Realizado em São Lourenço o II Encontro Nacional de ...Conab eleva previsão de safra de café...

8
Diretor Presidente: Márcio Muniz Fernandes [email protected] Sexta-feira, 21 de setembro de 2018 Circulação Diária ANO XXVI - Nº 1214 Telefax: 35 3332-1008 chamadas Conab eleva previsão de safra de café para recorde de 59,9 milhões de sacas Página 02 APAE de Cruzília promove diversas atividades na cidade Página 03 Como cuidar da sua moto? Página 05 Página 08 Entre os dias 26 de agosto a 2 de setembro aconteceu a 38ª Exposição Agropecuá- ria – Expo Virgínia 2018. A tradicional festa acon- teceu no Parque de Exposi- ções da cidade e era muito aguardada pelos moradores da cidade e região. A festa também comemo- rou o aniversário de 107 da cidade no dia 30 de agosto. A abertura festa teve inicio no dia 26 de agosto, domingo, com o tradicional Desfile de Cavaleiros, mo- vimentando centenas de pessoas. Aconteceu em São Lou- renço, nos dias 19 e 20 de setembro o II Encontro Nacio- nal de Turismo, Gastronomia e Criatividade. O evento, gratuito, foi realizado no Hotel Brasil e faz parte da intensa programação da 7ª edição do Festival Gastronômico de São Lourenço - Degusta. Cerca de 250 passaram pelo evento de dois dias de intensa programação com conferências, palestras, de- bates, lançamentos literários e workshops com palestran- tes de notório reconheci- mento das áreas do turismo, gastronomia, marketing e pu- blicidade, audiovisual, mídias digitais, dentre outas. O Encontro, destinado a profissionais e estudantes de turismo, hotelaria, marketing e publicidade, administração de empresas e indústrias, bem como gestores, empre- endedores e empresas do trade turístico. Tradicional festa aconteceu entre os dias 26 de agosto a 2 de setembro Página 05 38ª Exposição Agropecuária de Virgínia foi um sucesso Realizado em São Lourenço o II Encontro Nacional de Turismo, Gastronomia e Criatividade O evento faz parte da programação do Degusta e aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro O evento foi uma ótima oportunidade para promover o intercâmbio de experiências Página 04 Festa também comemorou os 107 anos da cidade Fotos: Divulgação Degusta Fotos: Prefeitura de Virgínia

Transcript of Realizado em São Lourenço o II Encontro Nacional de ...Conab eleva previsão de safra de café...

Page 1: Realizado em São Lourenço o II Encontro Nacional de ...Conab eleva previsão de safra de café para recorde de 59,9 milhões de sacas A safra de café do Brasil em 2018 foi estimada

Diretor Presidente: Márcio Muniz Fernandes [email protected]

Sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Circulação Diária

ANO XXVI - Nº 1214 Telefax: 35 3332-1008

chamadasConab eleva previsão de safra de café para recorde de 59,9 milhões de sacas

Página 02

APAE de Cruzília promove diversas atividades na cidade

Página 03 Como cuidar da sua moto?

Página 05

Página 08

Entre os dias 26 de agosto a 2 de setembro aconteceu a 38ª Exposição Agropecuá-ria – Expo Virgínia 2018.

A tradicional festa acon-teceu no Parque de Exposi-ções da cidade e era muito aguardada pelos moradores da cidade e região.

A festa também comemo-rou o aniversário de 107 da cidade no dia 30 de agosto.

A abertura festa teve inicio no dia 26 de agosto, domingo, com o tradicional Desfile de Cavaleiros, mo-vimentando centenas de pessoas.

Aconteceu em São Lou-renço, nos dias 19 e 20 de setembro o II Encontro Nacio-nal de Turismo, Gastronomia e Criatividade. O evento, gratuito, foi realizado no Hotel Brasil e faz parte da intensa programação da 7ª edição do Festival Gastronômico de São Lourenço - Degusta.

Cerca de 250 passaram pelo evento de dois dias de intensa programação com conferências, palestras, de-bates, lançamentos literários e workshops com palestran-tes de notório reconheci-mento das áreas do turismo, gastronomia, marketing e pu-blicidade, audiovisual, mídias digitais, dentre outas.

O Encontro, destinado a profissionais e estudantes de turismo, hotelaria, marketing e publicidade, administração de empresas e indústrias, bem como gestores, empre-endedores e empresas do trade turístico.

Tradicional festa aconteceu entre os dias26 de agosto a 2 de setembro

Página 05

38ª Exposição Agropecuária de Virgínia foi um sucesso

Realizado em São Lourenço oII Encontro Nacional de Turismo,

Gastronomia e CriatividadeO evento faz parte da programação do Degusta e aconteceu

nos dias 19 e 20 de setembro

O evento foi uma ótima oportunidade para promover o intercâmbio de experiências

Página 04 Festa também comemorou os 107 anos da cidade

Fotos: Divulgação Degusta

Fotos: Prefeitura de Virgínia

Page 2: Realizado em São Lourenço o II Encontro Nacional de ...Conab eleva previsão de safra de café para recorde de 59,9 milhões de sacas A safra de café do Brasil em 2018 foi estimada

Pág 2 :: Correio do Papagaio Sexta-feira, 21 de setembro de 2018Gerais

......................................................................O Jornal Correio do Papagaio é filiado ao SINDIJORI - Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais.

.......................................................É expressamente proibida a reprodução integral ou parcial de quaisquer textos aqui publica-dos sem prévia autorização do Jornal Correio do Papagaio,

........................................................A Diretoria não se responsabiliza por conceitos, opiniões e coerência das matérias assinadas que são de inteira responsabilidade de seus autores.........................................................

Circulação no Sul de Minas em mais de 30 cidades Aiuruoca, Alagoa, Andrelândia, Arantina, Baependi, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Mi-nas, Campanha, Carmo de Minas, Cambuquira, Carvalhos, Carrancas, Caxambu, Concei-ção do Rio Verde, Cristina, Cruzília, Dom Viçoso, Itajuba, Itamonte, Itanhandu, Jesuânia, Liberdade, Lima Duarte, Lambari, Madre de Deus de Minas, Maria da Fé, Minduri, Olímpo Noronha, Passa Quatro, Passa Vinte, Pouso Alto, Santa Rita de Jacutinga, São Lourenço, São Sebastião do Rio Verde, São Thomé das Letras, São Vicente de Minas, Seritinga, Serranos, Soledade de Minas, Três Corações, Varginha e Virgínia.

O Jornal Correio do Papagaio é uma publicação de:JCP Edições de Jornais e Eventos Ltda - CNPJ: 11.458.016/0001-69 Rua Ledo, 250 - Centro - São Lourenço-MG - Cep 37470-000

Diretor PresidenteJornalista ResponsávelMárcio Muniz Fernandes

MTB 0020750/MGRedação

Claudiane LandimMariana Menezes

Diagramação Márcio Muniz

Circulação DiáriaTerça a Sexta

TiragemEdição Cor: 5.000 a 8.000Edição P&B: 1.000 a 3000

Impressão:O Tempo Serviços Gráficos

31-2101.3807 Gráfica Novo Mundo

35-3339.3333

Telefones: (35) 3332-1008 / 98875-4635 E-mail: [email protected]

Portal: www.correiodopapagaio.com.brFacebook: Correio do Papagaio

Conab eleva previsão de safra de café para recorde de 59,9 milhões de sacas

A safra de café do Brasil em 2018 foi estimada no mês de setembro em recorde de 59,9 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 3,2% na compara-ção com o número apurado no levantamento anterior, divulga-do em maio pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O terceiro levantamento oficial de safra de café do maior produtor e exportador global da commodity apontou um aumento de 33,2% na colheita ante 2017, com a Conab citando boas condições climáticas e bienalidade positiva do arábica em 2018.

“Soma-se a isto, o avanço da tecnologia neste setor, so-bretudo no tocante à produti-vidade”, afirmou a Conab em relatório, destacando que o rendimento agrícola por hectare foi recorde.

A colheita supera com folga o último ano de bienalidade positiva do Brasil, em 2016, quando a colheita total somou 51,37 milhões de sacas.

A produção de café arábica do Brasil, que representa a maior parte do total, foi proje-tada em 2018 em 45,9 milhões de sacas, ante 44,33 milhões na previsão de maio. Na compa-ração com 2017 (ano de baixa produtividade do arábica), o aumento é de 34,1%.

A produção de café robusta (conilon) do país em 2018 foi es-timada em cerca de 14 milhões de sacas, ante 13,7 milhões na previsão anterior. A Conab apontou um aumento de 30%

ante o ano passado, quando as lavouras ainda se recuperavam de uma seca.

