Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

35
Simulado de Contabilidade Analista do INSS 2013 Montado por Papito Concurseiro Questões de Contabilidade da FUNRIO 2010 a 2012 CONTABILIDADE GERAL Questão 1 - Considerando-se os grupos de contas que integram o Balanço Patrimonial, é correto afirmar que a parcela do Ativo Circulante não comprometida com as dívidas integrantes do Passivo Circulante, é definida como A) Capital de Terceiros. B) Reserva de Capital. C) Reserva Legal. D) Capital Circulante Líquido. E) Ativo Intangível. Questão 2 - De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, integram, respectivamente, a reserva de capital e a reserva de lucros A) a reavaliação de ativos próprios e ágio na emissão de ações. B) a reserva legal e reavaliação de ativos próprios. C) o produto da alienação de partes beneficiárias e reserva para contingências. D) a reserva para contingências e subvenções para investimentos. E) a reserva estatutária e ágio nas incorporações. Questão 3 - A parcela de duplicatas a receber que é negociada com instituições bancárias com o objetivo de realização financeira antecipada deverá ser A) subtraída de duplicatas a receber com o título de duplicatas descontadas. B) inserida no Ativo Realizável a Longo Prazo. C) classificada como provisão para devedores duvidosos. D) somada ao montante das dívidas a curto prazo no Passivo Circulante. E) subtraída das reservas de lucros a realizar, no Patrimônio Líquido. Questão 4 - São operações que provocam aumento no capital circulante líquido A) aquisição de bens para integrarem o permanente, pagáveis a longo prazo, e distribuição de dividendos. B) pagamento das exigibilidades a longo prazo e obtenção de empréstimos para pagamento em curto prazo. C) venda de itens do imobilizado e pagamento de financiamentos de longo prazo. D) remuneração de acionistas e obtenção de recursos mediante financiamento de longo prazo. E) obtenção de recursos mediante financiamento de longo prazo e aumento de capital em dinheiro. Questão 5 - Os valores de aluguéis pagos relativos a períodos de utilização do imóvel posteriores ao Balanço devem A) integrar o Passivo Exigível a Longo Prazo. B) ser classificados como Passivo Financeiro. C) constituir despesa operacional no exercício do efetivo pagamento. D) ser registrados como despesas do exercício seguinte pagas antecipadamente. E) ser apropriados para resultados no momento do pagamento.

Transcript of Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Page 1: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questões de Contabilidade da FUNRIO – 2010 a 2012

CONTABILIDADE GERAL

Questão 1 - Considerando-se os grupos de contas que integram o Balanço Patrimonial, é

correto afirmar que a parcela do Ativo Circulante não comprometida com as dívidas

integrantes do Passivo Circulante, é definida como

A) Capital de Terceiros. B) Reserva de Capital. C) Reserva Legal. D) Capital Circulante Líquido. E) Ativo Intangível.

Questão 2 - De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, integram, respectivamente, a reserva de capital e a reserva de lucros A) a reavaliação de ativos próprios e ágio na emissão de ações. B) a reserva legal e reavaliação de ativos próprios. C) o produto da alienação de partes beneficiárias e reserva para contingências. D) a reserva para contingências e subvenções para investimentos. E) a reserva estatutária e ágio nas incorporações.

Questão 3 - A parcela de duplicatas a receber que é negociada com instituições bancárias com o objetivo de realização financeira antecipada deverá ser A) subtraída de duplicatas a receber com o título de duplicatas descontadas. B) inserida no Ativo Realizável a Longo Prazo. C) classificada como provisão para devedores duvidosos. D) somada ao montante das dívidas a curto prazo no Passivo Circulante. E) subtraída das reservas de lucros a realizar, no Patrimônio Líquido.

Questão 4 - São operações que provocam aumento no capital circulante líquido A) aquisição de bens para integrarem o permanente, pagáveis a longo prazo, e distribuição de dividendos. B) pagamento das exigibilidades a longo prazo e obtenção de empréstimos para pagamento em curto prazo. C) venda de itens do imobilizado e pagamento de financiamentos de longo prazo. D) remuneração de acionistas e obtenção de recursos mediante financiamento de longo prazo. E) obtenção de recursos mediante financiamento de longo prazo e aumento de capital em

dinheiro.

Questão 5 - Os valores de aluguéis pagos relativos a períodos de utilização do imóvel posteriores ao Balanço devem A) integrar o Passivo Exigível a Longo Prazo. B) ser classificados como Passivo Financeiro. C) constituir despesa operacional no exercício do efetivo pagamento. D) ser registrados como despesas do exercício seguinte pagas antecipadamente. E) ser apropriados para resultados no momento do pagamento.

Page 2: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 6 - Quanto à consolidação das demonstrações contábeis, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, é correto afirmar que A) será sempre facultada para as companhias abertas, independentemente da participação, em seu patrimônio líquido, dos investimentos em controladas. B) as participações de uma sociedade em outra e os saldos de quaisquer contas entre as sociedades não deverão ser excluídos quando da consolidação. C) serão computadas as parcelas dos resultados do exercício, dos lucros acumulados e do custo de estoques ou do ativo não circulante que corresponderem a resultados, ainda não realizados, de negócios entre as sociedades. D) é obrigatória para as companhias abertas que tiverem mais de 30% (trinta por cento) de seu patrimônio líquido representado por investimentos em controladas. E) é facultada para as companhias abertas que tiverem menos de 50% (cinqüenta por cento) de seu patrimônio líquido representado por investimentos em controladas. Questão 7 - O ágio na emissão de ações e a alienação de partes beneficiárias integram a reserva A) de contingências. B) legal. C) de capital. D) estatutária. E) de lucros a realizar.

Questão 8 - Na Demonstração do Resultado do Exercício, os descontos concedidos a clientes por pagamentos antecipados e os descontos no preço de venda concedidos incondicionalmente, constituem, respectivamente, A) receita financeira e despesa de vendas. B) despesa financeira e dedução de vendas. C) variação monetária de obrigação e custo de vendas. D) despesa administrativa e despesa financeira. E) receita financeira e custo de vendas.

Questão 9 - As ações da companhia que forem adquiridas pela própria sociedade são denominadas ações em tesouraria, sendo correto afirmar que A) a aquisição das próprias ações será permitida quando tiver por objeto ações não integralizadas ou pertencentes ao acionista controlador. B) as companhias abertas poderão manter em tesouraria ações da própria empresa em quantidade superior a 20% de cada classe de ações em circulação no mercado. C) o preço de aquisição das ações poderá ser superior ao valor de mercado. D) o preço de compra na hipótese de aquisição de ações que possuam prazo predeterminado para resgate, poderá ser superior ao valor fixado para resgate. E) as ações, enquanto mantidas em tesouraria, não terão direitos patrimoniais ou políticos.

Page 3: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão10 - A provisão para contingências possui, como característica, A) representar uma destinação no lucro líquido do exercício, contrapartida da conta lucros acumulados, não afetando, com sua constituição, o resultado do exercício. B) dar cobertura a perdas ou prejuízos potenciais (extraordinários, não repetitivos) ainda não incorridos mediante segregação de parcela de lucros. C) dar cobertura a perdas ou despesas, cujo fato gerador já ocorreu, mas não tendo havido, ainda, o correspondente desembolso ou perda. D) ser integrante do patrimônio líquido, no grupamento de reservas de lucros. E) ser revertida para lucros acumulados.

Questão 11 - Quanto ao critério para reconhecimento contábil das receitas, custos e despesas, de acordo com a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 e atualizações, é correto afirmar que A) uma compra de matéria-prima é contabilizada quando do recebimento da mercadoria e não quando de seu pagamento. B) a despesa com salários somente é reconhecida no momento do seu pagamento, independente de o serviço ser prestado no mês anterior. C) a despesa do imposto de renda não deve ser registrada como provisão no mesmo período dos lucros a que se refira. D) não se deve provisionar a comissão dos vendedores como despesa no mesmo período de reconhecimento das vendas; E) a receita de vendas somente deve ser registrada quando de seu efetivo recebimento, e não

por ocasião da respectiva venda.

