Redes de Computadores - ACME! Cybersecurity Research · Redes de Computadores UNESP – São José...

14
unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Redes de Computadores Redes de Computadores Tempo Tempo Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian [email protected] UNESP - IBILCE - São José do Rio Preto 2005

Transcript of Redes de Computadores - ACME! Cybersecurity Research · Redes de Computadores UNESP – São José...

unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Redes de ComputadoresRedes de Computadores

TempoTempo

Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian [email protected]

UNESP - IBILCE - São José do Rio Preto 2005

Redes de Computadores UNESP – São José do Rio Preto

ii

Prefácio 2005 Este é o material didático contendo a coleção de slides e notas de aula da disciplina Redes de Computadores para o primeiro semestre de 2005, na UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus de São José do Rio Preto, sob responsabilidade do Professor Adriano Mauro Cansian. Este material NÃO substitui o livro texto adotado no curso, devendo ser usado de modo a complementa-lo, e em conjunto com outras referências recomendadas. As referências bibliográficas adotadas ou recomendadas para este curso podem ser consultadas em http://www.acmesecurity.org/redes/bibliografia.html . A principal função destas notas de aula é facilitar a realização das anotações dos tópicos mais importantes discutidos em sala de aula, agilizando assim o andamento do curso para os alunos. Estas notas de aula podem diferir ligeiramente do material usado pelo professor durante a aula em sala. Isso porque o professor muitas vezes acaba inserindo outros materiais de última hora, para melhorar a qualidade e atualizar o material, visando sempre a melhor expressão dos temas aos alunos. Portanto, é fortemente recomendável que os alunos tenham este material de aula em mãos durante a aula, de forma a fazer anotações, inserções e correções conforme necessário. Este material tem finalidade meramente educacional e é totalmente GRATUITO. Estas notas de aula podem conter figuras ou textos extraídos de outras fontes, as quais, quando ocorrerem, serão devidamente citadas. Os direitos autorais dos textos citados são de propriedade de seus detentores. Esta não é uma obra comercial. A citação ou uso de material de outros autores, quando ocorrer, tem finalidade meramente didática. Nem o autor, nem a UNESP, se responsabilizam por quaisquer danos diretos ou indiretos que o uso deste material possa eventualmente causar. Este material pode ser copiado livremente, desde que citadas todas as fontes, e respeitados os detentores dos direitos autorais, e desde que o material seja distribuído por inteiro e não em partes, inclusive com os prefácios. A referência a qualquer produto comercial específico, marca, modelo, estabelecimento comercial, processo ou serviço, através de nome comercial, marca registrada, nome de fabricante, fornecedor, ou nome de empresa, necessariamente NÃO constitui ou insinua seu endosso, recomendação, ou favorecimento por parte da UNESP ou do autor. A UNESP ou o autor não endossam ou recomendam marcas, produtos, estabelecimentos comerciais, serviços ou fornecedores de quaisquer espécies, em nenhuma hipótese. As eventuais marcas e patentes mencionadas são de propriedade exclusiva dos detentores originais dos seus direitos e, quando citadas, aparecem meramente em caráter informativo, para auxiliar os participantes do curso, numa base de boa-fé pública. Os participantes ou outros interessados devem utilizar estas informações por sua conta e risco, e estarem cientes desta notificação.

Este material didático não se trata de uma publicação oficial da UNESP. Seu conteúdo não foi examinado ou editado por esta instituição. As opiniões refletem a posição do autor.

São José do Rio Preto, SP - 02 de março de 2005.

Adriano Mauro Cansian

Redes de Computadores UNESP – São José do Rio Preto

iii

Copyright (c) ADRIANO MAURO CANSIAN. TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.2 ou qualquer versão posterior publicada pela FREE SOFTWARE FOUNDATION em http://www.gnu.org/licenses/fdl.html , SEM Seções invariantes, com os Textos da Capa da Frente sendo “Redes de Computadores – Prof. Adriano Mauro Cansian”, e com os textos da quarta-capa sendo as páginas numeradas de “ii” até “iii” deste documento. Contato: Adriano Mauro Cansian Professor Assistente Doutor [email protected] / [email protected] UNESP - Universidade Estadual Paulista Campus de São José do Rio Preto Depto. de Ciência da Computação e Estatística Laboratório ACME! de Pesquisa em Segurança de Computadores e Redes Endereço: R. Cristóvão Colombo, 2265 - Jd. Nazareth 15055-000 * São José do Rio Preto, SP. Brasil. Tel. (17) 221-2475 (laboratório) / 221-2201 (secretaria) http://www.acmesecurity.org/~adriano Chave PGP:

Adriano Mauro Cansian <[email protected]> Key ID: 0x3893CD2B Key Type: DH/DSS Key Fingerprint: C499 85ED 355E 774E 1709 524A B834 B139 3893 CD2B

Curso de Redes de Computadores * IBILCE - UNESP - SJRP

Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian 1

TempoTempo

Adriano Mauro CansianAdriano Mauro Cansianadriano@[email protected]

____________________________________________________________Redes de Computadores * 2005Redes de Computadores * 2005

Adriano Mauro Cansian 2

A tirania do tempo (1)A tirania do tempo (1)

•• À medida que as economias de mercado se livramÀ medida que as economias de mercado se livramdas antigas das antigas pressões da escassez de materialpressões da escassez de material……

•• À medida que o transporte e as À medida que o transporte e as comunicaçõescomunicaçõesrápidas dissolvem os limites da geografiarápidas dissolvem os limites da geografia……

•• À medida que o capitalismo cada vez maisÀ medida que o capitalismo cada vez maisrecompensa cada produtor, cada engenheiro, cadarecompensa cada produtor, cada engenheiro, cadatrabalhador, cada consumidor com o trabalhador, cada consumidor com o reino dareino daabundânciaabundância……

Adriano Mauro Cansian 3

A tirania do tempo (2)A tirania do tempo (2)

•• ……os herdeiros ingratos de toda essa farturaos herdeiros ingratos de toda essa farturaparam e contemplam a param e contemplam a escassez residualescassez residual::–– A A tirania dos reltirania dos relógiosógios..–– E os E os limites do tempo de vidalimites do tempo de vida..

