Reaproveitamento

11
Aproveitando Sobras Arroz Com sobras de arroz você pode preparar um delicioso arroz de forno Pode ser guardado na geladeira por dois dias, em recipiente vedado. Utilize as sobras de arroz para preparar bolinhos. Variando ingredientes como frango, legumes e temperos de sua preferência você pode fazer o tradicional arroz de forno Carne cozida Pode ser guardada na geladeira por 2 a 3 dias, em um recipiente não- metálico, coberta com o caldo do cozimento. Você pode utilizar a carne para incrementar molhos. Pique-a em pedaços pequenos e refogar com tomates sem pele e sem sementes. Sirva acompanhando massa ou polenta. Outra opção, é usar a carne como recheio de panquecas ou pastéis. Moa a carne e misture com 1 ovo, queijo ralado e temperos.

description

de alimentos

Transcript of Reaproveitamento

Page 1: Reaproveitamento

Aproveitando SobrasArroz

Com sobras de arroz você pode preparar um delicioso arroz de forno Pode ser guardado na geladeira por dois dias, em recipiente vedado. Utilize as sobras de arroz para preparar bolinhos. Variando ingredientes como frango, legumes e temperos de sua preferência você pode fazer o tradicional arroz de forno

Carne cozidaPode ser guardada na geladeira por 2 a 3 dias, em um recipiente não-metálico, coberta com o caldo do cozimento. Você pode utilizar a carne para incrementar molhos. Pique-a em pedaços pequenos e refogar com tomates sem pele e sem sementes. Sirva acompanhando massa ou polenta. Outra opção, é usar a carne como recheio de panquecas ou pastéis. Moa a carne e misture com 1 ovo, queijo ralado e temperos.

Page 2: Reaproveitamento

Frios - Podem ser conservados por 3 a 4 dias na geladeira, se bem vedados. Utilize as sobras para fazer patês. Bata as sobras de frios com ricota ou outro queijo macio. Espalhe o patê sobre torradas e sirva. Em refogados, pique bem os frios com cebola, cenoura e salsão e refogue no azeite de oliva ou na manteiga.

Legumes - Sobras de abobrinha, alho-poró, vagem e cenoura podem ser conservados por 2 dias na geladeira, em recipiente vedado. Utilize as sobras para enriquecer molhos. Em uma panela aqueça os legumes cortados em pedaços pequenos e, creme de leite. É ótimo para temperar massas. Corte os legumes em cubinhos, misture-os com ovos e use para rechear tortas salgadas.

Pão - Apesar de não ficar crocante, o pão pode ficar macio por até 3 dias. Coloque-o em um saco de papel e envolva em um saco plástico. Tempere fatias de pão com azeite de oliva, sal e temperos e doure levemente no forno. Sirva como entrada ou com sopas. Com pão adormecido você também pode preparar deliciosas sobremesas como o pudim de pão e pudim de queijo branco, pão e goiabada

Aproveitando sobras de pão - Guarde as sobras de pão para acompanhar sopas e saladas. Corte-as em cubinhos e frite em alho e óleo, salpicando sal. Ponha-os para secar num papel absorvente e guarde em um recipiente bem fechado

Page 3: Reaproveitamento

Aproveitando os alimentos• As folhas de couve-flor, de beterraba e de cenoura são muito mais em nutrientes e ficam deliciosas se refogadas ou em recheios de tortas;

• Os talos do agrião e do espinafre contêm muitas vitaminas. Experimente picá-los e refogá-los;

• As folhas externas (verdes-escuras) das verduras são ricas em ferro. Procure aproveitá-las;

• As folhas de nabo e rabanete tem maior concentração de carboidratos, cálcio, fósforo e vitamina A e C do que a raiz, a parte que habitualmente comemos. Use sua imaginação e aproveite aquelas partes em saladas, sopas e refogados;

• As folhas de cenoura são riquíssimas em em vitamina A. Faça um delicioso refogado com elas;

• Antes de descascar a batata, lave a casca com uma escovinha e depois descasque e frite as cascas. Ficam crocantes, além de nutritivas. É um ótimo aperitivo;

Page 4: Reaproveitamento

Utilize as cascas de maçã para preparar sucos e chás;

As cascas de abacaxi, quando bem lavadas e fervidas, proporcionam um suco delicioso. É só deixar esfriar, adoçar, bater com gelo no liqüidificador e matar a sede.

