Realidadenoticias julho2015

16
Ano I julho.2015 Santa Felicidade e Região Distribuição Gratuita Vem aí 13ª Corrida dos Garçons em Santa Felicidade Melhorias no Conjunto Veneza já são realidade Pág. 5 [email protected] | (41) 9916-0244 / 9755-4030 Pág. 16 Curitiba comemora o Dia Mundial do Rock Pág. 3 DNIT apresenta novo projeto do Contorno Sul Pág. 4 Santa Felicidade tem papel fundamental no desenvolvimento da gastronomia de Curitiba. Páginas 7 a 10

description

Realidade Noticias - Julho 2014

Transcript of Realidadenoticias julho2015

Page 1: Realidadenoticias julho2015

Ano I julho.2015 Santa Felicidade e Região Distribuição Gratuita

Vem aí 13ª Corrida dosGarçons em Santa Felicidade

Melhorias no ConjuntoVeneza já são realidade

Pág. 5

[email protected] | (41) 9916-0244 / 9755-4030

Pág. 16

Curitiba comemora oDia Mundial do Rock

Pág. 3

DNIT apresenta novoprojeto do Contorno Sul

Pág. 4

Santa Felicidade tempapel fundamentalno desenvolvimentoda gastronomiade Curitiba.Páginas 7 a 10

Page 2: Realidadenoticias julho2015

2| | julho 2015 | SANTA FELICIDADE E REGIÃO

EditorialCláudio Campos

ExpedienteRealidade Noticias é uma publicação da GCA Editora e Comunicação Ltda | Diretor / Jornalista responsável: Claudio Campos | Colaboradores: Alana Reis, Emília Schwartz e Octávio Júlio Mendes de Castro | Diagramação e Arte:Editora Exceuni - Aldemir Batista - [email protected] - (41) 9983-3933 | Impressão: Press Alternativa - (41) 3657-2864 / 3047-4280 / 3047-2869 | Tiragem: 8.000 exemplares | Distribuição: Santa Felicidade, São Braz, Orleans,Jardim Pinheiros, Jardim Ipê, Lamenha Pequena, Jardim Itália, São João, Cascatinha, Mercês e município de Campo Magro. | Contatos: [email protected] | [email protected] |[email protected] | [email protected] | Depto Com.: Tatiana Cândido (41) 9916-0244

MATERIAS ASSINADAS NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL

>

>

Não tem como falar da gastronomia regional,sem fazer um breve retorno ao passado e resgatarum pouco da historia do nosso povo. Quando osimigrantes, principalmente italianos ao poucos fo-ram chegando com suas famílias por volta de 1878,ano em que definiu-se a região como Colônia italia-na, pois varias famílias vindas das regiões de Vene-to e Trento, no norte da Itália, adquiriram enormesáreas e as lavouras aos poucos tomaram conta e jánão se comprava mais nada na denominada Colô-nia, hoje, Santa Felicidade.

Em cada conversa, em cada relato podemos per-ceber que o tempo passou mas continua viva nocoração dos tradicionais esta historia cheia de emo-ção, muito trabalho árduo e coragem deste povoque trafegou no pó ou no barro por muitas vezes asprincipais ruas como a Av. Manoel Ribas, Via Vêne-to e a Vereador Toaldo Tulio.

É um grande orgulho pra nossa equipe dedicaruma edição à esta gastronomia pra lá de especial, eque coopera com o crescimento e reconhecimentode Curitiba como uma das cidades de pratos e sa-bores requintadíssimos. São inúmeras as feiras gas-tronômicas, os barzinhos cada um com seu parti-cular, os restaurantes espalhados pela nossa capi-tal, e diga-se de passagem que os principais estãoem Santa Felicidade.

Segundo estatísticas, o mercado gastronômiconos últimos dez anos cresceu em torno de 30% noParaná é o maior crescimento na área já registra-do no país, e o numero de profissionais e oportuni-dades no mercado, também alavancou, pois des-pertou as atenções onde muitos que abandonaramdiferentes ramos para dedicar-se a gastronomia.

Faculdades e outras instituições de cursos téc-nicos tiraram proveito entrando no vácuo do cres-cimento e na formatação da grade, cursos específi-cos à gastronomia não podem faltar, pois a própriaprocura intensa por aperfeiçoamento obrigou as ins-tituições a abrirem mais turmas e dedicar parte desuas estruturas aos aprendizes do ramos gastronô-mico.

Bom apetite. Aliás, uma boa leitura.Claudio Campos

NOSSA GASTRONOMIA

Além de conservar umabela historia levou a

capital ao reconhecimento

O prefeito Gustavo Fru-et recebeu na manhã des-ta terça-feira (14) a visitade alunos do colégio Opetque participam de umprojeto de empreendedo-rismo juntamente com aJunior Achievement Para-ná, por meio do qual de-senvolvem produtos reci-cláveis.

A equipe formada pe-las alunas Kenia Wuo, 16anos, Angellica Passos eBruna Luiza, 15, pela pro-fessora Aline Souza epela coordenadora doInstituto Opet, Rosema-ry Suzuki, presenteou oprefeito com um produ-to que está sendo tra-balhado pela empresa jú-nior no momento: o gote-jador sustentável.

O produto é confecci-onado pelos alunos com ouso de material reciclávele a meta é atin-gir a fabricaçãode 50 itens porsemana. Na se-quência, a pro-dução é comer-cializada paramanutenção doprojeto. Atual-mente 28 alunosdos cursos técni-cos de Publicida-de, Mecatrônica,Informática e

Participantes de projeto deempreendedorismo são

recebidos por Gustavo Fruet

curso regular trabalhamcom o desenvolvimentode produtos na empresajúnior.

Gustavo Fruet agrade-ceu o presente e elogioua iniciativa dos alunos,ressaltando a necessidade

de incentivo ao empreen-dedorismo em escolas noBrasil. “Cada escola temum perfil, mas o que cha-ma atenção é o grande po-tencial das crianças no de-senvolvimento de proje-tos. Temos que desenvol-

ver cada vez mais essa prá-tica”, afirmou o prefeito,explicando que as escolasmunicipais também de-senvolvem projetos,como o de robótica exe-cutado pelas escolas mu-nicipais em atividade decontraturno.

Estudantes das escolasPapa João XXIII, no Portão,e Prefeito Omar Sabbag,no Cajuru, participaramneste ano, em março, daetapa nacional do Festivalde Robótica First Lego Le-ague (FLL) em Brasília.

No encontro destamanhã, prefeito e convida-dos conversaram aindasobre meio ambiente eproteção animal.

Já com data marcadaa ACITCAM (AssociaçãoComercial, Industrial e Tu-rismo de Campo Magro),vai receber em um café damanhã na Chacara MinasD’agua em Campo Magroos empreendedores da in-dústria e comercio local.O objetivo do encontro

Acitcam promoveencontro de empresários

é para aproximar os as-sociados promovendo ofomentando o comerciolocal e apresentar as me-tas, bem como as várias

oportunidades e vanta-gens via associação. Du-rante o encontro, além dodelicioso café colonial ser-vido pela Vovó Bruna, co-

nhecidíssima pelo seu tra-balho na região, será pos-sível a troca de cartões,novas amizades e aindaassociar-se à instituição.Para participar basta terseu empreendimento emCampo Magro e ligar3677 8151 e fazer seu ca-dastro.

Page 3: Realidadenoticias julho2015

| |3SANTA FELICIDADE E REGIÃO | julho 2015

A Casteval com a tradição de

mais de 50 anos na

construção e vendas de

casas e terrenos em

condomínio e apartamentos,

agora quer também cuidar

da venda do seu imóvel.

Ligue e peça uma avaliação

Curitiba comemora o Dia Mundial do RockCuritiba, consagrou o mês de

julho como o mês do rock, ondediversas bandas preencheram aprogramação das casas e duran-te o mês é contado através defotos imagens e muitos outrosregistros expostos nas paredes,mesas e até nos cardápios, tor-nando a data ainda mais espe-cial e curiosa para os mais jovensque curtem mas ainda não sa-bem da origem da data.

Atualmente, o rock é um gê-nero musical composto por vá-rias influências diferentes, até mes-mo antagônicas, mas que continuacom o mesmo propósito originalde “liberdade” e “expressão”.

Mesmo sendo conhecidopor Dia Mundial do Rock, estadata somente é comemorada noBrasil, graças a uma campanhapromovida por duas rádios pau-listas em 1990 que menciona-vam o dia 13 de julho como Diado Rock.

ORIGEM DO DIA MUNDIAL DO ROCK

Em 13 de julho de 1985,houve um grande eventochamado Live Aid, um show si-multâneo em Londres, na Ingla-terra, e na Filadélfia nos EstadosUnidos.