A produtividade média do arábica na atual safra foi es-timada em 30,74 sacas por hectare, um recorde histórico, sendo 33% maior do que aquela obtida em 2017.

Já a produtividade média brasileira do robusta foi esti-mada em 38 sacas/hectare, um incremento de 35,3% em relação a 2017, também um recorde histórico.

Minas Gerais, maior produ-tor de café do Brasil, teve co-lheita estimada em 31,9 milhões de sacas, sendo 31,6 milhões do arábica.

“O aumento estimado para essa safra é em razão do au-mento da produtividade, decor-

rente das boas condições climá-ticas, além do uso de irrigação e da bienalidade positiva.”

No Espírito Santo, a produ-ção estimada chegou a 13,5 milhões de sacas, com 8,8 mi-lhões para conilon e 4,7 milhões para arábica.

Em São Paulo, a produção é exclusivamente de café arábica e a quantidade chegou a 6,2 milhões de sacas. Outro Estado que apresentou bons resultados foi a Bahia, com produção de 2,9 milhões do conilon e 1,9 milhão do arábica, segundo a Conab.

Em Rondônia, a produção deve somar 1,9 milhão de sacas, devido ao maior in-vestimento na cultura, com a produtividade aumentando sig-nificativamente nos últimos seis

anos, passando de 10,8 sacas por hectare em 2012 para 30,9 sacas na safra atual.

A área total de cafezais em formação e em produção em todo o país deve alcançar 2,16 milhões de hectares, sendo 1,86 milhão de hectares em produção.

A Conab apontou redução de área total na ordem de 2,3% ante 2017. Quando a Conab realizou o levantamento, em agosto, o Brasil já havia colhido grande parte da safra.

Na semana passada, em sua última estimativa, o órgão divulgou que a produção de grãos no Brasil somou 228,3 mi-lhões de toneladas, a segunda maior da história do país, atrás apenas da temporada anterior.

Fonte: Por Reuters/G1

Boas condições climáticas e avanço da tecnologia elevaram rendimento por hectare plantado

Minas Gerais reduz óbitos de pedestres

e ciclistas no trânsito Foto: Internet

Queimadas prejudicam 20 mil consumidores da Cemig em 2018Grande maioria dos incêndios ocorridos em Minas Gerais é iniciada pela ação humana

Levantamento realizado pela Cemig apontou que 20 mil clien-tes ficaram sem energia elétrica no primeiro semestre de 2018, após incêndios atingirem a rede elétrica. No período, foram regis-tradas 77 interrupções na área de concessão da empresa, sendo a maioria no Sul de Minas. De janeiro a maio deste ano, foram registradas 21 ocorrências na região, afetando mais de 17 mil usuários.

Para minimizar os possíveis danos provocados pelo fogo, a Cemig realiza anualmente ações preventivas, investindo na lim-peza de faixas de servidão, com a poda de árvores e arbustos, remoção da vegetação ao redor das torres e aplicação de pintura antichamas nos postes de ma-deira em locais de risco.

Contudo, de acordo com o engenheiro eletricista Demétrio Aguiar, da Cemig, essas ações não são suficientes, uma vez que a maioria dos incêndios é decorrente de práticas humanas impróprias ou imprudentes. “A principal causa de incêndios florestais em Minas Gerais são as queimadas preparatórias de pastos e de terrenos para plantio, que acabam fugindo do controle dos agricultores e se espalham rapidamente, especialmente em dias de altas temperaturas e bai-xa umidade do ar. Além disso, o abrasamento de lixo e o descarte de cigarros acesos na beira das estradas também ocasionam queimadas em nosso estado”, explica o especialista.

Ainda segundo Demétrio, ao atingir redes de distribui-ção de energia, os incêndios podem provocar danos aos postes e, consequentemente, destruição dessas estruturas e de cabos condutores. Nessas situações, é necessário substituir os equipamentos, atividade que demanda tempo e provoca a demora na religação dos circuitos atingidos. “Há também o risco

de curtos-circuitos em linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, causados pelo aquecimento das proximidades dos cabos condutores”, ressalta o engenheiro.

Além dos danos ao setor elé-trico, as queimadas prejudicam a segurança dos motoristas, que têm a visibilidade das pistas comprometida devido à fumaça e, no ambiente rural, reduzem a produtividade nas áreas de culti-vo atingidas pelo fogo. Entre os diversos problemas ambientais, vale destacar o impacto na fauna, já que as queimadas florestais destroem o habitat natural e, muitas vezes, matam os animais impossibilitados de fuga.

AutorizaçãoPara a realização de queima-

das, é necessária a autorização do Instituto Estadual de Floresta (IEF) (0800 283 2323), do Ibama ou de órgãos competentes. Se autorizada, a prática deve ser feita de forma controlada, com a construção de aceiros e barreiras que impeçam a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito por meio de valas ou da limpeza do terreno, de modo a obstruir a passagem do fogo.

Dicas importantesAlgumas medidas podem

conter os riscos. Segundo De-métrio, as pessoas devem evitar jogar pontas de cigarro no chão,

especialmente perto de qualquer tipo de vegetação, e apagar com água o resto do fogo em acampa-mentos, para evitar que o vento leve as brasas para a mata.

Também não se deve realizar

queimadas a menos de 15 me-tros de rodovias, ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e dis-tribuição de energia elétrica.

A Cemig lembra que é proi-bido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. De acordo com a legislação, o indivíduo que cometer crime ambiental terá que responder a processo, com possibilidade de prisão, e deverá pagar multa pelo dano causado.

Em caso de incêndios, o

Corpo de Bombeiros (193) ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Flores-tais devem ser avisados o mais depressa possível.

O número de pedestres e ciclistas que morreram no trânsito no estado de Minas Gerais reduziu 31% e 20%, respectivamente, em dez anos, de acordo com os da-dos do Sistema de Informa-ção sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Entre os anos de 2007 e 2016, o número de pedestres vitimas de acidentes de trânsito caiu de 827 para 571. Já o de ciclista, reduziu de 133 para 107. No Brasil, o percentual mostra redução de 36,2% de óbitos de pedestres e 23,4% de mortes de ciclistas em vias de trânsito. Os dados são divulgados em alusão ao Dia Mundial sem Carro, que é lembrado neste sábado (22), e que está dentro da Semana Nacional do Trânsito.

A redução dos óbitos está associada a vários fatores, em especial a implementação de ações integradas e inter-setorial, com destaque para a fiscalização dos órgãos de controle, o fortalecimento da legislação, a engenharia de trânsito e a mudança nos hábitos dos brasileiros. Além das ações citadas, algumas medidas adotadas pelo pe-destre ajudam a reduzir a fre-quência de acidentes, entre elas, atravessar na faixa de pedestre com segurança ou na travessia elevada, respei-tar a sinalização do semáforo e evitar caminhar com fones de ouvidos ou falando ao celular.

A diretora do Departamen-to de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Marinho, avalia que a diminuição das mortes no trânsito mostra que o brasilei-ro tem mudado, aos poucos, as atitudes, prezando cada vez mais pela segurança.

“Houve um aprimoramen-to da Legislação, aumento na fiscalização e alguns pro-gramas estratégicos, como o Vida no Trânsito. No entanto, o número de óbitos e interna-ções ainda preocupa, espe-cialmente os de motociclistas. Precisamos avançar na mo-bilidade segura para reduzir esses números”, enfatizou Maria de Fátima Marinho.

ACIDENTESCICLISTAS

Na última década, entre 2007 a 2016, o estado de Minas Gerais, registrou uma redução significativa nas mortes de ciclistas no trân-sito, passando de 133 para 107 de óbitos, significando uma redução de 20%. O Brasil, também se registrou uma queda de óbitos em ciclistas, em 23,4, saindo de 1.649 para 1.262 mortes, no mesmo período.

VIDA NO TRÂNSITO

O Vida no Trânsito é um programa de gestão inter-

Redução foi de 31% e 20%, respectivamente

setorial, desenvolvido nas capitais e, atualmente, em expansão pelo Brasil. Tem como pressuposto o planeja-mento integrado e interven-ções conjuntas, por diversos setores que trabalham com o tema, dentre eles a saúde, o trânsito, a segurança, a mobilidade e a educação, visando a redução de lesões e óbitos em decorrência do trânsito. É um programa baseado na evidência e orientado pela informação qualificada localmente, a partir da análise integrada e sistemática de dados.

O Programa envolve a melhoria da qualificação da informação, planejamen-to, intervenções integradas, monitoramento, acompanha-mento e avaliação das ações, com foco em dois fatores de risco prioritários, associação álcool e direção e velocidade excessiva e/ou inadequada, além de outros fatores locais, priorizados localmente.

