Re Nascimento

31
O Móvel do Renascimento 1500-1600 Época de afirmação de conceitos novos no mobiliário. A casa deixa de ser concebida apenas como a habitação, adquirindo o sentido de residência. Móveis tornam-se parte dos interiores, integrando o planejamento arquitetônico. Vocabulário completamente novo de ornamentos: cornijas, cariátides, festões, etc. A mobília de luxo, entretanto, ainda é rara; prevalece um sentido medieval no mobiliário, de certa rigidez em alguns modelos. O móvel do Renascimento possui um claro sentido arquitetônico, sendo semelhante aos edifícios da época. Algumas peças parecem miniaturas da arquitetura. O Renascimento adquire algumas particularidades, como a marcante influência árabe na Espanha destaque do período renascentista, cassone a cassapanca A cassone era um tipo de arca, geralmente usada como presente de casamento, com enxoval e pertences bem guardados. Era um móvel bastante trabalhado e ornamentado, com entalhes, cenas pintadas com temas ligados à Antigüidade Clássica ou mitologia grega, com pés em forma de pata de leão. a cassapanca era um móvel de guarda, que também servia como assento, com menos ornamentos do que a cassone. Era de uso do senhor da residência, demarcando seu lugar e importância perante criados e visitantes.

Transcript of Re Nascimento

Page 1: Re Nascimento

O Móvel do Renascimento  1500-1600Época de afirmação de conceitos novos no mobiliário.A casa deixa de ser concebida apenas como a habitação, adquirindo o sentido de residência.Móveis tornam-se parte dos interiores, integrando o planejamento arquitetônico.Vocabulário completamente novo de ornamentos:  cornijas, cariátides, festões, etc.A mobília de luxo, entretanto, ainda é rara; prevalece um sentido medieval no mobiliário, de certa rigidez em alguns modelos.O móvel do Renascimento possui um claro sentido arquitetônico, sendo semelhante aos edifícios da época. Algumas peças parecem miniaturas da arquitetura.O Renascimento adquire algumas particularidades, como a marcante influência árabe na Espanha destaque do período renascentista, cassone a cassapanca A cassone era um tipo de arca, geralmente usada como presente de casamento, com enxoval e pertences bem guardados. Era um móvel bastante trabalhado e ornamentado, com entalhes, cenas pintadas com temas ligados à Antigüidade Clássica ou mitologia grega, com pés em forma de pata de leão.a cassapanca era um móvel de guarda, que também servia como assento, com menos ornamentos do que a cassone. Era de uso do senhor da residência, demarcando seu lugar e importância perante criados e visitantes. 

O elemento arquitetônico cornija é uma faixa horizontal que se destaca da parede, a fim de acentuar as nervuras nela empregadas.

Page 2: Re Nascimento

Conjunto de molduras salientes que servem de arremate superior às obras de arquitetura.

As Cariátides eramcolunas com a forma de estátuas demulheres que suportavam nacabeça todo o peso do entablamento e da cobertura do templodesignado deErectéion. Por vezes utilizadas em substituição, naarquitetura grega, àscolunas de sustentação convencionais, ilustram a harmonia alcançada pela arte grega em seus padrões arquitetônicos.

Page 5: Re Nascimento

Barroco: termo de origem espanhola ‘Barrueco’, aplicado para designar pérolas de forma irregular.Origem: Itália (séc. XVII) – irradiou-se pela EuropaChegou ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência = renascimentopredominam as emoções e não o racionalismo (arte renascentista).época de conflitos espirituais e religiosos.O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas:BEM E MAL; DEUS E DIABO;CÉU E TERRA; PUREZA E PECADO;ALEGRIA E TRISTEZA; PAGANISMO E CRISTIANISMO; ESPÍRITO E MATÉRIA

Característicasemocional sobre o racional;

seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção  e não apenas pelo raciocínio.

busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;e

entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;

violentos contrastes de luz e sombra;

pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

PINTURA

Características: Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.

Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.

Realista, abrangendo todas as camadas sociais.

Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

Pintores barrocos italianos: Caravaggio

Page 6: Re Nascimento

o que melhor caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a luz. Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a atenção do observador. Obra destacada: Vocação de São Mateus

Andrea Pozzo

 Realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, e de que este se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade.Obra destacada: A Glória de Santo Inácio

Page 7: Re Nascimento

 

Pintores barrocos de outros

países:  Velázquez

Além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história.

Obra destacada: O Conde Duque de Olivares.

Rubens (espanhol)

Page 8: Re Nascimento

 

Além de um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas.

Page 9: Re Nascimento

 

Rembrandt (Holandês)O que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.

 

Page 10: Re Nascimento

ESCULTURA Predomínio das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.

Bernini - arquiteto, urbanista, decorador e escultor, algumas de suas obras serviram de elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira de São Pedro, ambos na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Obra destacada: A Praça de São Pedro, Vaticano e o Êxtase de Santa Teresa.

BARROCO NO BRASILO barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.

O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).

Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel

Page 11: Re Nascimento

da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.

O Móvel BarrocoÉpoca de transformações no mobiliário. O constante comércio com o Oriente traz novas influências para o móvel europeu.O Barroco caracteriza-se, na decoração e no mobiliário, por um contraste entre ostentação e  austeridade.De um lado, o luxo dos embutidos e dos dourados na mobília, com trabalhos executados por profissionais habilidosos. Do outro, a austeridade de algumas peças, de interiores e da decoração que lembram ainda o período medieval.Formas rígidas, assentos retos e duros. Os contrastes barrocos não impedem, entretanto, que os móveis pareçam mais familiares. É neste período que encontramos os armários sendo cada vez mais usados para guardar vestimentas e pertences; os armários de biblioteca com portas de vidro.Um modelo que nos é bastante familiar nos dias de hoje surgiu nesta época: o SOFÁ. Primeiramente, com pequenas dimensões, para duas pessoas, mas já estofado, um avanço para os modelos deste período.

Os contadores também ganharam espaço como peças de utilidade que serviam como decoração, devido ao emprego de técnicas decorativas requintadas, como o já citado embutido, ou com o trabalho de pedrarias ou ainda o douramento. Este móvel destinava-se a guardar coleções, objetos, papéis.Os móveis de assento modificaram-se e diversificaram-se, sob influência do comércio com o Oriente. O uso do couro foi uma influência árabe, que chegou à Espanha e demais países europeus. Os encostos vazados usados na Índia, também foram copiados por artesãos europeus, como forma de diferenciar as peças e também economizar nos materiais empregados.Outro aspecto importante do período barroco foi o crescimento de uma classe de profissionais super especializados:

Os ebanistas, que utilizavam a madeira do ébano nos móveis. O termo ebanista se tornou sinônimo de mobília de luxo, devido ao trabalho dos mestres artesãos desta época.André-Charles Boulle está ente esses ebanistas de grande renome, que confeccionou verdadeiras obras de arte no período. Boulle também foi o ebanista oficial da corte francesa, até o período seguinte, conhecido como Luís XV ou Rococó.

   o rococó 

Page 12: Re Nascimento

 

Madame de Pompadour retratada por La Tour (1755): um ícone da época.

 O termo rococó vem da palavra francesa rocaille, que significa "concha", e está associado a certas fórmas decorativas e ornamentais. Um exemplo disso é a a técnica de incrustação de conchas e pedaços de vidro, usados na decoração de grutas artificiais, instrumentos musicasis e móveis. O termo Rococó muitas vezes é utilizado como sentido pejorativo, referindo-se ao exagero de adornos e brilhos.O rococó surge como um movimento artístico principalmente europeu, surgido na França, entre o barroco e o Arcadismo e compreende os anos de 1700 e 1800. Visto por muitos como uma espécie de  variação "profana" do barroco, a partir do momento em que o Barroco se libertou da temática religiosa e começou a despontar na arquitetura dos palácios civis. Pode-se dizer que o rococó é o barroco exagerado..

A expressão "época das Luzes" é, talvez, a que mais frequentemente se associa ao século XVIII. Século de paz relativa na Europa, marcado pela Revolução Americana em 1776 e pela Revolução Francesa em 1789. No âmbito da história das formas e expressões artísticas, o Século das Luzes começou ainda sob o signo do Barroco. Quando terminou, a gramática estilística do Neoclassicismo dominava a criação dos artistas. Entre ambos, existiu o Rococó. Na ourivesaria, no mobiliário, na pintura ou na decoração dos interiores dos hotéis parisienses da aristocracia, encontram-se os elementos que caracterizam o Rococó: as linhas curvas, delicadas e fluídas, as cores suaves, o caráter lúdico e mundano dos retratos e das festas galantes, em que os pintores representaram os costumes e as atitudes de uma sociedade em busca da felicidade, da alegria de viver, dos prazeres sensuais.O Rococó é também conhecido como o "estilo da luz" devido aos seus edifícios com amplas aberturas e sua relação com o século XVIII.

O estilo Luís XV, como também é conhecido, este estilo foi responsável por uma transformação no mobiliário e nos interiores.

Page 13: Re Nascimento

Arquitetura de interiores e a mobília adquirem uma integração que não havia acontecido em outros períodos. O mobiliário rococó corresponde aos padrões da etiqueta e do comportamento da corte. É nesta época que tem-se consciência da rigidez da etiqueta e dos benefícios dos espaços íntimos. Desta maneira, o Rococó distingue espaços sociias e privados, demonstrando a preocupação com o conforto e a privacidade, conceitos realmente novos até então. As noções de conforto do Rococó são mais próximas às nossas.

Pequenas mesas serviam como criados ao lado da cama

Fauteil (1753). Madeira dourada e entalhada, coberta com a tapeçaria original de Beauvais.

Bergère Luís XV, com tecido adamascado.

Page 14: Re Nascimento

Secretária femininina

Há uma preocupação em especificar e determinar o lugar dos móveis em alguns ambientes. As chaises courantes ficam posicionadas no centro da sala, prontas para o uso e para serem transportadas pela casa. As chaises meublantes são deixadas em uma só posição. Os móveis adquirem o sentido decorativo, tornando-se item de coleção. Os modelos são diversificados, com a multiplicação de pequenas mesas. A mobília também se torna mais acessível a uma quantidade maior de pessoas.No estilo Luís XV, surgiram inúmeros modelos de secretárias e mesas com gavetas e compartimentos. Alguns modelos eram feitos exclusivamente para as senhoras, como alguns tipos de escrivaninhas. Esta escrivaninha (1768) em carvalho e bronze dourado possui decoração com placas de cerâmica de Sèvres, com motivos florais. Pode ter pertencido à Madame du Barry, amante de Luís XV.

Uma das técnicas decorativas muito adotadas durante o período Rococó foi a marchetaria. Presente em grande parte dos móveis, demonstrava a habilidade e o conhecimento do artesão e o valor do mobiliário naquela época.

Page 15: Re Nascimento

Cômoda (1745-1749) em pinheiro e carvalho com mogno vermelho, bronze dourado e tampo de mármore, de Charles Cressent.

A moda Chinoiserie

Durante o Rococó surgiu a moda chamada Chinoiserie, sob inspiração oriental. Móveis importados do Oriente faziam grande sucesso entre ebanistas e artesãos europeus, que imitaram as técnicas e motivos orientais.

O estilo Chippendale

Thomas Chippendale criou modelos de móveis de estilo rococó, porém com uma interpretação bem pessoal, sobretudo da moda chinoiserie. Chippendale fundou uma fábrica de artigos de decoração, trabalhou com livros de modelos de seus móveis e artigos, influenciando o design de móveis na Inglaterra.

Page 16: Re Nascimento

O rococó tem como principais características: Cores claras; Tons pastéis e douramento; Representação da vida profana da aristocracia; Representação de Alegorias; Estilo decorativo; Possui leveza na estrutura das construções; Unificação do espaço interno, com maior graça e intimidade; Texturas suaves; Hedonismo;Caracterização do mobiliário Estrutura escultórica com linhas leves e curvas sinuosas, assimetria, fluidez, movimento e elegância. Alta qualidade de execução, trabalho cuidadoso na decoração e atenção aos pormenores. Materiais: madeiras variadas (nogueira, faia, carvalho, pau-rosa, pau-roxo, pau-santo, pau-setim, amaranto), paineis de laca, placas de porcelana e mármore (para tampos), aplicação de bronzes. Pintura e laca: utilizam-se paineis de laca oriental (ou a imitação designadaVerniz Martin). Principalmente as cadeiras são pintadas, empregando-se menos a madeira dourada que no estilo anterior. Elementos decorativos: fantasia de inspiração na natureza; desaparece a figura humana e animal em deterimento de motivos vegetais (flor com caule, de representação naturalista ou estilizada, sózinha, em ramos ou grinaldas, e folhagens retorcidas e enroladas); conchas, rochas, cristas de ondas (espuma); troféus (de música, etc); curvas em C e S; figuras geométricas; marqueteria de contornos sinuosos. Tipologias: Proliferam móveis pequenos e para diferentes fins.o Cómodas (sem traves horizontais a separar as gavetas), toucadores, mesas com espelho (Poudreuse) etc;o Secretárias com inúmeras gavetas e compartimentos secretos, como Bureau-plat, Bureau-abattant, Bureau dos d’âne, Bureau à cilindre, Bonheur-du-jour (secretária de senhora) etc;o Mesas pequenas para escrever, jogar, costurar, etc;o Assentos estofados de diversas tipologias de acordo com a função: Fauteuil à la reine, de espaldar direito; Fauteuil en cabriolet, de espladar côncavo; Fauteuil à coiffer, com espaldar curvo no topo para permitir apoiar o pescoço e facilitar o acto de pentear; Fauteuil cabinet, cadeira curva para secretária

Page 17: Re Nascimento

masculina; Marquise, para duas pessoas; Chauffeuse, para sentar frente à lareira;o A partir dos lits de repos e canapés desenvolvem-se: chaise-longue, sopha, turquoise, duchesse (à bateau ou brisées),ottomane, paphose, veilleuse, etc. Nomes de destaque Surgem os menuisiers, marceneiros que desenvolvem trabalhos em madeira maciça: Avisse, Tilliard, Foliot, Gourdin, Dellanois e Cresson.  Continua-se também a tradição dos ebénistes para trabalhos de folheado (folha de madeira) marchetaria em madeiras exóticas, onde se destacam Dubois, R. V. La Croix, Migeon e Oeben. No trabalho em bronze: Jaques Caffieri Nos trabalhos de laca, as famílias Martin (Verniz Martin) e Chavalier.

 

Estilo Luis XVIFrança Séc. XVIII

Page 18: Re Nascimento

•    O Estilo Luis XVI surgiu na França, na segunda metade do século XVIII, durante o reinado de Luís XVI e se estende além deste, entre aproximadamente 1774 e 1792.

    As curvas e os motivos florais do Rococó, perdem força, sendo substituídos por decoração mais simples mas sempreconfortável.

    Existe um período de transição que se traduz em alterações superficiais do foro decorativo e não estruturais. A transição culmina na afirmação total do novo estilo com a inauguração do Castelo de Louveciennes, decorado por Ledoux para Madame du Barry.A corte é, de novo, o modelo da nova estética.

•     A própria rainha Maria Antonieta, com as suas múltiplas encomendas para oPalácio Petit Trianon, se vai tornar numa das peças chave no desenvolvimento do estilo.

    Na década de 1750 iniciam-se as escavações de Herculano e Pompéia

    O livro do Conde de Caylus "Recueil des antiquités égyptiennes, étrusques, grécques et gauloises" sobre as novidades descobertas em

Page 19: Re Nascimento

diversas áreas, incluindo a do mobiliário, vai dar o impulso ao novo gosto pela Antiguidade Clássica na França.

    O estilo Luís XVI recebe influência e inspiração do neoclássico por causa dessas descobertas,

  Este estilo, então chamado de "Style à la greque", desenvolve-se para o estilo directório, atingindo o seu expoente máximo no estilo império.

  Outro fator decisivo na transformação do gosto da sociedade da época, as teorias iluministas queapóiam o regresso à natureza,. à moral e à virtude, apresentadas por Jean-Jacques Rousseau  

•   O estilo assimila simultaneamente duas características distintas, a do estilo anterior, dentro do espírito do rococó, e a do momento que dá agora os primeiros passos, o neoclassicismo, que só assumirá toda a sua força após a Revolução Francesa.

  O estilo Luís XVI é, deste modo, um estilo híbrido, que conjuga nas suas peças vários elementos opostos, criando assim uma estética muito própria.

Elementos decorativos mais usados neste período

v    Painéis decorativos de porcelana (Sèvres, França e Josiah Wedgwood, da Inglaterra );v    Aplicações em bronze dourado com técnicas de ourivesaria;v    Figuras emolduradas por laços e fitas, geralmente com formato oval.

Características do mobiliário•As formas gerais dos móveis apresentam linhas mais simples e geométricas.•Maior simplicidade, sobriedade e rigidez. Dominam as linhas perpendiculares, ângulos retos e superfícies planas; 

Page 20: Re Nascimento

Materiais: os mesmos materiais que no período anteriorNo final do período surge omogno, introduzido porGeorges Jacob pelo seu aproveitamento de elementos do estilo Chippendale da Inglaterra.Bronzes (dourados) finamente cinzelados•Elementos decorativos: terrinas, medalhões, ovais, instrumentos musicais; de inspiração na Antiguidade Clássica: frisos, colunas, folhas de laurácea, setas;•de períodos anteriores (Barrocoe Rococó): grinaldas,drapeados, entrelaçados;•inspiração na natureza: troféus com instrumentos de jardinagem, rosas, pérolas;•Tipologias: mantém-se a mesma variedade de peças de mobiliário que no período anterior.

Introduzem-se também no mobiliário sistemas mecânicos para as mais diversas funções. 

Cadeiras:•As poltronas típicas do estilo possuem encosto em formato oval, pernas retas chamadas: à gaine.•Pernas = elementos de suporte.Podem ser quadrangulares ou circulares, afinando em direção ao chão e apresentando caneluras a direito ou em espiral.são ligadas à cintura (parte inferior do plano horizontal de assento) através de um cubo decorado.•Continuam os modelos estofados e as cadeiras e poltronas do período anterior.espaldar (apoio para as costas) com moldura,retangular = carré à la Reineoval na vertical = dossier à medaillonvazado (com aberturas).

Page 21: Re Nascimento

com a cor natural da madeira, pintadas ou douradas.Um das novas tipologias é a Bergère en confessional, uma espécie de sofá com apoio laterais para apoiar a cabeça.

A natureza e o campo tornam-se moda, assim como a atividade dajardinagem, transpondo para a nova estética uma série de novos motivos decorativos associados.•Como resultado da crescente austeridade, aumenta a reação contra os excessos do rococó e o seu turbilhão de curvas assimétricas,preferindo-se a linha reta e a sobriedade na decoração.•Permanecem algumas linhas curvas que suavizam a rigidez das novas estruturas, e as dotam de alguma leveza.

Page 22: Re Nascimento

 

 

As mesas •tinham formas retangulares ou quadradas, podendo ter os pés voltado em curvas para fora, ou situados em ângulos retos, com ou sem caneluras. A mesa de jantar aparece redonda.As mesas de escrever, consoles, as cômodas naturalmente vão se adequando as novas formas, surgem as bibliotecas de dois corpos, fechadas com duas portas na parte inferior, os armários, as vitrines e os baús.

Page 25: Re Nascimento

Louis Delanois,Jean-Claude Sené,Georges Jacob: que introduz alguns dos elementos que caracterizarão o estilo, como as molduras retangulares e ovais das cadeiras.–Ébenister (folheados emarqueteria):Riesener (discípulo de Oeben),WeisweilerRoentgon BenemanSaunierLeleuCanabas

 CamasAs camas, as cômodas e as escrivaninhas eram os modelos de móveis mais populares durante o estilo Luís XVI eram as camas, que poderiam ter várias formas diferentes, sendo que a em forma de barca era mais apreciada;As camas tanto podem ser colocadas junto às paredes quanto podem ser distantes, surgindo quase sempre um dossel para dar o acabamento.