Questão 12 - Na análise das demonstrações contábeis, os quocientes que representam a velocidade com que elementos patrimoniais de relevo se renovam, durante determinado período de tempo, são denominados quocientes de A) liquidez. B) endividamento. C) investimentos. D) rotatividade. E) financiamento.

Questão 13 - A Lei das Sociedades por Ações disciplina a apresentação da Demonstração do Resultado do Exercício, sendo correto afirmar que A) o lucro operacional é obtido deduzindo-se da receita bruta de vendas o seu custo correspondente. B) as despesas não vinculadas à exploração do objeto da empresa são deduzidas do lucro bruto para se apurar o resultado operacional. C) o custo das mercadorias vendidas é deduzido do lucro bruto para se apurar o lucro operacional do período. D) após o lucro operacional apresentam-se as receitas e despesas não operacionais, apurando-se então o resultado antes do imposto de renda. E) as despesas

Page 4: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 14 - No Balanço Patrimonial, as contas do Ativo serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, de acordo com os seguintes grupos: A) ativo circulante, ativo realizável a longo prazo e ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido. B) ativo circulante, ativo realizável a longo prazo e ativo permanente, dividido em investimentos, imobilizado, intangível e diferido. C) ativo circulante e ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, diferido e investimentos. D) ativo circulante e ativo não circulante, composto por ativo exigível a longo prazo, imobilizado e investimentos. E) ativo circulante e ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. Questão 15 - O método de custeio em que, na avaliação dos estoques em processo e acabados, somente são considerados os custos variáveis, sendo os custos fixos lançados diretamente nos resultados, é denominado A) custo modular indireto. B) custeio baseado em atividades. C) custeio arbitrado indireto. D) custeio real por absorção. E) custeio direto.

Questão 16 - De acordo com a Lei das Sociedades por Ações e considerando-se a estrutura do Balanço Patrimonial, a conta denominada ações em tesouraria A) pertence ao ativo circulante, sendo registrada no grupamento das disponibilidades. B) compõe o ativo não circulante, sendo registrada pelo custo de aquisição no grupamento intangível. C) deve ser destacada como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição. D) integra o ativo circulante como conta retificadora no grupamento de outros créditos. E) pertence ao passivo exigível a longo prazo como retificadora da conta denominada emissão

de debêntures.

Questão 17 - Considerando-se a Demonstração dos Fluxos de Caixa, é correto afirmar que constitui fluxo de caixa decorrente de atividade operacional A) a venda de imobilizado e de outros ativos fixos utilizados na produção. B) o recebimento pela venda de títulos de investimento a outras entidades. C) o pagamento pela aquisição de títulos patrimoniais de outras empresas. D) o pagamento do principal referente a imobilizado adquirido a prazo. E) o recebimento de juros sobre empréstimos concedidos e sobre aplicações financeiras em

outras entidades.

Page 5: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 18 - A origem de todos os recursos que são aplicados em uma organização é proveniente de seu capital próprio e do capital de terceiros, que, na estrutura do Balanço Patrimonial, pertencem, respectivamente, aos seguintes grupamentos: A) patrimônio líquido e passivo exigível. B) investimentos e patrimônio líquido. C) ativo realizável e passivo exigível. D) passivo exigível e patrimônio líquido. E) passivo exigível e ativo realizável.

Questão 19 - O método de elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa que faz a conciliação entre o lucro líquido e o caixa gerado pelas operações é o método A) indireto. B) direto. C) composto. D) múltiplo. E) complementar.

Questão 20 - Na Demonstração do Valor Adicionado, A) os gastos com pessoal próprio não são incluídos no custo dos serviços vendidos. B) o valor adicionado líquido é apurado deduzindo-se das receitas o resultado da equivalência patrimonial. C) os ganhos na baixa de imobilizados ou de investimentos representam insumos adquiridos de terceiros. D) o valor adicionado recebido em transferência inclui a perda/recuperação de valores ativos. E) os valores de depreciação e de matérias-primas consumidas constituem retenções do valor

adicionado bruto.

Questão 21 - Os valores recebidos pela companhia e que não transitam pelo seu resultado como receitas integram as reservas de A) lucros. B) capital. C) reavaliação. D) contingências. E) lucros a realizar.

Questão 22 - Em relação aos procedimentos relativos aos processos de incorporação, cisão ou fusão, é correto afirmar que A) a incorporação da companhia emissora de debêntures em circulação independe de prévia autorização dos debenturistas. B) depois de publicados os atos relativos à incorporação, o credor por ela prejudicado poderá pleitear judicialmente a anulação da operação em até 120 (cento e vinte) dias. C) na cisão com extinção da companhia cindida, as sociedades que absorverem parcelas do seu patrimônio não responderão pelas obrigações da companhia extinta. D) a fusão, assim como a incorporação, são operações em que a companhia transfere parcelas de seu patrimônio para uma ou mais sociedades constituídas para esse fim. E) a fusão ou cisão da companhia emissora de debêntures em circulação dependerá da prévia aprovação dos debenturistas, reunidos em assembléia especialmente convocada com esse fim.

Page 6: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 23 - A operação pela qual a companhia distribui ao acionista, por suas ações, a quantia que lhe poderia caber em caso de liquidação da companhia, denomina-se A) reembolso de ações. B) grupamento de ações. C) amortização de ações. D) desdobramento de ações. E) resgate de ações.

Questão 24 - A emissão de debêntures constitui uma forma de captação de recursos financeiros pela companhia, mediante títulos negociáveis a longo prazo. Na estrutura patrimonial da organização, as debêntures deverão figurar como A) obrigações. B) ações. C) patrimônio líquido. D) provisões. E) investimento temporário.

Questão 25 - A perda de valor dos elementos do ativo imobilizado, decorrente da exploração de direitos cujo objeto sejam recursos minerais ou florestais, ou bens aplicados nessa exploração, denomina-se A) provisão. B) amortização. C) reversão. D) exaustão. E) depreciação.

Questão 26 - Quanto às demonstrações contábeis, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, é correto afirmar que a A) a Demonstração do Valor Adicionado é facultada para as companhias abertas, independentemente do valor de seu patrimônio líquido. B) a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos é obrigatória para as companhias abertas com patrimônio líquido superior a R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais). C) a Demonstração dos Fluxos de Caixa é facultada para as companhias abertas que apresentarem patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais). D) a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos é obrigatória para as companhias fechadas com patrimônio líquido superior a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). E) a Demonstração dos Fluxos de Caixa é obrigatória para as companhias fechadas que apresentarem patrimônio líquido, na data do balanço, superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Questão 27 - Constituem reservas de lucros: A) reserva legal e reserva de lucros a realizar. B) reserva de capital e reserva de lucros para expansão. C) capital autorizado e reserva de reavaliação. D) ações em tesouraria e reserva de capital. E) reserva estatutária e reserva de reavaliação.

Page 7: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 28 - Considerando-se a estrutura do Balanço Patrimonial, é correto afirmar que integram o grupamento de contas denominado ativo não circulante A) as reservas de reavaliação e participações permanentes. B) as aplicações de liquidez imediata e emissão de debêntures. C) o capital de giro e prêmio na emissão de debêntures. D) as patentes de fabricação de produtos e direitos de exploração de recursos minerais. E) o ágio na emissão de ações e reservas de lucros a realizar.

Questão 29 - Na Demonstração do Resultado do Exercício, os juros de empréstimos e financiamentos e os descontos obtidos, oriundos de pagamentos antecipados de duplicatas, constituem, respectivamente, A) despesas financeiras e receitas financeiras. B) despesas de vendas e receitas operacionais. C) perdas de capital e abatimentos de vendas. D) custos das mercadorias vendidas e receitas não operacionais. E) despesas não operacionais e receitas de exercício futuro.

