Recreio - Boletim Especial da IBBS (Dezembro/2014)

4
B N S ! OT Í C I OA A S Um passo de cada vez... M Há 65 anos uitos não sabem, mas a história do BOM SAMARITANO começou há um BOM tempo e muitos foram os passos dados até aqui. Vamos contar alguns momentos desta história, pois sendo tão grandiosa seria impossível recontá-la. Voltemos ao tempo... O ano é de 1948, Rev. Gutemberg de Campos com olhar de amor percebe que a cidade está crescendo e que há muitas mães viúvas precisando de abrigo. Pensando em como manter a unidade dessas famílias decide dar o primeiro passo: reúne informalmente os membros da Igreja Presbiteriana de Bauru e faz uma exposição sobre a urgente necessidade de atuarem na obra da Assistência Social. No dia 12 de Dezembro de 1949, a Instituição é organizada oficialmente com a elaboração de seu estatuto. Sensibilizados com as palavras do Rev. Gutemberg de Campos, decide-se que esse ministério será sustentado pela Igreja Presbiteriana de Bauru (hoje PIPB) com a contribuição de sócios, na sua maioria membros. O plano inicial da obra propõe a construção de casas geminadas alinhadas ao centro da quadra 15 da Rua Santo Antônio, Jd. Bela Vista. A área é cercada com dormentes doados pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro e mudas de eucalipto são plantadas ao longo de todo o terreno. Esse trabalho, feito em mutirão pelos membros da Igreja Presbiteriana conta com a preciosa colaboração da SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina). Posteriormente o espaço ganha também um campo de futebol destinado ao esporte das crianças ali residentes, bem como a Juventude da Igreja. Em 1953 é inaugurado o primeiro conjunto de casas. As dificuldades financeiras são grandes. Tanto é que um grupo de sócios decide contribuir com a quantia mínima de cinco cruzeiros antigos, aumentando a contribuição conforme sua possibilidade. O nome da entidade foi escolhido por proposta em plenário e aprovação em Assembleia Geral da Instituição. A expressão “Bom Samariatano”, de origem bíblica, é o título de uma das parábolas mais expressivas de Cristo, onde ele dá ênfase ao dever, obrigação e privilégio de auxílio e socorro ao próximo. B OM S AMARITANO I NSTITUIÇÃO B ENEFICENTE Boletim especial da IBBS Alice Barros de Azevedo Dezembro / 2014

description

A “Creche Bom Samaritano” como é carinhosamente conhecida, é uma instituição filantrópica vinculada à Primeira Igreja Presbiteriana de Bauru. Em 1949, o local servia de abrigo para mulheres desamparadas, viúvas e mães solteiras. Atualmente, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, a entidade atende 107 crianças de 1 a 6 anos de idade.

Transcript of Recreio - Boletim Especial da IBBS (Dezembro/2014)

Page 1: Recreio - Boletim Especial da IBBS (Dezembro/2014)

BN S !O T Í C IO A

AS

Um passode cada vez...

MHá 65 anos

uitos não sabem, mas a história do BOM SAMARITANO começou há um BOM tempo e

muitos foram os passos dados até aqui. Vamos contar alguns momentos desta história, pois sendo tão grandiosa seria impossível recontá-la. Voltemos ao tempo...

O ano é de 1948, Rev. Gutemberg de Campos com olhar de amor percebe que a cidade está crescendo e que há muitas mães viúvas precisando de abrigo. Pensando em como manter a unidade dessas famílias decide dar o primeiro passo: reúne informalmente os membros da Igreja Presbiteriana de Bauru e faz uma exposição sobre a urgente necessidade de atuarem na obra da Assistência Social.

No dia 12 de Dezembro de 1949, a Instituição é organizada oficialmente com a elaboração de seu estatuto. Sensibilizados com as palavras do Rev. Gutemberg de Campos, decide-se que esse ministério será sustentado pela Igreja Presbiteriana de Bauru (hoje PIPB) com a contribuição de sócios, na sua maioria membros.

