Real - Agosto 2011

60
Reino Unido - Agosto 2011 - nº 104 FESTIVAIS, ATRAÇÕES E DICAS PARA CURTIR A ESTAÇÃO

description

Real magazine August 2011 issue. Revista brasileira mensal baseada em Londres.

Transcript of Real - Agosto 2011

Page 1: Real - Agosto 2011

Reino Unido - Agosto 2011 - nº 104

FESTIVAIS, ATRAÇÕES E DICAS PARA CURTIR A ESTAÇÃO

Page 2: Real - Agosto 2011
Page 3: Real - Agosto 2011

3agosto 2011

Índi

ce

25 42 52Guia Verão Flash MotoresDicas para curtir omelhor da estação

Brazilica, Londrese Dublin na rota

Do passado, diretopara o futuro

Editorial

Pelo terceiro ano consecutivo, a Real tem o prazer de ser parceira de mídia do Brazilian Film Festival, que já se tornou parte tradicional

do calendário de importantes eventos brasileiros em Londres. O maior circuito de cinema nacional do mundo, que acontece em oito nações, celebra 15 anos em 2011, numa história que começou em Miami, nos Estados Unidos, e se espalhou por vários países. Além da Inglaterra, as pro-duções brasileiras podem ser vistas nos Estados Unidos (além de Miami, também em Nova York), Canadá, Espanha, Itália, Argentina, Uruguai e Brasil.

Os longas e curtas-metragens do festi-val, de 6 a 10 de setembro, trarão um pou-co do que melhor está sendo produzido na safra contemporânea brasileira. E se Wag-ner Moura, o capitão Nascimento, chega às telas este mês em circuito no Reino Unido com “Tropa de Elite 2”, o público que for ao Brazilian Film Festival terá a oportunidade de ver o versátil ator em duas produções, na comédia “O Homem do Futuro”, que abre o evento no dia 6 de setembro no BAFTA, e no ficção “Vips”. Reserve já a sua poltrona e fique ligado no site da Real, www.revistare-al.com, para concorrer ao sorteio de ingres-sos a partir do dia 15 de agosto.

Outra grande atração nesta edição “cara nova” da Real é o Guia Pitú Verão 2011, com dezenas de dicas para você curtir o restante da estação na Inglaterra e na Irlanda. Como o verão por essas ban-das é curto, não há tempo a perder! Por isso, confira nas páginas do guia uma pro-gramação variada de festivais, passeios, viagens e atrações gratuitas para celebrar o verão com seus amigos e sua família.

Cheque também outras sugestões de como aproveitar a estação em nossa Agen-da de Verão, com shows, festivais, baladas e a programação de festas e noites espe-ciais apresentada pelos nossos parceiros. Afinal, prestigiar o que é nosso, aquilo que faz parte de nossa cultura, faz-nos sentir mais próximos de casa. E neste ponto você sabe que a Real, a revista que fala a sua língua, está ao seu lado nessa aventura.

Um brinde ao verão, ao cinema e à cultura nacional!

Saudações verde-amarelas,

Régis QuerinoEditor-chefe

Revista Real - nº 104 - Agosto 2011 Fone: 020 8534 6183www.revistareal.com

Editor-chefeRégis [email protected]

Diagramação e FinalizaçãoRaf Comunicação

IlustraçãoEdvaldo Jacinto Correia

Fotógrafo Rafael Bastos (Reino Unido)

Marketing e Comercial Adriana [email protected]@revistareal.com

Jean Marcelo Consolmagno [email protected]

RedaçãoBete Kiskissian (Reino Unido)Carine Vargas (Reino Unido)Giovana Zilli (Reino Unido)Maria Oller (Reino Unido)

ColaboradoresAlberto Luiz Schneider (Brasil)Carla Beraldo (Irlanda)Devaldo Gilini Júnior (Brasil)Rogério Fischer (Brasil)

Real na web:www.revistareal.com

DistribuiçãoBR Jet [email protected]

Painel dos leitores 7

Reino Unido 8

Irlanda 16

Capa 20

Guia Pitú Verão 25

Agenda Verão 38

Flash 42

46 Wow!

48 Aventura

50 Visão do Brasil

52 Motores

54 Classificados

57 Mônica

O conteúdo dos anúncios e informes publicitá-rios são de responsabilidade dos anunciantes

Page 4: Real - Agosto 2011

4 agosto 2011

Page 5: Real - Agosto 2011

5agosto 2011

Page 6: Real - Agosto 2011

6 agosto 2011

Page 7: Real - Agosto 2011

7agosto 2011

Car

tas

Excelente dica de viagem Gostaria de parabeni-zar a Revista Real pela excelente dica de turismo (Costa de Norfolk) edi-tada em fevereiro 2011,

edição 98. A minha sogra veio do Brasil para nos visitar e pequisamos alguns lugares onde poderíamos levá-la. Seguindo a dica de vocês e fomos até o litoral ao leste da Inglaterra. Saímos de Londres num sábado em direção a Well-Next-the-Sea.Ficamos encantados com a beleza do lugar,mas infelizmente não conseguimos acomodação, en-tão, seguimos para Cromer.Uma surpresa maior ainda, pois o lugar ainda era mais encantador do que o primeiro. Depois de muito procurar acabamos achando um pub da rede White Horse com acomodações aconchegantes e confortáveis, re-centemente inauguradas. Uma banda de rock muito boa, no pub do próprio hotel, movimentou a nossa fantástica noite.Cromer é um lugarejo pequeno e charmoso à beira-mar, com praias de areia e muita programação. O ponto alto é a Torre da Igreja São Pedro e São Paulo, com a magnífica vista de toda a cidade. Minha sogra agradece a Real pela dica. Foi

um final de semana muito divertido e cheio de descobertas.Continuem nos brindando com ótimas dicas.Um grande abraço,

Jocelina Verríssimo de CarvalhoLondres

Brazilica nota 10!Pessoal da Real,Gostaríamos de agradecer a Revista Real e a Organização do Brazilica pelo final de semana maravilhoso proporcionado pela promocao Brazilica/Revista Real. Apesar da chuva, Liverpo-ol se mostrou uma cidade maravilhosa e receptiva à nossa cultura. O hotel era excelente, do atendimento às instalações, a festa maravilhosa, a churrascaria Bem Brasil AMAZING!!!Obrigado por ter nos proporcionado tudo isso.E que ano que vem, outra promoção possa premiar mais pessoas e proporcionar esses dias que passamos. Quem sabe nós de novo!

Mauro e Carolina Reolon Londres

Participe do painel. Mande o seu email [email protected]

Page 8: Real - Agosto 2011

8 agosto 2011

REINO UNIDOR

eino

Uni

do

Primo de Jean Charles vai processar jornal

Alex Pereira, primo de Jean Charles de Menezes - morto por engano em Londres, em 2005, pela polícia britânica – disse em julho, em entrevista à Folha de São Paulo, que vai processar o conglomerado News Corporation, que pertence ao bilionário austra-liano Rupert Murdoch. O grupo editava o “News of the World”, fe-chado em julho após o escândalo de grampos telefônicos que gerou uma crise política no país. O te-lefone de Pereira, que vive atual-mente em Minas Gerais, estaria numa lista de fones grampeados por um investigador particular a serviço do tabloide londrino. “A gente, quando usa a internet, o telefone, espera que a conversa está entre a pessoa e a pessoa do outro lado. Então imagina que, se tem alguém mais envolvido e com intenção de ganhar dinheiro ainda, então não pode deixar ba-rato, não”, afirmou Alex à Folha.

Brazilian Day London 2011 é cancelado

A Brazilian Music Productions Ltd,produtora do Brazilian Day London, anunciou no mês pas-sado o cancelamento da edição 2011 do evento. Em comunicado à imprensa, a empresa justificou a decisão: “Inicialmente tínhamos

Congresso da ABEP será em outubro no King’s College

A Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido (ABEP) está recebendo submissão de propostas para apresentação oral ou de pôster no 1° Congresso Europeu de Pós-Graduandos e Pesquisadores Brasileiros, a ser realizado conjuntamente com o 4° Congresso da ABEP-UK, nos dias 14 e 15 de outubro, no King’s College London, Campus Water-loo, em Londres. Os detalhes do evento estão no site www.abep.eventbrite.com e as instruções para submeter propostas em www.abep.org.uk/ABEP2011.pdf .

UK quer atrair estudantes brasileiros

A BBC Brasil repercutiu em julho matéria publicada pelo jornal Observer, em que autoridades do meio universitário britânico estão sendo acusadas de tentar sanar um rombo no financiamento de suas instituições atraindo 10 mil alunos brasileiros. De acordo com o jornal, o plano é que o governo brasileiro destine £18,700 para cada estudante. O projeto recebeu críticas da secretária-geral do Sin-dicato de Universidades e Facul-dades, Sally Hunt. Em entrevista, Hunt afirmou que a Grã-Bretanha ‘’se beneficia enormemente com a vinda de estudantes e funcionários de todo o mundo. Mas o gover-no não deveria usar estudantes estrangeiros como ‘vacas leiteiras’ e como forma de pagar pelo seu fracassado plano de financiamen-to universitário’’. Um porta-voz do governo britânico informou que as conversas com o Brasil ainda estão em estágio inicial.

Luiz Zerbini expõe na Max Wigram Gallery

O artista plástico Luiz Zerbini faz, de 9 de setembro a 1º de outubro, a sua primeira exibição no Reino Unido, “Every Jetson has a Flintstone inside”, na Max Wigram Gallery (106 New Bond Street - London W1S 1DN). O artista apresenta paisagens exó-ticas em grande escala, reple-tas de árvores e galhos, como esculturas e vasos com plantas, dispostas perto de pinturas pra-teadas pespontadas por formas geométricas coloridas, colagens e montagens criadas a partir de slides antigos. Muito do trabalho do artista é inspirado por seu arquivo pessoal de pequenos ob-jetos, fotos, textos e lembranças que se desenvolvem em ambien-tes densos, quase experimentais.

a reserva do Burgess Park junta-mente com o evento Carnaval del Pueblo para se realizar o Brazilian Day London no dia 7 de Agos-to de 2011. Fomos oficialmente informados que o Burgess Park foi solicitado para reformas com a finalidade de atender as Olimpí-adas de Londres, ficando impos-sibilitado para eventos neste ano de 2011. Nos empenhamos na procura de outro parque na cida-de de Londres, apesar da saber-mos que teríamos pouco tempo para a produção do nosso evento. Em breve anunciaremos a data e local definitivo para a realização do Brazilian Day London 2012. Atenciosamente, Brazilian Music Productions Ltd.”