O Crossroads, é dos que vemhá quase duas décadas promo-vendo o encontro do públicocuritibano com bandas influen-ciadas pelo rock ’n’ roll e peloblues, estilos musicais que defi-nem o gosto da casa pela músi-ca. O bar conquistou vários prê-mios durante sua existência,como o de Melhor Música aoVivo pela Revista Veja Curiti-ba, e já trouxe bandas de re-nome nacional, como BluesEtílicos e Celso Blues Boy, ede reconhecimento internaci-onal, como Guy King, bluesman de Chicago. Tradicional-mente, a casa promove sho-ws com as mais variadas ban-das cover e grupos brasileirosde renome. Mas não é só pelaboa música que o Crossroads éconhecido. O cardápio da casase destaca pelos petiscos varia-dos, sanduíches e pratos elabo-rados com produtos e receitasespeciais. Para matar a sede,além do tradicional chopp nocaneco (vencedor do prêmioApreciadores do Chopp nacionale regional), a casa ainda possuiuma carta de drinks. Segue al-guns registros de bandas quepassaram pelo palco do Cross-roads.

O objetivo principal era cons-cientizar a população mundialsobre a drástica pobreza e fomena Etiópia.

O evento contou com a pre-sença de renomados artistas,como The Who, Status Quo, LedZeppelin, Dire Straits, Madonna,Queen, Joan Baez, David Bowie,BB King, Rolling Stones, Sting,Scorpions, U2, Paul McCartney,Phil Collins (que tocou nos dois

lugares), Eric Clapton, Black Sa-bbath, entre outros.

O show foi transmitido aovivo para diversos países e des-de então, o dia 13 de julho pas-sou a ser conhecido como DiaMundial do Rock.

Vários barzinhos e baladas deCuritiba, prepararam uma pro-gramação cheia de surpresas ecom o requinte que o rock me-rece, onde bandas curitibanas

fecharam o mês com agenda lo-tada. Algumas casas se organi-zaram e prepararam a progra-mação com até três bandaspor noite. Os barzinhos tam-bém ofereceram aos clientesfieis, além de descontos espe-ciais e outros mimos a bandamais desejada onde atravésde votação alguns meses an-tes, o próprio cliente votou eescolheu a sua preferida.

Page 4: Realidadenoticias julho2015

4| | julho 2015 | SANTA FELICIDADE E REGIÃO

DNIT apresenta o novo projeto do Contorno Sul

Representantes do Institutode Pesquisa e Planejamento Ur-bano de Curitiba (Ippuc) e dassecretarias municipais de Trân-sito (Setran) e de Obras (SMOP)acompanharam nesta segunda-feira (13) a audiência pública re-alizada pelo Departamento Na-cional de Infraestrutura deTransportes (DNIT) para apresen-tar o anteprojeto do ContornoSul de Curitiba.

A obra, que é de responsabi-lidade do governo federal, temrecursos previstos no Plano deAceleração do Crescimento(PAC). O edital de licitação temprevisão para agosto de 2015 ea empresa vencedora terá o pra-zo de 1.050 dias, a partir daemissão da primeira ordem deserviço, para concluir a obra.

A empresa que vencer a lici-tação irá atuar pelo Regime Di-ferenciado de Contratação Inte-grada (RDCI), o que significa queserá responsável pela realizaçãointegral de todas as etapas doprocesso: projeto básico, proje-to executivo, estudos para o li-cenciamento ambiental, estudospara as desapropriações e exe-cução da obra.

Também serão implantados18 sistemas semafóricos inteli-gentes, por fibra óptica, que irãooperar somente nas vias margi-nais. Já nas pistas de rolagem doContorno Sul não haverá sinalei-ros. O projeto também vai con-tar com melhorias ambientais.Será construída uma nova pon-te sobre o Rio Barigüi, tendo emvista que, em períodos de chu-vas intensas, a atual ponte re-presa a água do rio provocandoinundações. Também serão im-plantados, em diversos pontos,dispositivos para reter a água dachuva e diminuir a velocidade deescoamento. No total, as caixasde contenção deverão represaraté 4 mil metros cúbicos deágua.

O Contorno Sul é uma áreade tráfego intenso na região sulde Curitiba que interliga quatrotrechos de rodovias federais e faza conexão de todo o tráfego dointerior do Paraná em direção àcapital. Começa na BR 116, nosentido Porto Alegre (RS) e vaiaté a BR 277 no sentido CampoLargo. Por ali passam, atualmen-te, 60 mil veículos por dia, sen-do que, destes, pelo menos 30%correspondem a ônibus e cami-nhões, gerando um tráfego pe-sado e intenso.

MELHORIAS PROPOSTASA obra terá 14,6 km de ex-

tensão e as ruas marginais terão13,5 km. Já a pavimentação to-tal alcançará 57 km. De acordo

com o anteprojeto, o ContornoSul contará com três pistas paracada lado, acrescidas, ainda, deuma faixa de segurança (ao cen-tro), acostamento e uma viamarginal para cada lado comcalçadas e infraestrutura ciclovi-ária. O local também receberá10 obras de artes especiais e re-ceberá ampliações e reforço nasestruturas em sete obras de artejá implantadas. De acordo como anteprojeto, serão construídascinco novas passarelas, cadauma com cerca de 120 metrosde extensão, cobrindo toda aárea do Contorno Sul. Além dis-so, haverá espaço segregadospara pedestres nas trincheiras,totalizando 15 locais própriospara travessias a pé.

O FUTURO DO SENADOR: Omistério em torno do futurodo senador Alvaro Dias (PSDB)passa por um antigo desejode se candidatar a presidenteda República. Em crise com asdireções paranaense e nacio-nal do partido, ele estaria bus-cando uma legenda que lhegarantisse sustentação comouma opção de terceira via. Porisso as conversas com o PSB,único partido declaradamen-te desse campo. Haveria re-ceio, no entanto, de que a si-gla mudasse de posição ouescolhesse outro nome. Aísurgiria a opção do PDT do ir-mão Osmar Dias.

* * *DA LHE PORRADA: O deputa-do Requião Filho, filho do se-nador Roberto Requião, am-bos do PMDB, é candidatís-simo a prefeito de CuritibaEstá em campanha e, na linhado pai, desce o porrete em to-dos que possam ser seus ad-versários. Deu bordoadas emGustavo Fruet, do PDT. Desan-cou o governador Beto Richaque apoiará outro. E para nãoperder a viagem, desancouJaime Lerner, que ele acreditaque poderá ser candidato con-tra ele.

* * *MELHORAR SUA RUA: Na regi-onal Santa Felicidade, das 647sugestões à LDO, 160 foramsobre as vias (24,7%). O temafoi demandado em 13, dos 14bairros que compõem a regi-onal: Butiatuvinha, Campinado Siqueira, Campo Comprido,Cascatinha, Lamenha Peque-na, Mossunguê, Santa Felici-dade, Santo Inácio, São Braz,São João, Seminário e VistaAlegre.

* * *ORÇAMENTO 2016: O prefei-to Gustavo Fruet sancionou aLei de Diretrizes Orçamentá-rias para 2016. O projeto delei foi aprovado pela CâmaraMunicipal de Curitiba no dia30 de junho, após duas vota-ções. A receita total estimadapara o próximo ano é de R$8,355 bilhões. A LDO 2016 pre-vê também investimentos di-retos em obras e equipamen-tos públicos de R$ 851 mi-lhões. O valor representa umafatia de 10,96% do orçamen-to.

* * *VEREADORES PEDEM: Os re-querimentos enviados pelaCâmara Municipal à Prefeitu-ra de Curitiba, entre 1º de ja-neiro e 30 de junho deste ano,superaram o balanço das so-licitações referentes ao pri-meiro semestre dos dois pri-meiros anos da atual legisla-tura. Os vereadores protoco-laram 9.160 solicitações aoExecutivo, contra 7.023 em2014 e 7.386 em 2013.

Superintendente do DNIT dr. JoséTiago detalhou ante-projeto

Linha Verde será laboratório de inovação urbanaO projeto da Linha Verde

Sustentável, que abarca um con-junto de mais de 20 interven-ções urbanas sob a responsabi-lidade da Prefeitura de Curitiba,foi apresentado nesta terça-fei-ra (19), pelo secretário de Pla-nejamento e Administração, Fá-bio Dória Scatolin. Ao todo, es-tão previstos investimentos pú-blicos e privados de mais de R$4,5 bilhões nos próximos anosem obras e equipamentos nos32 quilômetros de via – dosquais 18 quilômetros integrama Operação Urbana ConsorciadaLinha Verde, instrumento reguladopela Comissão de Valores Mobiliá-rios (CVM) e que prevê a venda deCertificados de Potencial Adicio-nal de Construção (Cepacs) para

aplicação de recursos no local.Do aporte previsto, R$ 2,1

bilhões devem vir do setor pú-blico, R$ 1 bilhão do setor pri-vado e R$ 1,4 bilhão seria cap-tado com a venda de Cepacs.

Cerca de 80 mil pessoas de 23bairros serão beneficiadas peloprojeto.

“A Prefeitura pretende trans-formar a Linha Verde em um la-boratório de inovações urbanas,

com iniciativas em parceria comuniversidades e grandes empre-sas. O projeto inclui, entre ou-tras coisas, investimento emfontes renováveis de energia,cabeamento de fibra óptica paramelhorar a capacidade de tráfe-go de dados e habitação popu-lar com painéis de captação deenergia solar”, elenca o prefeitoGustavo Fruet.

A apresentação da Linha Ver-de Sustentável é parte da pro-gramação do Smart City Busi-ness America Congress & Expo,maior evento da América Latinavoltado para a promoção de so-luções urbanas inteligentes. Oevento, que tem apoio da Pre-feitura, vai até o dia 21 de maio,no Expo Unimed, em Curitiba.

Page 5: Realidadenoticias julho2015

| |5SANTA FELICIDADE E REGIÃO | julho 2015

Mauro Ignácio acompanha melhorias no Conjunto Veneza

As melhorias no alambrado,parquinho e pista de caminha-da da Praça Recanto D’Itália, noConjunto Veneza, seguem emritmo acelerado. O vereadorMauro Ignácio está muito felizcom os avanços que vão garan-tir a segurança aos pedestres e

as crianças que utilizam o locale, principalmente, por saber queessas melhorias são resultadode um trabalho em conjuntocom a comunidade, que se mo-bilizou e participou das reuniõesrealizadas.

Ignácio destaca o trabalho

incansável e determinado dosmembros da Associação de Mo-radores do Conjunto Veneza(Amave), que possuem uma belatrajetória de lutas e desafiospara chegar até este momento,e agradece a sensibilidade dealguns membros da equipe da

prefeitura. “Fico muito feliz fa-zer parte desta história e contribuircom esse momento”, afirmou.

Essa praça, que recentemen-te recebeu manutenção em suailuminação (044.823.2015),também aguarda a implantaçãode uma academia ao ar livre.

Solicitada pelo vereador pormeio de requerimentos encami-nhados à Prefeitura Municipal(044.05149.2013), a academia éuma reivindicação da comuni-dade, que busca melhorar a qua-lidade de vida através da práti-ca de atividades físicas.

O vereador Mauro Ignácioquis saber, por meio de um ter-ceiro pedido de informações(062.00098.2015), se existemprojetos para intervenção nobosque ao lado da Escola Es-tadual “Pinheiros do Paraná”,bairro Santa Felicidade, e, emcaso positivo, como seria ocronograma de execução dasobras. O vereador justificou aproposição no apelo popular,haja visto que a área é de pro-priedade da Prefeitura Muni-cipal e encontra-se sem utili-zação.

São João comemora sinalização

Reunião com os comerciantes da Rua José Valle

Bosque no Jd. Pinheiros

A resposta veio pelo ofício310/2015-EM/GTL, em que aSMMA afirma que parte dapraça Antonio Bertoli foi cedi-da para instalação de edifica-ção do Portal do Futuro. “NoLicenciamento Ambiental daobra foi estabelecida comomedida compensatória a revi-talização da praça, sendo o cer-camento do bosque, a recupe-ração do caminho de CBUQ aolado do bosque, iluminaçãodeste percurso e melhorias nocampo de futebol algumas dasintervenções solicitadas.”

Foi atendida a solicitaçãodo vereador Mauro Ignáciopara implantação de rotatórianas confluências das ruasFrancisco Dallalíbera, Ari JoséValle e Bassamo de Grappa(044.12049. 2013).

Agora, esperamos que alombada prometida na RuaJosé Valle também seja im-plantada o quanto antes,atendendo apelo dos comer-ciantes e moradores do bair-ro São João.

O vereador Mauro Ignácio,participou das reuniões de co-merciantes, moradores e usu-ários desta rua e agradece aequipe da Secretaria Munici-pal de Trânsito (SETRAN) e aRegional Santa Felicidade, eacredita na sensibilidade e efi-ciência da administração re-gional para atender e neces-sidades da comunidade. Nova sinalização na Rua José Valle com Francisco Dalallibera

Page 6: Realidadenoticias julho2015

6| | julho 2015 | SANTA FELICIDADE E REGIÃO

Educação Eveline deOliveira

AUTISMMOE FAMÍLIA

Uma das mais tradicionaisfestas do bairro Italiano

A afetividade é um fa-tor primordial para alcan-çar sucesso no acompa-nhamento das criançascom autismo, uma vez queé necessário comprometi-mento, dedicação, persis-tência e sacrifícios da famí-lia para adequar a vida so-cial, o ambiente de casa ea rotina em prol das ne-cessidades e respeitar oslimites que impedem de-terminadas mudanças,não abandonando o trata-mento clínico mas fazendocom que os pais interajamde maneira participativa.

O interesse dos paisreflete nos filhos seguran-ça, motivação e ameniza-ção de possíveis dificulda-des.

A psicopedagoga Cyel-le Carmem V. Pereira, emseu artigo, indica que ainclusão deve começarainda em casa, aceitandoo problema, estimulandoas melhoras e trabalhan-do diariamente para queo quadro autístico tenha omínimo de estereotipias ecomprometimentos.

É importante que a cri-ança seja inserida numambiente estimulador deinteração social, obvia-mente ultrapassando oslimites do convívio famili-ar.

O autista precisa ad-quirir sua independência,através da valorização deexperiências habituais, decontato social, aprenden-do habilidades pessoais edomésticas, como organi-zar seus brinquedos porexemplo.

O amor dos pais é abase fortalecedora do pro-cesso ensino-aprendiza-gem, pois enfatiza o fatode que os filhos não po-dem ficar excluídos tantoda sociedade quanto daescola.

Deve-se ficar claro quea inclusão escolar não éapenas inserir uma crian-ça com deficiência numaescola normal. Inclusão épossibilitar que esta crian-ça adquira conhecimentosutilizando métodos quefacilitem ou auxiliem seuslimites. O processo de in-clusão requer persistênciae força de vontade dos paispara enfrentar desafios di-ários, no entanto, os resul-tados têm dado bons fru-tos.

Para as famílias, parti-cipar de associações e co-meçar a aplicar os méto-dos já existentes em casasão uma parte do desen-volvimento cognitivo.

Portanto, buscar ajudade profissionais, de méto-dos e apoio de instituiçõessão passos primordiaispara que os autistas pos-sam sair do círculo viciosode isolamento social, faltade comunicação e falta decompreensão. Ao investirnuma criança autista, tere-mos um adulto com me-nos conflitos, mais integra-do à família e aos amigos,com o campo de comuni-cação menos afetado e umcidadão digno como qual-quer outro.

Portanto, a inclusãodeve começar em casa, noseio familiar, quando ospais decidem tomar umaatitude, deixar de lado opreconceito e apatia deum diagnóstico de defici-ência e sair em busca dosdireitos de cidadania paraseus filhos e tratá-los comos melhores profissionaise com os métodos maiseficientes até então.

Dentre as poucas insti-tuições podemos citar oCentro Conviver e o UNI-PP – Unidade de Neurolo-gia Infantil Pequeno Prín-cipe.

A

TTTTTel.: el.: el.: el.: el.: 3 2 73 2 73 2 73 2 73 2 7 3 - 5 4 4 83 - 5 4 4 83 - 5 4 4 83 - 5 4 4 83 - 5 4 4 89 9 0 5 - 8 5 8 89 9 0 5 - 8 5 8 89 9 0 5 - 8 5 8 89 9 0 5 - 8 5 8 89 9 0 5 - 8 5 8 8

33ª edição, aFesta do Frango,Polenta e Vinho

reúne os amantes da co-mida italiana no BosqueSão Cristóvão, em SantaFelicidade foi um grandesucesso e superou as ex-pectativas da organizaçãoque trabalham de mangasarregaçadas demonstran-do a grande paixão demanter uma festa por tan-tos anos. Quase 20 milpessoas participaram dafesta que é consagradacomo uma das maiores,que exibe os pratos tradi-cionais e mantendo viva atradição e a história daantiga Colônia.Os pratostípicos da comida dos imi-grantes italianos, comosempre, muito saborosos,foram servidos; polentacom frango, risoto de fran-go, macarrão à bolonhesa,salada de tomate com ce-bola e escarola e vinho.Aotodo, foram preparados5,5 mil quilos de frango, 5mil quilos de polenta, 4mil quilos de risoto e 4 milquilos de macarrão. Nodomingo, o evento inicioucom missa no local comparticipação do Coral Ita-

liano de Santa Felicidade.Durante os dias da festatambém contou com ven-

da de artesanato, produ-tos como geleias e vinhos,apresentação de grupos

folclóricos e bandas to-cando músicas tradicio-nais italianas.

Page 7: Realidadenoticias julho2015

| |7SANTA FELICIDADE E REGIÃO | julho 2015

Especial> GASTRONOMIAUma grande história que fez uma

Curitiba ainda mais gastronômicauritiba caminha a passos largos, rumo a ser umadas grandes cidades com potencial gastronômi-co reconhecido no país. É oque apontam as mais

recentes pesquisas que mantinham em seus resultadosSão Paulo e Rio como as principais tratando-se de gas-tronomia requintada. O crescimento do setor na capi-tal, torna-se visível nos últimos 10 anos onde novas ca-sas com especialidades requintadas e diversos barzinhosforam surgindo com o objetivo único de atrair os turis-tas e prendê-lo pelo estômago.

Os dados também apontam algo curioso. Curitibaapareceu como a capital mais honesta no momento decobrar um bom prato, pois em São Paulo e Rio, além desempre estarem no topo tratando-se de gastronomia ocusto também fica no topo.

A Associação Comercial de Curitiba, levantou da-dos que mostram um mapeamento surpreenden-te do comercio alimentício, pois das tantasnovas empresas que surgem de diferen-tes ramos, a que mais permanece nomercado e com crescimento pros-pero é voltado à alimen-tação. Das 25 mil empre-sas que abriram nos últi-mos 10 anos os dados

apontam que vários setores deram entrada em encerra-mento, porém o ramo alimentício não aparece nas es-tatísticas.

Algumas regiões de Curitiba são destaques e aglo-meram um grande numero de bons restaurantes, ba-res, pizzarias, vinícolas, panificadoras, cafés coloniais,casas de sanduiches e outros.

Dentre tantas casas de sucesso e reconhecidascomo tradicionais em Curitiba citamos algumas, aexemplo; Restaurante São Francisco, fundado em 1955,o mais antigo deCuritiba, únicocom fogão à le-

NAS PÁGINAS 8, 9 E 10 MAIS GASTRONOMIA

C nha, comandado pelo seu Valentim, filho de espanhóis.O Bar Palácio é um dos mais tradicionais de Curitiba,

desde 1930 mantem no cardapio o churrasco parana-ense servido com arroz, farofa e salada de cebola é umadas especialidades do local, assim como o Mignon à Gri-set (mignon feito na manteiga, acompanhado de batatagriset, ervilhas e arroz). Orestaurante também ser-ve opções de massas efrutos do mar.

História,tradição ecultura quesãomantidasvivas porfamilias queacreditaramno potencialdeste lugar.

Page 8: Realidadenoticias julho2015

| |SANTA FELICIDADE E REGIÃO | julho 2015| | julho 2015 | SANTA FELICIDADE E REGIÃO8 9

Tel.: 4141-3475E-mail: [email protected]

www.tresmariaschurrasco.com.br

GASTRONOMIAComo tudo começou

Em Curitiba, os italianoschegaram a partir de 1872,estabelecendo-se, comoagricultores, em vários nú-cleos coloniais da região. Es-ses núcleos deram origemaos atuais bairros de Pilar-zinho, Água Verde, Umbaráe Santa Felicidade, coinci-dência ou não mas são lo-cais onde encontram-se osmelhores restaurantes e ca-sas do ramos gastronômi-co. Com o passar do tem-po, os italianos adotaramoutras atividades, incluindoindustriais e comerciais.Hoje, seus descendentescontribuem de forma im-portante, em todas as áre-as de atividade em Curitiba.

O bairro de Santa Felici-dade é conhecido pela pre-servação da cultura italiana,em Curitiba, principalmen-te na gastronomia.

Santa Felicidade desta-ca-se como um dos bairrosque mais contribuiu e con-

tribui para colocar Curitibaentre os destaques gastro-nômicos do país. Afinal decontas, o requinte e a tra-dição e a historia se man-tem viva no requinte dospratos, na nobreza das ca-sas e ainda as vestimentas,layout do ambiente, tudocontribui para que se man-tenha viva a historia dosimigrantes responsáveispelo sucesso e destaque dobairro que é visitado porturistas de diversos lugaresdo mundo.

Santa Felicidade é umaregião administrativa deCuritiba que envolve 16bairros, incluindo o bairrode Santa Felicidade, quefica a 7km do Centro. Pre-serva muito da cultura tra-zida pelos imigrantes italia-nos a Curitiba.

A região era a antigaColônia Santa Felicidade,formada por núcleos colo-niais de imigrantes, princi-

Verdadeiro sucesso regadoa “Chope, Pizza & Vinho”

palmente, italianos. A ocu-pação ocorreu de formamais intensa a partis de1878, por imigrantes vin-dos das regiões de Venetoe Trento, no norte da Itália.Os italianos dedicaram-seinicialmente à produção dequeijos, vinhos e hortigran-jeiros. Parte das terras foidoada por Dona FelicidadeBorges aos imigrantes itali-anos. Dona Felicidade tam-bém doou seu nome aobairro.

Em 1891, atendendo à

forte religiosidade dos imi-grantes italianos, erigiu-se aIgreja São José, em SantaFelicidade. Em 1899, cons-truiu-se a primeira escola.Na virada do século 19 parao 20, a região já era habita-da por cerca de 200 famíli-as. Algumas construçõesdessa época ainda existemna região, como a Casa Cul-pi, a Casa dos Arcos, a Casados Gerânios e a Casa dasPinturas.

Santa Felicidade eratambém um caminho de

passagem de tropeiros nosséculos 18 e 19. A paradadas tropas, para repouso ealimentação, contribuiupara a tradição gastronômi-ca do bairro.

Nos dias de hoje, SantaFelicidade abriga cerca de30 restaurantes, alguns comcapacidade para mais demil lugares. Possui, tam-bém, vinícolas, cantinas, lo-jas de artesanato e móveisde vime e junco. Eventos tí-picos como a Festa anual dapolenta e do frango, no Bos-que São Cristóvão, manifes-tam as tradições de culturaitaliana de Santa Felicidade.

Algumas casas tem re-conhecimento internacio-nal, nesse caso, o Madalos-so que inaugurou em 1970a nova casa, é o segundomaior do mundo, mas des-de 1963 o Madalosso cons-

trói sua história como umrestaurante familiar, queencontrou na tradição itali-ana um estilo único de ser-vir e degustar mantendo atéhoje suas origens, cuidandode cada cliente como umconvidado, um velho amigoda casa.

Restaurante Venezaque desde 1965, o Restau-rante Veneza é prestigiado

por seus rodízios à base demassa e frango. Algumasdas especialidades da casasão frango à passarinho,macarrão e lasanha aosugo, risoto de frango, po-lenta frita e nhoque. Só naespagueteria há 7 opçõesde massas e mais de 20 op-ções de ingredientes.

Ciciliano que mantémem sua fachada com traçosda antiga roma e um cardá-pio variadíssimo de massase carnes. Restaurante DomAntonio fundado em 1986sua construção durou 5anos e foi projetado parafazer referencia aos castelosmedievais europeus.

A Casa dos Arcos foiuma das primeiras casas

construídas na região peloimigrante italiano MarcosMocelin, no ano de 1895,hoje é protegida pelo Patri-mônio Histórico da cidadede Curitiba, conserva os tra-ços originais de sua cons-trução, sendo a única nobairro com arcada frontalno térreo seu cardápio; pi-zzas, massas diversas, calzo-nes e carnes. Castello Trevi-zzo foi Inaugurado em 23 deoutubro de 1991 e mantem

O RECONHECIMENTO À CURITIBANos 16 bairros da nos-

sa região, a gastronomia sedestaca como principal ati-vidade responsável por em-pregar de forma direta e in-direta em torno de 37% dapopulação como; garçons,cozinheiros, copeiros,chef’s, zeladores, atenden-tes, bar tender entre outros.O nome, a fama e a historiado bairro italiano está espa-lhado no mundo e vários ra-mos de atividades como oartesanato ganharam pro-porções interessantíssimas

de vendas, tirando proveitodo grande movimento prin-cipalmente aos finais de se-mana e feriados.

Mesmo outros bairrosde Curitiba que abrigambons restaurantes, hotéise barzinhos reconhecemque Santa Felicidade é umgrande pólo da gastrono-mia. Muitos comerciantes,como empreendimentosmenores são gratos aosgrandes nomes que se des-tacam pelos pratos e am-bientes famosos.

sua arquitetura como úni-ca e seu cardápio conservaa tradição Italiana; Ronde-lli de massa verde ( com re-cheio de ricota e requeijãocremoso, lasanhas, totas defrango e uma grande varie-dade em saladas.

Restaurante Cascatinhacomandado pela famíliaTrevisan há mais de 50anos, é famoso pelo requin-te natural de uma cascataconservada pela família, o

restaurante Cascatinha éum dos mais tradicionais dobairro Santa Felicidade. Comsistema de rodízio, a casaoferece polenta frita, sala-das, risoto, fígado frito, mas-sas e frango.

