Reflexão IX

5
Departamento das Ciências da Educação Licenciatura em Ensino Básico 1º Ciclo 4º Ano/ 1º semestre Diário Machico, 16 de Dezembro de 2009 EB1/PE DE Machico Este foi o último dia do Período que estive com os meninos e mais uma vez, por nos estarmos aproximar do Natal, a Agenda Semanal sofreu algumas alterações. Nesse dia abriram a janela décima oitava do Calendário do Advento, foi o Pedro que a foi abrir. Depois prometeu que hoje não comerei doces, para além daquele chocolate. Não fiquei lá muito convencida com a promessa dele, pois tem se revelado muito imaturo nas suas atitudes durante as aulas. Em seguida disseram a oração e como é de costume, muitos dos alunos já a sabiam de memória. No momento de Ler, Mostrar e Contar, foi a Leonor, o André, a Teresa e a Verónica que se tinham inscrito para

description

Reflexão IX

Transcript of Reflexão IX

Page 1: Reflexão IX

Departamento das Ciências da EducaçãoLicenciatura em Ensino Básico 1º Ciclo

4º Ano/ 1º semestre

DiárioMachico, 16 de Dezembro de 2009EB1/PE DE Machico

Este foi o último dia do Período que estive com os meninos e mais uma vez, por nos estarmos aproximar do Natal, a Agenda Semanal sofreu algumas alterações.

Nesse dia abriram a janela décima oitava do Calendário do Advento, foi o Pedro que a foi abrir. Depois prometeu que hoje não comerei doces, para além daquele chocolate. Não fiquei lá muito convencida com a promessa dele, pois tem se revelado muito imaturo nas suas atitudes durante as aulas. Em seguida disseram a oração e como é de costume, muitos dos alunos já a sabiam de memória.

No momento de Ler, Mostrar e Contar, foi a Leonor, o André, a Teresa e a Verónica que se tinham inscrito para falarem nesse dia. A Leonor levou um postal, feito por ela. O André levou um postal feito por ele na aula de inglês e pediu a professora para escrever no caderno das novidades a seguinte frase: -“ Eu fiz um postal, na aula de inglês. A Teresa contou que tinha ido ao café com a família e pediu para a professora escrever a seguinte frase : - “Eu fui ao café com a

Page 2: Reflexão IX

minha família”. E por último a Verónica contou que brincou com a irmã, e a professora escreveu a seguinte frase: - “Eu joguei um jogo com a minha mana”, ditado pela aluna. Em seguida, dois alunos fazem comentários por cada um aluno se inscreveu. Quem vai ler, mostrar ou contar mostra uma grande maturidade e sabe da importância daquele momento, pois aguarda pacientemente pelo silêncio. Enquanto quem ouve e vê por vezes não respeita o colega, porque faz barulho ou simplesmente não presta atenção.

Os alunos fizeram a continuação do trabalho com o texto do Lucas, que foi

iniciado na terça-feira, foi a primeira vez que assisti a esta forma de trabalhar. O Lucas

foi ordenar as unidades de sentido, na presença do modelo, mostrando alguma

dificuldade em fazê-lo.

Eu gostei

de brincar à playstation

na casa da minha avó

com o meu primo.

Em seguida leu o seu texto, com ajuda de um colega e a professora leu-o no final. O texto foi dividido em sílabas e cada aluno ficou pelo menos com uma sílaba a alguns alunos com duas, devido ao número de sílabas. Depois entre todos reconstruíram-no, na presença do modelo. Em seguida contaram o número de sílabas, trabalhando deste modo a área da matemática, fazendo a interdisciplinaridade entre essas áreas.

Com algumas sílabas do texto os alunos formavam novas palavras. O Márcio descobriu a palavra saca, a partir das sílabas da palavra casa. Mas não a conseguiu ler, a professora o auxiliou. A Leonor descobriu a palavra teia, a partir da palavra gostei/a, e a conseguiu ler.

Page 3: Reflexão IX

Depois os alunos desenvolveram uma actividade que envolvia a Língua Portuguesa e a Expressão Plástica que era a construção de um postal de Natal. Esta actividade foi posta em prática do seguinte modo: foram colocados os nomes dos alunos numa caixa e cada um dos alunos retirava sem olhar o nome do colega, mas tinham de guardar segredo para quem estavam a fazer o postal de Natal, esse colega era o seu amigo secreto. Enquanto eles iam fazendo o postal eu e a professora Cristina íamos passando e perguntando o que queriam escrever ao seu amigo secreto, eles ditavam e nós escrevíamos num pedaço de papel para depois eles quando terminassem de construir o passassem para o cartão a lápis e depois de corrigido passado a caneta. Quando todos terminaram chegou o momento de serem entregues. A professora chamou um aluno e ele chamou o seu amigo secreto, e este aluno chamou o seu amigo secreto e assim sucessivamente. Reconheci que era uma actividade muito interessante, até agora sempre tinha visto os alunos a fazerem postais de Natal para a família e não para os colegas e reparei que se divertiram bastante a fazê-los apesar de alguns terem alguma dificuldade para manterem em segredo o nome do seu amigo. Foi agradável de se ver eles a trocarem o postal e a agradecerem ao colega. Por serem feitos para os colegas houve mais diversidade nas frases.

Em seguida foi a apresentação dos Trabalhos de Projecto, sobre a época natalícia na Madeira, cujo tema foi a “Noite de Mercado”. Cada elemento do grupo fez desenhos sobre o tema e depois apresentaram-nos à turma. A professora e os colegas questionaram o grupo e acrescentaram alguma informação, foi agradável ver os colegas a enriquecer o trabalho. Este tema foi bastante debatido. Cada um dos elementos do grupo elege um colega para comentar. Nos comentários costumam muitas vezes dizer, “Gostei da forma como falaste”, neste trabalho não foi excepção.

No Estudo Autónomo foram acrescentadas actividades novas, tais como: tragam, dicionário ilustrado e criar livrinhos. O facto de

Page 4: Reflexão IX

surgir novas actividades vai lhes permitir adquirirem novos conhecimentos e não se aborrecerem por estarem o tempo todo a fazerem o mesmo.

Na área da Matemática resolveram exercícios do manual, onde tinham de resolver situações problemáticas que envolviam a operação adição e subtracção.

Os alunos responsáveis pelas tarefas do fim do dia, são cada dia mais independentes.

Para finalizar o dia de aulas o presidente e o secretário fazem o Balanço do dia como de costume.