Page 9: Real - Agosto 2011

9agosto 2011

Page 10: Real - Agosto 2011

10 agosto 2011

Page 11: Real - Agosto 2011

11agosto 2011

Page 12: Real - Agosto 2011

12 agosto 2011

Rei

no U

nido

Conselho de Cidadania

A formação de um Conselho de Cidadania no Reino Unido foi discutida em reunião aberta ao público, no dia 19 de julho, no Consula-do-Geral do Brasil em Londres. O conselho,

aprovado pela Subsecretaria-Geral de Comunidades Brasileiras no Exterior (SGEB-MRE) e pelo Conselho de Representantes brasileiros no exterior (CRBE), vai ser eleito por voto direto de cidadãos brasileiros residentes no Reino Unido e deverá funcionar como porta-voz da comunidade e elo de ligação entre os nacionais residentes no país e o CRBE.

O Conselho de Cidadania será formado, em prin-cípio, por 10 pessoas divididas em cinco áreas de atuação (dois membros por área): trabalhadores em geral, empresarial, comunicação, religiosa, educação e cultura. Os membros do conselho não poderão ser integrantes do quadro de funcionários do Ministério das Relações Exteriores. O trabalho é voluntário e não-remunerado.

Reunião no Consulado define critérios para candidatura e eleição dos membros no Reino Unido

Da Editoria

CandidaturaOs requisitos para a candidatura são os seguintes: • nacionalidade brasileira e idade mínima de 21 anos;• residência fixa no Reino Unido há pelo menos dois

anos;• atuante e conhecedor do seu campo de atuação;• conhecedor da realidade da comunidade brasileira

no Reino Unido;• disponibilidade de tempo para dedicação e cumpri-

mento de um mandato de dois anos, participação em reuniões mensais (mínimo de 2 horas), troca de correios eletrônicos bem como eventuais atividades comunitárias.Os formulários de candidatura podem ser obtidos

no website do consulado (www.consbraslondres.com) ou em sua sede (3 Vere Street, London W1G 0DG).

O prazo para a apresentação da candidatura será de 1 a 27 de outubro.

EleiçõesOs eleitores poderão votar, no período entre 3 a 17 de novembro, pelos seguintes meios:• voto direto e individual em urnas e cédulas que

estarão à disposição dos eleitores em locais a serem definidos;

• por via postal: fazer o download da cédula no website do Consulado-Geral e enviar para o endere-ço indicado.Poderão votar somente nacionais brasileiros maio-

res de 16 anos, mediante apresentação de documen-to comprobatório. O eleitor poderá escolher até dois candidatos de cada um dos cinco setores menciona-dos, somando 10 indicações. A indicação de pelo menos um candidato é condição mínima para valida-ção do voto. Caso essa exigência não seja cumprida, o voto estará automaticamente anulado.

Validade do pleito Para que seja representativo dos interesses amplos

e diversificados da comunidade, estabeleceu-se que o Conselho de Cidadania somente será empossado caso haja um número mínimo de 500 votos válidos. A eleição será cancelada caso não se apresente o nú-mero mínimo de um candidato por setor. A divulgação dos eleitos para o Conselho de Cidadania será feita no dia 21 de novembro e a posse dos membros está prevista para o dia 24 de novembro.

Page 13: Real - Agosto 2011

13agosto 2011

Page 14: Real - Agosto 2011

14 agosto 2011

Nome: Andreia Braz-HarwoodIdade: 25 anos

Local de origem: Fortaleza-CE

Por que você resolveu vir morar em Londres? Achei que me formando numa faculdade britânica me daria mais oportunidades no futuro.

Há quanto tempo você está aqui? Oito anos.

Como foi a primeira reação ao chegar?Estava mais ansiosa que qualquer coisa, queria fazer tudo de uma vez!

O que você mais estranhou?A comida.

O que mais gosta e o que não gosta na cidade?Amo: a independência que eu tenho em Lon-dres, tudo que faço só depende de mim. Não curto: alta tempo-rada de turista. Quando estou atrasada e tem 40 pessoas andando devagar na minha frente,

preferia estar em qualquer outro lugar.

Qual o seu lugar predileto em Londres?Camden, por ser um lugar tão diferente, ter tantas coisas interessantes e pessoas tao excêntricas. Me sinto tão ‘normal’ num lugar com tanta imaginação.

Fale da sua rotina. Trabalha? Estuda? Trabalho no Guanabara com marketing e música, faço a minha própria rota e curto muito o que faço. Por enquan-to não estudo, mas em setembro estou de volta às aulas fazendo um curso em Marketing Design.

Você já passou por alguma situação difícil, alguma “roubada” por aqui?Graças a Deus não, e espero que continue assim.

Como conheceu a Real? Que seção ou assunto você mais gosta na revista?Conheci no trabalho. Gosto da seção Flash, de poder ver como a comunidade brasileira está presente aqui em Londres e como o Brasil tem uma imagem tão positiva no Reino Unido.

Tem alguma sugestão ou tema de interesse que gostaria de ler nas páginas da Real?Com tantos brasileiros voltando pro Brasil, seria interes-sante talvez ver e seguir a história deles, estilo ‘pós-Lon-don’. O que mais ajudou a melhorar a vida no Brasil e o que eles gostariam de ter feito que não fizeram.

Alguma dica para os recém-chegados em Londres?Curtir ao máximo! O Brasil vai sempre estar lá, nos esperando, curta cada momento possível em Londres, nossas experiências aqui são únicas e a gente nunca sabe se vai poder voltar no futuro.

A experiência está valendo a pena?Demais. Conheci pessoas do mundo todo, pessoas que vou manter contato para sempre. No lado profissional ganhei oportunidades que se tivesse ficado no Brasil, nunca teria tido.

O que você mais sente falta do Brasil? Família e amigos seria a resposta mais óbvia, mas tenho saudade de tudo! Não existe lugar igual.

Pretende voltar para o Brasil?Sim, um dia todos nós voltamos para casa, seja ela onde for.

Rei

no U

nido

Page 15: Real - Agosto 2011

15agosto 2011

Page 16: Real - Agosto 2011

16 agosto 2011

A beleza nos arredores do rio Liffey esconde os perigos de grupos que costumam atacar estrangeiros em Dublin

IRLANDAIrl

anda

Cuidado com os knackers!

Em Dublin, estrangeiros, inclusive vários brasileiros, têm sido vítimas da violência de jovens irlandeses

Carla Beraldo

A Irlanda tem o quinto melhor Índice de De-senvolvimento Humano (IDH) do mundo, de acordo com informações da Organização das Nações Unidas (ONU), mas a reces-

são que assola o país desde 2008 trouxe junto os problemas sociais. Um deles, os frequentes ataques a estrangeiros por um grupo de jovens denominado knackers. O vocábulo é incorporado ao cotidiano de quem vive na Irlanda, mas cuidado ao usá-lo, porque a origem do termo é pejorativa, atribuída a pessoas que dão fim a animais que não têm mais utilidade para consumo ou para serem usados no trabalho.

A violência é recorrente, ainda que o Estado finan-cie com uma média de €1 mil as pessoas desempre-gadas ou em situação de pobreza, valor maior do que a média salarial dos latino-americanos que vivem no país. Segundo a Central das Estatísticas irlandesas (CSO), em 2010 a economia cresceu 2,7% em relação ao trimestre anterior de 2009, mas esse panorama não é considerado bom para um país que durante muito tempo foi líder de crescimento na Europa. A re-cessão deixou fortes marcas na população irlandesa e embora não haja justificativa para a violência, a alega-ção dos agressores é que os estrangeiros ocupam as vagas de trabalho dos nativos.

Os knackers são jovens considerados pobres, que andam em grupos. Muitos deles têm a cabeça raspa-da, alguns vestem roupas de grife e às vezes fumam,

bebem ou se drogam em plena luz do dia e pedem dinheiro e cigarro nas ruas. A violência gratuita desses grupos já fez muitas vítimas brasileiras. Em junho, o jornalista R.S foi atacado nas redondezas do Canal, em Portobello, em Dublin, e ficou dois dias internado no hospital em decorrência das agressões. Os 12 agressores o espancaram, roubaram a sua carteira e o abandonaram. “Foi horrível. Pensei que fosse morrer, mas ainda bem que estava perto da luz e fui socor-rido por pedestres que passaram pelo local minutos depois de eu ser agredido. Não sei se teria sobrevivido se ficasse mais tempo sem socorro”, conta.

Outras vítimasOutro caso drástico ocorreu em dezembro de 2010,

quando dois amigos, que também preferiram não se identificar, foram para um pub usando gorrinhos de Natal. Um deles saiu para fumar e foi abordado por dois garotos que tentaram levar o gorro. Ele conseguiu se desvencilhar a tempo e foi indagar os meninos. Duas horas depois, ao voltarem para casa, mais de 20 pessoas os esperavam em uma emboscada. Um dos brasileiros conseguiu fugir, mas o outro apanhou tanto que ficou mais de duas semanas hospitalizado e per-deu a audição de um dos ouvidos. O sonho do garoto de 23 anos, de aprender inglês e de ter uma vida fora do Brasil, transformou-se em pesadelo.

O jornalista Fillipi Pamplona foi outra vítima da vio-

Page 17: Real - Agosto 2011

17agosto 2011

Page 18: Real - Agosto 2011

18 agosto 2011

Energia que curaPara quem é amante de terapias

alternativas e preza pelo bem-estar físico e mental, uma boa dica é participar do círculo de Reiki, que acontece às terças-feiras, das 19h às 21h, no Marino Institute of Education, situado a Griffth Avenue, Dublin D. O grupo é formado por brasileiros e irlandeses que procu-ram respostas sobre o modo como as energias atuam no ser humano. A participação é gratuita e mais in-formações podem ser encontradas no site www.ailanitherapy.com.

Saudade da terrinhaA tradicional feijoada brasileira

pode ser encontrada todos os sá-bados na Casa do Adão Tarilândia.Por €7 você se delicia com a co-mida e ainda encontra os brasucas para bater papo. A descontração é garantida, porque muitas vezes as pessoas levam instrumentos musicais para completar a festa. Da próxima vez que sentir saudades da comida brasileira, já sabe para onde ir. Anote aí: Casa do Adão Tarilân-dia,7 Newmarket Square, comeci-nho da Cork Street, Dublin 8.

CURTAS DA IRLANDA

Irlan

da

Carla Beraldo

Dueto verde-amarelo

Depois do sucesso da turnê pela Europa, Japão e Canadá, Iggor Ca-valera e Laima Leyton, da dupla Mi-xhell, vão se apresentar em Galway no dia 13, onde farão um show antes de embarcar para a Itália. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.mixhell.info.

Estradas segurasApesar de ser um pouco complicado para nós, brasileiros, dirigir na

Irlanda por causa do lado oposto, trafegar nas rodovias irlandesas é seguro. É o que aponta a pesquisa do Conselho de Transportes da União Européia (ETC). Segundo os dados divulgados, a Irlanda ocupa o sex-to lugar entre os países mais seguros no trânsito. Entre 2001 e 2010, o número de mortes no transito irlandês caiu 48%. Oito países europeus conseguiram reduzir as mortes acima dos 50%. Os mais seguros, de acordo com o relatório, são respectivamente: Suécia, Reino Unido, Malta, Holanda e Alemanha.

lência. “Fui atacado por um grupo de knackers. Nada demais ocorreu, apenas levei um soco de raspão no rosto. O problema foi a razão da violência: xenofobia. Infelizmente, ações como esta são comuns na Irlanda. É fácil encontrar estrangeiros que já sofreram investidas ríspidas pelo simples fato de serem imigrantes. Sul-ame-ricanos, indianos e até mesmo europeus costumam ser desrespeitados por uma minoria irlandesa”, declara.

No site de relacionamentos Orkut há uma comuni-dade intitulada “Eu odeio os knackers”, na qual bra-sileiros que já sofreram agressões divulgam os locais em que os crimes ocorrem para alertar os conter-râneos. Os tipos de violência variam: xingamentos, lançamento de objetos, cusparadas e agressão física. Não é difícil identificar os estrangeiros, pois em geral os irlandeses têm pele e olhos claros e os estrangei-ros são identificados pelas suas características físicas distintas ou pelo sotaque.

Fique alerta!De acordo com a Garda Síochána (polícia irlande-

sa), algumas precauções devem ser tomadas, como evitar andar sozinho à noite. Se estiver sozinho, redo-bre a atenção com os itens que colocará na mochila: não leve nada de muito valor, como grandes quantias de dinheiro, joias, passaporte, máquina fotográfica ou filmadora. Em caso de ser abordado, não reaja, nem tente revidar. Deixe o local o mais rápido possível e

ligue para um dos dois telefones de emergência da Garda: 999 ou 112. As ligações de emergência são gratuitas e podem ser feitas tanto pelo celular ou por um telefone público.

Filipi Pamplona foi agredido e revidou, o que não é aconselhável. “Admito meu ato falho e aceito parte da responsabilidade pelo ocorrido. Sim, caí na provoca-ção dos rapazes, mas o ataque era iminente”, conta. O jornalista também explica que foi “gentilmente” atendido pela Garda e que a polícia tentou localizar os agressores durante mais de 30 minutos, mas não ob-teve êxito. “No final das contas, foi melhor não tê-los encontrado. Os menores seriam soltos e marcariam meu rosto. Apesar de ser capital de um país, Dublin é pequena e pacata, ou seja, é fácil reconhecer as pessoas nas ruas”, explica.

A região central da capital, perto do rio Liffey, é co-nhecida pelas histórias de violência. O problema é que no local, além das vielas que se transformaram em zona de concentração de viciados em drogas, situa-se também a sede do Social Welfare, que presta serviços públicos. É bom ficar alerta também nas regiões da Parnell e Mountjoy Square, Smithfield, Summerhill e evitar encurtar caminho pelas vielas de madrugada, pois os usuários de drogas geralmente se concentram nesses locais. Importante salientar que, apesar dos knackers, a maioria dos irlandeses é amigável e não compactua com os atos violentos desses grupos.

Page 19: Real - Agosto 2011

19agosto 2011

Page 20: Real - Agosto 2011

20 agosto 2011

Cap

aCAPA

O melhor do cinema con-temporâneo nacional es-tará em cartaz em Lon-dres, durante a terceira

edição do Brazilian Film Festival, de 6 a 10 de setembro. O tradicional Circuito Inffinito, realizado em oito países, comemora nesta tempo-rada os 15 anos de criação do primeiro festival, em Miami, no Es-tados Unidos. No retorno à capital londrina, o palco de abertura será novamente o BAFTA, assim como aconteceu em 2010. A Academia Britânica de Cinema e Televisão abre o festival, no dia 6, com a co-média “O Homem do Futuro”, com Wagner Moura e Alinne Moraes no elenco. Outros nove longas e vários curtas-metragens fazem parte da programação que acontecerá no Odeon Covent Garden.

Como já é tradição, o Brazilian Film Festival realiza programação paralela à exibição dos filmes e até o dia 4 de agosto, a produção já havia confirmado a participação da produtora Paula Barreto, dos

Londres recebe em setembro a terceira edição do maior circuito de cinema nacional. Ligue-se no site da Real para concorrer a ingressos

Da Editoria

diretores do documentário “Elza”, que conta a trajetória da cantora Elza Soares, Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan, e do produtor de “O Homem do Futuro”, Leonardo Monteiro de Barros.

Até o fechamento desta edi-ção, a produção não havia con-firmado a agenda completa com os dias e horários de exibição de cada filme no Bafta e no Odeon Covent Garden. Por isso, fique atento aos sites da Real, www.revistareal.com, e do Brazilian Film Festival, www.brazilianfil-mfestival.com, para se atualizar e não perder nada do evento.

Parceira de mídia do Brazilian Film Festival desde a primeira edição, em 2009, a Real também estará promovendo este ano o sorteio de ingressos para os leito-res no final de agosto e início de setembro. Para concorrer e curtir uma sessão de cinema de graça, e acompanhado, visite o nosso site que a promoção estará no ar a partir do dia 15 de agosto.

Page 21: Real - Agosto 2011

21agosto 2011

INFORME PUBLICITÁRIO

Lycamobile comemorou o seu 5° AniversárioLycamobile, a maior provedora global de chama-das móveis internacionais de baixo custo, focada nas comunidades imigrantes, comemorou o seu 5 º aniversário com Boris Johnson, prefeito de Londres, no dia 21 de Julho. A Lycamobile foi criada em julho de 2006, e expandirá seus serviços para 14 paí-ses até o verão de 2011. A empresa está sediada em Londres, nas Docklands, onde conta com uma equipe de 600 pessoas responsáveis pelas opera-ções globais. Subaskaran Allirajah, presidente da Lycamobile que imigrou para o Reino Unido em 2000, comentou: “O Reino Unido, em particular Londres, com suas di-versas comunidades e visão global, é o local natural para a sede da empresa. Estou muito orgulhoso do crescimento espetacular que a Lycamobile alcançou em seus primeiros cinco anos e honrado que Boris Johnson, prefeito de Londres, esteja aqui hoje para celebrar conosco este marco importante.”Lycamobile tem sustentado o seu crescimento con-tinuamente investindo em pessoas, processos, tec-nologia e marca para oferecer serviços de qualidade

superior aos seus clientes. “Nosso serviço está dis-ponível em 14 países, criando uma distância significa-tiva entre nós e nossos concorrentes mais próximos, que só irá crescer à medida que acelerarmos nosso ritmo nos próximos meses. Estamos muito felizes em receber todas as comunidades imigrantes na família Lycamobile e estamos comprometidos em oferecer um serviço de alta qualidade que permitirá aos nossos clientes manter contato com amigos e família em todo o mundo a preços mais acessíveis “, comentou Milind Kangle, CEO, Lycamobile.O prefeito de Londres, Boris Johnson, acrescentou: “Estou muito contente de estar aqui hoje para cele-brar o quinto aniversário da Lycamobile. Esta jovem empresa, com sede no coração das Docklands, é como a economia da capital - internacional, dinâmi-ca, bem sucedida e está em constante crescimento. Eu desejo à Lycamobile todo o sucesso para os próximos anos.”Para mais informações sobre a Lycamobile e para pedir o seu SIM card grátis, visite www.lycamobile,co.uk ou ligue 020 7132 0322

Sobre Lycamobile - Lycamobile é o cartão SIM pré-pago que oferece chamadas nacionais e internacionais de alta qualidade e baixo custo para mais de 6,5 milhões de clientes em 14 países (Reino Unido, Holanda, Bélgica, Suíça, Dinamarca, Noruega, Suécia, Itália, Espanha, Austrália, França, Alemanha, Polónia e Irlanda). A Lycamobile é distribuída em mais de 500.000 pontos de venda pela Europa. A marca foi inicialmente introduzida na Holanda em 2006 e já é o maior MVNO da Europa, e continua a crescer rapidamente, com o lançamento em novos mercados previsto para 2011 e 2012.

Premananthan Sivasamy, Boris Johnson e o presidente da Lycamobile, Subaskaran Allirajah, posam com o garoto-propaganda da empresa

Lycamobile comemora cinco anos em Londres

O prefeito de Londres, Boris Johnson

Page 22: Real - Agosto 2011

22 agosto 2011

LONGAS-METRAGENS

O HOMEM DO FUTUROComédia (103min – 2011)

Zero é um cientista brilhante e solitário que acredita ser infeliz por-que há 20 anos foi humilhado pelo grande amor da sua vida. Ao tentar criar uma forma revolucionária de energia, volta acidentalmente ao passado e se vê diante da chance de encontrar a si mesmo (20 anos mais jovem) e “corrigir” os erros de sua própria vida. Direção: Claudio TorresElenco: Wagner Moura, Alinne Moraes, Maria Luisa Mendonça, Gabriel Braga Nunes e Fernando Ceylão

ELZADocumentário (72min – 2009)

No cenário da MPB é impos-sível não lembrar de Elza Soares. Além de sua voz marcante e do talento para interpretar, ela possui talento para viver. Elza é a ponte de ligação entre a tradição e o novo, o samba de morro e o do asfalto, as raízes e as antenas. Direção: Izabel Jaguaribe e Ernes-to Baldan Elenco: Elza Soares, Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Caetano, Mart’nália, Haroldo Costa e Her-mano Vianna

VIPSFicção (95min - 2010)

Desde pequeno, o maior pra-zer de Marcelo da Rocha é imitar pessoas e se passar pelos outros. Alimentando o sonho de aprender a voar e tornar-se piloto como o pai, Marcelo foge da casa da mãe e começa a maior aventura de sua vida, cada vez se passando por uma pessoa diferente. Até dar o maior golpe de sua vida.Direção: Toniko MeloElenco: Wagner Moura, Arieta Corrêa, Gisele Froes, Juliano Ca-zarré, Norival Rizzo, Roger Gobeth e João Francisco Tottene

ALÉM DA ESTRADADrama (85min – 2010)

Sem perspectivas, o argenti-no Santiago decide ir ao Uruguai conhecer um terreno deixado por

seus pais, mortos tragicamente. Na chegada, encontra Juliette, jovem belga em busca de um amor do passado. O que parecia ser uma simples carona acaba se transformando em uma breve, porém intensa, jornada. Direção: Charly BraunElenco: Esteban Feune de Colom-bi, Jill Mulleady e Guilhermina Guinle

BOCA DO LIXODrama – (100min - 2010)

Adaptado da autobiografia de Hiroito de Moraes Joanides, o filme retrata a atmosfera noturna da Boca do Lixo, região de prostitui-ção no centro de São Paulo nos anos 50 e 60. Direção: Flavio FredericoElenco: Daniel de Oliveira, Hermila Guedes, Jefferson Brasil, Milhen Cortaz, Paulo César Pereio, Ma-xwell Nascimento, Camila Leccioli, Juliana Galdino, Leandra Leal e Cláudio Jaborandy

DE PERNAS PRO ARComédia – (97min – 2010)

Comédia romântica que analisa as delícias e agruras da vida amo-rosa contemporânea: seus limites, alegrias, fantasias e insatisfações. Direção: Roberto SantucciElenco: Ingrid Guimarães, Bruno Garcia, Maria Paula, Denise Wein-berg, Antônio Pedro, João Fer-nandes, Cristina Pereira, Rodrigo Candelot, Marcos Pasquim e Flávia Alessandra

CURTAS-METRAGENS

3X4Comédia (6min / 2010)Elenco: Moacir Ferraz

A CASA DAS HORASDrama (19min / 2010)Direção: Heraldo CavalcantiElenco: Nicette Bruno, Oscar Ro-oney, entre outros

A VERDADEIRAHISTÓRIA DA BAILARINA DE VERMELHOComédia (17min / 2010)Direção: Alessandra Colasanti e Samir Abujamra

Cap

a

Page 23: Real - Agosto 2011

23agosto 2011

Page 24: Real - Agosto 2011

24 agosto 2011

Elenco: Alessandra Colasanti, Cora Ronai, Cissa Guimarães, Enrique Diaz, Marina Colasanti, Affonso Romano de Sant’Anna, Vera Holtz, entre outros

FEROCIDADE ENTRE A URBE E A FLORADrama (13min / 2010)Direção: Márcio B. VenturiElenco: Márcio Vito, Marina Rigueira, Fernando Dolabella e Márcio B. Venturi

GAROTO BARBAComédia (14min / 2010)Direção: Christopher FaustElenco: Vitor Steinhaus, Maureen Miranda e Ricardo Alberti

TEMPESTADEAnimação (10min / 2010)Direção: Cesar Cabral

O BOLOComédia (15min / 2010)Direção: Robert GuimarãesElenco: Eriberto Leão, Fabiula Nascimento, Flavio Bauraqui,

Catarina Abdala, Kiko Mascare-nhas, Felipe Abib, Angela Rabello e Caike Luna

AMIGOS BIZARROS DO RICARDINHO Comédia (20min / 2010)Direção: Augusto CananiElenco: Ricardo Lilja, Matheus Phillippi e João Diemer

Locais:BAFTA195 Piccadilly, London W1J 9LN020 7292 5800www.bafta.org

Odeon Covent Garden(de 7 a 10 de setembro) 135 Shaftesbury Avenue, London, WC2H 8AH Ingressos: £8 (concessão) £10 0871 22 44 007 www.odeon.co.uk(acessar Covent Garden)

Cap

a

Page 25: Real - Agosto 2011

25agosto 2011

Page 26: Real - Agosto 2011

26 agosto 2011

Beatles Festival

Nos dias 19 e 20 de agosto acontece o Decades Festival Cork, quando 38 pubs da cidade irlandesa recriarão o ambiente de uma década do século 20, com muita música e decoração da época, bebidas e comidas típicas. Os clientes também de-vem entrar no clima do festival, vestindo--se a caráter para participar da festa. Aos interessados em

curtir o festival e que moram em Dublin, um ônibus sairá da capital irlandesa, da O’Conell Street, às 17 horas do dia 19. O custo do transporte é de €14 e pode ser reservado pelo e-mail [email protected].

Mais info: www.decadesfestivalcork.ie

Fest

ivai

sFESTIVAIS

DecadesFestival Cork

Carnaval de Notting Hill

A Festival Interna-cional Beatle Week é um dos maiores eventos de música do mundo, que acontece todos os anos em Liverpool, berço dos rapazes que revoluciona-ram o rock nos anos 60. O evento reúne bandas de mais de 20 países e fãs de mais de 40. A pro-gramação, de 24 a 30 de agosto, é extensa, com shows ao vivo, exposi-ções, vendas de objetos que remetem ao quarte-to, palestras, apresenta-ções de vídeos, visitas

guiadas e uma convenção. Bandas covers dos Beatles se apresentam ao vivo no Cavern Club e no Cavern Pub, na Mathew Street, no Hotel Adelphi e no Philharmonic Hall. Para quem é beatlemaníaco, é o programa ideal. Mas para quem gosta de outras bandas, haverá outras que tocam covers de outros gigantes do rock, como The Who, Queen, The Rolling Stones e The Beach Boys!

Mais info: www.beatlesfestival.co.uk

Nos dias 28 e 29 de agosto acontece o tradicional Carnaval de Notting Hill - a maior festa da Europa - que atrai uma multidão de cerca de um milhão de pessoas. No percurso de quase 5 quilômetros pelo famoso bairro de Londres, observam-se carros alegóricos, desfile de máscaras e ritmos variados do carnaval caribenho, reggae e samba. Com centenas de barracas de comida, as delícias da culinária latina também estarão desfilan-do suas cores e sabores nos arredores da grande festa popular. A London School of Samba, com o tema “Zé Malando e os 40 ladrões” e a Paraíso School of Samba (foto), com o enredo “Dez anos da Paraíso”, serão duas das atrações da festa, que tem o desfile principal no feriado de segunda-feira, dia 29, percorrendo a Great Western Road, a Chepstow Road e a Westbourne Grove até Ladbroke Grove (W11 1HT).

Mais info: www.nottinghill-carnival.co.ukwww.londonschoolofsamba.co.ukwww.paraisosamba.co.uk

Foto

: Ste

ve B

arns

Page 27: Real - Agosto 2011

27agosto 2011

Page 28: Real - Agosto 2011

28 agosto 2011

Pass

eios

PASSEIOS

Parlamento Britânico

Regent’s CanalCom dias de sol e temperaturas na casa dos 25 graus,

nada como um passeio ao ar livre num dos pontos que fazem parte da história de Londres: o Regen’ts Canal. Você pode se aventurar numa caminhada ao longo do belo canal ou fazer o passeio de barco. A Jason’s Trip faz a rota na área de Little Venice, saindo de Regent’s Park e terminando em Camden Lock (e vice-versa). O barco tem mais de 100 anos e a viagem, que inclui um guia a bordo e tem a duração de 45min em cada sentido, tem

Verão é tempo de conhecer os bastidores do Parlamento Britânico, que abre durante o recesso da casa. A visita guiada leva aproximadamente 1h15min, partindo da Victoria Tower e visitando Queen’s Robing Room, Royal Gallery, Prince’s Chamber, the Chamber of the House of Lords, Central Lobby, House of Commons, Members’ Lobby e St Stephen’s Chapel. Em agosto, as visitas acontecem às segundas, terças e sextas, das 9h15 às 16h30, e às quartas e quintas, das 13h15 às 16h30. Em setem-bro e outubro, das 9h15 às 16h30 às segundas, sextas e sába-dos. E das 13h15 às 16h30 às terças, quartas e quintas (horários sujeitos a alterações). Ingressos: £15 (adultos), £6 (crianças) e £37 (famílias). Estudantes, maiores de 60 anos e grupos com mais de 10 pessoas, £10. Ingressos com antecedência no site www.ticketmaster.co.uk ou pelo telefone 0844 847 1672.

Mais info: www.parliament.uk/visiting

Nos arredores de DublinUma boa chance para curtir um passeio nos arredores

de Dublin é o Festival Killruddery, em Bray, nos dias 19, 20, 26 e 28 de agosto. O festival terá abertura da banda Il Divo e apresentações de Bryan Ferry e Colm Wilkinson. O cenário do século 17 do Kilruddery House, com seu anfi-teatro natural, jardins bem cuidados e áreas para piqueni-ques, é perfeito para o evento. O local fica 20 quilômetros ao sul de Dublin, depois da Bray in Co, no município de Wicklow. Trens saem de Dublin para Bray. Descendo na estação de Bray Dart, pegue o Fingegans Bus, números 84 ou 184, em direção ao Lord Meath’s Gate. A Killruddery House fica a 500 metros a pé do local.

Mais informações sobre o evento e direções para quem vai de carro: www.killrudderyfestival.com

sido uma característica inerente ao canal desde 1951. Um dos barcos, o “Dawn til the Dusk”, também pode ser reservado para festas. De abril a novembro, o barco sai de Little Venice às 10h30, 12h30 e às 14h30; e de Camden Lock às 11h15, 13h15 e 15h15. Aos finais de semana e feriados, até setembro, também há partidas às 16h30 de Little Venice e às 17h15 de Camden. Os preços variam de £7 a £9 (crianças até 4 anos não pagam).

Mais info: www.jasons.co.uk

Page 29: Real - Agosto 2011

29agosto 2011

Page 30: Real - Agosto 2011

30 agosto 2011

Mantenha-se atualizado sobre as últimas ideias de coquetéis, novidades e

competições na nossa página do Facebook do Reino Unidowww.facebook.com/PituUK

APERITIVOS PITÚ PARA UM VERÃO REFRESCANTE!

Curiosidades PITÚ: •PITÚ é feita no Brasil com

a mais pura cana-de-açúcar •A PITÚ produz a melhor

bebida nacional de que tanto nos orgulhamos, a cachaça

•A população adulta do Brasil - de 150 milhões de pessoas - consome aproximadamente 1,2 trilhões de litros por ano, o equivalente a 8 litros por habitante

•A PITÚ é a maior exportadora de aguardente de cana mundial

•A PITÚ é a marca líder do

mercado na Europa •A PITÚ é a bebida que

serve como base de preparação da PITÚrinha, a Caipirinha Premium

•Existem muito mais

receitas de coquetéis feitos de PITÚ no portal www.pitu.com

Ingredientes: •40 ml de PITÚ•20 ml de xarope de coco•120 ml de xarope de abacaxi •gelo

Ingredientes: •50 ml PITÚ•2-3 colheres de sopa de

açúcar mascavo•1 limão •gelo picado

Ingredientes: •50 ml PITÚ •10 ml de xarope de

maracujá •120 ml de água tônica •2 colheres de sopa de

açúcar mascavo •1 limão •1 ramo de hortelã

Page 31: Real - Agosto 2011

31agosto 2011

Page 32: Real - Agosto 2011

32 agosto 2011

Richmond ParkMaior espaço aberto de Londres, o parque mudou pouquíssimo com o pas-

sar dos séculos e tem conexões com a monarquia britânica desde o século 13. O local, originalmente destinado à caça de veados, ainda tem cerca de 600 cervídeos (entre veados e cervos) e não será difícil avistá-los se você puder ir de carro ou táxi margeando o parque à procura dos animais. O parque é tam-bém ideal à pesca, ciclismo (há um ponto de aluguel de bicicletas), prática de esportes variados, campo de golfe e um espaço ideal para a garotada empinar pipas. Outra atração bacana é a Isabella Plantation, um jardim ornamental repleto de plantas exóticas. O Richmond Park fica aberto a partir das 7h no verão e às 7h30 no inverno. Fecha ao por-do-sol durante todo o ano.  

