REALEASE LAZER CONSCIENTE_JULHO

3
Release lazer Consciente ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE ALGODOAL-MAIANDEUA PROMOVE O PROJETO LAZER CONSCIENTE 2012 APA de Algodoal-Maiandeua se prepara para receber turismo sustentável. Nos períodos de 12/07 a 16/07/12, 19/07 a 23/07/12 e de 26/07 a 30/07/12, a Gerência da área de Proteção Ambiental de Algodoal-Maiandeua, através da Diretoria de Áreas Protegidas – DIAP promove a 5ª edição do Projeto Lazer Consciente, com objetivo de minimizar os impactos negativos da intensa visitação turística na Unidade de Conservação, através da capacitação da comunidade local, e proporcionando atividades de educação ambiental para os turistas e visitantes que visando à melhoria da qualidade da vida sem ocasionar danos ao meio ambiente, contribuindo assim para a preservação dos recursos naturais. Cada atividade planejada tem um objetivo e meta a cumprir, em aspectos gerais elas objetivam integração e envolvimento das comunidades no projeto, valorizando e aumentando a auto-estima das comunidades locais, e nossos maiores desafios que são a gestão dos resíduos sólidos e a sensibilização dos visitantes e turistas sobre como utilizar os espaços da APA para lazer e recreação sem degradar o meio ambiente. Ações: Sensibilização da comunidade local, turistas e visitantes; Troca Consciente; Oficinas de Instrumentos musicais; Oficinas de Serigrafias; Oficina de quadrinhos; Oficina de Libras Click Rápido; Turismo de Aventura; Capoeira Ambiental. A SEMA e o “Grupo Bicho d’água” do Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG se uniram para realizar uma doação de 50 lixeiras artesanais confeccionadas por membros do Grupo Ambiental Fortalezinha – GAF, moradores da própria comunidade. Estas lixeiras tem objetivo de contribuir com a Prefeitura Municipal como recipientes de resíduos, bem como valorizar os artesãos locais, as mesmas serão distribuídas nas comunidades da APA. Este ano a SEMA solicitou da Prefeitura apoio para implantação de sinalização turística bilíngue, com padrão internacional, uma necessidade evidente há muitos anos. Já que a APA é um dos destinos turísticos mais visitados do Estado do Pará. O Projeto Lazer Consciente, utiliza a educação ambiental como uma ferramenta de mudança de comportamento, e é um projeto continuado, já que a sua efetivação exige uma (re) elaboração de conceitos e atitudes, que visam mitigar o impacto do turismo na APA de Algoadoal-Maiandeua. É a continuidade das ações educativas de cunho crítico e reflexivo é necessária em qualquer programa de sensibilização que busque um real sentido de aplicação, já que não se basta

description

 

Transcript of REALEASE LAZER CONSCIENTE_JULHO

Page 1: REALEASE LAZER CONSCIENTE_JULHO

Release lazer Consciente

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE ALGODOAL-MAIANDEUA PROMOVE O PROJETO LAZER CONSCIENTE 2012

APA de Algodoal-Maiandeua se prepara para receber turismo sustentável.

Nos períodos de 12/07 a 16/07/12, 19/07 a 23/07/12 e de 26/07 a 30/07/12, a Gerência da área de Proteção Ambiental de Algodoal-Maiandeua, através da Diretoria de Áreas Protegidas – DIAP promove a 5ª edição do Projeto Lazer Consciente, com objetivo de minimizar os impactos negativos da intensa visitação turística na Unidade de Conservação, através da capacitação da comunidade local, e proporcionando atividades de educação ambiental para os turistas e visitantes que visando à melhoria da qualidade da vida sem ocasionar danos ao meio ambiente, contribuindo assim para a preservação dos recursos naturais.

Cada atividade planejada tem um objetivo e meta a cumprir, em aspectos gerais elas objetivam integração e envolvimento das comunidades no projeto, valorizando e aumentando a auto-estima das comunidades locais, e nossos maiores desafios que são a gestão dos resíduos sólidos e a sensibilização dos visitantes e turistas sobre como utilizar os espaços da APA para lazer e recreação sem degradar o meio ambiente.

Ações: Sensibilização da comunidade local, turistas e visitantes; Troca Consciente; Oficinas de Instrumentos musicais; Oficinas de Serigrafias; Oficina de quadrinhos; Oficina de Libras Click Rápido; Turismo de Aventura; Capoeira Ambiental.

A SEMA e o “Grupo Bicho d’água” do Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG se uniram para realizar uma doação de 50 lixeiras artesanais confeccionadas por membros do Grupo Ambiental Fortalezinha – GAF, moradores da própria comunidade. Estas lixeiras tem objetivo de contribuir com a Prefeitura Municipal como recipientes de resíduos, bem como valorizar os artesãos locais, as mesmas serão distribuídas nas comunidades da APA.

Este ano a SEMA solicitou da Prefeitura apoio para implantação de sinalização turística bilíngue, com padrão internacional, uma necessidade evidente há muitos anos. Já que a APA é um dos destinos turísticos mais visitados do Estado do Pará.

O Projeto Lazer Consciente, utiliza a educação ambiental como uma ferramenta de mudança de comportamento, e é um projeto continuado, já que a sua efetivação exige uma (re) elaboração de conceitos e atitudes, que visam mitigar o impacto do turismo na APA de Algoadoal-Maiandeua. É a continuidade das ações educativas de cunho crítico e reflexivo é necessária em qualquer programa de sensibilização que busque um real sentido de aplicação, já que não se basta transmitir as informações é preciso que se repense e recrie e incorpore as novas formas de como nós nos relacionamos com o meio ambiente.

Vale ressaltar que paralelamente ao Projeto a Prefeitura de Maracanã construiu uma Delegacia de Policia, onde a Policia Civil já foi convidada a se apoderar do espaço que proporcionará mais segurança a todos na APA.

Com a intenção de proteger a população e garantir um verão sádio a todos os visitantes também foram convidados a estar presentes na APA o PROCON-PA, a Capitanias dos Portos da Amazônia Oriental e a Vigilância Sanitaria, bem como, foi solicitado a Prefeitura de Maracanã o aumento do efetivo de pessoas e logistica para tornar mais eficiente a coleta de residuos sólidos na referida Unidade de Conservação.

Page 2: REALEASE LAZER CONSCIENTE_JULHO

PROGRAMAÇÃO:

Período Ações

12 a 16/07

- Sensibilização das Comunidades Locais, Turistas e Visitantes;

- Troca Consciente;- Click Rápido;- Ações de Fiscalização;- Orientações para os Empreendedores

Locais;

19 a 23/07

- Sensibilização das Comunidades Locais, Turistas e Visitantes;

- Troca Consciente;- Click Rápido;- Ações de Fiscalização;- Oficina de Instrumentos Musicais;- Intercâmbio Musical com Arraial do

Pavulagem- Projeto Barca das Letras.

26 a 30/07

- Sensibilização das Comunidades Locais, Turistas e Visitantes;

- Troca Consciente;- Click Rápido;- Ações de Fiscalização;- Oficina de Serigrafias;- Turismo de Aventura e Eco jogos de

Verão.

APOIO:

- APOIO DA PREFEITURA DE MARACANÃ - GRUPO DE MAMIFEROS AQUÁTICOS GEMAM/BICHO D’ÁGUA,

GRUPO AMBIENTAL FORTALEZINHA-GAF

Sugestão de matérias posteriores: APA ALGODOAL MAIANDEUA GANHA SINALIZAÇÃO TURÍSTICA RESULTADOS DO PROJETO LAZER CONSCIENTE.