Rede Gazeta RioNutricionista, trabalha com crianças há mais de 13 anos. Seu lema para uma vida...

21

Transcript of Rede Gazeta RioNutricionista, trabalha com crianças há mais de 13 anos. Seu lema para uma vida...

Em 2018, a Rede Gazeta realizou, em parceria com a Casa do Saber Rio, um ciclo de palestras - “Encontros do Saber” - com objetivo de gerar debates com conteúdo e ideia, assim como permitir discussão sobre temas frequentes em nosso dia a dia. A parceria foi realizada por acreditar que ambas as marcas difundem conteúdos de interesse relevante com promoção de um espaço para fortalecimento da disseminação da cultura, permitindo integração total entre os participantes e os palestrantes. Para 2019, a proposta não seria diferente. Serão 04 palestras ao longo do ano, com temas de interesse familiar. E com responsabilidade social: em todos os eventos serão arrecadados produtos de higiene pessoal, material de limpeza ou alimentos para serem doados a instituições da Grande Vitória.

APRESENTAÇÃO

Números 2018

05 palestras

15 horas de debate e discussões

Mais de 2.000 inscritos nos eventos

Mais de 1.500 produtos doados para instituições (entre material de limpeza, higiene pessoal e alimentos)

Cerca de 1.000 pessoas presentes no evento

Intensa cobertura nos veículos da Rede Gazeta

770 pessoas beneficiadas diretamente com as doações realizadas nos eventos

Para promover a divulgação, o projeto Encontros do Saber está ancorado na Revista AG, uma publicação do Jornal A Gazeta que, todos os domingos, atinge um público formador de opinião. A Revista traz um mix de assuntos leves e, ao mesmo tempo, importantes na busca diária por qualidade de vida, com temas como saúde, bem estar, moda, cultura, culinária, turismo e entretenimento de forma objetiva e sempre interagindo com os leitores, criando um novo ambiente para informar e dar espaço para o retorno do público. Para a cobertura das palestras, a Revista AG terá entrevistas com os palestrantes, matérias sobre os temas e giro de fotos pós eventos.

REVISTA AG

PERFIL DE AUDIÊNCIA – REVISTA AG

Tem interesse em: ATUALIDADES / NOTICIÁRIO DO MOMENTO 91% BELEZA / CUIDADOS COM A PELE / ESTÉTICA 69% CULINÁRIA 62% EDUCAÇÃO ESCOLAR 81% FINANÇAS PESSOAIS / ORÇAMENTO FAMILIAR 69% SAÚDE / BEM-ESTAR / QUALIDADE DE VIDA 85% TECNOLOGIA 81% VIAGENS / ROTEIROS TURÍSTICOS 73% 82% Pretendem viajar pelo Brasil/exterior nos próximos 12 meses 64% tem filhos

A CASA DO SABER A CASA DO SABER é um centro de debates e disseminação do conhecimento, no Rio de Janeiro e em São Paulo, que permite o acesso à cultura de forma clara e envolvente, porém rigorosa e fiel às obras dos criadores. Em um ambiente extra-acadêmico, a CASA DO SABER oferece cursos livres, palestras e oficinas de estudo nas áreas de artes plásticas, ciências, cinema, filosofia, literatura, teatro, história, música, pensamento contemporâneo e psicanálise, reunindo renomados professores e conferencistas.

Foto: Guga Melgar

PROPOSTA DE CONTEÚDO A proposta do Encontros do Saber 2019 é a realização de 04 palestras, conforme cronograma abaixo:

17 ABR O FIM DO AMOR - O TÉRMINO DOS RELACIONAMENTOS SOB A ÓTICA DA PSICANÁLISE E DO DIREITO com Andréa Pacha e Sandra Flanzer

05 JUN DICAS E TRUQUES PARA DRIBLAR A RESISTÊNCIA DOS PEQUENOS À MESA com Gabriela Kapim

07 AGO A PRECOCE DOR DE EXISTIR com Ricardo Krause

09 OUT EXTREMISMOS NO SÉCULO XXI com Michel Gherman

17 ABR | O FIM DO AMOR - O TÉRMINO DOS RELACIONAMENTOS SOB A ÓTICA DA PSICANÁLISE E DO DIREITO

Andréa Pachá e Sandra Niskier Flanzer

PALESTRA 1 ANDRÉA PACHÁ SANDRA NISKIER FLANZER

Como a psicanálise (com a sua subjetividade) e a justiça (com a sua objetividade) nos ajudam a atravessar o fim do amor? Em uma cultura composta por relações cada vez mais efêmeras, qual o lugar da família? E quais as consequências dessa efemeridade para a função parental? O fim do amor é normalmente vivido como o fracasso de uma promessa, a frustração de uma esperança. Isso pode colocar o sujeito diante de uma perda sentida como irrecuperável, muitas vezes transportada para o campo da justiça.