Questão 30 - O capital circulante líquido sofrerá alteração mediante A) aquisição de bens do ativo permanente pagáveis a longo prazo. B) obtenção de empréstimos de terceiros pagáveis a longo prazo. C) conversão de empréstimos de longo prazo em capital. D) integralização de capital em bens do ativo permanente. E) venda de bens do ativo permanente recebível a longo prazo.

Questão 31 - Quanto a Demonstração do Valor Adicionado, é correto afirmar que A) o valor adicionado bruto é apurado deduzindo-se das receitas os valores de depreciação, amortização e exaustão. B) no custo das mercadorias vendidas são incluídos os gastos com pessoal próprio. C) as receitas de vendas de mercadorias, produtos e serviços são registradas computando inclusive os tributos incidentes sobre as mesmas. D) nos insumos adquiridos de terceiros são registradas as receitas financeiras e o resultado da equivalência patrimonial. E) no valor adicionado recebido em transferência são incluídas as matérias-primas consumidas.

Questão 32 - As sociedades são coligadas quando A) uma participa diretamente com 5% (cinco por cento) ou mais do capital votante da outra, sem controlá-la. B) a investidora for titular de direitos de sócio que lhe assegure permanente preponderância nas deliberações sociais. C) uma participa com 10% (dez por cento) ou mais do capital social da outra, sem controlá-la. D) a investidora possuir, de modo permanente, o poder de eleger ou destituir a maioria dos administradores da investida. E) a investida for subsidiária integral, tendo a investidora como única acionista.

Page 8: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 33 - Considerando-se os procedimentos para formalização das operações de incorporação, fusão e cisão, o documento em que se evidencia o interesse das sociedades na concretização do negócio, no qual são expostos os motivos da operação, é definido como A) protocolo. B) justificação. C) carta de intenções. D) requerimento de benefícios. E) substrato econômico.

Questão 34 - Quando as empresas X e Y se unem para formar uma nova sociedade, que as sucederá em todos os direitos e obrigações, é correto afirmar que ocorreu uma operação de A) incorporação. B) reversão. C) cisão. D) fusão. E) absorção.

Questão 35 - Para a determinação do valor da equivalência patrimonial, a investidora deverá, dentre outras ações, A) somar o montante correspondente às participações recíprocas e eliminar os efeitos decorrentes da diversidade de critérios contábeis, em especial, referindo-se a investimentos no exterior. B) desconhecer os efeitos decorrentes de eventos relevantes ocorridos no período intermediário, no caso de demonstrações contábeis levantadas em datas diversas e excluir o montante correspondente às participações recíprocas. C) eliminar os efeitos decorrentes da diversidade de critérios contábeis, em especial, referindo-se a investimentos no exterior e reconhecer os efeitos decorrentes de eventos relevantes ocorridos no período intermediário, no caso de demonstrações contábeis levantadas em datas diversas. D) reconhecer os efeitos decorrentes de classes de ações com direito preferencial de dividendo fixo, dividendo cumulativo e com diferenciação na participação de lucros e desconhecer os efeitos de eventos relevantes ocorridos no período intermediário, no caso de demonstrações contábeis levantadas em datas diversas. E) somar o montante das participações recíprocas e reconhecer os efeitos decorrentes de classes de ações com direito preferencial de dividendo fixo, dividendo cumulativo e com diferenciação na participação de lucros. Questão 36 - De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, integram as disponibilidades da empresa as seguintes contas: A) caixa e estoque de matérias-primas. B) clientes e aplicações de liquidez imediata. C) depósitos bancários à vista e numerários em trânsito. D) depósitos bancários à vista e clientes. E) duplicatas a receber e créditos de liquidação duvidosa.

Page 9: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 37 - As provisões possuem, dentre outras, a seguinte característica: A) Originam-se de lucros não distribuídos aos proprietários. B) Representam acréscimos de valor de elementos do ativo. C) Correspondem a valores recebidos dos sócios que não representam aumento de capital. D) São reduções de exigibilidade que aumentam o patrimônio líquido. E) São reduções de ativo ou acréscimos de exigibilidade que reduzem o patrimônio líquido.

Questão 38 - De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, considera-se relevante o investimento A) no conjunto das sociedades coligadas e controladas, se o valor contábil é igual ou superior a 10% (dez por cento) do valor do patrimônio líquido da pessoa jurídica investidora. B) no conjunto das sociedades coligadas e controladas, se o valor contábil é igual ou superior a 5% (cinco por cento) do valor do patrimônio líquido da pessoa jurídica investidora. C) no conjunto das sociedades coligadas e controladas, se o valor contábil é igual ou superior a 12% (doze por cento) do valor do patrimônio líquido da pessoa jurídica investidora. D) em cada sociedade coligada ou controlada, se o valor contábil é igual ou superior a 10% (dez por cento) do valor do patrimônio líquido da pessoa jurídica investidora. E) em cada sociedade coligada ou controlada, se o valor contábil é igual ou superior a 5% (cinco por cento) do valor do patrimônio líquido da pessoa jurídica investidora. Questão 39 - Adiantamento de clientes constitui uma conta que, na estrutura do Balanço Patrimonial, integra A) a reserva de capital. B) o passivo circulante. C) o ativo circulante. D) o ativo não circulante. E) a reserva de lucros.

Questão 40 - Para determinar o ciclo financeiro da Cia WCX, seu diretor financeiro levantou as seguintes informações: 1. O prazo médio para pagamento de compras é de aproximadamente 28 dias. 2. O saldo médio do contas a receber é de R$ 40 milhões e sua receita operacional diária de 2 milhões. 3. O prazo médio de estocagem de matérias primas e produtos acabados é de 40 dias. Com base nas informações acima, o ciclo financeiro encontrado foi de: A) 98 dias. B) 68 dias. C) 32 dias. D) 48 dias. E) 92 dias.

Page 10: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 41 - A TUDO LIMPO é uma empresa produtora de vassouras e possui em seu balanço patrimonial ativos circulantes no valor de R$ 35.000 e passivos circulantes de R$ 29.000. Seu ativo financeiro de curto prazo, composto por aplicações financeiras e pelas disponibilidades (caixa e bancos), é de R$ 15.000 e o seu passivo operacional de curto prazo totaliza R$ 10.000. Pode-se afirmar que a necessidade de capital de giro da TUDO LIMPO é de A) R$ 1.000. B) R$ 10.000. C) R$ 6.000. D) R$ 5.000. E) R$ 4.000.

Page 11: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

CONTABILIDADE PÚBLICA

Questão 1 - A Lei Orçamentária Anual de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público, de acordo com o princípio orçamentário da A) Anualidade. B) Objetividade. C) Exclusividade. D) Prudência. E) Universalidade.

Questão 2- A Constituição Federal de 1988, e alterações, veda a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, sendo ressalvada, dentre outras, a A) destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde. B) implementação de novas ações em programas de habitação e geração de renda. C) aplicação dos recursos em construção de rodovias e conservação do meio ambiente. D) manutenção e conservação dos prédios públicos. E) aplicação em melhorias na assistência social e transporte coletivo. Questão 3 - Os recursos financeiros de caráter temporário que constituem passivos exigíveis cuja restituição não se sujeita a autorização legislativa denominam-se: A) Transferências de capital. B) Ingressos extraorçamentários. C) Variações patrimoniais aumentativas. D) Receitas patrimoniais. E) Receitas derivadas. Questão 4 - As receitas orçamentárias que não provocam efeito sobre o patrimônio líquido da entidade são as: A) Tributárias e as Patrimoniais. B) Correntes e as de Serviços. C) Alienações de Bens e as Amortizações de Empréstimos. D) Patrimoniais e as de Contribuição. E) Tributárias e as de Operações de Crédito. Questão 5 - O nível de classificação das receitas orçamentárias públicas, que se vincula à sua origem e permite qualificar com maior detalhe o respectivo fato gerador, denomina-se: A) Categoria econômica. B) Dotação. C) Função. D) Espécie. E) Domínio.

