Razões Para Comer Ovos.pdf

19

Click here to load reader

Transcript of Razões Para Comer Ovos.pdf

Page 1: Razões Para Comer Ovos.pdf

Cinco Razões Para Comer Ovos - Possuem um alto valor nutricional. Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco. Tudo isso por apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais.

Um ovo grande contém 6g de proteínas, quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans.

- Controle de peso: Proteínas de alta qualidade dos ovos contribuem para a sensação de saciedade prolongada e para manter a energia do organismo Manutenção da força muscular e redução da perda de massa muscular: Pesquisas indicam que proteínas de alta qualidade produzem força muscular e ajudam a prevenir a perda de massa muscular em pessoas idosas.

- Gestação saudável: A gema do ovo é excelente fonte de colina, um nutriente essencial que contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso central do feto, importante para a prevenção de anomalias fetais. Dois ovos provêem cerca de 250 miligramas de colina, ou seja metade das necessidades diárias para uma mulher gestante ou amamentando.

- Fundação cerebral: A Colina também é muito importante para a função cerebral em adultos, mantendo a estrutura das membranas celulares. É componente chave para a neuro-transmissão, que é responsável por transmitir as “mensagens” do cérebro através dos nervos para os músculos.

- Saúde da visão: Luteína e Zeaxantina, dois anti-oxidantes encontrados no ovo, ajudam a prevenir a degeneração macular, que é a causa principal da cegueira dos idosos. Apesar de possuir quantidade pequena dos dois nutrientes, pesquisas demonstram que a luteína dos ovos é mais bio-disponível que a luteína de outros alimentos.

Os Benefícios do Ovo

- Mitos acerca do colesterol: Deve-se restringir ou não a quantidade de ovos que consumo?

Page 2: Razões Para Comer Ovos.pdf

Não, hoje não existe recomendação para limitar o consumo de ovos para pessoas saudáveis Algumas pessoas têm reservas por informações incompletas do passado em função ao seu conteúdo de colesterol. Porém, hoje em dia pensa-se que o consumo de gorduras saturadas é pior para aumentar o colesterol sanguíneo que o colesterol da dieta. De acordo com especialistas, o ovo contém quantidades muito baixas de gorduras saturadas (1,5g das 5,5g de gorduras insaturadas).

- Muitos portugueses ainda estão confusos e desinformados a respeito de que tipo de alimentação deve ser consumida e qual deve ser evitada. Muitos ainda evitam ovos, por medo do colesterol, apesar dos resultados dos últimos 30 anos de pesquisas, nunca terem comprovado a relação entre o consumo de ovo e doenças cardíacas. O consumo diário de ovos não aumenta o risco de doenças do coração em pessoas saudáveis.

Como resultado deste mito, muitos portugueses estão-se a privar dos benefícios proporcionados pelos nutrientes especiais do ovo. A Ciência estabelece resultados consistentes. Um estudo realizado em 2007 com 9.500 pessoas reportado no “Medical Science Monitor”, demonstrou que o consumo de um ou mais ovos por dia, não aumentou o risco de doenças do coração ou enfarto entre adultos saudáveis, e que o consumo de ovos pode estar relacionado com a redução da pressão sanguínea. Os pesquisadores concluíram que a recomendação genérica para limitar o consumo do ovo pode estar distorcida, particularmente quando as contribuições nutricionais do ovo são consideradas .

Não somente décadas de pesquisa demonstraram, não haver associação do consumo do ovo com doenças cardíacas, mas ovos são excelente fonte de colina, importante para quebrar a homocisteína, um aminoácido do sangue associado com o aumento do risco de doenças do coração.

Entendendo o Colesterol no Ovo Níveis saudáveis de colesterol reduzem o risco de doenças do coração. O colesterol é produzido naturalmente por todos os animais e humanos. O nosso corpo necessita do colesterol para sintetizar as hormonas, vitamina D e para manter as células saudáveis. O fígado produz a maior parte do nosso colesterol. O colesterol da dieta, encontrado nos alimentos como carne vermelha, frango, frutos do mar, ovos e derivados do leite tem pouca interferência no colesterol sanguíneo para a maioria das pessoas.

Um adulto normal, ao ingerir um ovo por dia, pode aumentar o risco de doenças do coração? Pesquisas demonstraram que não existe correlação entre a dieta com ovos e o desenvolvimento de doenças coronárias em indivíduos normais. O colesterol que ingerimos em nossa dieta tem bem menos impacto no nível de colesterol do sangue que a gordura saturada que consumimos, (fonte: Hu et al. Journal of the American Medical Association 1999; 281:1387-94)

Se há uma preocupação com os níveis sanguíneos de colesterol, os passos mais importantes são: 1- Procure manter um peso saudável 2- Mantenha actividade física frequente 3- Siga o padrão de alimentação reduzindo as gorduras saturadas e gorduras trans

Page 3: Razões Para Comer Ovos.pdf

Se há ingestão de uma dieta balanceada, não precisa cortar o consumo de ovos ou camarões, a menos que seu médico ou nutricionista faça esta recomendação. Se for aconselhado que mude sua dieta para reduzir o colesterol sanguíneo, o mais importante a fazer é cortar as gorduras saturadas (queijos, manteiga, gordura das carnes, leite gordo, etc). É aconselhável aumentar a quantidade de frutas, verduras e fibras na dieta.

Gorduras insaturadas, na verdade, podem reduzir o colesterol sanguíneo. Tente substituir alimentos que contém gorduras saturadas por alimentos que possuem gorduras insaturadas (azeite virgem, abacate, nozes e sementes, óleos vegetais prensados a frio).

As gorduras trans – encontradas em recheio de biscoitos, bolos, massas, algumas margarinas e alimentos que tem gorduras hidrogenadas) – aliadas às gorduras saturadas aumentam os níveis do mau colesterol no sangue (LDL).

Para Consumir Ovos com Segurança Como armazenar e manipular ovos?

Compre sempre ovos de origem conhecida e inspeccionados pelos serviços oficiais; Mantenha-os em local limpo, fresco e arejado, preferencialmente em geladeira após comprá-los; Ao comprar ovos, certifique-se da data de validade e que não estejam com a casca suja e/ou partida; Lave com água e sabão as superfícies de trabalho, utensílios e mãos antes de manusear o produto cru; Lave os ovos somente antes de utilizá-los; Coma ovos e os alimentos feitos dele bem fritos e cozidos. Os alimentos preparados com ovos devem ser armazenados no frigorifico para sua melhor conservação. Segurança biológica do OVO O risco de um ovo ser contaminado por Salmonela é muito baixo, cerca de 1 em cada 20.000 ovos. Mas não existe razão para se correr o risco de contrair infecções alimentares. O manuseamento apropriado e higiénico do ovo pode reduzir ou até eliminar esse risco. Os ovos não são a única fonte de Salmonela. As Salmonelas podem ser encontradas na natureza e são facilmente disseminadas. Existem mais de 2.500 tipos de Salmonelas. A bactéria pode ser encontrada no trato intestinal de todos os animais, aves, répteis, insectos, humanos e vegetais. O ovo propriamente dito pode não estar contaminado quando o compramos, mas pode se contaminar quando manuseado e ou armazenado indevidamente. Manusear os ovos com as mãos sujas, o contacto dos ovos com os animais de estimação e com outros alimentos contaminados, armazenados em locais não limpos e com presença de insectos e também em ambiente e equipamentos de cozinha não higienizados, podem contaminar os ovos por Salmonelas ou mesmo outras bactérias prejudiciais a saúde humana.

Mas a casca do ovo não o protege das bactérias?

Sim e Não. O ovo tem várias barreiras de protecção natural para prevenir a entrada e crescimento de bactérias em seu interior. Estas barreiras protegem o ovo em seu caminho da galinha até a sua casa. Apesar de proteger, a casca do ovo, tem poros e não

Page 4: Razões Para Comer Ovos.pdf

é totalmente a prova de bactérias. Para uma segurança adicional, a Legislação Sanitária do Brasil exige que os ovos devam ser higienizados com substância anti-séptica antes da comercialização pelo produtor. Existem ainda, as barreiras internas do ovo: As membranas, interna da casca e da gema que possuem substâncias que impedem a infecção bacteriana. A clara possui camada com pH alcalino, que impede o crescimento bacteriano e uma camada densa, que inibe a movimentação da bactéria. Portanto existem várias camadas de protecção para que as bactérias não atinjam a gema facilmente e é onde estão os nutrientes necessários para a sua multiplicação.

Clara de ovo cozida pode ser uma comida simples, mas oferecem muitos benefícios para a sua dieta. Enquanto as gemas contêm luteína, vitamina A e vitamina B-12, que também contêm colesterol, gorduras e calorias. Clara de ovo cozidos são uma forma conveniente e de baixo teor calórico para adicionar proteína do ovo para a sua dieta, sem sobrecarregar sua calorias ou o consumo de gordura.

Proteína 1. Um ovo cozido branco contém 3,6 g de proteína. Proteína de ovo branco

fornece todos os aminoácidos essenciais que seu corpo não consegue produzir por conta própria. A proteína é um macronutriente essencial que deve fazer-se pelo menos 10 por cento de suas calorias diárias.

De baixa caloria 2. Um ovo cozido branco contém cerca de 17 calorias. Compare isto com um ovo

inteiro com 72 calorias. Se você está vendo o seu peso, você pode preparar uma omelete com cinco ovos brancos para menos calorias do que uma omelete com dois ovos inteiros.

Colesterol e gorduras baixo 3. Um ovo inteiro contém 5 g de gordura, 1,6 g do qual está saturado. Uma clara

de ovo contém quantidades apenas traço de gordura e sem gordura saturada. Ela também não contém colesterol, enquanto a gema fornece cerca de 186 mg. A American Heart Association recomenda manter a ingestão de colesterol abaixo de 300 mg por dia. Pessoas com colesterol alto ou em medicamentos para baixar o colesterol não deve consumir mais de 200 mg por dia. Escolhendo claras de ovo cozidas permite entrar em outros alimentos que contenham colesterol durante o dia sem medo de ultrapassar os limites saudáveis.

Vitaminas e Minerais 4. Ovos brancos fornecer riboflavina, potássio e selênio. Riboflavina, também

conhecida como vitamina B-2, ajuda a metabolizar hidratos de carbono, gorduras e proteínas. Ele suporta um sistema nervoso saudável e aparência. O potássio é essencial para a manutenção de níveis equilibrados de fluido e minerais. Ela auxilia com regulação da pressão arterial e batimentos cardíacos.

Page 5: Razões Para Comer Ovos.pdf

O selênio é um mineral que atua como um antioxidante, destruindo causadores de doenças radicais livres em seu corpo.

Conveniência 5. Clara de ovo cozidos são fáceis de preparar e transportar. Eles fazem um

simples on-the-go café da manhã quando emparelhado com bolachas integrais ou frutas. Você pode mantê-los embalados em gelo para um lanche pós-treino para ajudar com o reparo eo crescimento do músculo. Proteína também pode ajudar você a se sentir completo, para ovos brancos pode ser um útil entre lanche, refeição que pode mantê-lo satisfeito até sua próxima refeição.

Clara de ovo e seus benefícios Importante saber que a melhor coisa que tem para acalmar uma queimadura é a clara de ovo. Por exemplo, quando queimamos a mão na cozinha, em primeiro lugar devemos colocar a mesma em baixo da torneira de água fria, até que saia o calor da queimadura, depois secar delicadamente, e colocar uma clara de ovo, batida levemente sobre a área afetada, logo ela vai secar isso acontece porque ela vai formando películas de colágeno na nossa pele. Portanto repita esse procedimento por várias vezes.

A clara de ovo é puro colágeno, sendo que na verdade ela é pura placenta, cheia de vitaminas.

Ela é formada de 2/3, do volume do ovo sem a casca, sendo que a sua maior parte consiste em água, contendo 10% de proteína, alguns minerais, lipídeos e glicose. Entre essa proteína, está a lisosima.

A proteína ovomucina, é aquela que tem a capacidade de organizar o líquido viscoso, dando a ela alguma coesão, por esse motivo, ela não escorre como acontece com a água.

Acho interessante ressaltar, que a coloração da casca, não altera as suas propriedades, o importante é a aparência perfeita dos ovos e principalmente a data de validade.

Quanto ao seu valor nutricional, também não há diferença entre os vermelhos e os brancos. Qualquer um deles é rico em proteínas, sais minerais e também

Page 6: Razões Para Comer Ovos.pdf

vitaminas, sendo que cada unidade, tem mais ou menos, 220 miligramas de colesterol.

Quanto à gema, o importante é saber que quanto mais escura for à cor do seu amarelo, mais vitamina ela vai ter.

O importante é consumir sempre ovo fresco, pois com o passar do tempo, ele vai perdendo água, pelos poros da casca, assim como, as suas propriedades.

A clara do ovo é rica em proteína e não tem gordura nenhuma, por esse motivo, ela pode ser consumida a vontade, mas no caso da gema, não devemos ultrapassar uma por dia.

Devemos dar preferência ao ovo cozido, para não corrermos o risco de pegarmos salmonela, sendo que depois de cozido, esse problema não mais existe.

A clara do ovo, além de ser boa para queimaduras e um ótimo alimento, também pode ter outras utilidades como, por exemplo, beneficiar a nossa pele. Posso lhe garantir que o resultado é muito bom e rápido. Não esqueça de hidratar o rosto depois de lavar.

Benefícios do Ovo para a sua Saúde

Page 7: Razões Para Comer Ovos.pdf

O ovo é considerado um alimento nutricionalmente completo e ideal para o consumo. Com baixo valor calórico, é uma das poucas fontes exógenas de vitamina D e K, além de outras vitaminas e minerais que ajudam na homeostase (equilíbrio) do organismo.

E por ser uma proteína de origem animal, fornece os aminoácidos essenciais que nosso corpo é incapaz de sintetizar. A maior parte constituinte do ovo é a clara (60% do peso do ovo), rica em água e proteínas, principalmente albumina. A gema é responsável por 30-32% do peso total do ovo e é formada por água, proteínas e lipídios. A casca do ovo representa os restantes 10% de seu peso total. Entretanto, uma grande parcela da população ainda desconhece os benefícios do ovo e por isso precisa ser informada e esclarecida sobre a sua importância na manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população nas diversas faixas etárias.

A gema do ovo é uma fonte de luteína e zeaxantina, carotenóides antioxidantes que se acumulam na região macular da retina e têm função protetora. Além disso, o ovo é considerado excelente fonte de colina, nutriente essencial para a função normal das células. Os estudos epidemiológicos sobre o consumo do ovo e os riscos de doenças cardiovasculares, apesar de existirem em grande quantidade, são ainda insuficientes para avaliar os riscos e benefícios do consumo do ovo. Apesar de este alimento possuir uma quantidade razoável de colesterol, vários estudos epidemiológicos não encontram nenhuma relação entre consumo de ovo e risco de doenças coronárias.

A recomendação de, no máximo, 300 mg/dia de colesterol dietético para prevenir níveis altos de colesterol sérico e doença arterial coronariana (DAC) é empregada muitas vezes para justificar a ingestão restrita a 3 ou 4 ovos por semana. Um ovo contém aproximadamente 200 mg de colesterol, mas deve se lembrar que é excelente fonte de aminoácidos, vitaminas e carotenoides. Segundo Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, para prevenção de aterosclerose e dislipidemias o consumo de colesterol por dia deve ser menor do que 200 mg. Com benefícios e praticidade no preparo dos ovos, existem fracos indícios de exclusão deste alimento da rotina alimentar. O importante é equilibrar fontes de proteínas com preparo mais saudáveis além de estabelecer hábitos saudáveis com atividade física regular e dieta adequada as necessidades individuais.

Resumo dos Benefícios

Page 8: Razões Para Comer Ovos.pdf

Manutenção do peso: As proteínas deste alimento proporcionam a saciedade, portanto se a pessoa ingere ovos, sente-se satisfeita rapidamente.

Produção de força muscular: As proteínas presentes no ovo, além de fornecerem força muscular, auxiliam na diminuição da perda da massa muscular em idosos.

