Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de...

20
‘Old Ideas’ de Leonard Cohen O 12.º álbum de originais é o pretexto para mais um concerto em Portugal. SUGESTÕES PÁGINA 14 FIM DE SEMANA Tudo o que é nacional e bom está aqui MERCADO DE SABORES PÁGINA 09 Dragão feroz DESPORTO PÁGINA 10 FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do grupo A. FC Porto 1 PSG 0 FERNANDO VELUDO/LUSA «Enorme aumento» na carga fiscal sem data limite Porque é preciso amealhar mais 4,9 mil milhões de euros, Vítor Gaspar confirmou que os cicadãos vão pagar mais IRS, mas não revelou quanto, nem quando as medidas adicionais serão aliviadas. ACTUALIDADE PÁGINA 06 Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1892 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Foz Velha protegida de alterações GRANDE PORTO PÁGINA 04 O fim da espera dos muitos fãs Jennifer Lopez estreia-se em Portugal, num concerto no Pavilhão Atlântico. SUGESTÕES PÁGINA 15 Em luta contra os franceses Nuno Lopes, John Malkovich e companhia numa grande produção nacional. CINEMA PÁGINA 16 PUB

Transcript of Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de...

Page 1: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

‘Old Ideas’ de Leonard Cohen

O 12.º álbum de originais é o pretexto para mais um concerto em Portugal.

SUGESTÕES PÁGINA 14

FIM DE SEMANA

Tudo o que é nacional e bom está aqui

MERCADO DE SABORES PÁGINA 09

Dragão ferozDESPORTO PÁGINA 10

FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do grupo A.

FC Porto 1 PSG 0

FERNANDO VELUDO/LUSA

«Enorme aumento» na carga fiscal sem data limite Porque é preciso amealhar mais 4,9 mil milhões de euros, Vítor Gaspar confirmou que os cicadãos vão pagar mais IRS, mas não revelou quanto, nem quando as medidas adicionais serão aliviadas.

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1892 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Foz Velha protegida de alterações

GRANDE PORTO PÁGINA 04

O fim da espera dos muitos fãs

Jennifer Lopez estreia-se em Portugal, num concerto no Pavilhão Atlântico.

SUGESTÕES PÁGINA 15

Em luta contra os franceses

Nuno Lopes, John Malkovich e companhia numa grande produção nacional.

CINEMA PÁGINA 16

PUB

Page 2: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

5ª Feira · 4 de Outubro de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptCusto Zero

Até domingo, há propostas de exposições, música e jogos

EXPOSIÇÃO

‘Siempre Ellas’ no espaço 604 rc

Javier Granados inau-gura hoje, às 21h30,

a exposição Siempre Ellas no espaço multifuncional 604 rc – Empty Room, na Rua Guerra Junqueiro, no Porto. É a primeira vez que o con-ceituado pintor madrileno expõe em Portugal, pelo que apresenta uma ampla mos-tra do seu trabalho ao longo dos últimos anos. Aos sába-dos, a mostra pode ser vista das 15h30 às 19h30.

RUA DO ALMADA

Arte dá nova vida a edifício desocupado O gabinete criativo por-tuense Design Factory

é responsável pela conceptuali-zação e curadoria do projecto The House – Creative Exhibi-tion, integrado no Get Set Festival, e assumiu o desafio de dar uma nova vida a um edifício de três andares situado na Rua do Almada, em pleno centro do Porto.

Entre hoje e domingo, os di-ferentes pisos do edifício, outro-ra uma empresa ligada a teci-dos, serão invadidos por várias intervenções artísticas. Os con-vidados do Design Factory vão conferir novas abordagens aos espaços da casa, recriando, por exemplo, de forma contem-porânea, zonas que foram, no passado, uma sala de costura ou uma sala de tecidos. Um dos projectos apresentados será, precisamente, a reinterpretação

Com o feriado de amanhã, o fim-de-semana é maior e há propostas que se prolongam até domingo. O destaque vai para as mostras de escultura, arquitectura, instalações e multimédia num edifício no centro do Porto. Para pequenos e para graúdos, há mais de 300 jogos de tabuleiro. POR RAQUEL MADUREIRA

GAIA

Snoopy à espera dos mais pequenos O famoso cão da persona-gem de ficção Charlie Brown está entre sexta- -feira e domingo no Gaia- -Shopping para dar asas à imaginação dos mais pequenos, com a reali-zação de ateliers. O Sno-opy vai deixar o telhado da sua casota e entrar em formas de gesso. Depois de desenformados, os Snoopy poderão ser colo-ridos e personalizados.

PASSEIO DAS VIRTUDES

Mercado apresenta produtores locais O Berdinho – Mercado Rural é a nova aposta da S.P.O.T., através do projecto Manobras no Porto. No sá-bado, no Passeio das Virtu-des, das 15h às 19h, será apresentado à cidade um novo mercado. Com base nos ‘farmer’s market’ existentes em tantas outras cidades europeias, o Berdinho pretende trazer ao Porto um evento que reúna os produtores rurais locais num só local dando- -os assim a conhecer à comunidade envolvente.

ESPOSENDE

Concerto assinala Dia da Música Para assinalar o Dia Inter-nacional da Música, a Câ-mara de Esposende pro-move amanhã um concer-to de piano, com Ana Zão, às 21h30, no Fórum Muni-cipal Rodrigues Sampaio.

DE

BORLA

da memória do que era aquele edifício, recorrendo a objectos, sons e imagens antigas da cida-de do Porto.

The House – Creative Exhi-bition integra ainda exposições de escultura, arquitectura, de-sign, multimédia, ilustração e di-versas instalações tendo por ba-se objectos e materiais antigos existentes na casa. Os Rising Giant são os convidados inter-nacionais e irão ‘actuar’ in loco

durante os quatro dias. Os britânicos, pela

primeira vez em Portugal, são es-pecialistas em conjugar arte urbana com a ilustração em estilo de banda

desenhada, usan-do o mínimo de cor

com máximo impacto.

Hoje, dia da inauguração,

as portas abrem às 18h, mas nos

restantes dias abrem às 15h

PUB

PORTO

Encontro de jogos de tabuleiro

InvictaCon 2012 é o nome do sexto encon-

tro nacional de jogos de ta-buleiro do Porto, que se rea-liza entre amanhã e domin-go, no Eurostars Oporto Aparthotel, localizado na Rua do Mestre Guilherme Camarinha, nº 212. Este evento sem fins lucrativos tem como grande objectivo divulgar os jogos de tabu-leiro modernos. Qualquer pessoa pode participar, estando disponíveis cerca de 300 jogos diferentes e voluntários para os ensinar.

DR

DR

DR

Page 3: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

PUB

Page 4: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

5ª Feira · 4 de Outubro de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

Farol, Capela ou Ermida de S. Miguel O Anjo.

Obras de conservação a ca-da oito anos, a manutenção da predominância da função ha-bitacional, a interdição de de-molições e o respeito pela cér-cea da frente urbana e pelos elementos arquitectónicos do conjunto são algumas das restrições a ter em conta.

A decisão de propor a clas-sificação ao secretário de Es-tado da Cultura e abrir um pe-ríodo de consulta pública de 30 dias úteis é da DGPC (que agora integra o Instituto de Gestão do Património Arqui-tectónico e Arqueológico – Igespar).

Para a Zona Especial de Protecção (ZEP) da zona clas-sificada propõe-se a fixação de uma área ‘non aedificandi’, uma de «delimitação» e outra «com os imóveis dissonantes que podem ser demolidos». «Assegurar a manutenção e valorização da malha e mor-fologia» da Foz Velha é o ob-jectivo desta iniciativa, pelo que foram aprovadas várias outras restrições.

Ficam também «interditas» as demolições, salvo por ra-

zões de segurança ou «quando o edifício existente constitua uma intrusão arquitectónica ou urbanística de má qualidade, desqualificadora da imagem do conjunto». As condições de edi-ficabilidade de novos edifícios ou ampliações dos existentes «devem ter uma correcta rela-ção com os edifícios vizinhos».

A Direcção-Geral do Pa-trimónio Cultural (DGPC)

quer classificar como «conjun-to de interesse público» a zona da Foz Velha, no Porto, impondo datas para obras de conservação dos imóveis e restrições a alterações arqui-tectónicas, novas construções e demolições.

Em causa estão as fregue-sias da Foz do Douro e Lorde-lo do Ouro e a área do Passeio Alegre (incluindo o chafariz, o quiosque do jardim e um conjunto de imóveis da rua do Passeio Alegre), refere o Diário da República.

Do conjunto fazem ainda parte dois obeliscos na Quin-ta da Prelada, a Igreja e o For-te de S. João Batista e a Torre,

FOZ DO DOURO Proposta da Direcção-Geral do Património Cultural em período de consulta pública

Classificação de interesse público evita construções

Demolições só por razões de segurança

Ideia é assegurar a morfologia da Foz Velha. Alterações na arquitectura não serão permitidas.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

LUÍS ANICETO

Zona da Foz do Douro é das mais nobres e caras da cidade

Impostos trabalhos de «conservação pelo menos uma vez em cada oito anos»

Sessão de boas-vindas realizada hoje na Reitoria

Uma «boa parte» dos 1644 alunos estrangei-

ros que no primeiro semes-tre deste ano lectivo vão estudar na Universidade do Porto (UP), e que chegam ao abrigo de programas in-ternacionais de mobilidade como o Erasmus, recebem hoje as boas-vindas da insti-tuição, numa sessão a reali-zar no edifício da Reitoria. Ao todo, e juntando a este nú-mero os alunos que estão a frequentar cursos comple-tos, são mais de 3100 os estudantes estrangeiros.