Adriano Mauro Cansian 4

Externalidade (1)Externalidade (1)

•• A carruagem alada do tempo tem sido hA carruagem alada do tempo tem sido háámuito tema de poemas.muito tema de poemas.

•• Entretanto, Entretanto, ele é um conceitoele é um conceitoabsolutamente novoabsolutamente novo..

•• Durante longos milênios de escassezDurante longos milênios de escassezmaterial, material, o tempo era o que oso tempo era o que oseconomistas chamavam deeconomistas chamavam de““externalidadeexternalidade””,, como o ar e a água. como o ar e a água.

Adriano Mauro Cansian 5

Externalidade (2)Externalidade (2)

•• O O tempotempo era um era um ativo econativo econômico tãoômico tãodisponíveldisponível, que escapava à , que escapava à contabilizaçãocontabilizaçãoeconômicaeconômica..

•• Na Na velha economiavelha economia e remanescente da e remanescente danova, uma regra das empresas era:nova, uma regra das empresas era:““desperdice o tempo do clientedesperdice o tempo do cliente””..

•• Isso não era um acidente ou um erroIsso não era um acidente ou um erro……

Adriano Mauro Cansian 6

Externalidade (3)Externalidade (3)

•• Estava tEstava tão próximo ao núcleo da estratégiaão próximo ao núcleo da estratégiade marketing que as pessoas ade marketing que as pessoas aconsideravam como uma certeza, como eraconsideravam como uma certeza, como eraa escravidão na era pré-capitalista.a escravidão na era pré-capitalista.

•• As pessoas mal percebiam como asAs pessoas mal percebiam como asempresas desperdiçavam prodigamente oempresas desperdiçavam prodigamente oseu tempo.seu tempo.

Curso de Redes de Computadores * IBILCE - UNESP - SJRP

Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian 2

Adriano Mauro Cansian 7

O cliente soberanoO cliente soberano

•• Na era da economia Na era da economia dada informa informação, asção, aspessoas se surpreenderão com o fato depessoas se surpreenderão com o fato determos suportado este sistema quetermos suportado este sistema quedesperdiça tanto o nosso tempo.desperdiça tanto o nosso tempo.

•• A nova regra é: A nova regra é: o cliente é soberano, e eleo cliente é soberano, e elesabe o que quersabe o que quer..

•• Não é o seu produto; Não é o seu produto; é o tempo queé o tempo queimportaimporta..

Adriano Mauro Cansian 8

Empresas e instituiEmpresas e instituições ções antiquadas (1)antiquadas (1)

•• A maior parte das empresas atuais aindaA maior parte das empresas atuais aindasegue as regras antigassegue as regras antigas..–– Evidentemente, desperdiEvidentemente, desperdiçando o seuçando o seu

tempo.tempo.•• Fazem você ir até o banco, o supermercado,Fazem você ir até o banco, o supermercado,

a livraria, os correios, o hospital, a empresaa livraria, os correios, o hospital, a empresatelefônica, o corretor de imóveis, o corretortelefônica, o corretor de imóveis, o corretorde seguros, a biblioteca, o fornecedor dede seguros, a biblioteca, o fornecedor desoftwares, a prefeitura, a escolasoftwares, a prefeitura, a escola……

Adriano Mauro Cansian 9

Empresas e instituiEmpresas e instituições ções antiquadas (2)antiquadas (2)

•• Fazem vocFazem você enfrentar filas, preencherê enfrentar filas, preencherformulários em 3 vias, reconhecer firmas,formulários em 3 vias, reconhecer firmas,apanhar carimbos, anexar assinaturas, lerapanhar carimbos, anexar assinaturas, lerdocumentos jurídicos escritos em jargãodocumentos jurídicos escritos em jargãoinsondável, assina-los em 7 lugares e envia-insondável, assina-los em 7 lugares e envia-los via correio com los via correio com ““ARAR”…”…

•• Fazem você recortar cupons para participarFazem você recortar cupons para participarde sorteios e descontosde sorteios e descontos……

Adriano Mauro Cansian 10

Empresas e instituiEmpresas e instituições ções antiquadas (3)antiquadas (3)

•• Atraem vocAtraem você para participar de loteriasê para participar de loteriasestaduais e federais, e fazem você esperarestaduais e federais, e fazem você esperaransiosamente os resultadosansiosamente os resultados……

•• Fazem você passar por pilhas de charadasFazem você passar por pilhas de charadasprescritas por hordas de advogadosprescritas por hordas de advogadosinescrupulosos para poder conseguir umainescrupulosos para poder conseguir umacomprar, segurar, financiar e licenciar umcomprar, segurar, financiar e licenciar umcarrocarro……

Adriano Mauro Cansian 11

Empresas e instituiEmpresas e instituições ções antiquadas (4)antiquadas (4)

