REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de...

19
REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com outro. Prof Taveira

Transcript of REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de...

Page 1: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

REFLEXÃO DA LUZ

É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com outro.

Prof Taveira

Page 2: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

LEIS DA REFLEXÃO

1ª Lei - O raio incidente (RI), o raio refletido (RR) e a normal (N), no ponto de incidência, estão no mesmo plano.

2ª Lei – O ângulo de incidência (i) é igual ao ângulo de refração (r).

Page 3: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

LEIS DA REFLEXÃO

Page 4: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

ESPELHO PLANO

Chama-se espelho plano qualquer superfície plana, polida e com alto poder refletor.

Page 5: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

IMAGENS FORMADAS POR ESPELHOS PLANOS

De um ponto objeto realO ponto objeto P e a imagem P´ são simétricos

em relação ao espelho plano.

Page 6: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

IMAGENS FORMADAS POR ESPELHOS PLANOS

De um ponto objeto virtualO ponto objeto e o ponto imagem são

simétricos em relação ao plano de um espelho plano.

Page 7: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

IMAGENS FORMADAS POR ESPELHOS PLANOS

Nos espelhos planos, o objeto e a respectiva imagem tem sempre naturezas opostas, isto é, se o primeiro for real, o outro será virtual e vice-versa.

Page 8: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

PROPRIEDADE FUNDAMENTAL DOS ESPELHOS PLANOS: SIMETRIA

Em um espelho plano, objeto e imagem são simétricos a superfície refletora

Page 9: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!!!

Objeto e imagem no espelho plano são chamados de figuras enantiomorfas.

Page 10: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

TRANSLAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO

Consideremos um caso de translação de um espelho plano. Um objeto O é colocado em frente ao espelho E que se encontra na posição 1. Deslocamos o espelho até a posição 2, ao mesmo tempo que podemos observar a imagem O´ deslocar-se da posição i a f.

Page 11: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

TRANSLAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO

Page 12: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

TRANSLAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO

Note que, se o espelho foi afastado de d, a imagem movimenta-se o dobro do deslocamento do espelho, ou seja 2d.

Como ambos os deslocamentos ocorrem simultaneamente, pode-se deduzir que a velocidade da imagem é o dobro da velocidade do espelho, em relação ao objeto em repouso.

Page 13: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

ROTAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO

Quando um espelho plano sofre uma rotação de um ângulo α em torno de um eixo normal ao plano de incidência de um raio de luz proveniente de uma fonte fixa, o raio refletido correspondente sofre uma rotação, no mesmo sentido, de um ângulo que equivale ao dobro de α.

Page 14: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

ROTAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO

Page 15: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

CAMPO VISUAL DE UM OBSERVADOR EM UM ESPELHO PLANO

Chama-se campo de um espelho plano, para determinado observador, a região do espaço que pode ser contemplada por ele pela reflexão da luz no espelho.

Page 16: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

CAMPO VISUAL DE UM OBSERVADOR EM UM ESPELHO PLANO

Page 17: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS

Dois espelhos planos formando um ângulo α conjugam de um objeto um número n de imagens dado por:

Page 18: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS

Obs.: 1) Se 3600 / α é par o objeto pode ocupar qualquer posição.

2) se 3600 / α é ímpar o objeto deve estar no plano bissetor.

Page 19: REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS