Questões - Contraceptivos

8
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS FACULDADE DE MEDICINA ÁLISSON DUARTE DAVID RODRIGUES MARIANA VARGAS SIDINARA COLLE TIPOS DE CONTRACEPTIVOS Questões desenvolvidas durante as Práticas funcionais como parte do módulo II Professoras: Débora e Soraya.

Transcript of Questões - Contraceptivos

Page 1: Questões - Contraceptivos

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

FACULDADE DE MEDICINA

ÁLISSON DUARTE

DAVID RODRIGUES

MARIANA VARGAS

SIDINARA COLLE

TIPOS DE CONTRACEPTIVOS

Questões desenvolvidas duranteas Práticas funcionais como parte do módulo II

Professoras: Débora e Soraya.

PATOS DE MINAS

2013

Page 2: Questões - Contraceptivos

1) Provavelmente o desconforto é estomacal, então seria mais plausível tomar anticoncepcionais injetáveis ou adesivos. Mas também há a possibilidade da dose estar alta e ser necessário a sua redução para tentar descobrir se há problema com o medicamento. Lembrando que para mudar de uma dose alta para uma baixa é preciso usar outro método contraceptivo na primeira cartela, pois há chance de engravidar.

2) Tome a pílula esquecida o mais rápido possível, a próxima, de hoje, deve ser tomada normalmente à noite, portanto hoje você tomará duas, a de ontem e a de hoje. As próximas devem ser tomadas normalmente, uma a cada dia.

3) Se estiver na primeira semana da cartela:Como já se passaram 24 horas tome junto a pílula de ontem e a que deveria ser tomada hoje. Os próximos comprimidos devem ser tomados normalmente, no entanto a ação do contraceptivo pode ter sido prejudicada e é recomendável que utilize outro método de contracepção não hormonal, como o preservativo masculino, por sete dias. Além disso, se tiver ocorrido relação sexual na última semana existe a possibilidade de gravidez.

Se estiver na segunda semana da cartela:

Como já se passaram 24 horas tome junto a pílula de ontem e a que deveria ser tomada hoje. Os próximos comprimidos devem ser tomados normalmente. Desde que o tempo de esquecimento tenha sido realmente de no máximo 24 horas o efeito anticoncepcional foi mantido, não é necessária nenhuma medida contraceptiva adicional.

Se estiver na terceira semana da cartela:

Se além deste comprimido não tiver ocorrido nenhum outro esquecimento na última semana você tem duas opções, tomar o comprimido esquecido junto com o que deveria ser tomado hoje e tomar os próximos normalmente, um por dia, no entanto quando terminar a cartela (atentar-se para as pílulas inativas, que devem ser descartadas) deve começar outra sem nenhuma pausa. Outra opção é interromper o uso imediatamente, fazer uma pausa igual à que faria quando terminasse a cartela (normalmente sete dias) e iniciar uma nova cartela. Nenhuma dessas duas opções exige um método contraceptivo adicional, desde que o tempo de esquecimento tenha sido realmente de no máximo 24 horas. Se na semana anterior tiver ocorrido esquecimento de comprimidos deve ser utilizada a primeira opção, e é necessária a utilização de outro método contraceptivo por sete dias.

4) Se estiver na primeira semana da cartela:Tome a pílula de ontem imediatamente, descarte a pílula de anteontem. Tome a pílula de hoje no horário habitual e as próximas normalmente uma a cada dia. Use um

Page 3: Questões - Contraceptivos

método contraceptivo não hormonal pelos próximos sete dias. Se tiver ocorrido relação sexual na última semana pode ocorrer gravidez.

Se estiver na segunda semana da cartela:

Tome a pílula de ontem imediatamente, descarte a pílula de anteontem. Tome a pílula de hoje no horário habitual e as próximas normalmente uma a cada dia. Use um método contraceptivo não hormonal pelos próximos sete dias. Se tiver ocorrido relação sexual na última semana pode ocorrer gravidez.

Se estiver na terceira semana da cartela:

Tome a pílula de ontem imediatamente, descarte a pílula de anteontem. Tome a pílula de hoje no horário habitual e as próximas normalmente uma a cada dia. Quando esta cartela terminar não deverá ser feita nenhuma pausa, uma nova deverá ser iniciada no dia subsequente ao último comprimido desta (atentar-se para os comprimidos inativos, que devem ser descartados). Use um método contraceptivo não hormonal pelos próximos sete dias. Se tiver ocorrido relação sexual na última semana pode ocorrer gravidez.

5) São recomendados anticoncepcionais de quarta geração, que possuem baixa dosagem hormonal e efeito antiandrogênico por causa da progestina utilizada, a drospirenona. Portanto Yaz, Iumi, Elani Ciclo, Yasmin e Elani 28 são alternativas.

6) A progesterona drosperinona, presente nos anticoncepcionais Yaz e Yasmin é derivada de um diurético, portanto tem um pequeno efeito diurético. Outra novidade no mercado é a progesterona clormadinona, presente no Belara e o levonorgestrel (ex: Microvlar, Level, Miranova) por serem menos androgênicos fazem um bom efeito contra a retenção.

7) A primeira aplicação deve ser feita entre o 7º e o 10º dia do período menstrual, de preferência no 8º. Conta-se como primeiro dia o primeiro dia em que ocorreu menstruação. As aplicações seguintes devem ser feitas do mesmo modo, oito dias após o início da menstruação.

8) A primeira aplicação deve ser feita no primeiro dia do período menstrual, correspondente ao primeiro dia de sangramento. As aplicações seguintes devem ser feitas a cada 30 dias, podendo ocorrer três dias antes ou depois. Após 33 dias a ação contraceptiva fica comprometida.

9) É bem provável que a paciente tenha alergia aos princípios ativos dos anticoncepcionais. No caso do Perlutan, Preg less e Uno Ciclo o princípio ativo é o enantato de estradiol + acetofenido de algestona. Já no caso do Mesigyna a alergia é proveniente do enantato denoretisterona e do valerato de estradiol. A paciente pode tentar o anticoncepcional

Page 4: Questões - Contraceptivos

Cyclofemina e pode ter como efeitos colaterais sangramento intermenstrual, alteração do padrão normal de sangramento e raramente amenorreia, náuseas, vômitos, cefaleia, alteração do peso corporal também podem ser observados.

10) Deve parar de usar durante sete dias após o fim da cartela, completando assim 28 dias desde que começou a tomar. Volte a tomar no 8º dia de pausa. Pode ocorrer sangramento por privação hormonal durante o período de pausa.

11) Deve parar de usar durante quatro dias após o fim da cartela, completando assim 28 dias desde que começou a tomar. Volte a tomar no 5º dia de pausa. Pode ocorrer sangramento por privação hormonal durante o período de pausa.

12) Não deve ser feita nenhuma pausa, assim que terminar uma cartela de 28 deverá ser iniciada uma nova. Se houverem entre os comprimidos alguns inertes pode ocorrer sangramento por privação hormonal durante o período em que são tomados.

13) Deve coloca-lo no primeiro dia do ciclo menstrual, correspondente ao primeiro dia de sangramento. Remova o anel do sachê (guarde o sachê para descarte do anel futuramente), segure o anel entre seu polegar e dedo médio e pressione o anel até que os dois lados fiquem juntos para que possa coloca-lo. Insira o anel na vagina, quando estiver no lugar você não deverá senti-lo, se estiver desconfortável empurre-o delicadamente para dentro da vagina, sua posição não influencia no efeito contraceptivo. Deve retirá-lo exatamente três semanas após tê-lo colocado, no mesmo dia da semana e preferencialmente no mesmo horário, coloque o anel dentro do sachê original e descarte-o. Você deverá ficar exatamente uma semana sem um novo anel, durante a qual deverá ocorrer sangramento por privação hormonal. Uma semana após a retirada, preferencialmente no mesmo horário deverá ser colocado um novo anel.

14) O adesivo deve ser aplicado na pele íntegra, limpa, seca, em área sem pelos das nádegas, abdome, na face superior externa do braço ou parte superior das costas, em local onde não haverá fricção com roupas justas. O adesivo não deve ser colocado nas mamas ou em pele vermelha, irritada ou com cortes. O adesivo deve ser pressionado firmemente até que as bordas estejam bem aderidas. O primeiro adesivo deve ser colocado no primeiro dia do ciclo menstrual, correspondente ao primeiro dia de sangramento. A troca do adesivo deve ser feita no 7º dia após a colocação, isto é, no mesmo dia da semana seguinte. A cada três semanas, isto é, no dia 22 do ciclo, deve-se retirar o adesivo e não colocar um novo. Deve-se ficar sete dias sem adesivo, período no qual pode ocorrer sangramento por privação hormonal. Um novo adesivo deve ser colocado no mesmo dia da semana em que foi retirado na semana anterior, reiniciando o ciclo.

15) Você pode comprar uma nova cartela e tomar seguindo os dias da semana normalmente, após o retorno da viagem e após o término da cartela nova, você não fará a pausa de sete dias, você pegará a cartela antiga e tomará os dias que faltam, assim completará dois

Page 5: Questões - Contraceptivos

ciclos. Caso faça a pausa, poderá fazê-la assim que a cartela antiga terminar, caso contrário pode emendar outra cartela.

16) Faça uso de outro método contraceptivo para auxílio, pois nesse caso houve comprometimento da eficácia, o correto é todo o conteúdo da injeção ser aplicado, ou seja, penetrar no músculo. No mês seguinte tente aplicar com outro profissional.

17) Não devem ser utilizados anticoncepcionais orais compostos, pois possuem estrogênios, que inibem a lactação. Podem ser tomados anticoncepcionais de progestinas, como Minipil, Cerazette e Micronor. Todos devem ser tomados diariamente, um comprimido por dia sem fazer nenhuma pausa no fim do mês. Tomar preferencialmente o primeiro comprimido no primeiro dia do ciclo menstrual, se começar depois, utilizar por sete dias um método contraceptivo não hormonal.

18) Sim. É altamente aconselhável que interrompa o uso de anticoncepcionais compostos devido ao risco de doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio. A incidência desse problema é 13 vezes maior em mulheres acima de 35 anos fumantes usuárias de contraceptivos compostos do que em mulheres com mesma idade não fumantes. O mais recomendado é que pare de fumar, melhorando sua saúde em diversos outros aspectos. Se não for possível deve utilizar um contraceptivo sem estrogênios, Minipil, Cerazette, Micronor, etc.

19) Se o contraceptivo for de duas pílulas (Diad ou Dopo, por exemplo) deve tomar a primeira pílula o mais rápido possível dentro de 72 horas após a relação sexual e a segunda pílula 12 horas após ter tomado a primeira. O efeito contraceptivo pode ser obtido se a primeira pílula for tomada em até 72 horas após a relação sexual, no entanto com esse tempo o risco de gravidez já aumenta bastante. Se houver apensas um comprimido (com o dobro da dose), toma-lo o mais rápido possível dentro de 72 horas.

20) Os hormônios de um comprimido normalmente permanecem no corpo por cerca de 24 horas, por isso toma-los em horários diferentes pode provocar um tempo sem ação hormonal prejudicando o funcionamento. Pode ser tomado em qualquer horário, no entanto há relatos de que na ocorrência de náuseas os sintomas podem ser aliviados ingerindo o comprimido após alguma refeição ou à noite.

21) Em valores absolutos os anticoncepcionais de menores dosagens são Adoless e Minima, pois possuem apenas 0,015mg de etinilestradiol e 0,06mg de gestodeno. No entanto a dosagem não deve ser o único fator avaliado na escolha, já que alguns progestágenos mesmo em doses maiores não têm efeitos colaterais severos, como a drospirenona normalmente administrada em 3mg e o acetado de noretisterona em 2mg.