•• Tiram vocTiram você do chuveiro para atender umaê do chuveiro para atender umafria chamada de fria chamada de telemarketingtelemarketing de alguémde alguémque nem sabe pronunciar seu nome e queque nem sabe pronunciar seu nome e quequer que você compre um curso de inglês,quer que você compre um curso de inglês,ou faça uma assinatura da revista ou faça uma assinatura da revista ““CarasCaras””,,ou faça uma doação para o lar dosou faça uma doação para o lar dosprofessores desamparados professores desamparados ……

Adriano Mauro Cansian 12

Empresas e instituiEmpresas e instituições ções antiquadas (5)antiquadas (5)

•• Enquanto isso vocEnquanto isso vocês ou ês ou seus filhos vseus filhos vãoãopara colégios ou universidades que separa colégios ou universidades que seconcentram não só em ensiná-los o queconcentram não só em ensiná-los o queprecisam saber para prosperar no mundo,precisam saber para prosperar no mundo,mas o que um bando de burocratas achammas o que um bando de burocratas achamque vocês devem saber para se adaptar àsque vocês devem saber para se adaptar àsideologias da moda, da mídia, ou daideologias da moda, da mídia, ou daacademia.academia.

Curso de Redes de Computadores * IBILCE - UNESP - SJRP

Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian 3

Adriano Mauro Cansian 13

Empresas e instituiEmpresas e instituições ções antiquadas (6)antiquadas (6)

•• Proibidos de trabalhar, ou seja, de Proibidos de trabalhar, ou seja, de aprenderaprenderno trabalhono trabalho, as crian, as crianças e os alunosças e os alunosassistem aulas com dezenas de colegas queassistem aulas com dezenas de colegas quetêm aptidões e necessidades completamentetêm aptidões e necessidades completamentediferentesdiferentes..–– Todos têm que se adaptar, à força, aoTodos têm que se adaptar, à força, ao

ritmo mais lento.ritmo mais lento.

Adriano Mauro Cansian 14

Empresas e instituiEmpresas e instituições ções antiquadas (7)antiquadas (7)

•• Novamente preenchem formulários, copiam emNovamente preenchem formulários, copiam emcadernos e desperdiçam mais tempo.cadernos e desperdiçam mais tempo.–– No final, vão adquirir a maior parte de suaNo final, vão adquirir a maior parte de sua

formação, mais tarde na vida, no seu local deformação, mais tarde na vida, no seu local detrabalho, assim como todos nós.trabalho, assim como todos nós.

•• O sistema educacional brasileiro gasta cerca deO sistema educacional brasileiro gasta cerca deR$ 7.000,00 / ano / estudante, mas R$ 7.000,00 / ano / estudante, mas éécompletamente incapaz de fornecer educaçãocompletamente incapaz de fornecer educaçãopermanente exigida pela nova economiapermanente exigida pela nova economia..

Adriano Mauro Cansian 15

Empresas e instituiEmpresas e instituições ções antiquadas (8)antiquadas (8)

•• O O sistema educacional desperdisistema educacional desperdiça o tempoça o tempodo alunodo aluno, assim como o , assim como o governo desperdiçagoverno desperdiçao tempo do cidadão,o tempo do cidadão, e as e as empresasempresasdesperdiçam o tempo do clientedesperdiçam o tempo do cliente..

•• Para as empresas, instituições e o governo,Para as empresas, instituições e o governo,o seu tempo é uma o seu tempo é uma ““externalidadeexternalidade””..

Adriano Mauro Cansian 16

TelefoneTelefone (1) (1)

•• Mesmo o Mesmo o telefonetelefone é um desperdiçador deé um desperdiçador detempo enorme.tempo enorme.–– Em média, um cliente no mundo aguardaEm média, um cliente no mundo aguarda

38 meses para conseguir uma linha.38 meses para conseguir uma linha.•• Após conseguir uma linha, ele se trata deApós conseguir uma linha, ele se trata de

um um mecanismo de comunicação pormecanismo de comunicação portentativa e errotentativa e erro..–– Metade das chamadas telefônicas nãoMetade das chamadas telefônicas não

são concluídas.são concluídas.

Adriano Mauro Cansian 17

TelefoneTelefone (2) (2)

•• Contas telefContas telefônicas a serem pagas num banco;ônicas a serem pagas num banco;•• Caixas postais;Caixas postais;•• Perda de conexão;Perda de conexão;•• Invasões de Invasões de telemarketingtelemarketing..

–– Todos são considerados um Todos são considerados um ““custo aceitávelcusto aceitável””pelo proprietário de telefone, mas são todos umapelo proprietário de telefone, mas são todos umaenorme perda de tempoenorme perda de tempo..

Adriano Mauro Cansian 18

TelevisTelevisão (1)ão (1)

•• Maior fator desperdiMaior fator desperdiçador de tempoçador de tempo é a é atelevisãotelevisão..

•• Consome tempo.Consome tempo.•• É um É um modelo de negócios obsoletomodelo de negócios obsoleto..•• A tecnologia ultrapassada.A tecnologia ultrapassada.•• Força cultural cômicaForça cultural cômica

Curso de Redes de Computadores * IBILCE - UNESP - SJRP

Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian 4

Adriano Mauro Cansian 19

TelevisTelevisão (2)ão (2)

•• VocVocê senta em frente de uma tela paraê senta em frente de uma tela paraassistir trivialidades degradantes queassistir trivialidades degradantes quenivelam por baixonivelam por baixo..

