rede walmart

2
Rede dos trabalhadores do Walmart se reúne A Contracs/CUT reuniu em novembro a rede de trabalhadores do Walmart para avaliar as ações desenvolvidas pela rede, destacar as prioridades deste ano e realizar um planejamento para 2013. Estiveram reunidos representantes dos sin- dicatos do comércio de Florianópolis, Teresi- na, Uberlândia e Araguari, Osasco, João Pes- soa, Ponta Grossa e Brasília e também dos sindicatos de supermercados de Natal e São Paulo. No primeiro dia, o Sindicato Global UNI apre- sentou a campanha da aliança global do Wal- mart. De acordo com a representante Chris- tina Clausen, a UNI desenvolveu a campanha global para que o Walmart tenha como práti- ca o respeito aos direitos dos trabalhadores/ as ao redor do mundo. O Walmart é a maior empresa de comércio do mundo. Ao todo, o Walmart possui 8 mil lojas e opera em 26 países empregando mais de 2 milhões de trabalhadores – número que está sempre crescendo. No Brasil, o Walmart é a 3ª maior empresa do comércio. Os demais participantes também elencaram outras dificuldades enfrentadas pelos sindi- catos em relação ao Walmart. Entre as difi- culdades, destacaram a falta de mão de obra no setor su- permercadis- ta, que acarre- ta sobrecarga nos trabalha- dores, turno noturno e per- seguição aos trabalhadores através de as- sédio moral até que o pró- prio trabalhador se demita. A secretária de relações internacionais, Lu- cilene Binsfeld, coordenou a reunião que também contou com a participação do Secre- tário de Políticas Sociais da Contracs e mem- bro da rede José Vanilson Cordeiro. No segundo dia, foi formada - pelos sindica- tos dos comerciários da CUT, Força Sindical e a UGT - a rede dos trabalhadores UNI Wal- mart Brasil para melhores condições de tra- balho a todos os empregados e empregadas da empresa no Brasil e no mundo. A coordenação geral ficou sob a responsabi- lidade da Contracs com o integrante e traba- lhador da rede Walmart, Eliezer Gomes, do Sindicato dos Empregados no Comércio da Paraíba. A coordenação terá duração de um ano e após esta gestão haverá rodízio entre as outras centrais que também participam da rede. Entre os objetivos da rede estão: fazer o enfrentamento à política de precarização do Walmart; fortalecer a organização dos trabalhadores local e nacionalmente; ser so- lidário com os trabalhadores mundialmente; promover ações com outras centrais e pro- mover e difundir informações e conhecimen- to sobre a rede e seus trabalhadores.

Transcript of rede walmart

Page 1: rede walmart

Rede dos trabalhadores do Walmart se reúne

A C o n t r a c s / C U T r e u n i u e m n o v e m b r o a r e d e d e t r a b a l h a d o r e s d o Wa l m a r t p a r a a v a l i a r a s a ç õ e s d e s e n v o l v i d a s

p e l a r e d e , d e s t a c a r a s p r i o r i d a d e s d e s t e a n o e r e a l i z a r u m p l a n e j a m e n t o p a r a 2 0 1 3 .

E s t i v e r a m r e u n i d o s r e p r e s e n t a n t e s d o s s i n -d i c a t o s d o c o m é r c i o d e F l o r i a n ó p o l i s , Te r e s i -n a , U b e r l â n d i a e A r a g u a r i , O s a s c o , J o ã o P e s -s o a , P o n t a G r o s s a e B r a s í l i a e t a m b é m d o s s i n d i c a t o s d e s u p e r m e r c a d o s d e N a t a l e S ã o P a u l o .

N o p r i m e i r o d i a , o S i n d i c a t o G l o b a l U N I a p r e -s e n t o u a c a m p a n h a d a a l i a n ç a g l o b a l d o Wa l -m a r t . D e a c o r d o c o m a r e p r e s e n t a n t e C h r i s -t i n a C l a u s e n , a U N I d e s e n v o l v e u a c a m p a n h a g l o b a l p a r a q u e o Wa l m a r t t e n h a c o m o p r á t i -c a o r e s p e i t o a o s d i r e i t o s d o s t r a b a l h a d o r e s /a s a o r e d o r d o m u n d o .

O Wa l m a r t é a m a i o r e m p r e s a d e c o m é r c i o d o m u n d o . A o t o d o , o Wa l m a r t p o s s u i 8 m i l l o j a s e o p e r a e m 2 6 p a í s e s e m p r e g a n d o m a i s d e 2 m i l h õ e s d e t r a b a l h a d o r e s – n ú m e r o q u e e s t á s e m p r e c r e s c e n d o . N o B r a s i l , o Wa l m a r t é a 3 ª m a i o r e m p r e s a d o c o m é r c i o .

O s d e m a i s p a r t i c i p a n t e s t a m b é m e l e n c a r a m o u t r a s d i f i c u l d a d e s e n f r e n t a d a s p e l o s s i n d i -c a t o s e m r e l a ç ã o a o Wa l m a r t . E n t r e a s d i f i -c u l d a d e s , d e s t a c a r a m a f a l t a d e m ã o d e o b r a n o s e t o r s u -p e r m e r c a d i s -t a , q u e a c a r r e -t a s o b r e c a r g a n o s t r a b a l h a -d o r e s , t u r n o n o t u r n o e p e r -s e g u i ç ã o a o s t r a b a l h a d o r e s a t r a v é s d e a s -s é d i o m o r a l a t é q u e o p r ó -

p r i o t r a b a l h a d o r s e d e m i t a .

