QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES QUINTA-FEIRA, 24 DE MAIO DE 2012 Nº41302 WWW.FOLHADOES.COM SÓ JESUS CRISTO SALVA ! POLÍCIA PRESO POR ABUSO SEXUAL EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM JUIZ INDICADO O PRESENTE NÚMERO 1 O juiz de direito Robson Louzada Lopes teve seu nome aprovado pela Câmara de Cachoeiro como o Cachoeirense Ausente deste ano. Pág 08

description

Edição Nº 41302

Transcript of QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

Page 1: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES QUINTA-FEIRA, 24 DE MAIO DE 2012 Nº41302 WWW.FOLHADOES.COMSÓ JESUS CRISTO SALVA !

POLÍCIA PRESO POR ABUSO SEXUAL EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

JUIZ INDICADOO PRESENTE

NÚMERO 1O juiz de direito Robson Louzada Lopes teve seu

nome aprovado pela Câmara de Cachoeiro como o Cachoeirense Ausente deste ano. Pág 08

Page 2: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

02 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 24 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Salmos 8:22b A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem de-les; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abando-nam //Tribunal Regional Elei-toral do Espí-rito se preocu-pando com as eleições 2012 // TSE apoiando o tribunal capixaba // Pre-feitura de Aracruz tem o quadro completo dea-gentes comunitárias de saúde,sendo a popula-çãomuito beneficiada // O dinheiro vem do Mi-nistério da Saúde // Em Cachoeiro ocorre o in-verso // A Câmara deve-ria cobrar // Reginaldo-Quintase porventura sair da prisão poderá reas-sumir aPrefeitura // Está preso,mas não foi conde-nado // Só se for cassa-do pela Câmara // Ainda não se sabeo gasto com a Bienal Rubem Braga // Falta transparência // A rádio Diocesanaconti-nua desafiando a OAB,e mantem programa exclu-sivo a um únicoadvogado // Forças ocultasOlga Da-roz, Presidente do Asilo Adelson Rebello Moreira continua comandandoa entidade com pulso firme // Mulher guerreira // Célia Massagista atuando no CRE com muita eficiên-cia // Sorriso permanente // Anna Flávia,historiadora de BH fazendo pesquisa-sobre antigas fazendas de café do sul capixaba // Quer escrever um livro // Daniel Vantil, ex-prefei-to de Kennedy,como um pássaro na muda // Ca-ladoe observando o caos no município // João, 14:12 - Em verdade, em verda-de vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai // A.W.

[email protected]

Desfolhando

opiniãoDE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

ACONTECEU ONTEM...

Presos depois de assalto aShopping em Cachoeiro-ES

O apóstolo Paulo, inspirado por Deus escreve magistralmente di-zendo: “Porque o que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fa-zer o bem, porque a seu tempo cei-faremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportuni-dade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé”. (Gálatas 6:8-10)

Estamos vivendo dias sombrios! Muita corrupção! Agora surge a “Cachoeira da corrupção” Algo está errado no Senado. O Senado não foi constituído para aprovar leis que tra-gam benefícios para toda a socie-dade brasileira? Para aprovar proje-tos e tomar sábias decisões em prol do povo brasileiro? Mas... o quê es-tão fazendo? Gastando tempo em CPI para julgar e decidir quem fal-

tou com o “decoro parlamentar” e se estão envolvidos nos escândalos que a cada dia aumentam mais. Quem tem que julgar e decidir é o SUPRE-MO TRIBUNAL FEDERAL. É O PODER JUDICIÁRIO. O cidadão precisa saber utilizar com sabedoria o seu voto não promovendo o can-didato corrupto. É dever do cristão orar pelas autoridades constituídas, pois elas, um dia, terão de prestar contas dos seus atos perante o Su-premo Juiz, o Senhor Deus. (Rm 14:12) Infelizmente muitos parla-mentares agem de má fé, buscando simplesmente os seus próprios inte-resses. Eles colherão, no tempo pró-prio, os frutos de suas ações, pois Deus o justo juiz está olhando tudo o que ser passa na face da terra e em todos os lugares. Que Deus nos aju-de para que o nosso foco seja a ver-dadeira justiça aprovada por Deus. Deus nos abençoe. Amém.

“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.

Gálatas 6:7

DE DEUS NÃO SE ZOMBA

[email protected]ço Bíblico

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - BaiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: Ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável pela impressão:Representante responsávelGráfica & Editora GracalAv. Aristides Campos, 191

Gilberto MachadoCachoeiro de Itapemirim-ES

Sites da Editora LeiaJornalista responsável: Jackson Rangel

www.folhaes.com.brwww.leiapesquisa.com.brwww.olharfashion.com.br

www.leiatudo.com

www.folhaes.com.br - [email protected]

O Espírito Santo fechou o ano de 2011 com mais de 52 mil pessoas infectadas pelo mosquito da dengue e segundo a Secreta-ria de Estado da Saúde (Sesa) é quase a mesma quantidade da pior epidemia já en-frentada pelo estado, em 2009, quando 53.708 pessoas tiveram a doença.

Os últimos entremeados com forte calor e chuvas é a combinação perfeita para o aparecimento da dengue nos quatro can-tos do país. No Espírito Santo, essa doença que parece simples, mas que mata pode fi-car fora de controle.

As reportagens das diversas mídias, em época de epidemia ou aumento de casos, es-tão sempre divulgando os números de casos e alertando a população. Todo ano acontece o mesmo expediente, mas parece que poucos se atentam para algo tão preocupante.

E pensar que cuidados básicos de higie-ne são o suficiente para evitar a perda de vidas preciosas. Pequenas providências e uma pitada de bom senso podem transfor-mar esse pesadelo.

Basta cada um fazer a sua parte.

É preciso estar com o alerta ligado

Rev. Dr. Caruso Godinho Capelão do H.E.C.I.

Page 3: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

03Folha do E. SantoQuinta-Feira, 24 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

O deputado José Esmeraldo (PR) defendeu o funcionamento das creches em tempo integral. Segundo ele, “é inadmissível que as mães que trabalham 8 horas por dia não te-nham onde deixar seus filhos”. O parlamen-tar pediu aos prefeitos para que tenham sensibilidade e ampliem os horários de fun-cionamento das creches municipais.

CAULES

TWITTADAS

Cardiologistas suspendem cirurgias em Cachoeiro de Itapemirim, no Instituto do Coração,

por atraso em pagamentos. #JRV

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

Depois da CPMI da Cachoeira e do Mensalão, eleitorado deveria tomar vergonha na cara nas

eleições de 2012. #JRV

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

As pessoas não precisam facilidade para comprar carro. Precisam saber

como ser felizes com o Estado oferecendo o básico #JRV

@jacksonrangel11

Foi realizada reunião interna do PMDB em Vitória-ES. Se depender da vontade do ex-

governador Paulo Hartung, ele será pré-candidato. #JRV

@jacksonrangel11

SÓ A GRAÇA DE CRISTO

“E disse-me: a minha graça te basta, por-que o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. (De boa vontade, pois, me gloriarei nas mi-nhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” (II Coríntios) 12:9).

O Cristianismo faliu. A tradição cultu-ral, de uso e costume, com filosofia e teo-logia sistemêmica, vem matando a men-sagem das boas novas, substituido-a por ritos eclesiásticos, escravizando a huma-nidade com falso legado “apostólico”

O diabolismo transformou a men-sagem da Cruz, aquela pela qual Jesus Cristo pagou e apagou todos os nos-sos pecados, em movimentos e ministé-rios com homilias e pauta de liturgia de pura invenção do homem. Crucifica-se, a toda momento, novamente, o Messias.

O caminho vem sendo mais estreita-do este testemunho. Criou-se Concílios, legitimando fábulas em mandamentos para cevar e confundir as ovelhas.

Produziu-se instituições sem nenhu-ma autorização do Espírito Santo e nem ordenança de Cristo.

Sim! Não há dúvida de que acampa-ram na Casa do Pai para comercialização de produtos para todos os gostos naturais.

Os “levitas” cobram cachê. Os “sacerdo-tes” também. E a “Igreja” virou ponto de en-contro para aliviar a culpa sem conversão.

Carece-se de uma reforma que signifi-ca voltar à origem dos ensinamentos de Cristo, sem invencionice, sem ceder ao mundo e aos seus efeitos especiais.

Apenas a Palavra transformadora e anunciadora do Reino de Deus. Apenas ouvir a Deus: “A minha graça te basta”.

palanque

Caso do deputado cassado, José Carlos Elias (PTB) ainda vai render / Max Mauro vai ter que esperar o desenrolar do assunto / Segundo Theodorico Ferraço (DEM) só o Tribunal de Justiça pode julgar o caso / É o foro privilegiado / Comitê Suprapar-tidário de Cachoeiro preparando novo encontro neste mês / Cachoeira na enco-lha / Muita gente de cabelo em pé

CAMINHANDOO prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR) (foto), rebateu as informações de um possível rompimento com o PTB. Na semana passada, o presidente municipal da sigla, Heliossandro Mattos, ameaçava deixar a base aliada ale-gando que Neucimar não estaria cumprindo o acordo de alianças. O republicano garante a caminhada em compasso com os petebistas

Jackson Rangel - Jornalistawww.jacksonrangelvieira.com

CORRUPÇÃOO Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) negou provimentos ao embargo de decla-ração interposto pelo ex-prefeito de Barra de São Francisco, Edson Henrique Pereira, o Edinho Pereira. A defesa do político, cas-sado do cargo de prefeito por corrupção eleitoral, alega que não existe previsão le-gal para entrega do relatório no prazo de 45 dias e multa em caso de atraso.

INTEGRAL

Polícia Federal está fazendo varredura na Prefeitura de Anchieta-ES, depois da devassa

no Município de Kennedy, pretendo 23 pessoas. #JRV

Page 4: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

TEIA ESPÍRITO SANTOO terceiro encontro TEIA Espírito Santo 2012, será realizado nos dias 1º e 2 de junho, no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Vitória. A TEIA, rede dos pontos de cultura do Estado, visa ga-rantir a expressão da pluralidade brasileira na construção de uma memória presente, através das novas possibilidades de difusão e acesso à cultura. Serão dois dias de debates, trocas de experiên-cias e intercâmbios nos quais serão abordadas as diretrizes que fundamentam a rede de pontos de cultura do Espírito Santo.

opiniãoNewton Braga CANÇÃO DO

OUTONO

Peguei um jornal de classificados, outro dia, porque precisava pesquisar algumas coi-sas, e me surpreendi com o que achei nele: um poema de Quintana. Não é normal en-contrarmos poesia em jornal nenhum, nos últimos tempos, quanto mais de classifica-dos. E o poema é de Quintana.

E encontrar um poema já é bom. Encon-trar um poema de Quintana, então... Trata-se de Canção de Outono: “O outono toca reale-jo / No pátio da minha vida. / Velha canção, sempre a mesma, / Sob a vidraça descida... // Tristeza? Encanto? Desejo? / Como é possível sabê-lo? / Um gozo incerto e dorido / De ca-rícia a contrapelo... “ (...)

Ah, Quintana, meu querido Quintana... Só você, para definir o outono, ainda que eu sin-ta uma certa melancolia nesses versos. Mas outono é isso mesmo, é transição, é a esta-ção da indefinição ou da espera da definição que se dará logo adiante. O outono é a antes-sala do inverno, é quando a gente vai se pre-parando para o frio que vai chegar, é quando o calor humano começa a aumentar.

O outono tem dias cinzentos, outros nem tanto. No final da estação, algumas folhas co-meçam a secar para depois cair, mas tam-bém é quando as flores do manacá-da-serra – o jacatirão de inverno - começam a desa-brochar, abrindo brancas e tomando cor a medida que vão se abrindo, tornando o frio mais colorido e alegre.

“O outono toca realejo no pátio da mi-nha vida”. Sim, há música no outono, tam-bém, Quintana. Os passarinhos vêm can-tar no meu telhado, no meu jardim, na minha janela. “Tristeza, encanto?” Eu diria encanto, poeta. Uma carícia, sim, um en-canto. Como o seu poema.

Por Luiz Carlos Amorim Escritor

SEMANA Literatura, música, dança, fotografia, teatro. As mais diversas manifestações ar-tísticas e culturais estarão reunidas em Domingos Martins durante a V Sema-na Cultural, ente os dias 4 e 12 de junho. O evento, que marca as homenagens ao Dia do Município e ao herói Domingos José Mar-tins, vai oferecer mais de 30 atrações a moradores e turistas. A maratona cul-tural começa já na segun-da-feira (04) com a aber-tura da mostra fotográfica "Nosso Olhar", na Casa da Cultura, às 18 horas.

BEATLESOespetáculo “Revolution, A História dos Beatles”, da banda Clube Big Bea-tles, será apresentado em Cachoeiro-ES no sába-do (26). O show, idealiza-do para comemorar os 20 anos do grupo capixaba, vai ser realizado em dois horários, às 19h e às 21h, no TeatroRubem Braga. A entrada é franca. O espe-táculo é uma grande peça teatral multimídia que tem o objetivo de mostrar ao público como os quatro rapazes de Liverpool re-volucionaram a história da música contemporânea.

MELHORESDepois de apresentar por todo o Brasil e Portu-gal as glórias e desven-turas do jovem Joseph Klimber, um dos persona-gens do espetáculo Notí-cias Populares e peregri-nar incansavelmente com Hermanoteu, também re-gistrando temporadas me-moráveis, a Cia. de Co-média Os Melhores do Mundo traz para os pal-cos capixabas um de seus maiores sucesso: SEXO – A Comédia. O espetáculo acontece nos dias 2 e 3 de junho, no Centro de Con-venções de Vitória.

04 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 24 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Page 5: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

05Folha do E. SantoQuinta-Feira, 24 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)política

notaTom

e

Vacina contra a raivaQuem mora no interior de Cachoeiro de Itapemirim e possui cão ou gato, terá mais uma chance para vacinar seus animais con-tra a raiva. Depois de percorrer os domicílios da área rural para a imuni-zação, a Secretaria Mu-nicipal de Saúde (Semus) vai realizar o Dia D de vacinação no interior con-tra a raiva, neste sábado (26), das 8h às 12h, para imunizar os cães e gatos que ainda não recebe-ram a dose da vacina.

História do Espírito SantoPara melhor conhecer a história sobre o período colonial capixaba, os documentos disponibili-zados pelo Arquivo Pú-blico do Estado do Espí-rito Santo (APEES) são uma das principais fon-tes. A doutoranda em História pela Universi-dade Federal de Minas Gerais (UFMG), Enai-le Flauzina Carvalho, é uma das pesquisadoras que escolheram a épo-ca como tema.

Dinheiro contra analfabetismoCom o objetivo de dimi-nuir o analfabetismo en-tre a população jovem e adulta, o Governo do Espírito Santo debate a questão com vários muni-cípios capixabas. A reu-nião contou com a parti-cipação de secretários de nove municípios (Cachoei-ro de Itapemirim, Caria-cica, Colatina, Guarapa-ri, Linhares, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória).

A drenalina, saltos radicais e os roncos de motocicletas prometem esquentar o frio da região serrana neste final de semana com o 24º Enduro Nacional da Polenta, dias 26 e 27 de maio, em

Venda Nova do Imigrante-ES. No sábado (26) à noite, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, o público vai poder conferir a per-formance da equipe de Jorge Negretti e Joaninha, uma das mais famosas do freestyle do Brasil. O Enduro da Polenta vale pela 8ª e 9ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regulari-dade, sendo as únicas da competição nacional rea-lizadas no Estado. A tradicional prova reúne pilo-tos de todo o país, numa trilha que passa em meio às

belezas e obstáculos da Região Serrana. A largada é em Venda Nova do Imigrante e a trilha ainda percor-re os municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Afonso Cláudio e Conceição do Castelo. As inscrições já estão abertas no site www.endurodapolenta.com.br, que está de cara nova trazendo muito mais informações aos pilotos e fãs do motociclismo de regularidade. Para os pilotos capixabas, a taxa promocional é de R$ 140, en-quanto para os de outros Estados custa R$ 200 A 24ª edição do Enduro Nacional da Polenta vai percorrer os caminhos da Rota Imperial da Estra-da Real, também conhecida como “Estrada de São Pe-dro d’Alcântara”, o mesmo caminho usado pelos por-tugueses para exploração do ouro há mais de 200 anos.

ENDURO EM VENDANOVA-ES

O piloto Jorge Negretti será uma das atrações do 24º En-duro da Polenta que acontece no próximo final de semana

em Venda Nova do Imigrante

Da Redação

O piloto Jorge Negretti será uma das atrações do 24º Enduro da Polenta que acontece no próximo final de semana em Venda Nova

Page 6: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

06 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 24 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES) regional

notaTom

e

ES pesquisa a dengueFundação de Amparo à Pesquisa do Espírito San-to financiou uma pesqui-sa sobre os tipos de den-gue registrados no Espírito Santo. A responsável por este projeto, a professora e pesquisadora do Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Eleni-ce Moreira Lemos, explica que o trabalho surgiu de-vido aos casos de suspeita de dengue no Estado.

O município de Itapemirim-ES recebeu um grupo de pesquisadores da Uni-versidade Federal do Espírito Santo para a coleta de dados e informações junto aos jongueiros adultos e mi-

rins, bem como, registraram através de fotografias e gravações de áudio, toda a pesquisa, costumes e saberes do folclore em Itapemirim. Segundo o consultor do Iphan, Clair Junior, o trabalho é de arrolamento das tradições popula-res capixabas que Iphan/UFES estão fazendo e que resultará no Mapeamento, Documentação, Apoio e Fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial. Por mais de cinco horas a reunião foi mo-

vida pela emoção. Ao rememorar a tradição cultu-ral deixada pelos escravos africanos e mantida ao longo dos anos por pessoas como Sassarica, Co-roada Rainha do Jongo nos tempos de mocidade dos veteranos; Benedito Calunga e Wilson Bento. As crianças do Grupo de Jongo Mirim “Chrispinia-no Balbino Nazareth” mostraram que têm talento e deram um espetáculo com a batida dos tambores, com a dança e com os pontos improvisados.

O próximo encontro dos mestres itapemirinenses com representantes das entidades está agendado para os dias 16 e 17 de junho, na cidade de Alegre. O resultado final do trabalho será realizado em São Mateus, norte do Estado, previsto para ocorrer no mês de outubro.

ITAPEMIRIMRESGATAFOLCLORE

Por mais de cinco horas a reunião foi movida pela

emoção.

Da Redação

Os números da torturaO governo federal vai di-vulgar em junho as infor-mações do relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre tor-tura no Brasil. De acordo com a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, um gru-po de trabalho está tra-balhando “intensamente” para responder ao Subco-mitê para a Prevenção da Tortura (SPT) da ONU, res-ponsável pelo documento.

Ceasa sulterá expansãoA Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) autorizoua contratação do projeto de expansão da Ceasa Sul, que fica em Cachoeiro de Itapemirim. A novidade estava sendo aguardada pela prefeitu-ra municipal, que já notava a necessidade de uma am-pliação do espaço. Segun-do o subsecretário de Agri-cultura, Edson Canchilheri, hoje, a Ceasa Sul está com todas as lojas ocupadas e já observa a procura de in-teressados em novas lojas.

Os grupos de Jongo adulto e mirim de Itapemirim-ES estão sendo catalogados pelos pesquisadores do IPHAN e Ufes

Page 7: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012
Page 8: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

geralnotaTo

me

Rochas com menos impostosO Governo do Estado re-duziu o ICMS a ser reco-lhido pelas empresas de mármore e granito do Es-tado, como forma de in-centivo à produção de itens de maior valor agre-gado e expansão dos parques industriais. A me-dida está prevista no Con-trato de Competitividade assinadono Palácio An-chieta entre o poder es-tadual e o sindicato das Indústrias de Rochas Or-namentais (SindiRochas).

A Câmara de Cachoeiro aprovou por unanimidade, na sessão de terça--feira (22), o nome do Cachoeirense Presente N.º 1 de 2011. O escolhido é o juiz de direito Robson Louzada

Lopes, titular da Vara dos Feitos da Fazenda Pú-blica Municipal, Meio Ambiente e Registros Pú-blicos de Cachoeiro de Itapemirim. A indicação foi feita pelo vereador Luisinho Tereré (DEM). Robson Louzada Lopes, 35, formou-se advogado pela Faculdade de Direito de Itape-mirim e exerceu a profissão de 2000 a 2003,

quando assumiu a magistratura. Criado na Rua Samuel Levy, é filho do motorista Francisco Assis Lopes e da costureira Luzia das Dores Louzada Lopes. Também é reconhecido pelo envolvimento com ações sociais, como a Liga Urbana de Street Ball. Robson Louzada Lopes, 33 anos, filho do motorista/fretista Francisco de Assis Lopes e da costureira Luzia das Dores. Estudou no Bernar-dino Monteiro, Cristo Rei, Imediato, Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI) e fez pós-graduação em Vitória.

JUIZ É OPRESENTENÚMERO 1

Também é reconhecido pelo envolvimento com

ações sociais, como a Liga Urbana de Street Ball.

Da Redação

Pokan em alta no ESA tangerina está em perí-odo de safra e movimen-ta a comercialização na Centrais de Abastecimen-to do Espírito Santo (Cea-sa/ES), empresa vincula-da à Secretaria de Estado da Agricultura, Abasteci-mento Aquicultura e Pesca (Seag). Já foram comer-cializados 669.740 quilos de tangerina ponkan nes-te início de colheita. São 2.9242,68 quilos comer-cializados de 2011 até o maio de 2012, e o pre-ço médio está R$ 14,00 a caixa, e R$ 0,78 o quilo .

IPI reduzido para veículos no EstadoOs capixabas ainda não perceberam qual-quer redução nos valo-res dos veículos à venda na Grande Vitória, um dia após o anúncio da redução do Imposto de Produtos Industrializados (IPI). A Federação Nacio-nal das Distribuidoras de Veículos Automotores (Fe-nabrave) informou que essa redução já estará perceptível, no máximo, nesta quinta-feira (24).

