Recursos EnergéTicos Desafios Ambientais

51
RECURSOS ENERGÉTICOS E OS DESAFIOS AMBIENTAIS Classificação das fontes de energia: b) Fontes antigas ou tradicionais:fogo,vento,tração animal,água. c) Fontes Modernas: carvão mineral, petróleo,gás natural,energia nuclear e hidrelétrica. d) Fontes Alternativas:solar, eólica, maremotriz,das ondas, geotérmicas, biomassas e de hidrogênio. As fontes de energia também podem ser: Renováveis:Hidrelétrica, maremotriz, ondas, eólica, solar. Não Renováveis: combustíveis fósseis(feitos 350 milhões de anos na Era Paleozóica- Períodos carbonífero e permiano), nuclear e geotérmicas.

Transcript of Recursos EnergéTicos Desafios Ambientais

Page 1: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

RECURSOS ENERGÉTICOS E OS DESAFIOS AMBIENTAIS

Classificação das fontes de energia:b) Fontes antigas ou tradicionais:fogo,vento,tração animal,água.c) Fontes Modernas: carvão mineral, petróleo,gás natural,energia

nuclear e hidrelétrica.d) Fontes Alternativas:solar, eólica, maremotriz,das ondas,

geotérmicas, biomassas e de hidrogênio.As fontes de energia também podem ser:Renováveis:Hidrelétrica, maremotriz, ondas, eólica, solar.Não Renováveis: combustíveis fósseis(feitos 350 milhões de anosna Era Paleozóica- Períodos carbonífero e permiano), nuclear e geotérmicas.

Page 2: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

FONTES MODERNAS DE ENERGIA

CARVÃO MINERAL- É o combustível fóssil mais abundante na natureza e a segunda mais utilizada no planeta.Reservas acessíveis- 1 trilhão de toneladas- continuando o uso atual duraria mais 200 anos. É bem distribuído pelo planeta. Metade de suas reservas encontram-se na Europa Ocidental, América do Norte e Austrália.Nem sempre os maiores produtores são os que possuem maiores reservasChina , em 2005, concentrou sozinha, 46,2% de toda produção mundialEstágios do Carvão Mineral: TURFA(50%) E LINHITO(72%)- baixo teor calorífico

HULHA OU CARVÃO(85%) E ANTRACITO (93%)- alto teor calorífico. Antracito - mais raro; Carvão ou Hulha, mais fácil de ser encontrado, transformado em coque( processo que consiste, no aquecimento a altas temperaturas, em câmaras hermeticamente fechadas, do carvão mineral.

Page 3: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

Como se forma o carvão?

A formação do carvão mineral teve início no Período Carbonífero, era Paleozóica, quando imensas florestas de ambientes que apresentavam decomposição sem oxigênio (anaeróbicos), como pântanos, deltas e estuários de rios e em alguns lagos, principalmente no que hoje corresponde ao hemisfério norte, foram soterradas em camadas horizontais (por isso as reservas de carvão são, geralmente, veios horizontais de grande extensão).

Page 4: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 5: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 6: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

• As maiores reservas do mundo estão na Rússia (50%) e nos EUA (30%), mas os maiores produtores são a China e os EUA; este último país é também o maior consumidor do minério (25%).

• Ainda assim, 57% dessas reservas estão localizadas em três países: Estados Unidos (27%), Rússia (17%) e China (13%).

• Outros seis países respondem por 33%: Índia, Austrália, África do Sul, Ucrânia, Cazaquistão e Iugoslávia.

• Em 2002, esses nove países juntos representavam 90% das reservas recuperáveis mundiais e por 78% da produção.

• O Gráfico 1 apresenta as nove maiores reservas do mundo.( Fonte: Relatório da Agência Internacional de Energia)

Page 7: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 8: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

ÁREAS CARBONÍFERA DO BRASIL

Page 9: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

• Atualmente, é utilizado para a geração de energia em termelétricas e na produção de aço, também é usado para produção de corantes, tintas,inseticidas, fertilizantes, plásticos, entre outros. Foi a fonte de energia, mais utilizada durante 200 anos iniciais da Revolução Industrial. Substituída pelo petróleo,com a indústria automobilística

1973- crise mundial do petróleo, aumentou novamente sua utilização.PROBLEMAS AMBIENTAIS GERADOS PELOS USO DO CARVÃO

MINERAL :

- coloca em risco a saúde dos trabalhadores tanto pelo risco de desmoronamento como pelos poluentes existentes em minas;

- as minas podem desestabilizar os terrenos;- Sua queima libera gás carbônico que agrava o efeito estufa..

Page 10: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

ESQUEMA DE FUNCIONAMENTO DE TERMELÉTRICA À CARVÃO

Page 11: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

Petróleo, COMO SE FORMA ?Admite-se que esta origem esteja ligada à decomposição dos

seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias.

Estes seres decompostos foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo.Ao contrário do que se pensa, o petróleo não permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se concentrar.

Estes terrenos são denominados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. O petróleo aloja-se ali, ocupando os poros rochosos como forma "lagos". Ele acumula-se, formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e água nas mais.

Page 12: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 13: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

1973- crise do petróleo. 1972 representava 68% da energia consumida e em 2003, 34,4%Combustíveis fósseis representam 80% de toda fonte de energia utilizada.Reservas mundiais- 1 trilhão de barris ( 1 barril = 158,98 litros), que pode durar de 40 a 60 anos, porém, se houver fontes alternativas pode durar mais.Oriente Médio 60% das reservas. Cazaquistão, Turcomenistão e Azerbaijão ,reservas reavaliadas.Uso do Petróleo:-gera energia nas termelétricas;-Nas refinarias se transforma em óleo diesel, gasolina, querosene, óleos lubrificante e também como matéria-prima como nafta, que é usado para produzir: plástico, borracha sintética, corantes, tecidos, calçados, detergente, asfalto, solvente, resinas, brinquedos, materiais de limpeza, etc.É alvo de guerras: 1992-1993- Guerra do Golfo e 2003, Guerra do Iraque

Page 14: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DO PETRÓLEO

- Poluição atmosférica ao ser utilizado em termelétricas e como combustível em geral;- Explosões em suas plataformas, geram derramamento de petróleo e mortes;-Derramamento de navios petroleiros geram graves danos aos ecossistemas.

Page 15: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 16: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 17: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 18: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

• A terceira fonte de energia mais utilizada.É relativamente limpa e seu uso impulsionado pela descoberta de novas jazidas e pelo preço elevado do petróleo.Composto principalmente por gás metano, encontrado próximo ou misturado ao petróleo.

• Distribuição Mundial.- 42% de suas reservas situam-se na Rússia e Irã. Maiores produtores de petróleo também maiores produtores de gás natural, como Rússia, EUA, Canadá, Irã, Noruega, etc.

GÁS NATURAL

Page 19: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 20: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 21: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

ENERGIA NUCLEARInício ano 1950- “átomos para a paz”, era vista por alguns como

um recurso sustentável, barato e limpo e por outros como uma ameaça.1ª Usina termonuclear- 1956, na cidade de Calder Hall, na Inglaterra.

Energia nuclear usa urânio e tório, depende de menor quantidade de matéria prima.Uso de 50 ton por ano e termelétricas necessitam de 500 ton. de carvão por hora.

Embora o uso seja menor e o custo mais barato para obter a matéria-prima, o processamento do urânio, a construção das usinas e o desenvolvimento de tecnologia de segurança encareceram muito essa energia.Só onde havia grandes déficits energéticos optaram pela energia, caso de Reino Unido,França e EUA e Japão.Outra desvantagem- alto risco de acidentes nucleares. 26 de abril de 1986- Usina de Chernobyl - 31 mortes na ocorrência - contaminação de 150Km² onde moravam 7 milhões, dessas 12 mil morreram e 100 mil possuem algum grau de contaminação

Page 22: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

ESQUEMA DE FUNCIOMENTO DE REATOR NUCLEAR COM RESFRIAMENTO A ÁGUA

Page 23: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

USINA NUCLEAR DE ANGRA DOS REIS - RJ

Page 24: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 25: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

DESASTRE DE CHERNOBYL

REATOR ACIDENTADO

Page 26: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

FOTOS DE CHERNOBYL

MUTAÇÕES GENÉTICAS DEVIDO A CONTAMINAÇÃO PELA RADIAÇÃO NUCLEAR

Page 27: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

A ÁREA ESCURA REPRESENTA A EXPANSÃO DA RADIAÇÃO DO ACIDENTE DE CHERNOBYL

Page 28: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

Outro problema da energia nuclear é com relação ao lixo nuclear, que pode contaminar rios, solos e ar.Até 2003 essa energia correspondia a 15,8% de toda eletricidade do mundo, devendo crescer até 2010,depois vem o declínio, devido ao alto custo de manutenção e pressão popular.Previsão- 2030 redução de 40% da capacidade atual nos países de economia de transiçãoBulgária, Eslováquia e Lituânia acordo com U. E. desativar reatores obsoletos em 7 anosSuécia, Itália e Áustria decidiram fechar todas unidades até 2010.Rússia, Coréia do Sul, Japão, Índia e China- crescimento uso energia nuclear. Carvão ainda é o principal fonte de energia desses países.Principal uso dessa energia- produção de energia.