Gravidez: Para as futuras mamãs a gema do ovo é fonte de colina, que auxilia na formação do sistema nervoso central do bebê. Saiba que dois ovos têm aproximadamente 250 miligramas de colina, o que equivale a metade das necessidades do que a gestante ou a mulher que está amamentando precisa.

Função Cerebral: A colina é vital para manter a estrutura das membranas celulares em adultos. Além de ser fundamental para a transmissão das mensagens do cérebro, por meio dos nervos para os músculos.

Visão: O ovo contém os componentes luteína e zeaxantina, que previnem a degeneração macular, doença responsável por grande parte dos casos de cegueira em pessoas de terceira idade.

Pressão sanguínea: Há estudos que indicam que as proteínas presentes nos ovos podem ter efeitos similares aos inibidores ACE, medicamentos utilizados para tratar a pressão alta. Verificou-se que há vários peptídeos diferentes em ovos cozidos e fritos que agem como potentes inibidores ACE e as enzimas no estômago e no intestino delgado produzem esses peptídeos a partir dos ovos. Foi revelado que os ovos fritos têm maior índice de atividade inibidora ACE do que os ovos cozidos.

Propriedades nutricionais do ovo e seus benefícios para saúde

Page 9: Razões Para Comer Ovos.pdf

Tido como perigoso durante décadas, o ovo foi reabilitado por pesquisadores do mundo todo. E atenção: ele não aumenta as taxas de colesterol no sangue como se pensava. Ao contrário, os nutrientes contidos nele desempenham inúmeras funções no organismo, atuando em todos os sistemas e melhorando nossa saúde.

O ovo é um alimento tão completo e tem um valor nutritivo tão elevado, que nutre o animal em crescimento no seu interior sem necessitar de nada do meio externo. Ele é um verdadeiro depósito de nutrientes indispensáveis à vida humana, e deve ser consumido especialmente por crianças em crescimento e idade escolar, gestantes e nutrizes.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS E BENEFÍCIOS DOS OVOS

Ajuda a emagrecer Reduz a ansiedade Saúde dos olhos, pela presença de vitamina A

Saúde do fígado, pela presença de colina e

lecitina

Preserva a massa magra, pela presença do aminoácido leucina

Preserva da massa óssea pela fonte de fósforo e vitamina D

Saúde do pâncreas, pela presença de zinco

e ômega 3

Promove maciez da pele, evitando ressecamento

Preserva boa imunidade pela

presença de zinco e selênio, ferro, vit. D

Potencializa função cerebral, melhorando a

memória e concentração,

prevenindo doenças neurológicas

Alivia dores de artrite e artrose pela presença

do anti-inflamatório natural chamado

ômega 3

Benéfico para o diabético pela

presença de lecitina, que melhora aspectos das funções nervosas

Melhora estado nutricional e saúde dos

idosos

Alivia sintomas pré-menstruais

Minimiza sintomas da menopausa

Controla pressão arterial pela presença

de potássio

Importante no período gestacional, por todos

os nutrientes, especialmente o ácido

fólico

Evita anemia por ser uma fonte de ferro

Aumenta a força muscular, por ser fonte

de proteína de alto valor biológico

Melhora o sono, pela presença de triptofano

Page 10: Razões Para Comer Ovos.pdf

O MITO: OVO AUMENTO COLESTEROL?

A análise de muitas pesquisas realizadas já comprovou que o colesterol do ovo nada tem a ver com o colesterol que circula no sangue, e que o aumento do colesterol tem na maioria das vezes causa genética.

Por quê?

O ovo possui lecitina, um emulsificante natural de gordura, que inibe a absorção de colesterol no intestino, dessa maneira não ocorre elevação do colesterol quando comemos ovo, mesmo ele tendo quantidades tão elevadas desse nutriente;

A inibição da absorção não ocorre 100%, mas a quantidade é significativa e suficiente para comprovar que o consumo de ovo não contribui para elevação do colesterol sanguíneo;

O ovo aumenta as taxas de HDL (bom colesterol) porque contém gorduras boas (monoinsaturadas) na sua composição;

Preocupe-se em eliminar da sua dieta frituras, lanches de rua, alimentos ricos em gorduras animais (saturadas): leite de vaca integral e derivados do leite gordos (queijo, manteiga, requeijão, nata), carnes gordas, embutidos; e gorduras trans encontradas em alimentos industrializados (margarinas, bolos, bolachas, macarrão instantâneo, sorvetes, pipoca de micro-ondas).

AJUDINHA DA PERDA DE PESO

A ideia principal é consumir 1 ovo no café da manhã, isso mesmo, na primeira refeição do dia. Exceto frito, nas demais preparações ele é bem vindo: cozido, poché, omelete. Ele é rico em proteínas e gorduras, fazendo com que a digestão fique mais lenta, o que ajuda no aumento da saciedade. Isso evita que a pessoa belisque ou coma demais ao longo do dia.

A gema do ovo contém gorduras do bem e ômega 3, que ajuda a controlar o nível

de açúcar no sangue, evitando picos de insulina, que disparam o apetite e favorecem o depósito de gordura.

Page 11: Razões Para Comer Ovos.pdf

A clara contém leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para gordura e minimizando a perda de músculos. E quanto mais músculos no corpo, maior a queima de calorias. Comer ovo no café da manhã dá uma ajudinha da redução da cintura e é capaz de reduz os níveis de ansiedade!

Ovo: amigo ou inimigo?

Durante décadas o ovo foi considerado vilão devido à quantidade de colesterol existente na gema. No entanto, os estudos recentes mostram que isso já foi desmentido e este alimento pode ser consumido diariamente sem afetar a saúde, além disso, ele possui diversas qualidades nutricionais. A ingestão de claras de ovo ou do suplemento albumina, sempre foi muito popular, principalmente pelos atletas de musculação, porém, a gema pode estar inclusa na dieta também!

Ovos possuem nutrientes como: ácidos graxos essenciais, carotenóides antioxidantes (luteína e zeaxantina), proteína de alta qualidade e colina. Então, o ovo deve ser incluído na dieta, pois além de ser nutritivo e saudável, tem baixo custo.

Analisando sua composição gordurosa, conclui-se que a gema tem 3,8g de gordura monoinsaturada (gordura boa), 1,36g de gordura poli-insaturada (gordura boa) e 3g de gordura saturada (gordura ruim). Apesar de ter um pouco de gordura ruim, essa quantidade não é muito significativa e além de tudo, a colina, presente na gema atua na redução da absorção do colesterol.

Dessa forma, fica claro que as pessoas podem incluir ovos em suas dietas (clara + gema) tendo benefícios em seu consumo diário. Algumas dicas:

Page 12: Razões Para Comer Ovos.pdf

- O consumo de ovos no café da manhã provoca maior saciedade reduzindo o consumo de alimentos calóricos nas outras refeições do dia. Os ovos também entram como opção mais saudável do que embutidos, queijos amarelos e margarina/manteiga;

- Consumir ovos com alimentos integrais e vegetais como: frutas, legumes e verduras, favorecem a perda de peso, além de proporcionar uma dieta equilibrada;

- O consumo diário de ovos também ajuda a fornecer proteínas de alta qualidade para praticantes de atividades físicas que desejam o ganho de massa muscular (um ovo tem cerca de 7g de proteína);

- A substância colina presente na gema, é muito importante para manter a saúde das funções cerebrais. Ela é componente chave para a formação de “transmissões” de mensagens e sinais do cérebro para nervos e músculos;

- A ingestão frequente de ovos também mantém a saúde de visão: os antioxidantes luteína e zeaxantina ajudam na prevenção da degeneração macular, que é a causa principal de envelhecimento dos olhos e outros problemas de visão com o passar dos anos;

- Os ovos podem ser consumidos cozidos, na forma de omelete, ovo mexido, patês, etc. Evite frituras e preparações gordurosas e com muito açúcar que os inclua;

- Uma excelente opção para quem quer evitar carboidratos antes de dormir é comer ovos cozidos com uma fatia de queijo ou um copo de iogurte ou fatias de peito de peru;

- Para vegetarianos: inclua ovos em sua dieta diariamente no lugar das carnes, eles são os substitutos perfeitos das proteínas alimentares.

Após esse artigo, tenho certeza que suas dúvidas em relação a este alimento acabaram! Consuma ovos diariamente: tenha saúde e qualidade de vida!

A clara do ovo é riquíssima em albumina, uma proteína de origem animal que possui um ótimo aminograma e um alto valor biológico.. A porção branca do ovo(clara) é matéria de primeira linha para reparar os músculos e prolongar a saciedade por ser uma proteína de longa absorção. Devemos levar em consideração que a porção amarela do ovo também é importante para hipertrofia, mas juntamente com seus nutrientes protéicos, estão nutrientes lipídicos e vitamínicos.

A proteína da clara do ovo pode ser consumida a qualquer horário. Estudos revelam que mesmo no pós treino ela não é uma má opção. Geralmente, para os praticantes de musculação, é interessante que a mesma seja consumida antes de dormir para ajudar o corpo não em seu processo anabólico e anticatabólico, ou seja, evitar a perda e massa muscular e ao mesmo tempo promover o crescimento do tecido muscular..

Dentro do estômago a albumina é quebrada em várias partículas de aminoácidos, que ficam a disposição para reconstruir ou construir qualquer célula do corpo. Para os praticantes de musculação que vão precisar em cheia desse processo de restauração muscular .

Page 13: Razões Para Comer Ovos.pdf

A clara do ovo segundo estudos tem o poder de saciedade, ou seja, prolonga a fome, ajudando na perda de peso gordo.

Por fim, ela possui 88% de água em sua composição e, devido a seus nutrientes protéicos ativa o aumento da formação de gases no intestino. Esse é o um dos únicos desconfortos da clara, além do sabor (mas que hoje já foi resolvido por algumas empresas com novas tecnologias.

O suplemento albumina é obtido por meio da desidratação da clara do ovo: 25 delas corresponde a 100g do pó.. Mesmo que a pessoa não pratique atividade física, ela pode incluir em sua dieta respeitando as proporções necessárias de seu corpo.

Especialistas esclarecem as principais dúvidas sobre o consumo do alimento, que voltou ao debate após resultado de novas pesquisas sobre colesterol Durante muito tempo, o ovo engrossou o time dos acusados por infartos, arterosclerose e outros danos cardiovasculares. A principal justificativa: os altos níveis de colesterol. Estudos recentes, no entanto, vêm trazendo o debate à tona novamente.Um trabalho divulgado há duas semanas pela British Nutrition Foundation afirma que consumir um ovo por dia é seguro e que o colesterol encontrado no alimento teria efeito “pequeno e insignificante” no colesterol do sangue.

Bruce Griffin, professor de nutrição da Universidade de Surrey e coautor do documento, é responsável por uma outra pesquisa que avançou ainda mais. Avaliaram-se pessoas com sobrepeso que consumiam até quatro ovos por semana numa dieta com restrição calórica e outras que, seguindo a mesma dieta, incluíram dois ovos no cardápio diariamente.