•• Você observa reportagens Você observa reportagens ““jornalísticasjornalísticas””,,oferecendo um oferecendo um fluxo sórdido defluxo sórdido debanalidadesbanalidades vulgaresvulgares, porcarias grotescas,, porcarias grotescas,cheias de violência e insinuações sexuais.cheias de violência e insinuações sexuais.–– Algumas dadas como Algumas dadas como ““notíciasnotícias”” e outras e outras

dadas como dadas como entretenimentoentretenimento..Adriano Mauro Cansian 20

TelevisTelevisão (3)ão (3)

•• Durante Durante ataté 7 horas por dia em médiaé 7 horas por dia em média,,consumindo talvez 2/3 de todo seu tempoconsumindo talvez 2/3 de todo seu tempolivrelivre, ano após ano., ano após ano.

•• Tudo para Tudo para atrair sua atenção durante algunsatrair sua atenção durante algunspoucos minutospoucos minutos com imagens publicitárias. com imagens publicitárias.–– Cuidadosamente criadas, e que Cuidadosamente criadas, e que você nãovocê não

quer verquer ver, de , de produtos que você nuncaprodutos que você nuncavai comprarvai comprar, e pelos quais os, e pelos quais osanunciantes pagam fortunas.anunciantes pagam fortunas.

Adriano Mauro Cansian 21

TelevisTelevisão (4)ão (4)

•• Os Os ananúncios de TV são irrelevantes 90% doúncios de TV são irrelevantes 90% dotempotempo, assim como o , assim como o telemarketingtelemarketing..

•• Justificativa é a Justificativa é a ““prestação de serviçoprestação de serviçopúblicopúblico”” que supostamente a TV oferece. que supostamente a TV oferece.–– Basicamente a parte Basicamente a parte ““sériaséria””das notícias,das notícias,

ou seja, propaganda do governo, e osou seja, propaganda do governo, e osdesenhos animadosdesenhos animados :-) :-)

Adriano Mauro Cansian 22

TelevisTelevisão (5)ão (5)

•• E nE nós aceitamos tudo isso porqueós aceitamos tudo isso porquedesperdiçar o nosso tempodesperdiçar o nosso tempo foi, até foi, atérecentemente, a recentemente, a essência dos negóciosessência dos negócios..

Adriano Mauro Cansian 23

Software (1)Software (1)

•• Programas de computador: Programas de computador: tenta ler o manualtenta ler o manual(quando existe) escrito em (quando existe) escrito em ““chininglêschininglês”” ou em ou em““portugolportugol”” é uma aventura inútil. é uma aventura inútil.

•• Gasta-se 2 horas instalando um programa.Gasta-se 2 horas instalando um programa.–– Depois mais meia hora no telefone, porque oDepois mais meia hora no telefone, porque o

programa ainda apresenta enigmprograma ainda apresenta enigmáticasáticasmensagens de erro.mensagens de erro.

–– Quando você consegue entrar no labirinto deQuando você consegue entrar no labirinto deopções do atendimento telefônico (opções do atendimento telefônico (““URAURA””),),finalmente encontra o número que o leva aofinalmente encontra o número que o leva aosuporte.suporte.

Adriano Mauro Cansian 24

Software (2)Software (2)

•• Finalmente consegue chegar Finalmente consegue chegar à voz de umà voz de umrapaz que não esconde seu desprezo porrapaz que não esconde seu desprezo porvocê.você.–– Aí ele pergunta Aí ele pergunta se você enviou seuse você enviou seu

registro do programa pelo correioregistro do programa pelo correio, e pede, e pedeseu seu número de licençanúmero de licença que está escrito que está escritoem alguma página do manual ou na caixaem alguma página do manual ou na caixa(que você jogou for a há 2 dias atrás).(que você jogou for a há 2 dias atrás).

Curso de Redes de Computadores * IBILCE - UNESP - SJRP

Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian 5

Adriano Mauro Cansian 25

Software (3)Software (3)

•• Finalmente, em pelo menos 1/3 das vezesFinalmente, em pelo menos 1/3 das vezesse o suporte se dignar a tentar resolver ose o suporte se dignar a tentar resolver oseu problema, seu problema, ele diz que a culpa ele diz que a culpa é deé dealgum outro fornecedoralgum outro fornecedor..

Adriano Mauro Cansian 26

Empresas telefEmpresas telefônicas (ônicas (

•• NNão vou nem tentar dizer o queão vou nem tentar dizer o queacontece quando você liga para suaacontece quando você liga para suacompanhia telefônica qualquer,companhia telefônica qualquer,solicitando alguma coisasolicitando alguma coisa……

Adriano Mauro Cansian 27

Tempo Tempo é recurso escassoé recurso escasso

•• O fato O fato é que a é que a economia inteira está repleta deeconomia inteira está repleta derotinas que rotinas que desperdiçam tempodesperdiçam tempo..

•• Não é difícil entender que o Não é difícil entender que o ““tempo de vidatempo de vida”” do docliente é um cliente é um recurso crucialmente escasso.recurso crucialmente escasso.–– Entretanto, este Entretanto, este recurso mais preciso darecurso mais preciso da

economiaeconomia ainda não penetrou em muitas ainda não penetrou em muitasdas principais empresas e instituiçõesdas principais empresas e instituiçõesmundiais.mundiais.

Adriano Mauro Cansian 28

O fim de uma eraO fim de uma era

•• A mensagem clara A mensagem clara é que é que esta era acabouesta era acabou..–– O O tempo do cliente tornou-se o recursotempo do cliente tornou-se o recurso

mais preciosomais precioso..•• O cliente, que O cliente, que sente as possibilidades dassente as possibilidades das

novas tecnologias,novas tecnologias, não vai mais agüentar não vai mais agüentarficar em filas desnecessárias, preencherficar em filas desnecessárias, preencherformulários, contar aos formulários, contar aos telemarketeiros telemarketeiros seseteve ou não um bom dia, e esperar que osteve ou não um bom dia, e esperar que osburocratas resolvam seu casoburocratas resolvam seu caso……

Adriano Mauro Cansian 29

O inO início de uma nova era (1)ício de uma nova era (1)

•• A A InternetInternet basicamente basicamente redistribuiu oredistribuiu opoder nas empresas e instituipoder nas empresas e instituiçõesções..

