Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de...

20
Questão 01 - (ESPM SP/2019) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Fonte: PNUD, 2018. Disponível em: http://www.br.undp. org/content/ brazil/pt/home/idh0.html. Em seu Relatório de Desenvolvimento Humano divulgado em setembro de 2018, o PNUD demonstrou que no Ranking dos dez países mais bem colocados, em relação ao indicador mencionado no texto, verifica-se uma hegemonia dos países da: a) Ásia. b) América do Norte. c) Europa. d) Oceania. e) América Latina Questão 02 - (Faculdade Cesgranrio RJ/2019) “O destino comum foi globalizado. Agora, ou cuidamos da humanidade e do Planeta Terra ou não teremos mais futuro algum. [...] Temos de mudar como condição de nossa sobrevivência na biosfera.” BOFF, Leonardo. A terra na palma da mão: uma visão do planeta e da hu- manidade. Petrópolis: Vozes, 2016. p.25 A advertência do autor do texto acima traduz a preocupação contemporânea com a questão

Transcript of Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de...

Page 1: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

Questão 01 - (ESPM SP/2019)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

Fonte: PNUD, 2018. Disponível em: http://www.br.undp. org/content/

brazil/pt/home/idh0.html.

Em seu Relatório de Desenvolvimento Humano divulgado em setembro de 2018, o PNUD demonstrou que no Ranking dos dez países mais bem colocados, em relação ao indicador mencionado no texto, verifica-se uma hegemonia dos países da:

a) Ásia.

b) América do Norte.

c) Europa.

d) Oceania.

e) América Latina

Questão 02 - (Faculdade Cesgranrio RJ/2019)

“O destino comum foi globalizado. Agora, ou cuidamos da humanidade e do Planeta Terra ou não teremos mais futuro algum. [...] Temos de mudar como condição de nossa sobrevivência na biosfera.”

BOFF, Leonardo. A terra na palma da mão: uma visão do planeta e da hu-

manidade. Petrópolis: Vozes, 2016. p.25

A advertência do autor do texto acima traduz a preocupação contemporânea com a questão

Page 2: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

a) militar

b) religiosa

c) política

d) ambiental

e) jurídica

Questão 03 - (UNCISAL AL/2019)

O ensinar deve romper com a ideia de educação que seja só capacitação técnica. O aprendizado deve ser aberto ao contato com a diversidade sociocultural.

(...)

Há um medo generalizado entre os educadores ante o surgimento das novas tecnologias, pois elas ajudariam o indivíduo a organizar melhor o tempo para “o aprender” e, assim, resultariam na satisfação com um processo autoeducativo, graças aos poderes mágicos da tecnologia e do conhecimento na sociedade conectada pelos meios de comunicação. Medo de uns, desejo de outros.

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira; LIMA, Maria de Fátima Monte. Mundo do trabalho e educação à distância. Comunicação & Educação.

São Paulo, (20): 21 a 32, jan.-abr. 2001 (adaptado).

No que se refere às novas tecnologias e à sua relação com o aprender e o ensinar, o texto apresenta uma visão

a) otimista em relação ao processo autoeducativo.

b) neutra quanto à padronização da sociedade e da cultura.

c) favorável à formação de indivíduos com dimensões críticas.

d) contrária à formação mais qualificada para o mercado de trabalho.

e) pessimista quanto à relação entre educação e capacitação técnica.

Questão 04 - (IFBA/2019)

Page 3: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

A revolução industrial-científico-tecnológica, o avanço dos meios de transporte e comunicação, bem como a urbanização e a globalização transformaram radicalmente as relações entre o campo e a cidade.

Sobre esta importante questão para a geografia, analise as seguintes afirmações:

I. As recentes transformações tecnológicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades.

II. A cidade nos dias atuais normatiza, administra e planeja os territórios, tanto no meio urbano quanto no rural.

III. Os fluxos migratórios do campo para a cidade tendem a se inverter em boa parte do mundo devido ao aumento da violência, da poluição e do desemprego nos grandes centros urbanos.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas I.

b) I e III, apenas.

c) Apenas II.

d) II e III, apenas.

e) I e II, apenas.

Questão 05 - (PUC GO/2019)

A crise financeira, que atingiu os Estados Unidos e grande parte dos países europeus em 2008, chegou ao Brasil em 2014, gerando impactos significativos, em especial nos setores secundário e terciário da economia. Com isso, regiões caracterizadas pelo setor de indústria e prestação de serviços foram as mais afetadas, culminando em um déficit de cerca de 13 milhões de postos de trabalho. Sobre as regiões brasileiras e suas características socioeconômicas, avalie as assertivas a seguir:

Page 4: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

I. A região Norte, com pouca tradição industrial e de prestação de serviços, foi menos impactada pela crise, uma vez que a economia está voltada para o extrativismo vegetal e animal.

II. A região Centro-Oeste foi a mais afetada pela crise, tendo em vista a sua forte dependência da prestação de serviço e do comércio de bens.

III. A região Sul foi uma das regiões mais afetadas com o último ciclo de crise econômica, tendo em vista a sua tradição na siderurgia, no setor automotivo, de máquinas e de equipamentos.

IV. Impacto maior pôde ser verificado na região Sudeste, que, além da maior tradição nos setores secundário e terciário da economia, enfrentava crise fiscal em alguns de seus estados.

Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:

a) I e II.

b) I, II e IV.

c) I, III e IV.

d) II e III.

Questão 06 - (PUC SP/2019)

Imagem I

http://ribeirao.usp.br/?p=2666

Page 5: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

Imagem II

(Millôr Fernandes. Retirado de: VE- SENTINI, José William. Geografia: o

mundo em transição. São Paulo: Edi- tora Ática, 2012.p.323.)

Em relação às imagens acima, julgue as assertivas:

I. A imagem II complementa a imagem I, pois o mundo se une de forma plena, mas a maior área de terras emersas no hemisfério norte não deve ser menosprezada e por isso a professora faz esse apontamento.

II. As duas imagens seguem a mesma linha ideológica e o planeta representado pelo globo, reforça a ideia de conexão e fluidez das comunicações.

III. A imagem I oferece a ideia de mundo conectado e acessível a todos, enquanto a imagem II apresenta uma ideia diferente, onde os países do norte se beneficiam mais do processo de globalização.

Assinale a alternativa que contenha somente afirmações corretas.

a) I.

b) I e II.

c) III.

d) II, e III.

Questão 07 - (PUC SP/2019)

Page 6: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

O Brasil apresentou no último ano ligeira melhora em seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mas não o suficiente para avançar no ranking mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (14) pela ONU, o IDH do Brasil evoluiu 0,001 em relação ao ano passado, mantendo o País na 79ª posição do ranking mundial pelo terceiro ano seguido. (...) Na América Latina, o Brasil ocupa o 5º lugar, perdendo para Chile, Argentina, Uruguai , Venezuela. O IDH brasileiro está acima da média regional da América Latina e Caribe, que é de 0,758.

Fonte: Último Segundo - iG @ https:- //ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2018

-09-14/idh-brasil-onu-ranking.html

Utilizando o texto acima e seus conhecimentos, julgue as afirmativas abaixo.

I. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDH é a base para a elaboração do Relatório de Desenvolvimento Humano, que teve sua primeira publicação em 1990.

II. O IDH passou a ser utilizado em substituição ao PIB per capita, indicador que utiliza a riqueza gerada no país (PIB) dividida pela população absoluta. O IDH, por conter critérios exclusivamente sociais, permite uma análise ideal da qualidade de vida da população.

III. O IDH, atualmente se baseia em três critérios de análise: vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e padrão de vida. Essas metodologias foram incorporadas em 2010, ano em que o Relatório de Desenvolvimento Humano completou 20 anos.

IV. Dentre os critérios utilizados pelo IDH, podemos destacar a expectativa de vida como item mais frágil para a realidade brasileira. Com uma expectativa de 67 anos em média, verificada nos últimos 3 anos, esse indicador é o principal responsável pela estagnação do Brasil no ranking apresentado pelo Relatório de Desenvolvimento Humano.

Assinale a alternativa que apresente somente afirmações verdadeiras.

a) I, II e IV.

b) II, III e IV.

c) III e IV.

Page 7: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

d) I e III.