Para quem aprecia umbom churrasco o GalpãoVentania atuando desde1987 tem um agradável eamplo ambiente com aten-dimento personalizado eque entendem de churrasco.

O Bar Palácio em 1930

Restaurante São Francisco

O Bar Palácio hoje

Famiglia Fadanelli

Restaurante SicilianoA casa dos Arcos Costruida por Marcos MolcelinO requinte da Italia

Você lembra do Jatão?

Madalosso, o 2º maior do mundo

Cervejas Especiais e aVinhos Santa Felicidade,em parceria, levaram àSanta Felicidade trêspaixões nacionais: cho-pe, pizza e vinho!

Nosso convidadogastronômico foi o DelBorgo Pizza Truck, com4 opções da verdadeirapizza italiana.

Foram três opçõesde chopes artesanaispara degustação e harmonização, degus-tação de todos os vinhos da casa e sucode uva integral, além de um saborosoquentão que espantou o frio. Com esse

Restaurante Veneza

requintado cardápio o sucesso foi garan-tido, onde clientes com suas famíliascompareceram no espaço da VinhosSanta Felicidade.

Page 9: Realidadenoticias julho2015

| |SANTA FELICIDADE E REGIÃO | julho 2015| | julho 2015 | SANTA FELICIDADE E REGIÃO8 9

Tel.: 4141-3475E-mail: [email protected]

www.tresmariaschurrasco.com.br

GASTRONOMIAComo tudo começou

Em Curitiba, os italianoschegaram a partir de 1872,estabelecendo-se, comoagricultores, em vários nú-cleos coloniais da região. Es-ses núcleos deram origemaos atuais bairros de Pilar-zinho, Água Verde, Umbaráe Santa Felicidade, coinci-dência ou não mas são lo-cais onde encontram-se osmelhores restaurantes e ca-sas do ramos gastronômi-co. Com o passar do tem-po, os italianos adotaramoutras atividades, incluindoindustriais e comerciais.Hoje, seus descendentescontribuem de forma im-portante, em todas as áre-as de atividade em Curitiba.

O bairro de Santa Felici-dade é conhecido pela pre-servação da cultura italiana,em Curitiba, principalmen-te na gastronomia.

Santa Felicidade desta-ca-se como um dos bairrosque mais contribuiu e con-

tribui para colocar Curitibaentre os destaques gastro-nômicos do país. Afinal decontas, o requinte e a tra-dição e a historia se man-tem viva no requinte dospratos, na nobreza das ca-sas e ainda as vestimentas,layout do ambiente, tudocontribui para que se man-tenha viva a historia dosimigrantes responsáveispelo sucesso e destaque dobairro que é visitado porturistas de diversos lugaresdo mundo.

Santa Felicidade é umaregião administrativa deCuritiba que envolve 16bairros, incluindo o bairrode Santa Felicidade, quefica a 7km do Centro. Pre-serva muito da cultura tra-zida pelos imigrantes italia-nos a Curitiba.

A região era a antigaColônia Santa Felicidade,formada por núcleos colo-niais de imigrantes, princi-

Verdadeiro sucesso regadoa “Chope, Pizza & Vinho”

palmente, italianos. A ocu-pação ocorreu de formamais intensa a partis de1878, por imigrantes vin-dos das regiões de Venetoe Trento, no norte da Itália.Os italianos dedicaram-seinicialmente à produção dequeijos, vinhos e hortigran-jeiros. Parte das terras foidoada por Dona FelicidadeBorges aos imigrantes itali-anos. Dona Felicidade tam-bém doou seu nome aobairro.

Em 1891, atendendo à

forte religiosidade dos imi-grantes italianos, erigiu-se aIgreja São José, em SantaFelicidade. Em 1899, cons-truiu-se a primeira escola.Na virada do século 19 parao 20, a região já era habita-da por cerca de 200 famíli-as. Algumas construçõesdessa época ainda existemna região, como a Casa Cul-pi, a Casa dos Arcos, a Casados Gerânios e a Casa dasPinturas.

Santa Felicidade eratambém um caminho de

passagem de tropeiros nosséculos 18 e 19. A paradadas tropas, para repouso ealimentação, contribuiupara a tradição gastronômi-ca do bairro.

Nos dias de hoje, SantaFelicidade abriga cerca de30 restaurantes, alguns comcapacidade para mais demil lugares. Possui, tam-bém, vinícolas, cantinas, lo-jas de artesanato e móveisde vime e junco. Eventos tí-picos como a Festa anual dapolenta e do frango, no Bos-que São Cristóvão, manifes-tam as tradições de culturaitaliana de Santa Felicidade.

Algumas casas tem re-conhecimento internacio-nal, nesse caso, o Madalos-so que inaugurou em 1970a nova casa, é o segundomaior do mundo, mas des-de 1963 o Madalosso cons-

trói sua história como umrestaurante familiar, queencontrou na tradição itali-ana um estilo único de ser-vir e degustar mantendo atéhoje suas origens, cuidandode cada cliente como umconvidado, um velho amigoda casa.

Restaurante Venezaque desde 1965, o Restau-rante Veneza é prestigiado

por seus rodízios à base demassa e frango. Algumasdas especialidades da casasão frango à passarinho,macarrão e lasanha aosugo, risoto de frango, po-lenta frita e nhoque. Só naespagueteria há 7 opçõesde massas e mais de 20 op-ções de ingredientes.

Ciciliano que mantémem sua fachada com traçosda antiga roma e um cardá-pio variadíssimo de massase carnes. Restaurante DomAntonio fundado em 1986sua construção durou 5anos e foi projetado parafazer referencia aos castelosmedievais europeus.

A Casa dos Arcos foiuma das primeiras casas

construídas na região peloimigrante italiano MarcosMocelin, no ano de 1895,hoje é protegida pelo Patri-mônio Histórico da cidadede Curitiba, conserva os tra-ços originais de sua cons-trução, sendo a única nobairro com arcada frontalno térreo seu cardápio; pi-zzas, massas diversas, calzo-nes e carnes. Castello Trevi-zzo foi Inaugurado em 23 deoutubro de 1991 e mantem

O RECONHECIMENTO À CURITIBANos 16 bairros da nos-

sa região, a gastronomia sedestaca como principal ati-vidade responsável por em-pregar de forma direta e in-direta em torno de 37% dapopulação como; garçons,cozinheiros, copeiros,chef’s, zeladores, atenden-tes, bar tender entre outros.O nome, a fama e a historiado bairro italiano está espa-lhado no mundo e vários ra-mos de atividades como oartesanato ganharam pro-porções interessantíssimas

de vendas, tirando proveitodo grande movimento prin-cipalmente aos finais de se-mana e feriados.

Mesmo outros bairrosde Curitiba que abrigambons restaurantes, hotéise barzinhos reconhecemque Santa Felicidade é umgrande pólo da gastrono-mia. Muitos comerciantes,como empreendimentosmenores são gratos aosgrandes nomes que se des-tacam pelos pratos e am-bientes famosos.

sua arquitetura como úni-ca e seu cardápio conservaa tradição Italiana; Ronde-lli de massa verde ( com re-cheio de ricota e requeijãocremoso, lasanhas, totas defrango e uma grande varie-dade em saladas.

Restaurante Cascatinhacomandado pela famíliaTrevisan há mais de 50anos, é famoso pelo requin-te natural de uma cascataconservada pela família, o

restaurante Cascatinha éum dos mais tradicionais dobairro Santa Felicidade. Comsistema de rodízio, a casaoferece polenta frita, sala-das, risoto, fígado frito, mas-sas e frango.

Para quem aprecia umbom churrasco o GalpãoVentania atuando desde1987 tem um agradável eamplo ambiente com aten-dimento personalizado eque entendem de churrasco.

O Bar Palácio em 1930

Restaurante São Francisco

O Bar Palácio hoje

Famiglia Fadanelli

Restaurante SicilianoA casa dos Arcos Costruida por Marcos MolcelinO requinte da Italia

Você lembra do Jatão?

Madalosso, o 2º maior do mundo

Cervejas Especiais e aVinhos Santa Felicidade,em parceria, levaram àSanta Felicidade trêspaixões nacionais: cho-pe, pizza e vinho!

Nosso convidadogastronômico foi o DelBorgo Pizza Truck, com4 opções da verdadeirapizza italiana.

Foram três opçõesde chopes artesanaispara degustação e harmonização, degus-tação de todos os vinhos da casa e sucode uva integral, além de um saborosoquentão que espantou o frio. Com esse

Restaurante Veneza

requintado cardápio o sucesso foi garan-tido, onde clientes com suas famíliascompareceram no espaço da VinhosSanta Felicidade.

Page 10: Realidadenoticias julho2015

10| | julho 2015 | SANTA FELICIDADE E REGIÃO

Após um período deférias, o amigo Mineirovoltou a atender em novoendereço. O estabeleci-mento, agora localizadona Rua João Volpe, nobairro Butiatuvinha, naantiga mercearia do Nel-son Toaldo, é um localagradável e familiar. Nãodeixem de dar uma pas-sadinha por lá! Todaquarta-feira carne deonça; nas as quintas deli-ciosa dobradinha e aossábados feijoada. Mais in-formações 9996-2789.

O Bar do Mineiroestá de volta!

Page 11: Realidadenoticias julho2015

| |11SANTA FELICIDADE E REGIÃO | julho 2015

Social>

Jennifer Limma

TRIESTE, 78 ANOS - O presidente MarcosAzolin, Carlos, Lauro Ferro e Altair Pingode Ouro brindam os 78 anos de fundaçãodo Trieste F.C., de Santa Felicidade, no Diados Namorados. No detalhe Marquinhos,com o vice presidente Hamilton RogérioSobocinski e o ex presidente Jaziel Baioni.Trieste Stadium. A festa contou com bu-ffet especial e animação da “Banda TrackOne”. Fotos: Jennifer Lima.

Juninão - OSinhozinho Gabriele a SinhazinhaPietra Farias foramos vencedores doconcurso na festajunina da EscolaEducação InfantilMaria ImaculadaConceição, no SãoBraz. Foto de JorgeFarias.

Aniversário! - Altevir (Manito) Domingues Bue-no comemorou a estreia de idade nova, com seucírculo de amizades do Clube D.Pedro II, funda-dores da Ala Jovem Pedro Rissetti (48 anos dehistória). Quase uma centena de amigos estive-ram reunidos para celebrar a data. Na foto abai-xo, Manito ao lado do cartaz em sua homena-gem feito por sua esposa. Foto de Jennifer Lima.

Parabéns!- MylenaCruz,ladeadapelos paisLucélia eJorge Cruz,festejou aestreia deseus lindos15 aninhos,

recepcionando seu círculo de amizades, em elegante festano restaurante Castelo Trevizzo, em Santa Felicidade.

Foto de Jennifer Lima.

Donnastta - Osires Carvalho (diretor do 3 Marias), o anfitriãoAli Tarbine (presidente do Sindiclubes e presidente do Conse-lho Deliberativo do 3 Marias Clube de Campo), o jornalistaLuiz Antonio (comemorando 50 anos de jornalismo) e Jair Pe-reira (presidente da Confederação Brasileira de Clubes) noalmoço de confraternização e apresentação do cardápio dorestaurante Donnastta. Uma ampla variedade de frutos domar. São várias opções de pratos, entre saladas, ensopados,grelhados, empanados e outras iguarias da culinária do lito-ral. Rua Dr. João de Oliveira Passos, 562 - Bom Retiro. Tel:3016-7010.

Setcepar - O aniversário de 72 anos do Sindicato das Empresas deTransporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) foi come-morado em grande estilo no salão azul do Clube Curitibano. A fes-ta reuniu cerca de 800 empresários do setor de transporte do Pa-raná e autoridades, como o prefeito Gustavo Fruet, o secretáriode Segurança Pública Wagner Mesquita, o presidente da Federa-ção das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná(Fetranspar) Sérgio Malucelli e Francisco Pelucio, diretor financei-ro da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística(NTC), entre outros. Na ocasião, se apresentou um coral de crian-ças do projeto social Canta Criança - patrocinado pelo Setcepar -e o cantor Sérgio Reis. Durante a festa foi entregue a condecora-ção de mérito rodoviário às pessoas físicas ou jurídicas que maisse destacaram na prestação de serviços relevantes ao setor e aopaís. Na foto acima, o brinde da diretoria do Setcepar. Foto: An-derson Borges.

São Braz - Os casais Beth e Romildo Carignano (presidente doSão Braz E.C.) e Luciane e Luiz Oliveira prestigiaram a festade78 anos do Trieste F.C., no Trieste Stadium, no flash de Jen-nifer Lima.

Me Seduz - A cantora Fer-nanda Liz sucesso na músicasertaneja universitário, comdestaque para o vídeoclip“Me Seduz”, esbanjando ale-gria no palco do bar SelfieBrasil. Foto de Jorge Farias.

Mercosuper - O jantar de lançamento da“Feira Mercosuper 2016”, realizado pelaApras (Associação Paranaense de Super-mercados) no Restaurante Madalosso, emSanta Felicidade, já contou com assinatu-ras de contratos com diversas empresaspara participar da próxima edição do even-to, que deve ter um crescimento de 100%em relação a 2015. Uma das empresas quegarantiu o seu espaço na 35.ª Mercosuperé a Seara, do grupo JBS Foods. “Para nós

fornecedores, esta feira é uma oportunidade de estreitar relaciona-mento com os nossos clientes, os supermercadistas, e gerar uma pro-ximidade maior. É importante que a gente se empenhe e a torne umsucesso”, afirmou a presidente de suínos e industrializados da JBS Foo-ds, Joanita Maestri Karoleski. Outras empresas que já confirmarampresença na Mercosuper 2016 são Girando Sol, Protege, BRDE, Coa-mo, Cia Canoinhas, Eletrofrio Refrigeração, Grupo CEVEP, Ulguim Cen-ter, Amorin Treinamentos e Consultoria, Côrtes Representações, comestandes, além das empresas Melitta, Cartões Alelo e Buriti, com co-tas de patrocínio. A expectativa para a próxima edição da feira é gran-de. Segundo o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta, o objetivoé dobrar o número de expositores e de visitantes. “Nossas me-tas são ousadas, mas tenho certeza que com as novidades quepreparamos para o ano que vem e com a união e empenho detodo o setor, a Mercosuper 2016 se tornará uma das maioresfeiras do Brasil, gerando excelentes negócios, que refletirão embenefícios para os consumidores e para a economia do esta-do.” Para Zonta, o jantar de lançamento da feira conseguiu atingir osobjetivos de apresentar as propostas e metas para o evento e demobilizar o setor para a importância da feira. A 35.ª Mercosuper terácomo tema “Superoportunidade para bons negócios” e será realiza-da nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2016, no Expotrade Pinhais. Foto:Divulgação.

Page 12: Realidadenoticias julho2015

12| | julho 2015 | SANTA FELICIDADE E REGIÃO

O profissional da gastronomia PUCPRO profissional formado como

Tecnólogo em Gastronomia es-tará habilitado a trabalhar emqualquer área relacionada àGastronomia, como enólogo,sommelier, restaurateur, cozi-nheiro, eventos, chef em casaentre outras sempre com postu-ra ética e competência profissi-onal. O profissional poderá darcontinuidade e aprofundar seusconhecimentos em cursos depós-graduação, lato e strictosensu.

O curso de Tecnólogo emGastronomia oferece a possibi-lidade de mais uma atividadeprofissional em carreira promis-sora e prazerosa por suas carac-terísticas onde o profissional for-mado poderá atuar em hotéis,abrir seu próprio negócio, bares,restaurantes, promoção de even-tos gastronômicos e atendimentode eventos domiciliares.

O Curso de Tecnólogo emGastronomia está respaldado noParecer: CES277/2006 do MECque versa sobre a nova forma deorganização da Educação Profis-sional e Tecnológica de Gradua-ção. Está relacionado à atuaçãodo profissional na área de Hos-

templando uma carga horáriade 1656 horas.Os alunos interes-sados podem estar participando deintercâmbios em parceiros interna-cionais conveniados com a PUCPR.

A PUCPR tem sempre preza-do a qualidade dos cursos queoferece e nossa proposta de en-sinar a aprender tem surtidoefeito em todos os demais cur-sos. Nossa metodologia pauta-da no aprendizado do aluno játem sido sentida pelo mercadode trabalho onde o profissionalformado pela PUC tem sido sem-pre muito bem aproveitado econceituado.

