REDAÇÃO – 7o ANO PROFESSOR – VOLUME I · REDAÇÃO – 7o ANO PROFESSOR – VOLUME I....

28
REDAÇÃO – 7 o ANO PROFESSOR – VOLUME I

Transcript of REDAÇÃO – 7o ANO PROFESSOR – VOLUME I · REDAÇÃO – 7o ANO PROFESSOR – VOLUME I....

REDAÇÃO – 7o ANOPROFESSOR – VOLUME I

Direção Executiva:Fabio Benites

Gestão Editorial:Maria Izadora Zarro

Diagramação, Ilustração de capa e Projeto Gráfico:Alan Gilles MendesAlex FrançaDominique CoutinhoErlon Pedro PereiraEstevão CavalcantePaulo Henrique de Leão

Estagiários:Amanda SilvaFabio Rodrigues Gustavo MacedoLucas Araújo

Irium Editora LtdaRua Desembargador Izidro, no114 - Tijuca - RJCEP: 20521-160Fone: (21) 2560-1349www.irium.com.br

É proibida a reprodução total ou parcial, por qual-quer meio ou processo, inclusive quanto às caracte-rísticas gráficas e/ou editoriais. A violação de direitos autorais constitui crime (Código Penal, art. 184 e §§, e Lei nº 6.895, de 17/12/1980), sujeitando-se a busca e apreensão e indenizações diversas (Lei nº 9.610/98).

Ciências:D. Geométrico:Espanhol:Geografia:História:Inglês:Matemática:Português:Redação:

Autores:

Alba AlencarThiago SantosMizael SouzaJoão Paulo PradoMichelle Trugilho Maria Izadora ZarroRicardo PereiraLuiza MarçalCláudia Pires

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

1

ORIENTADOR METODOLÓGICO PADRÃO

ENSINO FUNDAMENTAL 2016/2017

O material didático da Irium Educação foi reformulado para o biênio 2016/2017 com o intuito de estar atualizado com as demandas educacionais dos principais concursos do país e alinhado com os pilares educacionais elementares defendidos pela editora.

Além de conter um projeto pedagógico inovador, o projeto gráfico é totalmente inovador. O design de cada página foi projetado para ser agradável para a leitura e atrativo visualmente, favorecendo a passagem das informações. Há uma identidade visual para cada disciplina e as seções são marcadas para favorecer a aprendizagem.

Veja algumas páginas:

2

Didaticamente, há um projeto traçado que envolve fundamentos pedagógicos de vanguarda. Além disso, o material impresso “conversa” com o site galeracult.com.br, além de vídeos dispostos na videoteca do irium.com.br.

Confira os fundamentos pedagógicos do material e suas justificativas:

Fundamento 01: Apresentar um conteúdo em termos de ementa e nível de acordo com os Parâmetros

Curriculares Nacionais (PCNs), refletidos pelos principais concursos do país do referido segmento, assim como do segmento subsequente (Ensino Médio).

Descrição: O conteúdo de cada série segue as orientações dos PCNs, porém existe a possibilidade de reordenação, pois o material é constituído de cadernos independentes, que possibilitam a construção de acordo com a vontade da escola parceira. Para isso, basta a escola utilizar o nosso cronograma – que está apresentado a seguir – e escolher a nova ordem dos cadernos, inclusive trocando de séries, caso seja necessário. Fundamento 02: Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Fundamento 02: Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Descrição: Ainda na capa de cada caderno (capítulo), professores e alunos encontrarão os objetivos a serem alcançados naquela unidade. Dessa forma, pretende-se que docentes e discentes comecem “com o objetivo em mente”, ou seja, que tenham clareza desde o início dos objetivos.

Como funciona na prática? Após a contextualização, sugerimos que o professor apresente os objetivos pedagógicos do caderno, ou seja, o que o aluno deve assimilar e quais competências ele deve desenvolver, quando o caderno estiver com a teoria vista e os exercícios realizados.

Na capa do caderno de Sinais de Pontuação, ao lado, ao ler os objetivos da unidade, junto com os alunos, o professor deixa claro que visa ensinar para compreensão dos alunos dos erros de comunicação gerados por má emprego da pontuação, reconheçam e saibam empregar corretamente os sinais de pontuação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

3

Fundamento 03:Transcender o conteúdo tradicional, através do diálogo entre este e outros saberes,

não previstos na Base Nacional Comum, mas considerados relevantes para a formação do jovem, segundo a visão da Irium Educação.

Descrição: Além do conteúdo tradicional, o material do Ensino Fundamental II é focado em novos saberes essenciais para a formação dos jovens hoje em dia. Saberes como Educação Financeira, Noções de Nutrição, Noções de Direito, Empreendedorismo, entre outros, são apresentados de forma dialógica com os conteúdos tradicionais. De forma prática, em cada caderno há pelo menos uma inserção transdisciplinar em formato de observação. Essas inserções surgem no material impresso em uma versão reduzida e o artigo na íntegra pode ser acessado no site do projeto galeracult.com.br.

Como funciona na prática? As inserções são apresentadas em um quadro específico e o conteúdo é exposto por um personagem ficcional criado pelo time da Irium Educação. Esses personagens são jovens e possuem características e linguagem próprias da adolescência, o que gera identificação com os alunos. Para os professores, fica a sugestão de utilizar esses artigos transdisciplinares para apresentar como o conteúdo presente “dialoga” com outros, estendendo a aprendizagem e mostrando outras áreas do conhecimento onde alguns alunos, com certeza, irão se identificar. Esse fundamento do material didático é uma grande oportunidade para fazer conexões entre os saberes, valorizando cada um e ainda mais a sinergia entre eles. Além do artigo presente na apostila, os educadores podem incentivar os educandos a acessar o conteúdo completo, no site, possibilitando a navegação por outros artigos e, consequentemente, o acesso a mais informações de qualidade. Veja no recorte abaixo, como a música do Cazuza foi utilizada para exemplificar uma Oração Subordinada Adverbial e, com isso, acaba sendo conectada a história do próprio compositor, enriquecendo o conhecimento cultural do aluno.

4

Fundamento 04: Sugerir contextos para apresentação dos conteúdos a fim de tornar o aprendizado

mais prático e concreto para o aluno.

Descrição: Um desafio para os educadores é não cair no “conteudismo” puro, distante da aplicabilidade desses e da realidade dos alunos. Para isso não acontecer, o material traz sugestões de contextualizações para o início do conteúdo, além de outras exemplificações práticas ao longo da apresentação da teoria.

Como funciona na prática? Na capa de cada caderno, há uma charge, uma tirinha, uma citação, um meme ou outra representação que o professor pode usar como “gancho” para iniciar a sua aula de forma contextualizada, trazendo mais significado para o aprendizado desde o início da aula. Repare que o texto abaixo (à esquerda) – entre a imagem principal e a seção “Objetivos” – propõe uma reflexão sobre o conceito de História. Essa provocação cabe perfeitamente para o início da exposição, considerando que se pretende desconstruir o conceito vulgar de História. No outro exemplo (à direita), o autor inseriu uma tirinha para exemplificar uma oração subordinada adverbial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

5

Fundamento 05: Promover uma linguagem mais dialógica e sedutora para o aluno, a fim de

sensibilizá-lo para a importância do conteúdo, facilitando o processo de aprendizagem.

Descrição: A forma como as informações são apresentadas é essencial para criar simpatia ou rejeição por parte dos alunos. Pensando nisso, reformulamos a linguagem do material, especialmente no início de cada caderno – na primeira impressão, - para que ela fosse mais atrativa para os jovens. Assim, o texto “conversa” com o leitor, favorecendo a apresentação do conteúdo e evitando rejeições devido a forma como ele é apresentado.

Como funciona na prática? Os textos do material não possuem linguagem coloquial, eles são técnicos. Porém, não são puramente técnicos no sentido tradicional. Eles buscam uma aproximação do leitor, como se o autor estivesse “conversando” com o leitor. Esse tipo de construção favorece a compreensão e os professores podem usar isso em exercícios como: reescreva determinado texto com suas palavras, deixando claro o que você entendeu. Nos textos tradicionais, normalmente, os alunos tem dificuldade de entenderem sozinhos. Veja os textos abaixo como são convidativos.

6

Fundamento 06: Articular conteúdo e exercícios de forma planejada, a fim de tirar o melhor do

proveito desses últimos, funcionando como validação dos conceitos básicos trabalhados ou espelhando a realidade dos mais diversos concursos.

Descrição: Há três seções de exercícios “tradicionais”. Os Praticando possuem o aspecto de validação da aprendizagem, os Aprofundando refletem a clássica abordagem dos concursos e os Desafiando são os mais difíceis, até mesmo para os principais concursos do país. Existem também, em todas as seções, questões resolvidas em vídeo. Elas estão sinalizadas com um ícone de uma câmera, que indica que há solução gravada, e podem ser localizadas pelo código justaposto. Através desse código, o aluno-usuário deverá acessar a área da Videoteca, localizada em irium.com.br.

Como funciona na prática? Os exercícios Praticando, por serem validações da aprendizagem, permeiam a teoria, ou seja, teoria 1 → praticando 1 → teoria 2 → praticando 2 → ... Os Aprofundando servem como mini simulados de concursos e são recomendados “para casa” para serem corrigidos na aula seguinte. Os Desafiando, por serem os mais difíceis, podem valer pontos extras em atividades a parte.

Fundamento 07: Incentivar o aluno a estender sua aprendizagem além da sala de aula, seja com links

com sites e aplicativos ou através de atividades complementares de pesquisa e reflexão.

Descrição: O material possui também exercícios não ortodoxos. As questões “tradicionais” são testes para verificar se o aluno consegue reproduzir aquilo que deveria ser aprendido. Na seção Pesquisando, o material propõe exercícios novos, que incentivam a pesquisa on-line e off-line, reflexões sobre escolhas e comportamentos e servem também, para possibilitar a atuação dos responsáveis na educação formal do filho, pois podem ajuda-los nas pesquisas e reflexões sugeridas pela atividade.

Como funciona na prática? A seção Pesquisando é constituída de exercícios “fora da caixinha”, isto é, aqueles que exigem pesquisas e/ou reflexões. Há algumas utilizações pedagógicas interessantes para essa seção. Exemplos: 1) O professor poderia pedir um caderno separado para registro desses exercícios. Ao final ele teria um verdadeiro portfólio da produção dos alunos ao longo de determinado tempo; 2) Os pais poderiam ser convidados a participar da educação formal do filho, ajudando-o ou simplesmente perguntando sobre os temas abordados nesses exercícios, pois são mais fáceis para esse intuito do que os exercícios tradicionais; 3) O aluno poderia exercitar sua oratória apresentando atividades propostas nessa seção; 4) Alguns Pesquisando podem ser usados como temas para debates em sala, desenvolvendo as habilidades de ouvir e compreender o outro, além, obviamente, da capacidade de argumentação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

7

Fundamento 08: Oferecer informações sintetizadas, a fim de atender momentos de revisão do

conteúdo.

Descrição: No final de todo caderno, apresentamos uma seção denominada Resumindo, onde é apresentado uma síntese do conteúdo do caderno. O intuito é possibilitar que o aluno tenha um resumo bem construído para uma revisão rápida, quando necessária.

8

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO7º ANO – 2016 / 2017

REDAÇÃO

1º bimestre

EF2RED701: A narração: foco e discurso• Narração: foco narrativo, discurso direto e discurso indireto• O relato: viajando pela memória

EF2RED703: Os mitos e as lendas• Mitos e lendas: expressão da cultura popular, características• Contos de fada: elementos marcantes

EF2RED705: A descrição: objetiva e subjetiva• Descrição de pessoa, de lugar e de objeto

2º bimestre

EF2RED706: Textos jornalísticos• Texto misto: características e composição• Texto de opinião: apresentação de argumentos, principais características do texto• Texto jornalístico: a notícia – predomínio da narração, estrutura, elementos, linguagem e título• Texto jornalístico: a entrevista – o texto introdutório, as características da entrevista• Texto jornalístico: páginas divertidas – tiras, charges, palavras cruzadas e horóscopo• Texto publicitário: a linguagem, cartaz, rótulo

3º bimestre

EF2RED704: Textualidade• Coerência e coesão textual

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

9

EF2RED707: A crônica• Características do texto crônico

EF2RED702: O diario e a carta pessoal• Carta pessoal: elementos e características• O diário: finalidade, principais características• Textos instrucionais: conceito, a bula de remédio, a receita, o cheque

4º bimestre

EF2RED709: Escrevendo com Adequação• Uso de mal ou mau, uso de há ou a, homônimos e parônimos• Senão / se não, há cerca de / acerca de / a cerca de

EF2RED708: O poema• Linguagem poética

10

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

1

ORIENTADOR METODOLÓGICO PADRÃO

ENSINO FUNDAMENTAL 2016/2017

O material didático da Irium Educação foi reformulado para o biênio 2016/2017 com o intuito de estar atualizado com as demandas educacionais dos principais concursos do país e alinhado com os pilares educacionais elementares defendidos pela editora.