Desde o início da implan-tação, em 2010, o Ministé-rio da Saúde em parceria com estados e municípios, vem desenvolvendo ações para fortalecer políticas de vigilância, prevenção de le-sões e mortes no trânsito e promoção da saúde. Hoje está sendo executado em cerca de 40 municípios, com maior ampliação no estado do Paraná. Até o momento já foram investidos mais de R$ 90 milhões.

O Programa iniciou em cinco capitais do país: Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Palmas e Teresina e já apresentou resultados expressivos. A análise dos óbitos nas capitais, cinco an-tes e depois da implantação do PVT, em 2010, associada ao estudo comparado des-sas capitais com o Brasil, demonstra, fortemente, o importante papel do PVT na redução das mortes e lesões no trânsito. Enquanto, a redução de óbitos por aci-dentes de trânsito no Brasil, no período 2010 a 2016 foi de 12,8%, nas capitais, com exceção de Palmas e João Pessoa, a redução variou entre 16,5% (Fortaleza) a 57% (Aracaju).

Cinco capitais se destaca-ram, em termos percentuais, com as maiores reduções: Aracaju (SE), com 57,1%; Natal (RN), com 45,9%; Por-to Velho (RO), com 43,5%; Salvador (BA), com 42,4% e Vitória (ES) com 42,1%. Os dados são do Sistema de In-formações sobre Mortalidade (SIM). O estado de São Paulo aparece em 8ª posição, com redução dos óbitos por aci-dentes de trânsito em -31,4%. Esses resultados não deixam dúvida que estamos no cami-nho certo e que o PVT preci-sa ser fortalecido e expandido para todo o Brasil.

Por Alexandre Penido, da Agência Saúde

Page 3: Realizado em São Lourenço o II Encontro Nacional de ...Conab eleva previsão de safra de café para recorde de 59,9 milhões de sacas A safra de café do Brasil em 2018 foi estimada

Correio do Papagaio :: Pág 3Sexta-feira, 21 de setembro de 2018Regional

Para ajudar nas despe-sas da construção da nova sede da APAE de Cruzília, vários eventos estão sen-do feitos. Um deles foi um show muito especial, no dia 18 de agosto, com Ro-bson Carlos, Cover do Rei Roberto Carlos. Estiveram presentes alguns alunos da APAE, colaboradores, além da população de Cruzília e região, que puderam relem-brar os principais sucessos do cantor. Uma noite que ficará na memória de todos os presentes e envolvidos no evento. Houve também a 1ª festa agostinha, um even-to solidário, em benefício de várias entidades da cidade, inclusive a APAE .

Fundada em 1982, a As-sociação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Cruzília (Escola de Educa-ção Especial “O Girassol”) é uma entidade de assistência social de atendimento de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência. Foi criada pela necessidade de muitos e pela sensibilidade de outros, na luta contra preconceitos e desigualda-des, e para defender opor-tunidades para muitos que nunca imaginaram poder tê-las. Há mais de 30 anos vem prestando serviços, gratuitamente, as Pessoas com Deficiência.

Segundo a presidente Ka-rime Maciel Conde Ferreira o objetivo da Associação é pro-mover a melhoria da qualida-de de vida das pessoas com deficiência, promovendo e articulando ações em defesa de seus direitos, prevenções, orientações, prestações de serviços, apoio à família, proteção social, dirigidos às famílias e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade ou risco social e também os direcio-nando para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Atualmente a escola presta atendimento a 110 alunos (atendimento clínico, educacional e assistencial) que desfrutam gratuitamen-te de transporte, alimenta-ção, material escolar e dos serviços de uma equipe multidisciplinar.

A APAE de Cruzília fun-ciona em um prédio cedido em comodato pela Prefeitura Municipal, e apesar de não ser totalmente adaptado as

APAE de Cruzília promove diversas atividades na cidadeEventos estão sendo feitos para angariar fundos para a construção da nova sede

necessidades e acessibili-dade dos alunos, a Associa-ção tenta torná-lo um lugar aconchegante, organizado e o mais próximo possível das necessidades, fazendo sua manutenção, algumas adequações e reformas.

Mas, a presidente explica que a expectativa é que em breve a situação mude e a APAE tenha uma nova sede na cidade. “A APAE já possui um terreno, onde está sendo construído a futura sede, que será toda adaptada as ne-cessidades dos alunos, além de ter área de lazer, horta, pomar e outros”, conta.

Karime explica que essa construção já dura 12 anos e que está sendo feita len-tamente devido a falta de recursos. Por isso os even-tos, doações e qualquer ajuda são muito bem vindas e necessárias. Hoje a Asso-ciação conta com a ajuda da CEMIG, Furnas Centrais Elé-tricas, celebração de peque-nos convênios e da Prefeitura Municipal. “Já conseguimos levantar, cobrir, rebocar, co-locar portas e janelas e ter-minar os banheiros dos 2º anexos (serão 3) e levantar o 3º anexo, além de murar todo terreno. Vamos entrar na parte de colocar os pisos. Falta a parte externa, elétrica, pinturas e outros detalhas, mas estamos indo, devagar, mas caminhando”.

Um dos maiores objeti-vos da APAE de Cruzília é tentar angariar mais fundos, doações e celebrar convênios para que possam, o mais rápi-do possível, inaugurar a nova sede para melhorar, cada vez mais, os atendimentos.

Até a nova sede, a Escola de Educação Especial “O Girassol” – APAE de Cruzília

Show beneficiente com o cantor Robson Carlos, Cover do Rei Roberto Carlos

Fotos: Apae de Cruzília

Todo valor arrecadado das ações é usado nas melhorias da Apae e na construção da futura sede

Nova sede já está em processo de construção

Um dos principais objetivos da Apae é angariar mais fundos para terminar a construção

está situada na Rua Coronel Serafim Pereira, n°. 245, no centro do município. Para aqueles que querem ajudar

de alguma forma a Asso-ciação podem ir até o local ou entrar em contato pelo telefone (35) 3346-1818.

Page 4: Realizado em São Lourenço o II Encontro Nacional de ...Conab eleva previsão de safra de café para recorde de 59,9 milhões de sacas A safra de café do Brasil em 2018 foi estimada

Pág 4 :: Correio do Papagaio Sexta-feira, 21 de setembro de 2018Virgínia

Entre os dias 26 de agosto a 2 de setembro aconteceu a 38ª Exposi-ção Agropecuária – Expo Virgínia 2018.

A t rad ic iona l fes ta aconteceu no Parque de Exposições da cidade e era muito aguardada pe-los moradores da cidade e região.

A festa também come-morou o aniversário de 107 da cidade no dia 30 de agosto.

A abertura festa teve inicio no dia 26 de agosto, domingo, com o tradicio-nal Desfile de Cavaleiros, movimentando centenas de pessoas.

A continuação do even-to foi no dia 29 de agosto, quarta-feira com a Roda de Violeiros e a entrada dos animais participan-tes do tradicional Torneio Leiteiro, com a presença de 16 gados de leite, di-versos gados solteiro e cavalos, para as provas de equinos.

Na quinta-feira, dia 30, dia do aniversário da cidade, houve a apresen-tação da Fanfarra Júlio Cezar Ivo e o show da dupla sertaneja Mococa e Paraíso e, após, o DJ Roney DeeJAY encerrou a noite colocando o pú-

38ª Exposição Agropecuária Tradicional festa aconteceu entre os dias

26 de agosto a 2 de setembro

Show com Mococa e Paraíso

acesse www.correiodopapagaio.com.br/Virgínia

blico para dançar. Na sexta-feira, dia 31

o show tão esperado da cantora Roberta Miranda, que animou e alegrou o s presentes com sua sim-patia, alegria e com suas famosas canções.

No dia 1º de setembro, sábado, foi a fez dos ir-mãos da dupla sertaneja Jads e Jadson levar cen-tenas de pessoas para o parque.

A Exposição terminou no domingo, 2 de se-tembro, com o cantor Cristiano Barreto e a final do Torneio, elegendo os vencedores na categoria Vaca e Novilha.

Na categoria Vaca a grande vencedora a Boa Nata, animal do expositor Alfredo Ribeiro Junior. A vaca Editada, do exposi-tor Sérgio Augusto ficou em segundo lugar, e em terceiro a Serena, do ex-positor André Mendes.

Na categoria Novilha, a vencedora foi a Anita, do expositor Sérgio Augusto. Em segundo lugar ficou a Croácia, do expositor Sebastião Ribeiro Torres Filho e em seguida, em terceiro lugar, a Tequila da Pan, animal do expo-sitor Plumer Guimarães Ribeiro.