O profissional formado podepleitear em igualdade de condi-ções vagas em cursos de Especi-alização, Mestrado e Doutoradoe enquanto aluno pode partici-par de PIBIC, pesquisas de gru-pos de pesquisa e de professo-res, assim como pleitear vagasde monitoria onde além de ati-vidades práticas e ajuda em ati-vidades letivas pode estar desen-volvendo pesquisas rápidas compossibilidades de publicaçõesem revistas indexadas e bemconceituadas na área e pelos ór-gãos de fomento à pesquisa.

pitalidade e Lazer que compre-ende tecnologias relacionadasaos processos de recepção, en-tretenimento e interação e con-templa atividades relativas aolazer, relações sociais, turismo,eventos e gastronomia integra-dos ao contexto das relaçõeshumanas em diferentes espaçosgeográficos e dimensões socio-

culturais, econômicas e ambien-tais (MINISTÉRIO DA EDUCA-ÇÃO, 2006). Apresenta comohabilidades e competências aserem desenvolvidas para a for-mação profissional, conheci-mentos sobre a evolução histó-rica da alimentação e seu signi-ficado nas diferentes culturas,história da gastronomia, identi-

ficação e seleção de alimentos,composição e transformaçõesquímicas dos alimentos in natu-ra e processados, gastronomiamolecular, enologia, enogastro-nomia, diversas modalidades decozinhas étnicas, regionais, na-cional, internacional, diet & li-ght, Estas habilidades são desen-volvidas durante 5 periodos con-

Sindehotéis e oportunidadesConsulte os cursos que

o S indehotéis mantémpara qualificação profissi-onal de associados e traba-lhadores que pretendem in-gressar no mercado da cate-goria. Veja em www.institutoippa.org.br

Qualificação profissionalé a nossa meta. E para issocriamos o Instituto Profissi-onalizante Paraná Aliança –IPPA. Nele são mantidosquinze cursos regulares, nasmais diferentes áreas deatuação dos nossos profis-sionais. São oportunidadesabertas para quem está nomercado e quer se aperfei-çoar e para aqueles que nãotem qualquer experiência,mas desejam se inserirem alguma atividade. Pro-fessores qualificados na te-oria e na prática, com anosde experiência nas profissõesque ensinam estão à disposi-ção de nossos trabalhadores.Pelo menos dois a três cur-sos são ofertados a cadamês. Veja mais detalhes em

www.institutoippa.org.br

Os cursos disponíveis noIPPA são: Garçom, Maître,Garde Manger (saladeira), As-sistente de Cozinha, Higiene eManipulação de Alimentos, Vi-nhos, Barman, Governança,Camareira, Recepcionista paraMeios de Hospedagem, Ges-tão de Pessoas, Inglês, Espa-nhol, Informática para NívelBásico e Excel para Nível Avan-çado. Há também cursos “incompany”, quando nossosinstrutores atendem direta-mente nas empresas, levandono ambiente de trabalho to-dos os conhecimentos paraaprimorar profissionais. OIPPA possui em suas depen-dências, no 15º andar de nos-sa sede, salas de aula equipa-das com modernos recursos

audiovisuais, biblioteca paraáreas de hospedagem e gas-tronomia, laboratório de in-formática, suíte pedagógicapara hospedagem, espaçogourmet com cozinha, bar, sa-lão e churrasqueira para au-las práticas de gastronomia.Venha nos visitar e conhecero Instituto.

CONHEÇA ALGUNSDOS CURSOS DO IPPA

GARDE MANGERBARMANINGLÊS

HIGIENE E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOSINFORMÁTICA

ESPANHOLGESTÃO DE PESSOAS EM

HOSP./ GASTRONRECEPCIONISTA (MEIOS DE

HOSPEDAGEM)CAMAREIRA

GOVERNANÇAMAÎTREVINHOS

GARÇOMASSISTENTE DE COZINHA

EXCEL - AVANÇADO

No dia 25 dejulho às 15h serápromovido pelaAcademia Fênix naRua da Cidadaniade Santa Felicida-de um evento deapresentação dealgumas técnicasde Karate Shubu-do. O evento con-sistirá basicamen-te em um Campe-onato de Kata que contarácom a participação dos alunosdas academias de Karate deCuritiba e região metropolita-na. Ocorrerão apresentaçõesde técnicas individuais e tam-bém em grupos, nunchaku,bastão, além ainda das formasde defesa pessoais criativas de-senvolvidas pelos próprios alu-nos. O evento tem a intençãode trazer até a comunidade umpouco mais da cultura das ar-tes marciais e mostrar comofunciona o treinamento dos alu-nos e o que eles aprendem nasacademias de Karate Shubu-do.

A Academia Fênix já foicampeã mundial de apresen-tação e começou em 2011 umprojeto com a Comunidade

Artes Marciais emSanta Felicidade

Escola para a realização decampeonatos de artes marci-ais trazendo consigo outrasacademias para a integraçãosocial.

Page 13: Realidadenoticias julho2015

| |13SANTA FELICIDADE E REGIÃO | julho 2015

Conferência reúne agricultores para tratar dedesenvolvimento rural sustentável e solidário

No último dia de junho (30/06), produtores locais se reuni-ram na Casa do Agricultor paraa Conferência Municipal de As-sistência Técnica e Extensão Ru-ral (ATER). O encontro promoveuum debate sobre o Fortaleci-mento da ATER para o desenvol-vimento Rural Sustentável e So-lidário, além de definir delega-dos que vão representar Cam-po Magro na Conferência es-tadual, a ser realizada em 23de julho. A abertura contoucom a presença do prefeitoLouvanir Menegusso, que semostrou preocupado em man-ter boas condições para o agri-

cultor sobreviver, evitando assimo êxodo rural. Também estavampresentes o Secretário de Agri-

cultura e Meio Ambiente AlvirJacob e representantes de enti-dades como Emater, Acafar, Se-

cretaria de Agricultura do Gover-no do Estado do Paraná, Sindi-cato Rural de Campo Magro e

Câmara dos Vereadores, pormeio do vereador Prof. ValdirCosta.

Conferência Municipal de Saúde de Campo MagroNo último sábado (27/06), foi

realizada a 10ª edição da Confe-rência Municipal de Saúde deCampo Magro, no Ginásio doCentro de Eventos. Com aproxi-madamente 170 participantes,o encontro teve início às 9h,com uma solenidade de abertu-ra que contou com as presençasdo Secretário Municipal de Saú-de Ari Decker, do Prefeito Lou-vanir Menegusso, do promotorpúblico Marcio Berclaz (da 4ªPromotoria da Comarca de Al-mirante Tamandaré), do verea-dor Prof. Valdir Costa, Dr. JoséCarlos de Abreu (representandoa Secretaria Estadual de Saúde) eda pastora Ângela (Igreja Quadran-gular). Também estavam presentesdemais secretários da administra-ção central do município, os verea-dores Cristina Balestra e Arvinho,profissionais da área de saúde, so-ciedade civil organizada e demaismembros da comunidade local.

Após a abertura, o Dr. JoséCarlos de Abreu realizou a pa-lestra com o tema “Avanços e osdesafios do SUS”. Em seguida,foram montados os grupos dediscussão, que se dividiram emgrupos para debater sobre 6 ei-xos temáticos, que tratam dosassuntos: saúde da criança, saú-de do adolescente, saúde da mu-

lher, saúde do idoso, saúde dohomem, saúde bucal, saúdemental, assistência farmacêuti-ca, serviço fisioterápico, estrutu-ra física (equipamentos e veícu-

los), recursos humanos, vigilân-cia em saúde, intersetorialidadee controle social.

As discussões foram bastan-te produtivas. O Secretário de

Saúde Ari Decker até abriu mãode sua palestra para ampliar osdebates. Quanto à eleição deconselheiros, esta teve que seradiada. No dia 10 de julho o as-

sunto voltará a ser tratado con-forme segue abaixo:

AS ATIVIDADES DACONFERÊNCIA CONTINUAM

EM 10 DE JULHOConforme Decreto 254/2015,

Cap V Art 7º, e deliberação daassembleia da X ConferênciaMunicipal de Saúde, que crioua Comissão Organizadora do Re-latório Final da X Conferência,todos os membros da referidacomissão estão convocados paraparticipar da reunião que serárealizado dia 10 de julho de2015 às 13:00h, na sala de reu-niões nas dependências da Pre-feitura Municipal de CampoMagro.

PAUTA:1 – Finalização do relatório

(propostas) da X ConferênciaMunicipal de Saúde;

2 – Elaboração e aprovaçãodo calendário para eleição dosconselheiros;

a) Prazo para entrega dos re-presentantes das entidades dosdiversos segmentos da socieda-de civil de Campo Magro; e

b) Data para apresentação dosmembros indicados pelas entidadespara compor o novo conselho.

3 – Eleição de Delegado pararepresentação na XV Conferên-cia Estadual de Saúde.

Page 14: Realidadenoticias julho2015

14| | julho 2015 | SANTA FELICIDADE E REGIÃO

ALUGA-SE CASA MISTA com 2 quartos e demais dependênci-as. Bairro Orleans, valor R$830,00. Contato: 9659-5880.JARDINAGEM EM GERAL, limpeza de lotes, aplicação de vene-no, serviço com roçadeira e motosserra, orçamento sem compro-misso, atende Curitiba e região. Contato: 9614-4783 (TIM).ALUGA-SE QUARTOS, para rapazes: Tratar pelo fone 9789-9871.VENDE-SE TERRENO DE 300 MTS², no bairro do Boa Vis-ta 3 em Campo Magro, plaino, cercado, já com água e luz,aceita-se proposta. Telefone: 9809-1778// 3154-1777(Eder).

