Questões Que Os Pais Fazem Sobre As Escolas

9
1 QUESTÕES QUE OS PAIS FAZEM SOBRE A ESCOLA COMO AJUDAR A COMBATER O INSUCESSO ESCOLAR DO SEU FILHO Este documento é uma tradução adaptada do documento “Questions Parents Ask About Schools, U.S. Department of Education, Office of Communications and Outreach, Washington, D.C., 2005”. A tradução e adaptação é da responsabilidade da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Santa Clara (APEEESC) e o motivo que esteve por detrás desta tradução, prende-se com a preocupação crescente dos pais e encarregados de educação na forma de lidar com a educação dos seus filhos. “Questões Que os Pais Fazem Sobre a Escola” não pretende ser a solução do problema, no entanto apresenta orientações, que com toda a certeza nos orientarão na resolução do problema. José Rafael Marques da Silva Presidente da APEEESC 2006/07 Introdução Gostaria de saber como é que poderá apoiar mais o seu filho a ter sucesso na escola? Esta publicação responde a questões efectuadas por pais de crianças a frequentar os diferentes ciclos de ensino – que tal como você – também desejam ajudar as suas crianças a aprender e a terem sucesso. Este documento apresenta um conjunto de meios efectivos que o poderá apoiar na educação dos seus filhos. Como pai ou encarregado de educação, desempenha um papel importante nas aquisições académicas dos seus filhos. Envolvendo-se na educação dos seus filhos, poderá fazer a ponte entre a sua própria casa e a escola, só assim poderá assegurar que os seus filhos terão sucesso na escola bem como na vida. As dicas apresentadas nesta publicação, baseadas na investigação já disponível, disponibilizam uma informação prática e valiosa sobre um conjunto diverso de tópicos, incluindo: preparação da sua criança para a escola; saber o que esperar do professor da sua criança; acompanhar o trabalho escolar; trabalhar efectivamente com a escola e com os professores; ajudar a sua criança com a leitura e com os trabalhos de casa; e assegurar-se que a escola da sua criança é segura e livre de drogas. Esperamos que ache a informação contida neste folheto útil, à medida que se envolve e se mantém envolvido na educação da sua criança. Esse envolvimento ajuda a preparar o sucesso escolar da sua criança bem como a aspiração de uma vida recompensadora associada a uma aprendizagem contínua ao longo da vida.

description

Respostas e orientações muito uteis para os pais que têm filhos em idade escolar.

Transcript of Questões Que Os Pais Fazem Sobre As Escolas

Page 1: Questões Que Os Pais Fazem Sobre As Escolas

1

QUESTÕES QUE OS PAIS FAZEM

SOBRE A ESCOLA

COMO AJUDAR A COMBATER O INSUCESSO ESCOLAR DO SEU FILHO

Este documento é uma tradução adaptada do documento “Questions Parents Ask About Schools, U.S. Department of Education, Office of Communications and Outreach, Washington, D.C., 2005”. A tradução e adaptação é da responsabilidade da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Santa Clara (APEEESC) e o motivo que esteve por detrás desta tradução, prende-se com a preocupação crescente dos pais e encarregados de educação na forma de lidar com a educação dos seus filhos. “Questões Que os Pais Fazem Sobre a Escola” não pretende ser a solução do problema, no entanto apresenta orientações, que com toda a certeza nos orientarão na resolução do problema.

José Rafael Marques da Silva Presidente da APEEESC 2006/07

Introdução Gostaria de saber como é que poderá apoiar mais o seu filho a ter sucesso na escola? Esta publicação responde a questões efectuadas por pais de crianças a frequentar os diferentes ciclos de ensino – que tal como você – também desejam ajudar as suas crianças a aprender e a terem sucesso. Este documento apresenta um conjunto de meios efectivos que o poderá apoiar na educação dos seus filhos. Como pai ou encarregado de educação, desempenha um papel importante nas aquisições académicas dos seus filhos. Envolvendo-se na educação dos seus filhos, poderá fazer a ponte entre a sua própria casa e a escola, só assim poderá assegurar que os seus filhos terão sucesso na escola bem como na vida. As dicas apresentadas nesta publicação, baseadas na investigação já disponível, disponibilizam uma informação prática e valiosa sobre um conjunto diverso de tópicos, incluindo:

★ preparação da sua criança para a escola; ★ saber o que esperar do professor da sua criança; ★ acompanhar o trabalho escolar; ★ trabalhar efectivamente com a escola e com os professores; ★ ajudar a sua criança com a leitura e com os trabalhos de casa; e ★ assegurar-se que a escola da sua criança é segura e livre de drogas. Esperamos que ache a informação contida neste folheto

útil, à medida que se envolve e se mantém envolvido na educação da sua criança. Esse envolvimento ajuda a preparar o sucesso escolar da sua criança bem como a aspiração de uma vida recompensadora associada a uma aprendizagem contínua ao longo da vida.

Page 2: Questões Que Os Pais Fazem Sobre As Escolas

2

Preparação para a escolaPreparação para a escolaPreparação para a escolaPreparação para a escola O que deverei fazer antes da minha criança entrar para a escola? ★ Antes do início do ano escolar, descubra o máximo que puder sobre a escola que a sua criança irá frequentar. Escolas dentro da mesma área residencial poderão diferir muito. Não confie exclusivamente na informação vinculada por outros pais – as suas crianças poderão ter outras necessidades e expectativas.

★ Peça ao responsável da escola acesso ao(s) manual(is) escolar(es). Este(s) manual(is) escolar(es) responderá(ão) a muitas das questões que surgirão durante o ano. Se sua escola não tiver nenhum(ns) manual(ais) adoptado(s), pergunte ao responsável da escola e aos professores o seguinte: ★ Que métodos pedagógicos e materiais são utilizados? Os métodos utilizados para ensinar a leitura e a matemática são robustos? Estão

estes validados por evidências científicas e pela experiência pedagógica da escola? As matérias leccionadas (ciências e às áreas sociais) estão actualizadas? ★ Quanto tempo é que é gasto em cada assunto, tais como, leitura, matemática, ciências e história? ★ Como é que a escola mede o progresso do aluno? Que tipo de testes utiliza? ★ A escola cumpre as regras definidas nacionalmente, em que tipo de projectos está envolvida? ★ Os professores são altamente qualificados? Fazem parte do quadro ou são apenas contratados eventualmente?

★ Para as crianças que iniciam o jardim-de-infância, pergunte: pelo projecto educativo do jardim-de-infância e questione o mesmo sobre as áreas que aí são enfatizadas neste As crianças desenvolvem uma atitude positiva no que diz respeito à escola, quando as mesmas vêm que os seus pais e a família valorizam a educação. ★ Descubra se a escola tem um sítio na Internet, nesse caso, adquira o endereço. Sítios na Internet poderão proporcionar muita informação útil que o apoiarão nas suas tomadas de decisão, tais como, acesso a informação sobre os horários de determinados eventos, acesso a nome de pessoas ou correios electrónicos para estabelecer contacto, regras e regulamentos, etc. ★ Converse com sua criança sobre a escola. Faça com que ela perceba que para si a escola e o aprender, são muito importantes. O que esperará o professor do jardim-de-infância da minha criança? ★ Embora a expectativa de cada professor varie, são no entanto esperados alguns comportamentos e habilidades sociais por parte de crianças que entram no jardim-de-infância.

