Quimica

13
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Professor Édio Mazera – Química Equipe 6:Filipe,André,Smael,Gabriel Tema: Cromatografia de papel,de coluna,gasosa. ANO 2011

description

 

Transcript of Quimica

Page 1: Quimica

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Professor Édio Mazera – Química

Equipe 6:Filipe,André,Smael,Gabriel

Tema: Cromatografia de papel,de coluna,gasosa.

ANO 2011

Page 2: Quimica

HISTÓRIA DA COMATOGRAFIA

Foi o botânico russo, Mikhail Semyonovich Tswet que inventou a primeira técnica cromatografia em 1900 durante suas pesquisas sobre aclorofila. Ele usou uma coluna de absorção líquida contendo carbonato de cálcio para separar pigmentos de folhas de plantas. O método foi descrito em 30 de dezembro de 1901 no 11o Congresso de Médicos e Naturalistas em São Petersburgo. A primeira publicação feita foi em1903. Ele usou pela primeira vez o termo cromatografia em uma publicação em 1906 no jornal de botânica alemão, Berichte der Deutschen Botanischen Gesellschaft. Em 1907 ele demonstrou sua cromatografia para a Sociedade Botânica Alemã

Page 3: Quimica

CROMATOGRAFIA

A cromatografia  envolve uma série de processo de separação de misturas. A cromatografia acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel e estacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas.

Page 4: Quimica

TEORIA DA CROMATOGRAFIA

Cromatografia é uma técnica de separação de misturas e identificação de seus componentes. Esta separação depende da diferença entre o comportamento dos analíticos entre a fase móvel e a fase estacionária. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciada por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, e específicos efeitos de afinidade e solubilidade.

Page 5: Quimica

TERMOS USADOS NA CROMATOGRAFIA

Analítico  é a substância a ser analisada posteriormente, após a separação com o processo de cromatografia.

Page 6: Quimica

CROMATOGRAFIA DE PAPEL Ou PC, do inglês "paper chromatography". É uma técnica

de adsorção, utiliza um líquido e um sólido. Exemplificando: a mistura é aplicada no papel (fase estacionária), a placa de vidro é colocada em um cuba contendo a fase móvel. Esta fase móvel (solvente) sobe por capilaridade e arrasta a substância menos adsorvida separando-a das substâncias mais adsorvidas. Como a maioria das substâncias separadas são incolores, utiliza-se um revelador. As manchas podem ser reveladas por meio de luz UV, vapores de iodo, soluções de cloreto férrico e tiocianoferrato de potássio, fluorescências, radioatividade, etc.

Page 7: Quimica

CROMATOGRAFIA EM COLUNA

É a técnica de separação cuja fase estacionária acontece dentro de um tubo. Utiliza-se uma coluna de vidro aberta na parte superior e munida de uma torneira na extremidade inferior, por onde sai o líquido (elido). Dentro da coluna encontra-se a fase estacionária constituída por um enchimento sólido no caso da cromatografia de adsorção, ou por uma fase líquida no caso da cromatografia de partição. A fase móvel é líquida em ambos os casos.A ordem das substâncias dependerá da sua polaridade.

Page 8: Quimica

CROMATOGRAFIA GASOSA

Cromatografia gasosa (CG) ou cromatografia gás-líquido (CGL), é um tipo comum de cromatografia usada em química orgânica para separação de compostos que podem ser vaporizados sem decomposição.

Page 9: Quimica

EXEMPLO DE CROMATOGRAFIA

Exemplo de cromatografia:

Page 10: Quimica

EXEMPLO DE CROMOTOGRAFIA DE PAPEL.

Exemplo de cromatografia de papel:

Page 11: Quimica

EXEMPLO DE CROMATOGRAFIA DE COLUNA

Exemplo de cromatografia de colula:

Page 12: Quimica

EXEMPLO DE CROMATOGRAFIA GASOSA

Exemplo de cromatografa gasosa:

Page 13: Quimica

BIOGRAFIAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cromatografia_gasahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Cromatografia