QUINZENAL w 26 DE NOVEMBRO DE 2009 w DIRECTOR: PAULO … · à Busca da Felicidade. Mas para que...

16
notícias de gaia 26.nov.09 ANO XXIV — N.º 467 QUINZENAL 26 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA 0,25 EUROS FUNERÁRIA NORTENHA De: António Serafim Conte com uma família amiga nas horas em que Você mais precisa Preços Especiais para Cremações e Inumações (desde 750 euros) Contactos 916 958 786 919 879 923 Rua de Mariz, 925 4430-287 V. N. Gaia Vilar de Andorinho Santo Ovídio em obras até 2011 Conheça um pouco da freguesia de Avintes centrais pág. 5 Marco António reeleito na distrital do PSD pág. 5 SUMA celebra primeiro aniversário em Angola pág. 6

Transcript of QUINZENAL w 26 DE NOVEMBRO DE 2009 w DIRECTOR: PAULO … · à Busca da Felicidade. Mas para que...

notícias de gaia

26.nov.09

ANO XXIV — N.º 467 w QUINZENAL w 26 DE NOVEMBRO DE 2009 w DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA w 0,25 EUROS

FUNERÁRIA NORTENHADe: António Serafim

Conte com uma família amiga nashoras em que Você mais precisa

Preços Especiais para Cremações e Inumações (desde 750 euros)Contactos916 958 786919 879 923

Rua de Mariz, 9254430-287 V. N. GaiaVilar de Andorinho

Santo Ovídio emobras até 2011

Conheça um pouco dafreguesia de Avintes centrais

pág. 5

Marco Antónioreeleito na distrital

do PSD pág. 5

SUMA celebraprimeiro aniversário

em Angola pág. 6

notícias de gaia

26.nov.09pág. 2

ficha técnica Nº de Registo: I.C.S. 111060sede, redacção, administraçãoav. república, 1711 s/l esq. tras.

4430-206 vn gaiatels.: 223 700 574/6

fax: 223 700 [email protected]

noticiasdegaia.wordpress.comtiragem média: 5000 exemplares

entidade proprietária e editor:pressing - empresa jornalística

comunicação e imagem, unipessoal [email protected]

departamento comercial: Lídia Oliveira e

M. Sousa fotocomposição: pressing

director: Paulo Jorge Sousadirectores honorários: Fernando Sousa eProf. Artur Villares

chefe redacção: Tânia Tavares CP [email protected]

redacção: Jorge Freitas (CE 202)Luís Morais Ferreira (CP 7349)

Paulo Jorge Sousa (CP 4279)[email protected]

estagiária: Patrícia Correiacolaboradores: Ademar Costa; AndréSoares; Ariana Ferreira; Carlos FilipeRodrigues (CR 362); Celeste Domingues;Cláudia Oliveira; Cristina Silva; DanyelGuerra (CP 803); Elisete Marques;Ermelinda Mendes; Humberto Pinho daSilva; Isabel Andrade Monteiro; JoaquimOliveira; Jorge Amaral; José Barreto; JoséDuarte Amaral; Leonardo Júnior; LúciaPereira (CP 6958); Manuel Carvalho; ManuelBarbedo; Maria Graça Almeida; Mário Frota;Marta Pereira; Miguel Ângelo Luis; NilceCosta; Nuno Filipe; Olga Pinto; PauloTavares; Raul Martins; Vasco Silva Paulo.

nota: os conteúdos dos artigos de opinião são

responsabilidade de quem os assina

Centenas de participantes responsáveis pela verba revertida para aassociação Acreditar

A 'Caminhada da Esperança' conseguiu render mais de quatro mil euros. Organizadapelo Centro Social Paroquial da Igreja do Senhor da Vera Cruz do Candal e pelo CentroSocial e Paroquial de Santa Marinha, a iniciativa juntou centenas de pessoas, sendoestas as responsáveis pela verba amealhada e que foi totalmente revertida a favor daAcreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.

Com o lema "Inscreve-te, participa e faz alguém feliz!", o evento realizou-se no Mês daEsperança e terá continuidade em 2010. Certo é que o mesmo terá continuação nopróximo ano, até porque a causa principal são as crianças desfavorecidas.

"A solidariedade não se apregoa, pratica-se. Agradeço a toda a organização eparticipantes por este magnífico estado de espírito. A câmara associa-se e louva sempreeste tipo de iniciativas, que consideramos de extrema importância para as pessoas doconcelho", afirmou o vereador Mário Fontemanha, presente na caminhada.

"A presença de tanta gente nesta iniciativa é prova de que a sociedade está viva e podefazer mais pelos desfavorecidos. Também nos dá força para fazer mais", afirmou avereadora Amélia Traça, também ela aderente à 'Caminhada da Esperança'.

Carro híbridodestacado em Gaia

Teste real 'Plug - In' arranca no concelho e pretende que em 2013 as viaturas

movidas a energia eléctrica estejam disponíveis no mercado nacional

Nota do DirectorEm várias edições do Notícias de Gaia

surgiram notícias e reportagens de eventospolíticos e culturais realizados no concelho,onde a identificação das freguesias onde taisactos aconteceram não foi a mais correcta. Istoaconteceu, por exemplo, na última edição de 12de Novembro, concretamente com a peça cujotítulo era "Marina da Afurada em Construção".

Além da investigação jornalística habitual, arealização destes trabalhos teve igualmente porbase informação dada pelos organizadores dasiniciativas ou apresentação das mesmas. Assimaconteceu com o Festival Marés Vivas, a ETARda Madalena e, entre outras, a Marina da Afurada.Em todas estas situações nunca se mencionaque tal organização ou infra-estrutura se situana freguesia de Canidelo.

Todavia, o facto de a mensagem ser malpassada pelas fontes não implica que o Notícias

de Gaia tenha deixado de acentuar o erro. Assim,e porque o executivo da Junta de Freguesia deCanidelo nos alertou para a ocorrência, aDirecção deste periódico pede as devidasdesculpas a todos canidelenses, na certeza deque daqui para a frente tal não se volte a repetir.

Aproveito ainda este espaço para apelar aoexecutivo da Junta de Freguesia de Canidelo,liderada por Fernando Andrade, que intercedacom o mesmo afinco junto das demaisentidades responsáveis (aqui se inclui tambéma Câmara Municipal de Gaia), para serem maisexactos na altura de escolherem o nome dalocalização das infra-estruturas ou dos eventos,sob pena de levarem em erro os jornalistas,todos os gaienses e demais cidadãos.

Reiterando as desculpas, espero que o bomnome da freguesia de Canidelo sejamencionado sempre que assim se exige.

'Caminhada'amealha maisde quatro mileuros

Vila Nova de Gaia foi acidade escolhida para se firmarum acordo, entre a ToyotaCaetano Portugal e a GalpEnergia, que prevê a realizaçãode um período experimental detestes para o lançamento docarro híbrido em Portugal. Nolançamento do teste real 'Plug- In', o presidente da ToyotaMotor Europa, TadashiArashima, esteve nasinstalações de Vilar doAndorinho, no passado dia 12de Novembro.

Assim sendo, a marcanipónica cede à empresapetrolífera nacional cincoviaturas 'Prius' e serão estasque, durante três anos, vão sersubmetidas os estudos paraque sejam colocadas no mercado ate 2013.

No acto esteve também representada a câmaramunicipal, concretamente através da novavereadora do Ambiente, Mercês Ferreira, queaproveitou o momento para vincar que a cerimóniarealizou-se "no local certo, onde as questõesambientais são prioridades", exemplificando asbandeiras azuis, bem como os projectos de

colocação de transportes eléctricos pelo concelho.De salientar que o sistema 'Plug-In'permite que

os carros se movam a partir da energia eléctrica edos combustíveis tradicionais, reduzindoemissões de CO2 e protegendo o meio ambiente.As cinco viaturas serão testadas em Lisboa porcondutores seleccionados, em percursos citadinosconvencionais.

notícias de gaia

26.nov.09pág. 3

EditorialeditorialS. Martinho D'Além

de cara lavadaNova sede da Associação Recreativa da freguesia de Vila do Paraíso inaugurada

A sede da Associação Recreativa de S. Martinho D'Além está de cara lavada. As obras nas instalaçõesda colectividade de Vilar do Paraíso contaram com a colaboração da câmara municipal, facto que fezcom que o presidente da autarquia marcasse presença no acto do último dia 7.

"Estamos dispostos a continuar com o apoio ao movimento associativo e com a nossa disponibilidade,pois é o que há de mais permanente e importante em Gaia. Quero com a minha presença mostrar queestou sempre presente junto das pessoas e das colectividades que mais precisarem de apoio", destacouLuís Filipe Menezes.

Aproveitando a presença de perto de uma centena de pessoas, o edil voltou a falar em algunsprojectos que pretende incrementar no concelho nos próximos quatro anos, como a rede pública detransporte escolar, os manuais gratuitos até ao 9º ano e o cartão sénior de Gaia, tendo como objectivo"dar apoio ao mais desfavorecidos, aos idosos e crianças".

Na associação fundada em 1931 esteve também o presidente da junta local. Elísio Pinto mostrou-sesatisfeito com a reabilitação das instalações, depois de ter visto o mesmo acontecer nas sedes doRancho Folclórico, nos Amigos Vilarenses, nos Escuteiros, no Grupo Dramático e Grupo da Ilha. "Sinto-me orgulhoso de todas as actividades em prol do bem-estar da comunidade e agradecido pela senilidadeda câmara para projectos de acção social", referiu o autarca.

Teve início no dia 19 de Setembro a 10ª ediçãode uma iniciativa com prestígio no panorama cul-tural da freguesia e do próprio concelho: o encontrode teatro.

A cargo do Grupo Dramático de Vilar do Paraíso,o evento terminará a 28 de Novembro, com umtotal de nove espectáculos.

No próximo dia 21 de Novembro sobe ao palcoa peça "Pêssegos em Calda" (comédia em doisactos e um prólogo de Miguel Mihura), pelo Grupode Teatro ART' IRES;

Dia 28 de Novembro, o Grupo Dramático deVilar do Paraíso encerra com "Mansão Villar TheParadise", uma comédia, com textos de CristinaBriona.

"Ao longo destes 10 anos, foi possível realizareste Encontro de Teatro, que oferecemos aosnossos associados e suas Famílias, à populaçãoda Freguesia e, porque não dizê-lo, a muitosamantes do Teatro, que de vários locais têm vindoaté nós para assistirem aos espectáculos

X ENCONTRO DE TEATRO

apresentados", lê-se no programa do encontro.Todos os espectáculos são às 21.45 h., no

Salão Nobre do Grupo Dramático de Vilar doParaíso.

O evento conta com o apoio do município deGaia, da Gaianima, Casa da Cultura de Gaia, Juntade Freguesia de Vilar do Paraíso, bem como daInatel (Delegação do Porto).

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

manifestou-se contra a presença de crucifixos

nas salas de aula em Itália. Essa onda laicista

anda por aí à solta. Já passou por cá também.

Para esclarecer os que querem fazer desaparecer

o cristianismo do espaço público, publico aqui

de novo um texto escrito a propósito do defunto

projecto de constituição europeia.

EuropeusDesde que o defunto projecto pós-

moderno de Constituição Europeia deGiscard D'Estaign foi elaborado, notou-seclaramente os seus princípios de fundo, aoser retirado do seu preâmbulo qualquerreferência às origens cristãs da Europa. Emseu lugar ficaram umas equívocasreferências a vagas origens religiosas docontinente.

Esse é hoje o grande problema daEuropa: a sua total ausência de identidadeespiritual, logo cultural. À sombra dessaamnésia, desta Europa pode esperar-setudo. Claro que o tempo não pára e enquantoisto se escreve e se lê, há quem, por essemundo fora aproveite a distracção europeiapara ir planeando formas de aniquilar a nossaherança greco-Iatina, cristã e bárbaracristianizada, que, ao fim de vários séculos,produziu criativamente a nossa herança lib-eral, democrática, tolerante e ordeira. Seráque os Europeus estão já fartos de sipróprios, e têm vergonha do seu passado eda sua História?

A vitória do relativismo cultural e ético, quehoje domina muita da Europa bem-pensante,a que devemos acrescentar o domínio dopoliticamente correcto, transformou aEuropa, de um continente alfobre de riquezacultural e patrimonial, num triste cantoenvergonhado da sua História. Como multobem conclui o filósofo britânico RogerScruton: "o próprio raciocínio que tentadestruir as ideias da verdade objectiva e dovalor absoluto, impõe como obrigatório opoliticamente correcto, e o relativismo cul-tural como objectivamente verdadeiro"

A mistura criativa do classicismo, dogermanismo e do cristianismo legou-nosSanto Agostinho, São Tomás de Aquino eLutero, a sobriedade Românica e oscelestiais pináculos Góticos, assim como oneoclassicismo renascentista. Todo estevasto património estético, que jorra até aosnossos dias, devemo-lo à defesaintransigente das Imagens por São JoãoDamasceno e ao VII Concilio Ecuménico,contra os iconoclastas.

Por Isso pudemos ter Fra Angelico,Boticcelli, Leonardo e Miguel Ângelo. Domesmo modo a cultura Europeia produziuJohn Locke e a vitória da Liberdade, com aGloriosa Revolução Inglesa, pioneira daLiberdade Europeia, inspirada na MagnaCarta, de que a Revolução Francesa foiseguidora. Sem esquecer a europeiaRevolução Americana, com as palavrasimortais de Jefferson e os seus três direitosinalienáveis: o Direito à Vida, à Liberdade eà Busca da Felicidade.

Mas para que tudo isto fosse possível,convém não esquecer que também somosherdeiros de Carlos Martel e de Pelágio.

Artur Villares

Exmo. SenhorOs n/ respeitosos cumprimentos.

Ao procedermos à leitura da V/ edição de 12de Novembro último, tivemos oportunidade deapreciar um trabalho cujo título "Marina da Afuradaem construção" nos impele a solicitar a V. Exa. arectificação da localização do referidoequipamento.

Assim, para que não subsistam dúvidasquanto à justeza do pedido, aproveitamos paraanexar cópias do "Auto de delimitação entre asfreguesias de Santa Marinha e de Santo André deCanidelo, do Concelho de Vila Nova de Gaia", de23 de Outubro de 1929, assim como, diversadocumentação trocada com a CCDRN, incluindorectificação ao Edital de Consulta Pública, de 07de Novembro de 2008.

Advogado por muitos de que os territórios nãodeverão ter fronteiras, a recente criação do Cartãodo Cidadão e toda a sua envolvência em termosde recenseamento, veio provar o contrário, peloque hoje, mais do que nunca, há a necessidadede que os limites entre freguesias e concelhos

estejam bem definidos, incluindo a criação decódigos postais adequados às situações dearruamentos pertencentes a mais do que umafreguesia.

Deste modo, a manter-se estas situações deinformação incorrecta, já que os canidelensessentem-se magoados com as permanentesreferências à Etar da Madalena, à Marina da Afurada,às Marés Vivas na Afurada, ao Cabedelo na Afuradae, tantas outras imprecisões, que cremos, por merodesconhecimento, não deixaremos de reivindicar asdevidas rectificações, e, se necessário for, acolocação de marcos ou sinalética condicentes aum radical esclarecimento.

Havendo laços familiares profundos entre asduas populações, julgamos ter chegado o momentode dizer basta, evitando-se a criação, a médio prazo,de uma situação de conflito que em nada dignificariaas gentes de Canidelo e de S. Pedro da Afurada.

Na certeza do deferimento da n/ pretensão,subscrevemo-nos com a maior estima econsideração.

O Presidente da JuntaFernando Andrade

Pedido de rectificação

notícias de gaia

26.nov.09pág. 4

FUNERÁRIA NORTENHADe: António Serafim

Conte com umaConte com umaConte com umaConte com umaConte com umafamília amiga nasfamília amiga nasfamília amiga nasfamília amiga nasfamília amiga nashoras em que Vocêhoras em que Vocêhoras em que Vocêhoras em que Vocêhoras em que Você

mais precisamais precisamais precisamais precisamais precisa

Contactos

916 958 786919 879 923

Rua de Mariz, 925 | Vilar de Andorinho4430-287 Vila Nova de Gaia

Preços Especiais para Cremações e Inumações (dede 750 euros)Documentação p/ Segurança Social e Associações Fúnebres

O Teatro Experimental do Porto já está a apresentar, no Auditório Municipalde Gaia, um espectáculo para toda a família. Chama-se "As Espertezas deFígaro" e foi concebido por Norberto Barroca a partir de "O Barbeiro de Sevilha",de Beaumarchais e da música da ópera homónima de Rossini.

Classificado para maiores de 6 anos, este é um espectáculo para agradara avós, pais, filhos, netos, outros parentes e amigos.

Tem adaptação, encenação e cenografia de Norberto Barroca, adaptaçãomusical e orquestração de Paulino Garcia, figurinos e co-autoria da cenografiade Mário Dias Garcia, coreografia de Joana Quelhas e desenho de luz esonoplastia de Eduardo Brandão.

Os intérpretes são Isabel Queirós (Rosina), João Leiria (Conde Almaviva),José Cruz (Dr. Bártolo), José Dias (D. Basílio) e Luís Trigo (Fígaro).

O espectáculo poderá ser visto até 13 de Dezembro, entre quarta e sexta-feira, em duas representações diárias, às 10h30 e 14h30, e aos sábados edomingos, às 16h00.

O presidente da câmara recebeu o título de sócio honorário da Associaçãode Protecção aos Animais "Senhores Bichinhos", sediada em Gaia.

Esta homenagem resulta do reconhecimento pela política de apoio aosanimais empreendida pelo município, em particular pela recente inauguraçãodo Centro de Reabilitação Animal.

"Fico gratificado por este galardão. Penso que é o resultado de uma políticaambiental pró-activa que se comprova também pelo facto de sermos omunicípio da Europa com mais bandeiras azuis nas praias ou pela nossaperspectiva de duplicarmos a área de espaços verdes no concelho até à

"As Espertezasde Fígaro" no

Auditório

Menezes distinguidopela 'Senhores

Bichinhos'

fasquia de 7 m2 por habitante", salientou Luís Filipe Menezes.O Centro de Reabilitação Animal possui um canil tradicional - de recolha

e tratamento de animais abandonados - e uma clínica veterinária gerida peloParque Biológico. "Tivemos a intenção de construir, com outros municípios,um grande centro intermunicipal, ideia que ainda se mantém de pé. Mas,para já, avançámos com as nossas próprias instalações", explicou o autarca.

Entretanto, vai decorrer nas escolas do concelho uma grande campanhade adopção de animais abandonados. Esta medida municipal junta-se àsdiversas acções educativas empreendidas e às parcerias estabelecidas comvárias associações do concelho. O dossiê do Centro de Reabilitação Animalé agora da responsabilidade da vereadora Mercês Ferreira.

Nove meses depois e com um investimento de trêsmilhões de euros, a empresa salvaguardou os 50postos de trabalho

Nove meses depois, a Antiga Casa Pompeu reabriuao público. Dedica à triagem de resíduos, estaempresa, sedeada em Pedroso, sofreu um trágicoincêndio em Março, mas a intervenção de fundo fezcom que agora surgisse de cara lavada, sendosalvaguardados todos os 50 postos de trabalho queexistentes.

Além da presença dos responsáveis da entidade,na cerimónia de inauguração esteve presente o

AntigaCasaPompeureaberta

presidente da câmara, destando o trabalho efectuado"Nem eu acreditava que fosse possível, mas felizmente

estamos aqui a celebrar uma nova etapa da empresa.São estas notícias que dão alento ao nosso país",destacou Luís Filipe Menezes, lembrando as intervençõesrealizadas pelo município nas vias circundantes.

Com um investimento superior a três milhões de eu-ros, a Antiga Casa Pompeu, criada em 1907, passa apossuir agora de remodeladas instalações, numa áreade 3500m2, com um edifício prático e funcional, com ummoderno sistema anti-incêndio e vários painéisfotovoltaicos para redução do consumo de energia.

notícias de gaia

26.nov.09pág. 5

Finalmente. Estão no terreno as obras deprolongamento da Linha Amarela do Metro doPorto, na zona de Santo Ovídio. Progressivamente,vão ficar encerrados o sentido Norte/Sul do túnelrodoviário sob a Rotunda da Santo Ovídio e osacessos da auto-estrada A1 à Avenida daRepública através do nó de Gaia/Santo Ovídio.Todos estes impedimentos mantêm-se atéFevereiro de 2011, data prevista para a conclusãodesta empreitada de expansão da rede do Metro.

Perante a alteração do normal fluxo de trânsito,a Metro do Porto tem vindo a manter umacomunicação de proximidade junto doscomerciantes e moradores das redondezas, paraque se possam minorar os transtornos. Assimsendo, esta empresa admite indemnizar oscomerciantes e criar acessos alternativos para osmoradores poderem entrar nas respectivashabitações, bem como para os pais e criançasacederem à Fundação Couto.

"Os automobilistas que pretendam dirigir-se àAvenida da República e ao centro de Gaia devemutilizar, como alternativa, a saída Gaia/Coimbrões.No sentido inverso, ou seja, da Avenida daRepública e da rotunda de Santo Ovídio emdirecção à A1, a circulação está condicionada auma faixa de rodagem, que permanecerá sempredisponível e transitável até à conclusão da obra",explica a Metro do Porto, acrescentando que "atéao final de Janeiro de 2010, o trânsito automóvelna Avenida de Vasco da Gama limita-se a umafaixa de rodagem em cada sentido".

Começaram as obras do metroem Santo Ovídio

31 milhões de euros de investimentoOrçada em 31 milhões de euros, a obra

contempla, além de mais 600 metros de linha, ascriações da primeira estação subterrânea noconcelho, em Santo Ovídio, e um túnel rodoviáriode acesso à A1 (com as mesmas faixas derodagem que actualmente existem).

O projecto prevê ainda a implementação do in-terface D. João II e cobertura da estação, uma nova

via BUS com sentido ascendente e a nascente dareferida paragem. Para tal, serão rasgados trêsnovos arruamentos em terrenos devolutos entreas avenidas da República e Vasco da Gama(EN222).

E serão estes que servirão de alternativas aotráfego rodoviário que pretende usar a principalartéria do município, uma vez que será necessáriofazer o novo circuito em redor do quarteirão.

E a Marco AntónioCosta sucede… MarcoAntónio Costa.

O autarca de Gaia foireeleito presidente dacomissão política distritaldo PSD/Porto com52,1% dos votos.

Neste escrutínio, comlista única, 4650 dos8924 militantes comdireito a voto ocorreramàs urnas.

A g o s t i n h oBranquinho foi eleitopresidente da mesa daAssembleia Distrital e o

Lubango colheexemplos em Gaia

Comitiva da cidade angolana pretende captar investimento no

concelhoUma comitiva de Lubango visitou o concelho e por cá ficou durante três

dias a colher exemplos para incrementar na cidade angolana. Situada naprovíncia de Huíla, este município pretende crescer de forma sustentada, até

Marco AntónioCosta reeleito

Conselho de Jurisdição ficou a cargo de Celso Ferreira, autarca social-democrata de Paredes.

Os vice-presidentes da Comissão Política são Alberto Santos, autarca dePenafiel, e Adriano Rafael Moreira, deputado da Assembleia da Repúblicaeleito pelo PSD pelo círculo do Porto.

Para este mandato, Marco António Costa traçou já objectivos fulcrais:pensar a região Norte a dez anos, preparar o PSD Porto para as eleiçõesautárquicas de 2013, dinamizar a vida interna do partido, assim como duplicaro número de mulheres militantes.

porque está longe do grande aglomerado humano e desordenamentocaracterístico da capital Luanda.

"Escolhemos Gaia pelo desenvolvimento que teve nos últimos dez anos.É hoje uma referência não só nacional e internacional. Queremos ficar a parda estratégia seguida, para que a possamos aplicar no nosso território",explicou o responsável político do município de Lubango, Vigílio Tyova.

Além de recebidos nos Paços do Concelho, onde estiveram em contactocom os responsáveis da autarquia e assinaram um protocolo de colaboração,a comitiva passou ainda por algumas infra-estruturas à disposição dosgaienses, bem por empresas aqui sediadas para conseguirem captarinvestimento internacional.

notícias de gaia

26.nov.09

A Vista Waste, empresa participada da Suma para dar suporte àsintervenções em Angola, celebra este mês um ano sobre a sua constituição.Correspondendo à primeira internacionalização efectiva da Mota-Engil

Ambiente e Serviços, grupo do qual a Suma faz parte, a Vista Waste intervém,de forma integrada, nas áreas de Recolha e Transporte de Resíduos, LimpezaUrbana, e Educação e Sensibilização Ambiental.

Este mês coincide, também, com o início da prestação de um novo serviçode Lavagem de algumas das principais vias de acesso ao centro da cidadede Luanda e ao aeroporto 4 de Fevereiro, actividade que será efectuada comuma periodicidade diária, durante dois meses.

A execução deste serviço pontual, para além da disponibilidade eflexibilidade da organização em dar resposta às necessidades identificadaspelo cliente, confirma igualmente as expectativas da Vista Waste e do grupoem que se insere de grande potencial de crescimento nesta e noutrasProvíncias Angolanas, onde se têm vindo a realizar investimentos nas relaçõescomerciais.

Recorde-se que em menos de um ano de actividade, a Vista Waste triplicoua recolha de resíduos e o investimento feito em viaturas ligeiras e pesadas edemais equipamentos, reforçando assim a aposta nos elevados padrões dequalidade dos serviços prestados, e integrou, neste período, um total de 300trabalhadores, dos quais 96% são trabalhadores locais.

Educação Ambiental é uma aposta ganhaEm marcha está já a primeira fase do Programa de Educação Ambiental,

desenvolvido para toda a província de Luanda e que terá a duração inicial de5 anos, concretizando-se, no ano lectivo inaugural, 10 campanhas desensibilização, através de 28 suportes e instrumentos de sensibilização.

Representando um elevado investimento em meios humanos e logísticos,o Programa de Educação Ambiental de Luanda chegará, por contacto directo,a cerca de meio milhão de crianças e docentes e deles, por efeito depropagação epidémica, a 3 milhões de cidadãos. Ao longo dos 5 anos deprojecto, prevê-se a constituição de uma equipa técnica com 42 elementos,dos quais 12 serão recursos expatriados e 30 locais. Nesse período, serãoconcretizadas cerca de 16 campanhas de sensibilização por ano, a quecorresponderão, previsivelmente, 70 instrumentos de sensibilização, paraalém do desenvolvimento de manuais escolares, fichas curriculares, livrosde passatempos e jogos didácticos. Para percorrer os Estabelecimentos deEducação e Ensino de Luanda estão previstas várias Unidades Móveis deSensibilização, designadas por LIXOMACHIMBA®, que integram cd'sinteractivos e diferentes actividades de exploração sensorial.

Suma celebra primeiro ano deinternacionalização em Angola

O AKI, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, vai darinício a uma campanha de solidariedade de âmbito nacional que irá envolvertodas as lojas da marca e todas as Misericórdias do país, onde se inclui VilaNova de Gaia, pelo que é feito um apelo à população participarem nestaimportante acção de solidariedade.

Intitulada "Ajude-nos a distribuir calor neste Natal", a campanha irá decorrerentre 17 de Novembro e 20 de Dezembro. Clientes e colaboradores do AKI eo público em geral serão desafiados a doarem bens essências como man-tas, cobertores, roupas quentes, almofadas, entre outros, com o objectivo deproporcionarem, aos mais carenciados, um Natal mais acolhedor.

A loja do AKI de Vila Nova de Gaia, tal como todas as lojas AKI do país, teráà disposição dos interessados tômbolas (colocadas à entrada de cada loja)onde se poderão colocar os donativos. No final desta campanha, a União dasMisericórdias Portuguesas através dos Secretariados Regionais fará a recolha

"Ajude-nos a distribuir calor neste Natal"AKI e União das Misericórdias Portuguesas apoiam os mais

carenciados para que tenham um Natal mais acolhedor.Recolha de bens essenciais na loja AKI de Vila Nova de Gaia a

partir de dia 17 de Novembro

dos bens e respectiva distribuição junto dos mais carenciados.Num ano que se prevê mais "agressivo" durante os meses de Inverno

(em particular, com o aumento dos casos de Gripe A e com a situaçãoeconómica que o país atravessa) e em que existe uma previsão de que oaumento dos mais carenciados em Portugal seja cada vez maior, todo oauxilio a estes indivíduos é essencial.

O director-geral do AKI, Andrés Osto refere, a propósito desta campanha:"Este é um desafio que lançamos aos nossos clientes, colaboradores epúblico em geral para que apoiem esta iniciativa e, ao apoiarem-nos,proporcionem um Natal mais agradável junto daqueles que, por algum motivo,deixaram de desfrutar desta quadra nas condições que lhes são merecidas".

Por outro lado, o responsável pela área da Acção Social da União dasMisericórdias, Carlos Andrade, referiu: "Foi com muita satisfação queaceitámos esta parceria com o AKI e com todas as suas lojas para nosjuntarmos neste projecto de recolha e distribuição dos bens têxteis junto dasfamílias mais carenciadas e espalhadas um pouco por todo o país. É nestasacções que se traduz o espírito de Natal e é com este propósito que aceitámoscolaborar neste desafio. Apelamos a todos os portugueses para que se juntema nós e que colaborem nesta iniciativa".

noticiasdegaia.wordpress.com

pág. 6

notícias de gaia

26.nov.09

Crianças dosempreendimentos

sociais mais saudáveisSexta-feira celebrou-se a Convenção sobre os Direitos da Criança,

adoptada pela Assembleia-geral nas Nações Unidas em 20 de Novembro de1989 e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990.

