QUÍMICA - centrodemidias.am.gov.br · Habilidades • Ter uma postura crítica diante do uso do...

34
QUÍMICA PROF.ª DARLINDA MONTEIRO PROF.ª YARA GRAÇA 3° ANO ENSINO MÉDIO

Transcript of QUÍMICA - centrodemidias.am.gov.br · Habilidades • Ter uma postura crítica diante do uso do...

QUÍMICAPROF.ª DARLINDA MONTEIROPROF.ª YARA GRAÇA

3° ANOENSINO MÉDIO

Unidade II

Tecnologia

2

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Aula 8

Conteúdos

• Poluição atmosférica • Química e ambiente

3

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Habilidades

• Ter uma postura crítica diante do uso do petróleo e seus derivados.

• Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

4

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Efeito estufa • Do total de raios solares

que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo é chamado de efeito estufa.

5

AULA

Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.

6

AULA

7

AULA

O dióxido de carbono (CO2) é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos a gasolina e óleo diesel. Esse não é o único agente que contribui para emissão de gases, existem outros como as queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita.

porque

8

AULA

Com o intenso crescimento da emissão de gases e também de poeira que vão para a atmosfera, certamente a temperatura do ar terá um aumento de aproximadamente 2 ºC em médio prazo. Caso não haja um retrocesso na emissão de gases, esse fenômeno ocasionará uma infinidade de modificações no espaço natural e, automaticamente, na vida do homem. Dentre muitas, as principais são:

9

AULA

• Mudanças climáticas drásticas, onde lugares de temperaturas extremamente frias sofrem elevações e áreas úmidas enfrentam períodos de estiagem. Além disso, o fenômeno pode levar áreas cultiváveis e férteis a entrar em um processo de desertificação.

10

AULA

• Aumento significativo na incidência de grandes tempestades, furacões ou tufões e tornados.

• Perda de espécies da fauna e flora em distintos domínios naturais do planeta.

11

AULA

• Contribuir para o derretimento das calotas de gelo localizadas nos polos e, consequentemente, provocar uma elevação global nos níveis dos oceanos.

12

AULA

O tema “efeito estufa” é bem difundido nos mais variados meios de comunicação do mundo, além de revistas científicas e livros, no entanto a explicação é razoavelmente simples. Em razão de os gases se acumularem na atmosfera, a irradiação de calor da superfície fica retida na atmosfera e o calor não é lançado para o espaço; dessa forma, essa retenção provoca o efeito estufa artificial. Verifique abaixo um esboço de como ocorre o efeito estufa natural e artificial ou provocado pelo homem.

13

AULA

porque

14

AULA

1. Há uma grande discussão atualmente em voga para que as sociedades e os governos se conscientizem e diminuam a emissão dos gases do efeito estufa. Entre as práticas a seguir mencionadas, assinale aquela que pode ser considerada totalmente limpa no sentido de não emitir poluentes na atmosfera:

15

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

a) Produção de energia em hidroelétricas.

b) Utilização de fertilizantes na agricultura.

c) Atividade pecuária.

d) Construção de aterros sanitários.

e) Atuação de usinas nucleares de energia.

16

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

2. (ENEM) “Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava:

A conservação do calor na Troposfera ocorre a partir da perda de energia da superfície terrestre. Esta, ao se resfriar, emite para a atmosfera radiações de ondas longas equivalentes à faixa do infravermelho, caracterizadas como calor sensível, que são retidas pelos gases de efeito estufa.

17

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás responsável em reter o calor na baixa atmosfera, mas o vapor d’água, o metano, a amônia, o óxido nitroso, o ozônio, e o clorofluorcarbono (conhecido como CFC, que destrói a camada de ozônio na Tropopausa/Estratosfera) também são gases causadores do efeito estufa. Além desses gases, a nebulosidade e o material particulado em suspensão no ar são importantes contribuintes no processo de aquecimento da Troposfera, uma vez que também atuam como barreira à livre passagem das radiações infravermelhas emitidas pela superfície”. (Climatologia, Ed. Oficina de Textos.)

18

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

A partir da leitura do texto, conclui-se que

a) as ondas que causam o efeito estufa se constituem principalmente de curta frequência, como os raios X.

b) apenas o gás carbônico é capaz de reter calor suficiente para gerar o efeito estufa.

c) o efeito estufa envolve apenas as camadas externas que compõem a atmosfera.