Além de conter um projeto pedagógico inovador, o projeto gráfico é totalmente inovador. O design de cada página foi projetado para ser agradável para a leitura e atrativo visualmente, favorecendo a passagem das informações. Há uma identidade visual para cada disciplina e as seções são marcadas para favorecer a aprendizagem.

Veja algumas páginas:

2

Didaticamente, há um projeto traçado que envolve fundamentos pedagógicos de vanguarda. Além disso, o material impresso “conversa” com o site galeracult.com.br, além de vídeos dispostos na videoteca do irium.com.br.

Confira os fundamentos pedagógicos do material e suas justificativas:

Fundamento 01: Apresentar um conteúdo em termos de ementa e nível de acordo com os Parâmetros

Curriculares Nacionais (PCNs), refletidos pelos principais concursos do país do referido segmento, assim como do segmento subsequente (Ensino Médio).

Descrição: O conteúdo de cada série segue as orientações dos PCNs, porém existe a possibilidade de reordenação, pois o material é constituído de cadernos independentes, que possibilitam a construção de acordo com a vontade da escola parceira. Para isso, basta a escola utilizar o nosso cronograma – que está apresentado a seguir – e escolher a nova ordem dos cadernos, inclusive trocando de séries, caso seja necessário. Fundamento 02: Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Fundamento 02: Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Descrição: Ainda na capa de cada caderno (capítulo), professores e alunos encontrarão os objetivos a serem alcançados naquela unidade. Dessa forma, pretende-se que docentes e discentes comecem “com o objetivo em mente”, ou seja, que tenham clareza desde o início dos objetivos.

Como funciona na prática? Após a contextualização, sugerimos que o professor apresente os objetivos pedagógicos do caderno, ou seja, o que o aluno deve assimilar e quais competências ele deve desenvolver, quando o caderno estiver com a teoria vista e os exercícios realizados.

Na capa do caderno de Sinais de Pontuação, ao lado, ao ler os objetivos da unidade, junto com os alunos, o professor deixa claro que visa ensinar para compreensão dos alunos dos erros de comunicação gerados por má emprego da pontuação, reconheçam e saibam empregar corretamente os sinais de pontuação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

3

Fundamento 03:Transcender o conteúdo tradicional, através do diálogo entre este e outros saberes,

não previstos na Base Nacional Comum, mas considerados relevantes para a formação do jovem, segundo a visão da Irium Educação.

Descrição: Além do conteúdo tradicional, o material do Ensino Fundamental II é focado em novos saberes essenciais para a formação dos jovens hoje em dia. Saberes como Educação Financeira, Noções de Nutrição, Noções de Direito, Empreendedorismo, entre outros, são apresentados de forma dialógica com os conteúdos tradicionais. De forma prática, em cada caderno há pelo menos uma inserção transdisciplinar em formato de observação. Essas inserções surgem no material impresso em uma versão reduzida e o artigo na íntegra pode ser acessado no site do projeto galeracult.com.br.

Como funciona na prática? As inserções são apresentadas em um quadro específico e o conteúdo é exposto por um personagem ficcional criado pelo time da Irium Educação. Esses personagens são jovens e possuem características e linguagem próprias da adolescência, o que gera identificação com os alunos. Para os professores, fica a sugestão de utilizar esses artigos transdisciplinares para apresentar como o conteúdo presente “dialoga” com outros, estendendo a aprendizagem e mostrando outras áreas do conhecimento onde alguns alunos, com certeza, irão se identificar. Esse fundamento do material didático é uma grande oportunidade para fazer conexões entre os saberes, valorizando cada um e ainda mais a sinergia entre eles. Além do artigo presente na apostila, os educadores podem incentivar os educandos a acessar o conteúdo completo, no site, possibilitando a navegação por outros artigos e, consequentemente, o acesso a mais informações de qualidade. Veja no recorte abaixo, como a música do Cazuza foi utilizada para exemplificar uma Oração Subordinada Adverbial e, com isso, acaba sendo conectada a história do próprio compositor, enriquecendo o conhecimento cultural do aluno.

4

Fundamento 04: Sugerir contextos para apresentação dos conteúdos a fim de tornar o aprendizado

mais prático e concreto para o aluno.