•• Facilitou a formaFacilitou a formação de novas empresas.ção de novas empresas.•• Conferiu o poder criativo de um magnataConferiu o poder criativo de um magnata

da era industrial a um indivíduo em umada era industrial a um indivíduo em umaworkstationworkstation..

Adriano Mauro Cansian 30

O inO início de uma nova era (2)ício de uma nova era (2)

•• A Internet vai alA Internet vai além: ém: distribuiu poder dasdistribuiu poder dascorporações para seus clientescorporações para seus clientes..

•• Por exemplo: dá a cada cliente a Por exemplo: dá a cada cliente a oportunidadeoportunidadede pesquisar todo o mercado global ede pesquisar todo o mercado global eencontrar as melhores ofertas.encontrar as melhores ofertas.–– Um poder em relação ao mercado que só eraUm poder em relação ao mercado que só era

possível nos mais sofisticados departamentos depossível nos mais sofisticados departamentos decompras das grandes empresas.compras das grandes empresas.

Curso de Redes de Computadores * IBILCE - UNESP - SJRP

Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian 6

Adriano Mauro Cansian 31

Exemplo de visExemplo de visãoão (1) (1)

•• Considere o exemplo da Considere o exemplo da WordperfectWordperfectversus versus WordstarWordstar..

•• WordpercectWordpercect: pequena empresa de Orem,: pequena empresa de Orem,UtahUtah, USA., USA.

•• Em meados da dEm meados da década de 1980, sécada de 1980, solicitou aolicitou aseus clientes que seus clientes que ““copiem seus discoscopiem seus discos””..

•• Mercado na época era dominado pelaMercado na época era dominado pelaWordstarWordstar, IBM e outros., IBM e outros.

Adriano Mauro Cansian 32

Exemplo de visExemplo de visãoão (2) (2)

•• Maioria das empresas de software se consideravaMaioria das empresas de software se consideravafornecedora de fornecedora de ““pacotespacotes””..

•• WordstarWordstar e todos os demais estavam obcecadose todos os demais estavam obcecadoscom a protecom a proteção contra cópia.ção contra cópia.–– Pensavam que o principal problema era aPensavam que o principal problema era a

pirataria.pirataria.–– Faziam o cliente gastar horas instalando oFaziam o cliente gastar horas instalando o

sistema, preenchendo registros e solicitandosistema, preenchendo registros e solicitandosuporte.suporte.

•• Desperdiçavam o tempo do cliente.Desperdiçavam o tempo do cliente.

Adriano Mauro Cansian 33

Exemplo de visExemplo de visãoão (3) (3)

•• WordperfectWordperfect removeu as proteções contraremoveu as proteções contracópia e ofereceu suporte a todos, 24hrs/dia.cópia e ofereceu suporte a todos, 24hrs/dia.

•• Foco: Foco: economizar o tempo do clienteeconomizar o tempo do cliente..•• Rapidamente se tornou o processador deRapidamente se tornou o processador de

textos de maior sucesso, e textos de maior sucesso, e o mais vendidoo mais vendido..

Adriano Mauro Cansian 34

O inO início de uma nova era (3)ício de uma nova era (3)

•• A Internet A Internet é uma é uma força que não pode ser parada,força que não pode ser parada, e eque alcançará todos os cantos da velha economia.que alcançará todos os cantos da velha economia.–– Irá Irá perturbarperturbar a velha economia a velha economia–– Irá Irá transformartransformar transforma-la. transforma-la.

•• A Internet economiza tempo do cliente.A Internet economiza tempo do cliente.–– Como muitos economistas e empresáriosComo muitos economistas e empresários

continuam continuam considerando o tempo do clienteconsiderando o tempo do clienteuma externalidadeuma externalidade, fora dos dados produtivos,, fora dos dados produtivos,eles eles não entendem o profundo impacto destanão entendem o profundo impacto destatecnologiatecnologia..

O cliente da nova eraO cliente da nova era

Adriano Mauro Cansian 36

O cliente da nova era (1)O cliente da nova era (1)

•• Considere o Considere o cliente da nova era.cliente da nova era.•• Acorda pela manhAcorda pela manhã ao som do seuã ao som do seu

telecomputadortelecomputador, tocando sua música, tocando sua músicafavorita de despertar.favorita de despertar.

•• Na tela do outro lado da cama estão asNa tela do outro lado da cama estão asnotíciasnotícias de que ele precisa. de que ele precisa.–– Uma de suas ações perdeu 3 pontos.Uma de suas ações perdeu 3 pontos.

•• Ele clica e um relatório completo apareceEle clica e um relatório completo aparece……

Curso de Redes de Computadores * IBILCE - UNESP - SJRP

Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian 7

Adriano Mauro Cansian 37

O cliente da nova era (2)O cliente da nova era (2)

•• Ele estEle está sem tempo de ler, por isso clica na opçãoá sem tempo de ler, por isso clica na opçãode áudio.de áudio.–– Enquanto ele se barbeia, uma voz l6e o relatórioEnquanto ele se barbeia, uma voz l6e o relatório

sobre as notícias relativas ao preço da ação.sobre as notícias relativas ao preço da ação.•• Em seguida ele clica novamente, Em seguida ele clica novamente, transfere otransfere o

relatório para seu corretorrelatório para seu corretor, com uma pergunta, com uma perguntasobre a melhor medida a ser tomada.sobre a melhor medida a ser tomada.–– Ou talvez ele nem tenha um corretor e decidaOu talvez ele nem tenha um corretor e decida

fazer uma média das ações aproveitando o preçofazer uma média das ações aproveitando o preçobaixo para comprar mais.baixo para comprar mais.