O plano inicial da obra propõe a construção de casas geminadas alinhadas ao centro da quadra 15da Rua Santo Antônio, Jd. Bela Vista. A área é cercada com dormentes doados pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro e mudas de eucalipto são plantadas ao longo de todo o terreno. Esse trabalho, feito em mutirão pelos membros da Igreja Presbiteriana conta com a preciosa colaboração da SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina). Posteriormente o espaço ganha também um campo de futebol destinado ao esporte das crianças ali residentes, bem como a Juventude da Igreja.

Em 1953 é inaugurado o primeiro conjunto de casas. As dificuldades financeiras são grandes. Tanto é que um grupo de sócios decide contribuir com a quantia mínima de cinco cruzeiros antigos, aumentando a contribuição conforme sua possibilidade.

O nome da entidade foi escolhido por proposta em plenário e aprovação em Assembleia Geral da Instituição. A expressão “Bom Samariatano”, de origem bíblica, é o título de uma das parábolas mais expressivas

de Cristo, onde ele dá ênfase ao dever, obrigação e privilégio de auxílio e socorro ao próximo.

BOM SAMARITANOI N S T I T U I Ç Ã O B E N E F I C E N T E

Boletim especial da IBBS Alice Barros de Azevedo

Dezembro / 2014

Page 2: Recreio - Boletim Especial da IBBS (Dezembro/2014)

O ano é de 1970, um novo passo é dado com a criação da Creche Berçário Alice Barros de Azevedo. Alguns funcionários e senhoras voluntárias da Igreja iniciam o atendimento às crianças residentes nas casas da Instituição. Enquanto as mães trabalham, seus filhos recebem cuidados.

Hoje, 44 anos depois, o olhar educacional se intensificou. Cada momento da criança é pensado, cada atividade é intencional e até o brincar é uma oportunidade para a construção de conhecimento.Somos agradecidos por alguém que tocado por Deus deu um primeiro passo. Gratos a Deus por aqueles que até aqui caminharam conosco, neste mesmo propósito.

Vejam só onde chegamos! Mas ainda há um longo percurso a ser trilhado. A missão continua. E sempre haverá um lugar para alguém disposto a caminhar, alguém que ama esta obra. Você vem conosco?

Atualmente, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação,a instituição atende diariamente 107 crianças de 1 a 6 anos de idade.

Os alunos do último grupo têm o privilégio de serem

orientados e acompanhadospela dentista voluntária

Dr. Claudia Martins P. Xavier.

O atendimento é realizado às quartas-feiras

no período matutino.

A semente da Educação é lançada...

Sorrir faz bem, cuidar dos dentes também!

“Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor”

Salmo 37.23

Page 3: Recreio - Boletim Especial da IBBS (Dezembro/2014)

Roda da Conversa

avaliaçãoAuto

Alfabetização

Sobre o Brincar

O que queremos?Uma prática educativa que desenvolva nas crianças a autonomia e uma cidadania consciente;

Saber falar e saber ouvir proporciona o conhecimento e a percepção de que se pertence a um grupo.É um exercício de solidariedade, de ajuda mútua, de respeito e aceitação do outro.

A criança pequena conquistaníveis superiores de pensamentoe de desenvolvimento por meio

do brincar. O brincar é priorizadoo tempo todo através do jogo

simbólico e das atividades livres e de escolha pela criança.

A aprendizagem da escrita obedece ao mesmo processo

da leitura, não existe uma subordinação metódica e graduada

para esta aprendizagem. Mensagens do coração, bilhetes, correspondências, crachás, livros

da vida... tudo é utilizadopara que a criança tenha

contato natural com as letras.

Reflexãoindividual e coletiva.

É um recurso para exercitar a criticidade

e autonomia.

Nossa práticaPedagógica

Hoje

Page 4: Recreio - Boletim Especial da IBBS (Dezembro/2014)

T U R M A S2 0 1 4

Educadora:

Zilda Aparecida de Araujo

ALANA, ANA JULIA, ANA LAURA,

DAVI, GABRIEL, GABRIELLE, FABYANA,

KALEL, HEITOR, MATHEUS, AMANDA,

GIOVANA, ISABELLY,

LIDIA, MARIA EDUARDA

e MARIA HELENA.