08 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 24 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Page 9: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

09Folha do E. SantoQuinta-Feira, 24 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Page 10: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

Vende-se um apartamen-to, 124 m², bairro idepen-dência, ótima localização, financiável, telefone para contato 9279-8700.

Passo uma sorveteria completa em financia-mento, na praça do bair-ro São Luiz Gonzaga. Valor a combinar! Contato: (28) 9986 8153

Vende-se 3 ca-sas 2 de 120m e 1 de 60m ,todas termina-das e gradiadas,IPTU do ano pago, 2 estão alugadas,Rui Pinto Ban-deira Rua: João Afonso de Miranda prox. ao morro do cigano tel(028)9958--9478,falar com Nelsom ou Marlene

Vendo-se imóvel na Rua Mario Augusto de Mora-es Bairro Gilberto Macha-do proximo a pracinha dos macacos.( Uma área medindo 340 m toda edificada com jar-dim, piscina, area para festa com cobertura chur-raqueira e cosinha, sáuna com 2 banheiro e sala de descanso mais dois quartos uma copa e dois banhei-ros) Fone para contato 28-99615366/ 35227168 / 30361887

Vendo quarto e sala no centro da cidade R$ 50 mil / Telefone (21) 9636-6294

Vendo sítio na Tijuca com telefone, urgência. 2 Al-queires. Entrar em conta-to 3517-4609 falar com

João ou Marcos, dispenso curiosos.

Vende-se um lote no bair-ro Gilberto Machado pró-ximo ao Jaraguá. Dina - 9956 5151

O sitio Fonte das Águas e Casa de Campo. Convi-da você, sua família, ami-gos, igrejas, escolas para desfrutar nesta nova tem-porada, das pequenas cachoeiras, da área de churrasqueira do parque infantil e outras atividades. LIGUE AGORA E FAÇA SUA RESERVA TEL: (28)9881-5939/9884-3657ACESSE: sitiofontedasa-guas.com.br

Vende-se 1 casa, aveni-da Linha Vermelha, Bairro Zumbi, n° 32.Tel 9884-1671 falar c/ Ilário Ribeiro

VENDO APARTAMENTO, com Escritura, no Conj. Re-sidencial Áttila Vivacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bair-ro Independência, com 03 quartos, 02 banhei-ros, 01 quarto de empre-gada com área de servi-ço, cozinha, copa e sala de estar. Reformado com ar-mários embutidos, piso de mármore e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnen-to todo reformado na Rua Raimundo Andrade Edifí-cio Paulo Sul, Apartamen-to 403 - IBC - Tel 3521-4485 , Audicéia

Vende-se um terreno de

416m² em Marataízes, próximo ao Supermercado Navio. Informações pelo fone: (28) 3517-5104 / (28) 9918-4484 falar com Jorge

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bair-ro Basiléia medindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, Bairro Gilberto Machado, exce-lente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima localização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Ma-rataízes, excelente localiza-ção, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima vi-sinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, ur-gente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tra-tar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, Va-lor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vendo lote esc. e registra-do na região que mais va-loriza no ES, localizado na Praia das Neves, P. Kenne-dy. Apenas R$ 18.000,00, tratar 9884-3458.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha Vermelha, José Felix Cheim Nº 32 - Bairro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ribeiro

Vendo loja de papela-ria, xerox, boutique e etc, toda montada em perfei-to estado, em funciona-mento, com firma registra-da a 21 anos, no mesmo local, endereço Av. Mon-te Castelo, Independência, sem nenhum protesto. Boas condições de pagamento. Motivo: Mudança de cida-de. Telefones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vende - se casa de 120m² em Marataizes com dois quartos, sala, cozinha, copa, banheiro e varan-da. Contato: Fabricio Fon-tes. Cel: (28) 9996-0618 e 3517 - 0425.

Vendo apartamento no Centro da cidade 2 quar-tos , 2 salas,2 banheiros, cozinha serviço. Comer-cial, Residencial R$ 150 mil (21)9636-6294

APROVEITE!!!! Vendo lote 640m2, Excelente lo-calizaçäo, no Bairro Gil-berto Machado.Contato: 9956.5151 c/ 5537.

EXCELENTE OPORTU-NIDADE!!!! Vendo lote, 390m2 na Rua: Agostinho Madureira, Bairro Gilber-to Machado.

Vende-se um imóvel com 2 quartos, sala, banheiro, cozinha, varanda, quar-to de serviço e garagem situado na Rua Marechal Hermes da Fonseca, 06 - bairro Independencia - tratar com Ademir ou Cristiane pelos telefones: 3517-2592/9938-0176/9988-2440.OBS: sala e cozinha mo-dulada com roda forro e gesso.

