Química

7
Química Alquimia e Química, 10 fatos mais importantes e a Química no cotidiano Gabriela Suman – nº 09 Julia Felix – n º 19 Lisa Cichowicz – nº 20

Transcript of Química

Page 1: Química

QuímicaAlquimia e Química, 10 fatos mais importantes e a Química no

cotidiano

Gabriela Suman – nº 09Julia Felix – n º 19Lisa Cichowicz – nº 20

Page 2: Química

Alquimia Alquimia foi e é uma prática voltada às transformações da matéria que alia

diferentes ciências, como a Química, Física, Astrologia, Filosofia, Arte, Metalurgia, Medicina, Misticismo e Religião. Assim, fica evidente que a Alquimia não é Química. Trata-se da arte de trabalhar e aperfeiçoar os corpos com a ajuda da natureza.

A origem da Alquimia é bastante incerta, existem vários relatos alquímicos em diversas civilizações. Porem elas teve inicio por volta do século III a.C na Alexandria.Os homens que praticavam a Alquimia eram chamados de alquimistas, e o trabalho deles era fundamentado em três importantes correntes: filosofia grega, misticio oriental e tenconologias egípcias.

http://brasilescola.uol.com.br/quimica/alquimia.htm

Page 3: Química

QuímicaRobert Boyle (1671-1691) ; Antoine Lavoisier (1743-1794)

Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e a sua relação com a energia. O desenvolvimento desta ciência teve como base as observações de experimentos, sendo portanto, considerada uma ciência experimental. O cientista irlandês Robert Boyle é tido por muitos como o iniciador da química moderna, já que, em meados do século XVII, ele executou experimentos planejados, estabelecendo através deles generalizações. https://pt.wikipedia.org/wiki/Qu%C3%ADmica

Robert Boyle (1627-1691) foi um físico e químico irlandês, considerado um dos fundadores da Química. Cientista experimental, celebrizou-se como autor da “Lei de Boyle”, fórmula matemática que exprime como os gases se comportam sob pressão. A Lei de Boyle: “O volume de um gás é inversamente proporcional à pressão”, foi mais tarde complementada por outros cientistas, especialmente por Jacques Charles,que dizia: “desde que a temperatura se mantenha constante”. A descoberta foi feita experimentalmente e só mais tarde expressa por fórmula matemática. Robert Boyle esteve a um passo de descobrir o oxigênio. Criara a bomba de vácuo, manual, e a usara para mostrar que um animal não pode viver em espaço privado de ar. Mostrou que o enxofre não queima se aquecido no vácuo. Deu uma definição muito próxima da teoria atual. Definiu o elemento como substância “incapaz de decomposição por qualquer meio conhecido”. https://www.ebiografia.com/robert_boyle/

Apesar dos méritos de Boyle, muitos consideram o francês Antoine Laurent Lavoisier, que viveu no século XVIII, o pai da química, especialmente devido ao seu trabalho sobre o conceito de conservação da massa, sendo este considerado o marco do estabelecimento da química moderna, ocasionando a chamada Revolução Química.

Page 4: Química

Os 10 fatos importantes na Química- Cronologia 1200 a.C.MERCÚRIOA descoberta desse metal ocorreu na Grécia Antiga entre os anos 1500 e 1000 aC. O nome deriva do Latim, hydrargyrum (que significa prata líquida).

440 a.C. LEÚCIPO - ÁTOMO A primeira menção de que a matéria é composta de partículas tão minúsculas que nada menor pode ser imaginado, foi do filósofo grego Leúcipo, antecipando o conceito de átomo. Depois, Demócrito seu aluno postulou que cada átomo é um universo fechado, completo.

1662ROBERT BOYLE (PAI DA QUÍMICA) e EDMÉ MARIOTTELEI DOS GASES PERFEITOSDemonstrou que o ar é necessário para manter a vida e transmitir o som. Seus estudos do ar, como uma mistura de gases, foram vitais para as descobertas posteriores, de Lavoisier, Dálton, Avogadro e outros, que conduziram à teoria atômica.Boyle com as suas experiências sobre os gases, concluiu que o volume de um gás é inversamente proporcional a sua pressão. Trabalhando independentemente, em 1676, Edmé Mariotte, cientista francês, chegou a mesma conclusão. Daí o fato da Lei que enunciaram ser denominada Lei de Boyle-Mariotte.

1756JOSEPH BLACKAR FIXO (CO 2 ) 1º APLICAÇÃO DE ANÁLISE QUANTITATIVA CALOR LATENTE – MAGNÉSIO

Estudando a calcinação do calcareo, verificou a perda de massa que ocorre durante essa conversão em óxido de cálcio e mediu a perda de massa por neutralização do CaCO3 com ácido. Dessa forma realizou a 1º aplicação de análise quantitativa. Ao gás obtido na calcinação denominou "ar fixo".Black foi também o descobridor do calor latente e em 1775 descobriu também o magnésio.