A cantora Roberta Miranda cantou seus maiores sucessos

Cristiano Barreto animou com o melhor do sertanejo

Jads e Jadson Jads e Jadson animou o público no dia 1º

Tradicional Desfile de Cavaleiros aconteceu no domingo, dia 26 Além do Torneio Leiteiro, houve provas de equinos

Torneio Leiteiro contou com 16 gados de leite Roda de Violeiros abrilhantou a festa na quarta-feira, dia 29

Show de Talentos realizado pelo Crass de Virgínia Vários cantores subiram ao palco para animar o público no dia 29

Fotos: Prefeitura de Virgínia

Page 5: Realizado em São Lourenço o II Encontro Nacional de ...Conab eleva previsão de safra de café para recorde de 59,9 milhões de sacas A safra de café do Brasil em 2018 foi estimada

Correio do Papagaio :: Pág 5Sexta-feira, 21 de setembro de 2018Veículos

acesse www.correiodopapagaio.com.br/cruzil ia

Cuidado com a moto nun-ca é demais. Quem gosta de pilotar sabe da importân-cia de manter esse veículo de duas rodas sempre em perfeito estado, para poder usufruir o máximo que ela pode oferecer.

As motos exigem cui-dados que vão além de ter os acessórios ou as roupas corretas, já que é preciso garantir a conservação do veículo em si. Sem as atitu-des certas, por melhor que seja a sua moto ela termina-rá em breve necessitando de algum concerto ou reparo. Por isso, as manutenções conhecidas como “preven-tivas” são de extrema im-portância, mesmo que ela não esteja apresentando nenhum problema aparente. Geralmente, recomenda-se efetuar as revisões a cada 5.000, 10.000 ou 15.000 km, dependendo do fabricante, modelo, frequência e tipo de utilização.

Fique atento aos pneusMantenha sempre a cali-

bragem bem ajustada, pois o pneu precisa estar aderente ao solo para que o condutor tenha toda segurança duran-te a pilotagem.

Não esqueça que, ao car-regar alguém na garupa, é preciso aumentar a pressão do pneu traseiro.

A calibragem vai variar de acordo com as medidas do pneu da sua moto. Ge-ralmente é divulgada pelo fabricante da moto e/ou pelo fornecedor do pneu. É importante ficar atento aos detalhes, pois o pneu esquenta com a rodagem e isso provoca uma dilatação do ar, o que pode aumentar a calibragem em até 6 libras.

Como cuidar da sua moto?Listamos algumas dicas para você manter sua motocicleta sempre em ótimo estado

CorrenteA corrente é responsável

por transmitir o torque, que é a força gerada pelo motor às rodas. Ela precisa receber a lubrificação, que deve ser feita a cada 500 km, evitando seu desgaste excessivo.

Troque óleos e lubrifican-te com frequência

O lubrificante é responsá-vel por garantir que os compo-nentes funcionem com o me-nor atrito possível, ajudando a reduzir o superaquecimento localizado e o desgaste da peça, por isso, é fundamental que você troque o lubrificante com frequência.

O mesmo vale para o óleo do motor, que precisa ser trocado de acordo com as indicações do fabricante. No geral, a cada 1.500 e 3.000 quilômetros, garan-tindo mais durabilidade do

componente.Fique sempre de olho no

motorFique atento ao motor,

que é coração da sua moto. Ele deve estar sempre em bom estado, independen-temente se você usa para trabalhar diariamente ou apenas nos fins de semana para passear.

Fique atento também a qualquer ruído estranho du-rante a pilotagem. Se for o caso, leve ao mecânico para conferir se está tudo em ordem.

Filtro de arO filtro é o responsável

por levar ar para dentro da câmara de combustão. Quanto mais limpo e desobs-truído o ar, melhor a queima e o motor desenvolve mais potência. Mantenha o fil-tro sempre limpo, evitando, também, que detritos e con-

taminações entrem dentro do motor e prejudiquem as peças internas.

Verifique os freiosÉ importante sempre es-

tar atento ao funcionamento dos freios, tanto em caso de lona, pastilha ou ABS. Confi-ra regularmente o desgaste das pastilhas ou da lona e, não demore para fazer a substituição de pastilhas desgastadas.

Parte elétricaFalhas na hora de dar a

partida podem significar que sua bateria não está boa. Fique atento a este e outros sinais de que pode estar na hora de trocá-la. Farol falhando ou lâmpadas de si-nalização queimando podem ser outras dicas de que é bom fazer a substituição. Ao menos uma vez, a cada seis meses, o nível da água da bateria deve ser verificado.

Luz da injeção acesa: O que pode ser? Como resolver?

A luz da injeção eletrônica acesa com o carro ligado normalmente indica um problema em

bico injetor, bobina ou velasO sistema de injeção

é de extrema importância para o bom funcionamen-to do carro já que é ele que comanda a alimenta-ção de combustível e de ar que entra no cilindro, além de gerencia o motor, substituindo o carburador nos carros modernos.

A luz da injeção eletrô-nica se localiza no painel de instrumentos e é uma luz com o desenho de um motor, que pode ser ama-rela ou vermelha. Acesa normalmente indica um problema na bobina, no bico injetor ou velas, mas também pode ser outra coisa.

Sempre que rodamos a chave na ignição (sem ligar ou ligando o mo-tor), a Central de Injeção Eletrônica verifica se o sistema está em perfeita condições. A bomba de combustível entra em fun-cionamento e com isso, a Central consegue checar se está havendo continui-dade elétrica e se todos os sensores e atuadores estão ok.

Esse procedimento é realizado em poucos segundos, logo após dar a partida, a luz deve se apagar, mas caso seja

verificado algum problema, a luz da injeção irá acen-der ou piscar. Quando isso acontece, o problema é registrado na memória de falhas (Memory Fault) da Central. Isso permite que, ao levar o veículo para uma oficina, o problema consiga ser identificado por um técnico através da utilização de um scanner.

Quando a luz da injeção acender ou piscar, o ideal é que o veículo seja levado o mais breve possível para uma oficina de confiança. Porém, antes de se deses-perar, desligue o veículo por alguns minutos.

Depois ligue-o nova-

mente e verifique se a luz permanece acesa ou piscando. Há casos em que o problema não é per-manente e sim, intermiten-te (aparece em algumas situações).

Causas comuns de pro-blemas que levam a luz da injeção a acender são ligadas a defeitos nas ve-las, cabo de velas, bobina e bicos injetores.

Uma outro motivo, mais difícil de detectar, é um problema no catalisador, que pode estar entupido ou não estar realizando a “purificação” dos gases do escapamento de ma-neira adequada.

O catalisador tem a função de transformar os gases tóxicos em gases menos poluentes e o re-sultado desse processo é medido por um sensor. Se o sensor indicar que os gases que estão passando por ele não estão dentro de um padrão esperado, ele vai avisar acendendo a luz da injeção no painel.

Diferentemente da luz de temperatura, luz do óleo, ou mesmo luz da ba-teria que são indicadores de problemas que devem ser resolvidos de imedia-to. No caso da injeção, normalmente é um tipo de problema que permite que o motorista dirija o carro até uma oficina sem risco de danificar outras peças ou agravar o problema.

Independente do tipo de problema, leve o veícu-lo à uma oficina para que o diagnóstico possa ser realizado. Mesmo com a luz permanente, dá para ir conduzindo o veículo sem problemas até uma oficina já que o sistema de injeção possui artifí-cios que mantém o motor funcionando mesmo com falhas.

Fonte: Carro de Ga-ragem / AutoPapo

Page 6: Realizado em São Lourenço o II Encontro Nacional de ...Conab eleva previsão de safra de café para recorde de 59,9 milhões de sacas A safra de café do Brasil em 2018 foi estimada

Pág 6 :: Correio do Papagaio Sexta-feira, 21 de setembro de 2018Classificados

acesse www.correiodopapagaio.com.br/classificados

01 - CASA MIRANTE R$130.000,00

COM 2 DORMITÓRIOS / 2 BANHEIROS/ 1 VAGA DE GA-RAGEM / 72 MTS/ COZINHA /AREA DE SERVIÇO / SACA-DA. CASA NOVA.

02 - CASA CANAÃ R$130.000,00

COM 2 DORMITÓRIOS/ 2 BANHEIROS / 1 SUÍTE/ COZ INHA/ DESPENSA/ LAVANDERIA/1 VAGA DE GARAGEM/ 62,32MTS AREA CONSTRUÍDA/ TERRENO TOTAL 100 MTS.

03 - CASA VILA NOVAR$130.000,00

COM 2 DORMITÓRIOS / 1 BA-NHEIRO/ COPA / COZINHA/ AREA DE SERVIÇO/ 1 VAGA DE GARAGEM / 61 MTS.