Vende-se uma casa na rua sergipe numero 37 no bairro Santo Antonio, com 3 quarto, copa, cozinha, cobertura, terreno com garagem, sala, banheiro.9986-4742

Vende-se ou troca-se por carro uma casa de 2 an-dares com garagem e ter-raço.Tratar com Pretinho (28)9959-9775

Vende-se ou troca-se uma casa com cobertura de lage no bairro Mon-te Belo. Próximo a pra-ça. Aceito carro. Tratar com pretiniho tel: (28) 9959-9775

Vende-se ou troca-se uma chácara na locali-dade de Garrafão com a medida aproximada-mente 13.000 m² com uma casa, com planta-ção de 150pés de coco e pés de frutas variadas. Troco por casa em Ca-choeiro. Tratar com Sr. Luiz, tel 9273-5037

10 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 24 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Page 11: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

11Folha do E. SantoQuinta-Feira, 24 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vendo ou troco Citroen C3 Completo 1.4, 2010/2011. Falar com Márcia 3522-7892 / 9938-2254

Escort Hobbi ano 94\95, cin-za, 2 portas, básico todo re-visado e com documentação em dia. Valor : 5000,00 tel: 9882-0033 \ 8111-3728

Vendo CRF 230/2009, BOU-LEVARD 800/2007, CBX 750/87, e PALIO WEEKEND 1.4/ 2007, PEUGEOT 206 05/06 interessados falar com Flavio (28) 9961-8691

Vende-se um Logus 94/95. R$ 4 mil. Tratar 9901-6784

Vende-se uma Honda twister ano 2004 vermelha . Tratar 9955-0850/3521-1208

Vende-se uma Honda CG 150 ks ano 2006/2007 vermelha . Tratar 9955-0850/3521-1208

Vende-se um Fiat Uno Mil-le Economy 09/09. Perfeito estado. Tratar 81129241 / 99630903 / 99025083

Vende-se uma motoci-cleta suzuki, modelo yes 125, ano 2008/2008, com 12.750 km. cor pra-ta, pneus e baterias no-vos, emplacada. Hécio -

Alugo apartamen-to terreo (temporada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, va-randa e garágem (in-terna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

Vendo e alugo casas e apartamentos para car-naval e temporada de verão. Rua sete de se-tembro nº 220 - Mara-taízes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

Aluga-se apartamen-to Edifício Topázio, Bair-ro Gilberto Machado, 4 quartos(2 suítes), 4 va-gas de garagem , dep. de empregada, área de lazer completa. Informa-

Aluga-se Loja 35m² com mezanino excel. Localiza-ção no 2º piso do shopping Cachoeiro. Aluguel a com-binar. (28) 9968-3145

Vendo antena rural para celular com cabo de 5m, kit e o aparelho celular,

Procuro emprego como balco-nista, Auxiliar de Cozinha ou recepcionista. 9925-6429 - Claudia

Precisa-se de balconista com experiência, padaria Bela Vis-ta. Tel. 3521-7434

Ofereço-me para trabalho na vaga de motorista. Pos-suo habilitação categoria D, com mais de 2 anos de ex-periência. Possuo também curso de transporte coleti-vo e escola realizado no set senat. Contato: (28) 9915-5715 ou (28) 3522-0546 falar com Carlos Alberto.

Vende-se comput. DualCore 1.80 Ghz - 2 gb de ram - 1 TB de hd, palca de videio ge-force 9500 gt de 1 gb, fonte de 500 wats reais, leitor de car-tões de memória, 9 portas usb, gravador de dvd, monitor lcd 17´5". R$ 900,00 - Thiago - 28 9968-9953.

VENDE-SE2 BALCÕES BRANCOS

1,40X40X1,14C/ DIVISÕES DE VI-

DRO E PORTASBALCÃO BRANCO 1,10X1,10X1,00

C/ DIVISÕES DE VI-DRO

CONTATO:9985-1506

ções pelo fone (28)9956-5151 falar com Dina

Alugo Galpão no aero-porto na rua da Vima-com. Valor : 1200,00 (28) 9961-8691

Vende-se1 apartamen-to no Bairro Independên-cia, 3 quartos, 1 suite, armarios nos banheiros e cozinha, dependên-cia de empregado, piso de granito, totalizan-do 124 m², financiado com uma peugeot 207 ano 08/09, 65.000 KM, completo. Valor total R$ 280.000,00. Dispen-so curioso. Telefone para contato 9279-8700

Casa para alu-gar com amplo espa-ço - 140m²: 03 quar-tos, 02 banheiros, closet, cozinha,dispensa, área de serviço, sala de estar, copa,escritório, área ex-terna, garagem, 2º an-dar. TV a Cabo e Inter-net incluidos no preço. LOCAL: Bairro Basiléia - Cachoeiro de Itapemi-rim/ES. VALOR ALUGUEL: 650,00 - CONTATO: (28) 9984-7766

Aluga-se 1 ponto comer-cial na linha vermelha, próximo ao centro. Bom para depósito ou igreja.Tel para contato: 3511-0659 ou 9991-4242

Aluga-se um aparta-mento na Praça da Bandeira, 2 quartos grandes, sala, cozinha, banheiro, com armário imbutido, e terraço no ponto final do Praça da Bandeira. Tel. 3511-

Vende-se 2 casas no bairro Independên-cia, cada uma c/ 2 ba-nheiros, 3 quartos, sala, copa, coziniha e garagem. Valor R$ 110.000,00. Uma Chá-cara na Gruta c/ 3.000 m², c/ uma casa de ter-nite c/ 4 quartos, 1sala, 1 cozinha e 1 banhei-ro, incluso água e luz c/ vários tipos de planta-ções (próximo ao cam-po da gruta). Valor R$ 70.000,00. Tel. para contato 9984-2009 fa-lar com M.F.D.C

Passo uma sorveteria completa em financia-mento, na praça do bair-ro São Luiz Gonzaga. Valor a combinar! Contato: (28) 9986 8153

1026 ou 9923-8244

Aluga-se um ponto comrecial no bairro San-to Antonio, por tras do Perim na avenida Jones dos Santos Neves. Tel. 3511-1026 ou 9923-8244

9257-7416

Moto CG Fan 150 esi, ano/modelo: 2009-2010, cor: preta, Km: 18.000, Valor: r$ 5.500,00. Contato: (28) 9989-7440 - 9883-8843

Vende-se uma CG Fan 150 ESI 2010, cinza. Va-lor R$ 5.600. 1 Fan 125 ES 2010 vermelha, 7000 KM, valor R$ 4.700. 1 Biz KS 125 2007, emplacada até 2013, vermelha. Valor R$ 3.750,00. Tel p/ contato 9969-9462/ 8118-9302

Vende-se Gol ano 2006/2007, G4 básico, 2 portas, 30.000 km. Carro de garagem. Tel. para contato 9939-0031 ou 3036-4106

Vende-se uma Estrada cor Branca, modelo 2006/07, com direção hidráulica, ro-das liga leve, capota Mara-timba, ótimo estado de con-servação. Valor R$22.00,00. Tel contato 9985-0101

eu instalo. Valor : 400,00 Tel: 9882-0033 \ 8111-3728

Page 12: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

notaTom

e

Morar só acaba em depressãoMorar sozinho pode não ser tão bom quanto pa-rece. Segundo um estudo finlandês, torna a pessoa 80% mais propensa a so-frer de depressão. Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram dados de 1695 homens e 1776 mulheres entre 30 e 65 anos, sendo que 14% moravam sem companhia.

A lém da falta de comprovação cien-tífica quanto à sua eficácia, as no-vas terapias de combate aos efeitos do envelhecimento podem compro-meter o bom funcionamento do or-

ganismo e aumentar os riscos de câncer. A re-posição de nutrientes e o uso de remédios, como hormônio do crescimento (GH), para ganhar músculos e queimar gordura com facilidade, po-dem aumentar a incidência de cânceres. Segundo especialistas, osestudos sobre vitaminas E, C e betacaroteno, por exemplo, apontam que, se consumidas em excesso, essas

substâncias aumentam o risco de câncer e não reduzem doenças crônico-degenerativas. O dire-tor da Sociedade Brasileira de Geriatria e Geron-tologia, Rubens de Fraga, ressaltou que velhice não é doença e, portanto, não deve ser prevenida. Esse mercado gera US$ 100 bilhões por ano no mundo. Tem seu lado positivo, que é a busca da ali-mentação balanceada e do exercício físico. Mas tem o lado negativo, que é o medo das rugas e a idolatria dos ideais de juventude eterna. Os velhos são biblio-tecas vivas e em muitos casos sustentam famílias in-teiras. Não existe uma pílula mágica. O importante é buscar envelhecer com autonomia e independência.”

OS PERIGOSNO COMBATE A VELHICE

Esse mercado gera US$ 100 bilhões por

ano no mundo.

Da Redação

Caem as mortes por denguePesquisa divulgadape-lo Ministério da Saúde re-vela uma queda de 87% no número de casos gra-ves de dengue registrados no país nos quatro primei-ros meses do ano – foram 8.630 em 2011 contra 1.083 em 2012. De acor-do com o estudo, o núme-ro de mortes provocadas pela doença também caiu durante o mesmo perío-do, passando de 374 em 2011 para 74 em 2012.

Regras para planos de saúdeO descredenciamento de médicos e de hospitais dos planos de saúde deve ser comunicado individual-mente a cada segurado, segundo decisão da Ter-ceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo o STJ, as opera-doras precisam agir com boa-fé, que pressupõe deveres de informação e os ministros analisaram o recurso da família de um cardíaco que, ao procu-rar o hospital em que era atendido habitualmente, descobriu que o estabele-cimento foi descredencia-do da rede conveniada.

A reposição de nutrientes e o uso de remédios para ganhar músculos e queimar gordura podem aumentar a incidência de cânceres

12 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 24 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES) saúde

Page 13: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

Caem as mortes por dengue

Page 14: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

14 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 24 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES) polícia

O desocupado Carlos Eduardo Costa, 26, foi preso na manhã de ontem acu-sado deinvadiruma residênciana Rua Aguilar Ferreira Athayde,no bairro Monte Belo, em Cachoeiro-ES, eten-

tarestuprar uma mulher de 54 anos. Segundo a ví-tima, que preferiu não ser identificada,o acusado é seuvizinho, e a conhece há muito tempo. Ela disse aindaque no momento do fatoesta-va preparando o seu almoço já que iria para otra-

balho. Aoouvir um barulho dentro de casaachou que era um dos seus filhos, mas logo se assustou ao perceber que Evandro havia invadido a sua casa e logo começou a sediá-la A dona de casa começou a gritar pedindo socorroe parentes delacorreram para ver o que estava acontecendo. Com a chegada de popula-res, o acusado tentou fugir, mas a PM foi aciona-da e localizou o mesmo escondido no quintal de sua residência onde acabou preso.

PRESO PORASSÉDIO SEXUAL

Carlos Eduardo Costa, 26, foi preso na manhã de ontem acusado de invadir uma residência no Monte Belo

Segundo a vítima, que pre-feriu não ser identificada,o acusado é seuvizinho, e a conhece há muito tempo

Da Redação

notaTom

e

Queda mata aposentado Salvador Severo de Souza,84,morador do bairro São Fran-cisco de Assis, em Ca-choeiro-ES,morreu na madrugada de on-temdentro de sua re-sidência. Segundo a família, o aposenta-do teria sofrido uma queda no último sá-bado e encaminhado para a Santa Casa onde permaneceu em observação e depois foi liberado. De vol-tapara casa ele re-clamava de tontu-ras e dor na cabeça, afirmou um dos fami-liares. Coma morte do aposentado,a Po-lícia Civil foi aciona-da e uma equipe de pericia foi ao local e encaminhou o corpo-para o SML para ser necropsiado e pos-teriormente liberado para sepultamento.