UNIVERSIDADE DO PORTO

Marcha da CGTP percorre distrito sábado e domingo

A Marcha Contra o Desemprego promovi-

da pela CGTP chega ao dis-trito do Porto no sábado e do-mingo, com acções em Ma-tosinhos, Ermesinde, Santo Tirso, Porto e Gaia para as-sinalar o «alastramento da precariedade». No sábado, a marcha partirá às 10h da fei-ra da Senhora da Hora para a lota de Matosinhos e às 15h da Estação de Ermesinde para a Areosa. No domingo, às 10h, em Santo Tirso, fará o percurso entre Vilarinho e S. Martinho do Campo. Às 15h30, no Porto, sairá da Batalha para o Cais de Gaia.

DESEMPREGO

JOSÉ REBELO/CM

Praça da Batalha é o ponto de encontro no domingo à tarde

MARIA JOÃO MARQUES

Mais de 3100 estudantes estrangeiros

VALONGO

Esteticista burlou homem de 57 anos Uma esteticista de 47 anos, a residir em Valongo, foi detida em flagrante delito pela prática do crime de burla qualificada, envolven-do um homem de 57 anos. Segundo a Polícia Judiciá-ria, ao longo de dois anos, a mulher usou «sempre identidade falsa», tendo conseguido apropriar-se de «120 mil euros», mediante um «quadro que artificiosa-mente construiu».

ESPINHO

Multimeios vai com o respectivo passivo A Câmara de Espinho quer entregar a exploração do Centro Multimeios, da extinta Fundação Navegar, à Associação de Desenvol-vimento do Concelho de Espinho, passando assim para esta instituição o pas-sivo associado ao equipa-mento em causa. A medida foi já discutida em reunião de Câmara e deverá agora ser sujeita à votação da Assembleia Municipal.

DOURO

Preço de aguardente preocupa adegas A União das Adegas da Re-gião Demarcada do Douro (UNIDOURO) queixa-se da escassez de aguardente ví-nica necessária para pro-duzir vinho do Porto e da «brutalidade» do preço, que duplicou em dois anos. Ilídio Santos, presidente da UNIDOURO, lembra que o preço por litro «já passa os três euros».

NORTE

Exportações com aumento de 8% As exportações de merca-dorias da região Norte do País registaram, no segun-do trimestre deste ano, um crescimento de cerca de 8% em valor face ao perío-do homólogo. A conclusão é da Comissão de Coorde-nação e Desenvolvimento Regional do Norte, no bole-tim Norte Conjuctura, com dados até 19 de Setembro.

10 SEGUNDOS

Vinte e sete lojas da Baixa do Porto vão estar

de portas abertas e com descontos entre as 21h00 e as 00h00 de hoje. A iniciativa é da Associação de Bares do Porto (ABZHP), que no primeiro tri-mestre de 2013 espera ter 150 lojas reunidas à volta do pro-jecto «Estamos com a Baixa».

As lojas que já aderiram à proposta situam-se no períme-tro entre as ruas Sá da Bandei-ra, Fernandes Tomás, Firme-za e Guedes de Azevedo. «To-

COMÉRCIO

Lojas da Baixa do Porto vão estar abertas até à meia-noite

das vão oferecer descontos. Na Sá da Bandeira três de-las vão ter montras vivas e uma vai ter fabrico de cho-colate ao vivo», adianta o presidente da ABZHP, An-tónio Fonseca. Até Março de 2013, a associação prevê reunir 150 lojas «distribuí-das pelas ruas de Santa Catarina, 31 de Janeiro, Fernandes Tomas, Santo Ildefonso, Firmeza, Guedes de Azevedo, Flores e José Falcão, entre outras».

Feriado sem comboios prevê só um Intercidades Amanhã, só um comboio ligará Lisboa ao Porto, devido à greve dos sindicatos. Não haverá Alfa Pendular, havendo só um Intercidades, que chega a Campanhã às 14h39. No sentido oposto não há ligações.

CLICKPEDRO CATARINO

Page 5: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

5ª Feira · 4 de Outubro de 2012 · 05

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

Nas histórias, o mensageiro das más notícias acaba sempre decapitado. Des-

confio que é por isso que o Gato das Botas, vulgo minis-tro das Finanças, faz estes discursos em voz lenta e com as sílabas todas nos sítios, e que duram, duram, duram, na esperança de adormecer quem lhe podia cortar o pescoço. Isto para não falar no atentado à produtividade nacional, porque à média de uma conversa em família por semana, são horas de trabalho que se vão. Mas a verdade é que o con-teúdo dos seus discursos acabam por nos impedir de fechar os olhos. Esta nova versão das mesmas medidas, mais preocupante para quem trabalha, e menos eficaz na resolução do problema real, ou seja o peso exagerado da despesa pública, é mesmo de tirar o sono. Temos mais impostos sobre o trabalho, resultado da ligeireza com que o Tribunal Constitucional ditou a inadmissibilidade do corte dos dois subsídios à Função Pública, aqueles que têm um patrão falido mas que, ao contrário dos outros na mesma situação, não pede a insolvência. É um choque perceber que a popu-lação empregada em Portu-gal é de apenas 4,5 milhões de pessoas, mas assusta ainda mais saber que cerca de 57% das famílias com rendimentos declarados em 2010 não pagaram IRS. Por-que os ordenados são baixos, está certo, mas que país pode sobreviver quando, sobre os ombros de tão poucos, se coloca a vida de tantos? E o pior é que serão cada vez menos a pagar, em consequência do desem-prego, que se agravará com mais impostos. Decidida-mente, o drama de Portugal é não haver ricos, que tanto jeito davam para ajudar a pagar as contas que um Estado novo-rico contraiu.

57% das famílias não pagam IRS dade de se despedir, a Socieda-

de Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e os parcei-ros da BirdLife International celebram este fenómeno com o Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves, iniciativa que se realiza em 40 países da Europa e Ásia Central.

Destinadas a todas as ida-des, as actividades realizam-se um pouco por todo o País, com visitas com guias especializa-dos na identificação e obser-vação de aves. Um evento que, além da componente lúdica, visa ainda sensibilizar o públi-co para a beleza da migração e para os problemas que as aves migradoras enfrentam. É que,

Embora as previsões da meteorologia apontem

para uma subida nas tempera-turas este fim-de-semana, es-tamos no Outono, a altura do ano em que as aves migrató-rias trocam o País por para-gens mais quentes. Milhares já começaram a viagem em direcção a África, mas para quem ainda não teve oportuni-

INICIATIVA Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves com iniciativas em todo o País

Descobrir e conhecer melhor as aves para as poder salvar Muitas das aves migratórias estão em risco devido às alterações no habitat.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

BRUNO COLAÇO

Actividades propostas de observação das aves são gratuitas

explica Luís Costa, director executivo da SPEA, «infeliz-mente, muitas destas aves estão em perigo, devido a alte-rações do habitat e do clima nas suas zonas de reprodução, de invernada e de passagem». E, acrescenta, «só a acção conjun-ta das pessoas poderá inverter a situação».

De Norte a Sul A maior parte das actividades que se realizam no próximo sá-bado e domingo são gratuitas, mas de inscrição obrigatória. E as ofertas são muitas. Pode sempre conhecer um pouco melhor as aves marinhas que povoam a costa portuguesa, em Lisboa e na zona centro; observar as aves rupícolas e florestais, mais a norte; vestir a pele de um twitcher, ou seja, um observador de aves, nos Açores; ou ainda aprender so-bre as aves nos observatórios de várias reservas. Mais infor-mações e inscrições disponíveis em www.spea.pt.

PUB

Pessoas com deficiência em protesto Quinze pessoas com deficiência passaram

a noite de quarta-feira frente à Assembleia como forma de protesto contra os cortes nos apoios aos portadores de deficiência.

INOVAÇÃO

Cavaco defende mais cooperação entre empresas e garante que o crescimento económico não pode depen-der unicamente da redução de custos. Para o Presidente são necessários avanços na produ-tividade e competitividade, com mais apostas na inovação.

14 Novembro é o dia esco-lhido pela CGTP para uma greve geral em protesto contra a austeridade.

31,7 euros é quanto gasta em mé-dia cada português em tele-móvel por mês. Mais de 44% consideram o valor excessivo.

10 SEGUNDOS

CASO DOS SUBMARINOS

Contratos do negócio fo-ram roubados em Lisboa do carro do representante da empresa Ferrostaal depois do Estado e do con-sórcio alemão terem che-gado a acordo em relação às contrapartidas. O CM diz que o automóvel foi assaltado «cirurgicamen-te» e que não havia sinais de arrombamento.

AÇORES

Tempestade Nadine afecta grupo central dos Açores com ventos que podem chegar aos 130 quilómetros por hora e precipitação intensa. O Instituto de Meteorolo-gia colocou hoje as ilhas do grupo central do arqui-pélago em alerta laranja.

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Page 6: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

5ª Feira · 4 de Outubro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 06

blica for efectivamente sendo cortada, seja lá a que ritmo for.

Sem dourar a pílula, Gaspar admitiu ainda que a economia vai continuar a retrair-se (os tais 1%) e que também o desempre-go vai aumentar não para os 16% anunciados há menos de um mês, mas para 16,4%, a quarta previsão do Governo para 2013, revista em alta devido à perda dos benefícios que teria a re-dução cancelada da Taxa Social Única para as empresas.

