Rachaduras Nos Pés

6
Os pés ressecados que muitas mulheres se queixam são o resultado de mais um verão que ficou pra trás. “O mais frequente na maioria das pessoas é o ressecamento provocado pelo atrito no andar com o pé descalço, andar com o pé na areia e o uso de sandálias abertas”, explica a dermatologista Márcia Donadussi. A bacharel em direito Mariana Villa Real passou um ano no Tocantins, onde o clima seco agravou o problema. “Meu calcanhar ficou extremamente ressecado. A pele ficou mais dura, mais espessa, até tinha aquela sensação de lixa, de tão áspero que estava. Algumas vezes aconteceu de o meu pé realmente descamar”, conta. Outros fatores estão relacionados às rachaduras. “Frequentemente, está relacionado com fatores genéticos e, eventualmente, com alguma doença de pele, como psoríase. Problemas vascular também podem provocar ressecamentos nos pés”, esclarece a dermatologista. Nos casos mais complicados o tratamento deve ter a orientação de um dermatologista. “As fissuras podem sangrar, podem ser bastante dolorosas e também podem ser a porta de entrada de infecções bacterianas, uma vez que o pé está em contato com todo o meio ambiente”, justifica. Em casos mais simples, basta reforçar a hidratação em casa. “Os cremes mais indicados para as rachaduras nos pés acabam sendo aqueles cremes mais espesso, bem oleosinhos, mais umectantes. Em geral, opta-se por cremes que tem vaselina, lanolina. Em casos mais graves, são usados cremes com ureia e outras substâncias que ajudam a remover a camada de células mortas da pele”, orienta Márcia Donadussi. Há uma dica simples, mas que sempre funciona. Após o creme, colocar um filme plástico nos pés na hora de dormir ou usar uma meia de algodão. Isso vai potencializar a ação do hidratante e a pessoa, certamente, acordará com os pés muito mais macios. E há um alerta para quem tem o hábito de lixar os pés. “Se remover demais a camada de células mortas, o organismo

description

saúde

Transcript of Rachaduras Nos Pés

Page 1: Rachaduras Nos Pés

Os pés ressecados que muitas mulheres se queixam são o resultado de mais um verão que ficou pra trás.

“O mais frequente na maioria das pessoas é o ressecamento provocado pelo atrito no andar com o pé descalço, andar com o pé na areia e o uso de sandálias abertas”, explica a dermatologista Márcia Donadussi.

A bacharel em direito Mariana Villa Real passou um ano no Tocantins, onde o clima seco agravou o problema. “Meu calcanhar ficou extremamente ressecado. A pele ficou mais dura, mais espessa, até tinha aquela sensação de lixa, de tão áspero que estava. Algumas vezes aconteceu de o meu pé realmente descamar”, conta.

Outros fatores estão relacionados às rachaduras. “Frequentemente, está relacionado com fatores genéticos e, eventualmente, com alguma doença de pele, como psoríase. Problemas vascular também podem provocar ressecamentos nos pés”, esclarece a dermatologista.

Nos casos mais complicados o tratamento deve ter a orientação de um dermatologista. “As fissuras podem sangrar, podem ser bastante dolorosas e também podem ser a porta de entrada de infecções bacterianas, uma vez que o pé está em contato com todo o meio ambiente”, justifica.

Em casos mais simples, basta reforçar a hidratação em casa. “Os cremes mais indicados para as rachaduras nos pés acabam sendo aqueles cremes mais espesso, bem oleosinhos, mais umectantes. Em geral, opta-se por cremes que tem vaselina, lanolina. Em casos mais graves, são usados cremes com ureia e outras substâncias que ajudam a remover a camada de células mortas da pele”, orienta Márcia Donadussi.

Há uma dica simples, mas que sempre funciona. Após o creme, colocar um filme plástico nos pés na hora de dormir ou usar uma meia de algodão. Isso vai potencializar a ação do hidratante e a pessoa, certamente, acordará com os pés muito mais macios.

E há um alerta para quem tem o hábito de lixar os pés. “Se remover demais a camada de células mortas, o organismo reagirá e formará ainda uma camada mais espessa. Então, o ideal é lixar um pouquinho e hidratar muito bem o pé”, conclui a dermatologista.

Muitas pessoas sofrem de rachaduras nos pés e não sabem o que fazer para amenizar essa situação, sendo que algumas pessoas nem colocam sapatos abertos porque tem vergonha de mostrar os pés por causa da rachadura.

As rachaduras nos pés são sinais de que está faltando hidratação na pele além de proporciona um aspecto desagradável, as rachaduras são portas de entrada para fungos e bactérias e esse problema pode ser combatido com hidratação intensa.

