Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan...

17
Reconhecimento de comportamento sócio- afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha Machado Orientadora: Profa Dra. Patricia Alejandra Behar

Transcript of Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan...

Page 1: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o

professorRenan Bortoluzzi da SilvaMagali Teresinha LonghiLeticia Rocha Machado

Orientadora: Profa Dra. Patricia Alejandra Behar

Page 2: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

• Desenvolver um recurso digital que integre as informações sócio-afetivas do aluno no ambiente virtual de aprendizagem ROODA.

Objetivo Geral

Page 3: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

Conceitos• Sociometria: estudo matemático das propriedades

psicológicas de uma população, em que as relações entre os indivíduos são mapeadas e apresentadas na forma de gráfico conhecido por sociograma (Moreno, 1972; 2008).

• Comportamento observável em AVA: é revelado pelo rastreamento das ações do aluno no AVA. No projeto são analisadas as funcionalidades de comunicação síncrona e assíncrona. (Longhi, 2011).

Page 4: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

Ambiente Virtual de aplicação

• AVA ROODA: é uma das plataformas de EAD da Universidade, desenvolvido pelo NUTED/UFRGS, que tem como princípio uma aprendizagem a partir da interação e cooperação (Behar, 2009).

• Funcionalidades: Contatos, Biblioteca, Fórum, Webfólio, Diário de Bordo, Aulas, Mapa Social.

Page 5: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

Mapa social

Page 6: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

Metodologia• Abordagem da pesquisa: qualitativa-quantitativa

• Dados qualitativos: utiliza-se um tratamento interpretativo para compreender os dados coletados durante a pesquisa.

• Dados quantitativos; são analisados por meio da distribuição de frequência representada em percentuais, média e desvio padrão.

Page 7: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

• Eixo A: refere-se à construção do referencial teórico.• EixoB: trata da consolidação das categorias de indicadores sociais e levantamento de dicas pedagógicas.• Eixo C: prevê a (re)construção dos recursos digitais no ambiente ROODA. • Eixo D: responde pela validação dos sociogramas e das dicas pedagógicas a partir da aplicação de uma arquitetura pedagógica que considere os aspectos sócioafetivos no AVA ROODA e da publicação dos resultados

Metodologia

Page 8: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

• Tem como propósito apresentar as interações sociais dos sujeitos no ROODA a fim de auxiliar o docente em atuação no virtual.

• As informações são obtidas a partir dos dados de interação através das funcionalidades do ROODA: Fórum, Contatos, Biblioteca, Webfólio, Grupos e Diário de Bordo.

Sociograma

Page 9: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

Descrição técnica•Na primeira versão gerava-se um arquivo *.gv

contendo a descrição das interações na linguagem DOT (geração de grafos), tal descrição deveria ser aberta no programa de visualização GraphViz (software livre).

• A nova versão irá possibilitar a visualização do

sociograma sob vários aspectos (por categorias sociais, por funcionalidades e por tipo de visualização) a partir do próprio AVA ROODA, sem a necessidade de uso de programas de terceiros.

O desenvolvimento do Sociograma

Page 10: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

Linguagem DOT

• É uma linguagem simples para definição de um grafo. Através dela define-se os nodos, valores que cada um deles assume e as interações entre eles.

O desenvolvimento do Sociograma

Page 11: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

GraphViz

• Ferramenta de código aberto para visualização de grafos.

• Formas de visualização: direcionado/não direcionado, em formato de círculo.

• A ferramenta GraphViz permite que os grafos gerados sejam salvos em diferentes formatos, como imagem, arquivo PDF, entre outros.

O desenvolvimento do Sociograma

Page 12: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

• O ROODA exibe a geração de sociogramas gerais da turma ou de participantes selecionados (Exemplos no próximo slide).

• Os mesmos estão servindo para a discussão dos modos de visualização e possíveis categorias sociais previamente definidas pelo usuário (formador).

Atualmente...

Page 13: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

Resultados Preliminares

Interface no ROODA para escolha dos parâmetros do mapa social.

Page 14: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

Resultados Preliminares

Layout Circo

Layout Dot

Layout Neato

Page 15: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

Aprimoramentos

• Implementação e validação de sociogramas para cada categoria social deliberada: isolamento por negligência e por afastamento, escolha emitida, escolha recebida, reciprocidade, integração, liderança e colaboração (atualmente o mapa social apresenta as relações na visão geral)

• A implementação e validação de dicas pedagógicas individualizadas por aluno para cada categoria social.

Page 16: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

ReferênciasLonghi, M. T.: Mapeamento de aspectos afetivos em um ambiente virtual de aprendizagem. Tese de Doutorado, PPGIE/UFRGS, Porto Alegre, RS (2011).

Behar, P.A.: Modelos Pedagógicos em Educação a Distância, Porto Alegre, Artmed (2009).

Moreno, J.L.: Fundamentos de la Sociometria, Buenos Aires, Paidós (1972).

14. Moreno, J.L.: Quem Sobreviverá? Fundamentos da Sociometria, Psicoterapia de Grupo e Sociodrama, Goiânia, Dimensão Editora (2008).

Page 17: Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha.

Contatos:

Renan Bortoluzzi da Silva([email protected] )

Magalí Teresinha Longhi([email protected])

Leticia Rocha Machado([email protected])

Patricia Alejandra Behar([email protected])

Mais informações sobre o Rooda

Obrigado!