Corpo no rio ItapemirimO corpo da dona de casa Rosalina Noé Calisto, 55,foi en-contrado na tar-de da última terça--feira boiando nas águas do rio Itape-mirim, nalocalidade de Coqueiros, municí-pio de Itapemirim-ES. Segundo as informa-ções, Rosalinaesta-va com crise depres-siva devido a perca de sua mãe eaba-lada ela teria se jo-gado no rio, na altu-ra do bairro União,na tarde da última se-gunda-feira. O corpo foisepultado ontem em São José das Torres.

Page 15: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

15Folha do E. SantoQuinta-Feira, 24 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

U m grave acidente, no início da tar-de de hoje, matou o motorista Ju-lião Siler, 35, e deixou gravemente feridas, a sua esposa Eliana Neves Siler, 29, e a filha do casal Raya-

ne Neves Siler de apenas quatro meses. O aci-dente aconteceu na rodovia ES 164 que liga Ca-choeiro-ES a Soturno, na rodovia do contorno, e de acordo com várias testemunhas, uma carre-ta que seguia do distrito de Soturno, ao cruzar a pista para pegar a ES 488, não parou no cruza-mento apesar de no local existir uma placa ad-

vertindo os motorista e que não foi respeitada. Ao cruzar a pista ele acabou batendo na late-ral do veículo Corsa, do lado do motorista, que com o impacto da batida foi jogado no cantei-ro central da pista. A criança viajava na sua ca-deirinha na parte de trás e as vítimas foram so-corridas pelo Corpo de Bombeiros para a Santa Casa. Julião não resistiu e morreu minutos de-pois de dar entrada na UTI. Já a esposa e a fi-lha também permaneceram internadas na UTI. O condutor da carreta, que fugiu do local do acidente, se apresentou a policia logo depois.

MORTE NABR 164 EMCACHOEIRO

Ao cruzar a pista ele acabou batendo na lateral do veículo Corsa, do lado do motorista, que com o impacto da batida foi jogado no canteiro central da pista

O acidente aconteceu na rodovia ES 164

que liga Cachoeiro--ES a Soturno

Da Redação

polícianotaTo

me

Presos por tráfico em AlegreNa manhã da última terça-feira, três adoles-centes acusados de trá-fico de drogas foram apreendidosdurante uma ação em cumpri-mento de mandados de busca e apreensão re-alizada por policiais ci-vis da Delegacia de Po-lícia de Alegre. A ação aconteceu no Morro do Querosene, localiza-do no Bairro São Vi-cente de Paulo. Segun-do informações, os três adolescentes, com ida-des entre 15 e 17 anos, foram detidos em casa, com eles foram encon-trados 178 pedras de crack e uma quantia de R$ 220proveniente do tráfico de entorpe-centes. Nas residências, a polícia também en-controu diversos produ-tos, entre eles, roupas e objetos, que teriam sido trocados por pe-dras de crack. Segundo a policia civil, os jo-vens, que já possuem passagem pelomes-mo crime, foram au-tuados e encaminha-dos para a Unidade de Atendimento So-cioeducativo do Espíri-to Santo (Iases) de Ca-choeiro de Itapemirim.

Caminhão de madeira tombaUm caminhão carrega-do de eucaliptos tom-bou na manhã de ontem-na BR101 Sul, o acidente aconteceuna altura do quilômetro 386, em Rio Novo do Sul. O condu-tor do caminhão perdeu o controle do veículo e a carga se acabou caindo. O caminhoneiro sofreu apenas ferimentos leves.

Page 16: QUINTA-FEIRA, 24 de MAIO DE 2012

16 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 24 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

O mundial te espera Madimbu!

Para aqueles que co-nhecem qualidade, sofisticação e bom gosto da famosa gri-fe feminina Carmen Steffens agora já po-dem desfrutar da linha masculina Raphael Steffens. Mais um pre-sente da Scarpabella para Cachoeiro.

Nesta última terça fei-ra a Câmara Municipal de Cachoeiro de Ita-pemirim aprovou, por unanimidade, a indi-cação de Robson Lou-zada Lopes, juiz de Direito, para Cachoei-rense Presente 2012, título a ser entregue no próximo mês.

Cachoeirense

Steffens

Não é só o Papa, o Rancho também é Pop! Nesta sexta fei-ra, dia 25, o perfume de flor de Bob Rasta-clone vai invadir a ci-dade do rei. Junto da Banda Maré e do DjIl-tinho Martins, o vo-calista de reggae vai entoar para Jah.

RanchoPop

Esta coluna não poderia deixar de manifestar seu entusiasmo e expectativa para a disserta-ção de Mestrado do bacharel em Direito, Tauã Lima Verdan. Apenas um ano após se formar, o aluno que sempre foi destaque, confidenciou a este colunista alguns temas prodigiosos.

Luiz Henrique Magalhães, conhecido pela gale-ra como Madimbu, será o escolhido para com-petir no Campeoonato Mundial de Jiu-Jítsu, que será realizado em Long Beach- Californa, EUA, de 31 de maio a 3 de junho. Representará mui-to bem o Estado e a família TopFighter.

Mundial Mestrado

40 GrausUm papo com a elegantérrima Raine Cescon:

Família: Amor verdadeiro e eterno.

Sonho: Viver os sonhos de Deus!

Coração:Tranquilo e feliz!

Uma pessoa:Meu Pai!

Uma musica: “Take Over Control”

Um lugar: Ouro Preto-MG

Carreira:Promissora!

Balada: Só vale à pena quando se tem os melhores amigos do mundo!

Moda : Essencial

Amigos: Simone Bergamin e Roberto Bastos