As causas são variadas sendo até mesmo um alerta e perceba se seu aparelho urinário está funcionando bem, é a falta de ácido úrico, beba muitas água por dia que ajuda e muito a hidratar a pele e o corpo na qual as rachaduras depende muito de pessoa para pessoa, contando também o peso se estiver acima do normal pode aparecer as rachaduras. O que deve fazer mesmo é passar cremes todos os dias e pelo menos duas vezes ao dia, se preferir poderá fazer o seu próprio hidrante e ai vai a receita:

Page 2: Rachaduras Nos Pés

Misturo 100 g de vaselina sólida com meia colher de café de extrato de própolis. Em seguida, acrescento uma colher de chá de mel à mistura e aplico nos pés por dez minutos. Depois, é só lavar. Ou ainda tendo essa receita também: Duas colheres de sopa de sal grosso, Mais ou menos 30ml de vaselina líquida. Uma colher de sopa de creme hidratante de sua preferência.

Bata no liquidificador, use à vontade é muito bom para problemas de rachaduras nos pés, cotovelos e joelhos ásperos. Fazendo assim as rachaduras irão amenizar e sua autoestima irá aumentar.

Muitas mulheres sofrem com as rachaduras nos pés.Além de apresentar um aspecto desagradável, elas são sinais de que está faltando hidratação na pele. As rachaduras, que em alguns casos, chegam a sangrar, são portas de entrada para fungos e bactérias. O problema pode ser combatido com hidratação intensa. Procurar orientação de um especialista é sempre o melhor caminho, mas existem algumas receitas que podem ajudar no tratamento.

No verão é sempre a mesma coisa, a mulher se produz inteira, roupas, cabelo, unhas das mãos e pés esculpidas e decoradas, pele bronzeada, sapato fino, infelizmente esquece dos pés, calcanhares com rachaduras e pele desidratada, o que primeiro chama a atenção é a aparência dos mesmos que, geralmente, não condizem com o restante do corpo produzido. É horrível !

Relegado normalmente ao ultimo plano nos cuidados corporais, o pé pode revelar-se uma fonte permanente de dores e saliências esteticamente desagradáveis.Infelizmente as pessoas dão pouco valor a saúde dos pés. Elas não têm consciência de sua importância no dia-a-dia. Não lhes atribuem os cuidados necessários, por acreditarem que estão protegidos e escondidos pelos calçados.

Das podopatias (doenças nos pés) uma das que mais se destaca no sexo feminino, principalmente, é a Rachadura no Calcanhar ou Fissura Calcânea (lesões lineares ou estreitas da pele ).Essa podopatia (doença nos pés) que aparece em qualquer situação climática, seja calor ou frio.

O pé contém 26 ossos, 2 sesamóides, 114 ligamentos e 20 músculos. Todas estas partes estão interligadas por tecidos conjuntivos, vasos sangüíneos, nervos, sendo tudo isso revestido por camadas de pele, que é um órgão que determina seus limites com o meio externo e exerce diversas funções, como: defesa e proteção contra as funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para mais profunda, respectivamente. Quando a epiderme é agredida por fatores externos (atritos com calçados) ou falta de hidratação, a mesma tem uma reação de engrossamento (acúmulo de queratose ), que surge como defesa das camadas mais profundas, formando-se assim, calos ou hiperqueratose ( com ou sem fissuras ).

Diversas empresas e laboratórios têm pesquisado e vêm lançando produtos no mercado nacional com a proposta de auxiliar no tratamento das Fissuras Calcâneas e acelerar o processo cicatricial. É comprovado que a utilização de produtos que mantém a hidratação na pele, auxiliam na reparação tecidual. Se lembrarmos o fato de que 60% do organismo humano é composto por água, fica simples compreender a importância desses cremes para a reparação tecidual.

Os pés são partes do corpo que têm suas camadas de peles com maior resistência do que em outras partes e são mais grossas devido ao peso do corpo que recai sobre os mesmos. Os pés sustentam o corpo de maneira que podem sofrer inúmeras patologias (doenças) que devem ser tratadas com especialistas (médicos e podólogos). O aparecimento de rachaduras ocorre por partes e são varías as causas: defeitos ortopédicos, hereditariedade, alterações climáticas, conseqüência de psoríase, diabetes, doenças vasculares, micoses, agressões químicas, andar descalço e uso de calçados abertos nos calcanhares (sandálias) etc.

As fissuras calcâneas podem variar em espessura; algumas lesam a pele apenas superficialmente e outras podem até atingir tecidos profundos com sangramento devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele (hiperqueratose ) onde o tecido perde a elasticidade e abre pela pressão ao se movimentar. As vezes atinge os nervos, presentes na derme (segunda camada da pele) causando sangramento e a dor como se cortasse a pele com navalha. Nos institutos de beleza as pedicures deve procurar remover pouco das queratoses o que, geralmente não acontece.Por serem leigas em podopatias e sem conhecimentos de biomecânica, em grande parte as mesmas não conhecem o limite e deixam os calcanhares sem proteção, piorando por vezes a podopatia. Para hidratação de fissuras (rachaduras) do calcanhar podemos usar vários produtos hidratantes, devemos evitar produtos que contem em sua fórmula o acido salicílico, não é recomendável em portador da diabete, muitas vezes apresentam pele bastante seca, juntamente com diminuição da sensibilidade (neuropatia periférica), os riscos de uma lesão tecidual são muito grandes e as conseqüências, bastante graves. Lembre se de que fissura calcânea intensa por longo período, às vezes é sinal de doenças como diabetes, etc... Dependendo do prognostico, o cliente é encaminhado a especialistas em dermatologia, endocrinologia, ortopedia ou outras áreas médicas, pois assim poderá ser diagnosticada a causa das fissuras calcâneas.

