café) do ponto

de vista histórico, geográfico, social e econômico. 3. A cultura do café revelou-se adequada para o Brasil, tendo sido, durante décadas, o

carro-chefe da economia brasileira. Que mecanismos de defesa de Café foram utilizados durante a Grande Depressão e quais suas consequências?

4. Que fatores internos e externos estimularam o surgimento da indústria brasileira?

Possível resposta 4

https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060819121528AA79drL

http://www.fecilcam.br/nupem/anais_iv_epct/PDF/ciencias_exatas/01_CARA_FRAN%C3%87A.pdf

5. O que caracteriza o modelo de industrialização por substituição de importações e quais foram suas principais fases na história econômica brasileira?

6. Diferencie o nacional-desenvolvimentismo da Era Vargas em relação ao período do Plano de Metas de JK.

7. “A Ditadura Militar representou um período de endividamento externo, inflação e acirramento das desigualdades sociais, a despeito do período do Milagre Econômico e consolidação da inserção do país nas relações financeiras internacionais.” Comente esta afirmativa.

8. Caracterize o processo de inserção do Brasil na economia globalizada após a crise do padrão de desenvolvimento baseado no processo de substituições de importações.