Redes Sociais Indicadas Para Sua Empresa

16
COMO ESCOLHER AS REDES SOCIAIS MAIS INDICADAS PARA SUA EMPRESA E AUMENTAR SEUS RESULTADOS Um guia prático de como selecionar as redes sociais para seu negócio e dicas simples para montar uma estratégia de sucesso nas mídias sociais

description

Saiba quais as melhores redes para desenvolver seu trabalho

Transcript of Redes Sociais Indicadas Para Sua Empresa

COMO ESCOLHER ASREDES SOCIAIS MAISINDICADAS PARA SUAEMPRESA E AUMENTARSEUS RESULTADOS

Um guia prático de como selecionaras redes sociais para seu negócioe dicas simples para montar uma

estratégia de sucesso nas mídias sociais

INTRODUÇÃO

Para as empresas que querem entrar nas mídias sociais, a quantidade de redes sociais disponíveis atualmente pode confundir um pouco o empreendedor que está montando uma estratégia nesses canais.

É muito comum os empresários acharem que precisam estar em todas as redes sociais existentes e, em pouco tempo, acabarem desistindo das mídias sociais por falta de tempo e investimento para manter todos os canais atualizados.

A boa notícia é que sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais, ela só deve estar naquelas que trarão resultados efetivos para seu negócio e naquelas em que seus clientes estão.

Para ajudar a selecionar quais redes sociais são relevantes para o seu negócio, o guia “Como escolher as redes sociais mais importantes para sua empresa e aumentar seus Resultados” traz comentários sobre as principais redes sociais utilizadas no momento e algumas dicas simples de como usar cada uma delas.

SMS

@

SOBRE A BIG BANG

QUEM SOMOS

Bibiana Riedhorst

Laís Maciel

A Big Bang Online é uma agência especializada em Social Media e PR Digital. Parte do Grupo PR Digital, do qual faz parte ainda o Estúdio de Comunicação, especializado em assessoria de imprensa e relações públicas, a agência desenvolve a melhor estratégia de mídias sociais de acordo com os objetivos das marcas. Nossa meta é ajudar as empresas a criarem uma presença nas mídias sociais e melhorarem seu relacionamento com seus clientes por meio desses canais sociais.

Para compartilhar informações com o mercado, temos diversos artigos com dicas de marketing digital, mídias sociais e comunicação empresarial para empreendedores no blog Social Media Tips.

Jornalista, sócia-diretora das agências Big Bang Online e Estúdio de Comunicação, atua há mais de 15 anos auxiliando empresas de todos os tamanhos a construir sua imagem junto aos seus públicos.

Diretora de Planejamento e Novos negócios da Big Bang Online, formada em Jornalismo, com especialização em comunicação em Mídias Digitais e Marketing. Trabalha com Mídias Sociais desde a época do Orkut criando estratégias digitais para empresas dos mais variados segmentos.

FACEBOOK

Sendo a rede social mais popular do mundo, com 1 bilhão de usuários e 61 milhões só no Brasil, o Facebook não pode ser ignorado, sendo quase obrigatório para as empresas. Por conta disso, acredito que todos os tipos de empresa devem estar nessa rede social, seja do segmento B2C ou B2B.Embora o número de interações no Facebook tenha crescido no Brasil e o tempo gasto pelo usuário brasileiro na rede impressione (98% do tempo gasto em redes sociais), há alguns fatores negativos da rede que precisamos considerar.

Com o aumento no número de páginas de empresas e perfis de usuários (pelo menos essa é a explicação oficial do Facebook), a rede social vem diminuindo o alcance orgânico das fanpages (páginas de empresas no Facebook). Hoje tem se falado em um alcance de apenas 1% dos fãs da página para as publicações orgânicas (aquelas que não são patrocinadas). Ou seja, mesmo que a sua página tenha um ótimo conteúdo (veja as dicas desse post), você vai ter que investir um pouco da sua verba no patrocínio dos posts.

Além dessa questão, é importante considerar a grande queda no número de adolescentes nessa rede social, atribuída ao aumento do número de pais desses jovens no Facebook. Portanto, se o seu público-alvo é de adolescentes, talvez não seja a melhor estratégia ter uma fanpage. Existem outras redes que estão crescendo entre esse público teen, como Snapchat, Instagram e Whatsapp.

DICAS PARA O FACEBOOK

Use imagens nos posts;

Conteúdo divertido ou que emocione costuma gerar mais engaja-mento;

Ofereça conteúdo que seja relevante para seu público-alvo. Pense no problema que seu cliente tem e ofereça uma dica para resolvê-lo;

Faça, no máximo, 3 postagens por dia;

Use ganhos com datas comemorativas e acontecimentos do dia a dia que podem ser relacionados com seu negócio;

Textos curtos.