Depois de 12 semanas, ambos os grupos reduziram o peso e apresentaram diminuição no nível de colesterol. Para Griffin, o estudo mostra que as atenções devem estar voltadas para gorduras saturadas e do tipo trans -excluídas na alimentação dos estudados e muito mais vilãs do que o colesterol do ovo.

É dessa forma que especialistas brasileiros encaram o tema. “O ovo foi muito maltratado sem motivo. Muito piores são as porcarias consumidas atualmente: o maior problema é a ingestão exagerada de gorduras saturadas”, afirma o cardiologista Luiz Antônio Machado César, diretor da Unidade Clínica de Coronariopatias Crônicas do InCor.

Esse tipo de gordura tem capacidade de aumentar três vezes mais o colesterol do sangue do que a substância presente nos alimentos. O fígado, responsável pela produção de 70% do colesterol, transforma a gordura saturada ingerida em LDL -uma lipoproteína de baixa densidade, que, em excesso, favorece o depósito de gordura nas artérias.

Quantidade

Pessoas saudáveis e que mantêm uma dieta balanceada podem ingerir de um a dois ovos por dia sem riscos, explica o cardiologista Marcos Knobel, coordenador do Selo de Aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Page 14: Razões Para Comer Ovos.pdf

Isso desde que os ovos não sejam apresentados em forma, por exemplo, de um X-tudo: nunca será aceitável consumir ovos, carnes e queijos amarelos em uma mesma refeição. “O recado é tirar comida processada, embutidos, biscoitos e bolos da dieta, reduzir a ingestão total de calorias e não se preocupar com ovos”, resume César.

Veja a seguir 25 questões sobre o consumo de ovos.

1. O ovo é um alimento essencial ao organismo? É uma ótima fonte de proteínas e deve ser usado na alimentação. Auxilia na recuperação de tecidos, no aumento e manutenção de força muscular, na recuperação neuronal e na formação do feto.

2. Qual é o consumo máximo diário permitido? Pessoas saudáveis podem consumir um ovo por dia -sempre atentas ao limite de ingestão diária total de colesterol, que não deve ultrapassar 300 mg, segundo recomendações da American Heart Association, seguidas no Brasil. O principal problema de consumir ovo diariamente é dispensar outras fontes de proteínas, como as carnes, que oferecem diferentes nutrientes -o ideal é variar durante a semana.

3. A partir de que idade é permitido oferecer ovo à criança? O ovo inteiro pode ser oferecido, sempre cozido, a partir do sexto mês de vida, como fonte de proteína da comida salgada.

4. Pessoas com doenças metabólicas devem reduzir o consumo? Depende da doença. Pessoas com doenças renais devem controlar a ingestão de proteína, por exemplo. Cardiopatas, quem tem colesterol alto ou diabetes devem reduzir a ingestão de gorduras como um todo, o que pode afetar o consumo semanal de ovos. 5. O colesterol presente no ovo pode elevar o LDL (colesterol ruim) no sangue? Se a pessoa mantém bons hábitos alimentares, pratica atividade física e tem peso saudável, não. O ovo fornece colesterol ao organismo, mas esse aporte não vai refletir, necessariamente, em aumento das taxas de LDL no sangue.

6. É preciso lavar o ovo antes de consumi-lo? Para guardar, deve-se manter os ovos dentro da embalagem sem lavá-los, para não retirar a película natural que os protege contra rachaduras. Antes de prepará-los para consumo, no entanto, é recomendado lavá-los, especialmente se contêm sujeiras visíveis.

7. Há risco em consumir ovo cru? E com gema mole? Sim. Se a cocção não é adequada, eventuais bactérias presentes no alimento podem sobreviver -a salmonela pode se desenvolver em temperaturas de até 50 ºC e causar febre, cólica abdominal, vômito e diarreia. Gestantes, idosos, crianças e imunodeficientes têm mais risco de desenvolver formas mais graves de salmonelose e devem redobrar a atenção. A melhor forma de consumir ovos é cozinhá-lo por 12 minutos. É preciso atenção também a doces preparados com ovos crus e que não vão a cocção.

Page 15: Razões Para Comer Ovos.pdf

8. Gemada realmente dá energia? Crianças estão liberadas para ingeri-la? De fato é uma bebida energética, mas o consumo de ovo cru traz riscos de contaminação para qualquer faixa etária.

9. Quais são os teores de colesterol do ovo de galinha? Um ovo de galinha tem de 120 mg a 200 mg de colesterol, conforme o peso. Para comparação, cem gramas do alimento cozido (aproximadamente dois ovos) têm cerca de 397 mg de colesterol, enquanto 100 g de contrafilé grelhado contêm 102 mg e 100 g de queijo branco, 62 mg.

10. Ovo orgânico tem menos hormônios do que o caipira e o comum? Na verdade, utilizam-se antibióticos promotores de crescimento, e não hormônios. Nutricionalmente, não existem diferenças consideráveis entre esses ovos -a diferença mais importante é relacionada ao manejo de produção. A produção convencional de ovos utiliza gaiolas industriais e é um método superintensivo, que explora ao máximo o potencial fisiológico da galinha. A orgânica utiliza galinhas que foram alimentadas exclusivamente com alimentos orgânicos, sem agroquímicos, que não sofreram debicagem (retirada dos bicos, para evitar que se ataquem). Nessa produção, há controle rígido do uso de antibióticos e as aves não são criadas em gaiolas, têm acesso ao chão. Já o ovo caipira é um meio-termo entre as produções, com uso controlado de remédios, mas não tanto como os orgânicos. As galinhas não são criadas em gaiolas, mas não são necessariamente alimentadas com produtos orgânicos.

11. Como saber se o ovo está fresco? Ao chocalhar o ovo, o conteúdo não deve se mover (caso se movimente, está velho). Outra forma de verificar é colocar o ovo em uma vasilha com água e sal: quanto mais fresco é o ovo, mais fundo ele fica. Durante uma preparação, dá para observar o frescor do alimento de acordo com a área ocupada. O ovo fresco se espalha pouco, formando um pequeno diâmetro. Já o velho ocupa uma área grande.

12. Dá para saber se o alimento está contaminado com salmonela? Não é possível fazer o diagnóstico sem uma análise laboratorial. O importante é saber a procedência do ovo, verificando se o produto veio de uma granja em que as aves passam regularmente por um controle sanitário.

13. O ovo deve ser guardado fora ou dentro da geladeira? Dentro da geladeira, nas prateleiras, mais ao fundo. Nunca se deve deixar o alimento na porta: quando é aberta, a temperatura interna se altera mais facilmente -e a salmonela, se estiver presente no alimento, consegue se multiplicar em uma temperatura bem ampla, de 5ºC a 45ºC.

14. O ovo pode substituir o consumo de carnes? Em alguns dias da semana, o ovo pode ser a fonte de proteína da refeição. No entanto, não se deve trocar a carne pelo ovo todos os dias, para que não haja carência de nutrientes, como ferro e vitaminas do complexo B, presentes na carne vermelha, por exemplo.

Page 16: Razões Para Comer Ovos.pdf

15. Consumir várias claras de ovo por dia (como complemento proteico para treino, por exemplo) funciona? Traz algum risco? A clara é rica em albumina (um tipo de proteína) e não tem gordura: é praticamente proteína pura. A orientação é que o esportista consuma proteína depois do treino, para ajudar na recuperação e na restauração dos músculos. Duas claras de ovos fornecem uma boa quantidade de proteínas -e não é preciso mais do que isso. O problema é que muitos atletas consomem clara crua, correndo risco de contaminação por salmonela. O excesso de proteínas também pode sobrecarregar os rins.

16. Funciona passar clara no cabelo? E na pele? O componente principal da clara é proteína, que, de acordo com estudos, ajuda a melhorar o estado da pele e do cabelo e está presente de forma hidrolisada em diversos cosméticos, conferindo maciez e melhor aparência. Na clara, ela se encontra de forma bruta, com moléculas maiores, o que leva a uma penetração menos eficaz desse nutriente. Para obter os benefícios, o ideal é utilizar um cosmético com a proteína já preparada para esse fim.

17. O ovo de codorna oferece nutrientes diferentes? Não. O ovo de codorna possui, proporcionalmente, mais colesterol, fósforo, ferro e cálcio e menos vitamina A.

18. Ovo de pata é mais forte do que o de galinha? Que nutrientes oferece? Não. Em termos nutricionais, os ovos são semelhantes.

19. A casca de ovo é fonte de cálcio? Como deve ser usada na alimentação? Vale comer a casca triturada? Sim. Estudos realizados com animais demonstraram que a biodisponibilidade do cálcio presente na casca é boa. Uma colher de café da casca em pó pode ser usada diariamente na alimentação. Para prepará-la, deve-se mergulhar as cascas em solução clorada (10 ml de água sanitária em um litro de água) por cinco minutos e, em seguida, fervê-las em água limpa por dez minutos. Depois, é preciso deixá-las secar em temperatura ambiente ou no forno, moê-las e conservar em recipiente limpo e tampado. Não é recomendado exagerar: em excesso, o cálcio pode inibir a absorção de ferro e zinco pelo organismo.

20. Há diferença entre o ovo branco e o vermelho? Ambos são iguais nutricionalmente -a diferença está na linhagem das galinhas. O que existe é uma crença entre os consumidores de que o vermelho é melhor do que o branco. Ao contrário do que roga outro mito, o ovo branco pode ter uma gema tão forte quanto o vermelho. Os ovos caipiras também podem ser brancos ou vermelhos, mas, em geral, raças criadas para produção de ovo caipira botam ovos vermelhos porque o consumidor tem dificuldade de entender que o ovo branco pode ser caipira.

21. O que é ovo pasteurizado? É o ovo líquido, submetido ao processo de pasteurização lenta e conservado sob refrigeração, com validade máxima de sete dias. É bastante usado pela indústria de massas e biscoitos, assim como o ovo em pó, desidratado, que tem vida útil de 12 meses.

22. Ovo enriquecido com ômega 3 é melhor? Esse produto é enriquecido com os ácidos graxos DHA e EPA, da família do ômega 3.

Page 17: Razões Para Comer Ovos.pdf

No entanto, não deve ser considerado fonte desses elementos -em geral, seria necessário consumir muitos ovos para obter o benefício. Mais interessante é consumir alimentos naturalmente ricos nesses elementos, como peixes de água fria.

23. O que é o ovo light? Como é produzido? É um ovo com menor teor de gorduras. Esse tipo de ovo é produzido por meio da modificação da dieta da galinha. Para especialistas, no entanto, o uso do produto não compensa -alguns acreditam que o animal lance mão das reservas do próprio organismo e acabe produzindo ovos com composição nutricional regular.