Ensina a criançano Caminhoem que deve andar,e mesmo quando for idosonão se desviará dele!

Provérbios 22:6

SECRETARIA MUNICIPAL

DE EDUCAÇÃO/ bomsamaritano.creche

Curta nossa Fan Page no Facee receba informações diárias sobre a IBBS

Entidade conveniada aSeja um sóciocolaboradorEntre em contato para saber mais pelo fone

Rua Santo Antônio 15-41, Jd. Bela Vista - CEP 17060-455 - Bauru-SP

14. 3222-6507 ou envie um e-mail para:[email protected] SAMARITANO

I N S T I T U I Ç Ã O B E N E F I C E N T E

CentopéiaEducadoras:

Nátalie C Santos e Angelina Braz Salgado

ANA CAROLINA, DANILO, DAVI, GEOVANA,

GUSTAVO, ISABELLY, JOÃO VICTOR,

JULIA, LARA, MATHEUS CUNHA,

MARJORIE, MATHEUS FELIPE, SAULO,

VICTOR HUGO, MATEUS SAVIAN,

KAUANY e PABLO.

APOIO PEDAGÓGICO: Luciana Cristina Venâncio Carrasco, Claudenice Castilho, Dair da Silva Lazarini, Maria Jeovane Lopes Peres, Rosemeire Aparecida Costae Aparecida Fátima dos Santos

ASSESSORIA PEDAGÓGICA: Leila Fernandes Arruda, Carolina Rout e José Luiz de Oliveira Coutinho

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Alice Nicassio de Oliveira

EVANGELISTA: Viviane Eliane Rodrigues

DIRETORIA ATUAL

Presidente: Luiz Eduardo dos Santos Vice-Presidente: Eulídio Carlin Filho

1º Secretário: Gilson Tuler 2º Secretário: Osny Machado Neves

1º Tesoureiro: Luciano Domingos Carrasco 2º Tesoureiro: Francisco Roberto Caldeira

Superintendente: Paulo Aparecido Ribeiro Sanches Vice-Superintendente: Othoniel B. Rosa Garcia ("em lembrança")

Conselho Fiscal: Samuel Rosa, José Fontana e Luiz Henrique A. Campanhã

BIANCA, DAVI, EMANUELY, ENZO,

FELIPE, GUILHERME, ISABELLI,

KAIC, LAIS, LIVIA, MANUELLA, RAFAELI e YASMIN.

Educadoras: Helen Cristina Barbieri da Conceição,

Marcela Júlio dos Santos e Angelina Braz Salgado

Gatinhos

CAUÃ, DAVI EDUARDO, DAVI RODRIGO, EMANUELLY, HELOISA, JOÃO VITOR, JULIÊ, JULYA, LEONARDO, LETICIA, LUISA, PIETRA e VICTOR.

Educadoras:Elaine Almeida Maiae Antonia Loneide dos Santos Bezerra

JoaninhasEducadoras:Ana Dorotéia Aparecida Pintoe Helen Cristina Barbieri da ConceiçãoBRYAN, ALICIA, CARLA, CHRISTOFFER, DIEGO, FABIO, GABRIEL, ISABELLY,LAIS, LARISSA, REBECA, URYEL,ANA LAURA, KAUE, KAUÃ,FABRICIO e YASMIN.

Educadora:Carina C C SilvaANNA CLARA, CAIQUE, GABRIEL, GABRIELA, GIOVANA, LUKAS,

REBECA, RHUAN, ANA JULYA, ELOA, EUGENIO, KAUE, KEMILLY, LAURA,

YASMIN e ARTHUR

GalinhaPintadinhaANA JULIA, DEBORAH, EMANUELLE,

GABRIEL FERNANDES, GABRIEL PORTO,

LEVI, LUIZ HENRIQUE, LUIZA, MIGUEL

FELIPE, MIGUEL JANEIRO, NICOLAS, PABLO e VICTOR.

Educadoras:Ana Carolina Diogo Limae Maria de Lourdes Turato Silva