Quinta-feira 29 Março de 2012 · do 10 de Junho será em Lisboa ... comemorações oficiais do 10...

24
Quinta-feira 29 Março de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1786 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa PUB 123RF PUB Somos um dos países com mais abstémios A garantia é dada por um relatório, que confirma que o País tem dos consumos de álcool ‘per capita’ mais elevados. Ou seja, quem bebe, bebe mesmo muito. ACTUALIDADE PÁGINA 03 São Luiz recebe a 10.ª festa do Jazz Nos próximos dias 31 de Março e 1 de Abril, o SLTM volta a dar destaque ao jazz português. SUGESTÕES PÁGINA 17 FIM-DE-SEMANA Ar de Rock em Lisboa e no Porto A superbanda portuguesa leva para o palco o seu novo CD ‘Mudam- -se os Tempos’. MÚSICA PÁGINA 18 ‘Comprámos um Zoo’ estreia hoje O novo filme de Cameron Crow traz ao ecrã Matt Damon e Scarlett Johansson. CINEMA PÁGINA 19 ACTUALIDADE PÁGINA 04 Dicas de como se pode aproveitar os descontos para poupar nas compras DESPORTO PÁGINA 07 Rali de Portugal arranca hoje com super-especial na Praça do Império FAMA & TV PÁGINA 08 Jane Fonda integra filme sobre a carreira de um mordomo na Casa Branca Sá Pinto garante leão «humilde» na Liga Europa DESPORTO PÁGINA 07 Comemoração do 10 de Junho será em Lisboa GRANDE LISBOA PÁGINA 02 PUB Perigo iminente ACTUALIDADE PÁGINA 06 Porque todos os dias um milhão são vítimas de cibercrime, a UE vai criar um centro para proteger os europeus dos riscos da Net.

Transcript of Quinta-feira 29 Março de 2012 · do 10 de Junho será em Lisboa ... comemorações oficiais do 10...

Quinta-feira 29 Março de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1786 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

PUB

123RF

PUB

Somos um dos países com mais abstémiosA garantia é dada por um relatório, que confirma que o País tem dos consumos de álcool ‘per capita’ mais elevados. Ou seja, quem bebe, bebe mesmo muito.

ACTUALIDADE PÁGINA 03

São Luiz recebe a 10.ª festa do JazzNos próximos dias 31 de Março e 1 de Abril, o SLTM volta a dar destaque ao jazz português.

SUGESTÕES PÁGINA 17

FIM-DE-SEMANA

Ar de Rock em Lisboa e no PortoA superbanda portuguesa leva para o palco o seu novo CD ‘Mudam--se os Tempos’.

MÚSICA PÁGINA 18

‘Comprámos um Zoo’ estreia hojeO novo filme de Cameron Crow traz ao ecrã Matt Damon e Scarlett Johansson.

CINEMA PÁGINA 19

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Dicas de como se pode aproveitar os descontos para poupar nas compras

DESPORTO PÁGINA 07

Rali de Portugal arranca hoje com super-especial na Praça do Império

FAMA & TV PÁGINA 08

Jane Fonda integra filme sobre a carreira de um mordomo na Casa Branca

Sá Pinto garante leão «humilde» na Liga Europa

DESPORTO PÁGINA 07

Comemoração do 10 de Junho será em Lisboa

GRANDE LISBOA PÁGINA 02

PUB

Perigo iminente

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Porque todos os dias um milhão são vítimas de cibercrime, a UE vai criar um centro para proteger os europeus dos riscos da Net.

5ª Feira · 29 de Março de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

O Presidente da Repúbli-ca escolheu este ano a ci-

dade de Lisboa para sede das comemorações oficiais do 10 de Junho, foi ontem anunciado.

Cavaco Silva assinou um despacho designando a cidade de Lisboa como «sede, no ano de 2012, das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugue-sas», pode ler-se numa nota di-vulgada no site da Presidência da República. Desde que tomou posse como Presidente, em 2006, Cavaco Silva escolheu Em Junho, capital será também a sede do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

DIA DE PORTUGAL Desde que é Presidente, Cavaco Silva escolhe sempre cidades diferentes para comemorações oficiais

Cavaco escolhe Lisboa para 10 de JunhoA última vez que as comemorações oficiais do Dia de Portugal decorreram em Lisboa foi em 1998.

MANUEL SALVADO/CM

sempre cidades diferentes pa-ra as comemorações oficiais do Dia de Portugal. No ano passa-do, nas primeiras comemo-rações do 10 de Junho do seu segundo mandato, Cavaco Silva escolheu pela primeira vez uma cidade do interior do País: Castelo Branco.

Recuando ao ano da eleição, em 2006, a cidade escolhida foi o Porto, em 2007 as comemo-rações oficiais decorreram em Setúbal e, no ano seguinte, em Viana do Castelo.

Segundo a agência Lusa, Santarém foi o palco das come-morações do 10 de Junho em 2009, enquanto em 2010 a ci-dade escolhida foi Faro.

Durante os dois mandatos de Ramalho Eanes as cidades palco das comemorações do 10 de Junho foram: Guarda, Por-

João Lobo Antunes debate a Nova Medicina João Lobo Antunes debate a “Nova Medicina” com

Fernando Leal da Costa, Secretário de Estado da Saúde, moderados por António Araújo. O encontro, sexta-feira,

no El Corte Inglés, está inserido no ciclo Pensar Portugal.

HABITAÇÃO

A Associação de Proprietá-rios Lisbonenses vai impug-nar nos tribunais a decisão da Assembleia Municipal de Lisboa de alargar as zonas de reabilitação urbana na cidade, argumentando com a ilegalidade no processo. A estratégia de reabilitação urbana de Lisboa para os próximos 12 anos prevê a atualização de rendas e a isenção de impostos.

SAÚDE

Dezenas de casais inférteis estão a pagar taxas modera-doras nos hospitais públicos, apesar destas não poderem ser cobradas, e a ver recusados os pedidos de devolução das taxas pagas indevidamente, denunciou a associação que os representa. O Hospital Santa Maria (Lisboa) e o Garcia de Orta (Almada) são dos mais visados nas queixas.

SCML

O Hospital de Sant’Ana é um dos cenários escolhidos para algumas cenas do filme Night Train to Lisbon, com realização do dinamarquês Bille August.

PUB

Lisboa recomendada por Gwyneth A actriz Gwyneth Paltrow partilhou no seu blogue sobre viagens e consumo o roteiro turístico que um amigo fez na capital portu-guesa. O amigo visitou Lisboa no Festival de Cinema do Estoril.

24 jovens de Fukushima estão em Lisboa. A história do sismo/ tsunami de 1755 pode dar-lhes esperança no futuro.

25 anos era a idade de um recluso do Estabelecimento Prisional de Tires que se suici-dou terça-feira na sua cela.

10 SEGUNDOS

talegre, Vila Real, Leiria, Fun-chal, Figueira da Foz, Lisboa, Viseu e Porto.

Com Mário Soares em Be-lém, as cidades escolhidas fo-ram Évora, Lisboa, Covilhã, Ponta Delgada, Braga, Tomar, Lisboa, a vila de Sintra, Coim-bra e Porto. Nos mandatos de Jorge Sampaio, as comemo-rações do Dia de Portugal rea-lizam-se em Lagos, Chaves, Lis-boa, Aveiro, Viseu, Porto, Be-ja, Angra do Heroísmo, Bra-gança e Guimarães.

A última vez que as comemo-rações oficiais do Dia de Portu-

gal decorreram em Lisboa foi em 1998, no primeiro mandato do antecessor de Cavaco Silva em Belém, Jorge Sampaio. Desde 1977, dezenas de cidades já receberam as comemorações do Dia de Portugal.