Page 12: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 6 - Os recursos financeiros recebidos pelo órgão governamental, provenientes de outras pessoas de direito público e destinados a atender despesas com investimentos a fim de satisfazer uma finalidade pública específica, sem corresponder, entretanto, a contraprestação direta ao ente transferidor, constituem a receita orçamentária de: A) Transferências de capital. B) Alienações correntes. C) Serviços. D) Contribuições. E) Compensações Financeiras. Questão 7 - A despesa orçamentária pública destinada a atender a despesas de investimentos ou inversões financeiras de entidades privadas sem fins lucrativos, observadas as disposições da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, classifica-se no seguinte elemento de despesas: A) Operações de crédito. B) Subvenções econômicas. C) Auxílios. D) Serviços de terceiros. E) Benefícios. Questão 8 - O empenho representa o estágio da despesa pública que consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico, devendo ser classificado como ordinário quando utilizado para despesas A) cujo montante não se possa determinar previamente, mas que necessitam de pagamento imediato. B) com manutenção da entidade, como o fornecimento de combustíveis e energia elétrica. C) contratuais, de valor determinado e que estejam sujeitas a parcelamento. D) que excedam os créditos adicionais e não estejam sujeitas à liquidação. E) de valor fixo, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez. Questão 9 - São variações patrimoniais quantitativas aumentativas: A) incorporação de bens recebidos por doação e aquisição de veículos. B) receita de tributos e contratação de operações de crédito. C) contratação de operações de crédito e aquisição de imóveis. D) constituição de provisão e contratação de operações de crédito. E) incorporação de bens recebidos por doação e arrecadação de impostos. Questão 10 - De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional, a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando este for superior ao valor líquido contábil, denomina-se: A) Redução ao valor recuperável. B) Reavaliação. C) Valor de aquisição. D) Influência significativa. E) Amortização.

Page 13: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 11 - São elementos patrimoniais que sofrem depreciação, amortização e exaustão, respectivamente: A) os softwares, os recursos minerais e as aeronaves. B) os veículos, os bens em almoxarifado e os recursos minerais. C) os edifícios operacionais, as estradas e os terrenos. D) os veículos, os softwares e os recursos minerais. E) os recursos minerais, as plataformas de petróleo e os veículos. Questão 12 - O Demonstrativo Contábil Público que apresentará as receitas detalhadas por categoria econômica, origem e espécie, especificando a previsão inicial e a atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo a realizar, e também demonstrará as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial e a atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o saldo da dotação, é o Balanço A) das Mutações do Patrimônio Líquido. B) Orçamentário. C) Patrimonial. D) das Variações Econômicas. E) dos Fluxos de Caixa. Questão 13 - De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional, a discriminação da receita orçamentária pública realizada por destinação de recurso, bem como dos recebimentos e dos pagamentos extraorçamentários e dos saldos inicial e final em espécie, ocorrerá no: A) Demonstrativo do Resultado Econômico. B) Balanço Patrimonial. C) Demonstrativo do Resultado Primário. D) Demonstrativo da Dívida Flutuante. E) Balanço Financeiro. Questão 14 - Quanto à desincorporação de um passivo decorrente da execução orçamentária, é correto afirmar que A) configura ato administrativo e não constitui variação patrimonial. B) constitui fato modificativo diminutivo que, entretanto, não altera a situação líquida. C) constitui uma variação patrimonial quantitativa aumentativa. D) representa uma variação patrimonial qualitativa. E) representa uma variação patrimonial quantitativa diminutiva. Questão 15 - O Balanço Orçamentário Público evidenciará superávit orçamentário de execução quando A) a receita arrecadada for maior que a despesa realizada. B) a despesa fixada for menor que a despesa realizada. C) a receita prevista for maior que a receita realizada. D) a receita prevista for maior que a despesa fixada. E) a despesa fixada for maior que a despesa realizada

Page 14: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 16 - O estágio da receita orçamentária pública que corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes por meio das instituições financeiras autorizadas pelo ente é A) a liquidação. B) o recolhimento. C) a arrecadação. D) o lançamento. E) a vinculação. Questão 17 - Obedecidas as condições estabelecidas pela Lei Federal nº 8666, de 21 de junho de 1993 e alterações, é dispensável a licitação para obras e serviços de engenharia de valor até: A) R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). B) R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). C) R$ 30.000,00 (trinta mil reais). D) R$ 20.000,00 (vinte mil reais). E) R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Questão 18 - De acordo com a Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, e alterações, é correto afirmar que: A) Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa extraorçamentária derivada de lei, que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a três exercícios. B) A despesa total com pessoal da União, em cada período de apuração, não poderá exceder a 45% (quarenta e cinco por cento) de sua receita corrente líquida. C) A existência de dotação específica bem como de previsão orçamentária de contrapartida não representa condições para a realização de transferências voluntárias. D) A operação de crédito por antecipação de receita orçamentária deverá ser liquidada, com juros e demais encargos incidentes, até o dia 25 de dezembro de cada ano. E) O Poder Executivo da União promoverá, até o dia trinta de junho, a consolidação, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federação relativas ao exercício anterior, e a sua divulgação, inclusive por meio eletrônico de acesso público. Questão 19 - Quanto às receitas orçamentárias públicas, é correto afirmar que A) a arrecadação proveniente da cobrança da dívida ativa representa uma receita de capital. B) a receita de alienação de bens móveis constitui um fato modificativo aumentativo. C) as contribuições sociais são espécies de receita patrimonial. D) as operações de crédito internas são receitas que não alteram a situação líquida da entidade. E) a receita industrial pertence à categoria econômica das receitas de capital. Questão 20 - Quanto ao impacto patrimonial da despesa orçamentária pública, é correto afirmar que: A) Aquisição de materiais para estoque constitui despesa corrente não efetiva. B) Despesas com amortização de empréstimos causam variação patrimonial diminutiva. C) Despesa com encargos sociais representa fato contábil permutativo.

Page 15: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

D) Concessão de adiantamentos constitui fato modificativo diminutivo. E) Juros da dívida pública representam despesas não efetivas.

Questão 21 - A Receita Corrente líquida é composta basicamente por receitas:

A) Correntes, de custeio e de capital B) Previdenciárias, decorrentes de alienação de imóveis e proveniente de dividendos C) Correntes e de capital independentemente do mês de referência D) Previdenciárias, correntes e de capital E) Agropecuárias, transferências correntes, de serviços, industriais, patrimoniais e tributárias

Questão 22 - A Lei de Responsabilidade Fiscal NÃO se aplica

A) às autarquias. B) aos poderes judiciários estaduais. C) às fundações. D) às estatais não dependentes. E) ao Tribunal de Contas da União. Questão 23 - De acordo com a Lei Federal n° 4.320 de 17 de março de 1964, NÃO pertencem à Dívida Flutuante

A) os depósitos. B) os serviços da dívida a pagar. C) os restos a pagar. D) a dívida ativa. E) os débitos de tesouraria.