Quem não se contentou com as explicações do governante

foi a oposição: o PS vai votar contra o OE; o PCP condena o «escandaloso roubo»; o BE fala em «política de terra quei-mada»; e os Verdes denunciam o «chico-espertismo» na subs-tituição da TSU pelo aumento do IRS.

cará a saber, concretamente, quanto vai receber a menos todos os meses no seu salário.

No seu estilo habitual, Vítor Gaspar explicou a necessidade do «enorme aumento de impos-tos» no próximo ano. É que o défice real de 2012 será de 6% (vai baixar para 5% com medi-das extraordinárias que não serão repetidas em 2013), pelo que é preciso amealhar 1,5 pon-tos percentuais do PIB (2,45 mil milhões de euros) para chegar aos acordados 4,5%. Além disso, espera-se gastar mais 300 mi-lhões com juros e perder outros 1,65 mil milhões com a queda de 1% no PIB e 500 milhões com as consequências que isso terá na receita e na despesa. Tudo junto, são mais 4,9 mil milhões que o Estado tem de ir buscar.

Todo um esforço que não tem fim à vista. Pelo menos não para o ministro, que alertou que

só será possível reduzir a car-ga fiscal na exacta

medida em que a des-pesa pú-

Ainda não foi desta que o mi-

nistro das Finanças deu o golpe de mi-sericórdia. Depois das críticas, por

Bruxelas ter ficado a saber primeiro o que esperava os portugueses em 2013, Vítor Gaspar apressou-se a dar uma conferência de imprensa onde con-

firmou a esperada su-bida significativa no

IRS, mas sem explicar na prática como ela se-

rá feita (ver caixa). Ape-nas a 15 de Outubro

cada portu-guês fi-

ORÇAMENTO Governo anunciou que IRS vai aumentar, mas adiou os pormenores para dia 15 deste mês

Portugueses continuam sem saber que salário vão perder

Ministro confirmou que austeridade não tem fim à vista e explicou porque vai o Estado amealhar mais 4,9 mil milhões.

JOÃO MONIZ [email protected]

Tantos impostos a subir e tanto ainda por cortar na despesa do Estado. A SÁBADO revela-lhe o que o Governo ignorou.

«A administração públi-ca é uma realidade vas-

ta e complexa», descreve a própria Direcção-Geral da Ad-ministração e do Emprego Pú-blico, no seu site. Tão vasta e tão complexa que ninguém sa-be muito bem onde acaba. Em 2009, o economista João Can-tiga Esteves passou mais de quatro meses a ler o orçamen-to e o Diário da República pa-ra tentar perceber quantas en-tidades movimentam dinhei-ros públicos. Ficou admirado com os números: 5271 da ad-ministração central, 5094 da administração local, 356 insti-tutos públicos, 343 empresas municipais, 1182 empresas pú-blicas e ainda outros tipos de instituições até um total de 13 740. São demasiadas. «Um país da nossa dimensão devia

Fundações onde se pode cortarPortugal só precisa de cerca de metade das entidades que beneficiam de apoios financeiros públicos.

ser capaz de viver de forma eficaz com cerca de metade das entidades existentes», diz o economista. Mas o ca-minho não tem sido esse.

Dentro das recomenda-ções ao poder local, o Go-verno defende a extinção de 21 fundações geridas pe-las câmaras. Mas Marcelo Rebelo de Sousa não per-cebe como é que o PSD e o CDS não aprovaram uma lei que obrigasse os muni-cípios a extinguir as fun-dações e questiona o por-quê da Fundação para as Comunicações Móveis per-sistir. Esta fundação está no topo dos apoios públi-cos: entre 2008 e 2010 recebeu 454 477 313 euros.

Outro problema que o Governo enfrenta são as fundações das regiões au-tónomas. Para os Açores, o Governo recomendou a extinção de uma fundação e o corte de 30% nos apoios a outra. O chefe do Gover-no Regional manteve tudo como estava.

AUMENTAR RENDIMENTOS Apesar da Taxa Social Única ter caído por terra, a austeri-dade vai continuar e já há portugueses a tentarem reduzir o impacto das próxi-mas medidas nas suas vidas. A SÁBADO foi conhecer alguns testemunhos. Inês alugou um quarto em sua casa por 275 euros, enquanto Cristina criou uma empresa com uma amiga, a Pappoila Pappoilas.

COMO ESPIAR O SEU FILHO Hoje em dia há aplicações e telemóveis com funções para todo o tipo de necessidades. Se os pais querem controlar a velocidade a que os filhos andam de mota ou de carro e saber que mensagens é que eles recebem e enviam já é possível com as novas aplicações para smartpho-nes. Os pais podem até perceber se eles estão a estudar para os testes.

OUTROS TEMAS

Rebelo de Sousa desafia Passos a criar

lei para extinguir fundações

As novidades anunciadas pelo ministro

IRS VAI AUMENTAR O Governo vai reduzir o número de escalões no IRS dos actuais oito para cinco, o que vai resul-tar num aumento da taxa efec-tiva de 9,8% para 11,8%, mas este valor é uma média. Como esta subida será progressiva, os salários mais altos serão mais castigados (em alguns casos poderá ultrapassar um salário e os mais baixos menos). Além disso será aplicada uma sobre-taxa de 4%, de forma a devol-ver 1 subsídio aos funcionários públicos retirado em 2012 e 1,1 aos pensionistas. Esta sobre-taxa desta vez será descontada todos os meses, pelo que a taxa

efectiva de IRS vai para os 13,2%. Por cada 100 euros de salário serão menos 3,40 mensalmente, em média. IMI VAI DISPARAR O Governo vai eliminar a salva-guarda prevista na reformu-lação do IMI. Os imóveis agora reavaliados já vão pagar o novo valor em 2013, que será neces-sariamente mais alto, e a subida poderá ultrapassar os 75 euros antes definidos. Vão ser afecta-dos 5,2 milhões de prédios.

EMPRESAS PAGAM MAIS Não só ficaram sem a redução da TSU, como as empresas vão

pagar mais IRC. A fasquia para pagar os 5% máximos deste imposto baixa de 10 milhões para 7,5 e já não haverá deduções fiscais para os encar-gos com financiamento feito através de emissão de dívida. CAPITAL DE NOVO TAXADO Depois de em Setembro ter colocado a fasquia nos 26,5%, o Governo passou agora para 28% a taxa liberatória dos ren-dimentos com juros, dividendos e royalties, avançou o Jornal de Negócios. No espaço de um ano, esta taxa subiu um total de 6,5 pontos percentuais, um aumento de 30%.

DESPESA É PARA BAIXAR Para cortar 4 mil milhões de euros na despesa até 2014, o Executivo vai cortar nas pres-tações sociais, reduzir o rácio de substituição de funcionários públicos aposentados e baixar o número de contratados ao serviço do Estado.

TABACO MAIS CARO O Governo vai mesmo aumen-tar o imposto sobre o tabaco, como sugerido pela Confede-ração da Indústria, embora não tenha revelado em quanto. Também os bens de luxo vão sofrer um aumento da tributação.

TIAGO SOUSA DIAS/CM

TIAGO MONTEIRO

123RF

PEDRO CATARINO

TIA

GO

PET

ING

A/L

USA

16,4% é o nova taxa de de-semprego para 2013, a 4.ª previsão em alta

JOSÉ COELHO/LUSA

Ministro admitiu que o esforço é enorme, mas reforçou que é indispensável, tal como a manutenção do diálogo social e político

Page 7: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

PUB

Page 8: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

5ª Feira · 4 de Outubro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 08

de 16036 novas empresas – menos 15% que em 2011, quando foram criadas 18 965 – e viu desaparecerem 9525.

Lisboa foi o concelho mais castigado (desapareceram 1029 empresas), com uma quebra de 20% face ao ano passado, embora tenha sido também aquele onde mais novas empre-sas foram criadas (4292).

Restauração em risco Às empresas que têm fechado portas podem juntar-se esta-belecimentos do sector da restauração. É o que garante a Associação da Hotelaria, Res-tauração e Similares, que afir-ma: «se o Governo insistir em manter, em 2013, a taxa de IVA nos 23%, as contas públicas

As vendas do comércio a retalho nacional registaram

a maior quebra homóloga entre os países da Zona Euro que já apresentaram contas: de 7,4% em Julho passou-se para 6% em Agosto. Malta assi-nala a segunda maior quebra, com um recuo de 5,4%.

Continuam a ser mais as que ‘nascem’ do que

as que ‘morrem’, mas, ainda assim, nos primeiros seis meses do ano assistiu-se a um aumento de 22% no número de empresas que não resistiram à crise. Ao todo, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, o País assistiu à criação, no primeiro semestre,

ECONOMIA Na restauração, se IVA se mantiver, há 39 mil negócios em risco

Mais de nove mil empresas fecharam portas em seis meses

Vendas a retalho voltaram a cair

‘Nasceram’ menos novas empresas em 2011, mas ‘morreram’ mais, sobretudo no concelho de Lisboa.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

123RF

sofrerão um impacto negativo até 854 milhões de euros». Os dados integram um estudo, que avança ainda que, se tudo se mantiver, são 39 mil as empre-sas a fechar e 99 mil os postos de trabalho extintos.

Com a taxa de IVA a 23%, são muitos os estabelecimentos que podem não conseguir resistir

Rendimento de famílias regista níveis de 1999 A vida está mais cara e os portugueses mais

pobres, com menos subsídios e a pagarem mais pelos pro-dutos. Estas são algumas das conclusões do docente do ISC-TE Pedro Dionísio, que reve-la que o rendimento das famí-lias portuguesas está neste momento em níveis de 1999, o que conduziu a mudanças nos hábitos de vida e na contrac-ção do consumo, sobretudo,

CONSUMO

nas áreas da saúde, transpor-tes e entretenimento.