DICA: Desejando uma hidratação mais profunda, passar uma camada de creme e ocluir com filme de PVC por cerca de 10 minutos, ajuda, acelera e intensifica a hidratação.

Se deseja produzir-se dos pés a cabeça, recomendo a mudança de hábito, controlando essas rachaduras com o uso diário do creme hidratante específico para fissuras e ressecamento da pele.Então, não se esqueça: Essas dicas farão com que você tenha um verão de estrela!

Fonte: Podólogo Orlando Madella Jr.

Page 3: Rachaduras Nos Pés

Pés rachados, trincas nos pés Ao usar calçados abertos, os pés ficam expostos diretamente do sol, dos ventos e de outros fatores naturais que deixam os pés ressecados e podem provocar até rachaduras.

As famosas rasteirinhas deixam os pés muito expostos à contaminação de toda a sujeira de poças e pós. Os calçados de madeira são danados para provocar uma pele grosseira na sola dos pés.

E, pessoas muito intoxicadas, em geral, ficam vulneráveis a ter pés rachados, que além de inspirar cuidados de saúde, não são nada agradáveis, principalmente naquele momento mais íntimo, onde é super gostoso dar e receber carícias com os pés.

Para tratamento interno e desintoxicação deixo registrada a dica dos Sucos Desintoxicantes, super abordados neste site.

E, para uso tópico, compartilho esta receita que me foi ensinada pela minha chará a Conceição Siqueira, mãe da Milene da Arom'Arte.

Ela é receita passada de bisa, para avó, para neta: testada e aprovada por gerações.

Indicada para pés, calcanhares e mãos muito ressecados, e ideal também para pés rachados.

A Receita

Prepare uma mistura de partes iguais (tipo 1 colher de sopa) de suco fresco de limão + glicerina líquida (de farmácia) + álcool.

Por não conter conservantes, ou seja, o suco do limão deve ser fresco, prepare somente a quantidade a ser usada em 1 aplicação. No dia seguinte prepare nova porção e assim por diante.

Passe nos pés e mãos à noite antes de deitar. Sempre à noite, certo? Não só para evitar manchas, mas proporcionar a maior penetração possível. Se quiser pode colocar meias, que fará com que a penetração seja mais eficiente.

Pela manhã retire tudo com um bom banho.

E, passe um óleo de regeneração celular.

Repita esta operação diariamente até curar, que será rapidinho.

Page 4: Rachaduras Nos Pés

Óleo especial Regenerador Celular e Bactericida

Esta fórmula especial da Aromaterapia ativa a circulação periférica e acelera a eliminação de toxinas via pele. Acorda, relaxa e harmoniza. Trata problemas de pele em geral equilibrando sua oleosidade, tanto de peles secas, como oleosas e acnéicas, aliviando sinais de envelhecimento, curando desarmonias como pintas vermelhas (pré-câncer) e problemas circulatórios. Um excelente bactericida, tratando e prevenindo cravos e espinhas.

Ingredientes: 30 ml de óleo de linhaça prensado a frio (antiinflamatório) + 15 ml de óleo de babaçu ou coco (ajuda na rápida penetração dos ativos) + 15 ml de óleo de girassol (emoliente e umectante) + 25 gotas de óleo essencial (OE) de tea-tree (bactericida e regenerador celular) + 10 gotas de óleo essencial (OE) de lavanda (relaxante e regenerador celular).

Preparo: misture todos os ingredientes e coloque num frasco escuro com tampa.

Forma de uso: aplique no rosto, pescoço e locais onde há presença de oleosidade excessiva (ou escamação excessiva), cravos ou espinhas; com massagens suaves e delicadas, para aumentar a circulação, portanto ativar a desintoxicação e desinflamação. Deixe permanecer sobre a pele. Ideal aplicar pela manhã após o banho e à noite antes de deitar. Quando preventiva usar 1 vez/dia. Quando curativa usar 2-3 vezes/dia.

Importante: este óleo também trata a barriga de gestantes para evitar estrias e alergias.

Existe um grande engano de que peles oleosas não devem ser tratadas com produtos oleosos. Saiba que os óleos vegetais desta receita são especiais para normalizar tais tipos de pele e seus problemas. E mais, os óleos essenciais são especiais para higienizar a pele e harmonizar o seu metabolismo.