Lisboa, a última vez no ano de Sampaio

ANDREA RAFFIN

5ª Feira · 29 de Março de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

PUB

Somos, de acordo com um relatório da Organi-

zação Mundial de Saúde, um dos dez países da União Euro-peia (UE) onde é maior o con-sumo de álcool (13,4 litros per capita, valor acima da média europeia, que se fica nos 12,4 litros). E somos também, de acordo com o mesmo relató-rio, uma das nações com mais

Relatório revela que ninguém bate europeus nas bebidas alcoólicas

RELATÓRIO Portugal está entre os dez países da UE com mais consumidores

Consumo de álcool atinge os 13,4 litros por habitante

TIAGO SOUSA DIAS/CM

abstémios, o mesmo é dizer, com mais adeptos da lei seca – 18,6% dos homens e 32% das mulheres. O que significa que é muito elevado o consumo en-tre os que bebem.

Ainda de acordo com o mesmo relatório, que foi patro-

cinado pela Comissão Euro-peia, ninguém bate os euro-peus no consumo de álcool. De tal forma que é graças aos cidadãos do Velho Continente que duplicou, em 15 anos, o consumo médio de bebidas alcoólicas no mundo.

Somos, no entanto, também um país de abstémios: 18,6% dos homens e 32% das mulheres não bebem.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

A favor da greve dos árbitros

Amais do que justifi-cada ameaça de greve por parte dos árbitros deixou bem claro que os diri-

gentes desportivos, comentado-res de futebol, jogadores frustra-dos, claques contrariadas e espectadores que fervem em pouca água ainda não conhe-cem as regras do jogo de que se dizem incondicionais adeptos. Porque se as soubessem, enten-diam que além de definirem que há onze jogadores de cada lado, uma única bola em campo, e que o objectivo daquilo tudo é enfiar o esférico na baliza alheia, prevêem também que é o árbi-tro que manda naquilo tudo. E manda tanto que as suas

decisões não são sequer passí-veis de recurso. Cometem erros, vêem mal ao longe, correm menos do que deviam? Even-tualmente, mas está decidido que lhes cabe o apito final! Quem não gosta das regras passa para outra modalidade desportiva sem árbitros, tal como o jogo do berlinde, em versão solitária. É claro que se houver uma forte convicção de que o tipo é um ladrão, ou foi comprado com fruta fresca ou robalos, sobra a possibilidade de apresentar queixa, e esperar pela decisão de um tribunal, onde um juiz, com menos pode-res do que um árbitro de fute-bol, dita uma sentença, essa sim com apelo em instâncias supe-

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

riores. Sair do campo, encos-tar-se a um microfone e começar a chamar nomes à mãezinha dos sujeitos que estão a fazer o seu trabalho, não é uma opção. Tanto mais vergonhosa quanto maior a responsabilidade de quem insulta. Decididamente, sus-peito que só uma greve leva-ria estes junkies do futebol que não medem as conse-quências do que fazem, a ressacar (na cabeça e no bolso), tomando consciência de que se andam a meter com os tipos errados. Porque quando se fazem circular nomes e moradas, sem res-peito pelos mais elementares direitos, é preciso ser radical.

5ª Feira · 29 de Março de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 04

Secretário de Estado do Emprego defendeu alterações à legislação

uma poupança que chega aos 21 cêntimos por litro.

Além destes, saiba ainda que há restaurantes a apostar nos descontos e nos cartões de fidelização, numa tentativa de não perderem mais clientes e outros que promovem happy hours, ou seja, períodos do dia em que baixam os preços.

No sector do mobiliário e ar-tigos de decoração, que absor-vem 4,2% do orçamento do-méstico, o que corresponde a um gasto médio anual de 864 euros, há lojas que também permitem descontos. E cine-mas que permitem uma re-dução de 50% nos bilhetes.

Tem cartão de cliente? E talão para descontar?

Se a resposta a ambas as per-guntas for não, a SÁBADO mostra tudo o que anda a per-der. E quanto pode passar a poupar nas despesas mais importantes do dia-a-dia.

Dos descontos oferecidos pelos supermercados, passan-do pelos cartões de cliente, que de trunfo passaram já a estra-tégia defensiva, saiba quais os espaços comerciais que ofere-cem mais vantagens, apesar das promoções dos hipermer-cados serem de tal forma im-previsíveis que têm dificulta-do a elaboração de qualquer ranking durável que indique aos consumidores os estabele-cimentos mais baratos, com a ponderação desses descontos.

Conheça ainda os melhores locais para abastecer o depósi-to do automóvel, sobretudo nu-ma altura em que os preços estão nos recordes históricos. Além da informação que cons-ta no site www.precoscombus-tiveis.dgge.pt, onde se identifi-cam os preços mais baixos, há também o recurso aos talões de descontos e às promoções, capazes mesmo de garantir

TRABALHO

Dois feriados civis eliminados este ano Os feriados civis do 5 de Outubro e do 1 de Dezem-bro deverão acabar já este ano, uma vez que o Governo espera aprovar essa alteração até Junho ou Julho. Porque está dependente do acordo da Igreja, a extinção dos dois feriados religiosos poderá avançar só em 2013.

SAÚDE

Gripe vai integrar plano de vacinação A DGS (Direcção-Geral da Saúde) vai apresentar um estudo para incluir pela primeira vez a vacina da gripe no Plano Nacional de Vacinação, para pessoas com mais de 65 anos, de forma a resolver o défice de cobertura em grupos de risco.

INCÊNDIOS

Fogos combatidos por 600 homens Mais de 600 operacio-nais, apoiados por 170 veículos e quatro helicóp-teros, combatiam ao final da tarde de ontem os sete incêndios mais significati-vos dos 32 que lavravam por todo o País. Um deles ameaçava a zona mais protegida do Parque Nacional Peneda-Gerês.

JUSTIÇA

Suspeitos de tortura calados no tribunal Os suspeitos de seques-trar e torturar um escocês no Algarve que ontem começaram a ser julgados em Loulé optaram por ficar em silêncio, numa sessão marcada pela ausência da vítima, já inquirida no processo para memória futura.

MAGISTRADOS

Menores merecem cuidado distinto Para o director do Centro de Estudos Judiciários, os tribunais devem estar próximos dos menores e dos seus problemas e os magistrados preparados para lidar com pessoas em situação de grande fragilidade psicológica.

Descontos para ajudar na poupança

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

DR

Em tempos de crise, há formas de conseguir as compras mais baratas

10 SEGUNDOS Despedimentos proibidos

nas empresas que dêem lucroO Bloco de Esquerda apresentou ontem na

Assembleia da República um projecto de lei no qual defende que as empresas que apresentem lucros não devem poder despedir os seus trabalhadores duran-te a vigência do programa de ajuda externa.

Já o secretário de Esta-do do Emprego defendeu que as alterações à legis-lação laboral ontem discu-tidas pelos deputados darão mais «confiança» aos empregadores para con-tratarem sem termo. Pedro Martins também assegu-

BLOCO DE ESQUERDA

rou que o Governo está a apos-tar numa nova abordagem para que os desempregados adquiram novas competên-cias, tendo encaminhado, só no último mês, cerca de 1500 pessoas para programas de formação.

As dez pessoas que não deixam parar o nosso país

Em Portugal há água, luz, gás, telefones, tran-

sacções através de multiban-co e transportes, desde os com-boios aos aviões. E há também pessoas responsáveis por fazer com que tudo isso funcione sem que você dê por isso. Por-que se der é mau sinal. A SÁ-BADO foi saber quem são os portugueses, com cargos de-terminantes, que podem fazer parar o País.

PORTUGAL

As barras que todos desejavam ter na sua posse

Uns derretem brincos, outros dentes ou até pré-

mios dos 25 anos de trabalho numa empresa. Há mais de 30 anos que não se fundia tanto ouro. Só há seis fundidores no País – e não dormem com me-do dos ladrões, que até cofres subterrâneos abrem. Por isso, chegam mesmo a ter botões de pânico ligados às centrais de segurança privadas, para qualquer eventualidade.

DINHEIROPSP espera mais dificuldades ao longo deste ano

A PSP considera o ano de 2012 «extre-

mamente exigente» face ao «desafio acrescido» no com-bate à criminalidade e na actuação em situações re-sultantes de manifestações. E para evitar situações como aquela em que dois fotojornalistas foram agre-didos, o Ministério da Ad-ministração Interna vai promover encontros com os órgãos de comunicação social para preparar even-tos de contestação social.

SEGURANÇA

Portugueses chegaram ontem do Mali Os portugueses que testemunharam o golpe de Estado no Mali dividiam-se entre a tranquilidade de quem nunca se sentiu em perigo e o alívio de quem chegou a temer o pior.

Centralização no aluno é processo ainda inacabado

A mudança de um «ensino passivo» pa-

ra um modelo centrado nos alunos é o grande propósi-to do Processo de Bolonha, mas esta transfiguração «está longe de estar adqui-rida», defende Pedro Lour-tie, um dos responsáveis pelo acompanhamento do Processo de Bolonha no ensino superior português. Exercitar a matéria leccio-nada, e ter isso em conta na avaliação dos alunos, é um exemplo do que falta fazer.

ENSINO SUPERIOR

CLICKTIAGO PETINGA/LUSA

Das bombas de gasolina onde se pode pagar menos 21 cêntimos por litro, aos cinemas que cobram metade do preço, a SÁBADO oferecere-lhe um guia para poupar.

OS CONSELHOS DE JILLIAN Jillian Michaels ficou famosa com os seus métodos de exercí-cio físico no programa The Biggest Loser. Tem estudado a influência dos produtos quími-cos no nosso corpo e descobriu, por exemplo, que ingerimos lixívia e glicol, que é usado para descongelar motores. GUERRAS NA CAMA Ranger de dentes, reviravoltas na cama, idas constantes à casa de banho. Se dorme ao lado de alguém que faz isto todas as noites – e está can-sado de não dormir –, a SÁBADO revela-lhe o que pode fazer para melhorar a sua vida. E tudo isto a tempo de evitar o divórcio. TÍTULOS PARA TODOS Uns travaram batalhas legais para usar o “dom”, outros têm o título na lista telefónica, mas só o usam em “circuitos fecha-dos”. Há também elementos da nobreza nacional que não o rejeitam, até por ter um orgulho enorme na história da família. Nas Páginas Bran-cas da lista telefónica contam- -se 11 viscondes, 11 marqueses, 15 condes, quatro viscondes-sas, quatro condessas e ainda uma marquesa.

OUTROS TEMAS

Dos alimentos aos combustíveis, sem esquecer o lazer: é possível poupar graças a descontos.

PUB

5ª Feira · 29 de Março de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 06

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

No passado dia 9 deu-se a maior falên-cia soberana da história.

A Grécia eliminou 100 mil milhões de euros da sua dívida pública, que ronda os 350. Como um país não é uma empresa, falir signi-ficou uma «reestrutura-ção», trocando os títulos do tesouro por outros, de prazo mais longo, taxa mais baixa e valor facial inferior a metade. A gran-de maioria dos credores aceitou a troca, mas um resto foi forçado por lei a aceitar as condições. Este último aspecto criou um segundo fenómeno histórico, o primeiro e tão temido disparar dos CDS. Esse novo produto finan-ceiro constitui um seguro de crédito, pagando um prémio aos investidores em caso de falência do título-base. Evitar isso foi a razão por que, nesta nego-ciação grega, as autorida-des tentaram tanto tempo manter a ficção de uma troca voluntária. Desse modo, tecnicamente não haveria falência, precaven-do as consequências de grandes indemnizações, que poderiam criar uma crise semelhante à de 2008. Isso falhou. Pode assim dizer-se que tudo correu pelo pior: faliu a Grécia e dispararam os CDS. Mas, passado quase um mês, nenhum dos medos apregoados se veri-ficou. As taxas reagiram calmamente, não houve contágios, não caiu o sis-tema financeiro, não der-rocou o euro. Esta falência histórica mostrou assim que os famigerados mer-cados não são maléficos ou histéricos. Afinal, o nervosismo devia-se mais às sucessivas negações, enganos e ficções políticas que as autoridades tenta-ram impingir nos últimos anos. Os credores não são estúpidos e reagem sere-namente quando as cir-cunstâncias o justificam.

PUB

disse a propósito Cecilia Malmström, Comissária Eu-ropeia dos Assuntos Internos, que não tem dúvidas que o no-vo centro «será uma platafor-ma de cooperação na defesa de uma Internet livre, aberta e segura».

Riscos reais Milhões usam diariamente a Internet para acções que vão desde o pagamento de uma conta à marcação de férias. Números que não têm parado de aumentar, o que tem acon-tecido também com o cibercri-me, que se tornou uma activi-dade lucrativa, que afecta tam-bém as redes sociais: só no Fa-cebook, cerca de 600 mil con-tas são bloqueadas todos os dias na sequência de tentati-vas de acesso indevido.

Vai chamar-se Centro Europeu da Cibercrimi-

nalidade e, revelou ontem a Comissão Europeia, pretende dar resposta a um tipo de cri-me que vitima, por dia, mais de um milhão de pessoas, cus-tando, de uma forma global, qualquer coisa como 388 mil milhões de dólares. E ainda proteger cidadãos e empresas contra o crescente número de ameaças informáticas.

Localizado fisicamente em Haia, na Holanda, pretende ser um ponto de encontro glo-bal, incidindo nas actividades dos grupos criminosos orga-nizados, sobretudo aqueles que geram grandes lucros ile-gais, como a fraude online através do uso indevido de cartões de crédito e de dados de contas bancárias.

A esta tarefa juntam-se ou-tras, como a protecção dos perfis nas redes sociais e a lu-ta contra a usurpação de iden-tidades online, sem no entan-to perder de vista crimes co-mo a pedofilia na Internet e os ataques informáticos contra infra-estruturas essenciais e os sistemas de informação.

«Não podemos deixar que a cibercriminalidade prejudi-que as nossas vidas digitais», Cecilia Malmström acredita ser possível ter uma Internet segura

UNIÃO EUROPEIA Centro Europeu de Cibercriminalidade vai nascer em Haia

Proteger os europeus contra o crime na NetMais de um milhão de pessoas são vítimas de cibercrime todos os dias, revela a Comissão Europeia.

COMISSÃO EUROPEIA

CARLA MARINA MENDES [email protected]

SÍRIA

ONU acusa sírios de terem tornado as crianças um alvo

As crianças têm sido um dos alvos das

forças sírias, denunciou ontem à BBC a comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos. «Temos provas, obtidas pela comissão de investigação, após falar com pais e vítimas, de que crianças levaram tiros no joelho, foram presas em condições desumanas, sem acesso a medicamentos, tendo sido alvo de brutali-dade», disse Navi Pillay. De acordo com as Nações Unidas, cerca de nove mil pessoas morreram na Síria, na sequência da repressão aos protestos contra o governo do presidente sírio, Bashar al-Assad.

AFEGANISTÃO

Centenas de mulheres estão presas por «crimes morais»

Centenas de mulheres estão presas no Afega-

nistão por «crimes morais», nomeadamente por terem fugido de casa ou terem tido relações extraconjugais, denunciou um relatório da organização não governa-mental Human Rights Watch. «Dez anos após a queda dos talibã, os abusos contra as mulheres são generaliza-dos», lamentou ontem a organização.

UNIÃO EUROPEIA

Acordo permite uma descida dos preços do roaming na UE

A Comissão Europeia anunciou ontem que

os preços do roaming vão descer, a partir de Julho, dos 35 para os 29 cêntimos por minuto nas chamadas, um valor a que acresce ainda a taxa de IVA. O que resulta de um acordo conseguido entre o Conselho de Ministros da UE e o Parlamento Europeu.

Strauss-Kahn acusado outra vez O ex-presidente do BCE responde num processo civil por violação à emprega-da de um hotel nova-iorquino após ter

sido absolvido da acusação criminal.

NO

GLOBO

Comédia grega

5ª Feira · 29 de Março de 2012 · 07

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Milan empata Barcelona e Bayern vence em Marselha

Comprovando a fa-ma italiana, o Milan

conseguiu ontem não so-frer golos do Barcelona, empatando em casa (0-0) na primeira mão dos quar-tos-de-final da Liga dos Campeões e deixando tudo em aberto para a Catalunha. Como na maioria das ve-zes, o Barça teve o contro-lo do jogo, dispondo de mais oportunidades para

LIGA DOS CAMPEÕES

se adiantar no marcador, en-quanto o Milan tentou respon-der em saídas incisivas para o ataque, quase sempre usando Ibrahimovic como pivô – foi sempre através do sueco que os italianos chegaram perto da baliza de Valdés.

Já a outra eliminatória terá ficado decidida ontem, depois de o Bayern Munique ter vencido em Marselha (2-0), com golos de Gomez e Robben.

PUB

Há duas semanas, o Sporting tinha uma van-

tagem magra e o estatuto de presa ao alcance do rico e re-cheado de talentos Man. City. Mas, em Manchester, os leões marcaram, sofreram e resis-tiram o suficiente para estar agora nos quartos-de-final da Liga Europa – melhor nas úl-timas décadas só em 2004/05, em que foram finalistas. Ago-ra, o papel do Sporting é dife-rente. Os leões recebem hoje (20h05 – SIC) um adversário bem mais modesto do que o City, os ucranianos do Meta-list (3º na Liga local, atrás do Dínamo Kiev e do Shakhtar Donetsk).

Sá Pinto garantiu ontem que o Sporting está prepara-do para o jogo, mas sem «ex-cesso de confiança» por ter afastado o City. «Não acredito que haja excesso de confiança, antes pelo contrário. Conhece-mos bem o adversário, sabe-mos que tem qualidade, capa-cidade, fez uma fase de grupos exemplar. Da nossa parte, a forma de abordar o jogo será a mesma de sempre, com se-riedade, rigor e vontade de o ganhar», disse o técnico, que admite não ver pontos fracos nos ucranianos que «são for-tes em todos os sectores» e têm o melhor ataque da Liga Europa, com 25 golos.

Sá Pinto ainda não foi derrotado em Alvalade, contando seis vitórias

LIGA EUROPA Técnico afasta excesso de confiança frente a ucranianos

Sporting «sem euforias» recebe modesto MetalistSá Pinto garante que o adversário é forte em todos os sectores e que os leões vão ser sérios como sempre.

ANDRE KOSTERS/LUSA

JOÃO TOMÉ [email protected]

Sá imbatível em Alvalade Sá Pinto, que só contabiliza vi-tórias em Alvalade desde que assumiu o comando da equi-pa (já vai em seis triunfos), re-cusa o favoritismo para o jo-go, porque «em alta compe-tição não existem factores ca-sa nem favoritos». A arbitra-gem do jogo fica a cargo do alemão Wolfgang Stark.

Praticamente de fora do jogo por pequenas lesões estão os

médios Izmailov e Capel, que ontem estiveram ausentes do treino, tal como Daniel Carriço – no entanto, não existiu informação sobre a ausência do defesa. Onyewu, Rodriguez, Pereirinha e Rinaudo continuam lesionados e de fora, enquanto Arias e Elias não podem alinhar nas competições europeias. Jeffrén deverá ser titular.

Izmailov e Capel devem ficar de fora

Finlandês venceu ontem o qualifying e preferiu ser o 15.º a sair

JOÃO CORTESÃO/CM

Rally de Portugal começa hoje com Latvala em alta

O Rally de Portugal 2012 arranca oficial-

mente hoje, disputando-se numa extensão total de 1.564,26 km, com 22 provas de classificação a que cor-respondem os 434,77 km das especiais cronometra-das. Ontem decorreu o cha-mado qualifying, com ca-racterísticas de uma ver-dadeira especial e que deu oportunidade aos pilotos de escolherem a sua ordem de partida para o 1º dia de pro-va, percorrendo os 4,96 km de Vale do Judeu. O fin-landês Jari-Matti Latvala

RALI

(Ford) foi o mais rápido nas qualificações e optou por ser o último dos WRC a par-tir para a primeira etapa.

O seu companheiro de equipa, o norueguês Petter Solberg, vai partir uma po-sição antes (14º), enquanto os dois pilotos da Citroën, o fin-landês Mikko Hirvonen e o francês Sébastien Loen, inver-teram a sua ordem, com o nór-dico a ser o 1º e o gaulês o 2º. A comitiva portuguesa é lide-rada por Armindo Araújo (Mi-ni), que é o 7º a partir hoje (14h30) para a Superespecial na Praça do Império (Lisboa).

INSTITUIÇÃO

Nasce a Associação Mundial de Ligas As principais ligas de fute-bol profissional reuniram--se ontem em Manchester num encontro histórico que marcou o lançamento oficial da Associação Mundial de Ligas, que pretende desenvolver uma relação de união entre todo o futebol profissional. O presidente da Liga, Mário Figueiredo, saudou a nova instituição.

LIGA

Sp. Braga pede mais bilhetes para a Luz O Sp. Braga pediu ao Benfica nova remessa de bilhetes para o jogo de sá-bado, no Estádio da Luz, para responder à procura dos adeptos arsenalistas, que já esgotaram os pri-meiros 1500 ingressos. O clube está a oferecer aos adeptos um pacote com bilhete e viagem entre os 25 e os 35 euros.

FC PORTO

Janko explica que «sul é gastador» O avançado austríaco do FC Porto, Janko, explicou numa entrevista a um jornal do seu país que a rivalidade Benfica vs. FC Porto seria «impossível» na Áustria, «porque as emoções não são tão extremas» E disse que é fruto da história lusa: «no Norte do País estão os tra-balhadores, no Centro os estudantes e no Sul [em Lisboa] estão as pessoas que gastam o dinheiro.»

10 SEGUNDOS

QUARTOS-DE-FINAL AZ ALKMAAR 20H05 VALENCIA ** SCHALKE 04 20H05 AT. BILBAO *** SPORTING 20H05 METALIST +

AT. MADRID 20H05 HANNOVER *

+SIC *SPORTTV1 **SPORTTV2 ***SPORTTV4

5ª Feira · 29 de Março de 201208 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

Democrata dá vida a figura republicana

A modelo e o surfista são os embaixadores da iniciativa

Diana Pereira e Tia-go “Saca” Pires são

Embaixadores das 7 Mara-vilhas – Praias de Portugal. A modelo e o campeão mundial de surf dão a cara pela iniciativa e promovem a preservação e divulgação das praias nacionais. A ma-nequim e o surfista portu-guês mais consagrado a ní-vel internacional abrilhan-taram um evento realizado na praia da Lagoa de San-to André, com o apoio da Câmara de Santiago do Ca-cém e da Costa Alentejana.

‘7 MARAVILHAS-PRAIAS’

Markl e Ana no Canal Q

Hoje, no dia do seu 2º aniversário, o canal Q

promove a estreia de Feli-zes Para Sempre, uma sé-rie que pretende explorar, com humor, todos os deta-lhes da vida a dois. Ana Gal-vão e Nuno Markl, casal na vida real, abrem a porta do seu lar, respondem a dúvi-das e inquietações dos es-pectadores. Dizem que “en-tre marido e mulher não se mete a colher”. Para quê uma colher quando se po-dem pôr câmaras, microfo-nes e até uma Lúcia Moniz, que fará uma participação especial nesta estreia?

‘FELIZES PARA SEMPRE’

DR

A série estreia às 23h00, no canal da posição 15 do MEO

DR

Diana e Saca dão a cara

REVISTA ‘MAXIM’

Adriane Garcia faz ensaio de estilo militar Adriane Garcia, uma das mais belas apresentadoras do magazine 5 Sentidos emitido aos domingos da RTP1, é capa da edição de Abril da revista Maxim. Parte do ensaio foto-gráfico de inspiração militar foi feito nos comandos, entre tropas. «Ao início pensei que ia ficar constrangida com a presença deles, mas correu tudo muito bem», frisou a brasileira de 30 anos. Sobre a idade, comenta: «Sinto-me bem e à vontade com o meu corpo. Há amigos meus que me dizem que estou melhor agora.» A modelo Gisele Bündchen foi a sua inspiração.

‘CURTO CIRCUITO’

Zé Diogo na estreia de rubrica interactiva

Zé Diogo Quintela é o convi-dado inaugural de um novo espaço no Curto Circuito. Na estreia na sexta-feira, dia 30, o programa das tardes da SIC Radical lança um espaço de interactividade com os espec-tadores. Quinzenalmente, uma figura pública coloca-se disponível para responder a

questões colocadas pelo público via Facebook, telefone ou Skype. Assim acontecerá com o Gato Fedorento Zé Diogo, a partir das 16h30.

PORTO

Hélder Reis lança o seu 3.º livro de poesia

Hélder Reis vai apresentar o seu mais recente livro de poesia, intitulado A Ges-tação da Chuva, a 4 de Abril às 21H30, no Pavilhão Da Água, no Parque da Cidade, no Porto. Este é já o terceiro livro de poesia do comunica-dor da Praça da Alegria. A obra é dedicada ao seu pai. O prefácio conta com assi-natura de Manuel Luís Gou-cha. As ilustrações são do pintor portuense Ruy Silva. Manuel Serrão apresentará o livro.

SANTA MARIA DA FEIRA

James Rodriguez dá sessão de autógrafos

Santa Maria da Feira será palco de uma sessão de autógrafos que o jogador James Rodriguez fará já amanhã, às 18h00, na loja U Box. O embaixador da Adi-das irá ainda partilhar a sua experiência sobre o uso das chuteiras F50 micoach.

NAS

ESTRELAS‘Ídolos’ batem recorde Mais de 148 mil pessoas

assistiram à estreia da 5.ª edição do ‘Ídolos’,

a mais vista de sempre.

«Tenho tido a sorte de as coisas acontecerem sem

forçar muito» PAULO ROCHA

ACTOR

sua carreira em 1952, em ple-na época de segregação racial. No total esteve ao serviço de oito presidentes.

Lista de presidentes Além da actriz que interpre-tará a esposa do antigo Presi-dente Ronald Reagan (em funções entre 1981 e 1989), par-ticipam no projecto Forest Whitaker – assumindo o pa-pel do protagonista Eugene – e Oprah Winfrey – em nego-ciações para interpretar a sua mulher. Liam Neeson será o antigo presidente Lyndon B. Johnson e John Cusack está alinhado para assumir o papel de Richard Nixon.

Lee Daniels, nomeado para o Óscar de Melhor Actor no drama Precious (2009), reali-zará o projecto e co-assinará o

Meryl Streep (Margaret Thatcher) e Julianne Moore

(Sarah Palin) são os exemplos mais recentes de uma tendência que parece ganhar cada vez mais expressão em Hollywood: a evocação no grande ecrã de figu-ras políticas femininas. Neste caso, Fonda é democrata, mas dará vida a uma republicana.

Aos 74 anos, a actriz os-carizada Jane Fonda foi

convidada para dar vida a Nancy Reagan, ex-primeira- -dama norte-americana num novo filme em pré-produção. A película, intitulada The Butler (o mordomo), baseia- -se num artigo do Washington Post escrito por Eugene Allen, um mordomo negro que tra-balhou na Casa Branca duran-te 34 anos. Allen começou a

CINEMA Actriz de 74 anos integra elenco da película histórica ‘The Butler’

Jane Fonda é Nancy Reagan

O filme narra a história de Eugene Allen, mordomo na Casa Branca durante 34 anos e 8 presidentes.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

DR

argumento com Danny Strong. A rodagem arranca no Verão. Recorde-se que Jane Fonda fez uma longa pausa na carreira entre 1991 e 2005. Em breve brilhará nas salas de cinema com a película Peace, Love & Understanding.

A actriz oscarizada fez uma pausa na carreira entre 1991 e 2005. Em breve será a ex-primeira-dama

BRUNO COLAÇO/CM

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

www.Destak.pt · 175ª Feira · 29 de Março de 2012

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

MIÚDOS E GRAÚDOS

31 DE MARÇO

Pão, Coentros e Bicharada A Quintinha de Monserrate recebe Pão, Coentros e Bicharada, a 31 de Março, às 10h30. Nesta actividade, os mais pequenos participam nas tarefas da quinta, fazem o pão, diver-tem-se com jogos tradicionais e escu-tam um conto.

FÉRIAS

Actividades náuticas O Centro Náutico da Marina Parque das Nações orga-niza as Férias Náu-ticas, para desper-tar o gosto pelo desporto náutico, dos jovens dos 10 aos 15 anos. Canoa-gem, vela, windsurf e stand up paddle são algumas das actividades.

A Câmara de Gaia anunciou ontem a rea-

lização de um novo festival de reggae na cidade. A 1.ª edição do Positive Vibes es-tá marcada para os dias 15 e 16 de Junho, no Areinho.

Natiruts, Patrice, Richie Campbell, Xibata, Souls of Fire, Pow Pow Movement, Emir Kusturika & The No Smoking Orchestra, João Di-nis, Dirty Skank Beats, Cele-bration Sound, Youth Cultu-

re, Firestarter, Fyah Burn Sound, Jamrock Sound e Aero-soul compõem o cartaz deste novo festival.

Os bilhetes são hoje coloca-dos à venda: para um dia custa €18 e o passe para os dois dias fica por €25. O evento divide-se por vários espaços, além do pal-co principal, num recinto com capacidade para 15 mil pessoas. Haverá tendas, workshops e a Universidade Reggae, dedica-da ao conhecimento e palestras.

FESTIVAL

‘Positive Vibes’ em Gaia

‘Evasion’ no Espaço Ivens

A série Evasion, do pintor Pedro Batista,

é inaugurada hoje no Es-paço Ivens (Rua Ivens 42, Chiado). Até 6 de Abril pode ver quadros que con-vivem numa fusão entre a figura e o fundo. Esta série vive da permanente su-gestão de devir, da ideia de movimento e de uma per-manente necessidade de evasão com figuras que, isoladamente, reflectem a solidão e o desapego.

ARTE

Arte Antiga no Colombo

Inaugura hoje, a 1ª exposição do Museu

Nacional de Arte Antiga no Colombo. Intitulada Cons-truir Portugal. Arte da Idade Média, a exposição comissariada por Anísio Franco é uma fascinante narrativa do processo de formação do Reino, conta-da a partir de 31 peças do MNAA. Pintura, escultura e artes decorativas inte-gram este projecto A Arte Chegou ao Colombo.

EXPOSIÇÃO

PERCURSO

O Bairro Alto é... nomes e histórias O tema deste mês do Projecto +Skillz é Ruas do Bairro: Nomes e Histórias. O percurso O Bairro Alto tem o principal objectivo de dar a conhecer a verdadeira identidade do bairro. Se pensa que conhece o Bairro Alto, desengane-se. Aceite o desafio e apareça no dia 31 de Março, às 17h, no +Skillz.

TEATRO

Nova peça estreia na Cornucópia Estreia hoje, no Teatro da Cornucópia, o espectáculo Fingido e Verdadeiro ou o Martírio de S. Gens, Actor, adaptado e encenado por Luis Miguel Cintra. Em cena até 29 de Abril, de terça a sábado, às 21h, e domingo, às 16h. Preço 15 euros STAND UP COMEDY

João Cunha no Storik Chiado Hoje, às 22h, a comédia regressa ao Storik Chiado, com um espectáculo de Stand Up Comedy. Depois das actuações dos Com-media a la Carte, João Cunha é o nome que se segue. A perspectiva é a de uma noite com muito humor, num ambiente intimista. Preço 15 euros

ENCONTRO

Às Quintas Falamos de BD na Amadora O Centro Nacional de Banda Desenhada e Ima-gem recebe hoje, às 21h, o 2.º encontro de Às Quin-tas Falamos de BD, sob o mote Construções de Armar – Homenagem a António Velez. A entrada é livre.

TOME

NOTA

O Palácio do Correio Velho leva a praça 320

lotes em Leilão de Vinhos,

a 3 de Abril, às 21h.

balho começa agora a ser mais conhecido.

Do programa deste ano fazem parte nomes como Paula Sousa, João Paulo Este-ves da Silva, Carlos Bica, Mar-ta Hugon, Filipe Raposo e Elisa Rodrigues, para citar apenas alguns.

A Festa volta a ser o lugar da partilha e do diálogo, mas também do confronto e da experimentação. A esperança é que esta iniciativa seja também mais um ponto de encontro para intensificar a circulação internacional do jazz português. – – TOME NOTA Local Sala Principal e Jardim de Inverno do São Luiz, Teatro-Estúdio Mário Viegas, e Spot São Luiz Horário 31 de Março e 1 de Abril, a partir das 14h30 Preço 15 euros (um dia); 25 euros (dois dias); alguns eventos têm entrada gratuita

No sábado e no domin-go, vários espaços do

São Luiz vão estar em festa. O grande protagonista dos dias 31 de Março e 1 de Abril é o jazz português, em claro des-taque na 10ª edição da Festa do Jazz do São Luiz.

Trata-se de um espaço pri-vilegiado de encontro dos mú-sicos e amantes de jazz de to-do o País, que conta com a pre-sença de boa parte dos melho-res compositores e improvisa-dores. Marcam também pre-sença as escolas de jazz de to-do o País e músicos cujo tra-

EVENTO Um encontro de músicos e amantes de jazz de todo o País

A Festa do Jazz portuguêsA 10.ª Festa do Jazz regressa ao Teatro São Luiz para dois dias de muita cultura, animação e talento.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

Carlos Bica é um dos protagonistas desta iniciativa de dois dias

Com estreia marcada para amanhã, Lisboa,

Quem És Tu? é a mais recen-te atracção cultural do Caste-lo de São Jorge, em Lisboa. Realizado por António Jorge Gonçalves, o espectáculo é também uma projecção mul-timédia nas muralhas do Cas-telo. O projecto liga passado e presente, tecnologia e criati-vidade, história e património, para contar a história de Lis-boa de uma forma emocional e apelativa. Lisboa, Quem És Tu? utiliza videomapping, 3D, desenho digital e animação. Ultrapassando qualquer bar-reira linguística, recorre ex-clusivamente à imagem – com

ESPECTÁCULO MULTIMÉDIA

‘Lisboa, Quem És Tu?’desenho digital e animações de António Jorge Gonçalves – e à música portuguesa, onde desfilam nomes como Amália Rodrigues, Luís Freitas Bran-co, Carlos Paredes, Madre-deus, Cool Hipnoise, Dead Combo, entre outros. O even-to alia a projecção multimédia a uma experiência gastronó-mica, oferecendo peixinhos da horta, pastel de bacalhau ou pastel de nata. Estes e outros Sabores de Lisboa podem ser degustados antes do espectá-culo, ao pôr-do-sol, sobre uma vista panorâmica de Lisboa. Horário até 15 de Outubro, todos os dias, às 21h Preço 15 e 29 euros

Uma forma de conhecer a nossa capital, num cenário privilegiado

DR

5ª Feira · 29 de Março de 2012www.Destak.pt · 18

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

TOP MÚSICA 1 (= 1*) En Acústico Pablo Alboran 2 (= 2*) Alma Carminho 3 (N) Seasons David Fonseca 4 (= 4*) As Canções da Maria Maria de Vasconce-los 5 ( 3*) L’art Brut Wraygunn 6 (= 6*) Missy M Missy M 7 ( 8*) 21 Adele 8 ( 7*) Na Balada Michel Teló 9 ( 5*) Wrecking Ball Bruce Springs-teen 10 ( 9*) Ao Vivo Paula Fernandes * Posição na semana anterior FONTE: ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA PORTUGUESA AC NIELSEN PORTUGAL

alguns amigos. Na capital, ac-tua Olavo Bilac, Rui Pregal da Cunha, Paulo Riço e Lara Afonso, enquanto a norte, a apresentação conta com Luís Portugal, Rui Pregal da Cunha e Tozé (Per7ume). Preço 20 euros

Fernando Cunha (Del-fins e Resistência), Pau-

lo Costa (Ritual Tejo), Ema-nuel Ramalho (Rádio Macau e Delfins), João Gomes (LX 90) e Maria Leon (Ravel) são os membros da superbanda na-cional Ar de Rock.

Depois de uma estreia com um disco que se fez precisa-mente em cima do palco, os Ar de Rock estão de volta com Mudam-se os Tempos, um ál-bum onde a identidade do gru-po se impõe num reportório que volta a trazer tesouros da memória da música portugue-sa, tão distintos como Buda-peste dos Mão Morta, Pastor dos Madredeus, A Vida num Só Dia dos Rádio Macau, A Bandeira dos Delfins ou Chu-va Dissolvente dos Xutos & Pontapés.

O colectivo leva agora o novo trabalho aos palcos de Lisboa e Porto. Esta noite, a Sala TMN ao Vivo recebe o es-pectáculo, que sobe no dia 31 de Março, ao Hard Club. Para estes dois concertos, os Ar de Rock fazem-se apresentar por

APRESENTAÇÃO Lisboa e Porto recebem os concertos hoje e amanhã

Ar de Rock com um novo álbumA banda formada por vários músicos emblemáticos do pop rock português regressa aos palcos.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

– – TOME NOTA Lisboa Sala TMN Ao Vivo, 29 de Março, às 21h30 Porto Hard Club, 31 de Março, às 21h30

Ar de Rock cruzam talentos, músicos, currículos e sonoridades

O artista norte-america-no Mark Lanegan tem

um álbum novo. Blues Fune-ral marca o regresso à edição, com a sua banda desde Bub-blegum (2004). Para apresen-tar o novo trabalho, o músico embarca numa digressão eu-ropeia, que passa pelo Hard Club a 30 de Março e na Sala TMN ao Vivo no dia se-guinte, sempre às 21h. Os bel-gas Creature With The Atom Brain são a banda escolhida para assegurar a primeira parte dos dois concertos. Preço 20 euros

ESPECTÁCULOS

Mark Lanegan ao vivo Orquestra de jazz no CCB

O grande Auditório do Centro Cultural de

Belém recebe hoje, às 21h, a francesa Orchestre Na-tional de Jazz, com di-recção do contrabaixista e produtor Daniel Yvinec, num projecto à volta do re-pertório de um dos músi-cos maiores do nosso tem-po: Robert Wyatt. Este es-pecáculo presta homena-gem ao seu universo musi-cal – uma pop melancólica, encantatória e intemporal.