Adriano Mauro Cansian 38

O cliente da nova era (3)O cliente da nova era (3)

•• Ele pode fazer isso com Ele pode fazer isso com alguns comandosalguns comandosverbaisverbais, evitando a conta telef, evitando a conta telefônica e o tempo deônica e o tempo depesquisa pela corretora.pesquisa pela corretora.

•• Enquanto isso sua esposa consulta outra tela paraEnquanto isso sua esposa consulta outra tela parasaber a previsão do tempo.saber a previsão do tempo.

•• Hoje os dois filhos estão tendo aula em casa, emHoje os dois filhos estão tendo aula em casa, emseus seus telecomputadorestelecomputadores, usando , usando currículoscurrículospersonalizados para suas aptidõespersonalizados para suas aptidões..

Adriano Mauro Cansian 39

O cliente da nova era (4)O cliente da nova era (4)

•• Um dos filhos entra na sala reclamando de doresUm dos filhos entra na sala reclamando de doresestomacais.estomacais.–– Ele Ele é submetido a um sensor de diagnóstico queé submetido a um sensor de diagnóstico que

está conectado à Internet.está conectado à Internet.–– Ele respira pelo tudo e, por meio de umaEle respira pelo tudo e, por meio de uma

referência rápida a um maciço e gigantescoreferência rápida a um maciço e gigantescobanco de dados de correlações médicasbanco de dados de correlações médicas, sua, suacondição é avaliada.condição é avaliada.

•• Os Os resultados são remetidos a um médicoresultados são remetidos a um médico..

Adriano Mauro Cansian 40

O cliente da nova era (5)O cliente da nova era (5)

•• Dentro de poucos minutos o mDentro de poucos minutos o médico respondeédico respondecom a certeza de que o mal-estar do garoto não écom a certeza de que o mal-estar do garoto não égrave e prescreve um remédio adequado.grave e prescreve um remédio adequado.–– O médico é pago imediatamente pela O médico é pago imediatamente pela webweb..

•• A receita é encaminhada para uma farmácia maisA receita é encaminhada para uma farmácia maispróxima, que entregará o remédio em menos de 1próxima, que entregará o remédio em menos de 1hora.hora.–– A conta do remédio é debitada no cartão deA conta do remédio é debitada no cartão de

crédito da família.crédito da família.

Adriano Mauro Cansian 41

O cliente da nova era (6)O cliente da nova era (6)

•• O marido vê no seu resumo pessoal de notíciasO marido vê no seu resumo pessoal de notíciasque seu time de futebol ganhou.que seu time de futebol ganhou.–– Ele clica em um vEle clica em um vídeo de destaque e vê os golsídeo de destaque e vê os gols

selecionados.selecionados.–– Um pagamento extra é deduzido de sua conta,Um pagamento extra é deduzido de sua conta,

pelo acesso ao vídeo. pelo acesso ao vídeo. A filha não gosta deA filha não gosta defutebol, futebol, porisso porisso tem um resumo das provastem um resumo das provasmundiais de hipismo do dia anterior.mundiais de hipismo do dia anterior.

•• Em seguida ela parte para a escola com umEm seguida ela parte para a escola com umimpresso das correimpresso das correções dos problemas de cálculoções dos problemas de cálculoque ela submeteu à sua professora de cálculo pelaque ela submeteu à sua professora de cálculo pela

Internet dois dias atrás.Internet dois dias atrás. Adriano Mauro Cansian 42

O cliente da nova era (7)O cliente da nova era (7)

•• A filha não gosta de futebol, por isso suas notíciasA filha não gosta de futebol, por isso suas notíciastêm um resumo das provas mundiais de hipismotêm um resumo das provas mundiais de hipismodo dia anterior.do dia anterior.–– Ela lê as notícias e aproveita para fazer algumasEla lê as notícias e aproveita para fazer algumas

apostas nos cavalos.apostas nos cavalos.•• Em seguida ela parte para a escola com umEm seguida ela parte para a escola com um

impresso das correimpresso das correções dos problemas de cálculoções dos problemas de cálculoque ela submeteu à sua professora pela Internet,que ela submeteu à sua professora pela Internet,há dois dias atrás.há dois dias atrás.

Curso de Redes de Computadores * IBILCE - UNESP - SJRP

Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian 8

Adriano Mauro Cansian 43

O cliente da nova era (8)O cliente da nova era (8)

•• O homem clica no seu programa financeiro.O homem clica no seu programa financeiro.–– Ele quer saber quanto jEle quer saber quanto já pagou deá pagou de

imposto até aquela data, desde que foiimposto até aquela data, desde que foiimplantado o novo imposto único.implantado o novo imposto único.

•• Ele é autônomo e recebe a maior parte deEle é autônomo e recebe a maior parte desua receita através de pagamentos desua receita através de pagamentos deserviços via rede.serviços via rede.–– Seus pagamento vêm criptografados pelaSeus pagamento vêm criptografados pela

Internet.Internet.Adriano Mauro Cansian 44

O cliente da nova era (9)O cliente da nova era (9)

•• O sistema automaticamente O sistema automaticamente faz a transferfaz a transferência deência defundos para suas contasfundos para suas contas e e emite relatórios deemite relatórios derecebimentos, e cuida de suas contas a pagar.recebimentos, e cuida de suas contas a pagar.

