Questões Agri III

7

Click here to load reader

Transcript of Questões Agri III

Page 1: Questões Agri III

Amendoim

1. Explique como fazer o manejo de estabelecimento da cultura do amendoim e os principais tratos culturais a serem realizados.

R: Clima e solo são fatores que mais influenciam na produção. São necessárias duas arações, no fim das chuvas (maio) e a outra cerca de trinta dias antes do plantio, gradação para não deixar torrões, e a boa pulverização do solo. Calagem trinta dias antes do plantio (ideal pH 6,0 – 6,2). Adubação com composto mineral e inoculação da semente para fixação simbiótica de nitrogênio.

Tratos culturais: Amontoa feita após a primeira limpa ou capina entre 15 e 25 dias após o plantio. Rotação de culturas (recuperação de canaviais). Consórcio com algodão, milho, sorgo, mandioca ou mamona. Controle de plantas daninhas, evitar a matocompetição nos primeiros 45 dias após o plantio.

2. Qual a importância do ponto de maturação do Amendoim na hora da colheita?

R: A determinação pode ser feita com base na cor interna da casca. A cor da película característica da semente e ciclo da variedade, no momento adequado resulta em maior peso, melhor secagem, maior teor de óleo e maior qualidade. A antecipação da colheita irá diminuir a produtividade e a qualidade do amendoim, o atraso provoca perda de vagens, germinação das sementes no interior dos frutos, facilita ataque de pragas e aumenta problemas com aflatoxina. A colheita acontece 110 a 120 dias após o plantio.

3. O amendoim __(Arachis hypogaea L.)__ tem um processo especial de frutificação denominado __geocarpia__, onde um __flor aérea__, após ser fecundada produz um __fruto subterrâneo__.

4. Medidas preventivas que podem melhorar a qualidade do amendoim?

R: Durante o cultivo: evitar injúrias nas vagens antes da colheita, uma vez que o fungo A. flavus pode se desenvolver nas vagens em formação e maturação. Durante a colheita: Colher em períodos secos, quando completamente maduro, efetuando a secagem o mais rápido possível, evitar o reumedecimento, eliminar vagens e grãos quebrados. Durante o armazenamento: armazenar em locais secos e ventilados, empilhar os sacos em estrados de madeiras para evitar o contato direto com o solo, monitorar a umidade, controlar as pragas e armazenar em baixas temperaturas.

Cereais de inverno

1. Como a profundidade de semeadura influencia o processo de germinação e o estande final de plantas?

R: A profundidade de semeadura deve ser de 2 a 5 cm. Semente muito profunda demora para emergir e diminui o número de afilhos. Semente muito superficial ocorre perda de sementes e problemas na germinação.

Page 2: Questões Agri III

2. Cite os componentes de rendimentos dos cereais de inverno.

R: Número de espigas e ou panículas por unidade de área; Número de grãos por espiga e ou panícula; peso dos grãos.

3. Você foi contratado como engenheiro agrônomo para dar assistência técnica em uma fazenda que utiliza o sistema integração lavoura-pecuária-floresta, o proprietário deseja estabelecer uma parte com aveia preta para pastejo, e ainda outra com aveia branca para produção de grãos, explique as práticas de manejo adotadas para essas espécies, sobre semeadura, adubação, tratos culturais e manejo do resíduo (palhada).

R: A semeadura para a produção de forragem pode ser realizada de fins de abril a início de final de maio. A semeadura tardia pode promover a redução na produção de grãos e/ou qualidade da forragem produzida, já que o fotoperíodo é o fator indutor do florescimento na cultura, podendo provocar um desenvolvimento vegetativo incompleto. Aplicar de 15 a 20 kg de nitrogênio ha-1 na semeadura e o restante em cobertura, no estádio de afilhamento. Seguir recomendações para os Estados. As principais invasoras da aveia são as de folha larga, as quais devem ser controladas com o uso de 1 litro/ha a 1,5 litro/ha de herbicida pós-emergente à base de 2-4D, quando as mesmas apresentarem de 4 a 6 folhas. As principais pragas que atacam a aveia são as lagartas e pulgões. Para o seu controle são utilizados inseticidas com curto período de carência, em torno de 10 a 15 dias, para não retardar o início de pastejo e não deixar resíduo do inseticida para os animais. A aveia tem alto potencial para realizar a adubação verde do solo, portanto é importante manter a palhada no solo para melhor suas condições químicas.

4. Descreva as vantagens do cultivo de triticale quando comparado com a cultura do trigo.

R: Em relação ao trigo a rusticidade e resistência a diversas doenças.

Sorgo

1. Como você justificaria ao produtor a opção de sorgo no lugar do milho safrinha?

R: O sorgo pode substituir parcialmente o milho nas rações para aves e suínos e totalmente para ruminantes, com uma vantagem comparativa de menor custo de produção e valor de comercialização de 80% do preço do milho. Além disso, a cultura tem mostrado bom desempenho como alternativa para uso no sistema de integração lavoura-pecuária e para produção de massa, proporcionando maior proteção do solo contra a erosão, maior quantidade de matéria orgânica disponível e melhor capacidade de retenção de água no solo, além de propiciar condições para uso no plantio direto.

2. Explique ao produtor a importância de se fazer o controle de plantas daninhas na cultura do sorgo e qual manejo utilizar?

R: Relatos da literatura indicam que, não havendo o controle das plantas daninhas nas quatro primeiras semanas após a emergência do sorgo, pode ocorrer uma redução na produção de grãos da ordem de 35%. Em caso de não se empregar nenhum método de controle, esta redução pode chegar a aproximadamente 71%. O manejo integrado de plantas daninhas na

Page 3: Questões Agri III

cultura do sorgo deve ser empregado para racionalizar o uso dos recursos de produção, aproveitar os benefícios das plantas daninhas, evitar ao máximo danos ao ambiente e permitir à cultura obter a sua máxima produção. Os principais métodos de controle de plantas daninhas na cultura do sorgo são: Preventivo, cultural, mecânico (capina manual e mecânica) e químico.

3. Quais as principais características que devem ser levadas em consideração na escolha do híbrido de sorgo?

R: Tolerância a períodos de déficit hídrico principalmente em pós-florescimento; resistência ao acamamento e ao quebramento; ausência de tanino nos grãos - o uso de cultivares com tanino está restrito ao Rio Grande do Sul; porte entre 1,0 m e 1,5 m com boa produção de massa residual; ciclo precoce a médio; resistência às doenças predominantes na região de plantio.

Mamona

1. Explique ao produtor de mamona o manejo da colheita, secagem e armazenamento a ser realizado para maximizar produtividade da cultura?

R: Nas variedades semideiscentes, recomenda-se que a colheita seja feita quando dois terços dos frutos do cacho estiverem secos, completando a secagem no terreiro, através da exposição das bagas ao sol ou em secadores mecânicos. A operação de colheita deve se prolongar por três ou quatro etapas, em função da maturação progressiva dos cachos. Nas variedades indeiscentes, a colheita é feita de uma única vez. A colheita manual é indicada para pequenas e médias propriedades, onde a mão-de-obra é disponível e abundante, e para as cultivares deiscentes e semideiscentes. Consiste em se quebrar e/ou cortar os cachos pela base, utilizando-se faca, canivete, tesoura ou podão. Para a colheita mecânica, são recomendadas cultivares de porte baixo (geralmente híbridos), indeiscentes e que possuam apenas um ou poucos cachos. Algumas empresas fabricam um kit de adaptação de colheitadeiras de milho para mamona.

Secagem natural: Os frutos são colocados em camadas finas e uniformes com de 5 a 10 cm de espessura, por um período de 4 a 15 dias, dependendo da região. Durante o dia recomenda-se fazer o revolvimento várias vezes, para uniformizar a secagem e, à tardinha, amontoá-los e cobri-los com lona plástica, para evitar a umidade da noite. O mesmo procedimento deve ser adotado se houver ameaça de chuva.

Secagem artificial: A secagem artificial é recomendada para produções em áreas superiores a 50 ha e consiste na utilização de secador mecânico para a retirada da umidade dos frutos. A temperatura ideal de secagem é de 50 a 55°C. A umidade ideal dos frutos é de 10%, quando acontece a deiscência das cápsulas. Os secadores artificiais apresentam como benefício, em relação à secagem em terreiro, o controle do processo e a possibilidade de uso contínuo.