Page 29: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 30: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

Energia HidrelétricaÉ uma fonte renovável e mais amplamente disseminada pelo

mundo. Produção ocorre em rios de planalto caudalosos, represados, formando lados artificiais.Lugares de clima chuvoso facilitam o aproveitamento do rio.Custos iniciais são altos.Uma vez instalados os custos de obtenção de energia são menores que das termoelétricas. Não polui.Apesar de “limpa”, provoca grandes alterações na natureza: altera o fluxo natural do rio, peixes são impedidos de migrarem e as margens da jusante, recebem menos sedimentos.Formação dos lagos geram: deslocamento de populações, inunda áreas cultiváveis, como ocorre atualmente com a construção da Usina de Três Gargantas no rio Yang-Tsé-Kiang (Rio Azul), pode encobrir atrações naturais, relíquias arquitetônicas e riquezas arqueológicas.Quem mora a jusante da represa corre riscos de rompimento.

Page 31: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 32: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

Pontos positivos:-impulsionar a indústria do turismo,-utilização da água pára irrigação e consumo doméstico.As represas formam microclimas, água possui efeito amenizador das temperaturas e maior capacidade de reter calor, maior umidade do ar.A energia Hidrelétrica em 2003 representava 15,0% da eletricidade produzida no mundo, com tendência a aumentar pouco devido a falta de condições naturais e de terras para serem alagadas.CHINA- mais de 20 mil barragens em operaçãoÍNDIA- 40% de todas hidrelétricas em construção no mundoBRASIL- 93,5% da eletricidade vem de hidrelétricas, mais de 6000 barragens, atrás apenas do Canadá.

Page 33: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 34: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

USINA DE 3 GARGANTAS - CHINA

Page 35: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Page 36: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

Barragem de Hoover- entre o Arizona e Nevada, no rio Colorado

Page 37: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

ENERGIAS ALTERNATIVAS

• Energia solar- é a fonte do futuro. Ilimitada.• Áreas polares e subpolares uso restritivo devido desigual distribuição

da luz solar durante o ano.• Áreas de clima Temperado- uso de energia é maior no frio, onde a

insolação é menor (dias são mais curtos).• Zona Intertropical- insolação não é constante: dia e noite.• Dias nublados –produção mais baixa. Por isso é viável em algumas

regiões do planeta.• Atualmente se converte a luz solar em eletricidade através de células

fotoelétricas- a conversão é muito pequena, apenas 12% .• Produção em larga escala- enormes instalações. Oregon, EUA,

precisou de105 km² de área com células solares, na região mais ensolarada, para abastecer 3,7 milhões de habitantes.

Page 38: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

É opinião corrente, que devido a dificuldade tecnológicas para o seu armazenamento, ela não será a principal geradora de eletricidade do próximo século.

Painéis solares

Page 39: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR – ARMAZENAMENTO EM BATERIA E SUA UTILIZAÇÃO .

Page 40: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

AQUECEDOR SOLAR – GERAÇÃO DE CALOR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

Page 41: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

ENERGIA EÓLICA

Page 42: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 43: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 44: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Page 45: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

• Algumas áreas do mundo como Navarro, na Espanha, Dinamarca e Alemanha já produzem 10% ou mais de sua eletricidade com a utilização de turbinas eólicas.

• É considerada uma energia limpa e segura, mas visualmente constitui uma poluição da paisagem.

• Pode ser colocada em áreas onde há o afunilamento dos ventos, aumentando sua intensidade, porém causando morte de aves que também utilizam esses caminhos aéreos.

• ONG Audubon – se mobiliza contra instalações em áreas consideradas corredores naturais da avifauna.

Page 46: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

ENERGIA OBTIDA PELOS MOVIMENTOS MARÍTIMOS

Page 47: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PELO MOVIMENTO DAS ONDAS

Page 48: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

MARÉ ALTA MARÉ BAIXABARRAGEM

Page 49: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE CORRENTES MARÍTIMAS.

Page 50: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

DIFERENTES FONTES DE ENERGIA

Page 51: Recursos EnergéTicos   Desafios Ambientais

FIMAgora é só estudar!

FORMATAÇÃO E TEXTOS : PROFª. MARCIA MARRONI LORENCETE

IMAGENS : INTERNET

CEA – ANDRADINA-SP.