•• Ele acha que os impostos estão altos, entãoEle acha que os impostos estão altos, entãoresolve investir em previdência privada para obterresolve investir em previdência privada para obterdescontos.descontos.–– Um consultor financeiro emite um relatório doUm consultor financeiro emite um relatório do

melhor plano de previdência para seu perfil.melhor plano de previdência para seu perfil.

Adriano Mauro Cansian 45

O cliente da nova era (10)O cliente da nova era (10)

•• Enquanto isso, Enquanto isso, às 9 da manhã às 9 da manhã sua esposasua esposajá fez todas as compras de supermercadojá fez todas as compras de supermercadodo diado dia..–– Serão entregues até a hora do almoço.Serão entregues até a hora do almoço.

•• Então, com algum tempo livre, porEntão, com algum tempo livre, porintermédio de videoconferência fazem umaintermédio de videoconferência fazem umavisita aos pais idosos que moram no litoral,visita aos pais idosos que moram no litoral,e conversam com eles na praia.e conversam com eles na praia.

Adriano Mauro Cansian 46

O cliente da nova era (11)O cliente da nova era (11)

•• JJá leram todas as notícias que queriam, com osá leram todas as notícias que queriam, com osvídeos apropriados e vídeos apropriados e estão prontos paraestão prontos paracomeçar a trabalharcomeçar a trabalhar……–– …… na sala ao lado. na sala ao lado.

•• Em uma única hora da manhã já tinhamEm uma única hora da manhã já tinhamconcluído tarefas que levariam boa parte doconcluído tarefas que levariam boa parte dodia na velha economiadia na velha economia..–– Quando o tempo de vida ainda era umaQuando o tempo de vida ainda era uma

externalidade.externalidade.

Adriano Mauro Cansian 47

Resultado: mais tempoResultado: mais tempo

•• Como resultado: Como resultado: eles teles têm mais tempo livreêm mais tempo livre..–– Podem passar mais tempo em atividadesPodem passar mais tempo em atividades

sociais, com a família, praticandosociais, com a família, praticandoesportes, fazendo atividades voluntáriasesportes, fazendo atividades voluntáriasou até mesmo trabalhando mais.ou até mesmo trabalhando mais.

•• Entretanto, o fato das pessoas estaremEntretanto, o fato das pessoas estarem““trabalhando maistrabalhando mais”” não é um problema que não é um problema quea Internet vai resolver!a Internet vai resolver!

Adriano Mauro Cansian 48

Atividades valiosas (1)Atividades valiosas (1)

•• Como a humanidade vem prosperandoComo a humanidade vem prosperandodesde os seus primdesde os seus primórdios pelo seu trabalho,órdios pelo seu trabalho,a a maioria das pessoas usará seu tempo livremaioria das pessoas usará seu tempo livrepara desenvolver atividades econômicaspara desenvolver atividades econômicasvaliosasvaliosas..–– Usando a Usando a webweb poderão trabalhar de formapoderão trabalhar de forma

muito eficiente, colaborando com osmuito eficiente, colaborando com osprincipais especialistas e atendendo aprincipais especialistas e atendendo amercados em toda a parte.mercados em toda a parte.

Curso de Redes de Computadores * IBILCE - UNESP - SJRP

Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian 9

Adriano Mauro Cansian 49

Atividades valiosas (2)Atividades valiosas (2)

•• IndIndústrias de fundo de quintal florescerão.ústrias de fundo de quintal florescerão.–– Muitas delas se tornarão corporações comMuitas delas se tornarão corporações com

negócios importantes.negócios importantes.•• Liberados da hierarquias que, em geral,Liberados da hierarquias que, em geral,

desperdiçam seu tempo e talento, desperdiçam seu tempo e talento, asaspessoas poderão descobrir suas funçõespessoas poderão descobrir suas funçõesmais produtivas,mais produtivas, e aproveita-las de forma e aproveita-las de formamais eficaz.mais eficaz.

Adriano Mauro Cansian 50

(ainda) O cliente da nova era (11)(ainda) O cliente da nova era (11)

•• À noite a família pode decidir À noite a família pode decidir assistir a um filmeassistir a um filmejuntos.juntos.–– Podem escolher a partir de centenas de milharesPodem escolher a partir de centenas de milhares

de possibilidades, avaliados por críticos em quede possibilidades, avaliados por críticos em queeles confiam.eles confiam.

•• Decidem Decidem ““comparecercomparecer”” ao ao evento de lançamentoevento de lançamentoglobal de um novo filmeglobal de um novo filme..

•• Escolhem o idioma que desejam assistir, dentroEscolhem o idioma que desejam assistir, dentrovárias possibilidades de tradução.várias possibilidades de tradução.

Adriano Mauro Cansian 51

(ainda) O cliente da nova era (12)(ainda) O cliente da nova era (12)

•• O vO vídeo será praticamente tão diversificadoídeo será praticamente tão diversificadoe rico em termos de conteúdo culturale rico em termos de conteúdo culturalquanto a cultura do livro é hoje em dia.quanto a cultura do livro é hoje em dia.–– Milhões de títulos de vídeo estarãoMilhões de títulos de vídeo estarão

disponíveis na disponíveis na AmazonAmazon, , Barnes Barnes & & Noble Noble eeem centenas de afiliadas especializadas,em centenas de afiliadas especializadas,ao redor do mundo.ao redor do mundo.

