RefoRma TRabalhisTa: divulgação O CAmINhO QUE NãO...

4
Sindicato leva propostas para a indústria ao prefeito de São Bernardo PÁGINA 2 Festa Julina reúne cerca de 10 mil pessoas na Regional Diadema PÁGINA 4 As melhores atrações para o seu fim de semana estão no DSR Sem Patrão PÁGINA 4 “Na Índia, 90% é trabalho informal, eles não têm nem contrato individual de trabalho, quanto mais coletivo. E dos 10% restante, 40% é trabalho precário”, contou o secretário- geral da IndustriALL Global Union, Valter Sanches. PÁGINA 3 DIVULGAÇÃO CARROCEIRO ASSASSINADO A POLÍCIA RECOLHEU CÁPSULAS DE BALA DO CHÃO E AMEAÇOU PESSOAS QUE FILMARAM O ASSASSINATO NA NOITE DE QUARTA-FEIRA DO CARROCEIRO RICARDO, ATINGIDO COM DOIS TIROS NO PEITO POR PMS, NA RUA MOURATO COELHO, EM PINHEIROS. DIVULGAÇÃO CONTRA AS REFORMAS POR NENHUM DIREITO A MENOS Sexta-feira 14 DE JULHO DE 2017 Edição nº 4102 WWW.SMABC.ORG.BR REFORMA TRABALHISTA: O CAMINHO QUE NÃO QUEREMOS

Transcript of RefoRma TRabalhisTa: divulgação O CAmINhO QUE NãO...

Page 1: RefoRma TRabalhisTa: divulgação O CAmINhO QUE NãO …smabc.org.br/interag/tribuna_pdf/{9510A9EC-2E66-4078-8BED-D0FCD8884BE5... · divulgação smabc.org.br Tribuna Metalúrgica

Sindicato leva propostas para a indústria ao prefeito de São Bernardo

Página 2

Festa Julina reúne cerca de 10 mil pessoas na Regional Diadema

Página 4

As melhores atrações para o seu fim de semana estão no DSR Sem Patrão

Página 4

“Na Índia, 90% é trabalho informal, eles

não têm nem contrato individual de trabalho, quanto mais coletivo. E dos 10% restante, 40% é trabalho precário”, contou o secretário-geral da IndustriALL

Global Union, Valter Sanches.

Página 3

divu

lgaç

ão

CarroCeiro assassinado

a políCia reColheu Cápsulas de bala do Chão e ameaçou pessoas que filmaram o assassinato na noite de quarta-feira do CarroCeiro riCardo, atingido Com dois tiros no peito por pms, na rua mourato Coelho, em pinheiros.

divu

lgaç

ão

contRa aS ReFoRmaSPoR nenhum DiReito a menoS

Sexta-feira14 De Julho De 2017

edição nº 4102

www.SmaBc.oRg.BR

RefoRma TRabalhisTa:

O CAmINhO QUE NãO QUErEmOS

Page 2: RefoRma TRabalhisTa: divulgação O CAmINhO QUE NãO …smabc.org.br/interag/tribuna_pdf/{9510A9EC-2E66-4078-8BED-D0FCD8884BE5... · divulgação smabc.org.br Tribuna Metalúrgica

paulo bauer (psdb-sc)golPiSta

yuri salvador

fotos: divulgação

Notas e recados

passe livre – 1 Estudantes em São Paulo, con-vocados pela UNE, realizaram quarta-feira ato em defesa do passe livre estudantil em frente ao prédio da prefeitura.

passe livre – 2O prefeito João Doria restringiu o programa a embarques de dois períodos de duas horas. A UNE defende que a nova regra limita a formação.

terCeirização de terras – 1 Temer sancionou lei que flexi-biliza a regularização fundiária de terras da União na chamada Amazônia Legal e permite ven-da de terras na Amazônia.

terCeirização de terras – 2 A lei possibilita a regulariza-ção de grandes condomínios construídos em terras griladas e a compra de lotes da reforma agrária por ruralistas.

rejeitada

Após manobras do governo, a CCJ rejeitou por 40 votos a 25 o parecer do deputado Sérgio Zveiter favorável à denúncia criminal contra Temer.

hoJe, ÀS 20h30

canal 44.1 hD

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 14 de julho de 2017

SinDicato leva DemanDa ao PReFeitoDe liBeRação De cRéDito Do icmS

adonis guerra

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, em reunião com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, no último dia 6, apresentou a demanda de construção de estratégia junto ao governo do Estado para fortalecer a indústria na região.

“Queremos um programa de liberação dos créditos das taxas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) das empresas para as ferramentarias do Brasil, área em que o ABC é o maior polo”, afirmou Rafael. “Quando as empresas exportam, não reali-zam o pagamento do imposto, mas são descontadas e acumu-lam crédito”, explicou.

Acompanharam a reunião o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, Paulo Cayres, o Paulão, e o diretor eleito do Sindicato, Wellington Messias Damasceno.

“É uma forma de liberar o crédito e, em troca, há retorno para a sociedade com emprego, renda, inteligência automotiva e desenvolvimento da indústria nacional”, defendeu.