No que respeita ao sobre-endividamento, uma realida-de cada vez mais frequente em Portugal, a DECO alerta que as pessoas que procuram a associação com excesso de dívidas e de empréstimos estão a viver com apenas 4% do ordenado, usando os res-tantes 96% do rendimento para pagar créditos.

Sobreendividados que procuram DECO vivem com 4% do salário

123RF

CATALUNHA

Catalães são menos que lusos e produzem a mesma riqueza

O presidente do governo regional

catalão defendeu ontem a viabilidade económica de uma Catalunha indepen-dente, considerando que a região produz, com 7,5 milhões de habitantes, o mesmo que Portugal, com dez milhões. E insistiu nas críticas à «injusta e desleal» distribuição dos esforços de contenção do défice entre governo central e regiões.

EUA

Chineses processam Barack Obama por negócio falhado

Uma empresa chinesa anunciou ontem que

vai processar o presidente Barack Obama por este a ter impedido de comprar um parque eólico situado em território norte-americano, junto a uma base militar, argumentando razões de segurança nacional. Isto no dia em que se realizou o primeiro de três debates decisivos entre Obama e o candidato Mitt Romney.

ITÁLIA

Empresário italiano em protesto no cimo da Basílica de S. Pedro

Um empresário ita-liano trepou à Basílica

de São Pedro, no Vaticano, para protestar contra a União Europeia, as multinacionais e o governo italiano. Marcello Di Finizio, dono de uma con-cessionária de chapéus-de- -sol, está contra uma directiva que altera as regras das licenças para operar ao longo da costa italiana.

SÍRIA

Série de atentados eleva para 31 mil o número de mortos

Pelo menos 40 pessoas, a maioria

militares, morreram e 90 ficaram feridas numa série de atentados com carros armadilhados no centro de Alepo, a segunda maior cidade da Síria. Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, mais de 31 mil pessoas foram mortas em 18 meses de conflito.

RÚSSIA

Al-Qaeda responsável por incêndios na UE, defendem secretas

Os serviços secretos russos acreditam que

a Al-Qaeda está por detrás de muitos dos incêndios que destruíram milhares de hec-tares de floresta em vários estados da União Europeia. Isto porque, justificam, causam elevados danos económicos e morais, não exigindo preparação prévia.

IRÃO

Desvalorização da moeda na origem de confrontos na capital

As autoridades irania-nas entraram ontem

em confronto com os mani-festantes que protestavam contra o colapso da moeda. Na sequência das sanções económicas impostas pelo Ocidente, em apenas um ano a moeda oficial iraniana perdeu mais de 80% do seu valor.

FRANÇA

Reapareceu português desaparecido em Paris desde sexta-feira

O madeirense de 47 anos, que estava desa-

parecido em França desde sexta-feira, quando saiu para andar de bicicleta nos arre-dores de Paris, regressou a casa, disse à agência Lusa um familiar. O homem foi assaltado e esteve perdido.

Durão quer mobilidade A Comissão Europeia apre-

sentou novas propostas para facilitar a circulação de

pessoas e negócios na UE.

NO

GLOBOOPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

Karl Marx voltou a este mundo. Fiel aos seus hábitos, foi

sentar-se na sala de leitura da Biblioteca Nacional, como há 150 anos no Bri-tish Museum, lendo jornais e outras publicações, para se actualizar acerca da situação sócio-económica. Ao fim de algumas sema-nas foi reconhecido por um repórter do Destak, que tentou entrevistar o grande economista. Não foi fácil a abordagem, pois o génio irascível recusava interrupções, mas acabou por prestar declarações: «Pelo que vejo, meu jo-vem, as coisas não muda-ram muito neste século que perdi. O capital conti-nua a explorar, as massas são oprimidas, e os gover-nos, mesmo republicanos, mantém-se reaccionários. Não admira que o meu nome seja tão assustador como sempre foi. A luta continua. «Uma coisa me espanta. Os protestos laborais de hoje são muito diferentes dos do meu tempo, coisa que os marxistas actuais não parecer perceber. Quem faz greve e manifes-tações são privilegiados para proteger benesses do Estado. Os trabalhadores das empresas privadas não se atrevem a protes-tar, com medo de perder emprego, e ainda têm de suportar faltas de trans-portes e outros serviços por causa das greves dos que as podem fazer. «Que isto aconteça não me surpreende, porque a bur-guesia e seus lacaios fo-ram sempre assim. O que me revolta é que isto seja feito em meu nome, por partidos que se dizem de Esquerda e usando a linguagem que lhes ensinei. Não entendo como pes-soas que se dizem marxistas podem andar a defender os inte-resses de burgueses mas-carados de proletários. Eis a grande contradição.»

MarxEPA

EPA

NUNO FERNANDES VEIGA/CM

Page 9: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

um espaço inteiramente dedi-cado a produtos nacionais on-de é possível degustá-los e ad-quiri-los; restaurantes onde po-de almoçar ou jantar na com-panhia de amigos e família; e assistir ainda a Showcookings com chefs nacionais. Se tem filhos, sobrinhos ou netos, não perca também a Cozinha da Popota. Este é um espaço exclusivamente dedicado às crianças, onde a Popota é anfi-triã e onde tudo recria uma verdadeira viagem às raízes da gastronomia portuguesa.

Nos dias 5, 6 e 7 de Ou-tubro, o Continente, em

parceria com o Porto.Come, lança a 3ª edição do Mercado de Sabores na Alfândega do Porto, cujo mote irá levar os visitantes numa viagem às verdadeiras origens da inspi-ração e criatividade da gastro-nomia e da cultura nacional aliada ao toque dos melhores chefs portugueses. O Merca-do de Sabores oferece assim

EVENTO Produtos típicos desfilam entre sexta-feira e domingo na Alfândega

Viaje pelos sabores de sempre e prove o melhor da gastronomia Cidade do Porto acolhe mais uma edição do Mercado de Sabores cheia de surpresas, provas gastronómicas e sessões de culinária.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

CREDITO XXXXXX

Não deixe de visitar a adega, a mercearia, as bancas de produtos nacionais e ainda a cozinha da Popota

ANTETITULO

5ª Feira · 4 de Outubro de 2012 · 09

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptMercado de Sabores

Os nossos chefs

Justa Nobre Região Norte

Hélio Loureiro Região Centro

Luís Baena Região Sul

Henrique Sá Pessoa aIlhas da Madeira e Açores

Não perca pitadaHORÁRIOS

Sexta-feira: 15h00 às 22h00 Sábado e domingo: 10h00 às 22h00

Um regresso ao passado A viagem não é apenas para os mais pequenos. Os adultos po-dem também aproveitar para visitar a réplica de uma mer-cearia antiga com produtos Continente e provar o melhor dos nossos produtos nacionais em 43 bancas que representam o mesmo número de produto-res de todo o País e ilhas. Quan-do sair do evento, pode seguir a Rota do Gosto nos restauran-tes da Invicta que irão confec-cionar as receitas his-tóricas do Merca-do de Sabores . O bilhete custa 3€ e pode ser compra-do nos hipermer-cados Continente.

SEXTA-FEIRA 5 DE OUTUBRO

SHOWCOOKINGS E EVENTOS 15h30 CHEF AMÉRICO DOS SANTOS 16h45-17h30 CHEF LUÍS BAENA 18h00-18h45 CHEF IVO LOUREIRO 19h15-20h15 MESTRE CHOCOLATEIRA MARTA BARROSO 20h45-21h30 MIGUEL GAMEIRO

SÁBADO 6 DE OUTUBRO

SHOWCOOKINGS E EVENTOS 11h00-12h30 MÓNICA PEREIRA 15h00-16h CHEF JUSTA NOBRE 16h30-17h30 CHEF RUI PAULA 18h00-19h00 CHEF HENRIQUE SÁ PESSOA 19h30-20h30 ISABEL ZIBAIA RAFAEL 21h00-22h00 TERESA REBELO

DOMINGO 7 DE OUTUBRO

SHOWCOOKINGS E EVENTOS 11h00-12h30 CHEF PEDRO LEMOS 15h00-16h00 LUÍSA LUCAS 16h30-17h30 LÍGIA SANTOS 18h00-19h00 CHEF HÉLIO LOUREIRO 19h30-20h30 IVP/ VINHO DO PORTO – A EVOLUÇÃO DA TRADIÇÃO 21h00-22h00 CHEF NUNO INVERNEIRO

Page 10: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

5ª Feira · 4 de Outubro de 201210 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Dragão recebe primeiro clássico da temporada Depois da Luz já ter as-sistido a um Benfica-Sp.

Braga logo na primeira jorna-da, agora é a vez de o Estádio do Dragão receber o primeiro grande jogo da temporada para o campeonato. No do-mingo, FC Porto e Sporting defrontam-se à noite já saben-do os resultados de Benfica e Sp. Braga, o que poderá ser um factor de pressão ou de motivação, consoante os rivais percam ou não pontos.

Ainda assim, embora para os portistas não interesse uma eventual fuga do Benfica no 1º lugar, a partida deste fim-de--semana assume maior im-portância para o Sporting, que tem apenas uma vitória em cinco jornadas. Uma eventual

ANTEVISÃO

derrota na Invicta poderia sig-nificar oito pontos de desvan-tagem para a liderança, o que seria a repetição das últimas épocas: o Sporting pratica-mente afastado da luta pelo tí-tulo logo no arranque da Liga.

