rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além...

16
1 manual do cooperado

Transcript of rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além...

Page 1: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

1 man

ual

do

co

ope

rad

o

Page 2: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos
Page 3: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

3

Crédito, investimentos, saúde, lazer, educação, assistências, produtos e serviços para mais de 65 mil famílias, por meio da ajuda financeira mútua entre o grupo cooperado. Desde 1989, nossa cooperativa de crédito proporciona qualidade de vida para policiais militares e civis, servidores da Segurança Pública, pensionistas, funcionários da Cruz Azul e das Guardas Civis do Estado de São Paulo.

MISSÃO

Proporcionar uma qualidade de vida digna, justa e com equilíbrio financeiro para o seu quadro associativo.

VISÃO

Garantir a melhoria contínua de vida do cooperado, por meio de esforços e da administração austera dos recursos.

VALORES

Proporcionar condições e serviços de qualidade, que ofereçam amparo financeiro e segurança ao cooperado.

COOPMIL

Page 4: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

4

Livre Adesão: Associação voluntária e trabalho em conjunto para que a iniciativa prospere.

Gestão democrática / Autonomia e Independência: Os cooperados, donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração.

Participação econômica do sócio: Todos contribuem para formar o Capital Social, propriedade comum para o desenvolvimento da cooperativa, que é revertido em serviços e benefícios.

Educação, treinamento e informação: Investimento no desenvolvimento cultural e profissional, que garante serviços de qualidade e incentiva a colaboração mútua.

Cooperação entre as cooperativas: Visa o crescimento socioeconômico dos cooperados e fortalece o Sistema Cooperativo.

Interesse pela comunidade: Responsabilidade Social, que contribui para a geração de empregos, produção, preservação do meio ambiente,

O cooperativismo une um grupo de pessoas em torno de um ideal comum, liberando o homem do seu individualismo, por intermédio da cooperação entre o grupo.

As cooperativas de crédito visam a estabilidade financeira dos cooperados, fruto da educação e união do grupo, que conta com um banco personalizado, feito sob medida para suas necessidades. Logo, as taxas e encargos financeiros são menores do que os praticados pelo mercado, otimizando o desempenho financeiro, o que reflete na qualidade de vida.

PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO

COOPERATIVAS DE CRÉDITO MÚTUO

Page 5: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

5

RAZÕES PARA SER COOPERADO

Com o foco principal no bem-estar dos cooperados, a Coopmil proporciona uma série de serviços e benefícios*, tanto na área financeira quanto na social.

CapitalO Capital da Coopmil é formado por quotas-parte (depósitos mensais dos cooperados), o que possibilita a prestação de serviços. Parte do valor depositado mensalmente (4% do salário padrão) fica vinculada para formar o capital de giro da Coopmil, que proporciona o atendimento à demanda de crédito.Além da correção acima dos valores de mercado, o Capital integralizado será restituído ao cooperado em caso de distrato social por saída de sócio. Já no caso de cooperados falecidos, o Capital responde pelos eventuais compromissos financeiros assumidos com a Coopmil e o restante será destinado aos herdeiros, mediante apresentação de Alvará Judicial ou Formal de Partilha.

Resgate de CapitalO valor disponível para Resgate é calculado com base na diferença entre a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito).O Resgate do valor disponível pode ser solicitado a qualquer momento, o que influi na contratação do Empréstimo Pessoal: à medida que o cooperado tem mais Capital integralizado, seu limite de crédito aumenta progressivamente.

*Consulte os serviços disponíveis na sede e na central de serviços, com showroons das empresas parceiras.

Page 6: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

6

Nossas Linhas de Crédito têm condições especiais: prazo estendido, juros baixos, parcelas decrescentes e isenção das taxas de contrato, de risco e de seguro de vida, conforme a política financeira e administrativa da cooperativa.O requisito básico é estar em dia com suas obrigações com a Coopmil e os valores são liberados de acordo com a capacidade de pagamento do cooperado. O crédito é aprovado na hora e sem burocracia.

ParcelasPara garantir a estabilidade financeira do cooperado, as parcelas não podem ultrapassar 1/3 do seu salário líquido, sendo que os juros são computados sobre o saldo devedor, tornando as parcelas decrescentes. O desconto é realizado na conta corrente em que o cooperado recebe seus vencimentos ou via boleto bancário enviado para o endereço cadastrado.