Para evocar esta data, a "AP-Associação dos Proprietários da UrbanizaçãoVila de Este", em Vilar de Andorinho, entregou o último cabaz da segunda faseNatal 2009.

Este ano, o número de beneficiários a receber o cabaz alimentar ascendeas 489 famílias, totalizando 1583 pessoas das quais 523 são crianças. Oscabazes alimentares para agregados familiares com crianças são reforçadoscom produtos lácteos e farinhas.

Mas não só. A associação, durante o dia de hoje, proporciona gratuitamenteàs crianças interessadas acções de sensibilização e treino nas modalidadesde xadrez e natação.

Pelas 18 horas, a recente Campeã Nacional Vanessa Amorim vai 'ensinar'um pouco do que a tem feito vencer no xadrez.

À noite, pelas 21h30, caberá aos atletas federados Patrícia Borges e JoséPedro incitar à prática desportiva, nomeadamente a natação aos miúdos.

Uma das próximas prioridades da associação é a construção da crecheVILARCRESCE com a capacidade para 33 utentes. Segundo os responsáveis,esta é uma carência que já "deveria estar construída, caso a Câmara Munici-pal de Vila Nova de Gaia tivesse a oportunidade em cooperar na sua construçãocom a comparticipação financeira para a aquisição do espaço". Um assuntoque pretendem expor à nova vereadora da Acção Social, Amélia Traça.

A GaiaSocial está a realizar vários rastreios visuais e de higiene oral paraa população juvenil residente nos empreendimentos sociais.

Os rastreios de higiene oral assentam numa parceria com a Associação"Mundo a Sorrir" e prolongam-se nos dias 21 e 28 de Dezembro, nos períodosda manhã, respectivamente para as crianças residentes nosempreendimentos sociais de Monte Grande, em Vilar de Andorinho, e Dr.Mário Cal Brandão, e Avintes.

As crianças residentes no empreendimento das Bela Vista, na Madalena,participaram no rastreio de higiene oral no passado dia 27 de Outubro,enquanto as do empreendimento de Tabosa, em Pedroso, rastrearam a suasaúde oral no dia 2 de Novembro.

Quanto aos rastreios visuais promovidos pela GaiaSocial, em parceriacom a 'Óptica Jorge Oculista', refira-se que se realizou o primeiro, no dia 9 deOutubro, direccionado para a população adulta do empreendimento doCavaco, na Afurada, e da Boa Nova, em Valadares.

Estes rastreios prosseguiram no dia 13 de Novembro nosempreendimentos D. António Ferreira Gomes, em Serzedo, no período damanhã, e Alberto Martins Andrade, durante a tarde.

No dia 20 de Novembro, os rastreios visuais tiveram lugar noempreendimento Presa Nova, em Grijó, no período da manhã, enquanto noempreendimento Dr. Mota Pinto, em Pedroso, foram realizados durante atarde.

A realização dos rastreios visuais e de higiene oral constituem uma dasrotinas da GaiaSocial que visam melhorar a saúde dos munícipes residentesnos empreendimentos sociais.

Vila D'Este beneficia523 crianças com o

cabaz alimentar

pág. 7

notícias de gaia

26.nov.09centrais

Rua 5 de Outubro, 2846 | 4430-798 AvintesTelef./Fax: 227 833 234 | Telem. 939 300 276

Email: [email protected]@linhastrocadas.com.

A Vila de Avintes, situada a seis km do Porto, éuma freguesia de Vila Nova de Gaia, com cerca de14000 habitantes e uma área de 9,38 km2.Delimitada a Norte e Leste pelo Rio Douro, a Sul ea Oeste grande parte da fronteira da localidade é oRio Febros.

O clima de Avintes é semelhante ao da regiãodo Douro Litoral, sendo ameno durante a maiorparte do ano.

O facto da vila se encontrar entre dois rios, tevegrande influência no desenvolvimento das suasactividades económicas e das suas tradições.

A HISTÓRIA DE AVINTESA primeira referência conhecida ao nome de

Avintes surge num documento cuja data exacta nãoé consensual, mas seguramente rondando o iníciodo Séc. X, sendo portanto anterior à fundação daprópria nacionalidade. Este documento refere-seà doação de terras à Igreja que incluíam o Mosteirode Santa Marinha de Avintes.

A referência seguinte surge em 1258 nasInquirições de D. Afonso III. No reinado de seu filho,D. Dinis, as referências à terra já mencionam aFreguesia de S. Pedro de Avintes.

No reinado de D. Afonso VI Avintes foi elevada acondado e em 1834 foi constituído o Concelho deAvintes, extinto dois anos depois.

Em 1988 Avintes foi elevada à categoria de vila.

AVINTES AO LONGO DO ANOVale a pena visitar Avintes em qualquer altura

do ano, no entanto é no Verão que as actividadesculturais são mais intensas, bem como as festasreligiosas.

O Desfile de Carnaval, organizado pelo GrupoMérito Dramático Avintense, é um das principaisatracções em Vila Nova de Gaia, chamando muitos

Fim-de-semana em Avintes

foliões às ruas de Avintes. Este cortejo também émuitas vezes usado para fazer sátira de carizpolítico e social. Percorre as principais ruas davila, enchendo-as de cor e da boa disposição tãocaracterística da época.

O Senhor dos Passos comemora-se no quintoDomingo da Quaresma. O acontecimento princi-pal desta festa é a grandiosa procissão quepercorre as ruas mais importantes da freguesia.

No Domingo de Páscoa depois da missa saemda Igreja os compassos. Cada grupo é formadopor quatro pessoas, uma leva a cruz enfeitada comflores, outra a sineta, outra o balde de água bentae a última a bandeja das ofertas. Estes grupospercorrem a vila e visitam as casas que têm aentrada enfeitada com folhas verdes, sinal de quedesejam a visita do compasso.

A festa em honra da Senhora dos Prazeresdecorre na segunda semana de Junho.

O S. João é o santo mais popular e leva para asruas muitas pessoas com uma alegriacontagiante. Em Avintes, são muitos os cascateirosque nesta altura se esmeram na construção decascatas sanjoaninas que depois são avaliadase premiadas em concurso. Estas cascatas podemser vistas uns dias antes e depois do S. João.

No final de Junho realiza-se a festa de S. Pedro,padroeiro da vila, comemorando-se juntamentecom a Nossa Senhora das Necessidades cujacelebração é uma tradição antiga à qual estavaassociada a Comunhão solene das crianças queterminavam a catequese.

Na primeira semana de Julho decorrem asfestas da Santa Isabel.

No primeiro Domingo de Agosto festeja-se oSenhor do Palheirinho. Esta festa encerra o ciclodas festividades religiosas e (também) costumadurar três dias, sendo o acontecimento mais

importante a procissão.O Festival Internacional de Folclore, organizado

pela Junta de Freguesia realiza-se em Agosto.A Festa da Broa que se realiza no fim Agosto ou

início de Setembro, desde 1988, tem a cada anoque passa mais visitantes que vêm a Avintes, nãosó pela broa, mas também pelas actividadesculturais que se realizam nesta altura, como porexemplo o Fórum Avintense.

A Associação Cultural e Musical de Avintesorganiza em Setembro e Outubro o Ciclo de Músicade Avintes.

O Encontro de Teatro Amador organizado pelos"Plebeus Avintenses" realiza-se desde o fim doVerão ate ao Natal.

O QUE LEVARAvintes é por muitos conhecida como a terra da

broa. O facto de estar situada entre dois rios levoua que houvesse na vila muitos moinhos de água.

A localização geográfica da Vila de Avintes foisempre aproveitada para as actividades incluídasno ciclo do pão, tais como: a agricultura, a moagem,o fabrico de broa, etc..

A fama do seu sabor tão peculiar não conhecefronteiras.

A confraria da Broa de Avintes foi criada com oobjectivo de preservar e divulgar este produto.

Este pão, que demora entre cinco e seis horasa cozer, vai ao forno em cima de uma folha de couvefresca para não pegar. O principal ingrediente dabroa é a farinha de milho. Claro que o fabrico debroa tem os seus segredos que contribuem parao paladar tão característico do produto que leva onome de Avintes a todo o lado.

© Comunicação apresentada no "XIV FORUM

AVINTENSE" (Setembro 2003) - Dr.ª Sílvia

Cláudia Neves Marques, in www.avintes.net

notícias de gaia

26.nov.09centrais

Posto de Abastecimento d’AvintesTomás António & Moreira, Lda.

- Loja Tangerina- Lavagem Jet Wash- Descontos em Talão Modelo

Tlf. 227 871 908 * Fax. 227 871 [email protected]

Av. Vasco da Gama, 66154430-755 AVINTES

Rua Manuel Gomes Júnior, 4124430-847 Avintes | Telef. 227 829 726

Rua Escola Central, 38 | 4430-822 Avintes | Telef. 227 824 549

ConfeitariaCruzeiro

Serviço de Café e Snack-barABERTO DIARIAMENTE

Candidatura vencedora em

Avintes encontrou no Hi5

mais um espaço de contacto

com a população

Nos dias que correm o contactofeito entre a política e os cidadãosnão se resume aos tradicionaiscomícios, cartazes, panfletos oucaminhadas pelas ruas. A era dainformação obriga o uso das novastecnologias. Pois vem, foi isto mesmoque aconteceu em Avintes,concretamente com a candidatura deAvintes na Frente, tendo como líderNuno Oliveira.

A 11 de Outubro, o sufrágio dasúltimas autárquicas ditou a vitóriapara a coligação PSD-CDS/PP,destronando o PS de Mário Gomesna responsabilidade de chefiar oexecutivo da junta local.

Assim sendo, hoje trazemos-lheuma curiosidade da campanhaprotagonizada pela candidatura deNuno Oliveira, desta feita na páginaelectrónica do Hi5. Ao todo, são 308os amigos associados, mais de 150visitas. Aqui também se podemencontrar fotografias do novopresidente avintense e de todos osrestantes candidatos da listaapresentada.

Aqui se podem ler diversoscomentários de rescaldo, a maioriatendo a palavra parabéns comotónica.

"Avintes tem todas as condiçõespara entrar numa era dedesenvolvimento, tirando partido dasua qualidade ambiental e cultural,da vizinhança do rio Douro e dasexcelentes acessibilidades que foramcriadas. Tenho projectos para isso, e

Avintes na Frente na Internet

comprometo-me a lutar por eles, damesma forma que o fiz para opavilhão e as piscinas, o TeatroAlmeida e Sousa ou pelo ParqueBiológico. Comigo na presidência daJunta de Freguesia, os Avintensespodem contar com uma presençaconstante e com trabalho quotidianoem favor da freguesia que meacolheu há 26 anos." Este é o textointrodutório da autoria de NunoOliveira.

15 compromissosAinda neste espaço digital, Nuno

Oliveira expressa os 15compromissos a realizar nosprimeiros 90 dias de executivo. E aquificam eles: "elaborar e publicar o'Livro Branco de Avintes', com aidentificação e registo de todos osproblemas de Avintes; colocar àdiscussão pública um estudo para onovo centro cívico de Avintes; "mantero tradicional passeio de convívioanual e promover, ao longo do ano,passeios temáticos para a TerceiraIdade; preparar a colónia de férias depraia, alargando-a às crianças;propor um plano rodoviário que incluaa pavimentação e a sinalização devárias ruas e a abertura de novosacessos a Avintes; apresentar oestudo para intervenção imediata noAreinho de Avintes, no quadro doPlano Estratégico deDesenvolvimento das Encostas doDouro lançado pela Câmara de Gaia;incentivar a realização de um grande

Festival Nacional de Teatro Amador,que tenha divulgação alargada econgregue os grupos de teatroexistentes; manter e melhorar o Con-curso das Cascatas São Joaninas,aumentando a participação e adivulgação; lançar programa deincentivo e valorização dos produtose artes locais; incentivar parceriaspara o aumento das instalações eserviços de apoio à Terceira Idade,nomeadamente avançar de imediatoas obras no Centro de Dia de AldeiaNova; lutar por melhoramentos noCentro de Saúde; melhorar a limpezapública e os ajardinamentos e,nomeadamente, transformar oterreno junto ao quartel da GNR emespaço verde e de lazer; arrancar comas obras de conclusão do TeatroAlmeida e Sousa; requalificar o Largodo Palheirinho; resolver o problemada falta de instalações para Sede dealgumas associações, no quadro doprotocolo a assinar com a CâmaraMunicipal.

notícias de gaia

26.nov.09

Dia Nacional doNão Fumador

Tabagismo agrava desigualdades sociais e é entrave ao

desenvolvimento sustentável, defende responsável pelaComissão de Prevenção do Tabagismo

Ambiente e Saúde são os temas escolhidos pela Comissão de Prevençãodo Tabagismo do CHVNG/E para comemorar o DIA NACIONAL DO NÃOFUMADOR. Em parceria com o Parque Biológico de Gaia, a Comissão organizaum conjunto de iniciativas que incluíram no dia 21 de Novembro uma Visitaao Litoral de Gaia, e um painel multidisciplinar que tratará o tema "EspaçoFísico Construído e Saúde ".

Este ano a Comissão de Prevenção do Tabagismo (CPT) decidiu aliar oAmbiente à Saúde para alertar a população para os malefícios do tabaco,porque "o tabagismo para além das consequências directas para a saúdetem um impacto ambiental significativo, agrava as desigualdades sociais econstitui um entrave ao desenvolvimento sustentável", explica Ivone Pascoal,coordenadora da CPT.

Uma visita à "Descoberta do Litoral de Gaia" para aferir da "IntervençãoHumana no Litoral", orientada pelo Biólogo Henrique Alves, foi um dosdesafios lançados pela comissão para a manhã do dia 21 de Novembro.Durante a tarde teve lugar um seminário, no Parque Biológico de Gaia, com otema "Espaço Físico Construído e Saúde" que contou com a presença devários convidados, a abordar o tema das mais diversas perspectivas.

Reciclar a bem do Ambiente…Aproveitando a ligação entre Saúde e Ambiente feita no Dia Mundial do

Não Fumadora Comissão de Prevenção do Tabagismo irá organizar deDezembro a Maio vários Workshops com materiais recicláveis. O primeiro, dePrendas de Natal, está marcado para 5 de Dezembro e já estão abertas asinscrições.

Em Maio será organizada uma feira com as obras produzidas nos Work-shops. O produto da venda reverterá para o Programa do Sequestro doCarbono do Parque Biológico de Gaia.

Modelo trocapilhas usadas por

novos livrosForam 27 as escolas vencedoras da região do Porto que receberam 1000•

cada uma para a aquisição de livros recomendados pelo Plano Nacional deLeitura. O entusiasmo e incentivo dos alunos participantes permitiram arecolha de milhares de pilhas usadas, entregues nos Hipermercados Modeloda região.

Em Gaia os prémios chegaram a: Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim-de-infância de Cadavão, em Avintes; Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim-de-infância de Formigosa; Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de Grijó, emS. Félix da Marinha; Jardim-de-infância de Marco; e Jardim Infantil "Pim-Pam-Pum", em Gulpilhares;

O Modelo está a entregar às escolas vencedoras do projecto Pilhas deLivros a nível nacional cerca de 120 mil euros para aquisição de um total de12.500 livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura do Ministério daEducação.

O objectivo do Projecto Pilhas de Livros é o de fomentar os hábitos deleitura dos mais novos, num programa associado à sensibilização de todospara a necessidade de reciclar as pilhas usadas. Venceram as escolas que,proporcionalmente ao número de alunos, mais pilhas conseguiram recolher

Dia de S. Martinhomais social

O Dia de S. Martinho foiassinalado pela GaiaSocial, àsemelhança do que acontece todosos anos, em diversosempreendimentos sociais. Osmoradores foram os convidadosprincipais deste convívio à volta dascastanhas assadas.

A tradição cumpriu-se no dia 11de Novembro. Logo pela manhã, osmunícipes do empreendimento deTabosa, em Pedroso, em articulaçãocom os alunos da EB1 de Tabosa,partilharam a efeméride comdiversas actividades lúdicas. Oespaço, as castanhas assadas e asbebidas foram fornecidos pelaGaiaSocial.

De tarde, começou o magusto noseminário da Boa Nova, emValadares, que se destinava aosmunícipes dos empreendimentossociais de Valadares, Vilar do Paraíso,Madalena, Afurada e Canidelo. Du-rante toda a tarde, não faltaram ascastanhas assadas, o caldo verde ea música ao vivo de Dário Silva.

Simultaneamente, no período datarde, a tradição do Dia de S. Martinho

foi também comemorada noempreendimento social Alberto Mar-tins Andrade, em S. Félix da Marinha.

No empreendimento D. ArmindoLopes Coelho, em Olival, o Dia de S.Martinho celebrou-se a partir das18h00, em articulação com oslogistas, o projecto "Mais Jovem", oCAJ-Centro de Atendimento Jovem ea Comissão de Festas.

O magusto serviu-se mais tardeno empreendimento Carlos CalBrandão, em Avintes, tendo lugar nodia 14 de Novembro, numaorganização conjunta da GaiaSociale do Clube de Atletismo de Avintes.

e entregar no Modelo correspondente geograficamente. Às escolasvencedoras foi oferecido um conjunto de livros, todos eles abrangidos erecomendados pelo Plano Nacional de Leitura, adequado às diferentes faixasetárias.

Este ano, a iniciativa contou com a participação de mais de 256 milcrianças, do pré-escolar ao 3º ciclo, que foram responsáveis pela recolha demais de 80 toneladas de pilhas. Este projecto do Modelo, que conta tambémcom a colaboração da Ecopilhas, Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhase Acumuladores, demonstra a importância de empresas privadas emfomentarem junto das crianças a necessidade de defender o meio ambienteatravés da reciclagem e ao mesmo tempo contribuir para aumentar o gostopela leitura.

De acordo com o Comissariado do Plano Nacional de Leitura, do Ministérioda Educação, o projecto "Pilhas de Livros é um excelente exemplo decolaboração frutuosa entre o Estado e as empresas privadas na área daEducação. Neste caso, o Plano Nacional de Leitura associou-se ao Modelo,numa parceria destinada a estimular o gosto pela leitura junto das criançasportuguesas, e, ao mesmo tempo consolidar bons hábitos de protecçãoambiental através da recolha e reciclagem de pilhas." Este é o objectivo doprograma Pilha de Livros do Modelo, e de acordo com Miguel Osório, directorde Marketing do Modelo e Continente, "esta é uma acção da qual podemosfazer um balanço muito positivo e um projecto que queremos ver crescer".

"A acção Pilhas de Livros 2009, desenvolvida pelos Hipermercados Modelocom o apoio da Ecopilhas, foi pelo sexto ano consecutivo um êxito, contribuindode forma significativa para a recolha anual de pilhas e baterias. O númerocrescente de alunos, envolvidos nesta acção, é notável e o empenho dosprofessores determinante para o sucesso da iniciativa", afirmou EuricoCordeiro, Director Geral da Ecopilhas.

As escolas, das áreas de influência dos hipermercados Modelo, que seinscreveram no programa, em Março de 2009, receberam pilhões paradepósito das pilhas usadas que, depois de cheios, foram entregues noshipermercados Modelo. As escolas vencedoras foram apuradas emconformidade com o maior número de pilhas recolhidas e em consonânciacom o número de alunos participantes. Estas são assim recompensadascom um conjunto de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, novalor de 1.000•.

pág. 10

notícias de gaia

26.nov.09

A Cidade Natal, totalmente construída em peças LEGO, é composta portodos os elementos que se encontram numa cidade real: casas, lojas, hotéis,a estação dos comboios, o quartel dos bombeiros, o porto da cidade, o campode futebol e tantos outros pontos de referência … Porque este Natal, no

monólogosmunicipais

www.juntasdefreguesia(ponto)quê???

Cidade Natal emLEGO brilha noGaiashopping

280.000 tijolos constroem a maior e mais animada Cidade

deste Natal no GaiaShopping. Trata-se de um projecto quedesenvolve esta cidade desde 2006 - irá animar "miúdos e

graúdos" de 7 de Novembro a 7 de Janeiro

GaiaShopping, a imaginação é o limite!O conceito deste espaço baseia-se na simplicidade dos tijolos LEGO,

blocos que encaixam entre si para criar mundos e aventuras inesquecíveis. Aescolha dos blocos LEGO tem como intenção estimular a concentração e acriatividade das crianças, bem como relembrar aos mais crescidos de comoé importante e divertido brincar.

Ao longo de duas noites, 21 pessoas levantaram a Cidade Natal construídana Praça Central do GaiaShopping em torno da árvore de Natal gigante. Estazona encontra-se dividida em três áreas diferentes: a Cidade LEGO Natal

com o Trono do Pai Natal, a área LEGO Trucks, um espaço onde as criançaspodem descobrir os videojogos LEGO e o espaço Play with LEGO.

A Cidade Natal poderá ser visitada, todos os dias entre as 11h00 e as13h00, as 14h00 e as 18h00 e as 19h00 e as 21h00.

Com a chegada do Pai Natal, dia 28 de Novembro, a cidade torna-seainda mais especial, pois a partir deste dia todos os visitantes vão poderdeixar junto à árvore de Natal, brinquedos que reverterão inteiramente a favordas Aldeias SOS de Gulpilhares. A campanha "Ofereça um Presente construao Natal desta Aldeia" decorrerá até ao dia 24 de Dezembro, no GaiaShopping.

Domingo. 21h09. Decidi dar uma última olhadela pelos sites das 24juntas de freguesia de Gaia. Para não me precipitar. Há muito que pretendiatrazer este tema para os Monólogos.

Diz o presidente de câmara, e bem, que somos o terceiro maiorconcelho, em termos populacionais, do país. O que nos incute uma enormeresponsabilidade. Ainda assim, a heterogeneidade das 24 freguesiaspermite-nos inspirar o ar puro da ruralidade e escutar o burburinho urbano.Com apenas poucos minutos de distância.

Tenho por hábito espreitar o que se vai escrevendo sobre Gaia. A cidade.E Gaia. As freguesias. Obviamente. Grande parte das vezes no mundodigital. Na internet.

Não vou falar do site da autarquia. Não é mais nem menos do quequalquer site de câmara. Um prolongamento online do que o executivo vaifazendo pelo concelho.

Já no que diz respeito às freguesias… a conversa é outra.Das freguesias gaienses, 15 têm site próprio. E oito - Arcozelo, Canelas,

Grijó, Gulpilhares, Lever, Olival, Perosinho e Sermonde - estão 'instaladas'num portal que se chama Ciberjunta.

Não vou fazer grandes comentários a esta opção. Mesmo não sendoactualizados com grande frequência, o importante é que haja alguns dadose características que as dão a conhecer. No caso de Arcozelo, a junta temhá algum tempo um site em construção. Está a merecer uma atençãoespecial do jovem presidente Nuno Castro Chaves que, pela idade, deveriaser mais sensível à questão da era digital.

A maioria já apostou em sites personalizados: Afurada (o mais recente),Avintes, Canidelo, Madalena, Mafamude, Oliveira do Douro, Pedroso,Sandim, Santa Marinha, São Félix da Marinha, Seixezelo, Serzedo, Valadares,Vilar de Andorinho e Vilar do Paraíso.

Umas mais actualizadas que outras. Claro. Merecem-me destaquealgumas pela regularidade que mantêm em actualizar a divulgação dasactividades da freguesia. As grandes - Santa Marinha, Mafamude, Oliveirado Douro e Vilar de Andorinho - e as mais pequenas que servem de exemplopara as semelhantes: Sandim e Seixezelo.

Do outro lado da 'barricada' está Madalena. Apesar das eleiçõesAutárquicas e da tomada de posse da Assembleia de Freguesia já teracontecido há semanas, no site ainda está o 'rosto' do anterior presidentede junta, José Carlos Cidade.

Finalmente, Crestuma. Não tem site. Não está no portal da Ciberjunta.Não existe para os milhares de cibernautas… É certo que é uma freguesiapequena. É certo que é uma freguesia de cariz rural. Mas também é certoque não pode 'viver à sombra' do Náutico. Tem tradições e costumespróprios. Tem gente própria. Tem actividades que envolvem a população eque mereciam destaque no mundo global. É certo…

O importante é que os responsáveis pela área percebam a importânciadas páginas electrónicas. Todos os dias alguém procura informação sobreGaia, as gentes, os costumes. Todos os dias, há portugueses queespalhados pelo mundo procuram 'alimentar' a saudade com uma notíciada terra natal.

O problema é quando pesquisam, mas do outro lado não existe nada.Nem de novo. Nem de velho.

Sem querer 'meter o nariz', mas já 'metendo' que tal uma atenção espe-cial a esta 'janela' indiscreta? Passem em noticiasdegaia.wordpress.com

e comparem… Tânia Tavares

pág. 11

notícias de gaia

26.nov.09pág. 12

CONVOCATÓRIAASSEMBLEIA GERAL

ORDINÁRIANos termos estatutários convoco os

senhores associados para reunirem emAssembleia Geral Ordinária no próximo dia25 de Novembro de 2009, pelas 20h, noSalão Nobre do Orfeão da Madalena, sitona Rua do Orfeão da Madalena nº 376,Freguesia da Madalena, Concelho de VilaNova de Gaia, com a seguinte

Ordem de Trabalhos1- Leitura e aprovação das actas das

Assembleias Gerais anteriores;2- Isenção do pagamento das quotas em

atraso dos associados3- Apresentação, discussão e votação do

Relatório e Contas referente ao ano de 2008;4- Eleição dos Corpos Gerentes para o

biénio 2009/2011;4- Ratificação do Plano de Actividades

de 20106- Período de 30 minutos para tratar de

assuntos de interesse para a Associação.

Se à hora marcada não estiverempresentes o número legal de sócios, parainício dos trabalhos a mesma funcionaráuma hora depois com qualquer número desócios.Madalena VNG, 2009-11-04O Presidente da Mesa de Assembleia Geral,

Fernando da Silva Ribeiro

NOTA:

- Os associados interessados em

verificarem a documentação referente à

gestão da Direcção do ano 2008 podem

faze-lo bastando contactar a Direcção da

ADPM.

- Os associados que pretendam

apresentar lista para os Corpos Gerentes,

podem faze-lo até 48 horas antes, junto da

Mesa de Assembleia Geral

20º Aniversárioda Associaçãode Defesa da

Praia daMadalena

Programa Comemorativo6.12.200911h00 m - Missa pelas intenções da

ADPM e pelos associados falecidos naIgreja Paroquial da Madalena

11h45 m - Romagem ao cemitério daMadalena

7.12.200921h30 m - Sessão Solene

Comemorativa do 20º aniversário da ADPMcom tomada de posse dos novos corposgerentes - Salão Nobre da Junta deFreguesia Madalena

Este ano lectivo, um aluno, muito admirado,contou-me que fora espectacular ao explicar umamatéria, tão complexa para ele, de uma formatão simples. "Uma matéria tão complicada e apessoa explicou-a de uma forma tão simples.Fiquei a perceber tudo!" Muito habituada a tiradasdestas por parte dos alunos, não dei muitaatenção. Fiquei contente por ele ter percebido,nada mais!

Uns dias mais tarde, o mesmo aluno, naSala de Estudo da minha disciplina, virava-se paramim, queixando-se que não percebia nada damatéria. Ora, se a matéria era a mesma? Comoera aquilo possível? Tentei perceberimediatamente onde residia a sua dificuldade.Coloquei no quadro alguns exercíciosestimulando-o a resolvê-los.

Não percebia nada! Estava perdido! Numsúbito rasgo de inspiração, abri o seu cadernoonde estava a matéria em letra morta. Olhou paraela várias vezes e para os exercícios. Começou,então a resolvê-los acertadamente. Entreolhámo-nos! "Já percebeu onde reside a sua dificuldade?",questionei-o. Ele ficou alarmado como se tivessesido apanhado em falta. "Falta-me saber amatéria!", reconheceu.

Escrevi uma mensagem para a mãe nosentido de o ajudar a decorar a matéria. Ele nãoestava convencido de que isso resultasse. Aindaassim, ficou o registo na caderneta. Aproveitei omomento para lhes explicar, a ele e aos colegas,de uma forma simples, a importância da memóriano processo de ensino-aprendizagem,escolhendo exemplos simples, e na vida emgeral. Pareceu convencido, embora contrariadocom o trabalho que isso lhe daria.

Como não é o único aluno com este problema,

Decorar? Não, obrigado!contei a história a outras turmas. Perguntei a umamoça que se mostrava horrorizada com a palavra"memorizar", (segundo ela, não conseguia decorar)que objecto era aquele. E apontei para um cortinado."É um cortinado", concluiu. "Como sabe?", questionei."Porque me ensinaram", admitiu, "Porque aprendi."Alguém acrescentou, "Porque memorizaste". Grandeparte do nosso conhecimento provém da memória.É ela que nos ajuda no raciocínio, agilizando-o. "Doisvezes três?, interroguei um aluno, "Seis", respondeu."Como sabe?" - voltei a interrogar. "Decorei", foi aresposta honesta.

Nós somos a nossa memória. Somos aquilo queretemos durante a nossa vida inteira deaprendizagem. E não é só na escola queaprendemos. Precisamos da memória para a vida.Sem querer, a nossa vida é uma aprendizagemconstante. Aprendizagem que fica retida namemória… ou não! Se me questionam se se devedecorar sem perceber. Não é aconselhável. Mas podeacontecer memorizar sem compreender, na altura, econseguir compreender mais tarde o que se decorou.Aconteceu comigo?

Aqui defendo José Cardoso Pires quando afirmaque "a memória é mais importante que o raciocínio".Inteiramente de acordo! Sem ela, nada somos! Semela não há raciocínio! Basta olhar para um doente deAlzheimer! Se quiserem outro exemplo: o queacontece a um computador, se lhe retirarmos amemória? Depois, os alunos são suspeitos:conseguem decorar nomes de jogadores de futebolnacionais e internacionais, nomes de artistasnacionais e internacionais, mas não conseguemmemorizar? Quase que se pode afirmar que amemória é aplicada àquilo que lhes convém!

Maria de Fátima Nascimento Dias

Tornou-se uso e também necessidade, colocaros idosos em lares. As casas são exíguas, têmpoucas divisões, e o facto da mulher ter quetrabalhar fora, não permite que os velhos terminemos derradeiros dias, no aconchego das casas dosfilhos ou parentes próximos.

Todavia nada pior que arrancar o idoso de suacasa, privá-lo dos seus moveis e objectos que oacompanharam ao longo dos anos, para colocá-los em ambiente estranho, apartados do bairroonde nasceram e foram criados.

"Menina e Moça", de Bernardino Ribeiro (Cap1)assevera: Vivi ali tanto tempo quanto foi necessáriopara não poder viver em outra parte.

Como ela, o idoso afeiçoa-se ao lugar ondenasceu, à rua onde decorreu a meninice, ao sitioonde passou a juventude; se o separam, mesmoque o levem para instalações luxuosas, ondereceba esmerados cuidados, sofre atrozmente.

Por isso é que a maioria dos pais, mesmoenfermos, receiam deslocar-se para casa dosfilhos.

Amigo meu, pai de várias filhas, enviuvou, econtra vontade sua teve que recorrer àhospitalidade da caçula. Decorrido semanasconfessou-me desolado: A casa dos pais é a dosfilhos; mas, a dos filhos não é a dos pais.

E explicou:"Trata-me com muito carinho e sei que fica feliz

O melhor lugar para os velhosse me vê alegre; mas…mas só me sinto à vontade nomeu pequeno quarto, rodeado dos poucos objectosque trouxe. Perdi privacidade, perdi o direito de sersenhor de mim. Receio telefonar, ligar a TV, de ler ànoite, para que não digam que gasto muitaelectricidade.

E prosseguiu:Os filhos consideram que os pais têm obrigação

de os sustentar, mas quando chegamos a casa deles,velhos e doentes, passamos a ser um estorvo, nãosó para eles, mas igualmente para genros, noras enetos.

Certamente, é a razão, que quando desterradosdo ambiente habitual, acabam por falecerem,decorrido meses.

Há excepções, graças a Deus, mas a regra, penso,é essa.

O ideal seria o idoso ficar em sua casa comassistência domiciliária. Mas nem sempre é possível,nem o rendimento da maioria, permite tais mimos.

Solidão não é, como se julga, estar só, mas simdesenraizado e ocioso.

A capacidade de adaptação vai diminuindo com aidade; apartarem-se dos amigos e locais familiares,se o afastamento é forçado, é traumatizante e podeconduzir ao agravamento de enfermidades.

Humberto Pinho da [email protected]

notícias de gaia

26.nov.09pág. 13

Nesta nossa (ainda) jovem Democracia, tem-se verificado ao longodestes 34 anos de Democracia, uma dúvida (quase) existencial, sobre aRegionalização.

Assim, convém dizer que em tempos idos, o território nacional, começoupor ser dividido em: terras, coutos, honras, beetrias, préstimos, julgados,províncias, paróquias, municípios, etc… Foi apenas com o II Plano deFomento, (1968-1973), que se explicitou a componente regional dodesenvolvimento, apenas por se terem tornado tão óbvias as assimetriasde desenvolvimento inexistentes, (Norte - Sul e Litoral - Interior). Foi nesteperíodo que foram criadas 4 regiões de planeamento: Norte, Centro, Sul eLisboa. Em cada uma destas regiões de planeamento, foi criada umaComissão de Planeamento Regional, de natureza consultiva. Em 1974, oterritório nacional era dividido em concelhos e freguesias; os concelhoseram agrupados em distritos.

Com a Constituição de 1976, ficou definido como autarquias: asfreguesias, os municípios e as regiões administrativas, dotadas definanças próprias, de órgãos legitimados por sufrágio universal e exercendoatribuições assentes no princípio da descentralização administrativa.

Mas o que é a Regionalização?A Regionalização, é um exercício misto de operações de

descentralização, (implica que a instância que o faz não só não insiste nauniformidade das formas de tratamento das solicitações dos cidadãos àAdministração, como entende que a variedade de respostas conduz a umaumento da satisfação dos cidadãos por serem estes, através dos seuslegítimos representantes, quem irão definir as soluções que mais lheconvêm. Nas competências descentralizadas, a responsabilidade pelasdecisões tomadas é dos órgãos para os quais se descentraliza) e dedesconcentração, (operação que transfere para órgãos de nível hierárquicoinferior o desempenho de funções, que desse modo, ficam mais próximasdos seus destinatários, mantendo a instância central, a responsabilidadepela definição das normas segundo as quais tudo é efectuado), visando odesenvolvimento harmonioso de um território e de uma população.

A Regionalização, vai no sentido de reforço de competências de umgoverno mais participado pelos cidadãos, nos sectores e nos âmbitosespaciais adequados a cada atribuição que estiver em causa. O objectivomajor da Regionalização, é o apelo ao esforço de desenvolvimento domaior número possível de agentes, (sociais, económicos, financeiros,culturais, etc), mobilizando energias patentes e latentes que existem numdado território com vista à criação de riqueza e á sua justa distribuição. ARegionalização, é uma operação de responsabilização.

A Regionalização, em Portugal, faz todo o sentido, como instrumentode desenvolvimento. Num país muito centralizado, a permanência de umaadministração que concentra a tomada de decisões importantes faz perdermuitas energias, leva a ineficiências assim como ao afastamento daparticipação cívica das populações. Se, queremos que Portugal, recuperedo atraso verificado, durante a ditadura de 48 anos, é urgente que avancepara a Regionalização, sem partidarização, pensando apenas e tão só nadiminuição das assimetrias e na melhoria das condições de vida do todonacional. José Carlos Cidade

Crónica dotempo quepassa

* Júlio Martins

A Câmara de Gaia inaugurou um parque empresarial em S. Félix daMarinha e tem em elaboração o estudo tecnológico para mais dois: umem Perosinho e outro em Sandim.

Os parques empresariais são vistos como indutores dacompetitividade e do desenvolvimento económico e social das regiões,pelo importante contributo que prestam no fortalecimento de actividadesinovadoras e no reforço do potencial empreendedor, assim como a criaçãoe fixação de emprego nas localidades.

Em Vila Nova de Gaia, os parques empresariais enquantoinstrumentos potenciadores da competitividade territorial, surgem comouma oportunidade para a reestruturação do tecido económico local,através da criação de empresas de maior intensidade tecnológica, comelevado potencial de crescimento e sustentabilidade.

A iNOVA.GAIA é uma Associação de Direito Privado sem fins lucrativos,que tem por missão a gestão e exploração do Centro de Incubação deBase Tecnológica do Parque Empresarial. Funcionando num conceito deincubadora de ideias e empresas, a associação visa o apoio de projectosemergentes de base tecnológica durante a fase inicial de arranque edesenvolvimento da actividade empresarial. Assim, este Centro deIncubação de Base Tecnológica já inaugurado, conta com uma área totalde 3.235 m2, cujo investimento municipal é de 4 milhões de euros,contando com espaço de acolhimento para 28 empresas, disponibilizandouma área média de 75 m2.

O Parque Empresarial de Brandariz, em Perosinho, situado naproximidade da A1 e IP1, VL5 e VL11, vai ocupar uma área de 110 ha. comespaço para acolher 80 empresas. Tal como em S. Félix da Marinha,também possui excelentes acessibilidades para a instalação de umarede de equipamentos e instituições, resultante da proximidade aos PólosUniversitários do Porto e Aveiro. Já em Sandim, o parque tem em estudoobjectivos estratégicos que apontam para o reordenamento industrial,através da deslocalização de actividades industriais integradas noperímetro urbano, localizando-se na proximidade do IC24 e da Variante àEN 222, ocupando uma área de 190 ha. com espaço para ali se instalar70 empresas.

Nos três parques industriais vai surgir a oportunidade da criação de1.500 postos de trabalho na globalidade que vão corresponder ànecessidade da procura de emprego actual.

É neste contexto que se insere a estratégia de desenvolvimentoempresarial do Município de Gaia, na qual se enquadra um dos principaisvectores da sua actuação ao cooperar com a iniciativa privada ou pública,através do desenvolvimento de parcerias com entidades cujas actividadespossam contribuir para a criação e dinamização de espaços de excelência.

* (Jornalista - CP 483)

Na vanguarda

De novo, aRegionalização

A Direcção Regional do Norte do InstitutoPortuguês da Juventude, IP (IPJ) está a organizarmais uma edição do Concurso de Postais "N" deNatal.

O tema do concurso é o Natal. Podem concorrerjovens em 2 escalões etários diferentes - dos 12aos 17 anos e dos 18 aos 30 anos, denacionalidade portuguesa ou residentes em Por-

IPJ/Norte promove concurso depostais "N" de Natal

tugal.Os trabalhos admitidos a concursos podem

ser elaborados individualmente ou em grupo, nomáximo 2 postais por concorrente.

Refira-se, a propósito, que a edição deste anofoi alargada até aos 30 anos.

Os prémios a atribuir são máquinas fotográficasdigitais aos 3 primeiros classificados de cada faixa

etária, bem como ao prémio especial "Natalecológico".

Os trabalhos a concurso deverão ser enviadospara a Direcção Regional do Norte do InstitutoPortuguês de Juventude até ao próximo 4 deDezembro.

O regulamento do concurso pode serconsultado em www.juventude.gov.pt

notícias de gaia

26.nov.09pág. 14

notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia noticias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias degaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia

postos de venda autorizadosARCOZELOCafé Areal Praia

Casa FontesPapelaria Silva Lopes

AVINTESPapelaria Graça Lima

CANELASPapelaria Boa Nova

CANIDELOPapelaria Quatro Caminhos

GRIJÓCafé Central

GULPILHARES Tabacaria C.P. Miramar

MADALENACafé Snack-Bar “Pulga”

MAFAMUDECafé Veneza Snack-Bar

Papelaria PapyrusPapelaria Paulinha

Quiosque da NiquelagemQuiosque ETC

Tabacaria Bom Dia

OLIVALCafé Central

OLIVEIRA DO DOUROPapelaria Nanda

PEDROSOPapelaria Self-Video

Taberna Alto do Monte

PEROSINHOCafé Mirante

Quiosque Centro Cívico

S. FÉLIX DA MARINHAPapelaria da Granja

Papelaria Santos

SANTA MARINHACais de Gaia

Papelaria Coelho

Papelaria LeituraQuiosque do Continente

Tabacaria Camões

SERZEDOPapelaria Fontes

VALADARESPapelaria PopártePapelaria Paulinha

VILAR DE ANDORINHOMinimercado do PombalQuiosque de Vila d’Este

VILAR DO PARAÍSOPapelaria Junqueira

Papelaria ParaísoQuiosque do Jardim

… E, a folha do calendário, (ciclo político)Se virou, com evidência! (vitória expressiva)- PARABÉNS… d' Aniversário, (2. Nov. 2009)Em Gaia, na Presidência. (4.º mandato)

"Menezes (…), é o Maior (…)"! (em Gaia e, não só)- Diz o "Hino da Glória"! (hino da campanha)Foi (e será) o Melhor, (edil gaiense)Segundo reza a História. (a história não se apaga)

Porque pôs "Gaia na Frente" (e no mapa de Portugal)- Ao Luís… nosso Presidente, ("Com Obra Feita")Um Abraço de respeito. (do autor, abnegadamente)Na Nação… bem projectado, (a nível nacional)Merece ser Consagrado, (é o mandato da consagração)Em Gaia… "Príncipe Perfeito"… (merece uma estátua)

… (Tal como D. João II,Que, outrora, foi leal,

Rei do nosso Portugal:- Um Grande Império do Mundo!)

José Duarte Amaral

Menezes…O "Príncipe Perfeito"

Um século de trabalho, amizade,Momentos de contradições,

Algumas aflições.O tempo voou! Ficou a saudade!

Membros da Direcção,Membros da Assembleia Geral. . .

Deram ao clube o coração. . .Sem esquecer, também, o Concelho Fiscal.

A Junta de Freguesia,A Câmara Municipal

E empresas tiveram a cortesiaDe ceder um contributo especial. . .

Para o nosso Latino crescer!Os sócios também colaboraram

E ninguém poderá esquecerOs belos anos que já se passaram.

Concursos, desporto e dança,Convívios música, poesia;

Aqui ninguém se cansaE consegue esquecer a nostalgia.

Teatros, exposições;Festas populares,

De vez em quando reuniões!ÀH! Que lufada! Mudámos de ares!

Pode-se conviver no bar,Beber um café, ver a televisão,

Observar. Ler e versejar,Enfim. . . estar sempre em acção.

No nobre salão. . .Sentimos o aroma das rosas. . .Que nos leva à recordação. . .

Daquelas horas tão Formosas!

No pátio há festa no São João,São Pedro e Santo António.

Mas quando se perde o coração. . .Vai - se parar ao matrimónio!

Muitos homens continuam a plantarO jardim que jamais deixará de florir,

Que outros tiveram de deixar.Mas o LATINO nunca poderá partir!

Isabel Andrade Monteiro

ficha de assinatura

enviar cheque para:

jornal notícias de gaia av. república, 1711-s/l esq.tras.

4430-206 vila nova gaiainformações:

notí[email protected]

nome ____________________________________________________morada _____________________

código postal ________________

telefone _____________________

localidade ___________________

assinaturaanual:

15,00 euros

CENTENÁRIO DO CENTRODEMOCRÁTICO

D´INSTRUÇÃO LATINO COELHO(COIMBRÕES - VILA NOVA DE GAIA)

notícias de gaia

26.nov.09pág. 15

(1) PORTUGALSeis selos de 0,32 • - 0,57 • - 0,68 • - 0,80 • e 1.00• dedicados a "AS MULHERES DA REPÚBLICA"

MÁRIO DE ALMEIDA COUTINHOPORTUGAL

FILATELIA

Três selos de 0,32 • - 0,47 • - 0,68 • dedicados ao"CORREIO ESCOLAR".

Seis selos de 0,32 • - 0,57 • - 0,68 • - 0,47 • - 0,80• - 1,00 • dedicados ao PALÁCIO DE BELÉM.

Dois selos de 0,32 • - 0,47 • - 0,68 • - 0,80 • - 0,50• - 1,00 • dedicados ao tema NATAL

Cinco selos de 0,32• - 0,68 • - 0,80 • - 1,00 • - 2,00• aos CINCO SENTIDOS.

Carimbos comemorativos da 1a MOSTRAFILATÉLICA "PÉROLAS DO ATLÂNTICO" 475 ANOSDE ANGRA DO HEROÍSMO apostos no dia 13/11/2009.

Carimbos comemorativos da FEIRA DA GOLEGÃapostos no dia 14/11/2009.

(2) ISLÂNDIADois selos de 95 e 160 ISK dedicados a"REBANHOS DE OVELHAS", a lã é reconhecidamundialmente pela sua qualidade.

Dois selos dedicados ao tema NATAL e um outrode 45K

(3) FRANÇASeis selos de 0,56 • dedicados ao tema"BONECAS.

(4) ITÁLIATrês selos de 0,60 0,65 • - 3,30 • dedicados aotema NATAL, ao 130° ANIVERSÁRIO DA RELAÇÕESDIPLOMÁTICAS ENTRE ITÁLIA E BULGÁRIA, umselo de 3,30 • dedicado aos "CORREIOS DEITÁLIA".

(5) ESPANHADois selos de 2,70 • dedicado ao temaCOGUMELOS e outro de 0,32 • dedicada aoCENTENÁRIO REAL DA FEDERAÇÃO ESPANHOLADE FUTEBOL.

notícias de gaia

26.nov.09última

Sexta-feira. Final do dia. 20 de Novembro.Abriram-se as portas da mostra que celebra a maisfamosa saga da história do cinema, com peçasúnicas e exclusivas que vão estar patentes em1200 m2 de área.

Universo Star Wars é fruto da dedicação e dotrabalho de três apaixonados da saga criada porGeorge Lucas, que desde há 32 anos coleccionamas peças que pela primeira vez aparecem juntasnuma única mostra.

O espaço onde decorre o evento, na praça doEixo Atlântico, junto ao El Corte Inglés Gaia Porto,vai estar dividido em duas áreas principais, a Azule a Vermelha.

A área Vermelha Miguel Ángel Cruz Sedeño e Jorge Jimenez

Parra são os responsáveis pela mostra Vermelha,que é constituída por mais de mil peças, quecontam muita da história de Star Wars.

São 300 m2 onde é possível ver uma amplagama de material vintage, ou seja, todo aqueleque foi colocado no mercado entre 1977 e 1985. Odestaque vai para peças como o primeiro artigo

Universo Star Wars bem perto de si

de merchandising que a marca Kenner lançou nomercado, na altura da estreia do primeiro filme dasaga. Artigos como bustos, estatuetas, réplicas denaves, capacetes restaurados e dioramas, entremuitas outras completam a colecção.

Para eles Star Wars é muito mais do que umsimples hobby, que partilham com as profissõesque desempenham.

A área Azul O Episódio 1 de Star Wars vai ter um destaque

muito especial, para celebrar o décimo aniversárioda estreia de "A Ameaça Fantasma" em 18 deSetembro de 1999 (1 de Outubro em Portugal).

O público vai poder apreciar várias vitrinas, comdioramas de um nível de detalhe incrível comMicromachines e naves à escala, da colecção Ac-tion Fleet, todos estes relacionados com o filme.

São peças raras, extremamente difíceis deconseguir devido à exclusividade da série que foi

lançada no mercado no Natal de 99. SegundoLuismi Alonso, o proprietário da colecção, quemsabe esta não seja a primeira vez que se vê nomundo a colecção completa de Micromachines doEpisódio 1, montada numa vitrina com tudo o quefoi colocado no mercado relacionado com esteepisódio, assim como todos os dioramas da Ac-tion Fleet correspondentes a esta colecção, quedesapareceu em 2001.

Por ser a primeira vez que esta mostra estápatente em Portugal, Luísmi Alonso quis prepararum presente especial para o público do GrandePorto, criando uma vitrina especial dedicadaexclusivamente a Ralph McQuarrie, criador dosdesenhos conceptuais da trilogia clássica, assimcomo de inúmeros elementos de merchandisinge postais, entre outros. Nesta vitrina vai ser possívelver alguns dos seus desenhos, numa amplaselecção de imagens e logótipos criados de 1977até 83.

AnimaçãoA animação vai ser uma constante até ao dia

31 de Dezembro, com a Escola de Jedi a marcarpresença diária. Durante a semana, ao fim da tarde,os cavaleiros Jedi vão combater as forças do mal,coadjuvados pelos pequenos fãs que se vão iniciarnas "artes" Jedi. As actuações decorrem ao fim datarde, estando marcadas para as 18.00 e as 19.00horas. Nos fins-de-semana e feriados asactuações acontecem ao meio-dia e às 18.00horas.

Universo Star Wars completa-se ainda comuma área de venda unicamente dedicada à série,onde os fãs vão poder encontrar inúmeras peçasexclusivas que lhes permitirão ampliar as suascolecções. No entanto, a área de venda não seesgota em material específico de coleccionador,podendo ser encontrado o brinquedo maissimples, o presente ideal para este Natal. Tudosob o conceito Star Wars.