Questão 08 - (PUC SP/2019)

https://g1.globo.com/educacao/noticia/ 2018/10/01/geografo-milton-santos-e-home-

nageado-por-doodle-do-google.ghtml

No dia 1º de outubro de 2018, a Google, gigante do ramo de tecnologia da informação, homenageou, através do doodle (modificação no logo original de busca) em sua plataforma .br, o professor Milton Santos, que ganhou em 1994, no mesmo dia 1º de outubro, o prêmio Valtrin Lud, considerado o “Nobel da Geografia”. Muitos intelectuais consideram o professor como maior expoente da geografia brasileira. Dentre as várias contribuições que Milton Santos deixou, assinale a alternativa que evidencia um dos trabalhos mais importantes realizados por ele, em uma carreira acadêmica de mais de 50 anos.

a) Ao estudar os aspectos naturais do território brasileiro, o professor elaborou, na década de 1970, uma nova classificação física, dividindo o Brasil em seis domínios Morfoclimáticos: Amazônico, Caatinga, Cerrado, Araucárias, Mares de Morros e Pradarias, com áreas de transição entre eles.

b) O professor que, durante boa parte de sua vida foi militante político e exerceu vários cargos administrativos, sobretudo na área de geografia urbana, atuou em diferentes governos, tanto na esfera municipal, estadual e federal, colocando em prática seus estudos relacionados ao planejamento urbano.

c) As estudar o fenômeno da globalização, o professor apresentou três formas distintas de compreendê-la: a globalização como fábula (aquela que nos é mostrada e oferecida); a globalização como perversidade (considerada real e perversa); e a globalização como possibilidade(uma outra globalização, mais humana).

Page 8: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

d) Seus estudos, na área de população, são referência mundial. Sua teoria, baseada na “sujeição moral” que defende a ideia de privação voluntária, para tentar diminuir o avanço da população mundial é motivo de críticas. Mas muitos governos a defendem, sobretudo aqueles mais fragilizados no aspecto social.

Questão 09 - (UNITAU SP/2019)

“Escrevendo há mais de vinte anos, dediquei ao tema muitas páginas e chamei a atenção para a complexidade e mesmo o caráter contraditório da realidade que se aglomerava sob o termo ‘globalização’. Primeiro, muito do que era considerado global tinha sido originalmente local ou nacional, do hambúrguer tipo McDonald’s, que tinha nascido numa pequena localidade do meio-oeste os EUA, ao estrelato cinematográfico, ativamente produzido no início por Hollywood, para rivalizar com as concepções do cinema francês e italiano que antes dominavam; ou ainda a democracia enquanto regime político globalmente legítimo, uma vez que o tipo de democracia globalizado foi a democracia liberal, de matriz europeia e norte-americana e, na versão neoliberal, mais norte-americana que europeia. Segundo, a globalização, ao contrário do que o nome sugeria, não eliminava as desigualdades sociais e as hierarquias entre os diferentes países ou regiões do mundo. Pelo contrário, tendia a fortalecê-las”.

SANTOS, B. de S. A ilusória “desglobalização”. Disponível

em www.ihu/unisinos.br. Acesso em out. 2018.

Sobre o processo de globalização, é CORRETO afirmar:

a) Apresenta grandes oportunidades e benefícios repartidos de forma regular entre os diferentes países capitalistas

b) Seus resultados podem ser entendidos como expressão do desenvolvimento natural do capitalismo como processo de produção.

c) A globalização apagou completamente as diferenças regionais e locais, pois todos se vestem da mesma forma e com as mesmas marcas.

d) A globalização provocou fusões de empresas que, na maioria dos países, levou à geração de empregos e à estabilidade econômica.

e) O processo de globalização nos remete às transformações na economia, na cultura, na política de blocos hegemônicos e nas relações cotidianas dos países ocidentais.

Page 9: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

Questão 10 - (UFT TO/2019)

O espaço geográfico, no atual período, que tem como características as redes de comunicação em tempo real, o aumento e circulação de mercadorias em escala global, avanço de ciência e tecnologia, é denominado de:

a) Fordismo

b) Neoliberalismo

c) Social democracia

d) Meio técnico científico-informacional

Questão 11 - (UERJ/2019)

MUDANÇA NO COMÉRCIO DE BENS DOS ESTADOS UNIDOS:

IMPORTAÇÕES POR PAÍSES

Adaptado de piie.com.