Questão 24 - A sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença, direta ou indiretamente, a ente da Federação, é definida pela Lei de Responsabilidade Fiscal como A) empresa controlada. B) empresa estatal dependente. C) fundação. D) empresa controlada independente. E) autarquia. Questão 25 - A Despesa Pública percorre o estágio A) previsão. B) lançamento. C) recolhimento. D) fixação. E) acompanhamento. Questão 26 - Na Contabilidade Pública, as demonstrações contábeis são consubstanciadas nas seguintes peças de A) Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Fluxo Econômico e Cronograma de Desembolso. B) Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Cronograma de Desembolso. C) Balanço Patrimonial, Balanço Financeiro, Fluxo Econômico e Demonstração das Variações

Page 16: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Patrimoniais. D) Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais. E) Balanço Patrimonial, Balanço Econômico, Demonstração do Resultado do Exercício e Cronograma Financeiro. Questão 27 - O princípio dos orçamentos públicos segundo o qual a lei orçamentária não poderá conter dispositivo estranho à fixação das despesas e previsão de receitas é chamado A) Anualidade. B) Especificação. C) Unidade. D) Clareza. E) Exclusividade. Questão 28 - As metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, devem ser estabelecidas no seguinte instrumento de planejamento governamental do(a) A) Orçamento Público. B) Plano Plurianual. C) Lei de Diretrizes Orçamentárias. D) Lei de Créditos Suplementares. E) Plano de Investimentos. Questão 29 - Classificam-se como receitas correntes, nos termos da Lei nº 4320/64. A) Receitas de Capital: Operações de Crédito, Alienação de Bens exceto os Imóveis e Transferências de Capital. B) Receita Industrial e de Serviços: Receita Patrimonial não classificada nas demais rubricas, Receitas decorrentes da cobrança do Imposto sobre Serviços e Receitas decorrentes da transferência, para o exterior, de remessa de lucros e amortização de dividendos. C) Receita Patrimonial: Receitas imobiliárias não incluídas as Receitas de valores Mobiliários e outras Receitas Patrimoniais. D) Transferências Correntes: Receitas Diversas, não consideradas as multas e contribuições, a cobrança de dívida ativa de natureza não tributária. E) Receita tributária: Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria. Questão 30 - De acordo com a Lei Complementar n° 101, de 04 de maio de 2000, constitui requisito essencial de responsabilidade na gestão fiscal: A) A concessão ou ampliação de benefício de natureza tributária que implique renúncia de receita. B) As receitas de operações de crédito previstas na lei orçamentária serem superiores às despesas de capital. C) A efetiva arrecadação de todos os tributos de competência constitucional do ente da Federação. D) A despesa com pessoal ser aumentada nos últimos 180 dias anteriores ao final do mandato do Prefeito. E) A assunção de obrigações que excedam os créditos orçamentários ou adicionais.

Page 17: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 31 - As Receitas Públicas, quanto à coercitividade, são classificadas em: A) Originárias e Derivada. B) Efetivas e Por Mutações Patrimoniais. C) Econômicas e Financeiras. D) Ordinárias e Regulares. E) Orçamentárias e Extra orçamentárias. Questão 32 - De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, na verificação do atendimento ao limite da despesa total com pessoal, NÃO será computada a despesa: A) Com inativos e pensionistas. B) Relativa a mandato eletivo. C) Com gratificações especiais. D) Relativas a incentivo à demissão voluntária. E) Com encargos sociais recolhidos à previdência. Questão 33 - De acordo com Lei Federal nº 8666, de 21 de junho de 1993 e alterações, na contratação de fornecimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado, a licitação é A) obrigatória, na modalidade concorrência. B) dispensável. C) obrigatória, na modalidade convite. D) obrigatória, na modalidade tomada de preços. E) inexigível. Questão 34 - Na Contabilidade Governamental, provocam variação patrimonial aumentativa as seguintes receitas orçamentárias públicas: A) patrimoniais e de alienação de bens imóveis. B) tributárias e de operações de crédito. C) de operações de crédito e de serviços. D) de contribuições e de alienação de bens móveis. E) de serviços e patrimoniais. Questão 35 - De acordo com a Lei Federal nº 8666, de 21 de junho de 1993 e alterações, os contratos relativos à utilização de programas de informática poderão, após o início de sua vigência, estender-se pelo prazo máximo de A) vinte e quatro meses. B) trinta e seis meses. C) doze meses. D) trinta meses. E) quarenta e oito meses.

Page 18: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 36 - De acordo com o Decreto Federal nº 3.591, de 06 de setembro de 2000 e alterações, o órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal é representado pela A) Secretaria Federal de Controle Interno. B) Secretaria do Tesouro Nacional. C) Controladoria-Geral da União. D) Secretaria de Controle da Casa Civil. E) Secretaria Geral de Controle da União. Questão 37 - De acordo com o Decreto Federal nº 3.591, de 06 de setembro de 2000 e alterações, a Comissão de Coordenação de Controle Interno, órgão integrante do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal, possui competência para A) efetuar estudos e propor medidas visando promover a integração operacional do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal. B) coordenar as atividades que exijam ações integradas dos órgãos e das unidades do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal, com vistas à efetividade das competências que lhe são comuns. C) consolidar os planos de trabalho das unidades de auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta. D) auxiliar o órgão central na elaboração da prestação de contas anual do Presidente da República, a ser encaminhada ao Congresso Nacional. E) apoiar o órgão central na instituição e manutenção de sistema de informações para o exercício das atividades finalísticas do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal. Questão 38 - Constituem princípios aplicados ao orçamento público: A) afetação da receita patrimonial, execução e economia orçamentária. B) controle, uniformidade e arrecadação comparada. C) economia orçamentária, objetividade e clareza. D) evolução patrimonial, exclusividade e objetividade. E) exclusividade, não vinculação da receita de impostos e unidade. Questão 39 - Segundo o autor Nilton de Aquino Andrade, em sua obra Contabilidade Pública na Gestão Municipal, as receitas correntes A) destinam-se a cobertura de gastos correntes. B) sempre decorrem de um fato permutativo. C) representam recursos obtidos com a alienação de bens móveis. D) se destinam exclusivamente a cobrir despesas de capital. E) são oriundas da constituição de dívidas. Questão 40 - Lino Martins da Silva, em sua obra Contabilidade Governamental um Enfoque Administrativo, classifica, como princípio orçamentário específico, A) exclusividade. B) legalidade da Tributação. C) conformidade Administrativa. D) universalidade. E) objetividade.

Page 19: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 41 - De acordo com o autor Nilton de Aquino Andrade, em sua obra Contabilidade Pública na Gestão Municipal, constitui característica da despesa extra-orçamentária A) necessitar de empenho prévio. B) ser fixada na lei orçamentária. C) não depender de autorização legislativa. D) estar inserida no plano plurianual. E) depender da abertura de crédito adicional. Questão 42 - De acordo com Lino Martins da Silva, em sua obra “Contabilidade Governamental um Enfoque Administrativo”, são despesas de capital A) pessoal e Encargos Sociais. B) juros e Encargos da Dívida. C) encargos da Dívida e Investimentos. D) inversões Financeiras e Encargos Sociais. E) investimentos e Inversões Financeiras Questão 43 - Segundo o autor Heilio Kohama, em sua obra Contabilidade Pública Teoria e Prática, representa variação ativa resultante da execução orçamentária, a seguinte conta: A) cancelamento de dívida. B) receita de capital. C) despesa corrente. D) baixa de bens por sinistro. E) doação recebida. Questão 44 - Quanto ao Balanço Patrimonial, tendo em vista o que estabelece a Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964, é correto afirmar que A) a dívida fundada interna pertence ao Passivo Permanente. B) o Ativo Financeiro evidencia o saldo a receber de dívida ativa. C) o Passivo Compensado contempla a dívida consolidada. D) o Ativo Compensado registra os valores numerários. E) a dívida fundada externa pertence ao Passivo Flutuante. Questão 45 - De acordo com o autor Lino Martins da Silva, em sua obra Contabilidade Governamental um Enfoque Administrativo, o superávit de execução orçamentária ocorre quando A) o Ativo Financeiro for superior ao Passivo Financeiro. B) o total das variações ativas for superior ao total das variações passivas. C) não houver necessidade de abertura de créditos adicionais. D) a receita arrecadada for maior que a despesa realizada. E) a despesa empenhada for menor que a despesa liquidada.