19

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

d) gases lançados na atmosfera por atividades humanas, como indústrias, podem interferir no recrudescimento do efeito estufa.

e) o vapor de água permite a livre passagem dos raios infravermelhos, o que causa sua livre reflexão para o espaço exterior.

20

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

A energia eólica é produzida usando a força dos ventos para movimentar enormes aerogeradores que são conectados a turbinas para a geração da energia elétrica. Assim com outras energias, a eólica também é limpa e renovável o que a torna muito atraente para os dias atuais.

21

AULA

Para a sua produção são necessários a instalação dos aerogeradores em locais com abundância de ventos, tanto em volume como em regularidade, ou seja, não basta ter ventos fontes é preciso que eles sejam constantes. A velocidade dos ventos precisa ser superior a 3,6 m/s.

22

AULA

Energia Nuclear

A energia nuclear se produz a partir de uma reação denominada fissão, a fissão segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é para a física nuclear a divisão de um núcleo de átomo pesado (urânio, plutônio, etc.) em dois ou vários fragmentos, determinada por um bombardeamento de neutrões, e que liberta uma enorme quantidade de energia e vários neutrões. =CISÃO. E é a partir da fissão do núcleo de um átomo que bombardeia uns contra os outros ocasionando o rompimento dos núcleos e gerando grandes quantidades de energia. 23

AULA

As usinas nucleares, apesar de ser mais uma opção de gerar energia elétrica, também provocam acidentes graves no ecossistema, assim como ocorreu nas usinas de Three Miles Island, nos EUA, em 1979, e Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, pois a extração dos núcleos dos átomos ocorre a liberação de dejetos radioativos que altera a genética, provoca o câncer, além de danificar de modo incalculável o meio ambiente.

24

AULA

Energia solar

O Sol é em si um grande produtor de calor e potência, proporcionadas pela radiação eletromagnética que ele libera, assim o Sol, através de processos distintos, é responsável pela geração de dois tipos de energia elétrica, a energia térmica e a energia fotovoltaica, entendamos como funciona cada processo e como cada uma é utilizada.

25

AULA

A energia térmica é gerada a partir de coletores solares que ao captar a energia provinda do Sol transfere à água, utilizada geralmente em chuveiros elétricos, pois a água é totalmente aquecida quando recebe a energia térmica.

26

AULA

Já a energia fotovoltaica, possui duas possíveis formas de ser coletadas, seja por lâminas ou por painéis conhecidos por painéis fotovoltaicos, tanto um como o outro são compostos de um material que possui capacidade de capturar a radiação liberada pelo sol e produzir energia elétrica. A energia fotovoltaica possui mais um fator interessante, ela poder ser utilizada diretamente ou então pode ser abrigada em baterias para ser utilizada quando não houver sol.

27

AULA

BiogásBiogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas. A fermentação acontece em determinados patamares de temperatura, umidade e acidez.

28

AULA

Artificialmente esse processo ocorre através de um equipamento, o biodigestor anaeróbico. O próprio metano não possui cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases apresentam odor desagradável. O biogás é uma fonte energética renovável, por essa razão é considerado um bicombustível. Biogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas. A fermentação acontece em determinados patamares de temperatura, umidade e acidez.

29

AULA

1. Enumere a segunda coluna a partir da primeira, classificando corretamente as diferentes fontes de energia existentes.

Coluna 01(1) Fontes renováveis(2) Fontes não renováveisColuna 02( ) Energia do Carvão( ) Energia Eólica

30

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

( ) Energia Solar( ) Energia do Petróleo( ) Energia Geotérmica( ) Energia Atômica( ) Energia das Ondas das Marés

31

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

2. O Brasil é um dos países que apresentam os maiores potenciais hidrelétricos do mundo, o que justifica, em partes, o fato de esse tipo de energia ser bastante utilizado no país. As usinas hidrelétricas são bastante elogiadas por serem consideradas ambientalmente mais corretas do que outras alternativas de produção de energia, mas vale lembrar que não existem formas 100% limpas de realizar esse processo.

32

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, uma vantagem e uma desvantagem das hidrelétricas.

a) Não emitem poluentes na atmosfera; porém não são muito eficientes.

b) São ambientalmente corretas; porém interferem diretamente no efeito estufa.

33

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

c) A produção pode ser controlada; porém os custos são muito elevados.

d) Ocupam pequenas áreas; porém interferem no curso dos rios.

e) A construção é rápida; porém duram pouco tempo.

34

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA