Reforma Religiosa - Calvinismo

6
Trabalho de História Grupo : Henrique Lucas Matheus João Vitor Vinícius Bis

description

Escola: Colegio Educar Alunos: Henrique, Lucas, Matheus, João Vitor e Vinicius Bis Serie: 7 ano

Transcript of Reforma Religiosa - Calvinismo

Page 1: Reforma Religiosa - Calvinismo

Trabalho de HistóriaGrupo :•Henrique•Lucas

•Matheus•João Vitor•Vinícius Bis

Page 2: Reforma Religiosa - Calvinismo

João CalvinoJoão Calvino foi um teólogo cristão francês, que trabalhou nas

Institutas da Religião Cristã, também influenciou internacionalmente o desenvolvimento da doutrina da reforma protestante,ele, aos 30 anos, escreveu o livro “ Instituição da Religião Cristã ” em 1534.

Nasceu em 10 de junho de 1509 em Noyon e morreu em 27 de maio 1564 em Genebra.

Calvino também tem sido chamado de "o organizador do Protestantismo" porque em seu trabalho pastoral de organizar igrejas evangélicas em Estrasburgo e Genebra, desenvolveu um modelo adaptado de governo eclesiástico.

Page 3: Reforma Religiosa - Calvinismo

Calvino foi educado em Paris, Orleães e Bourges. Após a morte do pai em 1531, Calvino estudou latim e grego na universidade de Paris. Sua educação reflete a influência do liberalismo e do humanismo do Renascimento. Ao contrário de vários líderes da Reforma, Calvino provavelmente nunca foi ordenado padre.

Em 1533 Calvino se declarou protestante. Em 1534, deixou a França e estabeleceu-se em Basiléia, na Suíça. Nessa cidade publicou a primeira edição de seu livro Instituição da religião cristã (1536). Este livro provocou imediata admiração por Calvino. O livro apresenta as ideias básicas de Calvino sobre religião.

Em 1536, Calvino foi convencido a liderar o primeiro grupo de pastores protestantes de Genebra. Em 1538 os líderes de Genebra reagiram contra as rígidas doutrinas dos pastores protestantes; Calvino e vários outros clérigos foram banidos. No mesmo ano, Calvino tornou-se pastor de uma igreja protestante de refugiados franceses em Estrasburgo, na Alemanha

Page 4: Reforma Religiosa - Calvinismo

O Calvinismo recebeu o seu nome de João Calvino, quando começou a escrever os "Institutos da religião Cristã" em 1534 (publicado em 1536). Esta obra, que foi revista várias vezes ao longo da sua vida, em conjunto com a sua obra pastoral e uma coleção massiva de comentários sobre a Bíblia, são a fonte da influência permanente da vida de João Calvino e do protestantismo. 

O Calvinismo marca a segunda fase da Reforma Protestante, quando as igrejas começaram a se formar  na seqüência da excomunhão de Martinho Lutero da Igreja Católica romana, o próprio Calvino assinou a confissão luterana. Tornou-se evidente que a doutrina das igrejas reformadas tomava uma direção independente da de Lutero, graças à influência de numerosos escritores e reformadores, entre os quais João Calvino era o mais eminente, tendo por isso esta doutrina tomado o nome de Calvinismo.

Page 5: Reforma Religiosa - Calvinismo

Calvino conseguiu divulgação mais rápida de suas ideias, porque se tornou o chefe político e religioso em Genebra.

Ele impôs um governo que controlava desde a economia até a vida dos cidadãos.

Para Calvino, a miséria era a principal fonte de todos os problemas da sociedade e devia-se estimular o sucesso econômico, ou seja, ele pensava contra a Igreja Católica.

João Calvino também falava que as pessoas que nasciam ricas, morriam ricas e iriam para o céu, já as pessoas pobres morriam pobres e iriam para o inferno.

Page 6: Reforma Religiosa - Calvinismo

Fim !