O resultado prático desse cenário será, de acordo com os rumores, a saída de Sá Pin-to do comando técnico, pelo que o treinador não tem a vida facilitada, sobretudo quando nos últimos três anos os leões perderam sempre no Dragão - a última vitória para a Liga no terreno do FC Por-to foi na época 2006/2007.

Já Benfica e Sp. Braga terão jogos aparentemente fáceis na recepção aos dois últimos classificados.

Vítor Pereira deu a titulari-dade a Danilo, perante um PSG sem três armas importantes: Ancelotti deixou Lavezzi, Pas-tore e Gameiro no banco. O Porto teve uma entrada digna do Dragão, com James, Mou-tinho e Danilo a falharam o golo nos primeiros minutos. Os parisienses responderam por duas vezes, ambas por Ibrahi-movic, mas desperdícios maio-

Um FC Porto a fazer jus ao nome do seu estádio,

dominou com “garra”, mas demorou a acertar com o seu “fogo” na baliza de um PSG que ainda não tinha conhecido o sabor da derrota desde que Ibrahimovic chegou. James foi o ‘dragão’ de serviço, numa vitória justa que coloca o FCP líder isolado do grupo.

Na última época os portistas festejaram título na recepção aos leões

LIGA DOS CAMPEÕES FC Porto sólido falhou muito, mas James trouxe a vitória justa frente a um PSG onde Ibrahimovic não chegou

James levou o cântaro

Dragões somam 2.ª vitória seguida frente ao rival n.º 1 do grupo. Ronaldo fez hat-trick pelo Real.

JOÃO TOMÉ [email protected]

ESTELA SILVA/EPA

res foram de Jackson, James e Moutinho.

Os portistas estavam me-lhor, mais perigosos, mas per-dulários e assim continuaram na 2ª parte – Jackson falhou lo-go a abrir (Sirigu defendeu com o corpo). O PSG foi procuran-do equilibrar o jogo, mas eram os bicampeões nacionais que sentiam o “cheiro” do golo, sem o concretizar: James, Varela

e Atsu estiveram muito perto da dar a vitória aos dragões. Mas tantas vezes que o cânta-ro foi à fonte, até que partiu aos 83’: James marcou, num belo remate de 1ª, a passe de Moutinho. Uma vitória justa e sólida dos dragões.

Ronaldo hat-trick; Eliseu bisa Antes do clássico com o Barça, o Real (Kaká foi titular) goleou o Ajax em Amesterdão, com o 2º hat-trick seguido de Ronal-do e um golo monumental de Benzema. O luso Eliseu bisou pelo Málaga na Bélgica.

MANUEL ARAÚJO

O FC Porto foi superior, perdulário mas acabou por marcar por James e bateu um PSG até agora invencível

«Tivemos belíssimas ocasiões de golo. Foi um jogo de grande nível da nossa parte» VÍTOR PEREIRA TREINADOR DO FC PORTO

Helton Danilo Maicon Alex Sandro Otamendi Lucho González (Defour, 81’) João Moutinho Fernando James (Mangala, 90’) Jackson Martinez Varela (Atsu, 73’) Técnico: Vítor Pereira

Salvatore Sirigu Thiago Silva Sakho Maxwell Van der Wiel (Jallet , 62’) Menez (Lavezzi, 73 (Pastore 81) Nenê Matuidi Chantôme Marco Verratti Ibrahimovic Técnico: Carlo Ancelotti

Disciplina: Amarelos: Thiago Silva (6’), Fernando (45+1’), Jallet (71’). Golos: James (83’)

FC PORTO 1 - 0 PSGEstádio de Dragão, Porto

Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)

HOJE - 2.ª JORNADA GRUPO A FC PORTO 1-0 PARIS SG D. KIEV 2-0 D. ZAGREB JOGOS PONTOS

FC PORTO 2 6 PARIS SG 2 3 D. KIEV 2 3 D. ZAGREG 3 0

GRUPO B ARSENAL 3-1 OLYMPIACOS SCHALKE 04 2-2 MONTPELLIER GRUPO C ZENIT 2-3 MILAN ANDERLECHT 0-3 MÁLAGA GRUPO D AJAX 1-4 REAL MADRID MAN. CITY 1-1 B. DORTMUND

LIGA JORNADA 6 SÁBADO

BENFICA 20H30 BEIRA-MAR *

DOMINGO

V. SETÚBAL 16H00 P. FERREIRA NACIONAL 16H00 GIL VICENTE SP. BRAGA 16H30 OLHANENSE * ESTORIL 17H00 RIO AVE ACADÉMICA 18H30 V. GUIMARÃES * FC PORTO 20H45 SPORTING *

SEGUNDA-FEIRA

MOREIRENSE 20H15 MARÍTIMO * *SPORT TV

Águias querem rectificação da nota positiva a Xistra

O Benfica reagiu on-tem com uma recla-

mação à nota positiva atri-buída à arbitragem de Car-los Xistra pelo Conselho de Arbitragem, referente ao jogo com a Académica. As águias pedem que os erros identificados sejam reco-nhecidos, penalizando as-sim a nota do árbitro. Xis-tra acabou por ter uma no-ta de 3,9, uma das melho-res da época, no jogo em que o Benfica se considera muito prejudicado. O clu-be espera uma rectificação.

LIGA

Selecção lusa está de volta ao Top 3 mundial

Portugal atingiu o pó-dio do ranking FIFA,

que foi ontem actualizado, ficando agora apenas atrás da campeã europeia e mun-dial Espanha e da Ale-manha. A selecção portu-guesa está a 200 pontos da Alemanha e a cerca de 350 da Espanha. Já a Argenti-na subiu três posições, ocu-pando agora o 4º posto. En-tretanto, Humberto Coe-lho disse à Renascença es-tar satisfeito pela subida mas admite: «falta-nos con-quistar um troféu». O diri-gente da FPF antevê difi-culdades no jogo na Rússia.

FIFA

DR

Humberto Coelho diz que já só falta um troféu a Portugal

DR

Benfica contra nota atribuída a Carlos Xistra

Page 11: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

PUB

Page 12: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

5ª Feira · 4 de Outubro de 2012Desporto · www.Destak.pt · 12

Ainda sem vencer na fase de grupos da Li-

ga Europa e apenas com um triunfo em cinco jorna-das da Liga, o Sporting de Ricardo Sá Pinto precisa de vitórias como pão para a boca e hoje, na Hungria, com o Videoton de Paulo Sousa, tem uma oportuni-dade de voltar aos triunfos e não deixar fugir o Genk, líder do grupo G.

O técnico leonino não quis assumir o favoritismo com a equipa húngara, ex-plicando que «não existem vencedores antecipados e nem favoritos a nenhum jo-go». Carrillo, Capel e Elias ficaram de fora das opções, mas Sá Pinto disse apenas que «por vezes tenho de fazer opções complicadas». Já Rinaudo garantiu que há união no plantel, que está «a 100% com o treinador».

Já o Marítimo defronta o Brugge, na Bélgica, e o presidente insular, Carlos Pereira, admite que o clu-be vive «um momento his-tórico» e espera «máxima concentração» e a «vitória» para apagar a derrota com a Académica. O técnico, Pedro Martins, alertou para o «ataque perigoso» do Brugge e fala em moti-vação para conseguir o pri-meiro triunfo na prova.

Já os estudantes, a 3ª equipa lusa na Liga Euro-pa (e 6ª nas competições europeias), recebe esta noi-te os israelitas do Hapoel. Pedro Emanuel quer a sua equipa a «respeitar o ad-versário», mas a lutar pe-los «três pontos», depois da derrota na Rep. Checa com o Plzen. «Respeitamos a equipa deles», disse o téc-nico, que comparou o esti-lo de jogo dos israelitas com o do Sp. Braga.

PUB

LIGA EUROPA Sá Pinto não assume favoritismo, mas quer 1.ª vitória na prova

Leão busca a redençãoRinaudo garante que há união no plantel leonino. Equipas lusas lutam pelo 1.º triunfo.

JOÃO TOMÉ [email protected]

LUSA

Sá Pinto quer um Sporting precavido com o Videoton de Paulo Sousa

10 SEGUNDOS

DIREITOS TELEVISIVOS

Mário Figueiredo quer dupli-car ou triplicar valores recebi-dos pelos clubes dos direitos de transmissão. O presidente da

Liga diz que se for o organismo a gerir este «processo» será possível conseguir «duplicar ou mesmo triplicar» esses valores , disse ontem o dirigente.

GRÉCIA

Katsouranis rescindiu ontem contrato com o Panathinaikos de Jesualdo Ferreira, segundo revela a imprensa grega. Em

causa deverá estar o comporta-mento recente do ex-jogador do Benfica, que não será um apreciador dos métodos de trabalho do técnico português.

ESPANHA

Mijatovic elogia Ronaldo, que «é de outro planeta», falando em «números de jogos e golos de PlayStation».