O processo de globalização das últimas décadas vem redefinindo os fluxos de bens entre os países.

A partir do gráfico, a mudança dos locais de origem dos bens pode ser explicada pela seguinte característica do processo de globalização:

Page 10: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

a) difusão espacial das fontes de matéria-prima

b) integração nacional dos centros de tecnologia

c) redistribuição territorial das atividades industriais

d) concentração regional dos mercados consumidores

Questão 12 - (UERJ/2019)

QUINO

Adaptado de br.pinterest.com.

Na esfera das relações internacionais, o contexto histórico ao qual a personagem faz referência era marcado por uma divisão do mundo decorrente sobretudo do seguinte fator:

a) disputa religioso-cultural

b) antagonismo étnico-linguístico

c) bipolaridade político-ideológica

d) rivalidade financeiro-comercial

Questão 13 - (Faculdade São Francisco de Barreiras BA/2019)

Page 11: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

Disponível em: <http://tpe-media-sante.e-monsite.com>. Acesso em: ago. 2018.

A imagem satiriza o processo de globalização econômica que caracteriza as relações mundiais e que pode ser identificado

a) pela expansão marítima e comercial, na medida em que os produtos inglêses invadiram e dominaram a economia da América Hispânica, da África e da Ásia através do livre comércio.

b) pelo liberalismo econômico praticado pelos estados absolutistas, como mecanismo de dinamizar o comércio mundial e contribuir para o enriquecimento e fortalecimento do poder real.

c) pela política napoleônica de substituir a Inglaterra pela França como maior fornecedora de produtos industriais, abolindo o Antigo Regime e democratizando as relações internacionais.

d) pelo mecanismo de superação dos efeitos da crise de 1929 ao estabelecer a economia de mercado e o Estado mínimo, como instrumento de retomada da produção industrial e ampliação da oferta de emprego.

e) pela derrocada do socialismo real e dissolução da União Soviética, impondo um modelo econômico baseado na privatização das empresas estatais e no estabelecimento de grandes blocos econômicos.

Questão 14 - (FCM MG/2019)

O Reino Unido anunciou no começo do ano a criação de um Ministério da Solidão. Muita gente achou graça do que parecia ser uma medida burocrática para combater um problema exclusivo do Primeiro Mundo. No entanto, nos Estados Unidos, 20% da população afirma sofrer com a solidão. No Reino Unido, essa é a situação de 1/3 das pessoas acima dos 50

Page 12: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

anos. Hoje sabemos que a solidão é o gatilho para uma série de problemas de saúde. Para muitos, assumir a condição de que se precisa de mais contato humano do que efetivamente se consegue ter é a maior das derrotas. As redes sociais e os aplicativos de mensagem facilitaram os laços em grupos, comunidades e outras agremiações e a Internet ampliou a nossa capacidade de comunicação de forma inédita. Seja por vídeo, voz ou texto, estamos todos a distância de poucos cliques ou toques. Nunca estivemos tão próximos uns dos outros. No entanto, estamos diante de uma das ambiguidades do nosso tempo: a mesma tecnologia que nos conecta está cada vez mais nos afastando do verdadeiro convívio com o outro.

Com relação ao uso das redes sociais e aplicativos de comunicação digitais, trazendo como efeito a solidão, é correto afirmar, EXCETO:

a) A solidão reinventada tem também outros fatores que ajudam a montar esse mosaico, como a ascensão da inteligência artificial, a automação de serviços e o próprio ambiente por vezes hostil da rede, que mais afasta do que aproxima.

b) O celular virou a rota de fuga para todo momento de tédio, aborrecimento ou que simplesmente parece não merecer a sua atenção integral. Essa fuga reforça a ideia de que, mesmo na companhia de outros, só prestamos atenção ao que nos interessa.

c) O uso das redes sociais e aplicativos de mensagens não tem nenhuma relação com o problema da solidão, pois este sentimento humano é algo que está sempre sob o domínio da vontade e dele se pode sair a qualquer momento, em qualquer situação.

d) Um sintoma dessa verdadeira epidemia de solidão é a normalização da ideia de que, a todo o momento, temos direito a ter uma experiência personalizada. Ficamos então acostumados com o fato de que tudo o que vemos foi selecionado previamente para atender os nossos gostos.

Questão 15 - (FGV/2019)

A tecnologia, a globalização e as mudanças climáticas são forças planetárias que estão sendo aceleradas ao mesmo tempo. Elas atuam direta ou indiretamente umas em relação às outras.

Sobre a atuação das forças acima citadas, analise as afirmações a seguir.

Page 13: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

I. O uso das novas tecnologias digitais e os projetos de sistemas inteligentes devem permitir intervenções que possibilitem a restauração e a regeneração do ambiente natural.

II. As assimetrias de poder são equilibradas pelo compartilhamento da tecnologia e das informações que, em contexto global, tende a suprimir a segregação digital.

III. As tecnologias digitais e a infraestrutura de comunicação global alteram os conceitos tradicionais de trabalho e de remuneração, possibilitando o surgimento de novos tipos de empregos flexíveis e transitórios.

Está correto o que se afirma em

a) I e II, somente.

b) II, somente.

c) I e III, somente.

d) I, II e III.

e) II e III, somente.

Questão 16 - (FGV/2019)

Alguns países latino-americanos, a partir da década de 1980, aderiram às recomendações do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, que preconizavam a realização de reformas estruturais como forma de restabelecer a competitividade e o crescimento econômico. Sob o rótulo de Consenso de Washington, essas medidas ganharam apoio político e ressonância pública. Esse processo de reestruturação, em que as novas tecnologias de informação desempenharam um papel fundamental, significou a incorporação desses países à dinâmica da globalização. Nesse novo cenário, houve uma reestruturação do papel das áreas metropolitanas.

Adaptado de Matos, Carlos A. Redes, nodos e cidades: transformação da

metrópole latino-americana. São Paulo: FASE, 2004.

Sobre as mudanças ocorridas nas metrópoles latino-americanas no contexto da globalização, analise as afirmações a seguir.

Page 14: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

I. As empresas produtivas e financeiras sediadas nas metrópoles foram integradas à circulação supranacional e impulsionadas a se organizar em rede.

II. A base econômica metropolitana foi transformada, o que contribuiu para consolidar uma estrutura urbana segregada, na qual a estratificação social tem uma clara expressão territorial.

III. As atividades produtivas foram redistribuídas para locais estratégicos, sob a crescente influência das novas tecnologias da informação, ao passo que as atividades e funções de decisão foram mantidas nas metrópoles.

IV. A construção de prédios corporativos e de conjuntos empresariais inteligentes mudou o funcionamento e a fisionomia da metrópole, configurando uma estrutura policêntrica.

Está correto o que se afirma em

a) II, III e IV, apenas.

b) I, III e IV, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Questão 17 - (UNESP SP/2019)

Aquilo que hoje chamamos “globalização” esteve na mira da classe capitalista o tempo todo.

Se o desejo de conquistar o espaço e a natureza é uma manifestação de algum anseio humano universal ou um produto específico das paixões da classe capitalista, jamais saberemos. O que pode ser dito com certeza é que a conquista do espaço e do tempo, assim como a busca incessante para dominar a natureza, há muito tempo tem um papel central na psique coletiva das sociedades capitalistas. Apesar de todos os tipos de críticas, acusações, repulsas e movimentos políticos de oposição, [...] ainda prevalece a crença de que a conquista do espaço e do tempo, bem como da natureza (incluindo até mesmo a natureza humana), está de algum modo a nosso alcance.

(David Harvey. O enigma do capital, 2011.)

Page 15: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

a) Explique como a conquista do espaço e do tempo se realizou na globalização.

b) Mencione, sob o ponto de vista ambiental, duas críticas ao processo de globalização.

Questão 18 - (UniRV GO/2019)

A integração econômica e cultural entre os países, conhecida como Globalização, só foi possível a partir da criação e popularização de diversas tecnologias que adquiriram um papel fundamental tanto para o desenvolvimento da economia mundial quanto para a sociedade, que se tornou cada vez mais dependente da tecnologia. As redes de comunicação e interação social nesse mundo globalizado, cada vez mais rápidas e eficientes, permitiram a comunicação e o acesso rápido a qualquer parte do globo de forma instantânea. Sobre esse assunto, são apresentadas as afirmativas a seguir. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) As redes de comunicação têm papel fundamental para o mundo globalizado, mas o seu uso não garante mudanças na realidade socioespacial.

b) As redes de comunicação contribuíram para a circulação de capitais, que pode ser realizada de qualquer lugar do mundo, com o uso de computadores e até smartphones.

c) As redes sociais trouxeram diversas alterações para o processo de gerenciamento das marcas e a interação com o público, propiciando novas possibilidades de levantamento de informação e pesquisa em tempo real.

d) As mídias sociais podem ser definidas como ferramentas destinadas a possibilitar a interação e a colaboração on-line, o compartilhamento de conteúdo e a troca de conhecimentos.