Page 20: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 46 - O Balanço Orçamentário, como sendo o produto final da Contabilidade Orçamentária, de acordo com o que estabelece a Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964, possui, dentre outros, o objetivo de A) demonstrar a execução dos créditos adicionais suplementares e especiais. B) demonstrar o comportamento da gestão financeira durante o exercício. C) evidenciar o saldo dos valores numerários disponíveis e vinculados. D) registrar o pagamento das operações de natureza extra-orçamentária. E) apurar o montante das superveniências passivas. Questão 47 - De acordo com a Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964, possuem saldo de natureza devedora, as seguintes contas pertencentes ao sistema patrimonial: A) restos a pagar; bens móveis e consignações. B) dívida fundada; bancos c/ vinculada e almoxarifado. C) ativo real líquido; débito de tesouraria e ações. D) empréstimo concedido; serviço da dívida a pagar e passivo descoberto. E) dívida ativa tributária; almoxarifado e bancos c/ vinculada Questão 48 - Quanto às contas que integram o Balanço Patrimonial, conforme estrutura prevista na Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964, é correto afirmar que a conta denominada A) Bens Móveis possui saldo de natureza credora. B) Consignação pertence ao Ativo Financeiro. C) Dívida Fundada integra o Ativo Compensado. D) Dívida Ativa pertence ao Ativo Permanente. E) Passivo a Descoberto pertence ao Passivo Compensado. Questão 49 - De acordo com a Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964, a dívida flutuante A) representa compromissos de pagamento a longo prazo. B) depende de autorização orçamentária para pagamento. C) integra o montante da dívida consolidada interna. D) integra o Passivo Financeiro do Balanço Patrimonial. E) é apurada pelo saldo da conta Passivo Real a Descoberto. Questão 50 - De acordo com Lino Martins da Silva, em sua obra “Contabilidade Governamental um Enfoque Administrativo”, a conta denominada juros e encargos da dívida, representa uma despesa A) por mutação patrimonial. B) de investimento. C) efetiva. D) extra-orçamentária. E) de capital.

Page 21: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 51 - Segundo o autor Francisco Glauber Lima Mota, em sua obra “Curso Básico de Contabilidade Pública”, o sistema de contas financeiro evidencia A) a depreciação de equipamentos. B) a apuração do saldo patrimonial. C) as superveniências ativas. D) os dispêndios extra-orçamentários. E) a incorporação de bens móveis. Questão 52 - De acordo com o autor Francisco Glauber Lima Mota, em sua obra “Curso Básico de Contabilidade Pública”, o primeiro estágio da execução da despesa pública e o último estágio da receita orçamentária, são, respectivamente, A) fixação e arrecadação. B) empenho e recolhimento. C) fixação e lançamento. D) pagamento e arrecadação. E) liquidação e lançamento. Questão 53 - Na Contabilidade Pública, o recebimento de cauções em dinheiro para garantia de contratos, segundo o autor Francisco Glauber Lima Mota, representa A) uma receita patrimonial. B) uma alteração quantitativa no patrimônio líquido. C) um acréscimo no ativo permanente. D) uma receita de capital. E) um fato permutativo de natureza extra-orçamentária. Questão 54 - Considerando-se a análise do Balanço Patrimonial, de acordo com a Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964, é correto afirmar que o índice de liquidez imediata A) demonstrará a disponibilidade existente de alta liquidez para cobertura das obrigações do passivo financeiro. B) demonstrará o percentual do orçamento proveniente de créditos adicionais abertos. C) será apurado desconsiderando-se o montante da dívida flutuante. D) evidenciará a economia orçamentária ocorrida durante o ano. E) evidenciará a influência da execução orçamentária na composição do resultado econômico. Questão 55 - Considerando-se a análise dos Balanços Públicos, de acordo com a Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964, é correto afirmar que o montante da receita orçamentária arrecadada durante o exercício é evidenciado nos seguintes demonstrativos: A) Balanço Patrimonial e Balanço Orçamentário. B) Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais. C) Balanço Orçamentário e Balanço Financeiro. D) Balanço Compensado e Balanço Patrimonial. E) Demonstração das Variações Patrimoniais e Balanço Compensado.

Page 22: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 56 - Segundo o autor Francisco Glauber Lima Mota, em sua obra “Curso Básico de Contabilidade Pública”, são variações patrimoniais originadas de fatos modificativos: A) compra de materiais de consumo e doação recebida de bens. B) realização de despesas correntes e compra de materiais permanentes. C) recebimento de dívida ativa e arrecadação de receitas não efetivas. D) concessão de empréstimos e amortização da dívida pública. E) arrecadação de receitas efetivas e cancelamento de dívidas passivas. Questão 57 - O método de estimativa da receita orçamentária que é apoiado na estatística e no princípio de que a frequência de um fato no passado é de provável ocorrência no futuro, segundo o autor Lino Martins da Silva, é o método A) direto. B) da extrapolação. C) automático. D) das majorações. E) objetivo. Questão 58 - A dívida pública representada por títulos emitidos pela União e o compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da Federação, são, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, respectivamente definidos como: A) Dívida pública mobiliária e concessão de garantia. B) Concessão de garantia e operação de crédito. C) Dívida imobiliária e operação de crédito. D) Concessão de garantia e dívida fundada. E) Dívida pública mobiliária e dívida ativa.

Page 23: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

AUDITORIA

Questão 1 - O Controle Interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa. Qual alternativa apresenta um controle contábil? A) Estudos de tempos e movimentos. B) Controles físicos sobre ativos. C) Treinamento de pessoal. D) Análise de variações entre valores orçados e incorridos. E) Controle de qualidade. Questão 2 - O objetivo principal do Auditor Externo é A) emitir opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas. B) verificar se as normas internas estão sendo seguidas. C) verificar a necessidade de novas normas internas. D) efetuar auditoria nas diversas áreas das demonstrações contábeis e em áreas operacionais. E) verificar a necessidade de aprimorar as normas internas vigentes. Questão 3 - Dentre os princípios fundamentais dos Controles Contábeis, aquele que estabelece que uma mesma pessoa não pode ter acesso aos ativos e aos registros contábeis, devido ao fato de essas funções serem incompatíveis dentro do sistema de controle interno, é o(a) A) o manual de rotinas internas. B) a definição de responsabilidades. C) o confronto de ativos com registros. D) a amarração do sistema. E) a segregação de funções.

Questão 4 - As informações obtidas pelo auditor, muitas vezes estratégicas e importantes, somente podem ser usadas na execução dos serviços para os quais foi contratado, não devendo ele, em hipótese alguma, divulgar fatos que conheça ou utilizá-los em próprio benefício, o que representa o princípio ético-profissional de A) benevolência. B) independência. C) segregação de funções. D) acesso aos ativos. E) confidencialidade. Questão 5 - De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde, é definida como: A) Transferência Constitucional. B) Transferência Voluntária. C) Receita de Contribuição. D) Receita Industrial.

Page 24: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

E) Receita Extra Orçamentária. Questão 6 - Uma maneira de se obter informações sobre o Sistema de Controle Interno de uma organização é a A) verificação da capacidade técnica de seus funcionários. B) verificação dos relatórios de controle de qualidade. C) análise financeira. D) leitura dos manuais internos da organização. E) análise de balanços.

Questão 7 - Uma característica do Auditor Interno é A) não possuir vínculo empregatício com a organização. B) executar apenas Auditoria Contábil. C) executar Auditoria Contábil e Operacional. D) realizar menor volume de testes. E) emitir parecer sobre as demonstrações contábeis. Questão 8 - Constituem aspectos fundamentais dos papéis de trabalho do auditor: A) completabilidade, objetividade e obscuridade. B) completabilidade, obscuridade e limpeza. C) objetividade, limpeza e parcilalidade. D) objetividade, lógica e clareza. E) concisão, limpeza e suficiência. Questão 9 - Para que a função da auditoria mereça toda a credibilidade possível, não existindo qualquer sombra de dúvida quanto à honestidade e aos padrões morais do auditor, devem ser respeitados os princípios ético-profissionais de A) Independência, Integridade e Eficiência. B) Confidencialidade, Integridade e Parcialidade. C) Independência, Parcialidade e Eficiência. D) Independência, Integridade e Ineficiência. E) Ineficiência, Parcialidade e Confidencialidade. Questão 10 - A contagem física e a conferência de cálculos são procedimentos de auditoria que devem ser utilizados no exame de A) dinheiro em conta corrente. B) almoxarifado. C) empréstimos a pagar. D) títulos em poder de terceiros. E) valores a receber.