Descrição: Um desafio para os educadores é não cair no “conteudismo” puro, distante da aplicabilidade desses e da realidade dos alunos. Para isso não acontecer, o material traz sugestões de contextualizações para o início do conteúdo, além de outras exemplificações práticas ao longo da apresentação da teoria.

Como funciona na prática? Na capa de cada caderno, há uma charge, uma tirinha, uma citação, um meme ou outra representação que o professor pode usar como “gancho” para iniciar a sua aula de forma contextualizada, trazendo mais significado para o aprendizado desde o início da aula. Repare que o texto abaixo (à esquerda) – entre a imagem principal e a seção “Objetivos” – propõe uma reflexão sobre o conceito de História. Essa provocação cabe perfeitamente para o início da exposição, considerando que se pretende desconstruir o conceito vulgar de História. No outro exemplo (à direita), o autor inseriu uma tirinha para exemplificar uma oração subordinada adverbial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

5

Fundamento 05: Promover uma linguagem mais dialógica e sedutora para o aluno, a fim de sensibilizá-

lo para a importância do conteúdo, facilitando o processo de aprendizagem.

Descrição: A forma como as informações são apresentadas é essencial para criar simpatia ou rejeição por parte dos alunos. Pensando nisso, reformulamos a linguagem do material, especialmente no início de cada caderno – na primeira impressão, - para que ela fosse mais atrativa para os jovens. Assim, o texto “conversa” com o leitor, favorecendo a apresentação do conteúdo e evitando rejeições devido a forma como ele é apresentado.

Como funciona na prática? Os textos do material não possuem linguagem coloquial, eles são técnicos. Porém, não são puramente técnicos no sentido tradicional. Eles buscam uma aproximação do leitor, como se o autor estivesse “conversando” com o leitor. Esse tipo de construção favorece a compreensão e os professores podem usar isso em exercícios como: reescreva determinado texto com suas palavras, deixando claro o que você entendeu. Nos textos tradicionais, normalmente, os alunos tem dificuldade de entenderem sozinhos. Veja os textos abaixo como são convidativos.

6

Fundamento 06: Articular conteúdo e exercícios de forma planejada, a fim de tirar o melhor do proveito

desses últimos, funcionando como validação dos conceitos básicos trabalhados ou espelhando a realidade dos mais diversos concursos.

Descrição: Há três seções de exercícios “tradicionais”. Os Praticando possuem o aspecto de validação da aprendizagem, os Aprofundando refletem a clássica abordagem dos concursos e os Desafiando são os mais difíceis, até mesmo para os principais concursos do país. Existem também, em todas as seções, questões resolvidas em vídeo. Elas estão sinalizadas com um ícone de uma câmera, que indica que há solução gravada, e podem ser localizadas pelo código justaposto. Através desse código, o aluno-usuário deverá acessar a área da Videoteca, localizada em irium.com.br.

Como funciona na prática? Os exercícios Praticando, por serem validações da aprendizagem, permeiam a teoria, ou seja, teoria 1 → praticando 1 → teoria 2 → praticando 2 → ... Os Aprofundando servem como mini simulados de concursos e são recomendados “para casa” para serem corrigidos na aula seguinte. Os Desafiando, por serem os mais difíceis, podem valer pontos extras em atividades a parte.

Fundamento 07: Incentivar o aluno a estender sua aprendizagem além da sala de aula, seja com links

com sites e aplicativos ou através de atividades complementares de pesquisa e reflexão.

Descrição: O material possui também exercícios não ortodoxos. As questões “tradicionais” são testes para verificar se o aluno consegue reproduzir aquilo que deveria ser aprendido. Na seção Pesquisando, o material propõe exercícios novos, que incentivam a pesquisa on-line e off-line, reflexões sobre escolhas e comportamentos e servem também, para possibilitar a atuação dos responsáveis na educação formal do filho, pois podem ajuda-los nas pesquisas e reflexões sugeridas pela atividade.

Como funciona na prática? A seção Pesquisando é constituída de exercícios “fora da caixinha”, isto é, aqueles que exigem pesquisas e/ou reflexões. Há algumas utilizações pedagógicas interessantes para essa seção. Exemplos: 1) O professor poderia pedir um caderno separado para registro desses exercícios. Ao final ele teria um verdadeiro portfólio da produção dos alunos ao longo de determinado tempo; 2) Os pais poderiam ser convidados a participar da educação formal do filho, ajudando-o ou simplesmente perguntando sobre os temas abordados nesses exercícios, pois são mais fáceis para esse intuito do que os exercícios tradicionais; 3) O aluno poderia exercitar sua oratória apresentando atividades propostas nessa seção; 4) Alguns Pesquisando podem ser usados como temas para debates em sala, desenvolvendo as habilidades de ouvir e compreender o outro, além, obviamente, da capacidade de argumentação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

7

Fundamento 08: Oferecer informações sintetizadas, a fim de atender momentos de revisão do conteúdo.

