Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas...

22
Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite a sua identificação individual. (NBR 6023)

Transcript of Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas...

Page 1: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Referências Bibliográficas

Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite a sua identificação individual. (NBR 6023)

Page 2: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

MODELO GERALSOBRENOME, prenome do autor. Titulo da obra. Ed. Local: Editora, ano.

Informações Gerais: As referências bibliográficas podem vir:

em listas após o texto, antecedendo os anexos; no rodapé; no fim do capítulo; antecedendo resumos, resenhas e recensões; quando publicadas independentes do texto. (NBR 6028, 1990).

Page 3: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Informações Gerais As referências devem ser digitadas, usando

espaço simples entre as linhas e espaço duplo para separá-las.

Usa-se ponto após o nome do autor/autores, após o título, edição e no final da referência.

Os dois pontos são usados antes do subtítulo, antes da editora e depois do termo “In:”

O nome da publicação pode vir em itálico ou em negrito.

Page 4: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

AUTORIAExemplo de Modelo de um

autor:LIMA, Adriana Flávia Santos de Oliveira. Pré-escola e alfabetização: uma proposta baseada em Paulo Freire e Jean Piaget. 2ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

Page 5: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Observações... Quando se referenciam várias obras do

mesmo autor, substitui-se o nome do autor das referências subseqüentes por um traço equivalente a 6 espaços.

Não se colocam como sobrenome final,

ao começar a indicação de autor, indicativos como: Júnior, Filho, Neto e similares.

Page 6: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Dois Autores e Três autores

2 autores:LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4ª ed. São Paulo: Atlas.

3 autores:NORTON, Peter; AITKEN, Peter; WILTON, Richard. Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução: Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campos, 1994.

Page 7: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Mais de três autores...LUCKESI, Cipriano Carlos et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1989.

Com mais de três autores, usa-se a expressão et al (e outros; entre outros)

Page 8: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Artigo de Revista AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo.

Título da Revista (abreviado ou não), Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.

Exemplo:DELGADO, Ana Paula. Transformações do estado por evolução, reforma e golpes. Revista CADE-FMJ. Rio de Janeiro, n° 12, p. 71- 75, jan./jun. 2005.

Page 9: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Publicações Periódicas consideradas (On-line)

TÍTULO DA PUBLICAÇÃO. Local (cidade): Editora, volume, número, mês, ano. Disponível em: <endereço>.Acesso em: data.

Exemplo:CONHECENDO O CORPO HUMANO. São Paulo: v.5 n°4, 2002. Disponível em: <http://www.eciencia.usp.br>. Acesso em: 23 mar. 2003.

Page 10: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Artigos de Periódicos (On-line)

AUTOR. Título do artigo. Título da publicação seriada, local, volume, fascículo, páginas, data. Disponível em: <Endereço.>. Acesso em: data.

Exemplo:

FIGUEREDO, Patrícia da Motta Vieira. A influência do lócus de controle conjugal, das habilidades sociais conjugais e da comunicação conjugal na satisfação com o casamento. Ciências & Cognição. Rio de Janeiro, v.06: 123-132, 2005. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v06/m24563.pdf> Acesso em 01 de março de 2006.

Page 11: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Artigos de Jornais (On-line) AUTOR. Título do artigo. Título do jornal, local, data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Disponível em: <Endereço>. Acesso em: data.Exemplo:TAVES, Rodrigo França. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 1998. Disponível em: <http://www.oglobo.com.br/>. Acesso em: 25 de maio de 1998.

Page 12: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

NORMAS PARA FAZER CITAÇÃO (NBR 10520)

Quando no decorrer do desenvolvimento do corpo do texto, pretende-se transcrever o que o autor escreveu.

Em todas as citações deve-se mencionar a autoria das mesmas, podendo seguir os seguintes modelos:

Page 13: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

NORMAS PARA FAZER CITAÇÃO (NBR 10520)

autor-data: quando o último sobrenome do autor é apresentado em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação. Pode-se indicar também a página. Estes dados aparecem entre parênteses no texto.

Exemplo: (SILVA, 1980) (SILVA, 1980, p.10)

Page 14: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Observação... Quando existirem dois a três

autores cita-se os seus respectivos sobrenomes separados por ponto-e-vírgula (;), data da obra e página da citação. Mais de três autores cita-se o sobrenome do primeiro seguido pela expressão et al (entre outros).

Page 15: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

NORMAS PARA FAZER CITAÇÃO (NBR 10520)

Quando há dois autores com o mesmo sobrenome e mesma data, acrescenta-se as iniciais de seus prenomes.

Exemplo: (SILVA, M. E., 1997) (SILVA, J. E., 1997)

Page 16: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

NORMAS PARA FAZER CITAÇÃO (NBR 10520)

Quando há citações de dois ou mais documentos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, acrescenta-se letras minúsculas para diferenciá-las.Exemplo: (SILVA, 1997a)

(SILVA, 1997b)

Page 17: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Citação DiretaÉ a transcrição literal do texto.

Citação Direta Curta - com menos de três linhas – Deve ser feita na continuação do texto, entre aspas.

Page 18: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Exemplo de Citação Direta Curta

Definindo as organizações primordialmente como processos de tomada de decisão, que envolvem a cooperação coordenada de seus participantes em busca da realização dos objetivos organizacionais, Simon põe em evidência a importância do planejamento das ações e dos padrões de comportamento para o trabalho em organizações, uma vez que “cada indivíduo deve saber quais são as reações dos demais, a fim de determinar de maneira adequada as conseqüências de suas próprias ações” (SIMON, 1970, p. 73);

Page 19: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Citação Direta Longa Com mais de três linhas – deverão

ser separadas do texto por um espaço. O trecho é transcrito em espaço simples entrelinhas e com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte número 10. Ao final da transcrição faz-se a citação.

Page 20: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Exemplo de Citação Direta Longa

“A mente humana é, por natureza, questionadora. O ser humano nunca está absolutamente satisfeito com o que sabe. Ele está sempre à procura de algo que ainda não conhece, sobretudo quando o conhecimento que já possui se torna frágil, e muitas vezes, contraditório”.(SANTOS; PEREIRA, 1999, p.46).

Page 21: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Citação LivreConsiste na reprodução do conteúdo de um documento original, através da interpretação do texto. Não é a transcrição literal do texto. Nesse caso, não se usa aspas ou itálico, mas é necessário citar a fonte).

Exemplo:De acordo com Freitas (1989, p.37), a cultura organizacional pode ser identificada e aprendida através de seus elementos básicos, tais como: valores, crenças, rituais, estórias e mitos, tabus e normas.

Page 22: Referências Bibliográficas Relação alfabética de toda fonte de informação consultada, citadas no texto, durante a elaboração do trabalho científico. Referência.

Citação de Citação É a menção a um documento ao qual não se

teve acesso do original, tomando conhecimento de sua existência através de outro trabalho. Só deve ser utilizada na total impossibilidade de acesso ao documento original. Cita-se dessa maneira: autor não consultado seguido da expressão citado por ou apud, e autor da obra consultada.

EXEMPLO:(BENFEY, 1979 apud ou citado por SOLOMONS, 1982).