Questão 19 - (UniRV GO/2019)

No período atual, marcado por processos de globalização e fragmentação, se dota o espaço de fluidez, ciência, técnica, informação e racionalidade, no qual se inscreve, também, o aumento do desemprego e da precarização das relações de trabalho e da pobreza estrutural. Diante deste contexto, a teoria dos dois circuitos da economia urbana se reforça ainda mais como uma possibilidade de apreensão das dinâmicas urbanas contemporâneas. Nesse sentido, a cidade não é apenas o reino do circuito superior, mas também o lugar do

Page 16: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

circuito inferior, do trabalho não especializado, das produções e serviços banais, das ações ligadas aos consumos populares. Sobre as características do circuito inferior da economia urbana, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) As atividades do circuito inferior utilizam raramente a telefonia celular, o que denota a pouca necessidade de comunicação a distância entre os trabalhadores mais pobres.

b) As atividades do circuito inferior utilizam, com frequência, diversos tipos de dinheiro, como tickets e vales que, depois, podem ser trocados por dinheiro.

c) As atividades ligadas ao circuito inferior se caracterizam pelo trabalho com horários fixos e pausas pré-estabelecidas e pela garantia de benefícios trabalhistas aos empregados.

d) O que diferenciaria as atividades do circuito superior das atividades do circuito inferior seria a tecnologia empregada e o modo de organização do trabalho. Assim, o circuito superior mantém sua base diretamente relacionada à modernização tecnológica e aos grandes monopólios, detentores das novas tecnologias e de poder no mercado financeiro.

Questão 20 - (FGV/2019)

Leia o texto a seguir.

O entendimento e as implicações da globalização constituem um ponto de partida na análise das especificidades da Era do Conhecimento. Na percepção dominante, caminhamos para um mundo sem fronteiras, com mercados (de capitais, informações, tecnologias, bens, serviços etc.) tornando-se efetivamente globalizados e para um sistema econômico mundial dominado por “forças de mercado incontroláveis”, sendo seus principais atores as grandes corporações transnacionais, socialmente sem raízes e sem lealdade com qualquer Estado-Nação. Tais corporações estabelecer-se-iam em qualquer parte do planeta, exclusivamente em função de vantagens oferecidas pelos diferentes mercados. Assim, a única forma de evitar tornar-se um perdedor — seja como nação, empresa ou indivíduo — é ser o mais inserido, articulado e competitivo no cenário global. A globalização é um fenômeno irreversível sobre o qual não se pode intervir ou exercer influência. O papel do Estado-Nação, particularmente da periferia menos desenvolvida, está extremamente diminuído, senão anulado.

Adaptado de Informação e globalização na era do conhecimento. LASTRES, Helena M. M., ALBAGLI, Sarita (organizadoras). Rio de Janeiro: Campus.

Page 17: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

A partir do texto, responda aos itens a seguir.

a) Cite duas características da Era do Conhecimento.

b) Apresente dois argumentos que justifiquem a afirmação: “tais corporações estabelecer-se-iam em qualquer parte do planeta”.

c) Avalie o papel do Estado-Nação frente à emergência de novos atores — como os blocos político-econômicos regionais, os organismos multilaterais e, particularmente, as corporações transnacionais.