Questão 11 - Um objetivo do planejamento do trabalho de auditoria é A) realizar os exames independentemente do período de execução necessário. B) determinar a amplitude dos exames, não se preocupando com a sua natureza. C) estabelecer racionalmente a extensão dos diversos procedimentos. D) não evitar eventuais sobrecargas de trabalho.

Page 25: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

E) realizar os testes independentemente da amplitude necessária. Questão 12 - De acordo com o que dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal, considera-se Dívida Pública Mobiliária: A) a Dívida Pública representada por títulos emitidos pela União, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municípios. B) o compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da Federação ou entidade a ele vinculada. C) a emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária. D) o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos ou convênios, com prazo de 12 (doze) meses para amortização. E) os valores relativos a Restos a Pagar Não Processados. Questão 13 - O funcionário responsável pelo Almoxarifado se apodera de determinado item do estoque e registra, contabilmente, sua baixa, realizando um desfalque que é classificado como: A) corrente. B) pendente. C) eventual. D) permanente. E) temporário.

Questão 14 - Os papéis de trabalho constituem o conjunto de formulários e documentos que contêm as informações e apontamentos obtidos pelo auditor durante seu exame, representando a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião. Dessa forma, constitui papel de trabalho de natureza permanente: A) demonstrações financeiras. B) revisão analítica. C) manuais de procedimentos internos. D) receitas e despesas. E) contas a receber. Questão 15 - No processo auditorial, o instrumento auxiliar de planejamento e análise, utilizado para estabelecer a abrangência da auditoria, podendo mostrar a existência de um risco de maior importância contraposto a outros riscos de menor significado é: A) revisão analítica. B) subjetividade inerente. C) formação da opinião. D) teste de procedimentos. E) contagem física . Questão 16 - Para que o auditor tenha condições de se certificar que o sistema de controle interno levantado é o que realmente está sendo utilizado, ele realiza: A) análise de balanços. B) testes de observância. C) revisão dos papéis de trabalho.

Page 26: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

D) exame dos manuais. E) conferência do programa de auditoria.

Questão 17 - A Auditoria Interna é exercida: A) somente nas pessoas jurídicas de direito público interno. B) somente nas pessoas jurídicas de direito privado. C) somente nas pessoas jurídicas de direito público externo. D) somente nas pessoas jurídicas de direito público externo e de direito privado. E) nas pessoas jurídicas de direito público, interno e externo e de direito privado. Questão 18 - Na aplicação dos testes de observância, deve ser considerado o seguinte procedimento: A) inspeção, que consiste em acompanhamento do processo ou procedimento quando de sua execução. B) observação, que consiste na verificação de registros, documentos e ativos tangíveis. C) observação, que consiste na obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro e fora da entidade. D) inspeção, que consiste na verificação de registros, documentos e ativos tangíveis. E) investigação, que consiste no acompanhamento do processo ou procedimento quando de sua execução. Questão 19 - O relatório da Auditoria Interna NÃO deve abordar A) a metodologia adotada. B) o objetivo e a extensão dos trabalhos. C) a contratação do auditor para trabalhos futuros. D) os riscos associados aos fatos constatados. E) eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria. Questão 20 - O ato intencional de omissão ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários, é definido como A) engano. B) erro. C) fraude. D) equívoco. E) desatenção. Questão 21 - A informação que fundamenta os resultados da Auditoria Interna e que deve ser suficiente, fidedigna, relevante e útil de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade, é classificada como A) dado. B) fato. C) ocorrência. D) teste. E) evidência.

Page 27: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 22 - Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer dos seus trabalhos, o auditor deve A) comunicar aos acionistas da empresa. B) comunicar aos funcionários da área auditada. C) desprezar as informações apuradas. D) comunicar à administração da entidade, sugerindo medidas corretivas. E) modificar o planejamento da auditoria.

Questão 23 - Constitui risco de Auditoria A) o auditor ter dificuldades em manifestar sua opinião em razão de documentos incompletos. B) a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre as demonstrações contábeis significativamente incorreta. C) o relatório de auditoria conter elementos que contribuam para a liquidação da entidade. D) os manuais internos da organização não possuírem definição clara das responsabilidades. E) a observância de evidências que conduzam o auditor a emitir um parecer contrário. Questão 24 - Ao determinar a extensão de um teste de auditoria através de técnicas de amostragem, o auditor deve levar em consideração A) o relatório da auditoria anterior. B) a política de pessoal da entidade. C) a guarda dos documentos. D) as tendências econômicas da organização. E) a população objeto da amostra. Questão 25 - Os documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados pelo auditor, e dar suporte a sua opinião, são definidos como: A) relatório de auditoria. B) parecer de auditoria. C) papéis de trabalho. D) teste de observância. E) recomendações. Questão 26 - O ato não intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, é definido como: A) erro. B) desfalque. C) fraude. D) manipulação. E) desvio de dados. Questão 27 - A possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre as demonstrações contábeis significativamente incorretas, constitui: A) parecer contrário. B) erro de amostragem.

Page 28: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

C) falha de planejamento. D) risco de auditoria. E) ausência de controle. Questão 28 - Para a obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade, o auditor interno realiza: A) revisão dos papéis de trabalho. B) testes de observância. C) complementação de relatório. D) análise de balanços. E) testes substantivos. Questão 29 - Constitui(em) papel de trabalho de natureza corrente: A) estatuto social. B) revisão analítica. C) cópias de contrato de financiamento a longo prazo. D) legislações específicas. E) manuais de procedimentos. Questão 30 - Dentre os princípios fundamentais dos controles contábeis, aquele que estabelece que as atribuições dos funcionários da organização devam ser claramente definidas através de manuais internos, é: A) acesso aos ativos. B) amarrações do sistema. C) segregação de funções. D) responsabilidade. E) rotinas internas. Questão 31 - A realização de exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade, é definida como: A) risco de auditoria. B) teste substantivo. C) planejamento de auditoria. D) estratificação de amostras. E) avaliação do controle. Questão 32 - A capacidade que a auditoria deve possuir para julgar e atuar com integridade e objetividade, permitindo a elaboração de relatórios ou pareceres imparciais em relação à entidade auditada é: A) Independência. B) Uniformidade. C) Singularidade. D) Confidencialidade. E) Subordinação.

Page 29: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 33 - Se o auditor, durante a revisão analítica, não obtiver informações objetivas suficientes para dirimir as questões suscitadas, ele deve: A) descartar a revisão analítica. B) modificar o seu relatório. C) comunicar imediatamente à administração da entidade. D) encerrar a auditoria e concluir seu trabalho. E) efetuar verificações adicionais, aplicando novos procedimentos de auditoria. Questão 34 - São exemplos de controles administrativos: A) Controles físicos sobre ativos e treinamento de pessoal. B) Segregação de funções e controle de qualidade. C) Controles físicos sobre ativos e segregação de funções. D) Controle de qualidade e estudos de tempos e movimentos. E) Auditoria interna e treinamento de pessoal. Questão 35 - Na aplicação de testes de observância o procedimento que deve ser considerado pelo auditor, que consiste na verificação de registros, documentos e ativos tangíveis, é A) Observação. B) Inspeção. C) Investigação. D) Abrangência. E) Cálculo. Questão 36 - Ao selecionar itens a serem testados utilizando técnicas de amostragem baseadas na seleção sistemática, o auditor deve: A) Observar um intervalo constante entre as transações realizadas. B) Utilizar critério pessoal, baseado em sua experiência, sem qualquer regularidade. C) Efetuar sorteio entre toda a população objeto da amostra. D) Desconsiderar qualquer ordenação, selecionando casualmente. E) Selecionar itens aleatórios baseados no risco. Questão 37 - A entidade de auditoria NÃO perde independência em relação à entidade auditada, quando: A) possui ações ou títulos da entidade auditada. B) membro da equipe de auditoria possui relação familiar com sócio da entidade auditada. C) sócio da empresa de auditoria estiver em negociação para ingressar na entidade auditada. D) membro da equipe de auditoria tenha sido empregado da entidade auditada, nos últimos 12 meses. E) possui conhecimento

Page 30: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 38 - O documento através do qual a auditoria apresenta o resultado de seus trabalhos, devendo ser redigido com imparcialidade e objetividade, expressando claramente suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade, é definido como: A) Planejamento de auditoria. B) Relatório de auditoria. C) Papéis de trabalho. D) Questionário de auditoria. E) Revisão analítica. Questão 39 - O auditor, a partir da data de emissão de seu parecer, deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de: A) 06 (seis) meses. B) 12 (doze) meses. C) 24 (vinte e quatro) meses. D) 48 (quarenta e oito) meses. E) 60 (sessenta) meses. Questão 40 - Quando o auditor independente está convencido de que as demonstrações contábeis foram elaboradas consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, ele emite um parecer: A) adverso. B) com ressalva. C) negativo, com ressalva. D) sem ressalva. E) com abstenção de opinião. Questão 41 - O procedimento que é utilizado pelo auditor com finalidade de confirmar, por meio de carta, bens de propriedade da empresa em poder de terceiros, bem como direitos a receber e obrigações, denomina-se A) circularização. B) inter-relacionamento. C) comparabilidade. D) correlação. E) interação. Questão 42 - Ao determinar a extensão de um teste de auditoria, o auditor pode empregar técnicas de amostragem em que os itens de amostra sejam representativos da população e tenham a mesma oportunidade de serem selecionados. A seleção de itens onde há sempre um intervalo constante entre cada item selecionado, seja ela feita diretamente da população a ser testada ou por extratos dentro da população, denomina-se seleção A) randômica. B) aleatória. C) sistemática. D) casual. E) aplicada.

Page 31: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 43 - Quanto à auditoria interna, é correto afirmar que A) é sua finalidade opinar sobre as demonstrações financeiras. B) possui amplo grau de independência com execução periódica dos trabalhos. C) busca promover melhorias nos controles operacionais da organização. D) é realizada por profissionais que não integram o quadro funcional da organização. E) produz um parecer como relatório principal, com poucas áreas de cobertura durante o exame. Questão 44 - Quando o auditor verificar a existência de efeitos que, isolada ou conjugadamente, forem de tal relevância que comprometam o conjunto das demonstrações contábeis, ele deverá emitir parecer A) com ressalvas. B) adverso. C) com negativa de opinião. D) com abstenção de opinião, por incertezas. E) favorável com limitação de extensão. Questão 45 - Quando o funcionário responsável pelo recebimento de vendas a prazo e pelo registro contábil efetua desvio de determinado recebimento em proveito próprio, registrando as vendas do mês deduzidas desse valor, ele comete um desfalque de natureza A) corrente. B) temporária C) permanente. D) eventual. E) atípica. Questão 46 - Para que possa obter razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento, o auditor realizará A) testes de correlação. B) análise de balanços. C) testes substantivos. D) revisão dos papéis de trabalho. E) testes de observância. Questão 47 - Os procedimentos de revisão analítica correspondem a uma modalidade de testes A) de avaliação de normas internas. B) de transações e saldos. C) de funcionamento de controle interno. D) substantivos. E) de observância.

Page 32: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 48 - Os testes substantivos subdividem-se em A) avaliação do controle interno e teste dos riscos da auditoria. B) testes de procedimentos e revisão dos papéis de trabalho. C) testes de observância e testes de revisão de critérios contábeis. D) procedimentos de revisão analítica e testes de transações e saldos. E) testes de transações de saldos e avaliação do controle interno. Questão 49 - A possibilidade de que a conclusão do auditor, com base em determinada amostra, possa ser diferente da conclusão que seria alcançada se toda a população estivesse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria, denomina-se A) risco de população. B) risco de amostragem. C) erro de estratificação da amostra. D) erro esperado de auditoria. E) risco por ineficácia do controle interno. Questão 50 - possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião isoladamente inadequada sobre as demonstrações contábeis significativamente incorretas denomina-se A) falha de controle interno. B) risco de auditoria. C) amarração do sistema. D) risco de oportunidade. E) risco de planejamento. Questão 51 - Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar, dentre outros, o procedimento técnico básico de observação, que consiste em A) examinar registros, documentos e ativos tangíveis. B) acompanhar o processo ou procedimento quando de sua execução. C) verificar o comportamento de valores significativos, mediante índices, com vista à identificação de situação atípica. D) conferir a exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis;. E) obter informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade. Questão 52 - Ao avaliar o sistema contábil, incluindo o controle interno, tanto em termos de concepção quanto de funcionamento, o auditor poderá detectar eventos que sejam indicativos de erros e fraudes, onde os erros, diferentemente das fraudes, são caracterizados por A) manipulação planejada de documentos. B) supressão intencional de transações nos registros contábeis. C) apropriação indébita de ativos. D) ato não intencional de má interpretação de fatos contábeis. E) adulteração de documentos.

Page 33: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

Questão 53 - Evitar a ostensividade nos exames e no plano de trabalho que executa bem como o detalhamento exagerado de fatos que não contribuam para as conclusões propostas de seu trabalho representa padrões de conduta próprios da função do auditor, que são definidos, respectivamente, como A) discrição profissional e sentido objetivo. B) sentido objetivo e liberdade de pensamento. C) perspicácia nos exames e meticulosidade. D) perspicácia nos exames e conhecimento teórico. E) liberdade de pensamento e pesquisa permanente. Questão 54 - O risco de amostragem a que está sujeito o auditor nos testes substantivos denomina-se A) subavaliação da confiabilidade interna. B) superavaliação dos controles. C) rejeição incorreta. D) relevância comparada. E) estratificação seletiva.

Page 34: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

GABARITO

Contabilidade Geral Contabilidade Pública Auditoria

1 – d 1 – e 1 – b

2 – c 2 – c 2 – e

3 – d 3 – b 3 – e

4 – e 4 – e 4 – e

5 – d 5 – d 5 – b

6 – d 6 – d 6 – d

7 – c 7 – c 7 – c

8 – b 8 – b 8 – d

9 – e 9 – e 9 – a

10 – c 10 – c 10 – b

11 – a 11 – d 11 – d

12 – d 12 – d 12 – c

13 – d 13 – e 13 – b

14 – e 14 – e 14 – e

15 – e 15 – a 15 – c

16 – c 16 – c 16 – b

17 – e 17 – e 17 – d

18 – a 18 – a 18 – a

19 – a 19 – d 19 – c

20 – a 20 – a 20 – c

21 – b 21 – e 21 – e

22 – e 22 – e 22 – c

23 – c 23 – c 23 – e

24 – a 24 – a 24 – e

25 – d 25 – b 25 – b

26 – e 26 – e 26 – a

27 – a 27 – e 27 – d

28 – d 28 – d 28 – b

29 – b 29 – e 29 – e

30 – b 30 – c 30 – b

31 – c 31 – a 31 – b

32 – b 32 – a 32 – d

33 – b 33 – b 33 – c

34 – d 34 – e 34 – e

35 – c 35 – e 35 – d

36 – c 36 – c 36 – d

37 – e 37 – a 37 – a

38 – d 38 – e 38 – e

39 – b 39 – a 39 – b

40 – c 40 – b 40 – e

41 – b 41 – c 41 – a

42 – e 42 – c

43 – b 43 – c

44 – a 44 – b

45 – d 45 – c

46 – a 46 – e

47 – e 47 – d

Page 35: Questões de Contabilidade da FUNRIO - INSS

Simulado de Contabilidade – Analista do INSS 2013

Montado por Papito Concurseiro

48 – d 48 – d

49 – d 49 – b

50 – c 50 – b

51 – d 51 – b

52 – b 52 – d

53 – e 53 – a

54 – a 54 – c

55 – c

56 – e

57 – b

58 – a