HOJE - 2.ª JORNADA GRUPO A FC ANZHI 17H YOUNG BOYS LIVERPOOL 20H05 UDINESE

GRUPO B ACADÉMICA 20H05 HAPOEL * AT. MADRID 20H05 PLZEN

JOGOS PONTOS

AT. MADRID 1 3 PLZEN 1 3 ACADÉMICA 1 0 HAPOEL 1 0

GRUPO C MARSELHA 20H05 AEL LIMASSOL BORUSSIA MOEN. 20H05 FENERBAHÇE

GRUPO D CLUB BRUGGE 20H05 MARÍTIMO * NEWCASTLE 20H05 BORDÉUS JOGOS PONTOS

BORDÉUS 1 3 MARÍTIMO 1 1 NEWCASTLE 1 1 BRUGGE 1 0

GRUPO E MOLDE 20H05 ESTUGARDA STEAUA 20H05 COPENHAGA

GRUPO F AIK 20H05 DNIPRO PSV 20H05 NAPOLI

GRUPO G FC BASEL 18H GENK VIDEOTON 18H SPORTING +

JOGOS PONTOS

GENK 1 3 SPORTING 1 1 BASILEIA 1 1 VIDEOTON 1 0

GRUPO H RUBIN KAZAN 17H PARTIZAN NEFTCHI 17H INTERNAZIONALE

GRUPO I KIRYAT SHMONA 18H LYON SPARTA PRAGA 18H ATHLETIC

GRUPO J LAZIO 18H MARIBOR PANATHINAIKOS 18H TOTTENHAM*

GRUPO K METALIST 18H RAPID WIEN ROSENBORG 18H BAYER LEVER.

GRUPO L HANNOVER 96 18H LEVANTE HELSINGBORGS 18H TWENTE

Page 13: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

5ª Feira · 4 de Outubro de 2012 · 13

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

SOFIA RIBEIRO

O rosto que conhecemos das novelas da TVI é prota-gonista do catálogo de Ou-tono/Inverno de Ana Sou-sa. Nas imagens publicitá-rias, a actriz veste a pele de uma mulher moderna e elegante. A sessão foto-gráfica teve como slogan a expressão ‘Be Woman’.

JOSÉ MOREIRA

uma Revolução traz-nos a visão de 44 jornalistas sobre acontecimentos que marca-ram os 20 anos deste canal televisivo.

Durante Outubro, a SIC continua ainda em roadshow pelos vários distritos do País, com o objectivo de mostrar o os momentos principais da SIC e do mundo nestas últi-mas duas décadas. A magia da televisão e a nostalgia estão no auge pelos anos da SIC.

Arranca hoje a campanha que ganhou o passatempo

“Campanha SIC 20 anos”. O conceito, desenvolvido por Tiago Pereira, é trabalhado graficamente pela Bloom Gra-phics sendo uma homenagem aos que inspiram a SIC a fazer mais e melhor pelo público.

A decorrer até ao final do ano, as comemo-

rações dos 20 anos da SIC terão como ponto alto o dia 6 de Outubro, que celebra a da-ta em que foi para o ar a pri-meira emissão do canal de Carnaxide e que promete di-versos especiais e surpresas em todos os canais do ‘grupo’; mas também o dia 12, em que se realizará no Coliseu dos Recreios de Lisboa uma Gala de Aniversário.

No mês de aniversário da estação de Carnaxide, dar-se--á ainda início à estreia de uma série documental debruçada nas maiores transformações vividas pelo País de 1992 a 2012. Momentos de Mudança acompanha vários portugue-ses até ao instante em que ex-perimentam viragens profun-das e marcantes nas suas vi-das. Trata-se de um projecto inédito que redefine o jorna-lismo televisivo ao captar de perto as pequenas mudanças na vida das pessoas que reflec-tem as mundanças de todo o País.

Ainda dentro do âmbito do aniversário da estação, o li-vro que conta algumas das his-tórias que marcaram a infor-mação da SIC foi já apresen-tado em Lisboa. Histórias de

ANIVERSÁRIO Canal privado promete ter um projecto digno da sua história

SIC celebra 20 anos com programa forte

Campanha vencedora SIC

Comemorações foram ajustadas ao ano difícil por que estamos a passar, adianta o canal.

DESTAK [email protected]

SÉRGIO LEMOS/CM

Foi a 6 de Outubro de 1992 que nasceu a televisão do ‘canal 3’

MODA

Figueira e Alfaiate no Fórum de Sintra

O Fórum Sintra promove hoje um evento de moda para apresentar as tendên-cias da estação, composto por três momentos de passarelle, moda infantil, desportiva, e o último desfile será de modelos mais clássi-cos. Isabel Figueira e Isaac Alfaiate são dois dos nomes fortes confirmados. Aos dois manequins caberá abrilhan-tar a passerelle. A animação estará garantida com os DJ da Antena 3.

SÉRIE

Segunda temporada de ‘Boardwalk Empire’ Chega a Portugal, num exclusivo AXN Black, a 2.ª temporada da série Board-walk Empire, no próximo sábado 6 de Outubro pelas 21h25. Produção com o selo de qualidade inconfundível da HBO, Boardwalk Empire já foi galardoada com varia-díssimos prémios, incluindo

um Golden Globe para Steve Buscemi como Melhor Actor e ainda diversos Emmy Awards.

ANIVERSÁRIO

Fernando Alvim na PT Bluestation Depois de um mês inteiro a celebrar o seu primeiro aniversário, a Baixa-Chiado PT Bluestation inaugura o segundo ano de actividade com um programador que irá surpreender, o divertido Fernando Alvim. Na agenda de Outubro haverão sessões de stand up comedy, um festival com a actuação de artistas disfarçados e prémios para quem adivinhar quem são, aulas de cozinha macro-biótica, sushi, entre várias outras surpresas.

ESPECTÁCULO

Klum anfitriã dos MTV Europe Music Awards

A MTV já revelou o nome da anfitriã dos MTV Europe Music Awards 2012. A con-ceituada supermodelo alemã, Heidi Klum será a apresentadora da 19.ª edição daqueles que pro-metem ser os mais electri-zantes prémios de música de sempre. A cerimónia será transmitida em directo no próximo dia 11 de Novembro, pelas 21h00, a partir do emblemático Festhalle, em Frankfurt.

NAS

ESTRELASRTP ‘OPEN’

A RTP associa-se ao evento OPEN HOUSE, pelo que

sábado abre portas a visitan-tes, entre as 10h e as 16h30.

«Fiquei horrorizado

quando soube»

Billy Corgan Processado por actor Eric Dane por árvore caída na

sua propriedade

PUB

NEGÓCIOS

RUI PATRÍCIO

O guarda-redes do Spor-ting e da Selecção assinou contrato de longa duração com a marca germânica de Sportlifestyle Puma. Rui Patrício passará a usar as luvas e chuteiras da marca e participará nas suas campanhas internacionais.

DR

CLÁUDIA JACQUES

A relações públicas Cláudia Jacques tem novas jóias da colecção ‘O Meu Segredo’, criada por Eugénio Campos. A nova linha de produtos foi apresentada na PortoJóia. Destaque para os brincos e anéis de design original.

EDUARDO MARTINS

Page 14: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

5ª Feira · 4 de Outubro de 2012www.Destak.pt · 14

lugar dos tops de vendas em todo o mundo, tornando-se num dos maiores sucessos da sua carreira. Para o provar, o cantor, compositor e poeta promete dar o seu melhor no próximo dia 7 de Outubro, no Pavilhão Atlântico. Vão desfi-lar seis décadas de carreira de um dos maiores cantautores de todos os tempos, que se mantém em excelente forma.

Leonard Cohen começou a dar que falar na indústria mu-sical na década de 60, com as suas letras sobre desejo, amor, religião, morte e isolamento, que serviram de inspiração

O aclamado 12º álbum de originais, intitulado

Old Ideas, é o pretexto ideal para o aguardado regresso de Leonard Cohen ao nosso país. Este trabalho entrou directamente para o primeiro

CONCERTO O multifacetado artista traz na bagagem ‘Old Ideas’

A mestria de Leonard Cohen

No próximo domingo, o Pavilhão Atlântico recebe o lendário cantor num grande espectáculo ao vivo.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

a fãs e músicos no mundo in-teiro. Mais de 1.330 covers das suas canções andam na voz de músicos como U2, REM, Nick Cave ou Johnny Cash.

Prepare-se para uma noite única e (re)conheça o génio literário e o talento musical tão lendários, como o próprio Leonard Cohen. – – TOME NOTA Local Pavilhão Atlântico, em Lisboa Horário 7 de Outubro, às 21h (portas abrem às 19h30) Preço de 30 a 85 euros

A digressão mundial do cantor, compositor e poeta passa por Lisboa

Editado a 10 de Setem-bro, Chamam-lhe Fado

é o novo trabalho de Jorge Fernando. A música vai saltar do disco para os palcos dos Coliseus, em Lisboa amanhã, e no Porto no dia seguinte. Ao lado do guitarrista vão estar nomes que dão bem conta do impacto que a escrita deste autor do fado teve ao longo dos tempos: de Fausto a Sam The Kid, passando por Nu Soul Family, Expensive Soul, Fabia Rebordão, Ricardo Ribeiro ou Celeste Rodrigues.

AO VIVO

Jorge Fernando nos Coliseus Xana Toc Toc ao vivo

Depois do Coliseu do Porto, é a vez do Co-

liseu de Lisboa receber no próximo domingo, a visita colorida e musical da Xana Toc Toc. Às 15h e às 18h, o novo ídolo da pequenada vai dar a conhecer as aven-turas, histórias e canções d’ A Ilha dos Sonhos. A aca-rinhada personagem tem ainda um DVD musical ho-mónimo que já atingiu a marca de Ouro. Preço desde 15 euros

MIÚDOS E GRAÚDOS

13.ª edição desta festa

São mais de 50 os filmes que vão ser

apresentados na Festa do Cinema Francês, presente em Lisboa a partir de hoje e até dia 14. O evento segue depois para outras cinco ci-dades (Almada, Faro, Por-to, Coimbra e Guimarães), onde vai continuar a exibir 20 antestreias nacionais, uma homenagem ao reali-zador Olivier Assayas e uma retrospectiva do ci-neasta Jacques Audiard.

CINEMA FRANCÊS

Guitarrista e compositor de Amália Rodrigues vai a Lisboa e ao Porto

DR

Depois de assistir à Academia do Humor Licor BeirãoRFM, que se realizou no passado fim-de-semana no Teatro do Bairro em Lisboa, mais uma grande iniciativa da tua rádio, constatei que não há nada melhor do que uma boa gargalhada. Não é um riso, ou um sorriso, estou mesmo a falar de uma intensa e ruidosa gargalhada. Sorrir é algo tímido, é uma demonstração de alegria que parece estar a pedir descul-pas. Rir é mais ruidoso, é algo que ultrapassa a alegria con-tida nos lábios. Dar uma boa

INICIATIVA

Uma boa gargalhada gargalhada supera tudo isso. Uma boa gargalhada sacode o corpo, acelera o coração, torna a respiração mais ofe-gante, e é tão poderosa que permitiu a expressão “morrer a rir”. Apesar das guerras, doenças e dos tempos difíceis que atravessamos, uma gar-galhada é a suspensão destes problemas durante breves segundos. Vamos aproveitá- -los, com pena daqueles que vivem a vida toda, sem esses momentos hilariantes e preciosos. Eu quero, eu preciso e sinto a falta de uma boa gargalhada. E tu?

MARCOS ANDRÉ Sábado e domingo 6h às 10h

[email protected]

VOZES DA RÁDIO

Depois de 12 semanas de grande sucesso em Lis-

boa, o Clube de Comédia 2 está esta semana no Porto com a RFM. Aldo Lima, Bruno Nogueira, Eduardo Madeira, Francisco Menezes, Nilton e Óscar

Branco sobem hoje, pela segunda noite consecutiva, ao palco do Coliseu do Porto! Se gostas de rir não percas este espectáculo de stand up só com grandes humoristas, esta noite, no Coliseu do Porto!

Clube de Comédia 2 no Porto com RFM

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

VENDAS

Filipe Pinto entra no top 2 ‘Cerne’, o nome do álbum de estreia de Filipe Pinto, edi-tado no dia 24 de Setembro, entrou directamente para o 2.º lugar do Top Nacional de Ven-das. Autor de todas as suas letras, compositor de todas as suas músicas, intérprete e produtor, Filipe Pinto mostra-se assim um músico na verdadeira acepção da pala-vra. Após a vitória do programa Ídolos em 2009, Filipe Pinto viajou para Londres, com uma aprendizagem que culminou no disco.

Page 15: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

Fim de semana · www.Destak.pt · 155ª Feira · 4 de Outubro de 2012

Guimarães 2012 lan-ça hoje, às 18h30, no

Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, o catálogo da exposição Re-ver a Cidade. A edição permite, assim, levar para casa o resultado do projec-to que revela as principais transformações e per-manências ocorridas no es-paço público de Guimarães, desde a primeira metade do séc. XX.

O lançamento conta com a presença dos auto-res das refotografias, Car-los Lobo e Inês d’Orey, e com as intervenções dos in-vestigadores Susana Lou-renço Marques e João Ros-maninho. A exposição Re-ver a Cidade resulta do de-safio lançado pela Capital Europeia da Cultura para refotografar a cidade, a partir de uma selecção de imagens da Colecção de Fotografia da Muralha.

CAPITAL DA CULTURA

Catálogo de refotografias

A talentosa artista conhe- cida como J-Lo acaba

com a espera dos fãs e estreia-se em Lisboa.

É já amanhã que o Pavilhão Atlântico recebe a visita da cantora norte-americana Jen-nifer Lopez, para uma noite que promete ser memorável. É uma das maiores estrelas mundiais da actualidade e vem mostrar aos portugueses os seus talentos de cantora e dançarina.

Com 7 discos de originais editados, J-Lo já vendeu mais de 55 milhões de álbuns, sen- Não perca a oportunidade de ver ao vivo a sensualidade da cantora, actriz e dançarina norte-americana

DIGRESSÃO Uma das maiores estrelas mundiais da actualidade visita amanhã o Pavilhão Atlântico

A 1.ª vez de Jennifer Lopez no PaísA talentosa artista, também conhecida por J-Lo, acaba com a espera dos fãs e estreia-se em Lisboa.

DR

FILIPA ESTRELA [email protected]

do uma das artistas que mais discos vendeu no mundo. Só nos Estados Unidos, as suas vendas ultrapassam os 10 milhões de unidades, e 5 mú-sicas atingiram o 1º lugar do top. Singles como If You Had My Love, Let’s Get Loud e Lo-ve Don’t Cost a Thing foram alguns dos êxitos que construí-ram a carreira de J-Lo, que continua a inovar com On The Floor ou Dance Again.

Antes da estreia em Portu-gal, Jennifer Lopez convida os fãs para o ensaio geral hoje, às 19h, no Pavilhão Atlântico. O convite é limitado a 1500 fãs que se devem dirigir à Fnac e apresentar o bilhete válido para o concerto. – – TOME NOTA Local Pavilhão Atlântico, em Lisboa Horário 5 de Outubro, às 20h30 (portas abrem às 19h) Preço de 36 a 45 euros

PUB

CONCERTO

Spiral ao vivo na Fnac do Norteshopping Os Spiral apresentam ao vivo um rock melódico, cheio de re-frões poderosos, servido com uma dose de intimidade e car-ga emocional. For Your Tears, In Fluorescence e Away são alguns dos temas de A Lot Of Plenty, EP de 2009. A banda actua amanhã, às 22h, na Fnac do NorteShopping.

TEATRO

‘Palcos Instáveis’ para ver no Campo Alegre O ciclo de dança contemporâ-nea promovido pela Fundação Ciência e Desenvolvimento e pela Companhia Instável, intitulado Palcos Instáveis, apresenta sábado, às 17h e às 21h30, no Teatro do Campo Alegre, a coreografia de Cris-tina Planas Leitão e de Jasmina Krizaj The Very Delicious Piece.

VISEU

Mostra alerta para a protecção dos animais O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, tem patente, até 11

de Outubro, a exposição foto-gráfica O meu amigo e eu, comemorativa do Dia do Ani-mal, em parceria com a Escola Superior Agrária de Viseu. O shopping alia-se pelo quarto ano consecutivo a esta inicia-tiva, cujo principal objectivo passa por sensibilizar a popu-lação para a importância da protecção dos animais.

MATOSINHOS

Fotografia no Centro de Arte Moderna Até 28 Novembro, o Centro de Arte Moderna Gerardo Rueda, em Matosinhos, acolhe a expo-sição Fotografia na Colecção Rueda – Jaime Gorospe, Javier González Porto, Moises Fer-nández Acosta. A exposição apresenta um conjunto de cerca de 100 trabalhos fotográficos da autoria dos três fotógrafos espanhóis.

TOME

NOTAFestival Semibreve

Theatro Circo e Centro Cultu-ral Vila Flor acolhem até

sábado o festival Semibreve com concertos e workshops.

O Espaço t – Asso-ciação Para o Apoio

à Integração Social e Co-munitária, inaugura hoje a exposição pingue - pongue instante intra, na Quase Galeria, na Rua do Vilar, no Porto, às 21h. A exposição, com curadoria de Fátima Lambert, poderá ser visi-tada de segunda a sexta-fei-ra nesta galeria de arte contemporânea, das 10h às 18h, até 11 de Novembro.

PORTO

Exposição na Quase Galeria

A Capital Europeia da Cultura recebe este

fim-de-semana a Fundação EU-Japan Fest, uma comiti-va com mais de 80 elemen-tos que inclui altos represen-tantes culturais japoneses, artistas e jovens da região de Tohoku, em intercâmbio cultural. No domingo, às 17h30, a Igreja de São Fran-cisco acolhe o Concerto Coral Jovem Internacional.

GUIMARÃES

Encontro com o Japão

DR

Page 16: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

5ª Feira · 4 de Outubro de 2012www.Destak.pt · 16

Personagem alemã chega agora às salas portuguesas

DR

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

Impy traz magia

Outro dos filmes que estreia esta semana

lançado pela 1ª vez em 2008 é esta animação alemã: Impy na Terra da Magia. Baseado na simpá-tica personagem criada pelo escritor alemão Max Kruse, a animação passa-se em Tikiwu, a paradisía-ca ilha do Pacífico habita-da pelo professor Horatio e as suas criaturas falantes, onde acompanhamos o ani-versário de Impy. Este pequeno dinossauro está ansioso por reencontrar os seus amigos. Só que depois de uma grande decepção motivada pela chegada da panda Baboo, recém-che-gada e adorada por todos os companheiros da ilha, o ciumento Impy resolve mudar a sua vida.

ANIMAÇÃO

É um dos momentos mais difíceis da história

recente de Portugal e, agora, é retratado num filme com muitos meios e um elenco in-ternacional extenso e impres-sionante. As Linhas de We-llington é um filme (que será transformado em mini-série de três episódios) planeado pelo cineasta chileno Raoul Ruiz, com produção de Paulo Branco, mas que foi rodado e concluído pela sua mulher, Va-leria Sarmiento, após a morte de Ruiz, o ano passado. Passa-do no tempo das invasões na-

ESTREIA DA SEMANA Invasões napoleónicas a Portugal retratadas em ‘Linhas de Wellington’ com elenco de luxo

Linhas de Torres antiNapoleãoNuno Lopes, John Malkovich, Soraia Chaves e companhia num filme português da viúva de Raoul Ruiz.