04 - CASA NOSSA SRA. FÁTIMA – R$135.000,00

COM 3 DORMITÓRIOS/ 1 SUITE/ 2 BANHEIROS/ COZI-NHA/QUINTAL /4 VAGAS DE GARAGEM/ 104 MTS

05 - CASA SANTA MÔNICA II – R$135.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS/ 1 BANHEIRO / COZINHA / SACADA/ 1 VAGA DE GARA-GEM.

06 - CASA JD. SERRANO R$140.000,00

COM 2 DORMITÓRIOS / SALA/ COZINHA/ 1 BANHEI-RO/ QUINTAL/CHURRAS-QUEIRA.

7- CASA SONDA R$140.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS/ SALA / COZINHA/ BANHEI-RO.CASA COM ESTRUTURA PARA FAZER UM SEGUNDO ANDAR.

8 - CASA STA MÔNICA II R$145.000,00

CASA COM 2 QUARTOS/ 1 BANHEIRO/ SALA/ COZINHA/ 1 VAGA DE GARAGEM/ LA-VANDERIA.

9 - CASA JD. SÃO LOUREN-ÇO- R$ 150.000,00

COM 2 DORMITÓRIOS/1 SUITE/SALA /COZINHA/ 2 BANHEIROS /1 VAGA DE GARAGEM 98MTS AREA CONSTRUIDA.

10 - CASA JD. SERRANO R$160.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS/ 2 BANHEIROS / LAVABO /SALA /COPA/ COZINHA/ 2 VAGAS DE GARAGEM / LA-VANDERIA / 78 MTS.

11- CASA NOSSA SRA. DE LOURDES – R$160.000,00

COM 3 DORMITÓRIOS / 1 BA-NHEIRO / SALA / COZINHA / TERRAÇO / FOGÃO A LENHA / EDICULA / 2 VAGAS GARA-GEM / AREA DE SERVIÇO / 160 MTS.

12 - CASA VILA NOVA R$160.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 2 BANHEIROS / SALA/ COZI-NHA/ SACADA 144MTS.

13 - CASA STA. MÔNICA II R$165.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 1 BANHEIRO / SALA/ CO-ZINHA/ SACADA / AREA DE SERVIÇO / LAVANDERIA/ 1 VAGA DE GARAGEM / 68 MTS.

14 - CASA JD. PARAÍSO R$170.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 1 BANHEIRO / SALA / CO-ZINHA / SACADA / LAVABO / AREA DE SERVIÇO/ LAVAN-DERIA /1 VAGA GARAGEM / 67 MTS.

15 - CASA CARIOCA R$170.000,00

CASA NOVA EM CONDOMI-NIO, COM 2 SUITES / LAVABO / SALA / COZINHA / AREA DE SERVIÇO/2 QUARTOS / 01 VAGA GARAGEM / 75 MTS.

16 - CASA STA. MÔNICA II R$170.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 2 BANHEIROS / SALA/ CO-ZINHA / SACADA/ 1 VAGA GARAGEM / 70MTS.

17 - CASA STA. MONICA II R$180.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 2 BANHEIROS / SALA / CO-ZINHA/VARANDA / AREA DE SERVIÇO/ 1 VAGA GARAGEM / 72 MTS.

18 - CASA STA. MÔNICA II R$200.000,00

COM 2 DORMITÓRIOS / 2 BA-NHEIROS / SALA / COZINHA/ VARANDA / AREA DE SER-VIÇO / 1 VAGA GARAGEM / SÃO 3 UNIDADES, 1 DE 70 MTS QUADRADOS, E DUAS COM 55 MTS COM PREÇOS DIFERENCIADOS.

19 - CASA RESIDENCIAL RIO VERDE – R$200.000,00CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 1 SUÍTE / SALA/COPA/ CO-ZINHA / SACADA / AREA DE SERVIÇO/ 2 VAGAS DE GA-RAGEM / 132,80MTS.

20 - CASA LAGOA SECA R$200.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 2 BANHEIROS / SALA / COZI-NHA / 3 VAGAS DE GARAGEM / AREA DE SERVIÇO /LAVAN-DERIA / 70 MTS.

21 - CASA SÃO MATEUS R$212.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 1 SUÍTE / 2 BANHEIROS / SALA / COZINHA / 69MTS.

22 - CASA STA. MÔNICA R$220.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 2 SUÍTES / SALA / COZINHA /SACADA / AREA DE SERVI-ÇO / LAVANDERIA / 1 VAGA GARAGEM / 76 MTS.

23 - CASA SÃO MATEUS R$220.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 2 SUITES /LAVABO / COPA / COZINHA/ SALA /1 VAGA DE GARAGEM / 90 MTS

24 - CASA STA. MÔNICA R$220.000,00

CASA COM 2 DORMITORIOS / 2 SUITES / 3 BANHEIROS / SALA / COPA / COZINHA /2 VA-GAS DE GARAGEM / 96 MTS.

25 - CASA PQUE. OLÍMPICO R$280.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 3 BANHEIROS /COZINHA AMERICANA / AREA DE SER-VIÇO / LAVANDERIA /1 VAGA DE GARAGEM / 62 MTS.

26 - CASA SÃO LOURENÇO

R$300.000,00CASA COM 4 DORMITÓRIOS / 2 BANHEIROS / SALA / COPA /COZINHA / LAVANDERIA / AREA DE SERVIÇO /CHUR-RASQUEIRA / 1 VAGA DE GARAGEM / 189,42 MTS.

27 - CASA JD. JULIANA R$300.000,00

CASA COM 3 DORMITÓRIOS / 1 BANHEIRO / SALA / COZI-NHA / AREA DE SERVIÇO / LA-VANDERIA/ QUINTAL/ 1 VAGA DE GARAGEM / 70 MTS.

28 - CASA CENTRO

R$300.000,00CASA COM 3 DORMITÓRIOS / 3 SUÍTES / 5 BANHEIROS / SALA / COZINHA / AREA DE SERVIÇO/ 2 VAGAS DE GA-RAGEM / 145,96 MTS.

29 - CASA LAGOA SECA R$ 320.000,00

CASA COM 2 DORMITORIOS / 2 SUITES/ SALA / COZINHA / VARANDA/ SACADA/ 2 VA-GAS DE GARAGEM / 159 MTS.

30 - CASA LAGOA SECA R$340.000,00

CASA DE 2 ANDARES COM 3 DORMITÓRIOS / 2 SUITES/ SALA / COZINHA/ LAVABO / LAVANDERIA/ 2 VAGAS DE GARAGEM/ 170 MTS.

31 - CASA FEDERAL R$350.000,00

CASA COM 3 DORMITÓRIOS /1 BANHEIRO / COPA/ COZI-NHA / AREA DE SERVIÇO / 2 VAGAS DE GARAGEM / 91,25 MTS.

32 - CASA CARIOCA R$350.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 1 SUÍTE /SALA /COZINHA/ 4 VAGAS DE GARAGEM / 151,68 MTS.

33 - CASA STA. MÔNICA R$370.000,00

CASA COM 3 DORMITÓRIOS / 1 SUÍTE / SAL / COZINHA/ VARANDA / 2 VAGAS DE GA-RAGEM / 162,27 MTS.

34 - CASA CENTRO SÃO JOSÉ DO BARREIRO

R$380.000,00CASA COM 3 DORMITÓRIOS / 1 SUITE / 2 BANHEIROS /SALA/ COPA / COZINHA /DES-PENSA/ VARANDA / QUINTAL / 2 VAGAS DE GARAGEM / 220 MTS.

35 - CASA CENTRO R$380.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 2 BANHEIROS/ SALA/ CO-ZINHA / SACADA /VARANDA / QUINTAL / 1 VAGA DE GA-RAGEM / 200 MTS .

36 - CASA FEDERAL R$390.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 2 BANHEIROS / TERRAÇO / SALA / COPA / COZINHA/ AREA DE SERVIÇO / LAVAN-DERIA/ 1 KITNET EM ANEXO A CASA / 1 GARAGEM / 164,83 MTS.

37 - CASA VIA RAMON R$390.000,00

CASA COM 2 DORMITÓRIOS / 2 BANHEIROS / COPA / CO-ZINHA / SALA / DESPENSA / AREA DE SERVIÇO / QUIN-TAL / CHURRASQUEIRA / 4 VAGAS DE GARAGEM / 130 MTS AREA CONSTRUÍDA / 500 MTS AREA TOTAL.

38 - CASA CENTRO R$400.000,00

CASA COM 4 DORMITÓRIOS / 3 BANHEIROS / COPA / COZI-NHA / SALA / 198,50 MTS.

