refexão

2
Oficina de Formação – A Biblioteca Escolar 2.0 Reflexão sobre a temática da agregação de conteúdos e o trabalho da Biblioteca (vantagens, potencialidades, outros possíveis usos, formas de otimização, …). Olá a todos com as leituras desta sessão e posterior pesquisa por vários sites e blogues das diversas bibliotecas municipais, escolares e outras organizações de potencial interesse para a biblioteca, pude constatar a importância que a utilização de canais RSS pode ter. É, de facto, surpreendente como a utlização de uma tecnologia tão barata e acessível a todos nós, pode marcar a diferença melhorando substancialmente a qualidade dos serviços prestados, facilitando o acesso à informação, aumentando a rapidez de acesso, dando-nos a possibilidade de filtrar a informação que pretendemos. No nosso quotidiano somos "massacrados" pela quantidade de informação e pela rapidez vertiginosa com que essa informação passa. Assim, aceder à informação atualizada em tempo real é, por vezes, tarefa dificíl. A agregação de conteúdos, através de ferramentas como o Google Reader, Bloglines, Netvibes ou Newsgator, permite essa atualização. Recebemos informações atualizadas dos temas que nos interessam e de sites e blogues que são importantes. Assim, “Com o RSS não somos nós que temos que partir em busca da informação atualizada, é a própria informação que vem ter connosco”. Desta forma, gerir a informação e o próprio acesso à mesma é muito mais fácil e acima de tudo muito mais rápido (o que se revela de crucial importância na nossa sociedade). Relativamente às Bibliotecas Escolares senti o quão importante será a utlização das tecnologias RSS para a divulgação das atividades, eventos, novas aquisições, destaques, etc. De uma forma muito fácil poderemos chegar aos nossos utilizadores que, ao subscreverem os nosso feeds terão a informação atual em tempo real e de uma forma muito fácil e prática. Há já

Transcript of refexão

Page 1: refexão

Oficina de Formação – A Biblioteca Escolar 2.0

Reflexão sobre a temática da agregação de conteúdos e o trabalho da Biblioteca (vantagens, potencialidades, outros possíveis usos, formas de otimização, …).

Olá a todos

com as leituras desta sessão e posterior pesquisa por vários sites e blogues das diversas bibliotecas municipais, escolares e outras organizações de potencial interesse para a biblioteca, pude constatar a importância que a utilização de canais RSS pode ter. É, de facto, surpreendente como a utlização de uma tecnologia tão barata e acessível a todos nós, pode marcar a diferença melhorando substancialmente a qualidade dos serviços prestados, facilitando o acesso à informação, aumentando a rapidez de acesso, dando-nos a possibilidade de filtrar a informação que pretendemos.

No nosso quotidiano somos "massacrados" pela quantidade de informação e pela rapidez vertiginosa com que essa informação passa. Assim, aceder à informação atualizada em tempo real é, por vezes, tarefa dificíl.

A agregação de conteúdos, através de ferramentas como o Google Reader, Bloglines, Netvibes ou Newsgator, permite essa atualização. Recebemos informações atualizadas dos temas que nos interessam e de sites e blogues que são importantes. Assim, “Com o RSS não somos nós que temos que partir em busca da informação atualizada, é a própria informação que vem ter connosco”. Desta forma, gerir a informação e o próprio acesso à mesma é muito mais fácil e acima de tudo muito mais rápido (o que se revela de crucial importância na nossa sociedade).

Relativamente às Bibliotecas Escolares senti o quão importante será a utlização das tecnologias RSS para a divulgação das atividades, eventos, novas aquisições, destaques, etc. De uma forma muito fácil poderemos chegar aos nossos utilizadores que, ao subscreverem os nosso feeds terão a informação atual em tempo real e de uma forma muito fácil e prática. Há já alguns exemplos dessas práticas como é a Rede de Bibliotecas Escolares do Porto e a Rede de Bibliotecas do Algarve (entre outros).

Seguidamente teremos que passar à organização de feeds temáticos que facilitarão as pesquisas dos nossos utilizadores (fornecendo, por exemplo, canais temáticos por áreas curriculares) permitindo-lhes a recuperação da informação de uma forma fácil e rápida.

São, sem dúvida, imensas as vantagens destas tecnologias no que diz respeito ao acesso e partilha de informação, principalmente no que diz respeito à rapidez e à filtragem da mesma.

Vou, com toda a certeza, a partir deste momento, usá-la nas minhas práticas do dia-a-dia.

Continuação de bom trabalho!

Fátima Correia