ÁRIES - Você estará mais protetora e vai mostrar todoseu carinho ao parceiro. Mas afaste a insegurança do

relacionamento e, principalmente, o ciúme. No trabalho, mostresua determinação, energia e confiança. Mas fique longe de genteque não confia: pode ser envolvida em intrigas. Boas oportunida-des com dinheiro.

TOURO - Diálogo e cumplicidade vão reforçar a união.Compartilhe seus sonhos, troque confidências e declareseu amor sem medo. Pode se surpreender com a reação

positiva da pessoa amada. Trabalhe em equipe, mas não reveleseus planos, por enquanto. Veja lá em quem confia! Pode ter idei-as lucrativas. Clima em casa animado.

GÊMEOS - Valorize as afinidades e o companheirismocom a pessoa amada. Faça planos para o futuro da rela-

ção juntinho com seu bem e conte seus desejos mais íntimos. Horade lutar por reconhecimento ou promoção no trabalho. Agarreas oportunidades de crescer. Pode conquistar um aumento. As-suntos financeiros podem agitar a família.

CÂNCER - Sair da rotina será essencial para o romance.Convença o parceiro a fazer algo diferente, uma viagem,

enfim, dar uma movimentada na vida amorosa. Fale do futurocom ele. No trabalho, aprenda tudo que puder e mostre que quercrescer. Hora de correr atrás! Boa semana para lutar para ganharmais dinheiro.

LEÃO - A Lua deixa você mais envolvente. Use seu char-me para conseguir o que quiser no relacionamento. Bom

astral para sair, passear e namorar. Tire proveito das mudançasque podem acontecer no trabalho. Terá maior facilidade paraaprender e progredir. Boa fase para começar a poupar sua grana.Procure ser mais flexível com parentes.

VIRGEM - A semana promete romantismo, união e sen-sualidade. Compartilhe seus sonhos e planos com quemama. Sucesso também em parceria no trabalho ou soci-

edade de negócios. Encare mudanças e novos desafios sem re-ceio, pois terá proteção dos astros. Pode pintar uma grana extra.O desejo de cuidar e proteger a família deve aumentar.

LIBRA - Você estará mais prestativa e vai apoiar o parcei-ro no que puder. Com essa atitude, a união vai sair forta-

lecida. Seus desejos estarão à flor da pele. Aproveite para daruma movimentada na intimidade. Bom pique para agilizar as ta-refas e deixar tudo em dia. Una-se aos colegas. Controle bem osgastos.

ESCORPIÃO - A semana promete muito amor, carinho ecompanheirismo no relacionamento amoroso. Sua ale-gria e dedicação vão contagiar o parceiro e ficarão mais

unidos. Invista na criatividade e no bom humor, pois facilitarão otrabalho. Incentive a cooperação entre os colegas de serviço.Sorte em jogos e sorteios.

SAGITÁRIO - O romance pede mais confiança e cumpli-cidade. Hora de ter maturidade para vencer crises e apro-fundar a relação, sem cobranças. Use seu poder de se-

dução na conquista. Simpatia e criatividade vão facilitar o traba-lho. Mostre empenho e disciplina em suas atividades. Faça umafezinha e pode ganhar uma grana extra.

CAPRICÓRNIO - O diálogo será um ótimo aliado da união.Troque ideias, fale dos seus planos, mas também ouça comatenção as opiniões do parceiro. Fase quente e apaixo-

nada tanto na paquera quanto no romance. No trabalho vai sedestacar com ideias rápidas e criativas. Comunique-se! Pode lu-crar com algo feito em casa.

AQUÁRIO - A Lua pode despertar seu ciúme na vida a dois.A dica dos astros é se controlar para não brigar. Resolvatudo com diálogo. Demonstre e declare o seu amor. No

trabalho, lute com garra pelo que quer. Com a comunicação ati-vada, divulgue suas ideias e venda seu peixe. Pode negociar umaumento. Mostre o quanto valorize a família.

PEIXES - Seu jeito carinhoso vai encantar o parceiro.O céu promete bons papos e muita diversão, mas

afaste o ciúme. Explore seus pontos fortes e mostre do quevocê é capaz no trabalho. Alguém vai estar de olho em seudesempenho. Divulgue seus serviços. Se está precisando dedinheiro corra atrás, faça horas extras. Cuidar da família seráum prazer.

PROJETO MAIS EDUCAÇÃO

Tae-kwon-do Educaional

Há três anos alunos do5º ao 9º ano do Colégioestadual Íria Borges deMacedo praticam em con-traturno o Taekwondoeducacional .

FESTA DAPADROEIRA SANTAMARGARIDAVenha e traga a suafamília e amigos, 18 a26 de julhoNo domingo dia 26/079h - Carreata10h - Missa sertaneja12h - Almoço. Camaelástica e piscina de bolihas14h - Show de prêmiosBarracas16h30 - Apresentaçãodas princesas e rainhaRua José Vale 380 -Jardim ItáliaTel.: 32972092 -facebook: Paróquia

Santa Margarida Mártir

42ª Festa daPadroeira SantaHelena16 de agostoLocal: ComunidadeSanta HelenaDia 16/08 - domingo –missa em louvor a SantaHelena, às 10h Às 12 horas: almoçocom churrasco, frango,risoto, arroz branco,maionese e saladasFestival de prêmios - apartir das 14h301º prêmio - 1 tv 32polegadas

Durante as aulas sãopraticados movimentosde ataque e defesa, jogosde oposição, e taekwondoesporte. As práticas envol-vem meditação e os prin-

cípios do taekwondo: Cor-tesia; Integridade ; Peer-severança; Autodomínio eEspírito indomável.

Alguns professores re-lataram que os alunos que

estão praticando apresen-taram melhoras na disci-plina e no aproveitamen-to dentro de sala duranteas aulas regulares.

Prof. Alexandre Ziemmer

JANTARBENEFICENTEUnião das Associaçõesde Moradores e Clubede Mães da Região deSanta FelicidadeDia 25 de julho às 20h

Valor: R$ 35,00Local: Sociedade SãoBraz - Rua AntonioEscorsin, 1869Informações:8768-9840 /9979-1917

VENDE-SE GOL2008 POWER 1.6,completo, comdireção hidráuli-ca, ar condicio-nado, alarme,anti-furto. Óti-mo estado. R$19.000. Tratar8401-5408

Page 15: Realidadenoticias julho2015

| |15SANTA FELICIDADE E REGIÃO | julho 2015

Um pulinho nas fogueiras da nossa região

Dalabona

Paranaguá Regional de Santa Felicidade Vinhedos

João Stival

A tradição que une as famili-as alunos, professores e tantosque gostam de uma festa juninae capricham no figurino paracombinar com todo o cenário,foi inesquecível e promoveu ale-gria e diversão que contagiou

crianças e adultos.Nossa equipe de um pulo nas

fogueiras da região e constatouque as festas estavam lotadas ea galera tanto “baixinhos quan-to grandinhos” não economiza-ram no remendo e as roupas ve-

lhas já esquecidas no armário,ganharam vida nova para come-morar São João.

Conversando com vários cai-piras, deixaram muito claro a im-portância da brincadeira poissegundo eles é um momento

mágico que une os amigos, pro-fessores, crianças e empresáriosda região independente de nívelsocial ou área profissional. Abrincadeira vem ganhando maisespaço e a cada ano conquistamais frequentadores que além

de festejar, conhecer pessoas,dançar e comer tantas coisasbem caseirinhas, também é aoportunidade de ajudar a esco-la, a creche ou a igreja que utili-za a renda para realizar melho-rias na instituição.

Page 16: Realidadenoticias julho2015

16| | julho 2015 | SANTA FELICIDADE E REGIÃO

Garçons disputam corridaem Santa Felicidade

Ser um bom garçomnão depende apenas deatender bem os clientes. Epreciso ter velocidadepara servir as mesas eequilíbrio para carregar asbandejas, muitas vezescom uma das mãos, ban-dejas repletas de copos egarrafas. Portanto se vocêse enquadra neste perfilvenha participar da 13ªCorrida dos Garçons emSanta Felicidade.

O tradicional eventoacontecerá dia 17 deAgosto de 2015 das08h30min às 11h30minna Avenida Manoel Ribasem frente ao RestauranteDom Antônio.Haverá sorteiode brindes, oprêmio será decinco mil reaisdivididos emtrês categorias:F e m i n i n o s :Aberto, Mascu-lino: até 40anos e acima de41 anos.

Após a corri-

da haverá almoço para osparticipantes este ano no-vidade COSTELA FOGÃODE CHÃO.INSCRIÇÕES LIMITADAS:

Rua Voluntários daPátria, 233 - 14º andar --

Fone: (041) 3072-4451Rua DomingosDallabona, 185

- Santa FelicidadeInformações adicionais

Edilton Stival8401-5408