Page 5: Química

Os 10 fatos importantes na Química- Cronologia 1766HENRY CAVENDISHGÁS HIDROGÊNIOQuímico e físico que, apesar de pertencer a uma família nobre inglesa, nasceu em Nice na França. Pesquisando o Flogístico acabou isolando o gás hidrogênio que denominou "gás inflamável". Posteriormente, em 1784, Cavendish reparou que queimando esse gás formava-se água. Quando Lavoisier tomou conhecimento do fato, denominou esse gás de hidrogênio (em grego significa formador de água). 1787JACQUES ALEXANDRE CESAR CHARLESLEI VOLUMÉTRICAFísico, químico, matemático e inventor francês, foi o pioneiro no uso do gás hidrogênio em balões aerostáticos. Em 1983 juntamente com seu irmão Nicolas Robert, subiu a 1.600m num balão enchido com esse gás. Incentivado pelos experimentos de Benjamin Franklin, realizou também experiências com gases e formulou a lei volumétrica dos gases (v=kt), que contudo não publicou, proporcionando a oportunidade de fazê-lo a Gay- Lussac em 1802. 1789ANTOINE LAVOISIERPAI DA QUÍMICA MODERNA TRATADO ELEMENTAR DE QUÍMICA PRIMEIRA NOMENCLATURA SISTEMÁTICA DE QUÍMICA PRINCÍPIO DE CONSERVAÇÃO DA MATÉRIANotório químico francês, mesmo em sua época, foi denominado "O Pai da Química Moderna", porque, com sua publicação do "Tratado Elementar de Química" e com seu trabalho de sistematização da nomenclatura química, revolucionou essa ciência.Quando Carl Wilhelm Scheele em 1772 e Joseph Priestler em 1774, trabalhando independentemente, descobriram a existência de um gás, que Scheele denominou "ar ígneo" e Priestler denominou "ar puro", este último cientista foi logo ao encontro de Lavoisier para anunciar a sua descoberta e os seus experimentos.Lavoisier deu sequência aos experimentos e identificou esse gás como sendo o gás oxigênio, exaltando as suas características como o principal agente comburente.

Page 6: Química

Os 10 fatos importantes na Química- Cronologia 1790VICENTE COELHO DE SEABRA SILVA TELLESPRIMEIROS LIVROS DE QUÍMICA ESCRITO POR BRASILEIROProfessor, nascido em Congonhas do Campo, MG, publicou seus livros "Elementos de Chímica" e "Nomenclatura Chímica Portugueza, Franceza e Latina". 1798CLAUDE LOUIS BERTHOLLETREVERSIBILIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS LEI DE AÇÃO DE MASSASQuímico francês, colaborador de Lavoisier, observou que alguns compostos cristalinos apresentavam composições indefinidas e variáveis. Incidentalmente descobriu a reversibilidade das reações químicas e a lei de ação de massas, fatos que só foram compreendidos mais tarde. 1808JOHN DALTONTEORIA ATÔMICA LEI DAS PRESSÔES PARCIAISQuímico e Físico inglês. Tinha a incapacidade de distinguir as cores, assunto que ele estudou, daí o fato de serem denominadas daltônicas as pessoas que apresentam esse problema. Desenvolveu um modelo atômico onde considerou o átomo como uma partícula maciça indivisível, que ficou conhecido como o modelo da bola de bilhar. Dalton foi o primeiro a listar os elementos químicos, conhecidos na época, segundo as suas massas atômicas, fato que proporcionou a organização de tabelas periódicas. Anos antes (1801) enunciou a Lei das Pressões Parciais.

http://www.crq4.org.br/historia/linhadotempo/

Page 7: Química

Química no cotidiano

A química pode ser definida como a ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades e transformações. Ela está presente em no nosso dia a dia, em todos os materiais que nos cerca, e em todos os seres vivos.

O nosso corpo, por exemplo, é formado por diversas substâncias em constante transformação que possibilitam o ser humano continuar vivo. Sem essas reações não haveria vida. Ao consumirmos alimentos, água, entre outros, o nosso sistema digestivo produz substâncias químicas capazes de transformar esses materiais ingeridos em nutrientes necessários para diversas funções do organismo, como produção de energia, manutenção dos órgãos, tecidos, ossos, etc. Em todas as ações comandadas pelo nosso cérebro, como por exemplo, nossas emoções, o que ocorre é química.Outros exemplos que provam como a química está presente em nosso cotidiano podem ser citados:• Nos alimentos: os alimentos naturais precisam dos produtos químicos que fertilizam a terra para sua produção. Os pesticidas também são de grande importância na tarefa de garantir a qualidade dos alimentos, pois sua ação combate as pragas impedindo a disseminação de doenças e destruição das plantações.• No vestuário: a maioria das roupas que usamos apresenta fios artificiais (náilon, poliéster) misturados a fibras naturais (algodão, lã).

• Na saúde: o desenvolvimento da indústria farmacêutica e da medicina fortalece a saúde humana, aumentando a expectativa de vida do homem.

• No desenvolvimento econômico e tecnológico: a indústria química transforma elementos presentes na natureza em produtos úteis ao homem. Desde a fabricação de bens como computadores e automóveis até itens como plásticos, vidros, papel e tintas são resultados de transformações químicas.

Muitas substâncias químicas são comuns no nosso dia a dia, por exemplo:• Acetona (propanona)• Sal de cozinha (cloreto de sódio)• Água oxigenada (peróxido de hidrogênio)• Álcool (etanol)• Formol (metanal)• Soda cáustica (hidróxido de sódio)• Ácido acético (componente do vinagre)