39 - CASA SONDA R$400.000,00

CASA COM 3 DORMITÓRIOS / 1 SUÍTE / 2 BANHEIROS / SALA / COPA / COZINHA / LAVABO/ AREA DE SERVIÇO/ 183,30 MTS.

40 - CASA SOLAR DOS LAGOS – R$420.000,00

CASA COM 3 DORMITÓRIOS / 3 BANHEIROS / SALA / CO-ZINHA / SACADA / VARANDA / 2 VAGAS DE GARAGEM/ 168 MTS.

41 - CASA CENTRO R$420.000,00

CASA COM 3 DORMITÓRIOS / 2 BANHEIROS / SALA / COPA / COZINHA / DESPENSA /

CHURRASQUEIRA / CAMPO DE FUTEBOL / QUINTAL / LAVANDERIA / 1 VAGA DE GARAGEM / 140MTS.

42 - CASA PORTA DO CÉU R$430.000,00

CASA COM 3 DORMITÓRIOS / 1 SUITE/ 3 BANHEIROS/ SALA / COZINHA / LAVANDERIA/ CHURRASQUEIRA / QUINTAL / 1 VAGA DE GARAGEM / 136 MTS.

43 - CASA LAGOA SECA R$430.000,00

CASA COM 3 DORMITÓRIOS / 2 SUITES /SALA / LAVABO / COPA / COZINHA / CHURRAS-QUEIRA / PISCINA /QUINTAL / 2 VAGAS DE GARAGEM / 185 MTS.

44 - CASA CENTRO R$440.000,00

CASA COM 4 DORMITÓRIOS / 3 BANHEIROS / COPA /CO-ZINHA / SALA / EDICULA EM CONSTRUÇÃO / 1 VAGA DE GARAGEM / 219 MTS.

45 - CASA PORTA DO CÉU – R$450.000,00

CASA COM 3 DORMITÓRIOS / 1 SUÍTE / SALA / COZINHA / CHURRASQUEIRA / AREA DE SERVIÇO / 120,71 MTS.

1 - APARTAMENTO SONDA R$110.000,00

COM 1 DORMITÓRIO / 1 SUÍ-TE /COZINHA / AREA DE SER-VIÇO / 1 VAGA DE GARAGEM / 38,11 MTS.

2 - KITNET CENTRO R$110.000,00

COM 1 DORMITÓRIO / BA-NHEIRO / COZINHA / MOBI-LIADO / 17 MTS.

3 - APARTAMENTO SONDA R$110.000,00

COM 1 DORMITÓRIO / 1 SUI-TE /COZINHA / 1 VAGA DE GARAGEM /44,36 MTS.

4 - KITNET CENTRO R$120.000,00

COM 1 DORMITÓRIO/SUÍTE/COZINHA / 45MTS.

5 - APARTAMENTO SONDA R$135.000,00

COM 2 DORMITÓRIOS / SALA /COZINHA/ BANHEIRO / 1 VAGA DE GARAGEM / 48,67 MTS.

6 - APARTAMENTO SONDA R$135.000,00

COM 2 DORMITÓRIOS / SALA / COZINHA / BANHEIRO / AREA DE SERVIÇO / 1 VAGA DE GARAGEM / 52,43 MTS.

7 - APARTAMENTO ESTA-

ÇÃO - R$138.000,00COM 2 DORMITÓRIOS / SALA /COZINHA / BANHEIRO / AREA DE SERVIÇO/ 1 VAGA DE GA-RAGEM /57 MTS.

8 - APARTAMENTO JD. SERRANO – R$ 140.000,00

COM 2 DORMITÓRIOS / SALA / COPA /COZINHA /BANHEIRO / 1 VAGA DE GARAGEM / 56 MTS.

9 - KITNET CENTRO R$145.000,00

COM 1 DORMITÓRIO / COZI-NHA AMERICANA / 1 BANHEI-RO / MOBILIADO / ELEVADOR / 45MTS.

10 - KITNET CENTRO R$150.000,00

COM 1 DORMITÓRIO / COZI-NHA AMERICANA / BANHEI-RO /45 MTS.

11 - APARTAMENTO CEN-

TRO – R$210.000,00COM 1 DORMITÓRIO / SALA / COZINHA /BANHEIRO / 1 VAGA DE GARAGEM / 50 MTS.

12 - APARTAMENTO CARIO-CA – R$220.000,00

COM 1 DORMITÓRIO / SALA / COZINHA / BANHEIRO / SAU-NA / VARANDA GOURMET / 1 VAGA DE GARAGEM / 99,03 MTS.

13 - APARTAMENTO VILA NOVA – R$238.000,00

COM 2 DORMITÓRIOS/ 1 SU-ÍTE / SALA / COPA / COZINHA /BANHEIRO / DESPENSA / VARANDA GOURMET /SOLA-RIUM / 1 VAGA DE GARAGEM 78 MTS.

14 - APARTAMENTO CEN-TRO – R$240.000,00

COM 2 DORMITÓRIOS / 1 SUITE /BANHEIRO / COPA / COZINHA /SALA / AREA DE SERVIÇO / 1 VAGA DE GA-RAGEM / 119,64 MTS.

15 - APARTAMENTO SONDA R$250.000,00

COM 3 DORMITÓRIOS / 1 SUITE / BANHEIRO / SALA / COZINHA / AREA DE SERVI-ÇO / 2 VAGAS DE GARAGEM / 80 MTS.

16 - APARTAMENTO VIA RAMON – R$260.000,00

COM 2 DORMITÓRIOS / SU-ÍTE/ BANHEIRO / SALA / SACADA / 2 VAGAS DE GA-RAGEM / 80 MTS.

17 - APARTAMENTO CEN-TRO – R$280.000,00

COM 1 DORMITÓRIO / BA-NHEIRO / 1 VAGA DE GARA-GEM / 56 MTS.

18 - APARTAMENTO CEN-TRO – R$280.000,00

COM 1 DORMITÓRIO / BA-NHEIRO / 1 VAGA DE GARA-GEM / 56 MTS.

19 - APARTAMENTO CEN-TRO CARMO DE MINAS

R$280.000,00COM 2 DORMITÓRIOS / 1 SUITE / BANHEIRO / SALA / COZINHA / 1 VAGA DE GARA-GEM / 60 MTS.

20 - APARTAMENTO CEN-TRO – R$320.000,00

COM 1 DORMITORIO / 2 BA-NHEIROS /1 VAGA DE GARA-GEM / 92,72 MTS.

1 - CHÁCARA CARMO DE MINAS – R$60.000,00

LINDAS CHACARAS COM 4.000MTS. 50% DE ENTRA-DA E O RESTANTE EM 20 PARCELAS DE R$1000,00 , CORRIGIDAS PELO IGPM.

2 - CHÁCARA CARMO DE MINAS – R$80.000,00

COM 1 DORMITÓRIO / 1 BA-NHEIRO / 630 MTS.

3 - CHÁCARA D.VIÇOSO R$90.000,00

COM 3 DORMITÓRIOS / 1 BA-NHEIRO /COZINHA / EDICULA /POMAR / 6.600MTS

4 - CHÁCARA D.VIÇOSO R$120.000,00

CHÁCARA COM UMA AREA TOTAL DE 5 HECTARES COM AGUA CRISTALINA VINDA DA MONTANHA , MINAS D ÁGUA E COM VISTA DA SERRA DA MANTIQUEIRA.

5 - CHÁCARA D.VIÇOSO R$140.000,00

CHÁCARA COM AREA TO-TAL DE HECTARES, TODA EM BANANAL EM ALTO DE

MONTANHA E COM 1 MINA DE AGUA.

6 - CHÁCARA EM D. VIÇO-SO R$150.000,00

CHÁCARA COM 1,5 HECTA-RE TOTAL COM1 CASA DE COLONO.

7 - CHÁCARA EM POUSO ALTO – R$150.000,00

COM 2.000 MTS DE TERRE-NO / COM 1 CASA EM CONS-TRUÇÃO FALTA TERMINAR.

8 - CHÁCARA CARMO DE MINAS – R$150.000,00

CHÁCARA COM UMA ÁREA TOTAL DE 1 HECTARE COM CASA DE COLONO A BEIRA DA RODOVIA.

9 - CHÁCARA D.VIÇOSO R$195.000,00

CHÁCARA COM UMA ÁREA TOTAL DE 15 HECTARE COM MINAS DE ÁGUA, LUZ E PAS-TAGEM .

10 - CHÁCARA SÃO LOU-RENÇO – R$220.000,00

CHÁCARA COM 10.000 MTS, COM CASA DE 2 DORMI-TÓRIOS / SALA / COZINHA /BANHEIRO. A 7 KM DE SÃO LOURENÇO.