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

Saiba mais

Para chegar à moderNidade

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] | Departamento de Formação

Alguns argumentam que as reformas, entre elas, a Traba-lhista, apontam para a moder-nidade. Qual modernidade? Uma melhor inserção em nível mundial nos campos tecnoló-gicos, educacionais? De mar-cos regulatórios inovadores nas relações trabalhistas?

As divergências estão em como e para quem. Os novos “empresários de si mesmo” na nova lógica do trabalho inclui muito poucos. Uma pequena

parcela, a dos que puderem estudar nos melhores colégios, que acessarão cursos de gradu-ação e pós-graduação.

Que terão suporte finan-ceiro para garantir intervalos entre um trabalho e outro, como preveem as relações de trabalho intermitentes e con-tratos como Pessoa Jurídica, a 'pejotização'.

Quais chances terão os dois terços da população que rece-bem até dois salários mínimos

e enfrentam dificuldades em conseguir emprego com re-gistro, e condições mínimas de sobrevivência? Muito poucas.

A fórmula de uma legisla-ção que autoriza a precarização é um retrocesso para um maior equilíbrio social.

Um País com tantas rique-zas não poderia sugerir pior caminho, o da restrição de oportunidades. Essa fórmula é muito antiga, para pretender chegar à modernidade.

doe sangue

Para Maurício Ursolino Alves, trabalhador na área do Body Shop, na Ford. Hospital Beneficência Por-tuguesa.

Rua Maestro Cardim, 1.041, Bela Vista, São Paulo. De segunda a sexta, das 8h às 16h, sábados e feriados, das 7h às 14h. Tel: 3505-4800.

Os representantes eleitos para a Cipa na Rassini, em São Bernardo, agradecem o voto de confiança dos traba-lhadores na fábrica.

agradecimeNtode ciPa Na raSSiNi

Após a demanda dos Meta-lúrgicos do ABC, o prefeito le-vou a discussão para a reunião no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne as prefeituras da região, no dia 11. Foi anunciado o pedido ao governo do Estado para li-berar R$ 5 bilhões em créditos retidos do ICMS para o setor de autopeças e ferramentaria.

CaçasRafael ressaltou a impor-

tância do monitoramento con-junto do projeto da implanta-

ção da fábrica de componentes da Saab, em São Bernardo.

“O acompanhamento é para que não haja nenhu-ma mudança de decisão por parte da fábrica. Sabemos da importância do projeto para a região e devemos trabalhar para defender que a cidade continue sendo local gerador de empregos, industrializado e com qualidade de vida”, afirmou.

Outro tema foi a atuação do Sindicato junto ao BNDES. “A ideia é que trabalhemos com o

Banco no projeto de liberação de recursos para desenvolvi-mento de novas tecnologias, com a participação de univer-sidades, empresas e Prefeitura”, concluiu.

ChinaO presidente do Sindica-

to e uma comitiva viajaram ontem à China para debater temas como industrialização, inovação e tecnologia. O ob-jetivo é ter uma estratégia in-dustrial e atrair investimentos chineses.

tasso jereissati (psdb-ce)golPiSta

pedro chaves (psc-ms)golPiSta

Confira as fotos corretas dos senadores que votaram contra os trabalhadores e aprovaram a reforma Trabalhista que rasga a CLT.

coRR

eção

1 Marilena Chauí, filósofa, usa o termo para explicar o novo status de trabalhadores com reforma Trabalhista e Indústria 4.0.

Page 3: RefoRma TRabalhisTa: divulgação O CAmINhO QUE NãO …smabc.org.br/interag/tribuna_pdf/{9510A9EC-2E66-4078-8BED-D0FCD8884BE5... · divulgação smabc.org.br Tribuna Metalúrgica

divulgação

smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 14 de julho de 2017

BRaSil entRa na tenDência munDial De PRecaRização com a ReFoRma tRaBalhiSta

fotos: edu guimarães

Após a reforma Tra-balhista ser sanciona por Temer na tarde

de ontem, o Brasil entra na tendência mundial de preca-rização nas condições de tra-balho para baratear a mão de obra. A observação foi feita pelo secretário-geral da IndustriALL Global Union, Valter Sanches, durante reunião na Sede, na manhã de ontem. A entidade representa 141 países, 628 sin-dicatos filiados e 50 milhões de trabalhadores em 15 setores produtivos da indústria.

“É preciso entender as ten-dências mundiais, o emprego industrial está se deslocando, saindo do emprego decente no hemisfério norte, para o em-prego precário nos hemisfério sul, sobretudo no sul e sudeste asiático”, explicou.

“Os salários baixos, as jorna-das altas e a falta de organização sindical acontecem porque há um conluio entre empresas e governos para manter vários países com os mais baixos ní-veis de condições de trabalho”, denunciou o dirigente.

De acordo com o secretário-geral, desmontar 70 anos de legislação trabalhista aqui no

Brasil é semelhante ao que está acontecendo na Argentina.

“Não é só um processo de

O coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra do Sindicato, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, participou de debate no dia 11 sobre os impactos da reforma Trabalhista para a classe traba-lhadora.

“Reforcei que a medida afeta muito o dia a dia da classe traba-lhadora. Vamos continuar as lu-tas e não vamos deixar precarizar o trabalho na categoria”, afirmou.

“O Sindicato vai ocupar to-dos os espaços possíveis para defender os trabalhadores. Vamos continuar explicando aos trabalhadores e à socieda-de que é um golpe nos direitos conquistados”, disse.

O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Ribeirão Pires a convite da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, da cidade.

SiNdicato debate imPactoS da medida com a oab ribeirão PireS

deterioração política e de au-mento do poder de fogo das elites locais, é também para poder possibilitar a privati-zação de empresas e serviços públicos”.

Sanches destacou que em muitos países acredita-se que a melhor forma para ser compe-titivo no mundo é tendo mão de obra barata, por essa razão dezenas de países fazem viola-ções aos direitos sindicais.

“Eles vendem essa falácia e isso está acontecendo em vários países, inclusive na França, onde o presidente Macron também foi eleito para implantar uma reforma trabalhista com as mesmas desculpas de que os custos são muito altos e é por isso que não tem investimento”, destacou.

“Enquanto não se desen-volve um mercado doméstico forte que atraia capital para investir, não se cria empregos”, observou.

DesafiosSegundo ele, a estratégia da

IndustriALL é orientar os re-cursos da entidade para apoiar a construção de sindicatos fortes. “A melhor forma de distribuir renda é por meio dos sindicatos”.

“Se aqui nós temos 50% de trabalho informal, na Índia é 90%, onde há a segunda maior população do planeta. Eles não têm nem contrato individual de trabalho, quanto mais coletivo. E dos 10% restante, 40% é de trabalho precário”, concluiu.

Page 4: RefoRma TRabalhisTa: divulgação O CAmINhO QUE NãO …smabc.org.br/interag/tribuna_pdf/{9510A9EC-2E66-4078-8BED-D0FCD8884BE5... · divulgação smabc.org.br Tribuna Metalúrgica

carroS cláSSicoS Exposição de carros clássicos, motos e modelos fora de linha. Leve seu carro para participar. Sábado, das 14h às 18h. Estacionamento, Piso G6 – Golden Square Shopping. Av. Kennedy, 700. Jardim do Mar.

São berNardo

Show Rodrigo Régis (foto) e Felipe Tancini tocam com suas bandas composições próprias e releituras, na primeira noite do II Festival de Inverno do Cactus Gril. Amanhã, 21h. Rua Abolição 387, Bangu. R$10.

SaNto aNdré

Além da liderança do Brasi-leirão por 12 pontos, o Co-rinthians não perde há 27 partidas, não sofreu gol nos últimos sete jogos e não perdeu nenhum dos oito clássicos.

Após a derrota no clássico contra o Corinthians, Cuca admitiu dificuldade para defi-nir a formação do Palmeiras. O técnico retornou ao clube há pouco mais de dois meses.

No elenco profissional do San-tos desde 2014, o lateral-direito Daniel Guedes desencantou e marcou seu primeiro gol em cobrança de falta contra o Atlético-MG.

BrASileirãO

Amanhã – 19hCorinthians x Atlético-PR

Arena Corinthians

Domingo – 11hPalmeiras x Vitória

Allianz Parque

Domingo – 16hVasco x SantosRio de Janeiro

Domingo – 16hChapecoense x São Paulo

Chapecó

Tribuna Esportivafotos: divulgação

fotos: divulgação

adonis guerra

edu

guim

arãe

s

exceto quando alertado, todos os eventos registrados nesta página têm entrada gratuita.

FeStival de teatroO Festival Livre de Teatro recebe o grupo baiano Núcleo Coato com o espetáculo “Eu é o outro - Ensaio sobre Fronteiras”, um convite a olhar para o outro. Hoje, às 20h. Teatro Municipal. Praça IV Centenário, Centro. Tel. 4433-0789.

SaNto aNdré

SeSSão mazzaroPiA programação do Cine Eldorado continua neste fim de semana. Uma das exibições será a comédia “No Paraíso das Solteironas” – Sessão Mazzaropi. Domingo, às 16h. Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Eldorado. Tel. 4059-1649.

diadema

4 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 14 de julho de 2017

redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CeP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – e-mail: [email protected]. regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CeP: 09960-010. regional ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CeP: 09400-130. Diretor responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana. repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Arte e editoração eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br

18ª FeSta Julina Reúne 10 mil PeSSoaS em DiaDemaCerca de 10 mil pessoas participaram da 18ª

Festa Julina dos Metalúrgicos do ABC, realizada nos dias 7 e 8, em frente à Regional Diadema do Sindicato.

A festa contou com comidas e bebidas típicas, apresentações de dança, shows e a tradicional quadrilha improvisada. Durante o dia foi reali-zado o 1º campeonato de truco dos metalúrgicos do ABC.

“Mais uma vez os trabalhadores marcaram presença na festa. É importante do ponto de vista cultural e demonstra as raízes nordestinas. A cada ano o público aumenta”, contou o coordenador da Regional Diadema, Claudionor Vieira do Nascimento.