AROUND ROBERT WYATT

Supernada hoje no Lux

A partir das 22h de hoje, o grupo de Ma-

nel Cruz apresenta-se na discoteca Lux, para o pri-meiro concerto de lança-mento do álbum de estreia Nada é Possível. O recente trabalho é fruto de quase seis anos de gravações e ex-periências em vários estú-dios. Para o Porto a apre-sentação do novo álbum dos Supernada está mar-cada para 4 de Abril, no Hard Rock.

CONCERTOS

We Have Band no País

Os We Have Band re-gressam a Portugal,

para apresentar Ternion em mais uma Panic! Party. O grupo ficou conhecido pelo tom divertido e pelo ritmo ecléctico do primei-ro álbum homónimo. A fes-ta, que se realiza hoje, às 23h30, no Musicbox, conta com os australianos Light Year e uma representação do clubbing nacional, com Xinobi e Tha Lovely Bas-tards. Preço 8 euros.

MUSICBOX

O músico vai actuar a 30 ao Hard Club e dia 31 ao TMN ao Vivo

DR

No passado dia de 22 de Março, a RFM celebrou 25 anos com uma festa, ao final da tarde, no espaço TMN em Lisboa. Juntamente com a minha querida colega Ana Colaço tive o privilégio de ter apresentado este grande encontro de amigos. Começou da melhor maneira, com o visiona-mento de vídeos a recordar o passado, o que deixou natu-ralmente os convidados sur-presos e emocionados. Esti-veram presentes muitas figu-ras conhecidas que fizeram a história deste teu canal de

25 ANOS

A tua cara não me é estranha

rádio como o Eng.º Magalhães Crespo, José Car-los Malato, João Paulo Saca-dura, Pedro Tojal, Luís Lou-reiro, José Relvas e muitos outros que ajudaram a soprar as velas. Agora a tua RFM está pronta para mais 25 anos e para grandes even-tos. Para começar já este ano um grande concerto do Flo Rida, Beach Party e a 3ª edição dos prémios Ernestos RFM que este ano terá lugar em Lisboa. Neste memorável encontro a frase que mais se ouviu foi: “A tua cara não me é estranha”.

MARCOS ANDRÉ Sábado e Domingo das 6h às 10h

[email protected]

VOZES DA RÁDIO

Depois de terem contado com a ajuda de ouvin-

tes/produtores RFM no seu disco Mudam-se os tempos, e de o terem apresentado ao vivo no auditório da rádio, os Ar de Rock levam agora a sua música esta noite

e sábado à Sala TMN em Lis-boa e ao Hard Club no Porto. Nestes dois concertos os Ar de Rock vão ter a seu lado amigos como Lara Afonso, Paulo Riço, Olavo Bilac, Rui Pragal da Cunha, Luís Portu-gal e Tó-Zé dos Per7ume.

Ar de Rock ao vivo em Lisboa e Porto

www.Destak.pt · 195ª Feira · 29 de Março de 2012

Filme de Rita Azevedo Gomes demorou 14 anos a chegar

DR

‘Vingança de Uma Mulher’

Este filme português é um sonho de Rita

Azevedo Gomes, que de-morou 14 anos a realizar. A inspiração da história é o conto homónimo, de Barbey D’Aurevilly. Acom-panhamos Roberto, um dandy enigmático, que go-za do prazer aristocrático de causar espanto. Das mulheres, que conhece em todas as variedades da sua espécie e raça, já nada o po-de espantar. A verdade é que Roberto sente o pro-fundo tédio de quem esgo-tou todos os prazeres e en-cantos desta vida. Só que tudo muda numa noite, quando conhece uma mu-lher que o intriga e lhe lem-bra alguém. Mas no meio de terríveis prazeres tam-bém vai sentir o horror.

DRAMA

Sempre que há mu-danças drásticas na vi-

da de um ser humano, as mu-danças de cenário podem ser terapêuticas, mas também trazer novos desafios.

ESTREIA DA SEMANA ‘Comprámos um Zoo!’ é o novo filme de Cameron Crowe

O Zoo de Matt Damon

Scarlett Johansson e Matt Damon juntos na recuperação de um zoo que vai unir uma família sem mãe.

JOÃO TOMÉ [email protected]

PUB

Este filme de Cameron Crowe (realizador de pérolas como Jerry Maguire, Quase Famosos, Vanilla Sky e Eliza-bethtown) é baseado nas me-mórias de Benjamin Mee. Nes-ta história com drama e comé-dia, acompanhamos Matt Damon, que é Benjamin, um viúvo que tem de lidar sozinho com a educação dos filhos e decide mudar a família para o campo, adquirindo uma casa com um zoo incluído.

Só que nem tudo serão ro-sas, entre a renovação da no-va propriedade, a revolta do seu filho adolescente Dylan (ainda a recuperar da perda da mãe) e a alegria inspirado-ra da filha mais nova Rosie. O desafio que ele terá de enfren-tar envolve ursos deprimidos, ferozes leões e outras 40 espé-cies animais. A ajudá-lo a re-cuperar este zoo terá uma equipa peculiar, liderada pela bela e inteligente Kelly (Scar-lett Johansson).

Depois de terem sido deuses em 2010, no

filme Confronto de Titãs, Sam Worthington, Liam Neeson e Ralph Fiennes voltam às mesmas perso-nagens nesta sequela: Fú-ria dos Titãs. A história que mais não é do que um re-make do filme de 1981, de Louis Leterrier, inunda de fantasia, acção e efeitos es-peciais (e em 3D) o grande ecrã. Uma década depois de derrotar o temível Kra-ken, Perseus (Sam Wor-thington) – o semi-Deus,

ACÇÃO/FANTASIA

Eis a ‘Fúria dos Titãs’filho de Zeus (Liam Neeson) – tenta viver uma vida tranqui-la como pescador e pai de He-lius, de 10 anos. Enquanto isso, nasce uma luta pela suprema-cia entre os Deuses e os Titãs. Perigosamente enfraquecidos pela falta de devoção da Hu-manidade, os Deuses estão a perder o controlo sob os Titãs e o seu feroz líder Kronos, pai de Zeus, Hades (Ralph Fien-nes) e Poseidon (Danny Hus-ton). Os três irmãos tinham já derrubado o seu poderoso pai, mas agora Hades faz um no-vo acordo para derrubar Zeus.

Fiennes e Neeson voltam a ser deuses em conflito, nesta sequela

Filme francês mostra como uma amizade faz a diferença

DR

‘Amigos Improváveis’

Baseado em factos verídicos, esta é a his-

tória de dois homens fran-ceses que nunca se deve-riam ter conhecido: um aristocrata que ficou tetra-plégico (François Cluzet) num acidente de parapen-te e um jovem problemáti-co (Omar Sy). Philippe, o aristocrata, contrata Driss, um jovem dos subúrbios, praticamente acabado de sair da prisão, para o assis-tir no dia-a-dia. Tudo pare-cia encaminhar-se para o jovem ser a pessoa menos adequada para o trabalho mas, juntos, vão fazer re-nascer todo o mundo de Philippe. Estes dois univer-sos cruzam-se para dar nascimento a uma amiza-de tão louca, divertida e for-te quanto inesperada.

COMÉDIA/DRAMA

DR

Matt Damon tenta recuperar um zoo para trazer alegria aos filhos

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

ANTEVISÃO

Titanic 3D em estreia Passados 100 anos do naufrágio e 15 anos do filme Titanic, terça-feira à noite foi a antestreia mundial da versão em 3D do filme, em Lon-dres, com James Cameron, Kate Winslet, mas sem DiCaprio. Por cá estreia a 5 de Abril.