Quando for usar uma metade de abacate, deixe a outra com o caroço – isso evita que ela se deteriore com rapidez;

A abóbora é altamente nutritiva, e devemos nos lembrar de aproveitá-la inteira: casca, folhas, polpa e o cabo. Seus caroços, quando torrados com sal, servem como aperitivo. Use o mesmo procedimento para a soja e sementes do melão;

Cascas, talos e folhas das hortaliças são ricos em fibras e podem ser utilizados em refogados, sopas, bolinhos, recheios para tortas, farofa e etc;

Você não precisa jogar fora biscoitos só porque se esqueceu de fechar o pacote e eles ficaram moles. Basta colocá-los numa assadeira e leva-los ao forno por 10 minutos que eles ficarão novamente crocantes.

Page 5: Reaproveitamento

Não adicione bicarbonato de sódio ou outras substâncias químicas na água do cozimento para acentuar sua cor. Alguns nutrientes são destruídos por elas;

Pó de Casca de Ovo: Separe a casca, ferva por cinco minutos e seque ao sol. Bata no liquidificador e depois passe por um coador fino. Deve ficar como pó. Utilize uma colherinha nos refogados, sopas, arroz, feijão, molhos, etc.. O pó de casca de ovo é riquíssimo em cálcio, nutriente importante para o crescimento e prevenção da osteoporose, na gravidez e amamentação.

Talos de Agrião: Faça bolinhos ou refogados com carne moída.

Cascas de Goiaba: Lave-as bem e bata-as no liqüidificador com água. Adoce à gosto.

Cascas da Maçã: Utilize-as no preparo de sucos e chás.

Folhas de Couve-Flor: Prepare sopas com folhas desta hortaliça.

Page 6: Reaproveitamento

Bolinhos de Folhas de Beterraba1 copo de talos e folhas lavadas e picadas2 ovos5 colheres (sopa) de farinha de trigo2 colheres (sopa) de águaCebola picadaSal à gosto; Óleo para fritarBata bem os ovos e misture os outros ingredientes. Frite os bolinhos em óleo quente e escorra em papel absorvente.

Molho de Cascas de Berinjela para Massas2 dentes de alho picados3 colheres (sopa) de óleo2 copos de cascas de berinjelas cortadas em tiras de 1 cm de largura.1 1/2 copo de águaSal e pimenta do reino à gosto, 1 colher (chá) de orégano4 tomates sem pele e sem sementes ou6 colheres (sopa) de polpa de tomate.Doure o alho no óleo. Junte as cascas de berinjelas e refogue por 5 minutos. Junte a água, o sal, a pimenta do reino, o orégano e os tomates. Cozinhe por uns 5 minutos até engrossar ligeiramente. Dá para meio pacote da massa de sua preferência.

Page 7: Reaproveitamento

Bolinho de Talo de Brócolis2 xícaras (chá) de talos de brócolis cozido2 ovos1 cebola média picadaSal à gosto6 colheres (sopa) de farinha de trigoÓleo para fritar.Bata no liqüidificador os talos cozidos juntamente com os ovos. Retire e misture os ingredientes restantes. Frite as colheradas em óleo quente.

Rama de CenouraCom o ramo de cenoura, experimente preparar bolinhos, sopas, refogados e enriquecer tortas e suflês .

Ramas de Cenoura Crocantes1 xícara de farinha de trigo1 colher (sopa) de óleoSal a gosto30 raminhos de folhas de cenouraÓleo para fritarMisture a farinha com o óleo, o sal e 1/2 xícara de água. Passe ligeiramente os raminhos na massa sem cobrí-los totalmente e frite no óleo quente.

