Radioatividade

2
Os centros de pesquisa sobre radioatividade no Brasil são controlados e fiscalizados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que exerce o monopólio da mineração de elementos radioativos e do comércio (e produção) de materiais nucleares. A CNEN foi criada em 1956 e é uma autarquia federal vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Ela estabelece normas e regulamentos em radioproteção e licencia, fiscaliza e controla a atividade nuclear no país além de desenvolver pesquisas na utilização de técnicas nucleares em benefício da sociedade. Com esse objetivo, atua no licenciamento de instalações nucleares; na fiscalização de atividades relacionadas à extração e à manipulação de matérias primas e minerais de interesse para a área nuclear; no controle da proteção radiológica dos trabalhadores nas instalações nucleares, no atendimento à solicitações de auxílio e à denúncias; e ,por fim, no desenvolvimento de estudos na área de radioatividade. A área de pesquisa e desenvolvimento investe no emprego da tecnologia nuclear em medicina, agricultura, indústria e meio ambiente. Além da produção de radioisótopos (átomos isótopos radioativos) e radiofármacos, utilizados na medicina nuclear, as atividades abrangem os processos e tecnologias em radiodiagnóstico e radioterapia; fontes industriais Um bom exemplo é o CDTN (Centro de Desenvolvimento Radiofármacos são medicamentos marcados por material radioativo, muito usados em diagnósticos na medicina nuclear.

Transcript of Radioatividade

Page 1: Radioatividade

Os centros de pesquisa sobre radioatividade no Brasil são controlados e fiscalizados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que exerce o monopólio da mineração de elementos radioativos e do comércio (e produção) de materiais nucleares.

A CNEN foi criada em 1956 e é uma autarquia federal vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Ela estabelece normas e regulamentos em radioproteção e licencia, fiscaliza e controla a atividade nuclear no país além de desenvolver pesquisas na utilização de técnicas nucleares em benefício da sociedade. Com esse objetivo, atua no licenciamento de instalações nucleares; na fiscalização de atividades relacionadas à extração e à manipulação de matérias primas e minerais de interesse para a área nuclear; no controle da proteção radiológica dos trabalhadores nas instalações nucleares, no atendimento à solicitações de auxílio e à denúncias; e ,por fim, no desenvolvimento de estudos na área de radioatividade.

A área de pesquisa e desenvolvimento investe no emprego da tecnologia nuclear em medicina, agricultura, indústria e meio ambiente. Além da produção de radioisótopos (átomos isótopos radioativos) e radiofármacos, utilizados na medicina nuclear, as atividades abrangem os processos e tecnologias em radiodiagnóstico e radioterapia; fontes industriais de radiação; reatores; esterilização; estudos sobre neutrônica; preservação de alimentos por meio da irradiação; ensaios citogenéticos; pesquisas de vacinas por meio da irradiação de venenos; ensaios mecânicos não destrutivos; dentre outras atividades.

Para executar tais atividades, a CNEN possui 14 centros de estudo radioativo distribuídos por 9 estados brasileiros: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e São Paulo. Cada centro possui algumas especificações necessárias.

Um bom exemplo é o CDTN (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, em Belo Horizonte)que ocupa uma área de 240.000 m2. Possui uma instalação nuclear de pesquisa (Reator TRIGA), instalações radioativas (entre elas Unidade de Pesquisa e Produção de radiofármacos e o Laboratório de Irradiação Gama) e cerca de 50 laboratórios de ensaios.

Radiofármacos são medicamentos marcados por material radioativo, muito usados em diagnósticos na medicina nuclear.

baseado em: www.cnen.gov.br

http://www.cnen.gov.br/acnen/atividades.asp

http://www.cdtn.br/O_CDTN

Page 2: Radioatividade

p://www.cnen.gov.br/acnen/atividades.asp

Interior da câmara de irradiação: mesas giratórias para posicionamento dos produtos a serem irradiados e protetor da fonte de Cobalto 60.

www.cdtn.br/linhas_de_atuacao/laboratorios/Irradiacao_Gama-Fotos.

Neste local ocorre o tratamento do alimento com uma dose de energia ionizante suficiente para prevenir a decomposição e a toxidez de origem microbiana, seja quais forem o tempo e as condições de armazenamento do produto, desde que este não seja contaminado novamente. Alimentos irradiados não possuem prazo de validade, mesmo em temperatura ambiente, desde que a embalagem seja mantida intacta.

www.cena.usp.br/irradiacao/principios.htm