GABARITO:

1) Gab: C

2) Gab: D

3) Gab: C

4) Gab: E

5) Gab: C

6) Gab: C

7) Gab: D

8) Gab: C

Page 18: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

9) Gab: E

10) Gab: D

11) Gab: C

12) Gab: C

13) Gab: E

14) Gab: C

15) Gab: C

16) Gab: E

17) Gab:

a) O lucro é o elemento norteador do modo de produção capitalista. Sua consolidação como sistema hegemônico foi possível graças a sua adequação às demandas que se apresentaram ao longo do tempo e ao domínio do espaço. A conquista do espaço, pelo Capitalismo, deu-se de duas formas: [I] com a disseminação de seu modo de produção por todos os rincões do planeta e [II] com a destruição, subversão ou incorporação de diferentes formas de produção de diferentes lugares. Em relação ao tempo, o Capitalismo dominou-o estabelecendo ritmos de produção e de trabalho, relativizando a passagem do tempo cronológico, com o aprimoramento e aplicação de novas tecnologias, subordinando-o ao tempo da produção e o do consumo. O espaço deixou de ser o lugar e o tempo o período, quando as relações se desenvolvem e transformam-se, sob as regras do sistema capitalista, em componentes subsidiários da produção e do lucro, global e em constante mudança.

b) A apropriação do espaço global pelo capitalismo, norteada pela intenção do lucro, coloca as preocupações com o meio ambiente em segundo plano. A natureza, sob esta perspectiva, é vista como potencial matéria-prima para a produção e, consequentemente, não haveria impedimentos, por esta lógica, à exploração dos

Page 19: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

recursos naturais – levando-os à exaustão e à geração de subprodutos, como os diferentes tipos de poluição e a enorme quantidade de lixo geradas.

18) Gab: VVVV

19) Gab: FVFV

20) Gab:

a) O desenvolvimento, a difusão e a convergência das tecnologias da informação e comunicação são vistos como centrais na conformação dessa nova dinâmica técnico-econômica. Esse novo papel da informação e do conhecimento nas economias vem provocando modificações substantivas nas relações, forma e conteúdo do trabalho, o qual assume um caráter cada vez mais “informacional”, com implicações significativas sobre o perfil do emprego. Uma nova dinâmica política também se estabelece, frente à desestruturação ou à reestruturação das antigas formas, mecanismos e escalas de poder e de contestação do poder — desafiando o Estado-Nação e sua soberania como o locus da hegemonia — e frente à emergência ou projeção de novos atores — tais como os novos blocos político-econômicos regionais, os organismos multilaterais e, particularmente, os grandes grupos transnacionais. Poder que não mais se restringe ao domínio dos meios materiais e dos aparatos políticos e institucionais, mas que, cada vez mais, define-se a partir do controle sobre o imaterial e o intangível — seja da informação e do conhecimento, seja das ideias, dos gostos e dos desejos de indivíduos e coletivos.

O mundo contemporâneo é marcado pela conjunção e sinergia de uma série de inovações sociais, institucionais, tecnológicas, organizacionais, econômicas e políticas, a partir das quais a informação e o conhecimento passaram a desempenhar um novo e estratégico papel.

b) As empresas transnacionais organizam sua própria divisão do trabalho. Elas se aproveitam da concorrência entre os territórios para decidir onde instalar suas plantas industriais. Essas ações reforçam as economias de aglomeração que desequilibram o mundo globalizado. As grandes corporações concentram os centros de decisão e os centros de pesquisa em algumas áreas privilegiadas e deslocam suas unidades de produção segundo vantagens temporárias oferecidas por algum país ou região.

c) A globalização interliga as diferentes regiões do mundo, graças aos fluxos de bens, capitais, serviços e pessoas. Ela também constitui um sistema de produção que transcende as fronteiras nacionais e multiplica as interdependências. Apoiada nos grandes centros de impulsão da economia mundial, ela não impede que Estados, redes e indivíduos se organizem em diferentes escalas.

Page 20: Questão 01 - (ESPM SP/2019) · ógicas na agropecuária colocaram o campo numa relação de dependência dos recursos financeiros e tecnológicos das cidades. II. A cidade nos dias

Em sua relação com as grandes corporações, os Estados Nacionais criam estímulos fiscais e vantagens tributárias que atraem investimentos e possibilitam a instalação de novas fábricas. Eles também se reestruturam, formando blocos econômicos, o que intensifica as trocas entre os Estados-membros, muitas vezes livres de tributos. Os organismos internacionais, como o FMI e a OMC, ao estabelecer regras e diretrizes para a nova “ordem” mundial, estimulam os fluxos financeiros, porque as fronteiras físicas deixaram de impor barreiras à livre circulação de capitais.