★ As crianças deverão poder cumprir as regras da escola e da sala de aula. ★ As crianças deverão ouvir com atenção instruções vinculadas bem como cumprir com as mesmas. ★ As crianças deverão poder concentrar-se em uma determinada tarefa e terminar a mesma. ★ As crianças deverão demonstrar auto-controle. ★ As crianças deverão respeitar aquilo que

Page 3: Questões Que Os Pais Fazem Sobre As Escolas

3

pertence aos outros, saber partilhar e saber alternar a sua vez com a vez dos outros. ★ As crianças deverão fazer por si o máximo possível, como tomar cuidado dos seus pertences pessoais, ir à casa de banho, lavar as suas mãos, tomar conta e guardar os materiais de trabalho. Os projectos educativos dos jardins-de-infância com expectativas e metas bem claras, são efectivos em ajudar as crianças a ganhar o conhecimento e as habilidades que estas precisam para a aprendizagem futura e para o sucesso na escola. ★ As habilidades académicas e o conhecimento esperado pelas crianças que frequentam o jardim-de-infância dependem do projecto educativo oferecido pela escola e dos padrões que são esperados que os estudantes atinjam no fim do calendário escolar. Seguidamente são apresentadas algumas das aquisições que geralmente são esperadas dos estudantes do jardim de infância: ★ As crianças podem reconhecer e verbalizar algumas letras do alfabeto. ★ As crianças podem reconhecer algumas inscrições que vêm regularmente, tais como o próprio nome, vários logótipos e sinais. ★ As crianças entendem que as palavras inscritas em livros têm um determinado significado, são capazes de reconhecer diversas partes de um livro, e sabem que as palavras se escrevem da esquerda para a direita ao longo da página e de cima para baixo. ★ As crianças percebem e podem trabalhar com os sons do idioma falado, por exemplo através da rima, e geralmente reconhecem quando uma série de palavras começa com o mesmo som, por exemplo através da canção. ★ As crianças usam o idioma falado para expressar os seus pensamentos e ideias, contar uma história sobre uma determinada experiência e aprender sobre eles mesmos e sobre o ambiente que as envolve. ★ As crianças produzem círculos, linhas, rabiscos e letras como parte da sua escrita inicial. ★ As crianças podem reconhecer números e entender que os números nos dizem algo sobre quantidade, ordem e medida.

★ As crianças podem reconhecer, o seu nome e manipular formas básicas e entender que as formas podem ser transformadas em outras formas. ★ As crianças sabem como segurar e olhar para um livro e estão preparadas para aprender a ler.

Acompanhamento do trabalho Acompanhamento do trabalho Acompanhamento do trabalho Acompanhamento do trabalho EscolarEscolarEscolarEscolar

O que posso fazer em casa para ajudar a minha criança a ter sucesso na escola? ★ Crie em casa um ambiente que encoraje a aprendizagem e o trabalho escolar. Estabeleça uma rotina familiar diária, horas da refeição, tempo para os trabalhos de casa, tarefas e horas de dormir, bem como tempo para as actividades familiares. ★ Mostre à sua criança que as habilidades que ela aprende na escola são uma parte importante das coisas que ela fará quando for adulta. Deixe que ela a veja a ler livros e jornais; a trabalhar no computador produzindo relatórios, cartas e e-mails; a usar a matemática na medição de um tapete novo; e a fazer coisas que requerem pensamento e esforço.

★ Certifique-se que em sua casa existem diversos materiais de leitura apropriados à sua criança. Retenha livros, revistas e jornais na sua casa. Livros são geralmente bons presentes. ★ Encoraje a sua criança a usar a biblioteca. Peça ao bibliotecário que converse com a sua criança sobre programas especiais em que ela poderá participar, como por exemplo programas

de leitura de verão, clubes do livro, etc.

Page 4: Questões Que Os Pais Fazem Sobre As Escolas

4

★ Limite a TELEVISÃO a não mais do que uma hora por dia escolar. Esteja atento aos programas que a sua criança gosta de assistir e discuta as suas escolhas com ela. O mesmo deverá ser feito para os jogos de vídeo. ★ Ajude a sua criança a aprender a usar a Internet correctamente e de forma efectiva. ★ Encoraje sua criança a ser responsável e a trabalhar de forma independente. Assumindo responsabilidades e trabalhando de forma independente são qualidades importantes para ter sucesso na escola. ★ Mostre interesse no que a sua criança faz na escola. Apoie os interesses especiais dela assistindo às actividades da escola, peças de teatro, eventos musicais, feiras de ciência ou eventos desportivos. ★ Elogie e encoraje a realização dos objectivos previamente traçados e a melhoria continua. Embora a escola seja muito importante, esta não retira na realidade muito tempo a uma criança. Nos EUA, o calendário escolar perfaz em média 180 dias; em outras nações como Portugal, o calendário escolar pode durar até 240 dias. Claramente, as horas e dias em que uma criança não se encontra na escola são também muito importantes para aprender. Como é que posso saber quão bem vai a minha criança na escola? ★ Peça à sua criança que lhe mostre o trabalho escolar dela, e tome nota dos seus resultados e dos comentários feitos pelo professor. ★ Confira os boletins escolares cuidadosamente relativamente a notas, presença nas aulas e comportamento. Pergunte ao(s) professor(es) da escola

ou ao director da turma outros tipos de informação sobre a prestação da sua criança, como notas nos testes ou outras que o(s) professor(es) ache(m) relevante(s).

★ No decorrer do calendário escolar, a sua criança pode realizar uma variedade de testes. Confira com o professor da sua criança as notas obtidas nestes. ★ Descubra se o professor da sua criança usa o e-mail para comunicar com os pais. Para quem tem este tipo de tecnologia, enviar e receber mensagens do professor da sua criança torna-se muito cómodo e conveniente. É importante estar constantemente informado. ★ Peça ao(s) professor(es) da sua criança que lhe mostre(m) exemplos de trabalho bem realizado e compare estes com o trabalho desenvolvido pela sua criança. Escute os comentários do professor sobre o trabalho efectuado pela sua criança e o que é que ela necessita de fazer para melhorar. Planeie com o professor a forma de como pode ajudar a sua criança a trabalhar melhor. ★ Utilize todos os meios disponíveis para obter informação escolar sobre a sua criança. ★ Compareça às reuniões que a escola marca durante o ano. Os pais ajudam as suas crianças a ter sucesso, quando trabalham em conjunto com os professores e a escola de forma a garantirem que estes providenciam os curricula definido bem como os métodos pedagógicos que melhor se adaptam à aprendizagem das crianças, métodos esses sustentados por fortes evidências científicas. Como posso tirar o maior partido das reuniões de pais com o professor? ★ No horário geralmente disponibilizado pelo professor apareça logo no início do ano e informe o professor de que está muito interessado na educação da sua criança e que deseja ser mantido informado sobre o progresso da mesma.

Page 5: Questões Que Os Pais Fazem Sobre As Escolas

5

★ Organize-se também de forma a poder observar a sua criança na escola. Posteriormente, fale com o professor de forma a ajustar as suas expectativas relativamente à sua criança bem como as necessidades desta.

★ Antes de qualquer reunião com o professor, escreva as perguntas que gostaria de efectuar e anote aquilo que gostaria de dizer ao professor. Esteja preparado para escrever algumas notas durante a reunião e questione sempre o professor caso não entenda algo. ★ Fale com o professor sobre os talentos da sua criança, passatempos, hábitos de estudo e quaisquer outras sensibilidades que ela possa ter, tais como

preocupações sobre o seu peso ou dificuldades de falar em publico. ★ Fale com o professor caso ache que a sua criança precisa de alguma ajuda especial sobre qualquer outra situação familiar especial que poderá vir a afectar a habilidade da mesma em aprender. Mencione coisas tais como um novo bebé em casa, uma doença ou uma possível mudança de residência. ★ Fale com o professor sobre que tipo de pessoa aspira que a sua criança se torne e que valores são importantes para si. ★ Questione o professor sobre determinados detalhes relativamente ao trabalho da sua criança bem como ao seu progresso. Se a sua criança já recebeu algumas notas, questione como é que a criança está a ser avaliada. ★ Pergunte o que é que pode fazer para ajudar a sua criança no percurso da sua aprendizagem. Em casa, pense naquilo que o professor disse e arregace as mangas. Se o professor mencionou que a sua criança precisa melhorar em certas áreas, analise algumas das semanas anteriores para ver como é que as coisas estão a correr. ★ Aproxime-se do professor com um espírito cooperativo. Se discorda com o professor sobre algum assunto, não discuta esse mesmo assunto em frente da sua criança. Marque uma reunião só para falar sobre esse determinado assunto. Antes da reunião, planeie o que vai dizer. Tente ser

positivo e permaneça sempre o mais tranquilo possível. Escute cuidadosamente. Se a explicação do professor não o satisfizer, e pensa que discussões adicionais não trarão nenhum progresso, organize-se de forma a falar com alguém responsável pela escola. Muitos professores queixam-se regularmente que não recebem informações dos pais sobre os problemas que a criança tem em casa. Muitos pais referem que não sabem o que é que a escola espera da sua criança - ou deles. Partilhar informação é essencial, os professores e os pais são responsáveis para que isso aconteça.

a Leituraa Leituraa Leituraa Leitura Como posso encorajar a minha criança a ler? ★ Leia frequentemente em voz alta para a sua criança. Comece a ler quando ela for ainda um bebé e mantenha a leitura à medida que ela cresce. Há medida que lê, fale com a sua criança, encoraje-a a fazer perguntas e a conversar sobre a história. Pergunte-lhe se ela adivinha o que é que virá a seguir na história.

★ Encoraje a sua criança a ler por ela própria. Crianças que gastam pelo menos 30 minutos por dia a ler de uma forma lúdica desenvolvem a habilidade de ser melhores leitores na escola. ★ Ponha de lado algum tempo de descanso para a leitura em família. Algumas famílias chegam a desfrutar da leitura em voz alta, lendo uns para os

Page 6: Questões Que Os Pais Fazem Sobre As Escolas

6

outros e em que cada membro da família escolhe um livro, história, poema ou artigo para ler aos outros. ★ Visite frequentemente a biblioteca. Comece a fazer viagens semanais para a biblioteca enquanto a sua criança é ainda jovem. Faça com que a criança adquira o seu próprio cartão de biblioteca assim que possível. ★ Compre um dicionário para crianças e comece a criar o habito do “vamos procurar”. ★ Disponibilize diferentes materiais para escrever, tais como lápis e papel. ★ Informe os seus amigos e familiares que considerem oferecer à sua criança livros, assinaturas de revistas, etc, como prendas de ocasiões especiais. Reserve um lugar especial para a sua criança manter a sua própria biblioteca.

★ Procure ajuda para a sua criança se ela tiver dificuldades na leitura. Se pensa que a sua criança necessita de ajuda extra, questione os professores dela e a associação de pais da escola sobre serviços especiais de apoio, tais como apoios educativos depois da escola ou programas de leitura de verão, etc. ★ Se continua incomodado com a habilidade da sua criança em ler, procure ajuda na família (Avós) ou noutro tipo de programas, de forma a que a criança treine esta habilidade importantíssima

Ao ajudar as crianças a tornarem-se e a manterem-se leitoras, é a coisa mais importante que os pais e as famílias podem fazer para ajudar as suas crianças a terem sucesso na escola e na vida.

Apoio aos trabApoio aos trabApoio aos trabApoio aos trabalhos de casaalhos de casaalhos de casaalhos de casa

Que quantidade de trabalhos de casa deverá a minha criança fazer? ★ A quantidade certa de trabalhos de casa depende da idade e da habilidade da criança. Organizações de pais e professores sugerem que crianças entre os 5 e os 7 anos podem beneficiar de 10 a 20 minutos de trabalhos de casa por dia escolar. Entre os 7 e os 12 anos podem beneficiar com 30 a 60 minutos por dia escolar. ★ Devido à importância da leitura em casa, os trabalhos associados à leitura devem ser entendidos como acréscimo aos valores anteriormente sugeridos. ★ Contabilize o tempo que a sua criança leva a terminar os trabalhos de casa. Verifique como é que ele gasta esse mesmo tempo – se trabalha arduamente, se é do estilo sonhador, ou se tem comportamentos intermitentes entre estes dois últimos. Esta informação ajudará a preparar os pais para alguma eventual conversa com o professor. ★ Se você está preocupado com o volume de trabalho de casa da sua criança fale com o professor dela e informe-se sobre as politicas associadas aos trabalhos de casa e o que é que se espera destes. A diferença nas notas entre crianças que fazem um maior número de trabalhos de casa com aquelas que fazem um menor número de trabalhos de casa aumenta à medida que se sobe de ano escolar. Como é que eu posso ajudar a minha criança com o trabalho de casa?

Page 7: Questões Que Os Pais Fazem Sobre As Escolas

7

★ Fale com o professor da sua criança sobre as políticas definidas para os trabalhos de casa. Fique seguro sobre o propósito dos trabalhos de casa, quanto tempo é que estes devem levar e como é que o professor quer que você se envolva na ajuda da sua criança para que esta os realize. ★ Chegue a um acordo com a sua criança sobre a hora diária destinada aos trabalhos de casa. ★ Certifique-se que a sua criança tem um lugar bem iluminado e sossegado para estudar e fazer os trabalhos de casa. Encoraje a sua criança a estudar numa secretária, escrivaninha ou mesa em vez de no chão ou noutros locais menos próprios. Desencoraje distracções tais como TELEVISÃO ou telefonemas de amigos.

★ Certifique-se que os materiais necessários à realização dos trabalhos de casa, tais como livros, lápis, um dicionário, enciclopédia, computador, etc., estão disponíveis. Mostre à sua criança como é que deve usar o dicionário, a enciclopédia, programas

de computador, bem como sítios da Internet apropriados. Peça à sua criança que o informe se algum tipo de material especial será necessário e se possível adquira-o com uma certa antecedência. ★ Fale com sua criança sobre os trabalhos de casa e verifique que a mesma os entende. ★ Se a sua criança pedir ajuda na resolução dos trabalhos de casa, disponibilize orientação e não respostas. Ao fazer os trabalhos de casa pela sua criança não ajudará a mesma a criar confiança nas suas próprias capacidades. ★ Se não for capaz de ajudar a sua criança num determinado assunto, peça a ajuda de um familiar. Verifique também se a escola, biblioteca ou outro tipo de organização poderão providenciar ajuda na resolução do problema. ★ Confira todo o trabalho de casa proposto. Assine o trabalho de casa se a escola da sua criança assim o exigir.

★ Esteja atento a sinais de frustração ou fracasso. Deixe a sua criança fazer um pequeno intervalo se verificar que esta está a ter dificuldades com alguma tarefa específica. ★ Se sua criança completou com sucesso uma determinada tarefa e demonstrou que trabalhou a sério, celebre com ela, através de um evento especial, contando-lhe a história favorita ou jogando com ela um determinado jogo muito valorizado. Deve-se reforçar o esforço positivo. ★ Leia os comentários que o professor escreveu em todos os documentos de trabalho da sua criança. Se um determinado problema surge, organize-se com o professor de forma a desenvolverem um plano para resolver o mesmo. Ajudando nos trabalhos de casa pode ser uma forma das famílias aprenderem mais sobre o que as suas crianças aprendem na escola e uma oportunidade também para comunicar com as suas próprias crianças e com a comunidade escolar.

Trabalhando com AS Escolas e COM OS Professores

Como é que eu me posso envolver mais com a escola da minha criança?

Page 8: Questões Que Os Pais Fazem Sobre As Escolas

8

★ Assista aos diversos eventos que a escola da sua criança proporciona, nomeadamente às exibições dos estudantes. Apresente-se aos professores da sua criança bem como ao restante pessoal escolar. Perceba o que planeiam realizar com os estudantes e entenda por que é que escolheram tais objectivos. ★ Compareça às reuniões da associação de pais da escola da sua criança. Expresse as suas expectativas e preocupações relativamente à sua criança e à escola. Ajude na organização das reuniões entre pais e professores manifestando os seus interesses e os interesses de outros pais. ★ Ofereça-se para ensinar a sua criança e os seus colegas na escola. Se dominar algum assunto em particular, ofereça-se para tutorar estudantes e professores em áreas em que se sente confortável, por exemplo: “como usar o computador em pesquisas elaboradas”. Ou então questione a escola sobre se existem outras formas de participar activamente na mesma, contribuindo com o seu próprio conhecimento especializado. ★ Ofereça-se para ajudar nos serviços administrativos, no bar, nas viagens de estudo, ou em outro tipo de saídas que a escola poderá desenvolver. ★ Concorde em servir e participar nas associações de pais ou outro tipo de grupos comunitários da escola da sua criança. Estes grupos poderão estar informados sobre as diversas politicas escolares, bem como conhecerem os diversos programas de actividades onde os pais se poderão envolver activamente. ★ Trabalhe se possível nas associações de pais ou então apoie a criação de uma associação de pais. Nestas associações, os pais podem obter de uma forma informal, diferentes tipos de materiais sobre como apoiar as suas crianças, bem como, obter informações sobre serviços comunitários. ★ Caso não possa desenvolver trabalho de voluntariado na escola, procure formas de tentar ajudar em casa: telefone a outros pais a informá-los das actividades existentes na escola; edite o boletim informativo da associação de pais; desenvolva materiais educacionais para os professores, etc. Se é bilingue, ajude a traduzir materiais escolares para pais cuja língua nativa não é o português.

Quando os pais se envolvem na educação das suas crianças, estas têm geralmente um melhor desempenho na escola, são melhor comportadas, têm atitudes mais positivas no que concerne à escola e têm geralmente maior sucesso na vida.

CRIAR ESCOLAS SEGURAS e LIVRES DE Droga

O que é que eu posso fazer para ajudar a ter a certeza que a escola da minha criança é segura e livre de drogas?

★ Estude as políticas disciplinares da escola com a sua criança. Confirme com a sua criança o tipo de comportamentos que você está à espera que ela tenha na escola. Deixe que a sua criança saiba que você apoiará os professores no seu esforço de fazer cumprir as políticas da escola. ★ Trabalhe com a escola para desenvolver um plano que ajude a

controlar a segurança e os problemas relativos à droga, tais como programas de prevenção e educação sobre a droga, programas de prevenção sobre a violência escolar, etc. Confirme que a escola da sua criança, para todos os estudantes que quebrarem as regras escolares estabelecidas, aplicará as devidas sanções. ★ Tente conhecer os amigos da sua criança bem como os seus respectivos pais. Confirme que a atitude deles no que se refere a drogas é compatível com a sua. Caso tal não se verifique encoraje a sua criança a descobrir novos amigos. ★ Considerando sempre a máxima de que Nenhuma Criança Poderá Ficar Para Trás, as escolas pouco seguras e com problemas de droga deverão ser

Page 9: Questões Que Os Pais Fazem Sobre As Escolas

9

identificadas. Se a sua criança foi vitima de violência escolar, ou se tem conhecimento que colegas dela se drogam, deverá sinalizar esse tipo de comportamentos falando com os responsáveis da escola e/ou com os responsáveis regionais da educação. Nessa conversa tente perceber se outro tipo de soluções podem ser encontradas para a sua criança, nomeadamente mudar para uma escola segura e livre de drogas. Assumindo a máxima de que “Nenhuma Criança pode ser Deixada Para Trás”, os professores e todo o pessoal escolar devem desenvolver com razoabilidade acções concretas para manter a ordem e a disciplina na escola da sua criança.

http://www.remansofraterno.org.br/newsletter/mais_crianca_na_escola.htm

http://www.aphemofilicos.pt/hemofilia_artigos_crianca_escola.asp