Armazenamento: O armazenamento das sementes de mamona pode ser feito em sacos de 60 kg ou em silos. As sementes armazenadas não são atacadas por pragas que comprometam sua qualidade, apenas alguns insetos podem se alimentar de uma estrutura externa da semente (carúncula), mas sem comprometer sua qualidade. O principal cuidado necessário ao armazenamento é o cuidado com a umidade do grão no momento do ensacamento e durante

Page 4: Questões Agri III

o período em que permanecer armazenado. Para um bom armazenamento é desejável que se tenha baixa temperatura, baixa umidade do ar e boa aeração.

2. Comente sobre a importância econômica de se produzir Mamona.

R: O principal produto da mamona é o óleo extraído de suas sementes conhecido no Brasil como óleo de rícino ou, internacionalmente, como castor oil. Este óleo processado tem inúmeras aplicações, que incluem o uso medicinal e cosmético, fabricação de plásticos e lubrificantes. O produto também é utilizado na produção de fibra ótica, vidro à prova de balas e próteses ósseas. Além disso, é indispensável para impedir o congelamento de combustíveis e lubrificantes de aviões e foguetes espaciais a baixíssimas temperaturas. O Programa Nacional de Uso e Produção do Biodiesel é, atualmente, a principal força propulsora ao aumento da área de plantio da mamona. Na proposta do programa, a mamona é insumo fundamental para cumprir a meta de adição de 2% de biodiesel ao óleo diesel.

3. Entre os nutrientes utilizados na adubação da mamoneira, o __fósforo__ destaca-se como o elemento mais estudado e com maior resposta em produtividade o que está associado, principalmente, à _absorção__ do nutriente pela cultura. O nutriente é essencial ao crescimento da planta, que consome ___energia___ para garantir o armazenamento de _óleo_ nas sementes.

Linhaça

1. Explique o manejo de colheita da cultura da linhaça, visando à obtenção para sementes e outra para fibras.

R: Visando obtenção de sementes é necessário que 90% dos capulhos estejam com coloração marrom e umidade de 12%. Para obtenção de fibras é necessário que um terço do tronco inferior da planta esteja com coloração amarela, as folhas caem e em torno de um mês após o aparecimento das primeiras flores.

Canola

1. Qual a importância da realização do processo de vernalização na cultura da canola?

R: O processo de vernalização consiste no abaixamento da temperatura em menos de 7°C por 8 semanas consecutivas para que ocorra o florescimento da canola.

2. Discorra sobre a interferência da geada na cultura da canola sobre o rendimento da Cultura.

R: A geada pode causar abortamento de flores e retenção de clorofila nos grãos formando grãos verdes que afetam negativamente a qualidade e a produção de grãos.

Produtividade de plantas cultivadas

1. Por que plantas C4 tem maior potencial de rendimento do que plantas C3?

R: Plantas C4 possuem fotorrespiração desprezível por isso o potencial de rendimento é maior. (P=F – R)

Page 5: Questões Agri III

Fumo

1. Qual a importância do nitrogênio para cultura do fumo? Explique o manejo correto desse nutriente.

R: A nicotina é sintetizada nas raízes da planta de fumo e regula-se mais pelo aporte de nitrogênio que pelo de qualquer outro nutriente; o nitrogênio faz parte da molécula de nicotina. Para o crescimento adequado do fumo, a fertilização nitrogenada deve ser realizada de modo que uma alta porcentagem de nitrogênio esteja à disposição na primeira fase de desenvolvimento e que a oferta diminua rapidamente durante as últimas fases, ou seja, quando as folhas já tiverem alcançado seu máximo crescimento, deverá estar totalmente esgotado o nitrogênio a ser absorvido. Pois se os teores de nitrogênio foram muito altos no final do ciclo da planta de fumo haverá altos teores de nicotina, não desejados pelo mercado.

2. Conceitue a prática de capação realizada na cultura do fumo e sua importância.

R: O desponte, também chamado de capação, consiste na retirada da inflorescência para que não ocorra desperdício de nutrientes translocados para a flor, já que o produto final da planta de fumo são as folhas. Estimula o crescimento radicular e, se o teor de nitrogênio no solo for elevado nesse momento, isso acarretará em fumo com alto teor de nicotina, o que não é conveniente. É feito quando 50% das plantas estão com metade das flores do capitulo abertas.