Page 8: Reaproveitamento

Folhas de Brócolis ao Forno600 g de folhas de brócolis (1 pé)2 ovos batidos2 colheres (sopa) de margarina¼ xícara (chá) de farinha de rosca2 colheres (sopa) de queijo raladosal à gostoCozinhe um pouco as folhas de brócolis com sal e escorra. Misture a farinha de rosca com a margarina derretida e junte todos os outros ingredientes, menos o queijo ralado que deve ser salpicado por cima. Asse em forno moderado por 30 à 40 minutos.

Doce de Casca de Maracujá: Lave 6 maracujás, descasque-os deixando toda a parte branca e dura com água. Deixe de molho de um dia para outro. Escorra, coloque em uma panela com 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água. Deixe apurar. Se desejar acrescente canela.

Patê de Talos de Legumes2 colheres de talos de beterraba e de espinafre1 copo de ricota ou maioneseSal e pimenta à gosto.Bata tudo no liqüidificador. Sirva gelado.

Page 9: Reaproveitamento

Doce de Casca de MelanciaCascas de 1/2 melancia1/2 kg. de açúcarCravo à gostoCanela em pau à gostoRemova a parte verde da casca, passe a polpa branca pelo ralador grosso e reserve. Misture o açúcar com 1/2 copo de água, junte cravo, canela e faça uma calda deixando ferver por 10 minutos .

Suco da casca do abacaxi com folhas de couveCascas de um abacaxi; 05 folhas de couve; Açúcar a gosto

Limpe muito bem as cascas do abacaxi com uma escova e deixe de molho com água (você pode acrescentar um pouco de vinagre). Depois de alguns minutos, escorra as cascas e passe novamente na água corrente para tirar totalmente o vinagre. Bata a casca no liquidificador e passe numa peneira. Bata agora as folhas de couve (que devem passar pelo mesmo processo de limpeza das cascas do abacaxi) juntamente com o suco das cascas coado. Passe novamente na peneira e coloque açúcar na quantidade desejada. Dica: Coloque algumas pedras e sirva bem gelado. O suco deve ser ingerido na mesma hora e por isso não o guarde. Ele é rico em ferro, potássio, vitamina C e serve para as vias respiratórias além também de ajudar na resolução de problemas gastrointestinais.

 

Page 10: Reaproveitamento

Geléia de Casca de AbacaxiCascas de um abacaxi4 copos de águaAçúcar, o quanto baste3 colheres bem cheias de maisena .Lave com uma escovinha as cascas do abacaxi. Bata as cascas junto com a água no liqüidificador. Passe por uma peneira. Junte o açúcar e a maisena dissolvida. Leve ao fogo e deixe cozinhar bem. Despeje em pirex previamente umedecido. Sirva gelado.

Doce de Casca de Abacaxi com Côco Casca de 1 abacaxi picada

2 xícaras (chá) de açúcar1 pacote de 100g de côco ralado1 colher (sopa) de margarinaDescasque 1 abacaxi, lave a casca e ferva com um pouco de água.Bata a mistura no liquidificador e coe.A parte que ficou na peneira leve ao fogo em uma panela e acrescente o açúcar, o côco, a margarina e o cravo, se quiser.Mexa sempre até desprender do fundo da panela. Dá 16 porções

Page 11: Reaproveitamento

Torta Salgada2 xícaras (chá) de leite 3 ovos 1 xícara (chá) de óleo 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo1 colher (sopa) de fermento em pó1 colher (sobremesa) de sal

Modo de Preparo:Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou misture bem em uma tigela.Para montar a torta, unte uma forma, despeje a metade da massa, em seguida o recheio e, por fim, o restante da massa.Leve para assar até dourar. Rendimento: 15 porções

Dica: Para o recheio utilize folhas de beterraba, brócolis, rabanete, nabo, couve-flor, etc., bem lavadas e refogadas c/ tomate, alho e sal.

Doce de Casca de Goiaba

1 copo de suco de casca de goiaba1 copo de água2 colheres bem cheias de maisena3 colheres bem cheias de açúcar.Dissolva a maisena, junte os demais ingredientes e misture bem. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Despeje em forma umedecida e leve à geladeira.