Descrição: No final de todo caderno, apresentamos uma seção denominada Resumindo, onde é apresentado uma síntese do conteúdo do caderno. O intuito é possibilitar que o aluno tenha um resumo bem construído para uma revisão rápida, quando necessária.

8

ORIENTADOR METODOLÓGICO PADRÃO

ENSINO FUNDAMENTAL 2016/20177o ano

REDAÇÃO

1o bimestre:

Aula 01Tópico EF2RED701: A narração: foco e discurso

Objetivos Reconhecer os tipos de discurso e empregá-los de acordo com a necessidade exigida no texto.Subtópicos O discurso; O papel do narrador. Exercícios XPara casa Praticando 1 ao 7

Aula 02Tópico EF2RED701: A narração: foco e discurso

Objetivos Aprimorar-se em técnicas narrativas, como o foco narrativo e observar características do relato. Subtópicos XExercícios ProduzindoPara casa Aprofundando e Desafiando.

Aula 03Tópico EF2RED701: A narração: foco e discurso

Objetivos Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias. Subtópicos XExercícios Aprofundando e DesafiandoPara casa Pesquisando.

Aula 04Tópico EF2RED703: Os mitos e as lendas

Objetivos Reconhecer a estrutura narrativa presente em textos míticos e em lendas.Subtópicos Mitos.Exercícios Praticando 1 ao 6Para casa Praticando 7 ao 10

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

9

Aula 05Tópico EF2RED703: Os mitos e as lendas

Objetivos Compreender as histórias mitológicas como agentes de ligação das culturas na antiguidade.Subtopicos XExercicios ProduzindoPara casa Aprofundando e Desafiando.

Aula 06Tópico EF2RED703: Os mitos e as lendas

Objetivos Resgatar algumas lendas que fazem parte do folclore brasileiro. Subtópicos Você conhece os personagens do folclore brasileiro?Exercícios Aprofundando e DesafiandoPara casa Pesquisando.

Aula 07Tópico EF2RED705: A descrição: objetiva e subjetiva

Objetivos Conhecer os elementos que constituem um texto descritivo literário ou não.Subtópicos Descrição. Exercícios Praticando 1 ao 4Para casa Produzindo.

Aula 08Tópico EF2RED705: A descrição: objetiva e subjetiva

Objetivos Utilizar a descrição para enriquecer expressivamente os textos produzidos.Subtópicos XExercícios ProduzindoPara casa Aprofundando e Desafiando.

Aula 09Tópico EF2RED705: A descrição: objetiva e subjetiva

Objetivos Perceber a diferença existente entre descrição objetiva e a subjetiva. Subtópicos XExercícios Aprofundando e DesafiandoPara casa Pesquisando.

Aula 10Topico Revisão

Objetivos Revisão para as provas Subtopicos XExercicios Coletânea dos exercícios do bimestrePara casa X

10

EF2R

ED7-

01

ORIENTADOR METODOLÓGICO: A NARRAÇÃO: FOCO E DISCURSO

1

ORIENTADOR METODOLÓGICO

A narração: foco e discurso

Objetivos:• Reconhecer os tipos de discurso e empregá-los de acordo com a ne-

cessidade exigida no texto;• Aprimorar-se em técnicas narrativas, como o foco narrativo e observar

as características do relato;• Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias.

Praticando:1) O homem anunciou que aquilo era um assalto.

O rapaz respondeu que não duvidava. Mas como as coisas estavam difíceis, perguntou se poderia pagar em 12 meses.

2) Os verbos e os pronomes.

3) O repórter perguntou ao presidente:- O senhor não tem medo de nada?

4) O repórter perguntou-me se eu não tinha medo de nada. Respondi prontamente que não. Ele voltou a perguntar se não tinha medo nem de barata Pausei alguns segundos e me questionei se deveria dizer a verdade ou deveria mentir para parecer mais humano. Até que decidi ser curto e sincero e disse que nem de barata.