Linhas de Crédito: Empréstimos e Financiamentos

Page 7: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

7

Crédito Fácil e Aplicações Rentáveis

• APLICAÇÃO RDC: Investimento pré ou pós-fixado com a melhor rentabilidade, segurança e liquidez do mercado.

• CARTÕES: Para compras em diversos estabelecimentos comerciais, com taxas reduzidas.

• COMPRA COOPERADA: Financiamento de produtos disponibilizados por empresas parceiras, além de prazo estendido para aquisição de bens duráveis: carro, moto, etc.*

• CRÉDITO ADIANTAMENTO DE SALÁRIO PARA ALUNOS: Linha de Crédito exclusiva para policiais que ingressaram recentemente na PMESP, com condições especiais.

• CRÉDITO BIMESTRAL: Pagamento das parcelas a cada dois meses.

• CRÉDITO CARÊNCIA SEIS: Vencimento da primeira parcela em seis meses.

• CRÉDITO IMÓVEIS: Financiamento especial para reformar, construir ou complementar recursos para aquisição da casa própria, com prazo de pagamento diferenciado.

• CRÉDITO MATRIMÔNIO: Crédito para financiamento** de despesas relacionadas à cerimônia matrimonial, com vantagens exclusivas.

• CRÉDITO NATALIDADE: Carteira especial*** para aquisição de produtos para o bebê, enxoval, cobertura de despesas médicas, etc.

• CRÉDITO PESSOAL: Empréstimo fácil, com juros baixos e o melhor prazo do mercado, sem burocracia na aprovação.

• CRÉDITO TRIBUTO: Linha de Crédito para financiamento dos impostos IPTU, IPVA e Seguro Obrigatório de automóvel.

• MEGACOFRE: Aplicação exclusiva para filhos e netos (até 18 anos) dos cooperados, com correção pós-fixada e excelente rentabilidade.

Page 8: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

8

ASSISTÊNCIA MÉDICA: Convênio para cooperados e dependentes que aderirem ao Plano, com qualidade, valores diferenciados, abrangência estadual e, em casos de emergência, nacional.

COLÔNIA DE FÉRIAS: A Colônia “Mares do Sul”, em Itanhaém, é a melhor opção para fins de semana e férias da sua família, com possibilidade de financiamento pela Coopmil.

CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS: Atendimento especializado das empresas parceiras na Central de Serviços Coopmil (CSC), mediante adesão ao Plano.

CRÉDITO SAÚDE: Linha de crédito especial para tratamentos médicos, internações e operações, com apresentação de documentos comprobatórios.

PLANOS ODONTOLÓGICOS: Planos especiais, com cobertura dos procedimentos básicos (conforme normas da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar), além de tabela de preços diferenciada para os demais tratamentos, de acordo com as empresas parceiras.

TURISMO: Parceria com agências de turismo e financiamento de viangens (pacotes, passagens e estada), parques temáticos, cruzeiros, roteiros ecológicos e de aventura, etc.

Acesso à saúde e ao lazer

Page 9: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

9

Ampla oferta de Produtos e ServiçosARMAS E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA: Venda de armas, munições e coletes antibalísticos, com promoções especiais.

CONVÊNIOS COMERCIAIS: Acesso aos melhores produtos do mercado, com condições especiais para os cooperados.

CORRESPONDENTE BANCÁRIO: Recebimento de contas e boletos bancários não vencidos, com a inscrição “ficha de compensação”.

ELETRO: Eletroeletrônicos, eletrodomésticos, informática, telefonia, etc., com qualidade e preços acessíveis.

ESTÉTICA: Limpeza de pele, rejuvenescimento, drenagem linfática, lipomassagem, hidratação e terapias para crescimento capilar, etc.

ESPAÇO COOPNET: Acesso gratuito à internet com comodidade e segurança.

FARDAMENTOS E UNIFORMES: Fardas, uniformes, enxovais e acessórios para policiais militares e civis.

MÓVEIS PLANEJADOS: Projetos de armários, prateleiras, etc. com qualidade e preços acessíveis.

ÓTICA: Óculos de grau e de sol, armações e lentes de contato, com valores diferenciados.

SEGUROS: Seguro Automóvel, Empresa, Vida, Residencial, Condomínio, Previdência e Fiança Locatícia (aluguel), entre outros produtos, representando as principais seguradoras do mercado.

Page 10: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

10

CONVÊNIOS EDUCATIVOS: Ampla rede conveniada, com descontos especiais nas melhores instituições de ensino.

CRÉDITO EDUCAÇÃO: Linha de Crédito exclusiva para financiamento de matrículas, materiais e uniformes escolares. CURSOS PREPARATÓRIOS: Cursos apostilados para Concursos da PMESP, com aulas ministradas por professores altamente capacitados e excelentes índices de aprovação.

Investimento em Educação eCrescimentoProfissional

Page 11: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

11

Assistências visando seu Bem-estar

ASSISTÊNCIA JURÍDICA: Escritórios especializados nas áreas: cível, administrativa e criminal, com plantão 24 horas em casos de flagrante delito no Estado.

AUXÍLIO FUNERAL: Assistência gratuita em caso de decessos, extensiva aos dependentes legais (cônjuge e filhos solteiros com até 21 anos).

CONSULTÓRIOS PSICOLÓGICOS (CRPJ 06/3667-J): Consultas agendadas, sem limite de idade, para prestar suporte em casos de crises conjugais, traumas emocionais, conflitos internos, separações, etc., além de atendimento especializado para situações de luto e também para gestantes.

CRÉDITO SOCIAL “SPREAD” ZERO****: Juros iguais à correção do Capital Social da cooperativa.

CRÉDITO SOCIAL JUROS 1%****: Taxa de 1% ao mês e carência de três meses para pagamento.

SERVIÇO SOCIAL: Atendimento social para cooperados e dependentes que enfrentam situações-problema nas áreas: econômica, familiar, saúde, criança, adolescente, moradia, profissional, etc., com orientação, encaminhamento aos recursos sociais disponíveis e, se necessário, visitas domiciliares e hospitalares.

Todas as Linhas de Crédito estão sujeitas à análise.Consulte as empresas parceiras e condições operacionais.

*Mediante aprovação da Gerência Operacional.**É necessário apresentar o edital de proclamas, certidão de casamento ou união

estável até 30 dias após a expedição.***Crédito liberado após o 7º mês de gestação (comprovado por exame pré-

natal) ou certidão de nascimento até 30 dias após o evento.**** Crédito liberado para cooperados em situações especiais, mediante

apresentação de documentos comprobatórios para avaliação socioeconômica do Departamento Serviço Social e posterior aprovação da Diretoria.

Page 12: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

12

INFORMAÇÕES GERAIS

ADMISSÃO AO QUADRO SOCIALPara aderir ao quadro cooperativo, o interessado deve ser profissional, cônjuge ou pensionista da: Secretaria de Segurança Pública (Polícia Militar, Civil e Científica), Cruz Azul ou das Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo. Podem ser incluídos como Dependentes: cônjuge; filhos solteiros com até 18 anos; filhos solteiros com até 21 anos (quando cursando faculdade) e tutelados comprovados. Documentos: Preenchimento e assinatura da proposta de admissão; Carteira de Identidade ou Funcional; Holerite do mês vigente; Extrato bancário e Comprovante de Residência. O Departamento Cadastro entrará em contato com o interessado, caso haja necessidade de apresentar documentos adicionais.

RATEIO DE CUSTEIORepresenta um valor simbólico, que proporciona o alto padrão de atendimento da Coopmil, como infraestrutura, pagamento dos funcionários, manutenção geral da empresa, além de garantir cada vez mais serviços, benefícios e parcerias.

ATUALIZAÇÃO DE CADASTROMantenha seu cadastro atualizado para estar sempre informado sobre as iniciativas da Coopmil em prol do bem-estar do nosso quadro cooperativo, bem como para receber boletos bancários e outras correspondências.

ALTERAÇÃO DE CONTA CORRENTEEm caso de alteração de domicílio bancário, favor informar a cooperativa imediatamente, para que não haja estornos e, consequentemente, evitar restrições operacionais.A alteração deve ser feita pessoalmente, na Sede/CSC/PACs ou via fax, devido à necessidade da assinatura do cooperado.

Page 13: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

13

DESLIGAMENTOO cooperado pode desligar-se voluntariamente da cooperativa a qualquer momento, desde que salde todos os seus débitos. O valor restante do Capital é restituído para o cooperado de acordo com o período previsto no Estatuto, podendo ser depositado anteriormente, a critério da Coopmil.Ocorre o desligamento involuntário quando o cooperado deixa de pertencer às categorias de associação.

READMISSÃOO cooperado desligado voluntariamente poderá voltar a fazer parte do quadro social após aprovação da Diretoria da Coopmil. Quando ocorre readmissão, será estabelecido um período de carência antes que o cooperado possa novamente usufruir dos serviços e benefícios da cooperativa.

INADIMPLÊNCIAOs cooperados que não estiverem em dia com suas obrigações com a Coopmil não poderão usufruir dos serviços e benefícios até que regularizem sua situação.Em caso de estorno do pagamento da Coopmil, o cooperado receberá automaticamente um boleto bancário com vencimento no dia 25, enviado para o endereço cadastrado. Caso não receba o documento, o cooperado deve contatar a cooperativa para efetuar a regularização, por meio de: pagamento no Caixa, depósito comprovado em conta corrente ou acordo com o Departamento de Cobrança, o qual deve ser feito pessoalmente na Sede/CSC/PACs.É importante que todos os cooperados estejam em dia com suas obrigações com a cooperativa, para que possamos proporcionar mais qualidade de vida ao grupo cooperado.

Page 14: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

14

UNIDADES DE ATENDIMENTO COOPMIL

Postos de Atendimento Cooperativo (PACs)AraçatubaTel. (18) 3608-1928 [email protected]

Araraquara (APAS)Tel./Fax (16) [email protected]

Barretos (APAS)Tel. (17) [email protected]

BauruTel. (14) 3214-4500 Fax (14) 3214-4353bauru@coopmi l.coop.br

BotucatuTel. (14) 3813-7918botucatu@coopmi l.coop.br

Cambuci (Cruz Azul)Tel./Fax (11) [email protected]

CampinasTel. (19) 3273-5346 Fax (19) 3272-9771 [email protected]

Caraguatatuba Tel./Fax (12) [email protected]

Fernandópolis (APAS)Tel. (17) [email protected]

FrancaTel./Fax (16) [email protected]

Guarulhos (Ponto Frio)Tel. (11) 2409-7838 Fax (11) [email protected]

Itaquera (Cruz Azul)Tel./Fax (11) [email protected]

JundiaíTel./Fax (11) [email protected]

Lins (APAS)Tel. (14) [email protected]

Sede São PauloRua Venceslau Brás, 175/179 – Centro – Capital.

Telefone (11) 3292-1000 - Fax (11) [email protected] – twitter.com/coopmil - www.coopmil.coop.br

SAC 0800 770 7077 – [email protected] Ouvidoria 0800 725 0996 – [email protected]

Central de Serviços Coopmil (CSC)Avenida Cruzeiro do Sul, 297 – Luz – Capital. - Telefone (11) 3292-1144

[email protected]

Page 15: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

15

Atualizado em 19/abr/11

MaríliaTel./Fax (14) [email protected]

Mogi das Cruzes (Ponto Frio)Tel./Fax (11) [email protected]

OurinhosTel. (14) [email protected]

OsascoTel. (11) 3682-9016 Fax (11) [email protected]

Piracicaba Tel./Fax (19) [email protected]

Pirituba Tel. (11) [email protected]

Presidente PrudenteTel.(18) 3221-1599Fax (18) [email protected]

Registro Tel./Fax (13) [email protected]

Ribeirão PretoTel. (16) 3969-6636 Fax (16) [email protected]

Santo Amaro (Ponto Frio) Tel./Fax (11) [email protected]

Santo André (Cruz Azul) Tel./Fax (11) [email protected]

SantosTel. (13) 3236-7379Fax (13) 3236-7873 [email protected]

S. Bernardo do Campo (Ponto Frio)Tel./ Fax (11) [email protected]

São José do Rio Preto Tel. (17) 3231-0318 Fax (17) [email protected]

São José dos Campos (Ponto Frio) Tel./Fax (12) [email protected]

Sorocaba (Ponto Frio)Tel./Fax (15) [email protected]

Tabatinguera Tel. (11) [email protected]

TaubatéTel./Fax (12) 3631-2530 [email protected]

Tucuruvi (Ponto Frio)Tel./Fax (11) [email protected]

Page 16: rado e op al do co manu · donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração. Participação econômica do sócio: Todos

16

Adm Camilli