JOÃO TOMÉ [email protected]

FOTOS DR

Uma teia de histórias variadas de lusos, ingleses e franceses numa época difícil, em 1810, para Portugal

PUB

poleónicas (1810), que devas-taram e empobreceram o Pa-ís, acompanhamos portugue-ses e ingleses em fuga, e as tro-pas francesas em perseguição.

Embora seja rendilhado por várias pequenas histórias de pessoas de diferentes clas-ses sociais, o protagonista aca-ba por ser o sargento Francis-co Xavier (Nuno Lopes), um português determinado em combater os franceses, pri-meiro na batalha do Buçaco, depois na desmobilização até às Linhas de Torres (Vedras), uma rede de fortificações or-ganizada pelo inglês General Wellington (Malkovich) para bloquear a invasão francesa.

Nesta teia de histórias difíceis num período de fuga e guerra, o filme surpreende co-mo retrato de uma época mar-cante. Para ajudar Sarmien-to, está uma produção impres-sionante e um elenco em que destacamos, além de Lopes e Malkovich, Soraia Chaves, Marisa Paredes, Victória Gue-rra, Carloto Cotta, Adriano Luz, Michel Piccoli ou Cathe-rine Deneuve. Merece uma ida ao cinema.

Joseph Gordon-Levitt é um estafeta de bicicleta em fuga

DR

‘Encomenda Armadilhada’

Filmado a um ritmo alucinante, utilizando

técnicas evoluídas de rea-lização, Encomenda Arma-dilhada é um thriller de acção do experiente David Koepp passado nas ruas de Manhattan. Acompanha-mos Wilee (Joseph Gor-don-Levitt), um dos mais de 1500 estafetas que per-correm a cidade de bicicle-ta. Viciado em velocidade e a conduzir sempre em contra-relógio, recolhe aci-dentalmente um envelope pertencente a um detecti-ve corrupto (Michael Shan-non). E é assim que se vê envolvido com pessoas pouco escrupulosas, às quais se recusa a devolver o envelope, acabando nu-ma arriscada perseguição de vida ou morte.

ACÇÃO/THRILLER

Liam Neeson é um ex-agente da CIA em ‘Taken, A Vingança’

DR

A vingança de Neeson

Este filme de 2008 de produção francesa

e escrito por Luc Besson, traz-nos a história de um agente da CIA retirado, Bryan (o veterano Liam Neeson), que viaja com a filha Kim (Maggie Grace) e a sua ex-mulher Lenore (Famke Janssen) para um fim-de-semana em família por Istambul, na Turquia. Só que o que era suposto ser um momento de rea-proximação familiar, aca-ba por transformar-se num terrível pesadelo quando Bryan assiste, impotente, ao rapto de Lenore. Assim começa a missão de encon-trar a ex-mulher e salvá-la das mãos de um bando or-ganizado de assassinos que está ali por vingança. O fil-me é de Olivier Megaton.

CRIME/THRILLER

Page 17: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do
Page 18: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

Classificados · www.Destak.pt · 18 5ª Feira · 4 de Outubro de 2012

Page 19: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptSabores à moda dos ‘chefs’5ª Feira · 4 de Outubro de 2012 · 19

CARTAS DO LEITORWWW.DESTAK.PT

Herbie Hancock participa no disco de Ana Moura. O mítico Herbie Hancock participa no novo álbum de Ana Moura, Desfado. O disco chega às lojas a 12 de Novembro. Mas o vencedor de 14 Grammy não é a única ‘ajuda’... Saiba tudo em www.destak.pt.

São sempre os mesmos Com o anúncio de mais cortes, e agora sobre o aumento da TSU, relativo aos descontos dos salá-rios, penaliza, mais uma vez, os mesmos, o trabalhador. Baixam a TSU à entidade patronal e sobem sem qualquer pudor a quem tra-balha. Cortam aos pensionistas os subsídios de Férias e Natal, para os quais durante anos fizeram os seus descontos sobre 14 meses e não 12. Já sabemos que a equida-de não é para todos é para os ou-tros, refiro-me aos senhores depu-tados. As medidas de austeridade devem também chegar aí, reduzir o número de deputados e acabar com as pensões vitalícias e os de-

putados excedentes emigrem, co-mo disse um iluminado. Os traba-lhadores deste país para terem a sua reforma de miséria têm de trabalhar anos a fio. A redução dos vencimentos dos deputados tem que ser questionada para não ha-ver excepções, como acontece aos gestores públicos.

Jorge Cunha

A falácia do consumo interno Muitos dos críticos do austeritaris-mo argumentam que ao diminuir--se o poder de compra se está a diminuir o consumo e com isso a travar a economia: a célebre tese da espiral recessiva. Esta teoria só

não se aplica a Portugal porque uma grande parte do que consu-mimos é importado. Assim, com o aumento do consumo aumentam as importações e não a economia nacional. As medidas promotoras da poupança, pelo contrário, se-riam benéficas e não têm sido im-plementadas. Há mesmo quem proponha algo tão absurdo como impostos sobre as poupanças. E como se pode compreender que, no momento que atravessamos, continuemos a ser bombardeados com publicidade enganosa ao cré-dito fácil, e não haja ninguém com coragem para regulamentar (ou esmagar!) este sector tão destru-tivo da segurança financeira dos portugueses? Luís Lucas

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

BRAGAAMANHÃ 10º MÍNIMA 24º MÁXIMA

HOJE 8º MÍNIMA 24º MÁXIMA

COIMBRAAMANHÃ 12º MÍNIMA 27º MÁXIMA

HOJE 11º MÍNIMA 24º MÁXIMA

ÉVORAAMANHÃ 16º MÍNIMA 26º MÁXIMA

HOJE 12º MÍNIMA 28º MÁXIMA

FAROAMANHÃ 19º MÍNIMA 24º MÁXIMA

HOJE 17º MÍNIMA 26º MÁXIMA

LISBOAAMANHÃ 15º MÍNIMA 27º MÁXIMA

HOJE 14º MÍNIMA 27º MÁXIMA

PORTOAMANHÃ 10º MÍNIMA 26º MÁXIMA

HOJE 12º MÍNIMA 22º MÁXIMA

TEMPO

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia

Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Alves; Departamento Criativo: António Garcia, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), João Aleixo (Gestor de Produto) ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; Activações e Eventos: Ale-xandra Cayolla (Coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Co-ordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

Leitor

VASCO NEVES

É já amanhã que co-meça o Mercado de Sa-

bores na Alfândega do Por-to, que se prolonga até do-mingo. Aqui vai poder pro-var e conhecer melhor a gas-tronomia do nosso país. O chef Henrique Sá Pessoa es-tá encarregue de lhe mostrar as maravilhas das nossas ilhas da Madeira e dos Aço-res e ainda lhe ensina a con-feccionar alguns dos pratos típicos. Entre as delícias des-tas regiões destaque para o Bolo do Caco, o vinho da Madeira, a banana e a ano-na e ainda o peixe espada; já para não falar do típico quei-jo da Ilha, o verdelho, o Bolo Lêvedo e a Craca e Cavada do arquipélago dos Açores. O chef Henrique Sá Pessoa define a sua cozinha como contemporânea e prima pe-lo uso de produtos da época, sobretudo de origem nacio-nal. Começou a sua carreira em Londres no prestigiado Park Lane Hotel, depois de dois anos de formação nos

MERCADO DE SABORES O Chef Henrique Sá Pessoa representa pratos típicos das ilhas dos Açores e Madeira

Gastronomia típica das ilhas

Nome Henrique Sá Pessoa Nascimento 1976 Profissão Chef e proprietário do restaurante Alma, em Lisboa Historial Tirou o curso de culinária nos EUA em 1996 e 1997 e começou a sua carreira como chef em Londres no prestigiado Park Lane Hotel Televisão Apresentou o programa de televisão ‘Entre-pratos’ e actualmente tem um programa de culinária da RTP2 ‘Ingredien-te Secreto’ Escrita ‘Ingrediente Secreto’ e ‘Curso de Cozinha’

Estados Unidos. De regresso a Portugal, passou por es-paços tão conceituados co-mo o Hotel Lapa Palace, o Hotel do Bairro Alto e o She-raton, até mais tarde criar o o seu próprio restaurante em Lisboa: Alma. No Mercado de Sabores, não perca o show cooking do chef Henrique Sá Pessoa que se realiza no sábado das 18h às 19h. Pode ainda aprovei-tar para visitar a zona do mercado tradicional e o es-paço de culinária infantil.

Bolo do Caco, queijo da Ilha, verdelho e Bo-lo Lêvedo são algumas das maravilhas gastro-nómicas das ilhas

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

O melhor doce de pêra para o queijo das ilhasIngredientes • 1 kg de pêras • 500 grs de açúucar • 2 paus de canela • Raspa de 1/2 limão • 200 ml de água Preparação Descasque as pêras e corte-as em cubos. Coloque todos os ingredientes – açúcar, canela, raspa de limão e água – dentro de um tacho e ferva em lume brando até alcançar o ‘ponto estrada’. A saber que o ‘ponto

de estrada’ é aquele em que ao passar a colher na mistura abre um trilho ou não fecha logo a mistura. Assim que esti-ver confeccionado o doce, des-ligue o lume e deixe repousar para apurar um pouco todos os aromas envolventes. Deixe arrefecer o doce e acompanhe com Queijo da Ilha. Pode ainda acompanhar a receita de batata ou inhame cozidos, e legumes a gosto! Depois delicie-se com esta receita típica das ilhas portuguesas.

Page 20: Quinta-feira 4 Outubro de 2012 · Jornal de ... · FC Porto dominou o ‘milionário’ PSG de Ibrahimovic e companhia, venceu com golo tardio de James e já é líder isolado do

PUB