(Aceitar outras transcrições desde que coerentes)

5) B

6) Porque narra um acontecimento ocorrido com ela, algo que marcou a sua vida.

7) Foco narrativo em 1ª pessoa. A narradora do texto é também a protagonista da história.

Aprofundando:1) B

2) Criou coragem, cortou um pedaço de cabo, saiu e, arrastando-se como um polvo até a pon-ta da retranca, fez uma escota de reserva rezando para não ser arrancado dali por uma onda.

3) Porque, ao se deparar com a cena, pensa na situação que envolve as flores levadas, como quem as receberia, quem as teria plantado...

EF2R

ED7-

01ORIENTADOR METODOLÓGICO: A NARRAÇÃO: FOCO E DISCURSO

2

4) Por meio dos verbos e dos pronomes.Que o narrador é também personagem da história.

5) Que a narradora estava cada hora num lugar diferente.

6) D

7) B

EF2R

ED7-

03

ORIENTADOR METODOLÓGICO: OS MITOS E AS LENDAS

1

ORIENTADOR METODOLÓGICO

Os mitos e as lendas

Objetivos:• Reconhecer a estrutura narrativa presente em textos míticos e em lendas;• Compreender as histórias mitológicas como agentes de ligação das cul-

turas na antiguidade;• Resgatar algumas lendas que fazem parte do folclore brasileiro.

Praticando:1) O rei Midas, que representa da cobiça.

2) Em 3ª pessoa.

3) O desespero da fome e da solidão do rei Midas e sua humilhação pública.

4) Que ele era extremamente ambicioso, que não se contentava com o que já tinha.

5) Que riqueza e poder em excesso pode nos tirar o sossego ou até mesmo nos destruir.

6) O rei Midas tem o poder de transformar em ouro tudo aquilo que toca.

7) Porque é uma narrativa de caráter maravilhoso que mistura fatos reais com imaginários.

8) Porque estava apaixonada pela Lua.

9) Ela acreditou que a Lua tinha descido do céu para se banhar na lagoa.

10) Ficou muito triste, por isso transformou a índia em uma estrela das águas.

Aprofundando:1) B

2) A

3) Porque era uma índia belíssima, trabalhadora, corajosa e muito admirada pelo pajé.

4) Porque ela matou os irmãos.

EF2R

ED7-

03ORIENTADOR METODOLÓGICO: OS MITOS E AS LENDAS

2

5) Eles não têm a mesma opinião sobre o fogo porque Prometeu acreditava que o fogo traria a evolução para a humanidade; por outro lado Zeus prefere que a humanidade se mante-nha inocente e protegida por ele por isso não há necessidade do fogo.

6) B

7) Sim, pois ao descobrir o poder do fogo o homem poderia obter conhecimento sobre o mundo.

Desafiando:1) D

2) A

3) E

4) C

5) C

6) A

7) B

EF2R

ED7-

05

ORIENTADOR METODOLÓGICO: A DESCRIÇÃO: OBJETIVA E SUBJETIVA

3

ORIENTADOR METODOLÓGICO

A descrição: objetiva e subjetiva

Objetivos:• Conhecer os elementos que constituem um texto descritivo li-terário

ou não;• Utilizar a descrição para enriquecer expressivamente os textos

produzidos;• Perceber a diferença existente entre descrição objetiva e a subjetiva.

Praticando:1) a) ”desbotado” b) O extraterrestre sugeriu que o menino do texto I se enchesse de esperança (mantivesse/tivesse/não perdesse a esperança).

2) “que a doença do planeta azul/ainda tem solução”.

3) Os habitantes da outra galáxia não mentem, andam de mãos dadas, são sorridentes, têm os olhos brilhantes como riachos, aceitam trocar selos e figurinhas. O mundo deles é feito de vento e cheira a jasmim, não conhece a fome e a guerra e lá as pessoas morrem naturalmente.

4) a) “os seus olhos brilham como riachos” e “como o sono depois da festa”.b) Subjetiva, pois revela as impressões e sentimentos do observador.

Aprofundando:1)B

2) C

3) C

4) Subjetivo, pois os adjetivos usados por ele mostram certo juízo de valor.

Desafiando:1) E

2) B

EF2R

ED7-

05ORIENTADOR METODOLÓGICO: A DESCRIÇÃO: OBJETIVA E SUBJETIVA

4

3) E

4) A

5) A

6) E