Como chegar: Metrô/trem: Richmond Station - British Rail or District Line (e depois

pegue o ônibus 371 ou 65 até o portão de pedestres em Petersham)Ônibus: 190, 391, 419, RG8, 72, 65, 493, 371, 33, 337, 485, 85, 265, K3Carro: existem 6 estacionamentos no parque

Atra

ções

Gra

tuita

sATRAÇÕES GRATUITAS

Bushy ParkFuja do Hyde Park! Não que o parque mais famoso de

Londres não seja um ótimo programa para um dia de ve-rão. Mas é legal aproveitar essa época do ano para conhe-cer um lugar novo. O Bushy Park é relativamente afastado do centro de Londres e, justamente por isso, é uma su-gestão diferente para passar o dia e fazer um piquenique. O parque fica ao norte do Hampton Court Palace e tem resquícios de sua história de fazenda medieval. O local é ótimo para a prática de esportes e tem entre as suas atrações a fonte Arethusa Diana, assim como os veados e uma grande variedade de aves. O parque é aberto 24 horas para pedestres, exceto em setembro e novembro, quando abre às 8h e fecha às 22h30.

Como chegar: pegue o trem em Waterloo até Hampton Wick. De lá, a caminhada é de 5 a 10 minutos até o parque.  

Mais info: www.royalparks.gov.uk

Kilmainham Arts FestivalUm ótimo programa gratuito em Dublin acontecerá

nos dias 26 e 27 de agosto, no subúrbio de Kilmainham. O evento tem exposição de artes, música, dança, peças de teatro e oficinas de arte. Serão dias ideiais para um piquenique e para se ouvir boa música ao vivo ou poe-sias na tenda Spoken Word. Os músicos são convidados a levar instrumentos para compor uma banda Jam ou participar da competição para a escolha de músicos de

rua (Busking) no pub The Patriots Inn. Locais do festival: esquina da Kilmainham Lane com

a Church Circular Road (perto do Phoenix Park), Irish Museum of Modern Art, pub The Patriots Inn, The Kilmainham Hilton Hotel, dentre outros. No dia 26 de agosto, as atividades começam a partir das 21h e no dia 27, a partir das 11h.

Mapa do local: festival.kilmainhamartsclub.com

Page 33: Real - Agosto 2011

33agosto 2011

Page 34: Real - Agosto 2011

34 agosto 2011

Viag

ens

VIAGENS

Cotswolds

Liverpool

Cotswolds é mais que uma área de beleza incomum, re-pleta de igrejas medievais e com a beleza bucólica típica do interior inglês. É cortada por inúmeras trilhas a serem per-corridas a pé e de bicicleta e locais ideais para se desfrutar deliciosos e calóricos cream tea completos, com seus bolos recheados de geléia e chantilly, sanduíches e canapés.

Como chegar:Carro: a melhor maneira de explorar as Cotswolds.

Saindo de Londres siga pela M40, em direção a Oxford. São duas horas de viagem.

Trem: há várias estações nas Cotswolds (Hanborough, Kingham, Moreton-in-Marsh, Cheltenham e outras), com trens saindo de London Paddington. A viagem dura 1h30 (www.nationalrail.co.uk).

Ônibus:  National Express (www.nationalexpress.com) saindo diariamente de London Victoria Coach Station, com exceção aos domingos. A viagem dura em torno de 3h.

Mais info: www.the-cotswolds.orgwww.cotswolds.com, www.cotswold.gov.ukwww.oxfordshirecotswolds.org

Se você ainda não conhece Liverpool, tem um ótimo motivo para visitar o berço dos Beatles em agosto, durante a Beatles Week Festival (veja na página de festivais). A cidade ainda oferece outras grandes atrações culturais, com museus, galerias e tudo o que se refere à vida dos “quatro garotos de Liverpool”, como o Cavern Club (foto). Um passeio ao entardecer pelos belos docks, como o Albert Dock, com suas variadas opções gastronômicas e belas lojas comerciais, fazem de Liverpool uma viagem agradável. Aos amantes do futebol, ainda existe a possibilidade de assistir a um jogo de um dos times da cidade, Liverpool e Everton, na primeira divisão inglesa, que volta a ser disputada este mês.

Mais info: www.visitliverpool.com

Glendalough é um vale glacial localizado no conda-do de Wicklow, na Irlanda, conhecido por sua povoação monástica medieval fundada no século 6 por um padre eremita (St. Kevin). É um magnífico cenário e um patrimô-nio rico em monumentos, arqueologia, arquitetura, flora e fauna. Alguns destaques são a Round Tower e o Wicklow Mountain National Park, de 20 mil hectares.

Não há transporte público a Glendalough. As opções são:Carro: de Dublin, dirija-se à M11/N11 (sul). Conti-

nue até Kilmacanogue e tome a saída para Roundwood/Glendalough (R755). A partir daí siga a sinalização para Roundwood/Glendalough, depois para Laragh/Glendalou-gh (R755) e finalmente para Glendalough (R757).

De trem ou ônibus: pode-se pegar um trem ou ônibus partindo de Dublin em direção a Wexford. Desça em Rathdrum, a estação mais próxima de Glendalough, de onde pode-se pegar um táxi até o destino. Horários dos trens em www.irishrail.ie e de ônibus em www.buseireann.ie

Mais info: www.glendalough.iewww.wicklowmountainsnationalpark.ie

Glendalough

Page 35: Real - Agosto 2011

35agosto 2011

Page 36: Real - Agosto 2011

36 agosto 2011

Mer

cado

sMERCADOS

Borough Market

Broadway Market

O mais famoso mercado de alimentos de Londres localiza-se sob os viadutos ferroviários e entre o rio Tamisa e a Borough High Street, no sudeste de Londres. Mas não é só a qualidade dos ingredientes e as deliciosas comidinhas de rua que fazem do Borough Market um lugar especial – são também as pessoas e o lugar. Muitos dos feirantes são também produtores que cultivam ou preparam os alimentos que vendem. O mercado abre às quintas, das 11h às 17h; sextas, das 12h às 18h; e sá-bados, das 8h às 17h. O estacionamento em torno de Borough é limitado, portanto, a melhor opção é usar o transporte público:

Metrô: estações London Bridge ou BoroughTrem: estação de London BridgeÔnibus: linhas que passam na London Bridge, High

Borough Street ou Rua SouthwarkMais info: www.boroughmarket.org.uk

Tudo começou em 1900, quando um comerciante local, Fred Cooke, resolveu vender uma iguaria muito comum para pessoas de classe baixa da época, as jellied eels, ou enguias gelatinosas em português. Hoje, a movimentada rua do leste de Londres vende de tudo: tortas, doces, roupas e ar-tesanato. O Broadway Market fica no leste de Londres (E8), acontece aos sábados e se estende de London Fields ao Regent’s Canal, pertinho da Hackney Road e da Mare Street. 

Vários ônibus circulam na área da Hackney Road. A estação de trem mais próxima é a London Fields. A Hag-gerston e a Hackney Central são as estações do London Overground mais próximas. Metrô: Bethnal Green. Existem vários locais para estacionar o carro, mas como estamos no verão, recomendamos uma caminhada ou pedalada até o mercado.

www.broadwaymarket.co.uk

Galway MarketO agitado mercado de rua da Church Lane, perto da

igreja de St. Nicholas, em Galway, na costa oeste da Irlanda, existe há séculos. Lá, centenas de barracas vendem artesa-natos produzidos localmente e há uma enorme variedade de alimentos disponíveis, bem como crepes saborosos, Madras curry, sushi japonês e deliciosos chocolates artesa-nais. Os mercado de rua são sempre ótimos programas para

quando você tem um tempinho de sobra e está disposto a uma caminhada. O Galway Market abre aos sábados e feria-dos, das 8h às 18h, e aos domingos, das 14h às 18h.

Mais info: www.galwaymarket.comwww.galwayindependent.com/local-news/local-news/

the-saturday-market/

Page 37: Real - Agosto 2011

37agosto 2011

Page 38: Real - Agosto 2011

38 agosto 2011

Agen

daAGENDA

Dublin Todas as sextas-feiras no Turks Head (Temple Bar), das

21h às 3h. A entrada é free até as 23h. 353 870520541 - 872766845 – 876468029

botecobrasileiro.facebook

Baile Funk Dublin Toda segunda e última quinta-feira do mês no Q Bar, 1

Burgh Quay, Dublin 2.Info: 353 874148703 - facebook.com/BailefunkDublin

Londres A balada que se tornou o mais novo

point dos brasileiros em Londres.Todos os sábados, das 21h às 4h,

no Athene Place, 73 Shoe Lane EC4A 3BQ.Veja programação completa de verão na página 29.

Reservas e informações:020 7583 8602 e 079 8449 6533

www.santafelondres.com

Igor Cavalera Igor Cavalera e Laima Leyton, da dupla Mixhell, se

apresentam em Galway, na Irlanda, no dia 13 de agosto. Ingressos: www.mixhell.info

Angelita Jimenezlança single

A cantora e compositora Angelita Jimenez lança o single “Clareou” no dia 17 de agosto, às 19h, no Jazz Club Soho (10 Dean Street – London W1D 3RW). Há

cinco anos em Londres, Angelita já atuou, entre outros, na abertura do Festival La Linea - The London Latin Music Festival, no Sheperds Bush Empire, com sua

banda Cultura Londres, e no projeto Discovery Show, organizado e transmitido pela Jazz FM. Ingressos: www.pizzaexpresslive.co.uk

Brazil in TuneShow musical no dia 18 de setembro marca o encontro

de talentosos músicos brasileiros. De São Paulo,

Dani Turcheto, em tour pela Europa, apresenta “Madeira

Torta”, seu segundo disco de samba e samba-jazz, lançado este ano com a participação de Mauro Refosco e Dennis Litchman. De Londres, Gui Tavares, músico brasileiro

que atua no Reino Unido desde 2000, leva ao palco as influências da bossa nova e da MPB, ao lado de

convidadas especiais, como Rebeca Vallim, Roberta Maldonado e Lucia Viola. O final da noite ficará a cargo do DJ Mozhey, com ritmos afro-brasileiros.

Local: Proud Camden, Stabels Market, Chalk Farm Road, London NW1 8AH

Ingressos: £4 (antecipado) e £6 (no local)Info: [email protected]

Baladas

Shows

Page 39: Real - Agosto 2011

39agosto 2011

Page 40: Real - Agosto 2011

40 agosto 2011

Música ao vivo de quarta a domingo. Às quartas, MPB no estilo jam session, das 20h às 0h30 (músicos são bem-vindos!) Às quintas, roda de choro das 20h às 0h30. Às

sextas, MPB das 20h às 23h e forró pé de serra, das 23h às 3h. Aos sábados, o melhor do sertanejo ao vivo, das

21h às 23h30, e pagode e DJ, das 0h às 3h. No domingo, pagode das 20h às 0h.

126 South Lambeth Road, Vauxhall, LondonSW8 1RBReservas: 020 7622 3602

[email protected] - www.tapiocahouse.co.uk

Aos sábados à noite, o melhor da música brasileira.3 Bell Lane, London E1 7LA - Reservas: 020 7247 5479

[email protected] - www.bankete.co.uk

O tradicional boteco brasileiro de Londres tem som ao vivo às sextas, sábados e domingos, com grupos e músicos

apresentando o melhor da MPB e bossa nova. Às sextas e sábados, a partir das 20h, e aos domingos, a partir das 15h. 10 Kings Gate Place, Kilburn, London NW6 4TA, das 12h

às 23h. Reservas: 020 7604 [email protected] - www.barracocafe.co.uk

Programação variada de shows ao vivo de quarta a domingo, com músicos e DJs brasileiros, como Rudy Rocha, Giba &

Friends, Gui Tavares, Neto Pio, Marcelo Nunes e DJs Sampa e Cyro, além de apresentações de músicos internacionais. Confira a agenda completa no site do Made in Brasil. 12

Inverness Street, Camden Town, London NW1 7HJReservas: 020 7482 0777

[email protected] - www.made-in-brasil.co.uk

Agen

daAGENDA

Uma das casas noturnas brasileiras mais tradicionais de Londres tem uma programação variada e vibrante

durante toda a semana. De segunda a domingo, um ritmo diferente para embalar a noite: Guanabara Social Club (às segundas), bossa nova lounge (às terças), roda de samba (às quartas), balada house (às quintas), Favela Blocparty

(às sextas), Brazil Rocks (aos sábados) e forró (aos domingos). Veja programação completa na página 39. Drury Lane House, 69 Drury Lane, London WC2B 5PW

Reservas: 020 7242 8600www.guanabara.co.uk

Bares e Restaurantes

Festivais Beatles Festival LiverpoolO evento reúne bandas de mais de 20 países de 24 a 30 de agosto, com shows ao vivo em vários locais da cidade (veja

mais informações na página 26).www.beatlesfestival.co.uk

Festival Kilruddery Acontece em Bray, na Irlanda, de 19 a 21 de agosto (mais

informações na página 28) www.killruddery.com

Decades Festival CorkDe 19 a 21 de agosto em Cork, na Irlanda, o tradicional

festival acontece em 38 pubs da cidade (mais informações na página 26).

www.decadesfestivalcork.ie

Carnaval de Notting Hill A maior festa da Europa acontece em Londres nos dias 28

e 29 de agosto (mais detalhes na página 26). www.nottinghill-carnival.co.uk

Page 41: Real - Agosto 2011

41agosto 2011

Page 42: Real - Agosto 2011

42 agosto 2011

Boteco Brasileiro em DublinCriado em janeiro de 2011, o Boteco Brasileiro tem agitado as noites de

sexta-feira em Dublin. A cada edição acontecem performances (capoeira e jiu jitsu), intervenções artísticas

(artesanato, reciclagem e exposições) e a participação dos DJs Rena Brasil (música brasileira) e Fabio Leal, com o melhor do house, electro e techno.

Em julho a atração principal foi a dupla sertaneja revelação no Brasil,

Marcelo Silva & Ryan. O Boteco Brasileiro acontece às sextas-feiras no Turks Head (Temple Bar), das 21h às 3h. A entrada é free até as 23h.

Flas

hFLASH

Page 43: Real - Agosto 2011

43agosto 2011

Na noite londrinaAproveitando o clima de verão, que finalmente parece ter dado o ar a graça na Ilha do Norte, a Real visitou o

Guanabara, o Tia Maria e o Made in Brasil em julho para conferir o agito da galera na noite brasileira de Londres. Num

clima de muita diversão e azaração, brasileiros e gente de várias nacionalidades curtiram o melhor da música ao vivo e dos ritmos nacionais. Tudo isso acompanhado do nosso

saboroso cardápio e dos tradicionais drinques refrescantes. O resultado, claro, é casa cheia todos os dias!

Guanabara

Made In Brasil

Made In Brazil

Made In Brasil

Tia Maria Tia Maria

Guanabara

Page 44: Real - Agosto 2011

44 agosto 2011

Carnaval Bem BrasilUm dos principais eventos do Brazilica

2011 aconteceu na Bem Brasil, no centro de Liverpool. A churrascaria brasileira,

inaugurada em novembro do ano passado, recebeu as candidatas a rainha do carnaval no dia 15 de julho. Numa festa animada na área de eventos da casa, Simone Reeves foi coroada rainha do Brazilica 2011. Enquanto

o samba ditava o ritmo no térreo, no primeiro andar os clientes degustavam do atendimento

Bem Brasil, que tem presença marcante na região noroeste da Inglaterra, com outras duas

churrascarias em Manchester.

A rainha do Brazilica, Simone Reeves

Samba no andar de baixo, atendimento Bem Brasil no andar de cima

Candidatas e convidados no evento

Carolina Reolon, esposa do ganhador do sorteio

Real, curtiu o evento

Flas

h

Page 45: Real - Agosto 2011

45agosto 2011

Samba na terra dos BeatlesMilhares de pessoas participaram do Brazilica 2011, o maior carnaval brasileiro do Reino Unido. Escolas de samba e grupos de percussão

deram o tom da festa nas ruas e clubs de Liverpool. O evento também teve caráter filantrópico, com a participação da ABC Trust, que arrecadou dinheiro para projetos de assistência a crianças e adolescentes carentes

do Brasil. A Real, parceira de mídia da festa, esteve presente na folia, que tomou conta da terra dos Beatles durante três dias.

Foto

: Tom

Lox

Page 46: Real - Agosto 2011

46 agosto 2011

As novas das celebridadesAs novas das celebridades

Rehab do Brasil!!Parece notícia velha, mas não é: Vera

Fischer, está internada numa clinica de reabilitação.

Familiares e amigos apoiam a atriz. “É mui-to triste e chato, mas foi para o bem dela”, lamentou sua assessora, Liège Monteiro. Vera tem problemas com drogas há anos e já passou por outras quatro internações. Ela deu entrada na clínica no dia 26 de julho e não tem previsão de alta. Be strong, Vera!

Avril in BrazilA cantora Avril Lavigne desem-

barcou em São Paulo no dia 27 de julho poucas horas antes de se apresentar em uma casa de shows com sua turnê ‘’The Black Star’’. O motivo de toda a correria foram as cinzas do vulcão Puyehue. Avril, que estava na Argentina, esperou 24 horas para embarcar. Os ingressos de sua tour pelo Brasil estão esgota-dos. Just in time, Avril.

Stephany Brito, tudo bem que separação na mídia não deve ser fácil... Mas além de ter colocado o Alexandre Pato na Justiça e estar pedindo uma bolada pelo divórcio, agora ela quer enjaular o jogador do Milan por falta de pagamento da pensão alimentícia que a bela

recebe: coisa pouca, R$50 mil por mês. Enquanto isso, o pa-tinho anda brincando na lagoa com a Barbara Berlusconi, filha do ministro italiano...

O momento Wow! do mês vai para Sandy. A cantora, que sempre foi muito restrita a as-suntos pessoais, andou mudan-do a forma de pensar e radica-lizou em uma entrevista para a

revista Playboy. Sandy disse que é possível ter prazer com sexo anal e que ela é boa na arte do striptease. “Eu cresci, agora sou mulher...”

Pers

onal

idad

esPERSONALIDADES

Carol Freitas

PasmemLady Gaga disse ter sido uma baixi-

nha da Xuxa. É isso mesmo, a cantora deu uma entrevista para o programa da Xuxa, contou detalhes de seu novo CD, falou sobre seu estilo irreverente de ser e mandou um recadinho para os fãs brasileiros. No final mandou beijos para a nossa “Rainha dos Baixinhos” e admi-tiu que a amava quando pequena.

Que moral, hein, Xu?!

Arriba Jota Quest!A banda pop Jota Quest está agitando os herma-

nos argentinos com uma versão do sucesso ‘’Na Mo-ral’’ em castelhano. De acordo com a International TV Airplay Chart, empresa que afere dados de audiência, a canção dos mineiros é a mais presente hoje na TV argentina, à frente de “S&M Remix”, de Rihanna com Britney Spears; “Personal Jesus Remix”, do Depeche Mode; “Walk”, do Foo Fighters e “Don’t Sit Down Cau-se I’ve Moved Your Chair” , do Arctic Monkeys. Bão dimais, sô!

Por uma boa causaO testamento do estilista Alexander McQueen, que se suici-

dou em fevereiro de 2010, foi finalmente divulgado. Alexander deixou a maior parte de sua fortuna para a sua antiga escola de moda, onde se graduou, a Central St Martin’s College of Art and Design, em Londres. Foram doados £16 milhões para financiar bolsas de estudos da instituição. O restante ficou para os ir-mãos, sobrinhos, empregados e cachorros, porém, uma quantia muito menor, entre £50 mil e £100 mil. É muito amor à arte...

Polêmica RealAlbert de Mônaco e Charlene

Wittstock chegaram de lua-de-mel dispostos a por fim aos rumores sobre um casamento arranjado, crise por conta de um terceiro filho de Albert e a tentativa de fuga da prince-sa dias antes da cerimônia.“A mídia se aproveitou desses rumores, acho indigno. Sempre respeitei a liberda-de de expressão, mas a divulgação de informações falsas está sujeita a sanções penais”, disse Albert II. Essa história tá mal contada, hein?!

Page 47: Real - Agosto 2011

47agosto 2011

Sábado, 23 de julho, Amy Winehouse foi encontrada morta na sua casa, em Camden Town, Londres. Quase todos, de Mercúrio a Netuno, foram bombardeados de informações e suposições sobre as causas de sua morte. O estilo de vida da cantora fez com que muitos acreditassem em overdose, porém, o resultado da necróp-sia só sairá este mês. O que se sabe é que Amy era uma artista excepcional e deixou sua marca na música. De todos os lugares, famosos, anônimos e gaiatos aproveitaram a deixa para ex-pressar opiniões pela passagem da polêmica cantora. Vamos dar um look no que mais chamou a atenção em torno da morte da diva do soul:

FatosQuando Mitch Winehouse, pai da cantora, foi à

casa da filha, se deparou com centenas de presen-tes que os fãs haviam deixado no local. “Estou feliz por estarem aqui, de qualquer forma. Não consigo dizer o quanto significa para nós. Isso torna as coi-sas mais fáceis. Amy ligava para uma coisa: amor. Toda sua vida foi dedicada aos amigos e à família. Estou devastado. Obrigado por terem vindo. Espero ver vocês em breve.

Outro arrasado é o ex-marido da cantora, Blake Fielder, que está preso por roubo. Blake, que já havia declarado em entrevistas que foi o grande culpado pelos vícios de Amy, se disse inconsolável. “Eu nunca sentirei o amor que senti por ela. Minhas lágrimas não secarão”, teria dito, lembrando da canção “Te-ars Dry on Their Own”, um dos hits de Amy. “Quem me conhece e conhecia Amy sabe da profundidade do nosso amor. Eu não acredito que ela esteja mor-ta”. Blake não recebeu autorização para ir ao velório.

Terceiro disco na mão!Amy teria deixado um novo CD pronto, com faixas

inéditas. As músicas foram trabalhadas junto de gran-des produtores, como Salaam Remi e Mark Ronson, que já haviam trabalhado em seu último álbum “Back to Black”. Desde o hit “Rehab”, muitos queriam mais de Amy e este novo álbum com certeza será um sucesso.

Curiosidades macabras daqui

Em um site de apostas, um apostador acertou a data da morte de Amy. A aposta, feita em dezembro de 2007, dizia que Amy morreria no dia 23/07/2011. O ‘’vidente’’ ganha-rá um Ipod Touch. Mãe Dináh Revisited.

Humor (?) de láDaniel Zukerman e André

Machado, humoristas do Pânico na TV, conhecidos como o Im-postor e seu ajudante, já reali-zaram várias “façanhas”, como, por exemplo, entrar no velório de Michael Jackson. Assim que soube da morte da cantora, a equipe da Rede TV aterrissou em Londres afim de invadir o velório, restrito a amigos e fami-liares. Os rapazes conseguiram mais uma vez e foram alvo de críticas de todo o mundo.

See you next month. Bye!

AMYWINEHOUSE

Foto

: And

ré L

uís

de A

lmeid

a

Page 48: Real - Agosto 2011

48 agosto 2011

AVENTURAAv

entu

ra

Em mais uma perna da nossa viagem a bordo do veleiro Valhalla, do Caribe até a Austrália, deixamos Esmeralda, na costa do Equador, rumo à ilha de San Cristóbal, em Galápagos.

O famoso arquipélago também pertence ao Equador e é composto por 13 ilhas, mas só com dois portos de entrada. Por ser uma reserva natural, os barcos só podem visitar outras baías com permissão espe-cial e um guia a bordo.

Ancora-mos na Baía Naufrágio no final de maio, onde de-pois de uma longa con-versa com as autorida-des locais, conseguimos convencê-los a não nos cobrar a taxa do parque nacional, que é de US$ 100 por pessoa! Ale-gamos que estávamos trabalhando e não a pas-seio e que a parada fora forçada por problemas no motor. Nos permitiram ficar lá por apenas dois dias e meio.

Em terra nos impressionamos com os lobos marinhos passeando livremente pelas ruas e lotando as praias em dia de sol, como se fossem parte da população. Depois de dias agradáveis saímos em direção às Marquesas, na travessia mais longa da viagem. São 3 mil milhas náuticas sem possibilidade de parada, 22 dias de céu e mar. O barco só tem ca-pacidade para 500 litros de água e é preciso racionar o uso. Lavamos a louça com água do mar e toma-mos banho a cada três dias. Consumimos verduras e legumes frescos só na primeira semana, por estraga-rem rapidamente. Depois comemos enlatados, arroz, pasta e ovos.

Numa travessia longa, o peixe é parte importan-

Paraísos do PacíficoO arquipélago de Galápagos e as belas ilhas da Polinésia Francesa estiveram na rota da tripulação do Valhalla, na terceira parte da

aventura rumo à AustráliaCaio Rinaldi

te na alimentação. No segundo dia pegamos dois peixes grandes quase na mesma hora, em duas linhas diferentes e os anzóis e iscas ‘”profissionais e especiais para travessias” estouraram. Sem equipa-mento, aproveitamos um gancho e, limando a ponta, improvisamos um anzol. Com um rótulo de Coca--Cola, embalagens plásticas, uma porca de parafuso e fita adesiva fizemos uma isca artificial (tipo lula) que funcionou muito bem!

Terra à vista!

Depois de tantos dias no mar finalmente chegamos em Hiva Oa, nas Ilhas Marque-sas. Ansiosos para tomar uma cerveja e comer algo diferente, fo-mos ao único restaurante aberto. Com poucas lojas comerciais, a maioria das pessoas na ilha vive de agricultura de

subsistência. Ao redor, montanhas de picos altos, que dão a impressão de moldura de um quadro em vários tons, do verde ao amarelo.

Hiva Oa faz parte da Polinésia Francesa, com-posta pelas Marquesas, Tahiti, Bora Bora, Ilhas Gambier, Tuamotus e muitas outras, cobrindo a maior parte do Pacífico, numa área do tamanho da Europa. As Marquesas são as ilhas mais novas, formadas através de atividade vulcânica, com picos altos e águas profundas perto da costa, corais ape-nas em sua orla.

Depois de três dias em Hiva Oa zarpamos em dire-ção a Rangiroa, um dos atóis em Tuamotus, na dire-ção do Tahiti. A nossa jornada rumo à Austrália conti-nua na próxima edição. Um abraço e paz a todos.

Siga o Valhalla: crinaldi-valhalla.blogspot.com

Caio Rinaldi e os lobos marinhos de Galápagos

Page 49: Real - Agosto 2011

49agosto 2011

Page 50: Real - Agosto 2011

50 agosto 2011

BRASIL

Visão do Brasil

O terrorismo – diferente do que a imaginação con-servadora do Ocidente sugere – não é apanágio

do islamismo, mas do fundamenta-lismo, seja islâmico, judeu, cristão, ou ainda fascista ou stalinista. Nas-ce da incapacidade de conviver com a diferença e é animado pela vontade de universalizar, à força,

o singular, ou o pretensamente singular. O nazismo foi, na trágica experiência histórica do século XX, o triunfo dessa vontade de poder, cujo signo de morte é conhecido.

O ataque perpetrado por Anders Behring Breivik, que resultou na morte de 76 pessoas, em sua maio-ria jovens e simpatizantes do Partido Trabalhista, em geral favoráveis ao multiculturalismo e às leis migrató-rias mais inclusivas, não se originou, pura e simplesmente, de uma mente pervertida. Não que Anders Behring Breivik não o seja, mas a perversão é mais complexa. Em entrevista ao jornal espanhol El País (25/07/2011), o taxista Arild Tangen, eleitor do Partido do Progresso, de extrema direita, detentor de 23% dos vo-tos na eleição de 2009, proferiu a seguinte e esclarecedora frase: “Se odiava tanto os muçulmanos, que matasse jovens muçulmanos

ou negros”. Tangen, que considera Breivik um “bastardo”, parece

não discordar do método, mas sim do alvo. Breivik preferiu atacar brancos noruegueses simpáticos ou tolerantes aos muçulmanos

e negros.Anders Behring Breivik

filiou-se por volta do ano 2000 a um partido conservador,

mas rapidamente se desiludiu, pois – segundo descreveu em seu manifesto, “2083 - Uma Declara-ção Europeia de Independência” – chegou à conclusão que a suposta islamização da Europa e o multi-culturalismo europeu não seriam detidos por meios democráticos. O ataque terrorista da Noruega é a ponta mais visível da ascensão dos movimentos xenófobos, de viés autoritário, racista e hostil à imi-

gração, movimentos cada vez mais fortes na Europa.

Mas também nos Estados Unidos, onde, recentemente, uma deputada democrata, contrária as leis anti-migratórias mais duras, foi ferida a tiros por um militante de ultra-direita, para quem Barack Obama é “negro”, “muçulmano” e “socialista”. Não se trata de discor-rer sobre a confusão conceitual em torno da associação desses três vocábulos, tornados adjetivos, mas observar o fato de que - nas sensi-bilidades do radicalismo conserva-dor – aparecem juntos.

O ataque do fundamentalismo cristão-ocidental na Noruega (bem como as bandeiras políticas ultra--conservadoras do Tea Party nos Estados Unidos), além do ódio aos imigrantes e ao mundo islâmico, têm em comum um profundo ódio ao Estado, visto como uma ins-

tância de proteção aos fracos, aos preguiçosos, aos pobres, aos ne-gros, aos imigrantes. Não parece ter sido coincidência que Anders Breivik tenha atacado o quarteirão do governo em Oslo e um agru-pamento da Juventude Trabalhista (partido no poder desde 2005).

Anders Behring Breivik assumiu plenamente sua simpatia pelo na-zismo. O que nos remete aos es-forços intelectuais para compreen-der o nazifascimo. Neste momento quando muitos tentarão explicar o ataque através da loucura de An-ders Breivik, convém retomarmos os filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer, para os quais os fas-cismos e sua lógica de segregação não podem ser explicados pela ação de monstros patológicos, perversos e loucos, mas como

uma forma de vida, alimentada por uma ética e uma estética bem de-finidas e disseminadas, cujo fulcro não está nos delírios paranoicos de certos indivíduos (delírios que de fato existem, mas não se explicam fora do contexto social, político e cultural), mas no discursos e nas sensibilidades políticas tacitamente aceitos por determinados grupos.

Dito de outra forma: sim, o autor era “louco”, como eram loucos os terroristas de 11 de setembro, mas essa loucura tem uma causa mais política do que clínica.

O extremista norueguês – islamó-fobo, cristão conservador e simpati-zante de partidos de extrema-direita – cita o americano Ted Kaczynski, o Unabomber, que matou três pesso-as e feriu 23 entre as décadas de 70 e 90. O Manifesto de Unabomber se opunha à “sociedade industrial”

Page 51: Real - Agosto 2011

51agosto 2011

Alberto Luiz Schneider

e ao “esquerdismo moderno”. No texto de Breivik, desaparece o termo “esquerdismo”, substituído pelo de “multiculturalismo” ou “marxismo cultural”. No manifesto de 1500 pá-ginas, intitulado “2083 - Uma Decla-ração Europeia de Independência” (provável alusão à batalha de Viena, em 1683, que colocou fim ao avan-ço otomano sobre a Europa), An-ders Breivik não esqueceu o Brasil. Nele, afirmou que uma “revolução marxista” instituiu no Brasil uma so-ciedade que mistura descendentes de asiáticos, europeus e africanos.

A miscigenação, diz, levou “altos níveis de corrupção, falta de produtividade e em um conflito eterno entre várias culturas compe-titivas”. A existência de mulatos e de mestiços teria formado “sub-tri-bos” e, continua, “é evidente que um modelo semelhante na Europa

seria devastador”. A miscigenação de raças na Europa significaria o genocídio dos nórdicos, conclui o aturdido norueguês.

São explicações, naturalmente,

estapafúrdias, ou mesmo engraça-das, como a tese segundo a qual a ”revolução marxista” (sic) teria misturado raças, mistura que no Brasil começou uns 400 anos antes do velho Karl Marx ter nascido. Mas as teses de Breivik servem para mostrar o quanto um país mestiço como o Brasil – e agora razoavelmente próspero – incomo-da o radicalismo conservador do Atlântico Norte. E isso não é nem um pouco engraçado, sobretudo quando lembramos que ecos deste conservadorismo também pulsam no seio da sociedade brasileira. Lembremos dos ataques aos gays na Paulista, ou do pai e filho que fo-ram agredidos por serem confundi-dos com “gayzinhos” no interior de São Paulo; lembremos ainda dos delírios separatistas de paulistas e sulistas, indignados com a opção

política dos nordestinos nas últimas eleições presidenciais. Uma moça de São Paulo postou no Twitter: “Nordestino não é gente, façam um favor a SP, mate um nordestino afogado!”. Milhares de pessoas, pública ou silenciosamente, concor-daram com o teor da frase.

Em termos civilizatórios, como sugerem Adorno e Horkheimer, o problema não está nos delírios individuais, mas sim nos delírios coletivos.

Santa Helena, PR, 27 de julho de 2011

Alberto Luiz Schneideré formado em História pela UFPR,

com Mestrado pela PUC-SP e doutorado pela Unicamp. Foi Professor da Tokyo University of Foreign Studies e realizou

pós-doutorado no King’s College London. Atualmente é pós doutorando na USP e

bolsista da Fapesp.

Page 52: Real - Agosto 2011

52 agosto 2011

Turis

mo

Mot

ores

Do passado, direto para o futuro

Comemorando 108 anos da venda de seu primeiro carro, a Ford tem projetos que querem deixar de ser ficção científica para fazer parte da

vida dos motoristas pelo mundo afora

MOTORES

Há 108 anos, a Ford vendia o seu primeiro carro, um Modelo A, comprado pelo médico E. Pfennig, da cidade de Chicago, pelo preço de US$ 850. Foi a materialização do sonho

que Henry Ford começou a desenvolver na garagem de sua casa, enquanto trabalhava como engenheiro na Edison Illuminating Company. Em 1896, construiu seu primeiro veículo, o Quadriciclo, uma estrutura metálica montada sobre quatro rodas de bicicleta.

Depois do Modelo A, a Ford e seus engenheiros avançaram febrilmente por 19 letras do alfabeto, até o Modelo S. Alguns deles, projetos experimentais, nunca chegaram ao público. Henry Ford foi sempre um pensador global. Em seu primeiro ano, a Ford já exportava veículos para a Grã-Bretanha. Em 1904,

abriu uma fábrica no Canadá e vendia o Modelo A para a Austrália. Começou a exportar para o Japão em 1905 e, em 1907, para a Índia, Espanha, Rússia, Áustria e França.

Em 1911, a companhia montou sua primeira fá-brica fora da América do Norte, em Manchester, na Inglaterra, e começou a vender carros na Venezuela. Um anos depois, iniciou a montagem de veículos na França e, em 1913, estava exportando para a China e Argentina. Em 1919, foi a primeira indústria au-tomobilística a se instalar no Brasil, em um galpão no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Essa visão pioneira tem sequência hoje na estratégia de plata-formas globais, em que o Brasil se destaca como um dos centros de criação mundial.

Page 53: Real - Agosto 2011

53agosto 2011

Visão do carro urbano do futuro

Um carro pequeno, moderno, simples, leve e diver-tido de dirigir. Estes são alguns atributos que definem o Ford Start. Este conceito amplia a aplicação da tec-nologia EcoBoost, trazendo o protótipo de um motor 1.0 de três cilindros capaz de gerar a mesma potência de um 1.6 de quatro cilindros, com redução no consu-mo de combustível e emissões.

Dotado de turbocompressor e injeção direta de combustível, o novo motor EcoBoost 1.0 tem baixas emissões. Ele opera com uma transmissão manual de cinco marchas, que também contribui para a economia de combustível e o prazer de dirigir. Todos os painéis externos são de composto pré-colorido, deformável e reciclável. O Ford Start é o que se chama de carro-con-ceito puro, não destinado à produção. Seu objetivo é ouvir o que os consumidores das grandes cidades têm a dizer sobre novas propostas de design e conteúdo.

Devaldo Gilini Júnior [email protected]

londrina.odiario.com/blogs/sportcars

Test-drive especialO Centro

de Desenvolvi-mento da Ford em Merkenich, na Alemanha, vem realizando uma pesquisa com um grupo de portadores

de deficiência visual, onde um grupo de 30 pessoas cegas ou com forte deficiência visual teve uma ex-periência inédita: dirigir um automóvel. Com a orien-tação de instrutores profissionais, o grupo acelerou pelas retas e curvas do circuito de testes da Ford, chegando a até 120 km/h. Com o desenvolvimento de novas tecnologias - como sistemas de segurança com câmeras, radares e comunicação entre veículos - a possibilidade de portadores de deficiência visual dirigirem se torna mais próxima.

Lushe Grabanica, de 28 anos, se inscreveu para participar do evento no Facebook e ficou empolgado com a oportunidade. “Dirigir um carro significa liber-dade. Normalmente, eu sento no banco do passa-geiro, o que também é uma experiência agradável. Mas dirigir o carro é muito melhor. Depois deste evento, minha confiança nos motoristas aumentou.” Confira o vídeo no YouTube: www.youtube.com/fordofeurope#p/u/0/y_BjNXFA22k.

Monitor de batimento cardíacoOs engenheiros da

Ford Europa em Aachen, na Alemanha, desen-volveram um banco de carro capaz de monito-rar o batimento cardíaco do motorista. O sistema usa seis sensores es-peciais embutidos no banco para detectar os impulsos elétricos

do coração. Os dados registrados pelos sensores podem ser analisados por especialistas ou por programas do próprio computador de bordo. Suas possibilidades são amplas, desde a ligação remota com centros médicos e sistemas de segurança do veículo até o fornecimento de alertas em tempo real de ataque cardíaco.

A Ford anunciou também que está usando a ca-pacidade do Ford SYNC de se conectar via Bluetooth com dispositivos, serviços de internet em nuvem e smartphones para desenvolver o primeiro sistema da indústria de aparelhos médicos embarcados com controle de voz. Suas aplicações incluem desde a medição da taxa de glicose de diabéticos e controle da asma até alertas de alergia com base em bancos de dados na web.

C-Max Energi

O C-Max Energi é o novo híbrido “plug-in” da Ford, que oferece economia de combustível e nível reduzido de emissões de CO2. Derivado do C-Max de cinco lugares, o Energi, que começará a ser vendido nos próximos anos, foi mostrado no Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires. A exemplo do Fusion Hy-brid, vendido no Brasil, ele combina um motor elétrico alimentado por bateria de íons de lítio e um motor a gasolina de ciclo Atkinson, de alta eficiência.

A partida é sempre feita no modo elétrico e o motor a gasolina só entra em operação quando necessário. O Ford C-Max Energi alcança uma autonomia total de mais de 800 km, combinando os dois motores, tor-nando-se o veículo híbrido “plug-in” de maior autono-mia do mercado e também um dos mais econômicos, rodando mais de 17 km por litro de combustível. A eficiência do sistema de bateria permite que o C-Max Energi seja totalmente recarregado durante a noite, bastando ligá-lo a uma tomada de 220 volts.

Page 54: Real - Agosto 2011

54 agosto 2011

Cla

ssifi

cado

s

COSTURAS E REFORMASVICTORY DIVINE

Faz, reforma, ajusta, conserta, roupas etc; do social ao esportivo; cortinas e enxovais; alfaiataria em geral; faz

remendos invisíveis, barra original em jeans...O melhor do Reino Unido em Londres para você

078 9678 [email protected]

CLEANING e LIMPEZAPós-Construção; Limpeza de Casas e Empresas

(leves e pesadas), Manutenção; Limpeza de Carpetes(Secagem de Carpetes); Remoção de Itens, Coleta de

Doações (roupas, bolsas, calçados, bijuterias em geral…)Honestidade e bom preço

07906 966 [email protected]

DOCTOR COMPUTERAPENAS £30 Manutenção e

instalações em geralPC, LAPTOP & MAC

Fábio 07513 71 49 06

ADRIANA FORESTI - 07960232529 - [email protected]

TRADUTORA ITALIANA TRADUÇÃO JURAMENTADA, CERTIFICADA,

SIMPLES, LEGALIZAÇÃOITALIANO - INGLÊS - PORTUGUÊS

MARCINHO REMOVALMelhor preço e

serviço de transporteem toda Londres

079 5816 9505

Então me ligue agora e comecea perder peso hoje mesmo!!!*

QUER EMAGRECER?

Tel.: 077 7379 5556

100% natural e sem contra-indicações.Cobrimos todo o UK.*

*taxas de entrega podem ser aplicadas.Consulte-nos para maiores informações.

Aceitamos todos os cartões de crédito

CIDADANIA ITALIANA CALABRIASomos especializados em reconhecimento da

cidadania italiana na Itália.Competência, honestidade, conforto e SOL!!!!

Preços acessíves! Con�ra!

Contato por email: [email protected]: 075 3374 9097

Skype: cidadania.calabria

TRADUTOR DEDOCUMENTOS PARA

HOME OFFICE

0800 633 598574 Queensway, Londres W2 3RL

Sale of top two �oor �at with services (messenger, housekeeping, reception, security, etc.)

104m2 of living space on two �oors Excellent location, 200 metres from Ibirapuera Park, between

Ibirapuera and Iguatemi Shopping Centres and surrounded by the best bars and restaurants. 

Price: £270,000 (two hundred and seventy thousand pounds)

Sonia 079 3012 7502

TOP TWO FLOOR FLATVila Nova Conceição - SÃO PAULO - BRAZIL

Page 55: Real - Agosto 2011

55agosto 2011

Page 56: Real - Agosto 2011

56 agosto 2011

Page 57: Real - Agosto 2011

57agosto 2011

MÔNICA

Môn

ica

Page 58: Real - Agosto 2011

58 agosto 2011

Page 59: Real - Agosto 2011

59agosto 2011

Page 60: Real - Agosto 2011

60 agosto 2011