Química Do Tratamento de Madeira

2
PRODUTOS QUÍMICOS UTILIZADOS EM TRATAMENTO DE MADEIRA O tratamento de madeira é uma maneira de impregnar peças de madei substâncias químicas, com o objetivo de protegê-las da ação de fungos podem provocar o seu apodrecimento e depreciação. um método simples e barato. !ode ser feito pelo produtor o ano todo na propriedade. "umenta a vida #til da madeira em $ a % ve&es. Os preservantes de madeira podem ser compostos puros ou misturas grande variação no custo, na eficiência e no modo de usar. O preservan aquele que consegue permanecer na madeira, é t('ico aos fungos e inset não é prejudicial aos )omens e animais. Os preservantes mais utili&ados são* +Oleossolúveis - !ara o tratamento de madeira a ser usada em contato dire solo, os mais importantes são o creosotoe o pentaclorofenol. +Hidrossolúveis - ão constituídos pela associação de v rios sais* sulfat dicromato de pot ssio ou s(dio, sulfato de &inco, cido cr mico, cid b(rico e outros compostos. OBS: Os produtos utili&ados no tratamento são t('icos e requerem o uso de equipamentos de proteção individual /0!1s2, como capa pl stica cabeça, luvas de borrac)a nitrílica de mangas longas, botas de borrac) PRODUTOS QUÍMICOS: SULFATO DE COBRE /"ção fungicida2 345"6O 70 819:O 71:;O<"6O 70 !O6= 1O /"ção 5i'adora2 71:;O<"6O 70 >71O /"ção 5i'adora2 =:17O ?>;1:O /"ção inseticida2 =:17O :;@<1:O =:17O "; A91:O =:17O ":61:O B4":1"4 /"ção acidificante2 CREOSOTO PENTACLOROFENOL 19 061:17" !1;06;>170 EISTEM MUITOS OUTROS!!!

description

Processo químicos para tratamento da madeira.

Transcript of Química Do Tratamento de Madeira

PRODUTOS QUMICOS UTILIZADOS EM TRATAMENTO DE MADEIRA

PRODUTOS QUMICOS UTILIZADOS EM TRATAMENTO DE MADEIRA

O tratamento de madeira uma maneira de impregnar peas de madeira com substncias qumicas, com o objetivo de proteg-las da ao de fungos e insetos, que podem provocar o seu apodrecimento e depreciao.

um mtodo simples e barato. Pode ser feito pelo produtor o ano todo na propriedade. Aumenta a vida til da madeira em 5 a 7 vezes.

Os preservantes de madeira podem ser compostos puros ou misturas existindo grande variao no custo, na eficincia e no modo de usar. O preservante ideal aquele que consegue permanecer na madeira, txico aos fungos e insetos, mas que no prejudicial aos homens e animais.

Os preservantes mais utilizados so: Oleossolveis - Para o tratamento de madeira a ser usada em contato direto com o solo, os mais importantes so o creosoto e o pentaclorofenol. Hidrossolveis - So constitudos pela associao de vrios sais: sulfato de cobre, dicromato de potssio ou sdio, sulfato de zinco, cido crmico, cido arsnico, cido brico e outros compostos.

OBS: Os produtos utilizados no tratamento so txicos e requerem o uso de equipamentos de proteo individual (EPIs), como capa plstica com protetor de cabea, luvas de borracha nitrlica de mangas longas, botas de borrachas.PRODUTOS QUMICOS:

SULFATO DE COBRE (Ao fungicida)SULFATO DE ZINCODICROMATO DE POTSSIO (Ao Fixadora)

DICROMATO DE SDIO (Ao Fixadora)

CIDO BRICO (Ao inseticida)CIDO CRMICO

CIDO ARSNICOCIDO ACTICO GLACIAL (Ao acidificante)CREOSOTO

PENTACLOROFENOL

INSETICIDA PIRETRIDE

EXISTEM MUITOS OUTROS...BREVE DESCRIO DE CADA PRODUTO:

1. SULFATO DE COBRE

Tambm pode ser chamado de Sulfato Cprico. um sal inorgnico, cuja frmula molecular CuSO4. Seu peso molecular 159.59 g/mol. Na sua forma anidra (sem gua) ele se apresenta como um p de colorao verde opaca ou cinzento, enquanto na sua forma penta-hidratada (CuSO4.5H2O), a forma no qual mais encontrado, ele azul brilhante.

2. PENTACLOROFENOL um composto orgnico, polialogenado, aromtico de frmula qumica C6HCl5O. Seu peso molecular 266.33 g/mol. um desinfetante, fungicida, inseticida, bactericida e moluscocida sinttico, que txico para o ser humano.A exposio ao pentaclorofenol, ainda que por pouco tempo, debilita o sistema imunitrio do ser humano. Pode afetar os sistemas cardiovascular, respiratrio, gastrintestinal, neurolgico, endcrino e reprodutivo e causar problemas de pele. Estudos demonstram efeitos prejudiciais para o fgado, rins, pele, sangue, pulmes e sistema nervoso central.

Frmula estrutural

3. CREOSOTO

O creosoto um composto qumico derivado do destilado de alquitranos procedentes da combusto de carbonos graxos (hulha) altas temperaturas.

A composio muito variada em funo das distintas utilizaes.

A principal propriedade so suas qualidades biocidas para os agentes causadores da deteriorao da madeira, a qual se protege impregnando-a com o produto mediante processo que habitualmente se realiza em uma autoclave e que se denomina creosotado. um lquido oleoso de colorao amarela com odor de alcatro. Pertence famlia dos fenis (aromticos). Por ser uma mistura complexa (formada por cerca de 162 produtos diferentes [HENRY, W. T & WEBB, D. A] no apresenta uma frmula qumica conhecida.

AGORA VOCS DARO CONTINUIDADE...