24. Dieta à base de ovo emagrece? Faz mal? Quando a dieta é restrita a um só tipo de alimento, a quantidade de calorias ingeridas diminui e, consequentemente, a pessoa emagrece. Mas isso não quer dizer que um determinado alimento, como o ovo, tenha alguma característica emagrecedora específica. Esse tipo de regime não é saudável, pois gera carência de nutrientes essenciais, encontrados em outros alimentos. E a pessoa não consegue sustentá-lo por muito tempo, retomando os hábitos antigos e readquirindo peso.

25. Quais são os sintomas da intolerância ao ovo? E da alergia? Alérgicos a ovo de galinha devem evitar consumir ovos de outras aves? A intolerância ao alimento é caracterizada pela sensação de dificuldade de digestão após o consumo. Já a alergia causa manifestações respiratórias, inchaço nos lábios, urticárias (placas avermelhadas que coçam) ou vômito. Pacientes alérgicos devem evitar ingerir ovos de outras aves pois é comum alergia a todos eles. Algumas pessoas toleram o ovo cozido, mas não o cru -um acompanhamento médico pode ajudar no diagnóstico.

Ovo é importante para a dieta diária desde a infância O ovo é uma alternativa à dieta a base de carne, devido àconcentração de ferro e vitaminas do complexo B

• Atenção à qualidade da maionese que você consome

O ovo é um importante ingrediente na alimentação para todas as idades, por ser fonte de minerais (ferro e fósforo) e de vitaminas, principalmente A e D, além das vitaminas do complexo B (B1, B2, B9 e B12). No entanto, há um mito que aponta ser o alimento um dos responsáveis pelos altos níveis de colesterol, caso seja consumido diariamente.

A nutricionista Wanessa Aquino desmistifica a ideia. Segundo ela, o consumo de ovo é fundamental para a dieta desde a infância. "Ao contrário do que muitos dizem, consumir um ovo diariamente é necessário para a manutenção dos níveis habituais de colesterol no organismo."

Ela explica que o colesterol é uma gordura que, em grandes quantidades, pode provocar problemas cardiovasculares. Em excesso, a gordura forma placas e se acumula nas artérias, ocasionando um infarto. Porém, a falta de colesterol também é prejudicial. "Níveis baixos da gordura causam uma deficiência na produção de hormônios sexuais. Atletas que têm uma dieta rígida e baixíssimos níveis de gordura devem se atentar para a falta de colesterol no organismo. Nas mulheres, por exemplo, a falta influencia diretamente na menstruação."

Page 18: Razões Para Comer Ovos.pdf

Wanessa destaca que o consumo diário do ovo é recomendado às pessoas de qualquer faixa etária que pratiquem atividades físicas e que não possuam níveis elevados de colesterol. "O alimento auxilia no crescimento, na produção de células sanguíneas e previne problemas de visão", explica. Outro benefício é o fortalecimento dos ossos e desenvolvimento do sistema imunológico. "Para crianças a partir de dois anos, a clara do ovo é importante no crescimento e formação muscular. Nos atletas, ajuda no ganho de massa muscular. Frequentadores de academias costumam misturar a clara com suco, cozida na omelete ou misturada com a comida", explica a nutricionista.

A aposentada Inalda Soeiro confessa que desconhecia os benefícios do consumo diário. "Sempre escutei que comer ovos todos os dias fazia mal. Por isso, sirvo apenas duas vezes por semana, até porque tenho colesterol alto." Inalda conta que prepara para seu neto de quatro anos gema de ovo com feijão. "É um dos pratos preferidos dele. Já sabia que o ovo auxilia no crescimento da criança, portanto, não abro mão do alimento. Tento balancear ao máximo a dieta, seja ovo frito ou cozido na salada."

Uma dica de cozimento é utilizar água em substituição ao óleo. "Como o óleo é rico em gordura, é recomendável usar água, pois as calorias do óleo não se somam às do ovo." Para verificar se o ovo está fresco a pessoa deve colocá-lo dentro de um copo como uma solução de água e sal. Se estiver fresco, o ovo vai até o fundo. Caso fique no meio do recipiente, significa que tem cerca de quatro ou cinco dias. Se flutuar na água, é sinal que não deve ser consumido.

Higiene

Wanessa Aquino aponta um grave problema dos ovos em relação à presença da bactéria salmonella. Consumida em grandes quantidades, pode causar intoxicação alimentar (dores abdominais, febre e diarreia). Para evitar o problema, a única maneira é higienizar bem o ovo. "Uma sugestão é misturar água filtrada com uma solução de água sanitária. Para cada um litro de água, a pessoa pode colocar uma colher de sopa de água sanitária. Isso extermina a bactéria." O cozimento e a mistura do ovo com outros alimentos também previnem a proliferação da salmonella.

É recomendado também que os ovos sejam consumidos frescos, armazenados na geladeira, cozidos em água fervente e que o manuseio seja sempre com mãos limpas. Pelo perigo da contaminação, a nutricionista orienta que o consumo por crianças menores de dois anos seja evitado, já que o sistema imunológico é imaturo.

Economia

Uma vantagem do ovo em relação a outros alimentos é o preço. O valor no mercado em Juiz de Fora varia de R$ 1,79 para até R$ 2,59, a dúzia. Segundo Aquino, o hortifrutigranjeiro é uma alternativa à carne, já que possui ferro, fósforo e as vitaminas do complexo B. "O ovo pode ser um substituto momentâneo da carne. Não garante os mesmos benefícios da carne, mas a variação da dieta é essencial ao organismo."

Page 19: Razões Para Comer Ovos.pdf