ReflexãO Critica

2
REFLEXÃO CRÍTICA ESCOLA: Instituto Ciências Educativas de Felgueiras DISCIPLINA: Metodologias das expressões Didáctica de E.V.T DOCENTE: Dra. Ana Luísa Souto e Melo. DISCENTES: Ana Elisabete Magalhães ANO LECTIVO: 2008 / 2009 A disciplina de Metodologia das expressões foi algo de novo para mim pois quando me falaram da disciplina a minha opinião era neutra, ou seja se me perguntassem se era importante não sabia o que responder. Neste momento considero que é uma mais- valia para todos nós, pois engloba vários conteúdos importantes para a carreira de um professor, como: a criatividade, o som e música, jogos de actividade, enquadramento das expressões (Dramática, Plástica, Físico - Motora e Musical) ou seja, ao trabalhar com todas estas áreas o entusiasmo foi cada vez maior e a aprendizagem concebida foi também cada vez mais enriquecedora. As metodologias nestas aulas pela Drª Ana Luísa foram as seguintes: Aulas teórico-práticas, Aulas expositivas, Projecção de slides, acetatos, vídeos, exercícios práticos (várias expressões), reflexão das mesmas, que na minha opinião foi a melhor forma de nos esclarecer e cativar porque de cada vez que se realizava uma actividade diferente todos ficamos a pensar o que iria sair dali , (embora falo com uma ideia geral porque foram poucas as aulas que assisti, devido a ser trabalhadora estudante, mas que fui tendo o conhecimento de como decorriam todas as actividades pelos colegas), penso que a abordagem feita pela docente Dr. Ana Luísa foi das melhores pois as actividades foram sempre diversificando onde pudemos tirar proveito até para o nosso estágio principalmente porque nos encontrava- mos a estagiar no 1º ciclo. Ao longo do ano foi-nos pedido pela docente para que apresentasse- mos um portfólio, no qual quando ouvi falar me senti perdida pois não sabia como o iria fazer. Mesmo assim não quis deixar de o tentar realizar até mesmo porque será, uma das “ bengalas”, que me pode acompanhar um dia quando der aulas.

Transcript of ReflexãO Critica

REFLEXÃO CRÍTICA

ESCOLA: Instituto Ciências Educativas de Felgueiras

DISCIPLINA: Metodologias das expressões Didáctica de E.V.T

DOCENTE: Dra. Ana Luísa Souto e Melo.

DISCENTES: Ana Elisabete Magalhães

ANO LECTIVO: 2008 / 2009

A disciplina de Metodologia das expressões foi algo de novo para mim pois quando me falaram da disciplina a minha opinião era neutra, ou seja se me perguntassem se era importante não sabia o que responder. Neste momento considero que é uma mais- valia para todos nós, pois engloba vários conteúdos importantes para a carreira de um professor, como: a criatividade, o som e música, jogos de actividade, enquadramento das expressões (Dramática, Plástica, Físico - Motora e Musical) ou seja, ao trabalhar com todas estas áreas o entusiasmo foi cada vez maior e a aprendizagem concebida foi também cada vez mais enriquecedora. As metodologias nestas aulas pela Drª Ana Luísa foram as seguintes:Aulas teórico-práticas, Aulas expositivas, Projecção de slides, acetatos, vídeos, exercícios práticos (várias expressões), reflexão das mesmas, que na minha opinião foi a melhor forma de nos esclarecer e cativar porque de cada vez que se realizava uma actividade diferente todos ficamos a pensar o que iria sair dali , (embora falo com uma ideia geral porque foram poucas as aulas que assisti, devido a ser trabalhadora estudante, mas que fui tendo o conhecimento de como decorriam todas as actividades pelos colegas), penso que a abordagem feita pela docente Dr. Ana Luísa foi das melhores pois as actividades foram sempre diversificando onde pudemos tirar proveito até para o nosso estágio principalmente porque nos encontrava-mos a estagiar no 1º ciclo. Ao longo do ano foi-nos pedido pela docente para que apresentasse-mos um portfólio, no qual quando ouvi falar me senti perdida pois não sabia como o iria fazer. Mesmo assim não quis deixar de o tentar realizar até mesmo porque será, uma das “ bengalas”, que me pode acompanhar um dia quando der aulas.

Ao iniciar a pesquisa e juntar todas actividades, ou seja, tanto as que conhecia, as que pesquisei e até mesmo as que fiz durante o estágio, fui-me apercebendo da quantidade de materiais que são desperdiçados. As coisas fantásticas que se podem fazer para as crianças com estes materiais, ou seja com esta pesquisa posso considerar que aprendi muito desde a informação importante que existe (e eu desconhecia), assim como tantos trabalhos que podem levar as crianças a “sonhar “, e a sentirem prazer nos objectos realizados pelas suas próprias mãos vendo o resultado final. Assim como também o prazer que tem quando se trata de, essa actividade ser para oferecer ou para demonstrar a alguém, elas sentem prazer no que estão a fazer dedicando-se de corpo e alma, é lindo ver quando isso acontece.

Já depois de toda esta pesquisa, que considero ainda não ter chegado ao fim, porque existe informação ainda para continuar a procurar, senti que aprendi muito tendo que agradecer à professora por nos ter proporcionado todas estas experiências, e que algumas delas ficaram na memória como; ter que criar um objecto com outro colega de olhos vendados, a aula de dança que preparamos para apresentar aos colegas de turma, a ida ao “Atelier do Rato Fusível”…, outra das actividades também que agradecemos ao Cláudio pelo seu desempenho em trazer os bailarinos. Todas estas actividades nos trazem conhecimentos e vivencias que poderão ser únicas, mas muito proveitosas.

Considero ainda que esta pesquisa, é das mais interessantes que realizei até hoje, tendo como objectivo de toda a informação que me for possível continuar a introduzir neste portfólio pois muitas vezes ao concretizar essas ideias o trabalho final é divino e fantástico. As crianças ficam maravilhadas e nós também por ver a sua alegria.