Razões da nossa fé lição 2

16
Revista Compromisso - 3Trimestre Doutrinas Bíblicas Razões da Nossa fé Deus - Pai, Filho e Espírito Santo

Transcript of Razões da nossa fé lição 2

Page 1: Razões da nossa fé   lição 2

Revista Compromisso - 3Trimestre

Doutrinas BíblicasRazões da Nossa fé

Deus - Pai, Filho e Espírito Santo

Page 2: Razões da nossa fé   lição 2

Deus - pai, filho e espírito santoJoão 14.15,16

Nos aprofundando nas doutrinas bíblicas, que são a

razão básica da nossa fé, hoje vamos estudar o Deus da Bíblia, que é constituído

pelas pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito

Santo.

Page 3: Razões da nossa fé   lição 2

A bíblia e a santíssima trindade

A explicação da Trindade tem sido assunto de muitas controvérsias.Como se pode entender um único Deus formado de três pessoas? Como podem três serem igual a um? Como pode ser um em três?Pela matemática impossível.A Bíblia, entretanto, apresenta o Pai como Deus, o Filho como Deus, o Espírito Santo como Deus.

Podemos ver a atuação dos três em perfeita harmonia em Marcos 1. 9-11 no batismo de Jesus.

Page 4: Razões da nossa fé   lição 2

A bíblia e a santíssima trindade

A Bíblia declara que Deus amou e deu o seu Filho (João 3.16).Também declara que o Filho obedeceu, veio e deu a sua vida em lugar do pecador (Filipenses 2.6-8)Depois, ambos enviaram o Espírito Santo para continuar a obra de salvação do homem (João 14.26).Os três cooperam para o mesmo fim (1João 5.7)Jesus declara que o exemplo de unidade dele com o Pai dever também o nosso objetivo como seguidores (João 17.20-23)

Page 5: Razões da nossa fé   lição 2

A bíblia e a santíssima trindade

A Trindade para os discípulos não criou problema. Quando Jesus disse: “Batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” não houve objeção para eles.Temos três pessoas cooperando para o mesmo objetivo.A sua unidade é de propósito.São três pessoas divinas cooperando para um fim.

A expressão “vontade de Deus” está se referindo à vontade harmoniosa dos três.

Page 6: Razões da nossa fé   lição 2

Deus, o paiNa Declaração Doutrinária está escrito: “Deus, como Criador, manifesta disposição paternal para com todos os homens. Historicamente, ele se revelou primeiro como Pai ao povo de Israel, que escolheu consoante os propósitos de sua graça. Ele é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, a quem enviou a este mundo para salvar os pecadores e deles fazer filhos por adoção.Aqueles que aceitam Jesus Cristo e nele creem são feitos filhos de Deus, nascidos pelo seu Espírito e, assim, passam a tê-lo como Pai celestial, dele recebendo proteção, sustento e disciplina”.

Textos básicos: Is 64.8; Mt 6.9, 7.11; Ex 4.22,23; Dt 32.6

Page 7: Razões da nossa fé   lição 2

Deus, o pai

Deus, como Pai, é o modelo de toda paternidade porque ele é o iniciador e criador de todas as coisas. O significado da palavra “pai” tem sua origem nele e sua relação com suas criaturas, especialmente os homens, que foram criados conforme sua imagem e semelhança. O amor que Deus tem pelo mundo é um amor paterno.Ele é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 1.3; 1Pe 1.3)O Pai gerou o Filho desde a eternidade. O Pai ama o Filho e ambos se glorificam mutuamente (Jo 15.9; 17.4,5)

Page 8: Razões da nossa fé   lição 2

Deus, o pai

Jesus Cristo é o Logos (Verbo) eterno de Deus (Jo 1.1)Se Jesus não fosse humano, não poderia morrer e se não fosse divino, sua morte não teria valor infinito.Recebemos o Espírito de adoção que testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.15,16)Não nascemos filhos de Deus mas, criaturas de Deus. A filiação vem pela adoção graciosa de Deus ao depositar a fé em Jesus Cristo (Gl 3.26)Como filhos, ao lado dos privilégios, também temos que saber que estamos sujeitos à disciplina (Hb 12.7,8)

Page 9: Razões da nossa fé   lição 2

Deus, o filhoA Bíblia declara que Jesus Cristo é o “unigênito” Filho do Deus Pai. Ele preexistiu eternamente (Jo 1.1-3; 8.56-58; Hb 1.2), Ele é antes de todas as coisas (Cl 1.17).O Filho é “unigênito”, indicando que ele não foi criado como foram os anjos e outros seres celestiais.Sendo gerado do Pai, só poderia ser também Deus. Um pai não pode gerar outro senão o filho.Ele foi co-criador de todas as coisas (Cl 1.16,17; Hb 1.2; Jo 1.3).Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre (Hb 13.8)

Page 10: Razões da nossa fé   lição 2

Deus, o filho

O Antigo Testamento está repleto de referências à sua atuação como o “Anjo do Senhor” e outras manifestações como “EU SOU” que falou com Moisés na sarça ardente. Inúmeras são as profecias do Antigo Testamento que anunciavam a vinda do Messias. Vindo a plenitude dos tempos, Jesus Cristo, o eterno Logos de Deus, tornou-se carne (Jo 1.14; Gl 4.4)Nasceu como criança e como homem não teve pai, e como Deus ele não teve mãe. (Lc 1.34,35, Mt 1.20).

Page 11: Razões da nossa fé   lição 2

Deus, o filho

Ele veio ao mundo para revelar a justiça perfeita de Deus e também para morrer.Sua morte foi um sacrifício substitutivo, foi em nosso lugar (Is 53.6; 1Co 15.3; Hb 9.13,14, 10.12).Pelo seu sangue vertido na cruz, Deus justifica pecadores arrependidos gratuitamente (Rm 3.24)A cruz de Cristo marcou a derrota das forças satânicas (Cl 2.15)Por sua morte está garantida a derrota de Satanás e por sua ressurreição garante a nossa ressurreição (1Ts 4.16)

Page 12: Razões da nossa fé   lição 2

Deus, o espírito santo

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. É um em essência com o Pai e o Filho. Sendo o Espírito da verdade (Jo 14.17; 15.26; 16.13-15), ele garante a veracidade das Escrituras que ele inspirou, isto é, a Bíblia inteira (2Tm 3.16; 2Pe 1.21).Agiu na criação do universo junto com o Pai e o Filho (Gn 1.2)

Page 13: Razões da nossa fé   lição 2

Deus, o espírito santo

O Espírito Santo atua no mundo formando a nova criação ao convencer pecadores do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8-11).Sem a ação do Espírito Santo não haveria iluminação para compreender as Escrituras, nem convicção da culpa do pecado diante de Deus.

Page 14: Razões da nossa fé   lição 2

Deus, o espírito santo

A descida do Espírito Santo sobre Jesus, na ocasião de seu batismo, cumpriu as Escrituras e marcou o começo da nova criação fundamentada no Senhor Jesus Cristo (Rm 5.19)Foi o início da nova etapa na história da salvação que culminou com a vinda do Espírito Santo ao mundo, no dia de Pentecostes.

Page 15: Razões da nossa fé   lição 2

Deus, o espírito santo

Foi nessa ocasião que a igreja foi batizada no Espírito Santo, formando o corpo de Cristo e inaugurando a nova aliança. O Espírito outorga poder aos crentes ou à igreja para testemunhar de Jesus Cristo e guerrear contra o pecado e o domínio satânico (At 1.8; 26.18)

Page 16: Razões da nossa fé   lição 2

TENHA UM ÓTIMO DOMINGO

Prof. Mariângela Domeniche Perdomo