Quer ter mais engajamento no seu Facebook?

Clique aqui e veja diversas dicas no Social Media Tips!

LINKEDIN

Ultrapassando o Twitter no ranking das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros depois do Facebook, com um crescimento de 11% no último ano, o LinkedIn é a segunda rede social mais com mais visitantes no Brasil.

Plataforma focada em relacionamento profissional com mais de 15 mil-hões de usuários no país, o LinkedIn tem a maioria dos usuários com mais 32 anos e os setores mais presentes na rede no Brasil são Indústria, Tecno-logia e Saúde.

Entretanto, somente 13% dos usuários acessam a rede social diaria-mente. As pessoas usam a plataforma ocasionalmente para contatos com parceiros comerciais, buscar emprego e networking.

Por conta disso, as marcas ainda não priorizaram o LinkedIn. No entanto, a maioria dos especialistas da área está convencida que a rede vai continuar crescendo no país. A rede social é perfeita para relacionamento profission-al, tanto para empregadores como para candidatos. É ótima para network-ing e a ferramenta para compartilhar conteúdo vem melhorando a cada dia.

Minha indicação é que todos os profissionais tenham um perfil no LinkedIn e também as empresas do segmento B2B. E as pequenas empresas também podem se beneficiar com a plataforma, buscando novos clientes, parceiros e colaboradores.

Não é necessária uma atualização intensa na rede, então tente manter uma frequência de atualização semanal ou quinzenal. E tente participar de grupos de discussão que sejam relevantes para o seu negócio.

DICAS PARA LINKEDIN

Envolva seus colaboradores na rede. Incentive a equipe a ter um perfil na rede atualizado e atualizar com as novidades da empresa;

Aproveite o conteúdo das outras redes sociais para atualizar o perfil da sua empresa, dessa forma você não irá precisar investir mais tempo em criar conteúdos novos;

Escolha conteúdo que agregue valor aos seus seguidores. Não fale somente sobre sua empresa, inclua artigos ou dicas interessantes para seus consumidores;

Participe de grupos relacionados ao seu negócio. Faça uma busca e encontre os grupos que estão falando sobre assuntos ligados ao seu negócio e participe com dicas e artigos interessantes.

Quer mais dicas de como usar o LinkedIn a favor do seu negócio?

Clique aqui e veja um post com diversas dicas

@

SMS

TWITTER

Apesar do Twitter ter perdido um pouco sua força aqui no Brasil, caindo para o terceiro lugar no ranking das redes sociais com mais visitantes bra-sileiros no último ano, sendo ultrapassado pelo LinkedIn, a rede social tem os usuários com maior tendência a seguir marcas de empresas.

A maioria dos usuários do Twitter está na rede para acompanhar notícias e saber o que está acontecendo no momento. No caso dos seguidores das marcas, as pessoas geralmente estão em busca de alguma promoção, oferta ou desconto.

O Twitter é interessante para empresas que tem informações em tempo real para compartilhar com os usuários, por exemplo, empresas de notícias, redes de televisão, empresas de tecnologia e marketing, entre outras.

Ele também é muito usado para compartilhar conteúdo em tempo real sobre eventos que estão acontecendo no momento, como, por exemplo, a Copa do Mundo. Para ser bem sucedido na rede, uma dica é acompanhar eventos relacionados ao seu setor e compartilhar as informações em tempo real. Você também pode colocar conteúdos relacionados a novas tecnologias, cases e relatórios da sua área.

Além disso, os maiores influenciadores ou formadores de opinião estão no Twitter, o que pode ser interessante para você começar um relaciona-mento com eles. Outra vantagem é que a rede também é indexada pelo Google, o que sempre ajuda na otimização da sua marca.

DICAS PARA TWITTER

Faça tweets curtos. Estudos indicam que mensagens com menos de 100 caracteres geram um engajamento maior;

Poste cerca de 5 a 10 mensagens por dia. Como o Twitter não usa a tecnologia de mostrar apenas o mais relevante para você, como o Facebook, por exemplo, se não postar com frequência você não será visto;

Siga as pessoas que tem interesse que sigam sua marca. Dessa forma, elas descobrirão seu perfil e podem seguir seu perfil também;

Promova sorteios e concursos culturais. É uma ótima forma de pro-mover seu perfil e conseguir mais seguidores.

INSTAGRAM

Com um rápido crescimento no Brasil (quase de 900% desde janeiro de 2013), o Instagram é considerado a quinta rede social mais popular do mundo. Segundo estudos recentes, a rede já tem mais de 200 milhões de usuários, sendo que 57% deles utilizam o Instagram diariamente. A maioria dos usuários tem entre 18 a 29 anos.