Nesse encontro, a juíza de família Andréa Pachá e a psicanalista Sandra Niskier Flanzer abordam, à luz do direito e da psicanálise, a ruptura de relações estabelecidas a princípio para durar. A discussão será feita a partir da apresentação de casos reais em que os lugares familiares e a parentalidade ficam em questão - por exemplo, na alienação parental ou na ausência de um dos pais. ANDRÉA PACHÁ. Juíza de Direito e ouvidora do Poder Judiciário do Rio de Janeiro. Titular da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões, foi juíza de Família por 15 anos. Membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2007-2009, criou o Cadastro Nacional de Adoção e implantou as Varas Especializadas em Violência Doméstica no Brasil. É conselheira do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, ONG presidida pelo escritor Leonardo Boff. Integra o Fórum Permanente de Direito e Psicanálise. É autora dos livros A vida não é justa e Segredo de Justiça. SANDRA NISKIER FLANZER. Psicanalista. Pós-doutoranda do Programa de Teoria Psicanalítica da UFRJ e mestre e doutora em Teoria Psicanalítica pela mesma instituição. Membro do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica. Autora dos livros a pa-lavra; Por um, segundo; Re/talhos; e do quarto.

05 JUN | DICAS E TRUQUES PARA DRIBLAR A RESISTÊNCIA DOS PEQUENOS À MESA Gabriela Kapim

PALESTRA 2 GABRIELA KAPIM

A cena é bastante conhecida na casa de quem tem filhos pequenos: na hora das refeições, manha, choro e recusa. Pedidos por doces e chocolates no lugar de legumes, verduras e frutas. Com uma oferta cada vez maior de alimentos industrializados, é possível reverter os hábitos alimentares das crianças? Para a nutricionista Gabriela Kapim, sim, é possível. Apresentadora do programa Socorro! Meu filho come mal, no GNT, Kapim trabalha com crianças ajudando-as a desenvolver uma melhor consciência sobre a própria alimentação para poderem crescer com saúde.

Nesse encontro, a nutricionista Gabriela Kapim apresentará um panorama sobre alimentação infantil, com dicas para driblar a resistência dos pequenos à mesa. GABRIELA KAPIM. Nutricionista, trabalha com crianças há mais de 13 anos. Seu lema para uma vida saudável é pensar na alimentação sem esquecer as atividades físicas. Ministra palestras e coordena workshops relacionados ao universo da alimentação infantil. Além de atender em seu consultório, compartilha dicas e receitas em seu site e em redes sociais. No canal GNT, apresenta Socorro! Meu filho come mal.

07 AGO | A PRECOCE DOR DE EXISTIR Ricardo Krause

PALESTRA 3 RICARDO KRAUSE

Fenômeno mundial extremamente alarmante, o aumento do número de suicídios em população cada vez mais jovem tem assustado pais e mobilizado especialistas da saúde e da educação. O que mudou? Quais as novas configurações desse ato extremo cada vez mais precoce? Existem grupos de risco? Como identificar e auxiliar alguém que precisa de ajuda? Nesse encontro, o psiquiatra da Infância e Adolescência Ricardo Krause, responde a essas questões e convida-nos a pensar em como podemos atuar em um mundo com cada vez menos referências e com perspectivas de futuro que confundem e assustam. RICARDO KRAUSE. Psiquiatra especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro da Associação Americana de Psiquiatria e da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência. Atual presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi) nacional e do Rio de Janeiro.

09 OUT | EXTREMISMOS NO SÉCULO XXI Michel Gherman

PALESTRA 4 RICARDO KRAUSE

A última década foi marcada por uma explosão de novos meios de comunicação e de informação, criando uma imensa capacidade de conexão entre pessoas e grupos. Toda a informação produzida está disponível e o sigilo não é garantido nem mesmo para as consideradas “classificadas”, como mostram os escândalos do WikiLeaks e do Panama Papers. Essas mesmas redes tornaram-se também espaço privilegiado de “odiadores”, contribuindo para multiplicar a capacidade de exposição de um grande número de extremistas, contrários ora à globalização, ora à própria democracia e suas conquistas básicas.

Tais “extremismos” colocam hoje em questão elementos básicos da sociedade civilizada que, desde 1945, eram considerados conquistas inarredáveis da humanidade. O objetivo da temática é entender o que aconteceu nos últimos anos que permitiu tal estado de coisas. MICHEL GHERMAN. Historiador. Graduado pela UFRJ, mestre em Antropologia e Sociologia pela Hebrew University Of Jerusalem, em Israel, e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ. Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), vinculado ao Programa de Pós-graduação da UFRJ, e é co-coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ) na mesma universidade. Autor de Uma História Luminosa:-Froein Farain: A Sociedade das Damas Israelitas e coautor de Identidades Ambivalentes Desafios aos estudos judaicos no Brasil.