FESTIVAL

Cinema luso em França A edição 2012 do festival de cinema de Brive (França), dedicado às mé-dias-metragens, vai incluir uma retros-pectiva do cinema português. Vão ser dez os filmes incluí-dos na retrospec-tiva do festival que ocorre de 10 a 15 de Abril.

DR

Classificados · www.Destak.pt · 215ª Feira · 29 de Março de 2012

Classificados · www.Destak.pt · 22 5ª Feira · 29 de Março de 2012

5ª Feira · 29 de Março de 2012 · 23

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Pas-satempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tava-res; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIREC-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Re-go, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Lu-ís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DE-PARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

Investimento com prejuízo à cabeça!!!

Era uma vez um aldeão que tinha um burro [...] com um comporta-mento muito incerto, pois umas vezes aceitava as tarefas a que o dono o obrigava e noutras alturas o seu azedume era tanto que nem com pastagem farta se apressava a trabalhar. E assim, começou a fa-zer uma espécie de gazeta às suas obrigações, convencido que assim obrigaria o seu dono a dar-lhe sempre aquela bendita ervinha de primeira, que o punha a sonhar, se um qualquer dia não seria tam-bém um abastado patrão a man-dar num qualquer animal.

Perante esta situação, a produ-tividade da terra foi-se por água abaixo e passado pouco tempo nem o próprio burro conseguiu ali-mento e adoeceu. O investimento que este aldeão tinha feito acabou por não ter rendimento algum, prejudicando não só a sua vida pessoal como a do seu burrinho.

Conclui-se que este pobre ani-mal, perante a sua teimosia, a sua indolência e a sua matreirice de querer chegar qualquer dia a pa-trão, sem trabalhar, levou o seu bom dono a ter feito um investi-mento com prejuízo à cabeça.

Pensem nisto os pouco atentos e os iludidos, perante promessas que escapam à realidade actual da vida presente.

Américo Fortunato

A bandalheira na informática da Justiça

O director da CIA, David Petraeus, mostrou-se interessado na com-putação em nuvem, que permite aceder a ficheiros a partir de qual-quer computador. As redes sociais podem ser detectadas. Aperfei-çoa-se o Échelon.

Perante todos estes avanços tecnológicos de informatização global não percebo por que não funciona a investigação criminal e a justiça em sistema informático integrado em Portugal. Gastaram--se milhões em sistemas informá-ticos disfuncionais. [...] Quem ga-nhou o quê com a constituição destes serviços?

Diz Pina Martins, Procurador da República, que isto até agora tem sido uma bandalheira «e nin-guém sabe quem acede ao quê». Em Portugal não há computação em nuvem na Justiça. Há apenas nuvens mais altas ou baixas de acordo com o anticiclone dos Aço-res. Creio que o anticiclone dos Açores determina o destino de Portugal, coisa que Gaspar, o Ma-go, ainda não profetiza.

José Raimundo ST.º ANT.º CAV.

Qual é a dúvida?

Falam que o país está desertifica-do no seu interior. Há muito tempo que no futebol e nos países desen-volvidos, clubes surgem e arreca-

dam títulos. Veja-se o Watford comprado pelo Elton John e que subiu vertiginosamente três ou quatro escalões em Inglaterra, ou o Nottingham Forest. Os adeptos portugueses deviam dar-se por muito satisfeitos, muito embora a “procissão” ainda vá no adro (isto é faltam várias jornadas e muitos “embates” entre eles), pois pela primeira vez um clube (o Braga) pode agradar a “gregos e troia-nos”. É do Norte junto ao (F.C.) do Porto, é Sporting (S.C.P.) de Braga, e equipa de vermelho como o (S.L.B.) Benfica, qual é a dúvida, é quase a selecção nacional.

A Minoria Silenciosa

Cada dia, um dia

Saber o que há para Além, prever a música que se ouvirá, imaginar o produto dos nossos genes, en-tender o sentido da vida, identifi-car o rumo a seguir, escolher o mais correcto e esquecer que não há certezas de nada. Deslumbrar novo céu, admirar novas espécies, ver novos sorrisos [...]. É o que se quer para Portugal e o que se es-pera para todo o Mundo. Porque este planeta azul é verde de espe-rança, é branco de paz, é verme-lho de amor e amarelo de grati-dão. [...] É do ser humano e do ser divino. Nasce com o Sol deitando- -se com a Lua. As nuvens... são su-perficiais e passageiras. Soraia Robalo QUELUZ DE BAIXO

BRAGA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

25º MÁXIMA

HOJE 6º MÍNIMA

26º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 14º MÍNIMA

25º MÁXIMA

AMANHÃ 12º MÍNIMA

19º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 9º MÍNIMA

24º MÁXIMA

AMANHÃ 9º MÍNIMA

17º MÁXIMA

FARO

HOJE 15º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 15º MÍNIMA

17º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 14º MÍNIMA

24º MÁXIMA

AMANHÃ 13º MÍNIMA

19º MÁXIMA

PORTO

HOJE 12º MÍNIMA

27º MÁXIMA

AMANHÃ 12º MÍNIMA

22º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE**

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Tipo de roupão que se usa por cima do vestuário para o proteger. Marca. 2. Indivisível. Protagonista ou personagem principal de uma obra literária. 3. Fenómeno ou sinal que revela uma lesão ou perturbação funcional de um órgão. Tomba. 4. Grande cadeia de mon-tanhas ligadas entre si. Lugar que, à beira de um rio ou porto, serve para embarque e desembarque de pessoas e mercadorias. 5. Recitar. Coisas verdadeiras. 6. Sobre (prep.). Tornar lustroso pela fricção. Ínte-gra. 7. Não largar da mão. Substância utilizada para condimentar os alimentos. 8. Rebanho de gado miúdo. Notificar. 9. Contr. da prep. a com o art. def. os. Tapar com batoque. 10. Dignidade pontifícia (fig.). Curso de água natural. 11. Entulhamento. Franco Verticais: 1. Veículo de transporte público ou colectivo. Nó, muito rijo, na madeira (Fundão). 2. Planta apiácea conhecida por erva-doce. Genuíno. 3. Vasilha de aduelas, de grande lotação, para vinhos. Prova escrita. 4. Escalei. Caminhar. 5. Coisa repelente. Móvel onde se dispõem e guardam bebidas com ou sem álcool. 6. Assunto. Dispen-dioso. 7. Cólera. Inspecção que o médico faz aos doentes do hospital. 8. Pedra de amolar. Unguento em que entram óleo e cera. 9. Picar com o bico. Mistura de substância resinosa com uma matéria corante, para fechar garrafas, cartas, etc.. 10. Damas de companhia. Desig-nação extensiva a várias espécies de peixes seláquios, com corpo achatado e largo. 11. Acção de lançar em circulação. Relação

CRUZADAS Horizontais: 1. Bata, Timbre. 2. Uno, Herói. 3. Sintoma, Cai. 4. Serra, Cais.

5. Ler, Veras. 6. Em, Polir, Sã. 7. Reter, Sal. 8. Grei, Citar. 9. Aos, Batocar.

10. Tiara, Rio. 11. Aterro, Leal

Verticais: 1. Bus, Vergada. 2. Anis, Mero. 3. Tonel, Teste. 4. Trepei, Ir. 5. Horror,

Bar. 6. Tema, Caro. 7. Ira, Visita. 8. Mó, Cerato. 9. Bicar, Lacre. 10. Aias, Raia.

11. Emissão, Rol

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Susan Boyle inspira musical. Um musical baseado na vida da cantora-revelação Susan Boyle acaba de estrear no Teatro Real de Newcastle, Inglaterra, com fãs a viajar desde a Austrália e os EUA só para assistir ao espectáculo. «Eis um conto de fadas», descreve o produtor musical. Saiba mais em www.destak.pt.

DR

PUB