Adriano Mauro Cansian 52

A nova propaganda (1)A nova propaganda (1)

•• Em toda atividade da nova economia, aEm toda atividade da nova economia, apropaganda permanecerpropaganda permanecerá importanteá importante..–– Mas Mas você não precisará ver anúncios que nãovocê não precisará ver anúncios que não

queira verqueira ver..•• Essa mudança será a mais difícil para anunciantesEssa mudança será a mais difícil para anunciantes

e e marketeirosmarketeiros..•• No futuro ninguém conseguirá convencer você aNo futuro ninguém conseguirá convencer você a

assistir um anúncio que não queira.assistir um anúncio que não queira.–– O seu O seu tempo é preciosotempo é precioso e você é muito e você é muito

poderoso.poderoso.

Adriano Mauro Cansian 53

A nova propaganda (2)A nova propaganda (2)

•• VocVocê verá os anúncios quando quiser comprarê verá os anúncios quando quiser compraralgo específico.algo específico.–– Ou como um acessório às suas notíciasOu como um acessório às suas notícias

especializadas.especializadas.•• Se o produto lhe interessar, você poderá pedirSe o produto lhe interessar, você poderá pedir

informações adicionais.informações adicionais.•• Exemplo: revistas para públicos específicos.Exemplo: revistas para públicos específicos.•• Com Com anúncios direcionados a um públicoanúncios direcionados a um público

específicoespecífico, os , os marketeiros marketeiros assumem umassumem umconhecimento substancial do públicoconhecimento substancial do público..

Adriano Mauro Cansian 54

A nova propaganda (3)A nova propaganda (3)

•• Disciplinados pelos seus clientes, elesDisciplinados pelos seus clientes, elesprecisam ser mais informativos, precisam ser mais informativos, de formade formaobjetivaobjetiva..

––O modelo final O modelo final é o é o ““infomercialinfomercial””..

Curso de Redes de Computadores * IBILCE - UNESP - SJRP

Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian 10

Adriano Mauro Cansian 55

A nova propaganda (4)A nova propaganda (4)

•• Em um mundo onde os Em um mundo onde os ananúncios só sãoúncios só sãovistos por pessoas que escolhem vê-losvistos por pessoas que escolhem vê-los, a, aqualidade aumenta significativamentequalidade aumenta significativamente..–– A maior eficiência da propagandaA maior eficiência da propaganda

direcionada, não vem só do conhecimentodirecionada, não vem só do conhecimentosuperior do cliente, mas também devidosuperior do cliente, mas também devidoao conhecimento superior dosao conhecimento superior dosanunciantes sobre os clientes.anunciantes sobre os clientes.

Adriano Mauro Cansian 56

A nova propaganda (5)A nova propaganda (5)

•• Muitos observadores temem que este aumento deMuitos observadores temem que este aumento deconhecimento por parte dos anunciantes comoconhecimento por parte dos anunciantes comouma invasuma invasão de privacidade.ão de privacidade.–– Entretanto, a invasão de privacidade refletemEntretanto, a invasão de privacidade refletem

conhecimento inadequado, e não conhecimentoconhecimento inadequado, e não conhecimentoexcessivo.excessivo.

•• Em certo sentido, o problema é que osEm certo sentido, o problema é que ostelemarketeiros telemarketeiros não conseguem não conseguem ““invadir bem oinvadir bem osuficientesuficiente”” a sua privacidade. a sua privacidade.

EpEpílogoílogo

Adriano Mauro Cansian 58

EpEpílogo (1)ílogo (1)

•• DesnecessDesnecessário dizer que ário dizer que a Internet nãoa Internet nãoresolverá todos os problemas da raça humanaresolverá todos os problemas da raça humana..–– As pessoas continuarão a sofrer e a morrerAs pessoas continuarão a sofrer e a morrer–– As pessoas continuarão a pecar e a pagarAs pessoas continuarão a pecar e a pagar–– As pessoas continuarão a desperdiçar algumAs pessoas continuarão a desperdiçar algum

tempo e dinheiro.tempo e dinheiro.•• Mas as empresas não precisarão mais ver o tempoMas as empresas não precisarão mais ver o tempo

do seu cliente como uma do seu cliente como uma externalidadeexternalidade..

Adriano Mauro Cansian 59

EpEpílogo (2)ílogo (2)

•• O tempo serO tempo será o ponto central da viabilidadeá o ponto central da viabilidadecomercial.comercial.

•• Ao buscar os novos requisitos da sociedadeAo buscar os novos requisitos da sociedadedigital, as digital, as empresas e instituiçõesempresas e instituiçõesadotarão novos meios de comercializaçãoadotarão novos meios de comercializaçãoe atendimentoe atendimento..

•• Elas Elas adaptarão seus negócios ao novo rei eadaptarão seus negócios ao novo rei esoberanosoberano: o CLIENTE.: o CLIENTE.

Adriano Mauro Cansian 60

Last Last ((but not lostbut not lost) ) wordswords

•• Aqueles que Aqueles que ainda estiverem presos ainda estiverem presos ààvelha economia e aos conceitosvelha economia e aos conceitosultrapassadosultrapassados, , nnão terão a menor idéiaão terão a menor idéiado que está acontecendo, até que ado que está acontecendo, até que arevolução tenha praticamente acabado.revolução tenha praticamente acabado.–– Perderão as oportunidades e trem daPerderão as oportunidades e trem da

história, e história, e serão subjugadosserão subjugados pelospelossenhores do temposenhores do tempo..

Curso de Redes de Computadores * IBILCE - UNESP - SJRP

Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian 11

FimFim

TempoTempo

Adriano Mauro CansianAdriano Mauro Cansianadriano@[email protected]

____________________________________________________________Redes de Computadores * 2005Redes de Computadores * 2005

unesp - Universidade Estadual Paulista

Campus de São José do Rio Preto