A s e c r e t á r i a d e r e l a ç õ e s i n t e r n a c i o n a i s , L u -c i l e n e B i n s f e l d , c o o r d e n o u a r e u n i ã o q u e t a m b é m c o n t o u c o m a p a r t i c i p a ç ã o d o S e c r e -t á r i o d e P o l í t i c a s S o c i a i s d a C o n t r a c s e m e m -b r o d a r e d e J o s é Va n i l s o n C o r d e i r o .

N o s e g u n d o d i a , f o i f o r m a d a - p e l o s s i n d i c a -t o s d o s c o m e r c i á r i o s d a C U T, F o r ç a S i n d i c a l e a U G T - a r e d e d o s t r a b a l h a d o r e s U N I Wa l -m a r t B r a s i l p a r a m e l h o r e s c o n d i ç õ e s d e t r a -b a l h o a t o d o s o s e m p r e g a d o s e e m p r e g a d a s d a e m p r e s a n o B r a s i l e n o m u n d o .

A c o o r d e n a ç ã o g e r a l f i c o u s o b a r e s p o n s a b i -l i d a d e d a C o n t r a c s c o m o i n t e g r a n t e e t r a b a -l h a d o r d a r e d e Wa l m a r t , E l i e z e r G o m e s , d o S i n d i c a t o d o s E m p r e g a d o s n o C o m é r c i o d a P a r a í b a .

A c o o r d e n a ç ã o t e r á d u r a ç ã o d e u m a n o e a p ó s e s t a g e s t ã o h a v e r á r o d í z i o e n t r e a s o u t r a s c e n t r a i s q u e t a m b é m p a r t i c i p a m d a r e d e . E n t r e o s o b j e t i v o s d a r e d e e s t ã o : f a z e r o e n f r e n t a m e n t o à p o l í t i c a d e p r e c a r i z a ç ã o d o Wa l m a r t ; f o r t a l e c e r a o r g a n i z a ç ã o d o s t r a b a l h a d o r e s l o c a l e n a c i o n a l m e n t e ; s e r s o -l i d á r i o c o m o s t r a b a l h a d o r e s m u n d i a l m e n t e ; p r o m o v e r a ç õ e s c o m o u t r a s c e n t r a i s e p r o -m o v e r e d i f u n d i r i n f o r m a ç õ e s e c o n h e c i m e n -t o s o b r e a r e d e e s e u s t r a b a l h a d o r e s .

Page 2: rede walmart

Jornal do Comitê Sindical Nacional dos Trabalhadores do Walmart Expediente - Fevereiro 2013

Presidente: Alci Matos AraujoSecretária de Relações Internacionais: Lucilene BinsfeldSecretário de Comunicação: Alexandre da Conceição do CarmoCoordenador da rede: Olinto Teonácio Neto - Sindicato dos Empregados nos Supermercados do Rio Grande do NorteEmail da rede: [email protected]

Realização da Contracs/CUT: Subsede (SP) - Rua Caetano Pinto, 575 - Brás - São Paulo (SP) - (11) [email protected] - www.contracs.org.br

Jornalista responsável: Adriana Franco MTB-48472-SP

“Assumir a coordenação geral da rede UNI Walmart Brasil é uma oportuni-dade de contribuir na luta por melhores condições de trabalho e conquista para os trabalhadores do Walmart. Por ser empregado da empresa há mui-tos anos, sou testemunha do aviltamento que o Walmart faz com os seus em-pregados e quero lutar contra isso.”

Eliezer Gomes, Sindicato dos Empregados no Comércio da Paraíba

“A empresa faz o que quer e se os trabalhadores do mundo não estiverem uni-dos não há solução. Os trabalhadores não podem aceitar a forma como a em-presa está atuando. O enfrentamento deve ser feito em todo o mundo.”

Olinto Teonácio Neto, Coordenador da rede Contracs-Walmart e coordenador da rede Walmart Uni-Americas

Ações 2013* Dar visibilidade à rede, divulgando informações e criando um grupo no Conexão Sindical;

* Promover o diálogo com a sociedade sobre as práticas antisindicais do Walmart;

* Incentivar a sindicalização através da Campanha Na-cional de Sindicalização dos trabalhadores/as do Wal-mart. Fortalecer os sindicatos é fortalecer os trabalha-dores/as. Junte-se a nós na campanha de sindicalização. Seja sócio (a).

* Melhorar a atuação da rede através de encontros e reuniões que promovam maior integração entre os par-ticipantes e os trabalhadores;

* Negociar conjuntamente o PPR com a multinacional através da Contracs e dos sindicatos filiados e a rede de trabalhadores Contracs-Walmart.

@ Denuncie!Preocupada em atender às denúncias e demandas dos trabalhadores e trabalhadoras do Walmart, a Con-tracs/CUT e a Rede de Trabalhadores abriu um espaço direto de comunicação.

Por isso, você trabalhador/a podem entrar em contato conosco pelo email: trabalhadoresdowalmart@con-

tracs.org.br

Quem irá gerenciar as de-núncias à rede é o coor-denador Olinto Teonácio Neto. As denúncias se-rão anônimas!

Contracs mobiliza-se em prol dos trabalhadores do Walmart nos Estados UnidosDia 14 de dezembro, a Confederação Nacional dos Tra-balhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) participou de ato público em prol dos trabalhado-res norte-americanos do Walmart juntamente com as demais centrais em São Paulo. O ato aconteceu em frente à unidade do Pacaembu e

contou cerca de 200 manifestantes. A manifestação foi chamada pelo sindicato global UNI.

Para Olinto Teonácio Neto, coordenador da rede, o dia era muito especial para os trabalhadores do Walmart já que muitos trabalhadores ao redor do mundo faziam esta mobilização em prol de seus direitos.