1- SÍTIO CARMO DE MINAS R$300.000,00

SITIO COM UMA AREA TOTAL DE 10 HECTARE , FAZ DIVISA COM RIO E TERRENO DE CAMPO.

2- SÍTIO SÃO LOURENÇO

R$350.000,00SÍTIO COM ÁREA TOTAL DE 22 HECTARES, TERRA DE CAMPO E COM ÁGUA.

3-SÍTIO D.VIÇOSO R$350.000,00

COM 380.000 MTS2.

4- SÍTIO D.VIÇOSO R$400.000,00

SÍTIO COM UMA ÁREA TOTAL DE 20 HECTARES , 200.000 MTS2.

5 - SÍTIO CARMO DE MINAS R$500.000,00

LINDO SÍTIO COM CASA( BANHEIRO,QUARTO,SALA) LAGO , CRIAÇAO DE GADO PRA CORTE, PASTAGEM F O R M A D A E M I N A D E AGUA. 290.000 MTS2.

6 - SÍTIO CARMO DE MINAS R$500.000,00

SÍTIO COM CASA (2 DORMI-TÓRIOS E BANHEIRO COZI-NHA) 280.000 MTS2.

7 - SÍTIO BAEPENDI R$550.000,00

SÍTIO COM 7 HECTARES (70.000 MTS2) TODA ESTRU-TURA E BENEFICIAMENTO PARA PRODUÇÃO DE CO-GUMELOS. COM 3 CASAS. POMAR.

8 - SÍTIO CARMO DE MINAS R$600.000,00

COM 29 HECTARES 90% TRATORÁVEL, PASTAGEM FORMADA PEQUENO CUR-RAL MINAS DE AGUA A 2,5 KM DO ASFALTO.

9 - SÍTIO CARMO DE MINAS R$630.000,00

COM 49 HECTARES EXCE-LENTE TOPOGRAFIA , ABUN-DÂNCIA EM AGUA.

10 - SÍTIPO CARMO DE MINAS – R$720.000,00

SÍTIO COM UMA AREA DE 24 HECTARES COM MINA DE ÁGUA E LAGO.

Page 7: Realizado em São Lourenço o II Encontro Nacional de ...Conab eleva previsão de safra de café para recorde de 59,9 milhões de sacas A safra de café do Brasil em 2018 foi estimada

Correio do Papagaio :: Pág 7Sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Toque você também

Instruções: O objetivo do Sudoku é preencher os quadrados va-zios com números entre 1 e 9 de acordo com as seguintes regras:

Cada número deve aparecer somente uma vez em cada linha.

Cada número deve aparecer somente uma vez em cada coluna.

Cada número deve aparecer somente uma vez em cada quadrante.

Cozinhe você também

Tirinhas

Abobrinha Gratinada

Ingredientes:

2 abobrinhas1/2 cebola picadinha2 dentes de alho

amassados1 caldo de galinha

1 colher (sopa) de manteiga

2 ovos1 lata de creme de

leite200 g de queijo mus-

sarela1/2 pacote de queijo

raladocebolinha a gosto

sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:

Corte a abobrinha em rodelas médias.

Em seguida, dispo-nha-as em um refratário que possa ir ao forno. Reserve.

Usando um liquidifi-

Ria você tambémChegando Bêbado

Em CasaUm homem chega

bêbado em casa, a sua mulher nervosa pergunta:

- Você bebeu de novo?

- Claro que não, fi-lhão!

Encontrando Dinheiro

Dois homens esta-vam andando pela rua, quando de repente en-contraram 50 reais.

O primeiro diz:- Vamos comprar 45

reais de cachaça e 5 reais de pães.

O segundo diz:- Você é louco? Pra

quê isso tudo de pão?

Marido PobreA esposa diz para o

marido:- Se eu soubesse

que você era tão po-bre, nem teria me ca-sado com você...

O marido responde:- Mas não foi por falta

de aviso. Eu sempre te disse: VOCÊ É TUDO O QUE TENHO!

Marido AssaltadoO marido é assalta-

do, tem os pertences e suas roupas levadas. Ele chega mais cedo em casa e encontra sua mulher pelada com o vizinho.

- Maria! Ricardo! Não acredito! Até vocês

foram assaltados?Chineses ParecidosO aluno chinês con-

fuso pergunta ao seu mestre:

- Mestre Shi porque todos os chineses são tão parecidos?

E o mestre respon-deu:

- Eu não sou o mes-tre Shi.

Chegando da Igreja

O marido chega da igreja, pega a mulher no colo e começa a dançar com ela. A es-posa pergunta:

- A missa hoje foi sobre como tratar bem as esposas?

E ele responde:- Não, foi como car-

regar nossa cruz com alegria!

Ele Engoliu Uma Bala

A mãe pergunta o médico:

- Doutor! Doutor! Meu filho engoliu uma bala! O que eu faço?

O médico responde:- Só não aponte o

menino para ninguém!

O Que Eu Tenho?Uma mulher vai em

uma consulta e diz para o médico:

- Doutor, eu estou me sentindo feia e gorda... O que eu tenho?

O médico observa a mulher e responde:

- Razão!

Smartphone do Caipira

O caipira ganhou um smartphone na loteria, o curioso vai lá e per-gunta:

- Já sabe o que cê vai fazer com o prê-mio?

O caipira responde:- Bom, o fone vou fi-

car para mim e o smart vou dar pra minha irmã passar nas zunha.

Fogo no Hospício

No hospício, o doido telefona pro corpo de bombeiros e avisa:

- Tá pegando fogo no hospício.

Rap idamente os bombeiros chegam ao local:

- Onde é o fogo?O doido:- Vocês vieram tão

rápido que ainda nem deu tempo de botar.

Palavra Com a Letra C

A professora pergun-ta para Joãozinho:

- Me diga uma pala-vra com a letra C.

Joãozinho respon-deu:

- Vassoura!A professora ques-

tiona:- E onde está o C em

vassoura?E Joãozinho respon-

de:- No cabo!

Achava-se certo ricaço à janela quan-do viu, do outro lado da rua, um mendigo a esfregar as costas num cercado. Infor-mado de que o pobre homem não tinha, ha-via meses, com que pagar um banho, deu-lhe algum dinheiro e uma muda de roupa.

A notícia daquele acontecimento se es-palhou pela cidade, e não tardou que outros dois pobres que viviam nos arredores fossem ter à mesma cerca, e para atrair a atenção do dadivoso judeu se puseram a esfregar energicamente numa das estacas. Mas, em vez de lhes dar esmola, o ricaço, ao avistá-los, correu-os a bengaladas.

— Fora daqui, em-busteiros! — bradava ele num tom preci-pitado e cavernoso. — A mim é que não iludem! Fora daqui, mandriões!

— Mas por que acreditaste no outro? — protestou, ataran-tado, um dos mendi-gos, fitando o rico com a face emparvecida.

— Porque ele es-tava sozinho, e, na-turalmente, sentindo aflição nas costas, só encontrou um meio: esfregar-se na cerca. Mas vocês são dois, e se não fossem cí-nicos e impostores, cada um coçaria as costas do outro.

E, exaltado, com

fulminante gesto de cólera:

— Fora daqui!No folclore isra-

elita, o capítulo que compreende o ane-dotário popular é in-teressantíssimo. Por sua antiguidade, pela extensão de seu en-genho, por sua in-fluência religiosa, o povo judeu é posto em situação de real destaque entre os cultores do folclore. Raimundo Geiger, no prefácio de seu livro Cuentos judíos (trad. de I. G. Gorkin), põe em relevo a feição humorística dos ídi-ches. A omissão, nes-ta antologia, da parte folclórica anedotária representaria, cer-tamente, uma falha imperdoável. É claro que só nos parecem válidas as anedotas construtivas, isto é, as que encerram um en-sinamento, uma ad-vertência ou o agudo sentido do humorismo que caracteriza os judeus. O anedotá-rio israelita tem um mérito que devemos encarecer. Os casos anedóticos confirmam o vasto espírito liberal de Israel, o respeito dos judeus pela li-berdade de opinião e a forma resignada como esse povo re-cebe os reveses da vida, sem se deixar subjugar, mantendo-se, através dos sécu-los, ágil, são e cheio de esperanças.

Lendas do Bom Rabi Malba Tahan

O mendigo na cerca

Cantinho da Coquetel

Sudoku

Rir por último é bem melhor...Como sabemos, o turismo é

uma das melhores opções de lazer que pode proporcionar nosso apri-moramento cultural a liberdade de poder desfrutar de uma vida mais salutar, embora muitas pessoas deturpem essa prática com abusos que bem entendem, sem respeitar seus semelhantes.