Os negócios que devem usar o Instagram são todos aqueles que podem ter boas imagens para compartilhar, como restaurantes, moda, acessórios, arquitetura, designers, etc. Porém, não adianta você colocar uma imagem comum e esperar que ela vá viralizar. Invista nas suas imagens, use fotos profissionais, mostre os diferenciais do seu produto ou empresa. Também aproveite as datas comemorativas, como dia das mães, Natal, dia dos pais, etc...

InstaPhotoInstaPhoto

Entenda mais sobre o Instagram e como aproveitá-lo para divulgar o seu negócio!

Clique aqui!

DICAS PARA O INSTAGRAM

Seja fiel a sua marca. Tenha certeza que o conteúdo que está publi-cando tenha relação com o que sua empresa acredita. Se o seu difer-encial é a inovação, tente privilegiar esse tema no seu conteúdo;

Não publique apenas imagens do seu negócio ou produtos, inclua também imagens divertidas na sua estratégia de conteúdo;

Não é necessário atualizar a conta diariamente para não cansar seus seguidores, mas tenha uma programação para não se esquecer de atualizar;

Conecte sua conta ao Facebook e use hashtags populares para con-seguir mais seguidores;

Siga outros usuários e curta suas fotos para engajar seu público.

GOOGLE+

Com cerca de 300 milhões de usuários ativos por mês, a rede social do Google ainda não emplacou no Brasil. Ideal para compartilhar conteúdo entre os usuários, o grande diferencial da rede social são os Hangouts, que são usados por sites de notícias e formadores de opinião para realizar even-tos com suas audiências.

Para as marcas, acredito que possa ser interessante para as empresas de tecnologia ter uma atuação na rede. Outra vantagem da rede é sua influên-cia nos mecanismos de busca. Na verdade, sua recomendação (+1) é um dos fatores mais importantes para o SEO.

DICAS PARA GOOGLE+

Ao criar a página da sua empresa no Google +, utilize as pala-vras-chaves relevantes para seu negócio para que sejam otimizadas na busca do Google;

Divulgue sua página no seu site, assinatura de e-mail, etc...

Convide seus funcionários a usar a rede e seguir a empresa. Também os incentive a compartilhar a página e seu conteúdo com seus amigos;

Compartilhe o mesmo conteúdo do Facebook ou do seu blog para ver como as pessoas reagem nas diferentes plataformas.

Clique aqui e entenda a importância do Google para o seu negócio!

PINTEREST

Com cerca de 60 milhões de usuários, sendo que 70% são norte-americanos, segundo a ComScore, o Pinterest é usado principalmente por mulheres (84% dos usuários). A maioria dos usuários está na rede em busca de inspiração sobre o que comprar e por isso a rede social é perfeita para o ecommerce. Os segmentos que podem se beneficiar com uma página no Pinterest são moda, decoração, acessórios, jóias, entre outros. Se o seu público-alvo é basicamente feminino, então pense em montar uma estratégia na rede social.

DICAS PARA O PINTEREST

Crie uma página de empresa no Pinterest;

Crie quadros “boards” que sejam relacionados ao seu negócio. Um ecommerce de moda pode criar painéis como: looks para trabalhar, moda verão 2014, saias longas, etc...

Use boas imagens dos seus produtos. Seja criativo e lembre-se que você poderá inspirar as pessoas a comprar seus produtos;

Não fale somente sobre sua empresa e produtos. Crie painéis de inspiração, desejos, conselhos, ideias, com base no que sua empresa acredita.

Clique aqui e veja mais dicas de como usar o Pinterest para sua empresa!

CONCLUSÃO

Esperamos que tenha gostado desse material. Com essas dicas, que já foram testadas com sucesso pela nossa equipe com os nossos clientes, você terá dados para escolher as melhores redes sociais para posicionar sua empresa. Também conseguirá montar uma estratégia de conteúdo para cada uma das redes sociais.

Minha sugestão é você escolher duas ou três redes sociais mais relevantes para sua empresa e, depois de um tempo, avaliar o retorno de cada uma para seu negócio.

Se você gostou desse e-book, compartilhe com seus amigos. Esse material foi produzido para ajudar os empresários a implementar uma estratégia de mídias sociais de sucesso.

Se quiser saber mais como melhorar suas estratégias de divulgação, mídias sociais, comunicação online e potencializar suas vendas, conheça nosso blog:

Social Media Tipswww.socialmediatips.com.br

Caso precise de ajuda para montar um plano de comunicação nas mídias sociais, procure nossa agência:

Big Bang Onlinewww.bigbangonline.com.br

Vamos gostar muito de ajudá-lo nessa empreitada!