Estávamos em pleno verão, a passear, a curtir o pequeno, porém interessante parque das águas de Cambuquira, MG, no início de tarde, quando no céu uma nuvem plúmbea, se aproximava prenun-ciando a formação de chuva grossa e forte aguaceiro. Não tardou, o sol foi encoberto e a luminosidade restringiu-se tornando aquele início de tarde quase um início de noite. Um vento forte passou a soprar ruidoso levantando densa poeira e a jogar com as ramagens das árvo-res, a fazer com que os turistas que ali se encontravam começassem a correr aos quiosques a buscar abrigo. Finalmente as “comportas do céu se abriram fazendo desabar o previsto temporal a lançar grani-zos em profusão, acompanhado de relâmpagos e ensurdecedores trovões. Era uma autêntica tromba d’água sobre a cidade.

Foram 20 minutos de verda-deira tempestade para logo tudo retornar ao normal, com o sol voltando a brilhar, os pássaros em cantos e gorjeios a voarem, as pessoas a passearem, enfim a alegria retornou ao aprazível e delicioso parque.

Prosseguindo em caminhada, lá íamos nós, quando nossa atenção é despertada por dois cidadãos que cruzaram à nossa frente, apressa-dos e rindo a valer à medida que viravam a cabeça para trás, como

algo de engraçado houvesse ocor-rido. Curiosos tentamos observar o motivo de tanta graça, quando deparamos à frente da fonte de água magnesiana, que caia de uma tubulação pluvial da laje, devido a água que se acumulara, uma senhora bem vivida com um copo à mão na espera do marido.

Acercamo-nos deles para aler-tá-los, pois praticavam um equívo-co. O casal pelo sotaque carate-rístico, era de origem estrangeira. Surpreso pela nossa intervenção, nos disse que fora a orientação de dois “moçoilos” que lhes haviam recomendado a água do “alto” por ser menos gasificada e mais leve no teor de magnésio. Agradecidos pela nossa pronta participação, seguiram o seu caminho após es-vaziarem o garrafão par o enchê-lo à fonte certa.

Já na rua, mais a frente, nos deixou imensamente felizes. Os dois turistas cretinos do parque na calçada esbravejavam em pa-lavrões, limpando-se do banho de lama que haviam tomado quando adentravam ao ônibus da excursão em que viajavam, provocado por um caminhão que passara sobre uma poça de água. Só que agora em vez de rirem de suas cretinices, passaram a motivo de risos de seus amigos que às janelas do veículo escangalhavam-se de rir...

Moral da história: Quem com inconsequência fere, consequen-temente quando ferido pela conse-quência, deve arcar com as conse-quências praticadas pela maneira inconsequente que o feriu!

Ah... esses turistas, são de fato uns merecedores de castigos e porque não, nos proporcionam inusitados momentos pitorescos...

Passatempo

cador ou um mixer, mis-ture o creme de leite com os ovos, o caldo de gali-nha e o queijo ralado.

Assim que o creme estiver homogêneo, re-serve-o.

Em uma panela, aqueça a manteiga e adicione o alho e a ce-bola. Refogue em fogo médio até que estejam douradas.

Despeje o conteúdo do liquidificador na pane-la e refogue bem.

Deixe ferver e acerte o sal. Adicione pimenta-do-reino a gosto.

Despeje o creme por cima das rodelas de abo-brinha.

Cubra com a mussa-rela e salpique cebolinha a gosto.

Leve ao forno pre-aquecido a 180º C por aproximadamente 40 minutos.

Page 8: Realizado em São Lourenço o II Encontro Nacional de ...Conab eleva previsão de safra de café para recorde de 59,9 milhões de sacas A safra de café do Brasil em 2018 foi estimada

Pág 8 :: Correio do Papagaio Sexta-feira, 21 de setembro de 2018São Lourenço

Aconteceu em São Lourenço, nos dias 19 e 20 de setembro o II Encontro Nacional de Turismo, Gastronomia e Criatividade. O evento, gratuito, foi realizado no Hotel Brasil e faz parte da intensa programação da 7ª edição do Festival Gastronômico de São Lourenço - Degusta.

Cerca de 250 passa-ram pelo evento de dois dias de intensa progra-mação com conferên-cias, palestras, debates, lançamentos literários e workshops com pales-trantes de notório reco-nhecimento das áreas do turismo, gastronomia, marketing e publicidade, audiovisual, mídias digi-tais, dentre outas.

O Encontro, destinado a profissionais e estudan-tes de turismo, hotelaria, marketing e publicidade, administração de em-presas e indústrias, bem como gestores, empre-endedores e empresas do trade turístico, foi uma ótima oportunidade para promover o intercâmbio de experiências e ofere-cer ferramentas para a inovação na promoção de destinos e empresas para todos os participantes.

A abertura do II Encon-tro aconteceu na quar-ta-feira, dia 19, às 19h com um bate papo com Alexandre Disaro e Lufe Gomes, fotógrafos que atuam com arquitetura e decoração, gastronomia e turismo. Fotografam para revistas, publicações na-cionais e internacionais, além de clientes como restaurantes e arquitetos. Ambos têm projetos auto-rais que se complemen-tam durante as viagens. Juntos já percorreram o Japão, Marrocos, Índia, África do Sul, Mianmar, Vietnã e outros destinos em buscas de vivências culturais e contato com pessoas locais.

Na quarta ainda teve o lançamento literário Life By Lufe e a apresentação da Orquestra de Violeiros de São Lourenço.

Na quinta-feira, dia 20, a programação começou cedo com Alberto Santos e Flávio Guersola, da Guersola Consultoria e Assessoria Empreendi-mentos Gastronômicos, com o tema “Engenharia de Cardápios – Otimi-zando resultados do seu restaurante e hotel”.

Ainda na programação houve palestra com Po-liana Gomes, sobre como Elaborar cartas de vinho; Lançamento do Progra-ma de Gestão competiti-va do Sebrae Minas, com Mônica Alencar; Palestra: Primórdios da Cozinha Mineira, com Vani Maria

II Encontro Nacional de Turismo, Gastronomia e

Criatividade em São LourençoO evento faz parte da programação do Degusta e aconteceu

nos dias 19 e 20 de setembro

Fonseca Pedrosa; Pa-lestra: Marketing Digital - Ingrediente Indispensá-vel, com Atila Naddeo da Canela de Ema | Homp; Produtividade na Hote-laria, Otimizando nos portais Booking e Trip Adviser com o Professor Mario Corrêa, da IpeaT; Palestra: A importância da gastronomia como fator indutor do destino turístico, com Nelson Cunha da Minas Plan; Turismo e Cozinha Bra-sileira Contemporânea com mediação de Sandro Marques.

Houve também o lan-çamento do Guia de Azei-tes do Brasil Safra 2018. E para terminar a noite o show com Jazz de Dois

A programação termi-nou com a Cozinha Show com Chef Constance Godtfredsen da Casa Valhalla.

A edição deste ano do Degusta tem como tema “Nossos Azeites – Ter-roir Mantiqueira”, e está reunindo cerca de 18 res-taurantes da cidade que, durante todo o mês de se-tembro, oferecem pratos criados especialmente para o evento, utilizan-do alguns dos melhores azeites do Brasil. Refe-rência no cultivo e pro-cessamento de oliveiras, a região da Mantiqueira, no sul de Minas, possui mais de 100 produtores de azeites, distribuídos em 60 municípios.

O Degusta - Festival Gastronômico de São Lourenço é uma reali-zação do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, em parceria com Senac, apoio da Prefeitu-ra de São Lourenço - MG e Secretaria de Turismo e Cultura de São Lourenço, Sebrae Minas, Sindho-teis, IpeaT, Circuito Tu-rístico das Águas, ATAM - Associação Terras Altas da Mantiqueira, Hotel Brasil, MantiBier, Guer-sola Consultoria, Movi-mento Dedico e Benê Decorações. Além de par-ceiros da área da Mídia como a Revista Vitrine, Malagueta Comunicação, ARTcetera, Programa Tá no Gosto.

Foram dois dias de programação intensa voltada para a gastronomia e turismo

Fotos: Divulgação Degusta

o Professor Mario Corrêa, da IpeaT

Apresentação da Orquestra de Violeiros de São Lourenço

A abertura do evento aconteceu na quarta-feira, dia 19

Na quinta-feira, dia 20, a apresentação foi do Jazz de Dois

Atila Naddeo da Canela de Ema | Homp

Alexandre Disaro e Lufe Gomes

acesse www.correiodopapagaio.com.br/saolourencoNelson Cunha, da Minas Plan